Resistir, (Re)existir e Reinventar II - Capítulo 10

Page 1

DOI: doi.org/10.29327/565971.1-10

Reflexões para uma virada epistêmica feminista no Ensino de Ciências: A Decolonialidade como possibilidade Reflections for a feminist epistemic turn in Science Teaching: Decoloniality as a possibility Maíra Caroline Defendi Oliveira1 Simone Ribeiro2 1 Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica-PPGECT, UFSC, Florianópolis, Brasil. E-mail: mairadefendioliveira@gmail.com / Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5386-5054. 2 Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica-PPGECT, UFSC, Florianópolis, Brasil. E-mail: zenlua@gmail.com / Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0873-4474.

Introdução

N

ESTE TEXTO, trazemos reflexões sobre dados oficiais de violência de gênero e feminicídio no Brasil, sobre o conceito de colonialidade de gênero e possíveis articulações dessas questões, na Ciência e no seu ensino. Tendo em vista que campos teóricos e conceitos são pontuados como áreas em constante disputa, apresentamos questões que são estudadas e desenvolvidas por distintos grupos: estudos Pós-Coloniais, Decoloniais, Epistemologias do Sul, Estudos Feministas, Feminismo Decolonial e Feminismos Negros. Não temos a pretensão de fazer distinções ou análises críticas de um grupo de estudo em detrimento do outro, e em um processo consciente, que teorias são permeadas também, por contradições, trazemos exemplos de epistemologias outras, que questionam a imposição de valores que tem sido posta às localidades subalternizadas pelas classes dominantes. São pa-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.