Casas na Joaquim Nabuco

Page 1

CASAS NA JOAQUIM NABUCO EXERCÍCIO DE ANTEPROJETO

ESTUDO PRELIMINAR

IMPLANTAÇÃO

O ANTEPROJETO DAS CASAS NO LOTE DA RUA JOAQUIM NABUCO TEVE COMO OBJETIVO A PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE DUAS EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS E UNIFAMILIARES, AMBAS NO TERRENO DE DIMENSÕES 11M (FRENTE) X 26 M (PROFUNDIDADE). LOCALIZADO NO BAIRRO CIDADE BAIXA. TAL RUA APRESENTA, EM GERAL, EDIFICAÇÕES RESIDENCIAS DE DOIS PAVMENTOS COM ASPECTOS SEMELHANTES NA COMPOSIÇÃO DE FACHADAS. ENTRETANTO, O BAIRRO EM SI POSSUI CONSIDERÁVEL DIVERSIDADE DE ESTILOS ARQUITETÔNICOS, TANTO EM FORMA QUANTO EM FUNÇÃO, LEVANDO À ANÁLISE DO QUADRANTE QUE SITUA O TERRENO ONDE SE BASEOU O ESTUDO PRELIMINAR DE PROJETO. COM LOGRADOURO INICIAL SENDO A RUA GENERAL LIMA E SILVA E O FINAL A R. JOÃO ALFREDO, A RUA JOAQUIM NABUCO – MAIS ESPECIFICAMENTE O LOTE DE NÚMERO 159 – FOI O ESCOLHIDO A SER DESCONSIDERADO DO TECIDO PARA A IMPLENTAÇÃO DESSAS DUAS RESIDÊNCIAS. ANTES DA IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA A SER SEGUIDO, FOI FEITA UMA AMBIÊNCIA DO ENTORNO DO LOTE PARA MELHOR COMPREENSÃO DO ESPAÇO.

perspectiva isométrica – orientação nordeste

perspectiva isométrica – orientação sudeste

fachada frontal 1:125

planta de localização 1:200

estabelecimento noturno/ casa de festas restaurantes/comércio alimentício lojas e centros profissionais pontos de atração artística vegetação urbana

planta de situação1:500

planta de situação1:500

fachada lateral direita 1:125

PROPOSTA

PLANTAS BAIXAS C’

O PROGRAMA GERAL DAS DUAS RESIDÊNCIAS CONSISTE EM CRIAR UM ESPAÇO DE USO COMUM PARA AS DUAS FAMÍLIAS SEM QUE, NO ENTANTO, SE ABRA MÃO DA PRIVACIDADE DE CADA UMA. POR EXEMPLO, EM RELAÇÃO AOS VIZINHOS IMEDIATOS E A QUEM PASSA NA RUA, O GRAU DE PRIVACIDADE É SATISFATÓRIO, POIS NÃO HÁ JANELAS DE TERRENOS AO LADO ABRINDO PARA O LOTE (CARACTERÍSTICO DA RUA: CONSTRUIR ATÉ OS LIMITES DO TERRENO). CADA RESIDÊNCIA POSSUI PÁTIOS INTERNOS COMO UMA ALTERNATIVA DE USO INDIVIDUAL AO ESPAÇO EM COMUM; O ACESSO PARA ESSAS ZONAS FUNCIONAIS SE DÁ, RESPECTIVAMENTE, PELO ESTAR (PARA OS PÁTIOS INTERNOS) E PELA COZINHA (PARA O PÁTIO COLETIVO), POR SER UMA ZONA MENOS ÍNTIMA EM RELÇÃO À PRIMEIRA. CADA FAMÍLIA, ALÉM DAS EXIGÊNCIAS DE USO COMUM, POSSUEM DEMANDAS INDIVIDUAIS QUE IRÃO MARCAR AS PEQUENAS DIFERENÇAS ESTRUTURAIS NO INTERIOR DE AMBAS AS CASAS, EM AMBOS OS PAVIMENTOS.TAIS FAMÍLIAS SÃO COMPOSTAS POR:

20

21

A

19 18

23 17 16

família 1 – três filhos (dois com a mesma idade -> um dormitório para ser dividido entre as crianças; escritório no segundo andar para possibilidade de mudança de quarto entre os mais novos, mais tarde) + filha mais velha + pais.

15

14 família 2 – mãe + filha (dormitórios no segundo pavimento) + avó (precisa de área privada no primeiro andar).

10

9 11 6

8

A 7

A

5

A’

1. ENTRADA DE PESSOAS PARA AS DUAS CASAS 2. HALL CASA 1 3. LAVABO 4. GARAGEM E ENTRADA PARA A CASA 1 5. ESTAR 6. JANTAR 7. CIRCULAÇÃO 8. ESCADAS 9. COZINHA 10. ÁREA DE SERVIÇO 11. PÁTIO CASA 1 12. PÁTIO DE SERVIÇO CASA 1 13. ESPAÇO DE USO COMUM 14. HALL CASA 2 15. LAVABO 16. COZINHA 17. JANTAR 18. ESTAR 19. PÁTIO CASA 2 20. SUÍTE AVÓ 21. BANHO 22. PÁTIO AVÓ 23. PÁTIO FAMÍLIA

24. CIRCULAÇÃO 25. SUÍTE CASAL 26. BANHO 27.QUARTO FILHA 28. BANHO COMPARTILHADO 29. QUARTO GÊMEOS 30. ESCRITÓRIO 31. SACADA PARA A FACHADA FRONTAL 32. CIRCULAÇÃO 33. SUÍTE MÃE 34. BANHO 35. QUARTO FILHA 36. ESCRITÓRIO 37. ÁREA DE SERVIÇO 38. BANHO

D 32

38

35

36 37

C

26

C. PÉRGOLA PARA MEIA SOMBRA D. JANELA ALTA NO SEGUNDO PATAMAR DA ESCADA PARA MELHOR ILUMINAÇÃO

25

24

27

28 4 3

2

1

A. MUROS DE TIJOLO DE VIDRO PARA PRIVACIDADE, E AO MESMO TEMPO, PERMEABILIDADE PARA A LUZ B. PISCINA DE USO COMUM

30

29

31 planta baixa – 2º pavimento 1:125

C

AS EDIFICAÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS RENTE AOS LIMITES LATERAL ESQUERDO E POSTERIOR DO LOTE PARA QUE A MAIOR PARTE DAS JANELAS FICASSEM VOLTADAS PARA O LADO DE MELHOR ORIENTAÇÃO SOLAR. PARTINDO DA MESMA FIGURA GEOMÉTRICA BÁSICA DO RETÂNGULO, AMBAS AS RESIDÊNCIAS TÊM 8,25M DE FRENTE, DIFERENIANDO APENAS NA PROFUNDIDADE E, POR CONSEGUINTE, NA ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA (PRIMEIRA CASA – CERCA DE 170 M²; SEGUNDA CASA – 165 M²). ALÉM DISSO, A DISPOSIÇÃO DE PAREDES INFLUI NA FUNCIONALIDADE, COMO EXEMPLO, A CIRCULAÇÃO LINEAR DE USO NO PRIMEIRO PAVIMENTO, EM QUE OS ESTARES ESTÃO INTEGRADOS E TAMBÉM, CONECTADOS POR UM CORREDOR QUE REPETE SUA POSIÇÃO NO SEGUNDO PAVIMENTO – CARACTERIZADO POR UMA CIRCULAÇÃO LATERAL.

B

13

A

12

DEMANDAS CONSTRUTIVAS A TÉCNICA CONSTRUTIVA UTILIZADA NO ANTEPROJETO É A DE ESTRUTURA DE ALVENARIA PORTANTE. COM ISSO, FOI BUSCADA UMA MAIOR COINCIDÊNCIA LINEAR DE PAREDES ENTRE OS DOIS PAVIMENTOS, CUIDANDO PARA QUE A MÁXIMA QUANTIDADE DELAS SE SOBREPUSESSEM PARA O DEVIDO CARREGAMENTO DE CARGAS, VINDO DA LAJE SUPERIOR, PASSANDO PELAS PAREDES DO SEGUNDO PAVIMENTO - QUE DISTRIBUEM SUAS CARGAS NAS DO PRIMEIRO - E FINALMENTE NA FUNDAÇÃO. QUANDO A SOBREPOSIÇÃO TORNOU- SE INVIÁVEL, VIGAS COM 35 CM DE ALTURA FORAM UTILIZADAS PARA RECEBER O CARREGAMENTO DE CARGAS SUPERIORES, SENDO SUA ALTURA JUSTIFICÁVEL PELA POSIÇÃO DAS ABERTURA.

B’

B

33

34

22

planta baixa – 1º pavimento 1:125

CORTES E FACHADAS

UNIDADE FORMAL SEGUINDO O PRÉ REQUISITO DE SEREM EDIFICAÇÕES QUE APRESENTEM UNIDADE FORMAL, TANTO ENTRE SI, QUANTO NA SUA RELAÇÃO COM O TECIDO URBANO ADJACENTE, BUSCOU- SE REFERÊNCIA EM ALGUNS FATORES DE AGRUPAMENTO PARA CONCRETIZAR E APLICAR NOS ELEMENTOS COMPOSITIVOS DAS RESIDÊNCIAS ESSA PRIMEIRA CONDIÇÃO. NAS FACHADAS INTERNAS DAS CASAS É POSSÍVEL NOTAR A PROPORCIONALIDADE DAS ABERTURAS, QUE FORAM MODULADAS DA SEGUINTE FORMA: PORTAS DE CORRER TEM O DOBRO DA LARGURA DE JANELAS DAS ÁREAS ÍNTIMAS; AS ÁREAS MOLHADAS POSSUEM APENAS JANELAS ALTAS QUE SÃO FORMADAS A PARTIR DA REPETIÇÃO DE RETÂNGULOS DE DIMENSÕES RELATIVAS. QUANTO AOS ELEMENTOS DE DEFINIÇÃO ESPACIAL NO INTERIOR DE CADA CASA, HÁ UNIDADE NAS TEXTURAS UTILIZADAS EM PISOS E PAREDES, DANDO MAIOR CONTINUIDADE E SENSAÇÃO DE AMBIENTE AMPLIADO.

corte longitudinal AA’1:125

corte longitudinal BB’1:125

QUANTO À FACHADA, O ENCONTRO EM LINHA COM AS EDIFICAÇÕES ADJACENTES FOI MANTIDO, ASSIM COMO A PPROPORÇÃO MODULAR. POR EXEMPLO: A MAIOR PARTE DAS RESIDÊNCIAS NA JOAQUIM NABUCO TEM DE 3 A 4 M DE FRENTE. COMO O LOTE DE INTERVENÇÃO É FORMADO PELA JUNÇÃO DE DOIS TERRENOS – RESULTANDO 0S 11M DE FRNETE – A NOVA FACHADA FOI DIVIDIDA EM TRÊ PARTES QUE SE AGRUPAM MELHOR AO TECIDO URBANO DO QUE UM PLANO CONTÍNUO E LONGO EM COMPARAÇÃO AOS OUTROS. A SIMILARIDADE TAMBÉM FOI MANTIDA PELA QUASE EQUIVALÊNCIA DE ALTURAS E TAMBÉM A REPETIÇÃO DO PADRÃO “PORTA/ JANELA” NOS DOIS PAVIMENTOSDAS DAS DEMAIS CASAS. A ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO AO PASSEIO PÚBLICO TAMBÉM PERMANECEU A MESMA, ASSIM COMO O BALANÇO ASSIMÉTRICO DAS ABERTURAS QUE DÃO PARA A RUA. corte transversal CC’1:125

Estar/jantar integrado – casa 1 Estar/jantar integrado – casa 2

LETÍCIA BETTIO MACHADO

INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO II PROFESSORA: HELENA MARIA CABEDA PETRUCCI

Suíte avó no 1 pav.– casa 2

EXERCÍCIO V TURMA A - 2015/2


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.