PROJETO DE ILUMINAÇÃO | MAISON CITROHAN
LE CORBUSIER
Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier foi um arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. É considerado um dos mais importantes arquitectos do século XX, por seus protótipos de habitação mínima e concepção dos chamados ‘cinco pontos da arquitetura moderna’ (pilotis, terraço jardim, planta livre, fachada livre e janela em fita).
MAISON CITROHAN
O CONCEITO DO PROJETO
A casa Citrohan, Stuttgart Alemanha- 1927, é resultado da criação de protótipos básicos idealizados por Le Corbusier, com o intuito de criar uma habitação que possa ser reproduzida em série; como máquinas de morar. Seu conceito original era viabilizar novas formas de habitação, sob uma concepção lógica e econômica, a partir da técnica construtiva de pré-fabricação. Seus estares têm boa iluminação natural, proporcionada pelas peles de vidro na fachada principal e oposta. As empenas adjacentes, com baixo percentual de aberturtas, oferecem opequenas janelas que equilibram a iluminação vinda das fachadas principais, diminuindo o ofuscamento.
A proposta para o uso da Maison Citrohan será uma casa de exposições das pinturas e croquis produzidos por Le Corbusier em concomitância com sua produção arquitetônica- e um bar/ café de apoio. Os móveis ue darão definicão aos espaço serão os de sua autoria e também de outros protagonistas da bauhaus. O intuito geral do projeto é proporcionar uma perspectiva histórica e uma releitura artística do espaço, através da integração de luz natural – com os grandes painéis de vidro originais – e luz artificial, especialmente de destaque para as obras em exposição. O conceito do projeto consiste, portanto, em oferecer ambientes com luzesgeral e de destque apropriada para uma casa-museu
iluminação geral
ilum. sala de exposição
ilum. para obras de arte
iluminação bar/café
iluminação estar
iluminação de destaque
REFERÊNCIAS