CASA BAZAN
A CASA BAZAN É UMA HABITAÇÃO DE TAMANHO MÉDIO, DE OCUPAÇÃO UNIFAMILIAR, INSERIDA EM UM PEQUENO LOTE DE UM BAIRRO TÍPICO DA REGIÃO CENTRAL DE LA PLATA. A CASA SE AJUSTA À NECESSIDADE DE UM IDEAL COMPACTO, POIS APROPRIA-SE DOS LIMITES DO TERRENO.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS • ARQUITETOS: SMF ARQUITECTOS • LOCALIZAÇÃO: LA PLATA, BUENOS AIRES, ARGENTINA • ARQUITETO RESPONSÁVEL: JUAN MARTÍN FLORES • ÁREA: 140M² • ANO: 2014 • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: HTTP://WWW.ARCHDAILY.COM/526901/B AZAN-HOUSE-SMF-ARQUITECTOS • FOTOS: ALBANO GARCIA
FATORES DE COERÊNCIA FORMAL: UNIFICAÇÃO DE ELEMENTOS PROXIMIDADE (1): AGRUPAMENTO DOS QUEBRA-SÓIS DA FACHADA PRINCIPAL INDICANDO PROVÁVEL ORIENTAÇÃO LESTE-OESTE. FUNDO COMUM (2): O TECIDO URBANO PRÓXIMO APRESENTA A MESMA COLORAÇÃO DAS PAREDES DA FACHADA DA CASA E O CÉU É O ÚNICO FUNDO DAS CONSTRUÇÕES. ORIENTAÇÃO (3): AS ABERTURAS, TANTO AS PORTAS QUANTO AS JANELAS, SÃO MAIS ALONGADAS; ALÉM DISSO, A CASA NÃO POSSUI RECUO EM RELAÇÃO AO PASSEIO PÚBLICO, ASSIM COMO AS CONSTRUÇÕES AO LADO. SIMILARIDADE (4): PERCEBIDA NA ALTURA DA CASA E NAS MARCAÇÕES VERTICAIS DA FACHADA SEMELHANTES ÀS EDIFICAÇÕES ADJACENTES.
RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS RITMO: O AGRUPAMENTO DOS QUEBRA-SÓIS SE DÁ DE FORMA QUE OS ESPAÇAMENTOS ENTRE ELES APRESENTEM UMA GRADAÇÃO, FORMANDO UM RITMO DE ORIENTAÇÃO VERTICAL COMPATIBILIDADE FORMAL SIMPLICIDADE: RAPIDAMENTE PERCEBE-SE O TODO DA EDIFICAÇÃO, FORMADO PELAS PARTES DO PRIMEIRO E SEGUNDO PAVIMENTO. EQUILÍBRIO NA RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS RELAÇÕES PROPORCIONAIS: RAZÕES DE MEDIDAS EQUIVALENTES COMPARANDOSE O LADO ESQUERDO COM O DIREITO DA CONSTRUÇÃO.
IPA 2
1
2
O PROJETO FOI ENQUADRADO EM UM TERRENO DE 10 METROS DE FRENTE E 16 DE PROFUNDIDADE; SUA CONCEPÇÃO LEVOU EM CONSIDERAÇÃO CONDIÇOES PRÉEXISTENTES QUE MANTIVESSEM A INDENTIDADE DO BAIRRO. FATORES RELACIONADOS À ORGANIZAÇÃO GEOMÉTRICA: MODELO DE CONFIGURAÇÃO ORGANIZAÇÃO LINEAR DE USO: A DISPOSIÇÃO DOS ESPAÇOS TORNA NECESSÁRIA A PASSAGEM POR ZONAS DE USO PARA CHEGAR EM DETERMINADO CÔMODO.
3
4
ADIÇÃO CONTIGUIDADE DE UNIDADES: A CASA É FORMADA PELA JUSTAPOSIÇÃO DE DOIS VOLUMES DE MESMO TAMANHO QUE, POSTERIORMENTE, FORAM DESALINHADOS EM SENTIDOS CONTRÁRIOS. ORGANIZAÇÃO SIMÉTRICA E EQUILÍBRIO: SIMETRIA AXIAL: A CASA POSSUI UM EIXO CENTRAL QUE DETERMINA A DISPOSIÇÃO DOS CÔMODOS, QUE NÃO REPRESENTA NECESSARIAMENTE A CIRCULAÇÃO PRINCIPAL. GEOMETRIA A PARTIR DA PLANTA BAIXA, PERCEBE-SE QUE O RETÂNGULO É A GEOMETRIA BÁSICA DE COMPOSIÇÃO. UMA COMBINAÇÃO DE TRÊS RETÂNGULOS PROPORCIONAIS ESTABELECE A SEGUINTE RELAÇÃO: A GARAGEM É A METADE DA PLANTA PRINCIPAL, E O PÁTIO É UM TERÇO DA PLANTA GERAL. FATORES RELACIONADOS À ORGANIZAÇÃO ESTÉTICOFORMAL: ARTICULAÇÃO E CONTINUIDADE NO VOLUME CONTINUIDADE – ENCONTRO EM LINHA: AS PAREDES DA CASA SE ENCONTRAM FORMANDO LINHAS TANTO NOS CANTOS QUANTO NAS EXTREMIDADES.
LETÍCIA BETTIO MACHADO E MARIANA DE FREITAS MACHADO
HELENA PETRUCCI
TURMA A
2015/2