
1 minute read
VIVA O FUTEBOL
Emerson Silami Garcia
Este texto não contém nenhuma informação nova para aqueles que estão atuando no futebol há muito tempo, mas será útil para os jovens profissionais.
Advertisement
O futebol é coisa séria. Ganhar títulos é muito difícil. Muitos tentam, mas poucos tem sucesso, pois somente um time pode vencer em uma disputa. Históricamente, os grandes títulos são vencidos por um número reduzido de clubes, que se revezam no topo. Nos últimos 10 anos o Real Madrid venceu cinco vezes a Champions League https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Liga_dos_Campeões_da_UEFA
No Brasil, Cruzeiro, Corinthians, Atlético, Flamengo e Palmeiras se revezaram.
Geralmente, o campeão é aquele que reune o melhor conjunto: um bom treinador, jogadores, comissão técnica e profissionais de suporte, departamento de saúde, administração, uma excelente estrutura e um pouco de “sorte”. Quem é do ramo, sabe da importância de cada um dos fatores citados acima e sabe também que, para vencer não tem que ser o melhor em tudo, mas sim conseguir que todos os envolvidos se dediquem ao máximo visando o objetivo comum, que é ser campeão. A estabilidade financeira do clube é um fator determinante, pois como as dívidas logo se tornam notícia na mídia, os atletas podem ser negativamente afetados mesmo antes de terem seus pagamentos atrasados. Geralmente uma crise financeira antecede a queda dos grandes clubes. O desempenho no futebol depende ainda de talento individual, condição técnica, física, psicológica, tática, motivação, bom ambiente, muita experiência, humildade, equilíbrio, etc. Ainda que um time faça tudo corretamente, ele pode não vencer, pois seus adversários também estão igualmente ou melhor preparados. Em geral, os times grandes são muito parecidos e os jogos são decididos por pequenos detalhes. Nem sempre o melhor sai vencedor. Gols perdidos, falhas defensivas, erros de arbitragem e gols marcados por sorte decidem jogos. Após o jogo, fica fácil criticar. Resumindo, ninguém pode ser campeão de véspera. Usar um projeto bem sucedido (do time que foi campeão ou se classificou para um torneio maior) para identificar fatores que levam ao sucesso pode não ser uma abordagem adequada. Igualmente importante é conseguir identificar as causas do insucesso (dos outros times que cairam ou não se classificaram para torneio maior).
Outra situação é aquela dos clubes que realisticamente não almejam o título, mas sim ter uma boa participação para permanecer na divisão ou conseguir o acesso. Geralmente, estes clubes contam com orçamento bem menorenãosãoconsideradosgrandes “vitrines”(queatraemosmelhoresjogadoresmesmosempagargrandes salários).
Esta complexidade torna o futebol imprevisível. Viva o futebol.