2 minute read

REVISTA DO LÉO

NÚMERO 84 – ABRIL – 2023

MIGANVILLE – MARANHA-Y

Advertisement

“águas revoltas que correm contra a corrente”

A presente obra está sendo publicada sob a forma de coletânea de textos fornecidos voluntariamente por seus autores, com as devidas revisões de forma e conteúdo. Estas colaborações são de exclusiva responsabilidade dos autores sem compensação financeira, mas mantendo seus direitos autorais, segundo a legislação em vigor.

Expediente

REVISTA DO LÉO REVISTA LAZEIRENTA Revista eletrônica

EDITOR

Leopoldo Gil Dulcio Vaz Prefixo Editorial 917536 vazleopoldo@hotmail.com

Rua Titânia, 88 – Recanto de Vinhais 65070-580 – São Luís – Maranhão (98) 3236-2076 98 9 8328 2575

Chancela

Nasceu em Curitiba-Pr. Licenciado em Educação Física (EEFDPR, 1975), Especialista em Metodologia do Ensino (Convênio UFPR/UFMA/FEI, 1978), Especialista em Lazer e Recreação (UFMA, 1986), Mestre em Ciência da Informação (UFMG, 1993). Professor de Educação Física do IF-MA (1979/2008, aposentado); Titular da FEI (1977/1979); Titular da FESM/UEMA (1979/89; Substituto 2012/13), Convidado, da UFMA (Curso de Turismo). Exerceu várias funções no IFMA, desde coordenador de área até Pró-Reitor de Ensino; e Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão; Pesquisador Associado do Atlas do Esporte no Brasil; Diretor da ONG CEV; tem 20 livros e capítulos de livros publicados, e mais de 430 artigos em revistas dedicadas (Brasil e exterior), e em jornais; Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; Membro Fundador da Academia Ludovicense de Letras; Membro da Academia Poética Brasileira; Sócio correspondente da UBE-RJ; Premio “Antonio Lopes de Pesquisa Histórica”, do Concurso Cidade de São Luís (1995); a Comenda Gonçalves Dias, do IHGM (2012); Prêmio da International Writers e Artists Association (USA) pelo livro “Mil Poemas para Gonçalves Dias” (2015); Prêmio Zora Seljan pelo livro “Sobre Maria Firmina dos Reis” – Biografia, (2016), da União Brasileira de Escritores – RJ; Diploma de Honra ao Mérito, por serviços prestados à Educação Física e Esportes do Maranhão, concedido pelo CREF/21-MA (2020); Foi editor das seguintes revista: “Nova Atenas, de Educação Tecnológica”, do IF-MA, eletrônica; Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, edições 29 a 43, versão eletrônica; Editor da “ALL em Revista”, eletrônica, da Academia Ludovicense de Letras; Editor da Revista do Léo; Condutor da Tocha Olímpica – Olimpíada Rio 2016, na cidade de São Luis-Ma.

Sempre é um novo recomeço. Mudam as ferramentas, novas exigências, e temos que nos adaptar. Agora, limitado à 50 páginas, mais seletividade. Só espero ter material para 50 páginas só sobre esporte...

Aproxima-se o cinquentenário dos JEMs. Lí uma reportagem da Mirante.com, de 2021, atualizada em 2022, sobre os quase 50 anos. Tentei copiá-la e não foi possível, pois teria que solicitar autorização do Jornalismo Mirante, e pagar pela cópia. O que chama atenção é que a reportagem TODA – de Thiago Bastos - utiliza meus textos, citando inclusive entrevistas que fiz com Cláudio Vaz, sem citar a fonte!!!! E na nota, diz que é para manter a qualidade do jornalismo da Mirante que se cobra essa taxa... Mas que qualidade? Se usam fontes –enãofizeramas entrevistas–secopiaramtrechosinteirosdeminhalavra,enãocitam,ondeestáaqualidade?

Jorge Bento continua sócio-atleta da Revista. Seu pensamento, em pílulas, aparecem todos os dias, falando não só de esporte, motricidade humana, mas de política e a situação de Portugal e do Brasil... sempre navegando... e as implicações dessas atitudes governamentais para a nossa área... sempre em prejuízo, claro.

E temos um novo sócio-atleta: meu primo Ozinil... Discute a Educação, de forma geral, e analisa as consequencias das tomadas de decisão...

Outro sócio-atleta é o Rafafinha, filho do Lino, hoje um dos mais importantes pensadores da Educação Física suplantará o pai?

Lógico, continuamos o resgate das atividades físicas e esportivas, e sua implicação com as mesmas no Maranhão.

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ Editor

This article is from: