Figura 2: Área de estudo, dentro do bairro de Mangabeira.
Elaboração do mapa: Maiara Dutra, 2015. Fonte: DUTRA, 2013.
pertinente4, resultando em uma área que abarca parte da Avenida Josefa Taveira, bem como a Praça Cristo Rei. O recorte espacial obtido parece capaz de compreender diferentes dinâmicas sociais, fruto, por sua vez, de diversas formas de ocupação da malha urbana. A área está localizada na parte central do setor original do bairro, correspondente a Mangabeiras I a V, projetado dentro do conceito de Unidades de Vizinhança (UV). No entanto, o processo de ocupação irregular dos espaços públicos previstos, acabou por não permitir a consolidação da proposta original.
Aspectos fisicoespaciais: escala global, escala local A configuração do bairro, dentro da lógica de Unidades de Vizinhança, estrutura-se a partir de vias coletoras e vias locais. As primeiras, conhecidas como principais, são mais largas, com tratamento asfáltico e estruturam o tráfego de passagem dos veículos, sendo a principal via coletora a Avenida Josefa Taveira. As vias locais são mais estreitas, com pavimentação em paralelepípedo 370
4 O raio de influência, de 350 m, foi definido considerando parâmetros do projeto original do bairro, que determinava raios de influência dos equipamentos propostos como núcleos de vizinhança.