Lugares e suas interfaces intraurbanas [transformações urbanas e periferização]

Page 107

de “espaço híbrido”, objetivando a otimização energética, áreas verdes e permeáveis, acessibilidade em vários níveis, uso de tecnologias sustentáveis, etc. A exemplo do conjunto habitacional híbrido integrado (com densidade acima de 1.000 hab./ha, com cerca 2.500 moradores) em Beijing, China, projeto do arquiteto Steven Holl finalizado em 2009, chamado de Linked Hybrid. De fato, o desenho urbano e o projeto de arquitetura são elementos chaves na definição de elevadas densidades e eficiência ambiental, de usos, e construtiva (Figura 2).

Fonte: <http://www.arcspace.com/architects/Steven_Holl/linked-hybrid/linked-hybrid.html>. Acesso em: 14/09/2010.

Para Zmitrowicz & De Angelis Neto (1997: 22), a densidade média de 60 famílias por hectare (cerca de 200 hab./ha) é confortável para os centros urbanos, mas os autores afirmam que a média global da maioria das cidades brasileiras é de 15 famílias

Figura 2: O Linked Hybrid do escritório Steven Holl Architects, projetado para Beijing, na China. Tetos verdes, espelhos d’água, espaços verdes semipúblicos, alta densidade, múltiplas funções, acessibilidade e integração dos edifícios, caracterizam conceitos da arquitetura contemporânea.

107


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.