Conheça o HTLV: Passatempos Científicos

Page 1



Conheรงa o

HTLV

PASSATEMPOS CIENTร FICOS


© 2019 - Autores Conheça o HTLV: passatempos científicos Projeto gráfico, diagramação e arte final: • Alexandre Butkenicius Silveira Autores: • Larissa Melo Bandeira • Ana Rita Coimbra Motta-Castro • Marco Antonio Moreira Puga • Silvia Naomi de Oliveira Uehara • João Américo Domingos Organização: • PPGDIP – Programa de pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias • FACFAN – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição • UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul • FIOCRUZ MS - FIOCRUZ Mato Grosso do Sul Ilustrações: • Shutterstock Revisão: • A revisão linguística e ortográfica é de responsabilidade dos autores

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Divisão da Editora UFMS, Campo Grande, MS, Brasil) Conheça o HTLV: passatempos científicos / Larissa Melo Bandeira ...[et al.]. – Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2019. 20 p. : il. ; 22 cm. Inclui bibliografias. ISBN 978-85-7613-599-9 (broch.) 1. Infecções por HTLV. 2. Vírus. I. Bandeira, Larissa Melo. CDD (22) 616.9 Elaborada pela Bibliotecária Lilian Aguilar Teixeira CRB 1/2448


Larissa Melo Bandeira Ana Rita Coimbra Motta-Castro Marco Antonio Moreira Puga Silvia Naomi de Oliveira Uehara João Américo Domingos

Conheça o

HTLV

PASSATEMPOS CIENTÌFICOS

Campo Grande-MS 2019


O que é ? O HTLV é a sigla para Vírus linfotrópico de células T Humanas. Ele tem esse nome porque ataca os linfócitos T, um tipo de célula que atua na defesa do organismo. Este vírus está presente no mundo todo!

2,5 milhões Apesar de serem da mesma família, são vírus diferentes e suas manifestações clínicas são diferentes.

é o número estimado de pessoas que vivem com o vírus no Brasil.


Tipos de HTLV HTLV-1

1º retrovírus patogênico humano descoberto. Associado a doenças neurológicas e linfomas.

HTLV-2

Menor prevalência na população geral

HTLV-3 HTLV-4

Descobertos mais recentemente em um pequeno número de pessoas na África


100 a 140 nm

RNA


Como foi descoberto? 1º retrovírus isolado htlv-1

A partir de um paciente com um tipo raro de leucemia. Tem origem associada ao Vírus linfotrópico de células T Símio tipo 1.

1980

Foi isolado um 2º tipo

htlv-2

1982

Identificaram o HTLV em paciente com leucemia de células T do adulto.

Associaram o HTLV-1 ao quadro de distúrbios neurodegenerativos conhecido como mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP).

1985

2005

Dois novos tipos foram descritos,

HTLV-3 e HTLV-4.


Transmissão

Pode ocorrer por meio de:

Relação sexual sem camisinha com pessoa infectada;

Mãe para filho pelo aleitamento prolongado, durante a gestação e no momento do parto;

Compartilhamento de materiais pérfuro-cortantes contaminados ou por transfusão sanguínea antes de 1993 no Brasil. Desde 1993 tornou-se obrigatória a sorologia para HTLV para todos os bancos de sangue do Brasil. Assim, o risco de transmissão praticamente não existe em nosso país, nos últimos anos.


Prevenção:

A principal forma de evitar o contágio é a

informação! Usar preservativo nas relações sexuais.

Não compartilhar seringa, agulha, alicate de unha, lâmina de barbear ou depilar, ou outro objeto cortante ou perfurante com ninguém.

Substituição do leite materno por fórmula láctea infantil (se a mãe tiver HTLV).

Realizar a testagem para HTLV, principalmente no pré-natal.


Sintomas

Normalmente, o vírus HTLV fica em repouso, integrado ao DNA de seus portadores. Portanto:

A maioria das pessoas infectadas pelo HTLV não apresenta nenhum sintoma durante toda a vida. Apenas 1% a 5% das pessoas infectadas vão apresentar sintomas. As principais doenças associadas à infecção pelo HTLV-1 são: Paraparesia espástica Tropical/Mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM/TSP) Doença neurológica crônica. O paciente fica com fraqueza nas pernas e pode ficar na cadeira de rodas. Leucemia/Linfoma de células T do adulto (LLTA) Um tipo de câncer de células do sangue.


Quais são os sintomas da infecção pelo HTLV?

Uveíte Boca Seca Dermatite | Lesões na pele Tireoidite HAM / TSP

Gânglios Inflamados (axilas e pescoço) Nefrite (inflamação dos rins) Leucemia / Linfoma

Miositose | Fraqueza muscular | Parilisia na pernas Dor nas articulações

Anemia / Emagrecimento


Diagnóstico O diagnóstico da infecção pelo HTLV1/2 é baseado, primeiramente, na pesquisa de anticorpos específicos contra o vírus (anti-HTLV-1/2) no sangue por meio de imunoensaios (triagem sorológica).

Tratamento

Se o teste for positivo na triagem, existe a necessidade de realizar um teste para confirmar a infecção, que pode ser sorológico (Western blot) ou molecular (PCR). Além de confirmar a presença do vírus, diferencia se é HTLV-1 ou HTLV-2.

Não existe tratamento para eliminar o HTLV do organismo infectado. Só é possível tratar os sintomas causados pelo HTLV. É muito importante o diagnóstico precoce para evitar o agravamento dos sintomas e para que o tratamento seja mais eficaz.


Curiosidades Estima-se que, em todo o mundo, 5 a 10 milhões de pessoas estejam infectadas pelo HTLV1 e, provavelmente, o Brasil seja o campeão em número absoluto de indivíduos infectados.

Infelizmente, muitos portadores não sabem que estão infectados, e podem transmitir o vírus para outras pessoas, inclusive seus familiares.

2,5 milhões portadores do vírus no Brasil

As doenças associadas ao vírus geralmente aparecem após os 40 anos de idade, mas podem surgir antes.


ALERTA

Mesmo com um grande número de pessoas infectadas, a falta de informação sobre esta infecção leva à negligência do vírus e de suas doenças associadas. As gestantes devem fazer o teste para HTLV durante o pré-natal!

Não existe vacina, nem tratamento específico. Portanto, a melhor maneira de controlar a disseminação da infecção e evitar o contágio é a PREVENÇÃO.


10 de novembro:

Dia Mundial do HTLV Essa data foi instituída para sensibilizar sobre as formas de transmissão e prevenção e sobre a necessidade de melhorias na assistência aos portadores da infecção.

HTLV é uma infecção silenciosa.

Faça o teste. A prevenção é o melhor remédio.

Todos juntos na luta contra o HTLV









Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.