Dissertação do Bruno Capanema

Page 150

Com relação à sua descrição, o padrão deve ser apresentado em cinco partes: •

Nome - uma descrição da solução, mais do que do problema ou do contexto.

Exemplo - uma ou mais figuras, diagramas ou descrições que ilustrem um protótipo de aplicação.

Contexto - a descrição das situações sob as quais o padrão se aplica.

Problema - uma descrição das forças e restrições envolvidos e como elas interagem.

Solução - relacionamentos estáticos e regras dinâmicas descrevendo como construir artefatos de acordo com o padrão, freqüentemente citando variações e formas de ajustar a solução segundo as circunstâncias. Inclui referências a outras soluções e o relacionamento com outros padrões de nível mais baixo ou mais alto.

Pode-se dizer também que o padrão é apresentado numa relação “se” “então” (ver figura 3.15), onde o “se” descreve o problema e o “então”apresenta a solução, seguida de um croqui que a sintetize.

Figura 3.15 – Padrões de Alexander e sua estrutura de apresentação (BARROS, 2008).

Em diversos estudos, a aplicação dos padrões desenvolvidos por Alexander tem se mostrado de grande utilidade, sobretudo para Habitações de Interesse Social. Barros (2008) analisa diversos conjuntos habitacionais vencedores de concursos públicos de projeto e os padrões encontrados em cada um deles, a fim de demonstrar não apenas sua utilidade, mas o fato de padrões semelhantes resultarem em propostas arquitetônicas 132


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.