Page 1

SKIA

centro de esportes no gelo Locação, Implantação e Praça

O Projeto

Conceitos

O projeto é um Centro de Esportes no Gelo para Brasília multifuncional, oferecendo as modalidades esportivas futebol de salão, handball, basquete, natação, dança e artes marciais. Além disso, uma academia, centro de reabilitação física, um salão para eventos e um auditório.

Os conceitos foram baseados nos esportes praticados em uma arena de gelo.

O objetivo é atender ao maior público possível, enquanto possibilitando a formação de atletas dos esportes Curling, Hóquei, Patinação Artística e Patinação de velocidade.

Curling Introspecção e Permeabilidade

Patinação artística Rítmo e Leveza

Praça Food Trucks Esta praça tem como objetivo reunir Food Trucks em dias normais e em dias de eventos. Em dias de eventos alheios à edificação, é importante que esta mantenha independência e um fluxo próprio. com a edificação. Dado o caráter itinerante dos foodtrucks, também é importante que essa área se mantenha versátil.

Hóquei

Praça Central

Dinamicidade e Força

A praça central assume o papel de integrar todos os outros espaços. A ideia de um grande platô em um nível mais alto surge para garantir visibilidade tanto à edificação quanto aos demais espaços. Ela é o principal conector com a área 1 do edifício, e a transparência da fachada torna tênue a diferença entre dentro e fora.

A arena de gelo também pode ser convertida em uma arena seca, e receber shows e eventos para até 3000 pessoas.

Praça de Exposições

Planta e Programa de necessidades

A praça ocupa esta posição por ser exatamente o caminho que recebe quem vem pelo eixo Sul - Norte. Esta praça tem a função de apresentar a edificação, o que seria feito por uma série de painéis contando a história dos esportes no gelo.

Fachadas Fachada sul

Praça de Skate PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

A praça ocupa a extremidade mais distante da edificação para dar mais liberdade de movimento aos skatistas que quiserem se aventurar. PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

Fachada norte Áreas comuns

Bosque

Isolamento térmico das paredes do Rinque

Externo

1 2 Área 2 - 3015 m2

A área 2 é o principal acesso ao rinque de gelo, e cumpre o papel de distribuir fluxos, além se ser uma espécie de sala de de espera nos dias de grandes eventos, em que a arena atingiria a lotação máxima de 3000 pessoas. Funções incluem:

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

1. Docas e Apoio técnico (sala de controle, sala de áudio, sala de equipamentos, casa de máquinas); 2. Apoio administrativo e DML; 3. Serviços complementares (aluguel de equipamentos, sala de secagem, vestiários, camarins, ala médica); 4. Piscina; 5. Esportes secos (dança, luta, quadra poliesportiva e tênis); 6. Academia e Centro de Reabilitação física; 7. Auditório, área de lazer e lanchonetes.

Este tipo de edificação consome muita energia. Por isso foram tomadas uma série de medidas para minimizar o consumo.

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

A área 1 agrega a maior parte das funções do projeto, e todas as áreas de apoio necessárias ao rinque de gelo. Incluindo:

Especificações e BREEAM PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

Área 1 - 7973 m2

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

Fachada oeste

Praça Skate

Interno

3

4

5

6

7

1. Placa de aço galvanizado 40 mm 2. Impermeabilizante rígido R20 10 mm 3. Concreto estrutural 400 mm 4. Fibra de vidro R60 450 mm 5. Manta de polietireno 15 mm 6. Fixador 70 mm 7. Placa de aço galvanizado 40 mm pintada com tinta à base de alumínio

Paisagismo Todo o paisagismo previsto é composto por árvores do cerrado, o que significa contribuição para a manutenção do bioma local, baixa manutenção e nenhuma necessidade de irrigação.

Transporte alternativo Foram criadas ciclovias conectadas às pré-existentes na cidade, além de disponibilizados bicicletários próximos à todas as entradas e vestiários adequados.

Sintema fotovoltaico Luz natural 40% da área total das fachadas é transparente, sendo que a maior parte deste porcentual se concentra na fachada sul, enquanto a fachada oeste é cega e abriga funções de doca e corredor de serviço.

1. Corredor de serviço; 2. Lojas especializadas; 3. Foyer; 4. Bilheteria e Chapelaria.

Emissão de CO2

O sistema construtivo predominantemente de aço e vidro é de baixa emissão de CO2 Área 3 - 4100 m2

A área 3 é o grande centro do projeto, pois é aonde se encontra o rinque de gelo. Sendo essa a sua função central, as únicas outras funções que são incluí das nesta área são as de relação imediata com o rinque. 1. Rinque de gelo; 2. Arquibancada com 3000 lugares 3. Garagem Zamboni.* * máquina usada para retirar o gelo da pista para manutenção

Ventilação natural Foram previstos 350 m2 de painéis fotovoltaicos (em amarelo), que em condições climáticas ideias são capazes de suprir 100% da necessidade energérica do Rinque de Gelo

Coleta de água e resfriamento da cobertura O telhado borboleta foi previsto para realizar coleta de águas pluviais. Há um reservatório subterrâneo ao rinque que estoca a água e promover a recirculação desta na cobertura para resfriar a mesma.

15% do total da área das fachadas é de aberturas controláveis pelo usuário. Os cômodos sem ventilação natural são os que não a permitem, como o Rinque de gelo, sala de máquinas etc.

Locação estratégica A área de implantação é urbana e já estava previamente degradada, não havendo necessidade de desmatamento. A localidade central permite fácil acesso a vários serviços minimizando a necessidade de deslocamentos.

Acima, vista sudeste mostrando a entrada do espaço de vivência e a grande praça central. Ao lado e acima, vista de quem chega pelo lado sul Ao lado e abaixo: Direita: vista interna do grande salão Esquerda: vista interna da área de vivência

Universidade de Brasilia - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Diplomacao 2 Orientadora: Raquel Naves Blumenschein Banca: Luciana Saboia e Bruno Capanema

Orientanda: Lara Caldas Fernandes da Silveira Matricula: 10/0014852

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

Áreas de apoio técnico

Praça Central

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

Fachada leste

O bosque não é uma conexão ou um fluxo, mas sim uma possibilidade de passeio contemplativo, estando localizado nesta ponta por ter sido a que menos identificou fluxo de pessoas.

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

Áreas esportivas

Praça Exposições

Praça Food Trucks

Áreas administrativas

Painel da aluna Lara Caldas  

O projeto é um Centro de Esportes no Gelo para Brasília multifuncional, oferecendo as modalidades esportivas futebol de salão, handball, bas...