II CONGRESO INTERNACIONAL DE VIVIENDA COLECTIVA SOSTENIBLE - SAO PAULO

Page 244

e Simone Barbosa Villa também tratam sobre o tema do desenvolvimento de avaliação pós-ocupação para habitações de interesse social, a partir de índices de avaliação de qualidade de vida, com estudo de caso. Em contrapartida, no artigo “Avaliação pós-ocupação da qualidade espacial e ambiental de habitações coletivas verticalizadas destinadas a classes médias”, Simone Barbosa Villa, Rita de Cássia Pereira Saramago e Caio Augusto Alves Silva abordam a temática da avaliação pós-ocupação de habitações para a classe média, do mercado imobiliário, com estudos de caso, ampliando as discussões no Congresso para além das habitações de interesse social. Mariana Porto Viana, Ana Raquel Avelino Diniz Gonzaga, Vaneli Santos Neves e Cinthia Mayara Silva, em “A utilização e reuso de água nas áreas comuns de condomínios residências horizontais na cidade de Campina Grande, Paraíba”, fazem uma análise comparativa sobre o tema a partir de estudos de caso, preocupadas com o impacto ambiental de condomínios e com a questão do desenvolvimento sustentável. “Mapeamento da arquitetura de terra na rota das cachoeiras: Taquaruçu e um olhar atento à sua arquitetura popular”, de Carla Campos, Diorde Lucas Nunes Oliveira e Marielle Rodrigues Pereira, analisa a produção da arquitetura de terra, como as construções em adobe, a partir do mapeamento de tais construções e pesquisas in loco. Jadiane Beilfuss e Rosa Karina Carvalho Cavalcante apresentam, em “Casa Hidelmar Santos Araújo: Iniciativa de sustentabilidade e problemas de conservação”, uma análise da residência do engenheiro civil que dá nome ao projeto, desde sua solução arquitetônica, até estrutura e materiais, incluindo uma análise das alternativas tecnológicas sustentáveis presentes. Em “Uma articulação ético-política para a sustentabilidade: o grito de uma minoria na obra de Lina Bo Bardi e Glauber Rocha”, Iazana Guizzo, Leonardo Francisco Amaral e Hilton Berredo analisam exemplos em que se destacam as “culturas menores” e que fogem de modelos comumente adotados como “padrões” disciplinares. O temas abordados neste conjunto de pesquisa são abrangentes e múltiplos, o que corresponde a própria complexidade das questões em debate. O conjunto certamente deve contribuir para as discussões sobre a qualidade da habitação contemporânea.

Programa en cuestión, con aplicación en estudio de caso. Por el contrario, en el artículo “Avaliação pósocupação da qualidade espacial e ambiental de habitações coletivas verticalizadas destinadas a classes médias”, Simone Barbosa Villa, Rita de Cássia Pereira Saramago y Caio Augusto Alves Silva abordan la temática de la evaluación pos-ocupación de viviendas para la clase media del mercado inmobiliario y con estudios de caso, que amplía el debate del Congreso más allá de las viviendas de interés social. Mariana Porto Viana, Ana Raquel Avelino Diniz Gonzaga, Vaneli Santos Neves y Cinthia Mayara Silva, en “A utilização e reuso de água nas áreas comuns de condomínios residências horizontais na cidade de Campina Grande, Paraíba”, hacen un análisis comparativo a partir de estudios de caso, centrado en el impacto ambiental de los condominios y el tema del desarrollo sostenible. “Mapeamento da arquitetura de terra na rota das cachoeiras: Taquaruçu e um olhar atento à sua arquitetura popular”, de Carla Campos, Diorde Lucas Nunes Oliveira y Marielle Rodrigues Pereira analiza la producción de la arquitectura en tierra como las construcciones en adobe, a partir del mapeo de dichas construcciones e investigaciones in situ. Jadiane Beilfuss y Rosa Karina Carvalho Cavalcante presentan, en “Casa Hidelmar Santos Araújo: Iniciativa de sustentabilidade e problemas de conservação”, un análisis de la residencia del ingeniero civil que da nombre al proyecto, desde su solución arquitectónica hasta la estructura y materiales, incluyendo un análisis de las alternativas tectónicas sostenibles. En “Uma articulação ético-política para a sustentabilidade: o grito de uma minoria na obra de Lina Bo Bardi e Glauber Rocha”, Iazana Guizzo, Leonardo Francisco Amaral y Hilton Berredo analizan ejemplos en los que destacan las “culturas menores” y que huyen de modelos frecuentemente adoptados como “estándares”disciplinares. Los temas abordados en este eje de investigación son exhaustivos y múltiples, lo que se corresponde dada la complejidad de las cuestiones en debate. Este conjunto debe sin duda contribuir a los debates sobre la calidad de la vivienda contemporánea.

LEANDRO MEDRANO CÁSSIA BARTSCH NAGLE 508


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.