Page 1

Sejam bem vindos à leitura do nosso 2º exemplar do Jornal Vida Escolar, criado por nós, alunos das Oficinas do Jornal Vida Escolar, novamente com o auxílio da Prof.ª Vanusa Viana. Procuramos fazê-lo com compromisso, entusiasmo, ética, respeito, trazendo informações com muita responsabilidade para você leitor. Foi elaborado depois de várias pesquisas, escritas e reescritas, o que , para nós estudantes, tornou-se um caminho de diversão e aprendizado. Elaborar este jornal nos ajudou a ter o gosto pela leitura, facilitou e nos deu a oportunidade de expressar melhor nossas opiniões e isso é muito bom. É uma forma de aprender coisas novas. É o destaque na escola. É a novidade nos oferecendo desafios para vencermos “semelhante à vida, precisa de superação a cada obstáculo”. A nossa família é muito

importante, pois nos dá o apoio e o estímulo para continuar a fazê-lo. A

união do jornal com a escola e a comunidade, com professor e com aluno, supera quaisquer dificuldades e faz com que o nosso jornal cresça a cada dia, estimulando a todos a aprender sobre os benefícios da leitura, pois ela estimula as nossas mentes e nos tornam pessoas melhores e mais sábias. Convidamos a todos para dar mais um mergulho na leitura do nosso jornal! E até a próxima!


Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

2 Nesta seção, os alunos do J.V.E. elaboraram as perguntas para as duas entrevistas junto aos professores: Daniel de Educação Física, e o Teófilo Piau, de Karatê: 1ª ENTREVISTA Professor de Educação Física: Daniel Fernandes Silva

1-P. Como funciona o planejamento diante de uma competição? R. Primeiro é feito a seleção dos alunos atletas. O segundo passo são os treinos. Quanto mais tempo de treinamento melhor o resultado nas competições. 2-P. Qual sua reação quando seu time perde? E quando ganha? R. Os dois melhores sentimentos que expressam derrota e vitória, alegria e tristeza. 3-P. Qual é a sua modalidade preferida? R. Futsal 4-P. Qual é o seu maior sonho? R. Ser campeão, com nossa escola, em uma etapa do JEMG.

5-P. O que você espera sobre o desempenho da nossa escola nos jogos olímpicos (JEMG)? R. Que nossos alunos atletas representem muito bem nossa escola. Acompanhado de meus companheiros de profissão, mantemos equipes competitivas para disputarmos os jogos escolares com sucesso. 6-P. O senhor acha que as aulas de Ed. Física ajudam na saúde e no condicionamento físico dos alunos? R. Sim. Com certeza a atividade física contribui e muito para uma vida saudável e bem condicionada, não só para os alunos, mas a atividade física é importante para qualquer pessoa. 7-P. O que acha sobre o comportamento de muitos alunos que insistem em não participar das aulas de Ed. Física? R. Que eles estão perdendo parte da vida deles, que é se divertir praticando esporte. 8-P. O senhor já participou de alguma competição? R: Sim. 9-P. Já ganhou algum prêmio? R. Sim. Quando era aluno fui campeão das Olimpíadas Estudantis pela Padre José. Já como adulto fui campeão algumas vezes em campeonatos no Campo Municipal e no Poliesportivo.

10-P. O que o esporte ensina às

pessoas? R.O esporte ensina que, assim como na vida, nem sempre se ganha.

11-P. O que o senhor acha mais importante no esporte? R. No esporte o mais importante são as amizades que são feitas. 12-P. Qual é o papel do professor durante um jogo? R. É orientar seus alunos para que alcancem seus objetivos. 13-P. Desde quando o senhor se dedica aos esportes? R. Desde criança. Sempre gostei de atividade física. Com isto, cresci e realizei meu sonho que era me tornar professor de Educação Física. 14-P. O que o senhor acha de ser professor de Educação Física? R. Como falei antes, desde criança tive este sonho e realizei. Ser professor de Educação Física é um prazer. 15-P. Quais conselhos o senhor daria às crianças e aos jovens? R.Viva a vida passo a passo. Criança: seja criança, brinque e se divirta. Jovens: façam amizades e sejam felizes. 16-P. Por que a Educação Física tem mudado tanto nos últimos anos? R. Hoje a Educação Física tem um papel mais importante que antes. Não que antes não tivesse. Mas, a Educação Física hoje é um conteúdo interdisciplinar, que abrange e trabalha outras disciplinas. 17-P. De que maneira o professor de Educação Física pode contribuir para a formação do aluno na escola? R. É onde entra a interdisciplinaridade, colaborando com outros conteúdos, por exemplo, Matemática aplicando o xadrez, com Português estudando as regras e formando cidadãos com atitudes positivas. 18-P. Gostaria de acrescentar algo mais à nossa entrevista? R. Gostaria de agradecer a nossa diretora pelo apoio dado a nós, professores de Educação Física, nas aulas e nas competições que participamos e ao jornal pela participação. Muito obrigado. Com esta entrevista aprendemos que: praticando aulas de Ed. Física, melhoramos o nosso condicionamento físico e a nossa saúde. Que é preciso buscarmos realizar os nossos objetivos e metas. E que, como na vida, o esporte ensina que nem sempre se ganha, frequentemente temos que aceitar as derrotas. E que o mais importante é cultivarmos as amizades que advém através do esporte. Carolaine Fernandes Santana, 9º 1 M.

2ª ENTREVISTA Professor de Karatê: Teófilo Piau

1-P. Qual foi sua maior derrota num campeonato? R. Quando levei os portadores de necessidades especiais para competir no campeonato estadual e fui impedido de participar com este grupo de atletas. 2-P. De quanto tempo é necessário para que um aluno aprenda o básico do karatê? R. 6 meses 3-P. O senhor já competiu no Japão? R. Não 4-P. De quantos campeonatos o senhor já participou? R. Perdi as contas, comecei a competir aos 8 anos de idade e já tenho 44 anos de karatê. 5-P. Qual é a sua modalidade preferida? - R.: kumite - luta 6-P. O senhor ensina karatê visando o que? Ensinar golpes às pessoas para se defenderem ou para baterem em outras? R. Nem um dos dois. Primeiro penso na formação do cidadão e, em segundo plano a competição. 7-P. O que o senhor faz nos seus tempos livres? R. Nas horas livres me dedico ao livro que estou escrevendo: Karatê - Portadores de Necessidades Especias. 8-P. Pratica alguma modalidade em especial? Qual? R. Somente karatê. 9-P. Por que o senhor se interessou por Karatê? R. Porque fui tentar futebol e o técnico me falou que eu não era bom, fui para o karatê e o professor me encheu de elogios. Aí fiquei empolgado e estou aquí até hoje. 10-P. O que o senhor acha de dar aula para deficientes físicos? R. Um sonho realizado. Um projeto que começou aqui em Presidente Olegário e hoje é reconhecidos a nível nacional. 11-P. Quando surgiu seu interesse por esportes? Você gosta do que faz? R. Desde a infância. Adoro o que faço. Me dedico ao máximo porque é feito de coração. 12.P. Qual a importância das artes marciais na vida do jovem? R. Na formação do caráter, personalidade, autocontrole e também no preparo físico.


Jornal Vida Escolar – Maio e Junho de 2014

13. P. O Senhor acha que as artes marciais são usadas para o mal e para o bem? R. Depende como o professor direciona as aulas. Por ser uma luta, com certeza, ela poderá ser ruim para a sociedade se for usada para agressão. Mas, se for um professor ético e profissional, ela poderá ser muito eficiente no resgate de jovens em risco social e assim, com certeza, um bem para a sociedade. Depende de como o professor vai passá-la. 14-P. Quem te incentivou a praticar esportes? R. Ninguém. Acho que já estava no meu sangue quando nasci, mas me inspirei no Bruce Lee. 15-P. Se o senhor não tivesse escolhido o karatê, qual outro esporte faria? R. Seria peão de rodeio. 16-P. O senhor acha que para aprender artes marciais requer paciência? R. Com certeza, porque requer muito tempo e repetição dos exercícios. 17-P. De que maneira o professor de Karatê pode contribuir para a formação do aluno na escola e na vida? R. Dando disciplina, companheirismo e sabendo enfrentar as dificuldades que, com certeza, vamos encontrar. 18-P. Gostaria de acrescentar algo mais à nossa entrevista? Espero que, com estas respostas, eu esteja contribuindo de alguma forma para o trabalho de vocês. Agradeço por vocês lembrarem deste humilde professor e também por citar na entrevista os portadores de necessidades especiais. Que Deus ilumine vocês. Tenho certeza que, em breve, todos serão úteis à sociedade, seguindo o caminho do bem e da razão e os princípios do Karatê-Do. Com esta entrevista aprendemos que o Karatê é mais que uma luta. É uma forma de disciplina, autoconfiança. Aprendemos que temos que alcançar nossos objetivos e conquistar nossos sonhos e também que o karatê é uma maneira de ajudar a melhorar os caminhos dos jovens. Maria Luíza da Rosa Santos – 8º 2 M.

vou estar! Bons conselhos e alegria. Agradeço pela companhia. De você nunca vou me esquecer, pois para você vamos sempre vencer. A você faço esta recordação com carinho no coração. Renata Apª Reis Teixeira - 6º 1 M. Para todas as professoras dos 6 os anos e para a profª de informática Vanusa: - Querido Deus, desta vez não quero pedir! Quero somente AGRADECER por ter professoras que me entendem de verdade! Como se fossem minha mãe!!! Obrigado por tudo! Thiago Amorim de Castro, 6º 2 V. em nome de todos os alunos dos 6os anos. Eu sou Elyara Abadia Alves, tenho 12 anos, comecei a gostar de ler aos 6 anos, meu irmão Bruno Alves Cruzeiro foi quem me ensinou a ler. Sou muito grata a ele por ter me mostrado a maravilha que é ler. Minha irmã mais velha, Letícia Apª Alves da Rocha, lia muito e eu a tinha como exemplo para mim. A leitura sempre foi uma coisa boa para mim, me fazia sentir melhor quando estava triste. Ajudou a melhorar a minha interpretação, o vocabulário e a cometer menos erros de português. O livro que me fez apreciar ainda mais a leitura foi “Navio das cores” do autor Lasar Segall. Todos diziam que eu não entenderia o livro por eu ter apenas 8 anos, e ele ser indicado para 10 anos. Mesmo assim, me esforcei e consegui ler o livro todo e entender toda a história. Este livro é incrível! Eu o recomendo a todos que quiserem ter uma boa leitura. Passei a ler cada vez mais. Até ler em média 05 livros por semana. Hoje leio para primos e primas para incentiválos a ler, pois a leitura só traz benefícios. Graças a meus familiares sempre fui incentivada a ler; foi graças à leitura que melhorei meu senso crítico, criei opiniões próprias e desenvolvi gosto pelas disciplinas de Ciências e História e também um gosto pela Astronomia. Por conta própria pegava livros e diagramas na internet e achei diversas constelações. Por isso, é importante que se incentive uma criança a ler. Você fará um enorme bem a ela.

Pontos positivos e negativos da Copa do Mundo no Brasil

Agradecemos aos Professores Daniel e Teófilo pelas importantes informações!

Professora Iêda: Agradeço a você por me ensinar. A você sempre grata

A decisão da FIFA de escolher o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 gerou muita polêmica entre os brasileiros. Alguns acham que a decisão

3

fará bem ao Brasil, atraindo investimentos estrangeiros, enquanto outros acham que isso é uma irresponsabilidade. Olhando para os dois lados da moeda podemos identificar alguns dos pontos positivos e negativos da realização de um grande evento como esse. Começando pelos pontos positivos: O Brasil atrairá investimentos estrangeiros. Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil em 2014. Haverá mais empregos, mais turismo, melhorias na infraestrutura das cidades. Haverá qualificação de pessoal em relação ao conhecimento cultural e linguístico, gerando assim riqueza aos brasileiros. Mas também existem vários pontos negativos: mais corrupção. através do desvio de verbas. E, dentre os mais "negativos", podemos citar os altos gastos com a construção e recuperação de estádios. Enquanto esse dinheiro deveria ser investido em educação, segurança e saúde pública que beneficiaria a todos os brasileiros. Vimos também que os mais beneficiados com a Copa do Mundo 2014 serão aqueles que terão participação nas cidades sedes da copa. As outras localidades ficam na mesma situação precária em relação aos benefícios para o restante da sociedade. Grupo Buscando Conhecimento (Milleny Cássia G. Pinheiro, 9º 2 M, Carolaine Fernandes Santana, 9º 1 M, Kassia Rodrigues Caldas 9º 1 M e Patrícia de Cássia Silvério 9º 2 M.)

O Exoesqueleto Humano vem mostrar um outro Brasil

O exoesqueleto humano é uma veste robótica controlada pelo pensamento. Ele é conectado ao cérebro do paciente, que então controla o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. É um projeto criado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, batizado de Projeto Andar de Novo. Este projeto tem a finalidade de ajudar as pessoas paraplégicas que perderam os movimentos dos membros (braços, pernas, mãos...) para que elas possam se movimentar novamente como uma pessoa normal.


Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

4 Funciona da seguinte maneira: as articulações robóticas são ligadas às articulações humanas, impulsionadas por um pequeno motor ligado a um motor maior, os movimentos da pessoa são repetidos pelo exoesqueleto. Os pacientes da AACD de São Paulo estão sendo treinados desde 2013 para comandar o exoesqueleto. O mais bem adaptado à vestimenta e aos comandos será o escolhido para dar o pontapé inicial na Copa do Mundo no Brasil. O paciente que usar a veste robótica de Nicolelis poderá sentir o chão e o peso do corpo ao pisar. Isso facilita em muito o ato de andar. Se uma pessoa paralisada conseguir dar o primeiro chute da Copa do Mundo, Nicolelis acredita que vai provar para o mundo algo muito importante. O pontapé feito com uma perna robótica será capaz de mostrar que o Brasil é mais do que o país do futebol. Grupo Força Jovem: (Elyara Abadia Alves 7º 1 M., Luiz Fernando Landim 8°2 M., Pedro Henrique S. Braga 9° 2 M, Rafael Jacinto dos Santos 8°2 M.)

vôlei de praia. O esporte é essencial na educação porque ele ajuda na força de vontade para a conquista de medalhas, entre outros prêmios. Além de ser uma atividade física, que pode ajudar na saúde, o esporte é um meio de se conseguir alcançar objetivos, criar responsabilidades, e também, é uma forma de lazer para os atletas. Luiz Fernando de Souza Landim - 8º 2 M., Pedro H. Santa Braga - 9º 2 M., Rafael Jacinto dos Santos – 8º 2 M., Elyara Abadia Alves – 7º 1 M.)

TABELAS DA COPA 2014

Jogos Escolares de MG

Bravura, disputa, luta, emoção, somente os considerados melhores da cidade, guerreiros que vão dar tudo de si para representar a escola e a cidade. Atletas destemidos, esperançosos, com coragem de encarar os outros guerreiros igualmente preparados. O JEMG é uma competição esportivaeducacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio. É uma boa forma de mostrar os talentos dos jovens hoje em dia, pois os atletas selecionados para jogar, viajam para vários lugares, onde poderá haver olheiros e treinadores de times. Antes dos atletas viajarem com o time há 2 peneiradas. A 1ª é para cortar os(as) piores jogadores da lista dos 15 e a 2ª peneirada é para tirar 3 jogadores(as), pois para jogar vão apenas 12. A edição 2014 do JEMG adquiriu mais 04 novas modalidades que são: ciclismo, badminton, luta olímpica e

SEÇÃO SAÚDE E BEM ESTAR

Figura 1- Vírus Influenza

A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN da família Orthomyxoviridae. O nome Influenza vem da língua italiana, e significa "influência". Em humanos os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, tosse, fadiga e mal-estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora às vezes seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus. Pode causar, também náusea e vômito, especialmente em crianças.

Figura 2- Vírus H1N1

Gripe Suína H1N1: É uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos. Ela leva a um quadro de infecções respiratórias. Alguns sintomas são: febre, dor de cabeça, coriza, espirros e até diarreia. O que torna mais evidente a diferença da gripe comum é que a gripe suína provoca vômitos e diarreias mais graves. Para ter certeza de qual tipo de gripe está lhe acometendo, somente um médico, através de um exame laboratorial pode lhe assegurar o tipo correto de gripe.

Marco Hayala Veneroso - 9º 1 V.

Prevenção das 2 gripes: Lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável e cobrir nariz e boca


Jornal Vida Escolar – Maio e Junho de 2014

quando espirrar ou tossir. Com atitudes simples como essas, é possível prevenir a gripe A que atinge principalmente a região sul do país neste inverno. A recomendação faz parte das medidas de prevenção ao vírus H1N1. Também é recomendado evitar tocar na mucosa de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e reduzir contatos em ambientes com aglomeração.

Maria Luísa Rosa Santos - 8º 2 M Júlia da Rosa Santos – 6º 1 M

apenas mais 6 meses de vida, pois pesava 133kg e era viciado em drogas e whisky. Como o destino não quis que as coisas fossem assim, um anjo de carne e osso, ciclista e treinador, chamado Robson Aloísio, apresentou uma ideia que mudaria para sempre a história de Walmir. Robson disse que ele precisava pedalar. E foi a partir de 2002 que tudo mudou na vida dele. Trocou os vícios pela paixão pela bicicleta e colocou uma coisa na cabeça: “vou brigar para subir no pódio!” Ele ainda teria que passar por um outro desafio e provar mais uma vez sua força e poder de superação. Ele estava trabalhando com uma roçadeira e uma pedra foi lançada direto no seu olho. Teve um traumatismo e ficou dias no hospital. Foi uma porrada e um degrau muito ruim na vida dele. Mais uma vez, a vida mostrou a ele que a palavra “desistir” não fazia parte do seu dicionário. Recém-saído do hospital, ele conheceu o ciclista Thiago Aroeira, atleta profissional do Mountain Bike, que foi direto: “se você superou as drogas, você vai superar esse olho”. E foi aí que ele descobriu que a adrenalina do esporte superava qualquer dificuldade. E, desde então, Walmir vem colecionando bons resultados, novos amigos e boas lembranças da vida. Já acostumado com a vista do topo do pódio, Caolho conquistou mais um ótimo resultado na carreira de atleta, vencendo seus próprios limites e conquistando a terceira colocação da categoria PNE da Copa Internacional Levorin de MTB, realizada em Araxá, no dia 24/03. Kássia Rodrigues Caldas - 9º1 M.

Superação através do esporte

Agora vou contar a história de superação de vida de um homem chamado Walmir da Fonseca Terra, mais conhecido como Caolho. Com apenas 7 anos ganhou o mundo e colecionou histórias. Oito casamentos, seis filhos e seis netos. Mas a vida não foi só sorrisos para Walmir. Um dia qualquer, o destino lhe pregou uma peça: o médico avisou que ele tinha

Marco Civil da Internet Oficialmente chamado de Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, esta lei regula o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como determina as diretrizes para atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios em relação à matéria. O Art. 3º desta lei fala sobre a disciplina do uso da internet, e tem

5

vários princípios como: garantia de liberdade de expressão, comunicação e manifestação do pensamento proteção de privacidade, proteção dos dados pessoais, preservação e garantia da neutralidade de rede, entre outros... Leia mais desta Lei no link: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2 011-2014/2014/lei/l12965.htm. Para mim a liberdade de expressão deve ser limitada, pois as pessoas aproveitam dessa liberdade fazendo racismo, críticas absurdas ou até mesmo falsas informações. A internet é um incrível meio de comunicação, mas pode ser usada para fins impróprios. Esta lei será boa para se ter segurança e isso poderá possibilitar uma melhor comunicação, inclusive nas redes sociais. Rafael Santos Pacheco - 9º 1 V. Angelo Thiago Silva - 9º 1 V. Elyara Abadia Alves - 7º 1 M.

Aplicativo para Celular: COPA 2014 - Não vê a hora de a Copa começar? Este aplicativo te dará informações sobre os jogos do dia, há áreas onde é possível conferir todos os jogos, ver a classificação das equipes e o desenvolvimento da seleção. O app traz os estádios no mapa. Basta clicar em um deles para ver as redondezas no Google Maps sem sair do app original. Baixe o aplicativo para Android no site:abr.ai/copa-2014-android, é grátis.

Juliana Pereira Silva – 8º 1 M. .............................................................

-Todos nós devemos nos conscientizar da necessidade de conservar o meio ambiente e fazer cada um de nós a parte que nos cabe. E, pensando nisto, sabem aquele óleo ou banha que já foi utilizado(a) para frituras em sua casa? Muita gente acaba descartando-o de forma inadequada, jogando na pia, ralo, vaso sanitário, o que provoca sérios impactos ambientais: como a

impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água. Sabia que cada litro de óleo contamina 20 mil litros de água e que o acúmulo de óleo nas represas dificulta o sistema de tratamento da água chegando a impossibilitar a sua


6

J. Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

utilização para consumo humano? Pois é, vamos pensar melhor então da próxima vez que formos descartar este óleo e nunca jogar na pia, no ralo ou vazo sanitário, coloque-o em um recipiente e tampe-o antes jogar fora. Ou então faça um ótimo sabão com ele ... SABÃO CASEIRO 8 kg de resto de gordura (animal ou vegetal) 1 kg de soda cáustica 2 litros de álcool de posto + ou – 2 litros de água Modo de fazer: Dissolva toda a soda nos 2 litros de água fria e deixe sair a fumaça. Acrescente o óleo frio, mexa bem, aos poucos acrescente o álcool. Misture bem e coloque em tabuleiros de plástico. Corte os pedaços no dia seguinte.

Copa do Mundo em Cordel O futebol pelo mundo É uma forte paixão É sua copa do mundo É momento de emoção Completando mais de 80 anos De sua realização Cada lance de uma Copa Faz o torcedor vibrar. Quando a sua seleção Entra em campo pra jogar. Seus craques, gols ou fracassos. Fazem sorrir e chorar. Por isso nossos poetas Tentaram fazer a obra Todos atletas da rima Com poesia de sobra Fazendo na arte do verso Olé, gingado e manobra. Cada um fez um resumo No trabalho de gigante Caravana do cordel, Um movimento importante, Mostra ao mundo do esporte Que o cordel é atuante. Revela que o futebol Além de ter ginga pura,

De drible, de goleada, De disputa e de bravura, É possível ir do gramado Para o campo da leitura. Pesquisa dos alunos: Mateus Santos 7° 1 V, Bruno Moreira dos Santos 9º 1 V. Igor Tavares da Silva 9° 1 V e Rafael Santos Pacheco 9° 1 V. Autor: Pedro Monteiro – Ed. Cruzeiro

...........................................................

Com o passarinho brincalhão. Magoado e triste, o passarinho ficou Sozinho no canto a pensar Saudades dos amigos ficou Começou então a se lamentar. Arrependido das coisas erradas Resolveu aos amigos mostrar Que os comportamentos podem mudar E as amizades novamente conquistar. Poesia escrita pelos alunos do 3ºano “A” V. - Profª Helen Paula R. Queiroz

Os dedos dos artistas

PENSAR ANTES DE AGIR

Desenho de Mirely Luiza de S.Marques 5 ª A V. Prof.ª Vanilda Gregório

COPA DO MUNDO 2014 - VAMOS BRASIL!!! Espero que a Copa seja feita de amor e paz nos estádios. Este ano é nosso. Vamos à luta para combater a violência e o racismo. Vamos assistir, todos juntos, aos jogos da Seleção Brasileira para torcermos pelo Brasil. Vamos convidar toda a galera do bairro para pintarmos a bandeira no meio da rua. Não vejo a hora da Copa começar para sentir a emoção de gritar gol! É muito bom saber que estamos jogando em casa. Espero que o Brasil seja hexacampeão e que o Júlio César defenda todos os chutes. Wemerson Teodoro Pereira – 5º B. V.- Prof.ª Nilda Borges

Aconteceu dia 14/05/2014 o encerramento do Projeto Pensar Antes de Agir. Observamos que o personagem principal, o Passarinho, aprendeu importantes lições. Vale a pena ter hábitos saudáveis e agir com honestidade.

Os atores prestigiaram as produções dos alunos que responderam a contento ao tema trabalhado, além de produções escritas, foram apresentadas canções como Depende de nós /Balão Mágico e É preciso saber viver /Titãs.

PENSAR ANTES DE AGIR Era uma vez Um passarinho bonitinho Que cresceu e arrumou muitos amiguinhos Deixando seus pais muito felizes.

A escola agradece a todos os alunos e professores pelo empenho na participação desta e de todas as atividades que lhes foram propostas.

VALORES HUMANOS

O tempo passou Induzido pelo amigo Malandrinho o passarinho ficou Aprendeu a fumar, a roubar, a destruir patrimônio publico. Magoar e desprezar os amigos O passarinho sempre fazia Infelizes os seus amigos sentiam E assim o maioral ele se sentia. Magoados com o bobão Resolveram aprontar com o malandrão Desprezaram, magoaram e aprontaram

Dando continuidade nas reflexões sobre Valores Humanos, os alunos do 8º ano matutino contaram com a presença do Pr Aléssio e da Pra Gisele no dia 10/04/14, cujas falas enriqueceram a explanação do tema PERDÃO. E dia 24/04/14 o tema trabalhado foi a


Jornal Vida Escolar – Maio e Junho de 2014

VOCAÇÃO, um chamado de Deus, que depende de uma resposta para o serviço ao próximo e a realização como ser humano. Tivemos a grata satisfação de mais uma vez receber o Pastor Aléssio e sua esposa, a Pastora Gisele que falaram sobre suas vocações. A Senhora Mônica Pinheiro falou sobre sua vocação e serviço como freira leiga.

Contamos, também, com as contribuições do Sr Rubens Pacheco e sua esposa, a Prof.ª Iêda Inês, que falaram sobre a vocação matrimonial.

Ficou claro o quão válido foi este momento. Observamos que cada um destes serviços de amor ao próximo tem características próprias mas, que todos têm um sim como resposta e são apoiados na dedicação. Nossa escola expressa sua gratidão e respeito a todos, pois cada experiência colabora para a formação integral de nossos alunos nas aulas de Ensino Religioso.

7

mundo. Seguramente, assim como todos os mundiais realizados na América do Sul, o país estará repleto de torcedores latinoamericanos torcendo por suas seleções e dando uma força para os times vizinhos. Espera-se que o país receba o incrível número de 7,2 milhões de turistas, distribuídos pelas 12 capitais. Igor Tavares da Silva – 9º 1 V. Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "O Divino Manco". Mateus Santos – 7º 1 V.

........................................................... -Vende-se uma bicicleta semi-nova feminina p/criança. Valor R$120,00. Tratar com Luzair: 9669-9842 -Alugam-se vestidos para quadrilha, chapéus, camisas, botas, vestidos de noivas e de festas. R. Ver. Antônio Ferreira, 1625. (Lourdes ou Ana Flávia ) -Vende-se uma bicicleta Monark em ótimo estado de conservação, pneus novos, pintura preta novíssima R$150,00, 98268197. (Tratar com Nascimento)

ESCOLA SUSTENTÁVEL

Entre as atividades do Projeto Escola Sustentável, direcionado pela estagiária Rosilene Soares, aconteceu o plantio de mudas e o preparo de sabão. Uma iniciativa oportuna, por propor a valorização do meio ambiente ao reaproveitar o óleo usado no preparo de alimentos. Agradecemos às Senhoras Eva Caldas e Elza Luzia pela ajuda. Porque brincar faz bem! E descansar é preciso...

Intervalo do recreio dos alunos dos 2os ao 5os ano

CURIOSIDADES O Brasil deverá receber uma imensa quantidade de turistas, entre os meses de junho e julho, vindos de todas as partes do

Gabriel Luiz Mendonça do 5º 1 V., foi o ganhador do prêmio de R$ 30,00, dos 204 desenhos enviados para o concurso de desenhos da COPA 2014. Parabéns a todos os alunos pelo empenho e pela criatividade! Veja o mural dos desenhos no blog do jornal.

Reunião com a Comunidade Escolar

Aconteceram, no dia 27/05/14 às 7h00 e às 19h45min, as Reuniões Escolares com os pais dos alunos dos turnos: Matutino e Vespertino. Obrigada pela presença dos pais e responsáveis pelos nossos alunos, pela presença do Sr. Prefeito Antônio Cláudio Godinho, da Sec. Mun. de Educação, Srª Girlene Firmina e a todos os funcionários da Escola. A Reunião Escolar é muito importante, pois trata de vários assuntos educacionais, deixando espaço para o

diálogo e demonstrações dos resultados ao longo dos Bimestres.

29ª FESTA CULTURAL

Aconteceu nos dias 31/05 e 01/06, mais uma animada Festa Cultural da nossa E. M. Carmem Celina. Contamos com a presença da comunidade escolar, que saboreou comidas típicas, festejou e prestigiou animadas quadrilhas, dança cowntry e uma boa música. Agradecemos aos alunos, funcionários e a comunidade que, juntos, fizeram esta festa acontecer! Nesta 4ª Edição do J.V.E. tivemos vários alunos super empenhados, dedicados, indo às salas, divulgando o Concurso de Desenho, celebrando a entrega do prêmio ao ganhador, convidando para votar na Enquete da Copa do Mundo feita no blog. Fizeram e colaram vários cartazes, panfletos, convidaram os alunos para enviar recados para o mural, divulgaram a seção de classificados indo a todas as salas e convidando a todos que quisessem anunciar, procuraram todas as imagens do Passatempo, das matérias, fizeram a digitação dos anúncios e textos do 2º ao 5º ano. Foi por isso que, vocês leitores, não viram seus nomes nas produções de texto, pois eles estavam se empenhando, também, para que o Jornal Vida Escolar acontecesse! Seguem abaixo os nomes destes alunos que ajudaram e fizeram a diferença. Parabéns! Turmas show de bola! Danylo Ferreira de Lima – 8º 2 V, Flávia Nunes Fonseca – 7º 1 V, Juliana Pereira da Silva – 8º 1 V, Leidiane Conceição Rodrigues – 9º 1 V , Luana Abadia Batista – 8º 1 V, Loislaine Lopes da Silva – 9º 1 V, Natália dos Reis Sousa Araújo – 7º 1 V, Natyely dos Santos Lima – 9º 1 M, Paulo Victor dos Reis Lopes – 8º 2, Rodrigo Pereira Soares da Silva – 9º 1 V, Taynan Lucas Corrêa Maciel – 8º 2 V, Thácila Cristina da Cruz – 8º 1 V. Parabéns a todos os integrantes do J.V.E.! Prof.ª Vanusa Viana

EXPEDIENTE Publicação bimestral – Tiragem: 1500 cópias Direção da Escola: Maria Helena de Oliveira Lima Vice Diretora: Márcia Maria Rodrigues Vieira Diagramação/produção: Vanusa Viana N.G. C. P. Mais Educação/Revisão: Rogério Honório Endereço da Escola: R Guilhermina Moreira, 1533 – B. Planalto – Presidente Olegário/MG CEP: 38750-000 – Fone: 34 3811 1653 E-mail da Escola: carmemcelina@gmail.com blog: www.jornalcarmemcelina.blogspot.com Todo o conteúdo deste jornal é de responsabilidade das pessoas que aqui constam e dos alunos que assinam os textos publicados.


8

J. Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

4ª edição do jornal vida escolar  

Jornal Escolar - Elaborado pelos alunos da E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - Presidente Olegário - MG.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you