Page 1

E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho – Agosto – Setembro – 2015

1


Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

Entrevista A turma do J.V.E fez uma entrevista com a Prof.ª Maria Aparecida Braga. A atividade proporcionou a eles conhecer um pouco mais sobre ela e também trouxe mais conhecimentos sobre a disciplina que leciona: História. Confira a entrevista.

Prof.ª Maria Aparecida Braga

Disciplina de História 1-P. O que a senhora mais gosta de fazer em seus momentos de lazer? R. Assistir a um bom filme e ficar com minha família. 2-P. Quando criança qual profissão a senhora imaginava ter? R. Acho que não pensei em ter outra profissão. 3-P. Qual Faculdade frequentou? R. Eu me formei em Magistério na Escola E. Padre José André e depois cursei faculdade na UNIPAM em Patos de Minas. 4-P. Por que escolheu ser professora de História? Sua família te incentivou? R. Sempre gostei de História. Tinha facilidade e achava a matéria interessante. Quando terminei o Magistério já tinha certeza que cursaria História. Meus pais me apoiaram, com certeza. 5-P. Quantos anos têm de profissão? Qual foi a primeira escola que lecionou? R. Leciono há 15 anos no Ensino de História e há 26 anos no Ensino Primário. A primeira escola que lecionei foi a Escola M. Jorge Tosta, uma escola rural, atualmente não funciona mais. Foi fechada por falta de alunos. 6-P. Que parte da disciplina de História gosta mais e qual parte a senhora acredita que os alunos gostem mais também? R. Gosto muito dos acontecimentos do Séc. XVIII, como o Iluminismo e Revolução Francesa. Acredito que os alunos também gostem muito dessa matéria.

7-P. O que a senhora acha da atual situação da Educação Brasileira? R. Atualmente está muito desvalorizada. Acho que nossos governantes ainda não perceberam que a Educação é o único caminho capaz de transformar um país, uma nação para melhor. E que na Educação não se corta gastos, se faz investimentos. 8-P. Na sua opinião o que falta para melhorar a Educação Pública Brasileira? R. Mais compromisso e investimento por parte dos governantes, mais apoio e participação da família e mais interesse e vontade dos alunos. 9-P. A senhora gostaria de fazer outra faculdade? Qual? R. Sim. Direito. 10-P. A senhora trabalha em outra escola? R. Sim. Trabalho no Centro Municipal de Educação André Araújo, no Bairro Andorinhas. 11-P. Que conselho a senhora daria aos alunos? R. Que amem a Deus, respeitem seus pais e foquem nos estudos. Assim terão grandes êxitos e conquistarão seus sonhos. 12-P. Muito obrigado(a) por sua entrevista. A senhora gostaria de acrescentar algo mais? R. Agradeço a equipe do Jornal Vida Escolar pelo convite e parabenizo-os pelo brilhante trabalho. Sucessos. Aprendi com a professora Braga que devemos amar a Deus, ter mais compromisso com a vida e também respeitar mais os nossos pais. Que para alcançar os nossos sonhos precisamos de focar mais nos estudos, assim nós conseguiremos um bom emprego no futuro. Adrielly Oliveira da Silva – 6º 2 M.

Querida amiga Vanessa Machado quero dizer que você é muito especial para mim e para todas as pessoas que convivem com você. É uma amiga sincera e bem divertida, às vezes até sincera demais. Mas eu gosto de você. O que você precisar e eu puder ajudar estou aqui. Obrigado por sua amizade! Taynan Lucas C. Mariel - 9º 2 M. Eu quero agradecer a todos os funcionários, professores, a direção e aos meus amigos por fazerem parte da minha vida. Que a amizade seja infinita entre todos nós, seja qual for a situação. Gabriela Martins Silva - 7º 1 M.

Professora Edna Landim dos Santos: eu gosto muito de você. Te acho muito bonita e inteligente. Alison Soares Lourenço - 4º B V. ….................................................................................................................... …..................................................................................................................

E desta vez a turma do J.V.E fala sobre a Área da Piscina! Veja como percebem este espaço:

A Área da Piscina da escola é um lugar muito legal. Lá praticamos natação e também usamos o espaço para praticarmos dança e karatê. É muito bom! Principalmente quando está calor. Na área coberta da Piscina os alunos do Programa Mais Educação fazem suas refeições, lanches e também várias atividades de lazer! Depoimentos dos alunos do J.V.E. …................................................................................................................... ….................................................................................................................

SAÚDE e BEM-ESTAR O que é Vitamina D?

Querida amiga Milleny Sthefany quero te agradecer por sua amizade. Se precisar de mim para qualquer coisa, estou aqui para ajudá-la. Taynan Lucas C. Mariel 9º 2 M.

A vitamina D é um hormônio essencial para o corpo humano. Alguns


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho – Agosto – Setembro – 2015

alimentos, especialmente peixes gordos são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela é muito importante, pois evita várias doenças como a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes, obesidade, doenças autoimunes, gripes e resfriados, entre outras. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural. Seu organismo não produz Vitamina D quando você está no carro, escritório ou em sua casa, pois a exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de Vitamina D. Para produzir Vitamina D suficiente basta expor-se ao sol 15 minutos no rosto, pernas ou costas sem protetor solar, apenas para receber a luz do sol durante os primeiros e mais inofensivos raios de sol da manhã e à tarde também, no mínimo 2 vezes por semana. Nickolas Pietro C. Santos - 6º 1 V.

DOENÇAS ALÉRGICAS CAUSADAS PELO ÁCARO

Os ácaros são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos (rinite, asma alérgica e dermatite atópica). Eles sobrevivem bem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia, roupas de camas e adoram lugares úmidos. Alimentam-se de escamas da pele humana e de animais e são verdadeiras pragas domésticas. Um metro quadrado de um tapete em uma residência pode conter até 100 mil ácaros. Além disto, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, o que pode ser facilmente inalado causando alergias. Existem algumas medidas para combater o ácaro, veja: * Evite umidade em excesso. * Limpe e lave todos os objetos que possam ser habitados pelos ácaros. Para isto vai precisar de: - Um borrifador de água, 500 ml de vinagre branco e 500 ml de álcool. Misture bem os dois ingredientes e coloque a mistura dentro de um borrifador de água comum. Use o borrifador em todos os locais que são possíveis lares dos ácaros. Espalhe

bastante em todos os colchões, sofás, almofadas, cortinas e bichos de pelúcia. Faça isso com a casa bem aberta para facilitar a entrada de ventilação, pois o cheiro do vinagre pode ficar pela casa se estiver com o ambiente fechado. Deixe a mistura agir por aproximadamente duas horas e depois basta utilizar um aspirador para limpar todos os locais e remover os ácaros mortos. Elyara Abadia Alves - 8º 1 M. Pedro Henrique R. Santana - 5º B V. ….......................................................................................................

Quando os professores explicam uma matéria, preste bastante atenção e também estude! Na hora da prova não terá dificuldades. Agindo assim, não precisará pedir resposta para o(a) colega. Se o professor vir o aluno que te passou a 'cola', ele ficará prejudicado. Se fizer isto mostrará que você não é capaz, pois precisou pedir ajuda a alguém. Pense nas consequências! Seu colega poderá ficar prejudicado e você também. Amanda Alves Cajazeira 7º 1 - V.

Quem cola só se enrola, porque além de não aprender a maioria das matérias, ficará sempre em prejuízo. Se a professora descobrir, aí você já sabe. Então não cole! Muitos alunos colam nas provas para tirarem boas notas. Na minha opinião eles deveriam parar de colar e estudar mais para ter um futuro melhor, porque colando eles nunca aprenderão. Quem cola não terá, no futuro, um bom emprego. Giovana Beatriz C. Pereira - 6º 1 V.

3

CINCO MOTIVOS PARA NÃO COLAR EM PROVAS ESCOLARES 1º) Se você colar na prova, não irá para frente, ficará sempre confuso. 2º) Se for pego estará perdido! Pois o professor contará para seus pais. 3º) Quando você fizer um Vestibular, não poderá colar. 4º) Não cole, pois um dia estará em um emprego e não saberá o que fazer nele... 5º) E por último, só cola, quem não é capaz de conseguir alcançar suas metas. E não se esqueça de que, se seus amigos colam, é porque não são capazes de se esforçar e se você os imita e cola, você é menos capaz ainda! Nickolas Pietro C. Santo - 6º 1 V. Quem cola nas provas nunca terá um bom futuro. Ações desonestas mostrarão que você nada sabe, que só vai à escola para fazer gracinhas e brincadeiras. Então não cole nas provas! Seja honesto para poder ser alguém importante na sociedade. Eryka Thaissa G. de Sousa - 6° 1 V.

DROGAS LÍCITAS X ILÍCITAS

As drogas causam vários efeitos ruins aos seus usuários. O álcool é uma droga lícita, ou seja legalizada em nosso país para pessoas maiores de 18 anos. Como toda droga, este tipo de bebida causa diversos problemas em nosso organismo e pode se tornar um vício. Entre as drogas ilícitas (não legalizadas) estão: a maconha, o crack, a cocaína, o lança-perfume, entre outras. As drogas podem causar a perda de memória, insônia, falta de noção do que se está fazendo. Então, se for dirigir, não beba, pois poderá provocar acidentes. Existe, entre as drogas lícitas o cigarro, por exemplo, que mata milhares de pessoas com doenças decorrentes de seu uso. Há o fumante passivo, ou seja, quem não fuma, mas fica exposto a fumaça de cigarro e que também adoece do mesmo jeito. Eu, Welinton, não vou entrar nessa


Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

de beber e fumar pois sei que será prejudicial à minha saúde e aconselho você também a não fazer isto! Welinton Luiz Alves Frabi - 7º 1 M.

COMO SUPERAR OS VÍCIOS?

Através desta história vi que com garra, determinação, força de vontade, projeto de vida e com o apoio certo todos poderão conseguir superar seus vícios. Paula Guimarães de Moura - 9° 2 M.

SOLIDARIEDADE

Nem todas as pessoas ficam sempre presas aos vícios, muitas conseguem sair do fundo do poço. Para conseguir abandonar o vício é preciso ter muita força de vontade e também procurar a palavra de Deus, ler mais a BÍBLIA. Conte para Ele tudo o que estiver passando, depois procure um amigo para quem você possa desabafar. Assim eu tenho a certeza de que, se você tiver fé, nada será impossível! Raíssa Geovana M. Leal - 5º A V. HISTÓRIA DE VIDA -Tema: Drogas

As drogas afetam ricos ou pobres, jovens ou adultos, todos estão sujeitos ao vício. Veja esse relato: Um jovem teve seu primeiro contato com as drogas aos 13 anos de idade. Levava uma vida bem complicada, dando trabalho em casa e na escola. Foi morar com o tio, pois os pais não admitiam o uso de drogas em casa. Foi trabalhar em uma casa noturna, onde teve o seu primeiro contato com a Cocaína. Aos 18 anos conseguiu se tornar campeão de Jiu-jitsu, e por querer seguir sua carreira, parou de usar a Cocaína. Mas achou que poderia voltar a usar drogas para se divertir com os amigos, e, com o passar do tempo, o uso se tornou mais frequente e descontrolado. Ficou internado em várias clínicas fazendo tratamentos. Saía e ficava alguns tempos sem fazer uso, mas tinha recaídas cem vezes mais potentes. Sua família se afastou e ele passou a morar sozinho. Fez novamente outros tratamentos e assim conseguiu se recuperar, agora ele, aos 22 anos voltou a lutar e seguir sua carreira.

Solidariedade é um ato de bondade com o próximo. Há eventos solidários em que a renda é revertida para Instituições de Caridades, Hospitais, etc. Nesses eventos, principalmente shows e apresentações, é possível arrecadar muito. Temos como um dos exemplos de solidariedade o cantor de nossa região, Gusttavo Lima, que na nossa 33ª Festa da Produção não cobrará ingressos e sim 1kg de alimento não perecível. A solidariedade humana, portanto, deve superar as mais diversas barreiras que se colocarem em seus caminhos. Deve-se fazer o bem, sem olhar a quem, porque não basta somente ajudar. Deve-se fazer de coração. Ela nos faz crescer moralmente. Infelizmente o mundo todo sofre com carência de solidariedade humana de alguns que podem, mas se negam a ajudar. Os poucos voluntários do amor, por mais que queiram, não conseguem ajudar a todos os necessitados. Ser solidário é estar atento ao mundo que nos rodeia e escutar os apelos dos que estão em dificuldades. Paula Guimarães de Moura - 9° 2 M. ............................................................

Aplicativo: InstaSquare

O aplicativo gratuito Instasquare é muito legal. Dá para fazer colagens, e tem efeitos estilo Instagram. Possui ícones onde você pode escolher entre abrir a galeria, tirar foto na câmera do aplicativo ou fazer colagens. Você pode optar em deixar as bordas com a mesma imagem, só que desfocada,

para isso clique em Blur. Se quiser mais embaçado também dá. Há várias outras opções nesse aplicativo, como a opção de deixar as bordas em gradiente. Dá para deixar uma sombra na foto, o Shadow. E com o Straw você pode escolher uma cor na sua foto, com a ferramenta conta-gotas, para poder modificar a cor das bordas. E se você não gostou de nenhum efeito e quiser voltar para o original, é só clicar em Reset. E se você quiser colocar efeitos em suas fotos, é só clicar no ícone com a estrelinha. O restante dos ícones fazem coisas diferentes. É só você tirar um tempo para ver todos. Depois de tudo pronto, clique na aba de compartilhamento do lado do nome InstaSquare, abrirá uma tela e então você poderá salvar, ou mandar direto para o Instagram ou outras Redes Sociais. Instasquare é um bom aplicativo não só para quem procura postar fotos inteiras no Instagram, mas também gosta de adicionar efeitos e decorações nas imagens. Elyara Abadia Alves - 8º 1 M. Pedro Lucas Sousa e Silva, Bruno José Ribeiro de Freitas e Nickolas Pietro C. Santos - 6º 1 V.

Perfil Andreia Cristina Landim da Silva

Idade:12 anos - Altura:1,62m Cidade Natal: Presidente Olegário Matéria que mais gosta: Matemática Objetivo de participar do J.V.E.: Aprender, ser mais educada, não ficar na rua... Sonho de criança: Ser veterinária O que você mais gosta de fazer: Cuidar de minhas cachorras, conversar com minhas amigas e ir ao clube todos finais de semana. O que sua família representa para você: Minha família é tudo na minha vida. Profissão para seu futuro: Veterinária Musica preferida: Chuva de Arroz Cantor: Luan Santana Filme preferido: A Origem dos guardiões Livro preferido: A Fantástica Fábrica de Chocolate - Roald Dahl


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho – Agosto – Setembro – 2015

Comida preferida: Batata frita e galinhada Bebida preferida: Coca-cola Perfume preferido: Sol - Natura Esporte preferido: Queimada Time preferido: São Paulo Viagem que mais gostou: Uberlândia (no dia em que fui ao shopping). Lugar gostaria de conhecer: Espanha Estilo de vestir: Descolado Frase preferida: "A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho..." ..............................................................................................................

Dicas de Livros e Filmes

Garra de Campeão Personagens: Felipe, Joyce, Clovis, Lola e Tuta. Felipe é um cara corajoso e bom em motos, ganhou um campeonato onde concorria com um corredor que foi várias vezes campeão. Vale a pena ler. Welinton Luiz A. Frabi - 7º 1 M.

A Cabana

A filha mais nova de Mackenzie, Allen Philip, foi raptada durante as férias em família e havia evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta ao cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece se tornar irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele. Lívia Braga Fonseca - 6º 1 V.

Filme de comédia. Dona Hermínia é uma mulher de meia idade, divorciada do marido que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos, Marcelina e Juliano, sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado, depois de 2 semanas, dona Hermínia quando voltava para casa encontra dois jornalistas e começa a falar e não termina. Marcelina e Juliano vê na TV dona Hermínia falando de sua tristeza. Eles correm para o bosque onde ela está e quando chegam lá, eles abraçam-na e ela fica famosa. Eles voltam a ser como era antes...Assistam! Vocês vão adorar! Marcus Vinícius C. Silva – 7º 1 V.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes e revelar talentos na área. É realizada em duas fases: a 1ª fase (composta por prova objetiva, de 20 questões) e a 2ª fase (Prova discursiva contendo 6 questões). A 1ª fase foi em Junho e a 2ª fase no dia 12 de setembro de 2015, às 14h30min. Veja os alunos classificados neste ano para a 2ª fase, realizada no Centro de Aplicação: E. E. Pe. José André Caldeira Coimbra.

5

Classificados - Nível 1 (6º e 7º anos): 1 Alvaro Caixeta Queiroz 2 Danielle Daiane Soares 3 Gabriel Luiz Mendonça 4 Gabriel Souto Pacheco 5 Gustavo Gimenez Carvalho 6 Hyago Gabriel de Lima 7 Isadora Caroline Freitas Hansen 8 Kauan Ysmith Tavares Rodrigues 9 Livia Braga Fonseca 10 Matheus Jose Fonseca Santos 11 Maylla Gabriela Godinho Leal 12 Micaely Caroline Borges Silva 13 Nathielle Cristina da Silva 14 Nickolas Pietro Caetano dos Santos 15 Otávio Fernandes Caetano Classificados - Nível 2 - (8º e 9º anos): 1 Beatris de Assis Resende 2 Bruno Morais Silva 3 Felipe Rodrigues de Mello 4 Fharlley Amauri Fernandes 5 Francielly de Fátima Sousa Silva 6 Gean de Freitas Paulo 7 Luana Aparecida Alves Braga 8 Luiz Davi Rodrigues de Abreu 9 Maria Luisa da Rosa Santos 10 Mariele Sousa Santos 11 Maryane Pereira de Araújo 12 Matheus Jacinto Pacheco 13 Matheus Luís Pereira 14 Mitchell Souto Pacheco 15 Roberty Andre Vieira 16 Tiago Ferreira Borges 17 Weberson dos Santos Oliveira Na página www.obmep.org.br, há vários links que oferecem boas ferramentas para os alunos estudarem para as provas, como consultas à sessão Provas e Soluções e resolver as provas de edições anteriores da OBMEP, e também o Banco de Questões, que apresenta problemas elaborados pela equipe da Olimpíada. A premiação dessa olimpíada é feita através de medalhas de ouro, de prata, de bronze e Certificados de Menção Honrosa. Parabéns a todos os alunos que participaram! Lívia Braga Fonseca - 6º 1 V.

ESPORTES HANDEBOL

É uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em


Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

1919 na Europa. O jogo inicialmente era praticado em um campo similar ao do futebol e era disputado por duas equipes de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete, sendo um no gol e seis na linha usando as mãos. Vence quem fizer mais gols. No Brasil, este jogo surgiu no sul do país pelos imigrantes que trabalhavam em fábricas e jogavam nos intervalos do almoço. Na E. M. Carmem Celina os alunos do 6º ao 9º ano praticam handebol, na disciplina de Ed. Física. Andreia Cristina Landim Silva - 7º1 V Anderson Carlos Alves - 7º 1 V Marcus Vinícius C. Silva - 7º 1 V Raissa Geovana M. Leal - 5º A V Amanda Alves Cajazeira - 7º 1 V

categoria Melhor Música, com a música: Chiclete. Faleceu na madrugada do dia 24/06/2015. Seu carro saiu da pista e capotou. Estava sem o cinto de segurança no banco de trás do carro. O Brasil perdeu um grande cantor. - Não esqueça de usar o cinto de segurança, ele pode salvar vidas! Amanda Alves Cajazeira - 7º 1 V. Evandro Miranda Lopes - 6º 3 V. Geovana Cristine R. Lima - 7º 1 V. Jheniffer Tainá D. Nunes - 5º B V. IGUALDADE DE GÊNERO

ENQUETE INTERCLASSE Quais as turmas irão jogar? Turmas do 2º ao 9º anos, dos turnos matutino e vespertino. Quais jogos serão disputados? Vôlei, queimada e futsal. Qual é a data dos jogos? Qual horário? Dia 31/10/15, às 7h00 da manhã. Será aberto ao público? Não. Só os pais, se eles quiserem poderão vir. Haverá uniformes personalizados? Serão usados os uniformes da escola. Biografia de CRISTIANO ARAÚJO

Cristiano Melo de Araújo nasceu em Goiânia-GO dia 24/01/1986. Foi um cantor, instrumentista e compositor brasileiro de música de nea. A sertaneja. Aos 6 anos de idade, ganhou o primeiro violão e, aos 10 anos, compôs sua primeira canção. Gravou o primeiro CD aos 13 anos, com 05 músicas, para participar do Festival do Faustão. Ficou entre os 06 melhores da região Centro-Oeste. Consagrou-se em 2011, com o CD e DVD “Efeitos”. Em setembro de 2013, provou que realmente era um cantor eclético dominando os mais diversos ritmos. Lançou-se no mercado internacional realizando uma turnê nos Estados Unidos. Concorreu ao Prêmio Multishow 2015, em 01/09/15, um dos mais importantes do país, na

✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔

iguais, liberdade sobre nosso próprio corpo (direito de se expressar através de linguagem corporal, como o uso de tatuagens, o que não é muito aceito no campo da empregabilidade), luta contra a violência, lei Maria da Penha. Temos a campanha HeForShe (#ElePorEla) lançada pela ONU Mulheres. A mulher não é um “sexo frágil”, na maioria das vezes tem que ser mãe, trabalhar fora, cuidar da casa e do marido e dividir as despesas. Elas são fortes e importantes. É preciso haver igualdades e estes movimentos não vão parar até que a última mulher tenha igualdade de direito à educação, salário justo, segurança e liberdade sobre o próprio corpo, sem nenhum desmerecimento, “...pois eu não volto pra cozinha, nem o negro pra senzala,... o choro é livre e nós também - Pitty” Elyara Abadia Alves – 8º 1 M.

ESPAÇO DO SABER Igualdade de Gênero é um conceito que define a busca da igualdade social entre homens e mulheres. Já o Femininismo foi um movimento que surgiu na Europa por volta do século XIX, como consequência dos ideais da Revolução Francesa que tinha o lema "Igualdade, Liberdade e Fraternidade”. O feminismo, como muitos pensam, não é um movimento que defende a figura feminina sobre a masculina, mas sim, uma luta pela igualdade de direitos entre ambos os gêneros. Embora alguns pais esperem que seus filhos homens se formem e as meninas se casem, vimos que, no total de pessoas analisadas entre 25 anos ou mais, 12,5% das mulheres e 9,9% homens tinham o nível superior completo no ano de 2012. No mesmo grupo etário, entre as pessoas empregadas, a diferença é ainda maior: 19,2% das mulheres tinham nível superior completo, enquanto na participação masculina o índice era 11,5%. Assim como a desigualdade dos salários, pelo simples fato de um empregado ser “mulher” ele tem seu salário reduzido em até 30%. Um dos antigos movimentos feministas serviu para obtermos o direito do voto, exemplo as “Sufragistas”, e até mesmo para obtermos a liberdade de expressão. Atualmente, os movimentos são mais radicais e chocantes, há protestos e campanhas para obtermos salários

E vamos continuar esclarecendo mais algumas dúvidas, muito frequentes, das regrinhas de Português: Uso do Mas e Mais.

MAS e MAIS A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário. Ex: Esforcei-me bastante, mas não obtive o resultado necessário. Já o vocábulo “mais” se classifica como pronome indefinido ou advérbio de intensidade, opondo-se, geralmente, a “menos”. Ex.: Ele escolheu a camiseta mais cara da loja.

............................................................... Projeto o Mundo Mágico da Leitura


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho – Agosto – Setembro – 2015

Projeto o Mundo Mágico da Leitura (Professoras: Silene Godinho, Marta Cunha, Maria Rita e Ieda Pacheco) Projeto de Ação Pedagógica nas Obras de: - O Tesouro do Quilombo (Ângelo Machado); - A Árvore que Dava Dinheiro (Domingues Pellegrinni); - Zezinho o Dono da Porquinha Preta (Jair Vitória); - O Fantástico Mistério de Feiurinha (Pedro Bandeira); - O Menino Narigudo (Walcyr Carrasco) Veja os demais cartazes no blog do jornal! Link: Exposições na Escola

CONCURSO DE DESENHO

EVENTOS Formatura do PROERD

Aconteceu no dia 14/08/2015, a formatura dos alunos dos 5os anos que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).Com a presença de autoridades, banda de música, Polícia Militar, imprensa, familiares, amigos e funcionários da escola os alunos proerdianos, juntamente com os professores regentes e a instrutora Cabo Eni Nascentes, receberam o diploma de conclusão do PROERD. Durante a solenidade foram feitas apresentações artísticas, pelos alunos, referentes aos temas abordados durante o Programa. Os alunos que fizeram as melhores redações, 1º , 2º e 3º lugares, foram premiados e, o aluno que ficou em 1º lugar, fez a leitura de sua redação. Após a solenidade foi servido um delicioso almoço para todos que participaram da cerimônia. A direção, funcionários e alunos agradecem a presença e a ajuda de todos que contribuíram para o sucesso e brilhantismo do evento.

REUNIÃO ESCOLAR

Maycon Henrique Teixeira Rocha, 9º 4 Matutino, foi o aluno vencedor do Concurso de Desenho. Valor do Prêmio: R$ 30,00. O tema do concurso foi a FESTA DE ANDREQUICÉ. Parabéns a todos os alunos pelo empenho e pela criatividade! Veja as fotos do mural dos desenhos no blog do jornal.

SER PAI É o que senhor nos ensina com sua presença amiga. Sua maneira de caminhar com a gente. Orientar, exigir e consentir... Ser pai é ser como o senhor... Te amo!

No dia 04/09/2015, nas dependências da escola, aconteceu mais uma reunião com a comunidade escolar. No primeiro momento a diretora ressaltou os pontos positivos da escola e passou alguns problemas que estão acontecendo e que precisam ser resolvidos com a ajuda dos pais. Em seguida houve a apresentação do grupo de dança formado pelos alunos do Projeto Mais Educação, da Professora Érica. Logo após os pais foram para as salas de aulas dos filhos para conversar com os professores e pegar os boletins com os resultados do 2º Trimestre. No turno da manhã foi servido almoço e, a noite, um delicioso feijão tropeiro para todas as pessoas presentes. A direção e funcionários agradecem a presença da maioria dos pais, 94% dos pais compareceram à reunião, pois só com a parceria e apoio da família conseguiremos alcançar nossos objetivos e formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade.

FELIZ DIA DOS PAIS

Vende-se uma bicicleta rosa com branco, aro 26 seminova. Tratar com Viviane Rufina de Santana, fone: 9996-1492 Perdi um carrinho azul na rua, que tem o número 3 no capô e aerodinâmica. É um caminhão pequeno de roda branca e capota preta. Paulo César 3º A M.

Grupo de dança – Projeto Mais Educação ...........................................................................................................

Produção dos alunos do 2º Ano Os alunos do 2º Ano Vespertino, Prof.ª Ânjela, trouxeram várias receitas de

7

suas casas e apresentaram aos colegas na forma de um Mural de Receitas. Fizeram a receita de Gelatina. Todos participaram, ajudando no preparo. A turma adorou! Parabéns pela iniciativa Dª Ânjela!

Receita – Gelatina Ingredientes: 01 gelatina de uva, 250 ml de água quente e 250 ml de água fria. Modo de Preparo: Em uma jarra coloque a gelatina, acrescente água quente, misture até dissolver, acrescente água fria e mexa novamente. Coloque em potes e leve para a geladeira. Parabéns aos alunos do J.V.E. pela contínua dedicação! Prof.ª Vanusa Viana Oficina do Jornal Vida Escolar – Período Matutino Amanda Alves Cajazeira - 7º 1 V Anderson Carlos Alves – 7º 2 V Andreia Cristina Landim da Silva – 7º 1 V Bruno José Ribeiro de Freitas – 6º 1 V. Eryka Thaíssa Gonçalves de Sousa – 6º 1 V Evandro Miranda Lopes - 6º 3 V Geovana Cristine dos Reis Lima – 7º 1 V Giovana Beatriz Cândido Pereira - 6º 1 V Jhenifer Tainá Damasceno Nunes – 5º B V. Lívia Braga Fonseca – 6º 1 V Luiz Fernando Silveiro da Silva – 7º 2 V Marcus Vinícius Cardoso Silva – 7º 1 V Manoele Carina Alves Cajazeira – 5º B V. Mateus Rosa Santana – 7º 2 V. Mirely Luiza de Sousa Marques - 6º 1 V Nickolas Pietro C.dos Santos - 6º 1 V Pedro Henrique Rosa Santana – 5º B V. Pedro Lucas Sousa e Silva – 6º 1 V. Raíssa Geovana Marques Leal - 5ºA V Thainá Aparecida Martins Rodrigues - 7º 2 V William Oliveira Ribeiro- 6º 3 V Oficina do Jornal Vida Escolar – Período Vespertino Adrielly Oliveira da Silva – 6º 2 M. Elyara Abadia Alves – 8º 1 M Gabriel Donizetti Silva – 6º 1 M Larissa Kaylane dos Santos- 7º1 M Leidiana Tomaz Pereira – 7º 1 M Marlice dos Reis Araujo Silva – 8º 3 M Paula Guimarães de Moura – 9º 2 M Welinton Luiz Alves Frabi – 7º 1 M

EXPEDIENTE Publicação: Trimestral – Tiragem: 1500 cópias Direção da Escola: Maria Helena de Oliveira Lima Vice Diretora: Márcia Maria Rodrigues Diagramação/produção: Vanusa Viana N.Godinho C. P. Mais Educação: Gislene Maria Silva Endereço da escola: R Guilhermina Moreira, 1533 – B. Planalto – Presidente Olegário/MG CEP: 38750-000 – Fone: 34 3811 1653 E-mail da Escola: carmemcelina@gmail.com blog: www.jornalcarmemcelina.blogspot.com Todo o conteúdo deste jornal é de responsabilidade das pessoas que aqui constam e dos alunos que assinam os textos publicados. * Dúvidas ou sugestões entre em contato conosco*


Jornal Vida Escolar – www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

Jornal Vida Escolar 9ª Edição  

Jornal Escolar elaborado pelos anos da E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho Prof.ª Vanusa Viana Nogueira Godinho

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you