Page 1

Edição Nº 07 Fevereiro/Março Abril/2015

#

______________________________________ Jornal Escolar dos Alunos da E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - Presidente Olegário - MG

Veja nesta 7ª edição:

Pág.06

Pág.05

Pág.06

Pág.03

Aniversários

Dicas de Filmes

Pág.03

Projetos

Pág.06

EVENTOS Espaço Literário

Pág.04

Pág.05

Pág.07

Agradecimentos

Pág.03

Pág.02

Pág.08

EDITORIAL Olá galera! Temos o prazer de lhes apresentar a 7° Edição do Jornal Vida Escolar. Apresentamos a vocês um novo cantinho da escola, classificados, notícias, entrevistas e diversos outros assuntos. Fizemos com muito carinho. Esperamos que apreciem a leitura tanto quanto apreciamos escrevê-lo. Boa leitura! ElYArA ABADIA AlVEs - 8º 1 m.

Informação

Em

de ida

v ati

polg aç

Esfo

i Cr Dedicação

rço

Cultura ento s Amizade Conhecim ios Desaf

Prevenir é o melhor remédio Pensa! O pensamento tem poder. Mas não adianta só pensar. Você também tem que dizer! Diz! Porque as palavras têm poder. Mas não adianta só dizer. Você também tem que fazer! Faz! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer!

Gabriel - O Pensador

18 de abril Dia Nacional do Livro Infantil Dia de Monteiro Lobato.

Leia para uma criança!

As palavras ensinam, mas os exemplos arrastam!

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD foi iniciado no mês de abril/2015, com encontros semanais, às terças-feiras, nas turmas os dos 5 anos do Ensino Fundamental, ministrados pela Cabo Eni Maria Nascentes. Reafirmamos a importância desta parceria e agradecemos à Polícia Militar de Minas Gerais por contribuir com a formação integral de nossos alunos.

Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.

(Mário Quintana)

ão


Jornal Vida Escolar - www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

2

Entrevista A Escola Carmem Celina possui um consultório odontológico com atendimento gratuito a todos os alunos e à comunidade. Vamos conhecer um pouco mais sobre os procedimentos feitos por um dentista:

1ª Entrevista:

Sr. Renato Antonio de Melo, CRO/MG 35884

1- Faça-nos uma breve apresentação de sua vida profissional, formação, tempo de exercício nesta profissão, área de atuação etc. R: Graduado pela UFMG em dezembro de 2007. Em atividade desde janeiro de 2008. Pós-graduado em implantodontia desde 2011 e atuo em PSF desde 2009. 2-Em qual idade deve-se iniciar a escovação? R: Aescovação sempre deve ser vista como uma forma de limpar os dentes e deve ser eficiente e contínua. Começa logo após a aparição dos primeiros dentes. 3-O que fazer quanto aos incômodos quando se inicia a dentição de leite? R:A erupção da dentição decídua muitas vezes é acompanhada de um processo doloroso e até estados febris, devido à atividade dos tecidos gengivais do local. Cada caso deve ser avaliado pelo dentista afim de se escolher a abordagem correta. 4-Quando os dentes de leite apresentam problemas isso acontecerá também com a dentição permanente? R: Não. Os problemas dentários, em sua maioria, são vinculados à causa e efeito e dependem, por exemplo, do tipo de alimentação do paciente. 5-Quais suas orientações sobre o hábito de mascar chiclete, uso de cigarro e bebidas alcoólicas em relação à saúde bucal? R : Todos esses hábitos são nocivos e devem ser evitados pelos pacientes, pois cada um, à sua maneira, contribuem significamente no aparecimento dos problemas bucais. 6-Quais os problemas bucais mais frequentes? E quais as principais causas destes problemas? R: Cárie, gengivite e periodontite e estão associados a fatores de predisposição genética aliados, obrigatoriamente, a uma higienização bucal mais eficiente. 7-O que é cárie? R: É uma doença que tem como consequência final a cavita-

ção das estruturas rígidas do dente, muitas vezes, com consequências graves aos pacientes. 8-Como é feita a restauração dos dentes? R: É feita pela substituição das partes comprometidas do dente, por material de preenchimento rígido, obedecendo critérios rigorosos de indicação para cada caso. 9-Por que algumas vezes o tratamento de canal é necessário? R: Quando há o comprometimento da estrutura mais interna do dente, a polpa, que muitas vezes é acompanhado de dor intensa. 10-Em quais situações o aparelho odontológico é recomendado? R: É recomendado nos casos em que há o comprometimento estético e função do aparelho estomatográfico e que possa ser melhorado com o uso do dispositivo ortodôntico. Deve ser efetuado com planejamento rigoroso. 11 - Q u a i s o s i n s t r u m e n t o s m a i s utilizados na rotina do consultório? R: Todos os instrumentos odontológicos devem estar sempre à disposição para uso pelo profissional, mas os mais usados são os de abordagem clínica rotineira como espelhos bucais, pinças, sondas, seringa, carpule, fórceps e brocas. 12-Quando a prótese dentaria é indicada? R: Quando há a perda de órgão dentário e que deve ser substituído para o não comprometimento de suas funções. Pode ser fixa ou removível. 13-Com que frequência devemos ir ao dentista? R: A média de 3 a 6 meses é a mais comum, mas esta frequência deve ser sempre que o paciente entender que há a necessidade. 14-Qual a maneira correta de se fazer uma escovação? R: Não existe uma maneira 100% correta para a escovação. Deve ser feita uma orientação eficiente ao paciente de como fazer e este executar a melhor forma que lhe convier, mas que seja feita a limpeza correta dos dentes. 15-Em suas considerações finais, deixenos algum conselho sobre a saúde bucal. R: Não é o dentista quem cuida dos dentes dos pacientes, mas sim, alguém que simplesmente ajuda os próprios pacientes a fazerem isto.

Com esta entrevista nós aprendemos que é preciso sermos cuidadosos com os dentes e com a higiene bucal para não precisarmos de tratamentos mais complexos. Paula Guimarães de Moura - 9° 2 M.

Nossa 2ª entrevista é com a nossa professora de Matemática Dª Luzia! 1- Qual é o seu nome completo? R: LuziaAparecida Santos. 2 - Quando você era pequena qual era o seu sonho? R: Sonhava em ter uma profissão e não depender financeiramente de ninguém. 3 - Qual faculdade e qual curso a senhora fez? R: Cursei Matemática na FEPAM. 4 - Como chegou à conclusão de que queria fazer este curso? R:Tenho mais facilidade com números e, na época, nossa região oferecia poucas opções de curso superior. 5 - Quais foram as maiores dificuldades para conseguir se formar na faculdade? R:Eu trabalhava em São Pedro da Ponte Firme e estudava em Patos de Minas. Era muito cansativo, pois chegava em casa à 00h45min. e dependia do trabalho para pagar as mensalidades. 6-Por que você quis ser professora? E seus familiares incentivaram a ser professora de Matemática? R: Meu avô paterno era professor, na época, uma profissão de status na sociedade. Cresci ouvindo meu pai dizer que o sonho dele era que todas as filhas se tornassem professoras. 7 - Quantos anos de carreira a senhora têm? E na E. Carmem Celina já são quantos anos de trabalho? R: Tenho 24 anos de profissão. Na Escola Carmem Celina já são 15 anos. 8 - A senhora trabalha em outra escola? R: Sim, trabalho também na E. E Farnese Maciel. Sou professora do 4° ano do Ensino Fundamental.

9 - Qual foi a primeira escola onde a senhora lecionou? R:Escola Municipal da Fazenda Capim Branco local onde estudei de 6 a 9 anos de idade. Já faz alguns anos que esta escola foi fechada. 10 - Em sua opinião quais são os tipos de aulas que despertam maior atenção nos alunos? R: A aula em que o professor dá a abertura para que os alunos exponham suas opiniões e até mesmo falem sobre suas experiências. 11 - Além da Matemática qual outra matéria gostaria de lecionar? R: Ciências. Gosto muito principalmente sobre o corpo humano.


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - Fevereiro - Março - Abril-2015

12- Se pudesse mudar de profissão, qual seria? R: Psicóloga. Gosto de poder ajudar crianças e adolescentes. 13- A senhora tem algum sonho ainda não realizado? R: Sim. Vários. Dentre eles fazer o curso de Psicologia. 14- Qual foi sua maior dificuldade no passado? R: Andar 7 km a pé diariamente, sozinha na madrugada, para chegar até a escola. 15- Como explica sua facilidade de divertir as aulas? R: Sou bem humorada e gosto do que faço. Tenho péssimas recordações de alguns professores que tive e acho que isso também contribuiu para a minha maneira de trabalhar com crianças e adolescentes.

Quero agradecer a nossa prof.ª Vânia Marques por ser tão carinhosa conosco. Obrigada por estar junto com a gente. Sabrina Marielle C. Lima - 7° 3 M. Quero agradecer muito aos professores que até hoje me ajudaram a melhor aprender. Obrigada! TalitaAlves Ferreira - 4°AM.

Obrigado(a) pela entrevista. Gostaria de deixar algum conselho aos alunos?

Sonhe! Se preocupe com o amanhã! Seu futuro é consequência do que fizer hoje! Através desta entrevista vimos que nada é fácil na vida. Apesar de todas as dificuldades, quando queremos, conseguimos realizar nossos sonhos. Precisamos ser perseverantes para conseguir alcançar nossos objetivos e, que tentar é o mais importante de tudo. Lívia Braga Fonseca - 6° 1 V. Paula Guimarães Moura - 9° 2 M.

Quero agradecer às minhas amigas e professores que me ajudam a seguir em frente e me ensinam tanto. Lívia Braga Fonseca - 6° 1 V.

Quero agradecer todas as minhas professoras do ano passado, pois todas foram maravilhosas e quero agradecer, também, as minhas professoras deste ano. Que este ano seja bom e legal como os outros. Mariany Apª R. Romão - 7°2 M.

nossa cultura. Somos “O País do Futebol”, uma paixão nacional. O futebol influencia a vida da maioria das pessoas, seja mulher, homem e até mesmo criança. No Brasil aprendemos a gostar de futebol desde a infância. Erika Thaissa G. de Souza - 6º 1 V. Kauãn Kristhyan S. Ferreira - 6º 3 V.

QUEIMADA Desta vez vamos falar sobre as quadras. Veja como percebemos este espaço:

16 - A senhora pratica algum esporte? R: Infelizmente não pratico nenhum. 17- O que é mais importante na sua vida? R: Com certeza são os meus três filhos: Yan, Yago e Eythor . 18- O que acha da Educação Brasileira? R: Está de mal a pior! A educação precisa ser prioridade. Ela é a base de uma sociedade.

3

Temos duas quadras na Escola Carmem Celina. Nelas praticamos vários esportes: Vôley, Futebol, Handebol, Queimada, Pique Vôlei, Spiribol e outros. Temos algumas regrinhas durante as atividades na quadra: - Não bater no colega, não chupar balas ou chicletes, não jogar sem o tênis, as meninas virem sempre de cabelos amarrados e que todos sempre participem!

A queimada é uma brincadeira muito legal. A quadra é dividida em duas partes. Em cada uma dessas partes fica um grupo de jogadores. O objetivo é ‘queimar’ o jogador adversário. O time que ficar com o maior número de jogadores em quadra é o vencedor. Luana Eduarda Santos- 6º 3 V.

SEÇÃO SAÚDE e BEM-ESTAR

FUTEBOL

O FUTEBOL é um esporte que nos ajuda a ter força física. Eu me sinto ótimo quando estou jogando, pois sinto que a cada dia que jogo emagreço e me fortaleço cada vez mais. É um esporte que requer muita energia porque pulo, corro e brinco muito. Nickolas Pietro C. dos Santos - 6º 1 V.

Nós brasileiros sabemos que o futebol, querendo ou não, faz parte da nossa vida e, principalmente, da

O câncer do colo do útero é causado pelo Papiloma Vírus Humano - HPV. É transmitido por via sexual. Causa coceira, irritação, e verrugas genitais que sangram. Também pode ser transmitido pelo contato de mãos contaminadas, roupas íntimas e objetos pessoais. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. Previna-se. Tome a vacina contra o câncer do colo do útero. Fique atenta aos dias de vacinação na rede pública, nas escolas e postos de saúde para meninas de 11 a 13 anos. Esta pode ser a primeira geração, praticamente livre, do risco de morrer de câncer do colo do útero. Vamos todos nos cuidar, pois a saúde vem em primeiro lugar! Joice Aparecida da Silva – 6º 1 V.


Jornal Vida Escolar - www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

4

Febre Chikungunya

É uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. Tr a n s m i t i d a p e l a p i c a d a d o s mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus que são infectados depois de picar alguém contaminado. Após o período de sete dias, este mosquito pode transportar esse vírus durante toda a sua vida. Esta febre não é transmitida de pessoa para pessoa. As duas doenças, citadas acima, podem ocorrer juntas no mesmo paciente. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”. O período de incubação desta febre varia de dois a doze dias. Os sintomas da febre são:

Dor nas articulações, dor nas costas e dor de cabeça. Outros sintomas incluem erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos e mialgias. O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue). As larvas deste mosquito nascem e se criam em água parada. Veja como eliminar o risco: Evite o acúmulo de água, coloque areia nos vasos de plantas, limpe as calhas, l impe as piscinas com frequência e seja consciente com o destino de seu lixo. ThiagoAmorim de Castro – 7º 1 V. Leidiana Tomaz Pereira – 7º 1 M. Marlice dos ReisA. Silva – 8º 3M.

pois com ela você segue em frente sem olhar para trás. Tente sempre e aproveite as oportunidades que aparecem em sua vida. Peça ajuda, não tenha medo. Algum dia você conseguirá alcançar seus sonhos. Lívia Braga Fonseca - 6° 1 V.

Como realizar seus sonhos Em minha opinião existem alguns passos básicos para se alcançar o sonho desejado. Primeiro: Ter um sonho. Ele é a base de tudo. Precisamos pensar, desde cedo, o que fazer de nossas vidas. Todos nós temos um dom e eu acredito que não seja herdado, mas sim conquistado, com luta e esforço nosso. Nada é ganho sem merecimento. Segundo: A determinação. Se você quer algo não existe barreira alta demais, não existe livro grosso demais, não existe matéria difícil demais. “Se não eu. Quem? Se não agora. Quando? (Emma Watson).” Se você confiar em você e ir fundo pode fazer o que sonhar. Terceiro: Confiança. É necessário confiar em si mesmo, acreditar, pois assim você demonstra ser confiante e acaba fazendo as pessoas confiarem em você. Por último, e não menos importante, você terá que fazer alguns sacrifícios, perder horas de sono e de diversão. Para isso você precisará organizar seu horário, mas com certeza valerá à pena. Assim é possível alcançar a realização do seu desejado sonho! ElyaraAbadiaAlves - 8° 1 M . PEnsE AntEs DE PostAr nAs rEDEs soCIAIs

Muitas pessoas publicam textos e fotos sem pensar nas consequências. To d o s n ó s e s t a m o s s e n d o observados. A internet traz uma falsa sensação de segurança e liberdade, mas, na verdade, estamos sendo constantemente monitorados e vistos mundialmente por toda e qualquer pessoa. Existem pessoas boas e pessoas más então, você não sabe quem vai encontrar pela frente. Nunca se pode ter certeza de que a pessoa que você está conversando é realmente quem ela diz ser. Há muitos casos de pessoas que se apresentam com o perfil falso só para serem aceitas e, ao começarem uma amizade podem até envolver a pessoa em alguma armadilha, principalmente, quando a vítima é criança ou adolescente. Não clique em todos os links sugeridos. Ter amigos virtuais pode ser algo muito bom, mas é necessário ter muito cuidado, não passar informações pessoais, muito menos marcar encontros. Você pode fazer bons amigos se mantiver as devidas precauções. Vivemos num conflito de opiniões e, por isso mesmo, seu comportamento on-line será avaliado de forma diferente, por diferentes pessoas. Ele pode facilitar ou dificultar seu desenvolvimento profissional. Todos querem postar suas fotos e de seus familiares, mas evitem expor sua privacidade, evitem se expor demais, para sua própria segurança. Qualquer um pode, além de usar os seus dados, copiar suas fotos e usá-las indevidamente. Não existe nada demais em usar a internet, mas devemos ficar atentos ao que escrevemos, lemos ou vemos na mesma. ElyaraAbadiaAlves - 8º 1 M. Paula Guimarães Moura - 9º 2 M. Eduarda Tavares Oliveira - 6º 1 V. Kauân Ysmith T. Rodrigues - 7º 2 M.

CYBERBULLYING

Como realizar seus sonhos

Você realiza seus sonhos através da fé. Aperseverança te ajuda muito,

Hoje em dia, as redes sociais viraram uma febre. Ninguém quer ficar de fora! Ficamos totalmente conectados e interligados. Nos ajuda a entrar em contato com antigos amigos, familiares que moram longe, porém, deve-se ter toda a cautela

CYBERBULLYING é uma das consequências da falta de cuidado ao postar algo sobre alguém. Tenha cuidado com o que você posta. O bullying pode virar um cyberbullying dependendo da situação e isso não tem graça. Pode até ser engraçado quando é você


E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - Fevereiro - Março - Abril-2015

quem faz ou quando você apenas assiste. Coloque-se no lugar da outra pessoa. Isso não é legal, é crime. A pessoa pode ser presa. Não é brincadeira, é sério. Então pense bem antes de falar ou postar algo ruim a respeito de alguém. ElyaraAbadiaAlves - 8º 1 M. Paula Guimarães Moura - 9º 2 M.

Para ser feliz, assim como na vida, é preciso ter algumas regras:

Ÿ

* Faça um elogio sincero a cada dia. * Agradeça a quem faz sua vida feliz. * Ajude quem precisa sem que te peça. * Procure qualidades e não defeitos. * Divida a sabedoria que você tem. * Coloque-se no lugar do outro. * Quando ver alguém sem sorriso, doe o seu. * Ame aos outros como a ti mesmo. * Faça a prática do bem, seja gentil. * Perdoe o próximo, pois você também erra. * Diga obrigado(a), licença e por favor. * Tenha pensamentos positivos. * Sinta paz no seu coração. * Não se prejudique, prejudicando o próximo. * Seja um bom amigo. * Não seja mal educado. * Não cobice nada que é dos outros. * Tenha perseverança. * Não seja mentiroso. * Ame a seus familiares, amigos e até inimigos. Não existe fórmula mágica, mas se seguir algumas regrinhas e modificar a forma de viver, vai se sentir mais feliz!

AmandaAlves Cajazeira - 7º 1 V. Andreia Cristina L. Silva - 7º 1 V. Luis Fernando Silvério Silva - 7º 2 V. Nickolas Pietro C. Santos - 6º 1 V.

5

Dica de Filme

PERFIL Maycon Lucas Alves dos Santos Idade:13 anos

Cidade Natal: Patos de Minas Matéria que mais gosta: Português Objetivo de fazer o jornal: Aprender, pois posso precisar no futuro. Sonho de criança: ser Animista O que mais gosta de fazer: jogar vídeo game O que sua família representa para você? Tudo! Amo a todos! Pensa em ser: advogado Música preferida: Mc Daleste - Em teu olhar Filme preferido: Velozes e furiosos 7 Livro preferido: As crônicas de Narnia Comida preferida: Macarrão Bebida preferida: Coca-cola Perfume preferido: Malbeck Esporte preferido: Queimada Time preferido: Flamengo Lugar que gostaria de conhecer: Japão Frase preferida: Seja você mesmo! Sem pensar no que os outros querem que você seja.

Lorax – Em busca da trúfula perdida

Lorax é um filme que tem como o tema o meio ambiente. É a história sobre um menino que não conhecia árvores de verdade, mas que tinha muita vontade de conhecê-las. Um dia ele foi à casa de uma menina de quem gostava. Ela tinha desenhado, em sua parede, belas árvores e disse que tinha muita vontade de conhecêlas e se alguém, algum dia, levasse uma árvore de verdade para ela, ela até se casaria com ele. Neste dia ele foi atrás dessas árvores... Vale a pena assistir. AmandaAlves Cajazeira - 7º 1 V. Kauan Y. T. Rodrigues - 7º 2 M.

Curiosidades Gabriel, o Pensador

Aplicativo:

My Talking Ângela É um aplicativo muito bom de se jogar, pois você tem que cuidar da gatinha virtual como se fosse um bichinho de estimação. Tem que dar banho, escovar os dentes, brincar, por para dormir e dar comida. E a cada fase concluída, você ganha cinco figurinhas para colar no álbum. Quando você completar o álbum ganhará diamantes. Você pode escolher a roupa, o cabelo e a maquiagem. Isso nos ensina que, se você tiver um bichinho de estimação, deve cuidá-lo como se tivesse cuidando da gatinha virtual Ângela, com muito carinho e atenção, para que ele tenha uma vida feliz e saudável. Amanda Alves Cajazeira - 7º1V.

Este cantor costuma usar sátira, ironia, humor, metáforas e ainda paradoxos em suas músicas. Alguns de seus temas são a desigualdade social, corrupção, liberdade, igreja, polícia, pobreza, violência e o racismo. Seus principais "alvos" são alguns estereótipos como os playboys, filhos de pais da classe média alta que dependem do dinheiro dos mesmos e que não fazem nenhuma tentativa de conseguirem algo por conta própria. E ainda, homens ou mulheres atraentes que são bem sucedidos na vida por sua aparência, mas que se recusam a pensar criticamente sobre o seu comportamento. Nome completo: Gabriel Contino Nascimento: 4 de março de 1974. Signo: Peixes Cidade natal: Rio de Janeiro Gênero: hip hop, rap, rap rock e pop Ocupação: compositor, escritor, rapper e empresário Instrumento: voz Cantores favoritos: Bob Marley, Run-D.M.C., Beastie Boys, Chico Buarque, Lobão, Legião Urbana e vários outros. Pesquisado por todos os alunos do J.V.E.


Jornal Vida Escolar - www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

6

MEIO AMBIENTE: Coleta Seletiva

PÁSCOA SOLIDÁRIA Com o apoio da escola e familiares os alunos do 9º ano 1 vespertino arrecadaram alimentos e outros produtos que foram doados às famílias carentes em forma de cestas básicas. A escola parabeniza a todos os envolvidos pela iniciativa.

Crônica: As duas cabras e a tecnologia

Coleta seletiva de lixo: Consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de alimentos, cascas de frutas e etc...). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. Os materiais recicláveis devem ser separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos. Precisamos estimular o plantio de árvores, a coleta seletiva, a reciclagem do lixo, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; ter cursos, palestras e estudos que nos informem e nos orientem para, juntos, conseguirmos ter soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo custos de reciclagem. Podemos fazer a nossa parte, separando o nosso lixo ou mesmo os que estão na rua, colocando-os nas cestas de lixo corretas, o que for vidro na cesta de vidro, o que for metal na de metal, e assim por diante. Então colabore e faça sua parte !

Luiz Fernando S. Silva – 7º 2 V. Eryca Thaissa G. Souza – 6º 1 V. ThiagoAmorim de Castro – 7º 1 V.

Duas cabras embarcaram em um ônibus em Washington (EUA). No ônibus todos os passageiros estavam usando o celular. Quando elas entraram no ônibus, ninguém percebeu. La dentro, elas começaram a comer alguns documentos dos passageiros. Depois foram para o fundo do ônibus, usaram o banheiro e o bebedouro. Cada uma sentou-se em uma poltrona e tiraram um cochilo, sem que nenhum passageiro percebesse a presença delas. Por causa desta tecnologia, cabras estão pegando carona? “Um dia estes celulares estarão matando...virando assassinos”. Autor: Átila Gabriel - 7º 1 V Prof.ª Maria Rita da Fonseca

Homenagem feita pelos alunos à professora Maria de Fátima Silva Santos que se aposentará este ano:

Professora, obrigada por passar este tempo conosco nos ensinando e nos corrigindo. Seu papel é muito importante, pois sem ele não saberíamos ler, escrever, fazer operações e muitos outros ofícios que ninguém sabe melhor que um professor. Sempre teremos uma eterna gratidão por essa temporada que a senhora passou conosco. Muito obrigada! Parabéns pela merecida aposentadoria. JoiceAparecida Silva - 6º 1 V. Sem nossos professores nunca chegaríamos a lugar algum. São eles que nos ensinam e nos auxiliam na nossa jornada. Os que se aposentaram, passaram muita sabedoria para todos nós. Tenham certeza que fizeram algo que dinheiro algum pode pagar. Seremos sempre gratos pelo que nos ensinaram. ElyaraAlvesAbadia - 8º 1 M. Toda a escola a abraça fraternalmente!

Programa Mais Educação 2015 Foi iniciado no dia 05 de fevereiro, com a realização de diversas atividades: Acompanhamento Pedagógico, J o r n a l E s c o l a r, I n f o r m á t i c a , Recreação/Esportes, Fanfarra entre outras. Agradecemos à comunidade escolar pela confiança em nosso trabalho e lembramos que o atendimento será ampliado logo que possível.

Alunos durante a recreação no turno matutino

Alunos durante a recreação no turno vespertino

Os alunos do turno matutino e do Programa Mais Educação estiveram no ginásio do Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas), em 06/02, participando do evento Trilha do Saber. Acompanharam diversas atrações e receberam um kit de material escolar.


7

E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho - Fevereiro - Março - Abril - 2015

Aniversariantes do 1º Semestre Feliz Aniversário, muita paz e saúde a todos os funcionários da Escola Carmem Celina! JANEIRO Lucilene Nunes de Oliveira – 03 Rogério Honorio Silva – 07 Lázara Maria de Amorim – 13 Silene de Deus Godinho – 16 Carla Andressa – 19 Elida da Consolação Marra – 25 FEVEREIRO Vanusa Viana N. Godinho – 04 Valéria Rodrigues S. Pinheiro – 10 Eliane Lopes da Silva – 16 Maria Rita da Fonseca – 24 Lucia Aparecida Silva – 25 MARÇO Margaret Rodrigues – 01 Ânjela Maria de O. Silva – 05 Lara da Silva Pereira – 05 Valéria Rodrigues – 06 Márcia da Consolação Araújo – 09 Maria Helena de O. Lima – 17 Marco Aurélio – 21 Sueli de Fátima dos Reis – 23 Maria Helena Felisberto – 25 Maria Isabel Braga – 29 ABRIL Leticia Expedita da Silva – 03 Mateus Paulo da Silva – 19 Vitor Bernardes Silveira – 20 Vera Lúcia Teles – 22 Anair Aparecida de Melo – 26 Vanda Aparecida Evangelista – 28 Luzia Aparecida dos Santos – 29 MAIO José Jacinto Sobrinho – 06 Fernanda Luize de Sousa Melo – 06 Cilese Dias P. Mendes – 13 Taise Queiroz dos Reis – 13 Nair Paulina de Lima Henrique – 16 Maria do Carmo Silva – 20 Nadir Rosalina B. L. Alves – 20 Silvia de Cássia Braga – 22 Sônia Pereira de Oliveira – 22 Maria de Fátima Pereira – 23 Maria Aparecida Moreira - 30 JUNHO Marta da Cunha e Silva – 04 Arnaldo Rodrigues Bispo - 06 Patrícia Lúcia Pereira – 19 Eliene Marçal Braga – 25 JULHO Giselda da Silva R. Costa – 12 Luciana Maria Luiz – 13 Sueli de Deus Gonçalves – 15 Andrea Cristina Landim – 19 Elza Luzia Pereira – 19 Luzia Santana L. Monteiro – 19 Ieda Inês Pacheco Pinheiro – 27 Maria Aparecida dos Santos – 27 Madalena de Lima – 30 Vânia Marques – 30

JEMG 2015 Campões na Etapa Microrregional

números. Foram quatro partidas com 14 gols marcados e apenas 5 sofridos. A equipe é comandada pelos professores de Educação Física Vitor Bernardes e Daniel Fernandes. A delegação foi coordenada pela diretora do educandário Maria Helena de Oliveira Lima. Parabéns aos nossos atletas: Rian, Everton, Vitor Daniel, Vitor James, Luiz, Guilherme, Flávio, Eduardo, Hugo, Ítalo, Felipe e Tiago. Fonte: PO Notícias, extraído com adaptação

Curiosidades: O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, que nasceu em 18/04/1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Foi o autor de várias histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da Literatura Infantil.

......................................... VoCê é nomoFÓBICo(A)?

A nomofobia é uma fobia ou sensação de angustia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar, em algum lugar, sem seu aparelho celular ou qualquer outro dispositivo tecnológico.

.........................................

Costura e faz consertos em roupas em geral - Fones: 9975-6199 e 3811-2465. Silva Michely e Lindaura Maria. Vende-se queijos. Tratar com Suzanam. Tel: 9684-3454. Vende-se adesivos de unhas. Fone: 99939411.- Missáyny , 4°AM. Vende-se salgados, vários sabores, a R$1,25. Fone: 9659-0179. R. Elio Moreira nº 380. Vende-se um smartphone Samsung Neo Pocket - Dual Chip, com capa por R$ 180,00. Tratar com Pedro Eduardo, fone 9665 - 1903.

A equipe de Futsal da Escola Mun. Prof.ª Carmem Celina N. de Castilho conquistou a Etapa Microrregional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) disputada entre os dias 27/04 a 02/05 e ficou com o título do torneio no módulo I, carimbando a vaga para a etapa regional que será disputada na cidade de Monte Carmelo, no mês de junho. Na final, muito disputada e cheia de emoções, a Escola Carmem Celina bateu a forte equipe de Patos de Minas. No tempo normal houve empate em 2 a 2. Os gols da Carmem Celina foram marcados por Vitor James. Com o resultado a partida foi para a prorrogação, com novo empate em 0 a 0. A decisão foi para os pênaltis e a Carmem Celina levou a melhor vencendo por 6 a 5 e conquistando o título, inédito nesta categoria, para Presidente Olegário. A campanha brilhante dos alunos da Escola Carmem Celina é comprovada pelos

Vende-se um smartphone Samsung S4 Mini Duos, com capa. Preço R$ 500,00. Tratar com Maria Helena na Escola Carmem Celina.

Bolo Econômico Ingredientes 2 ovos, 2 colheres de sopa de manteiga 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de maisena, 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de pó Royal. Modo de fazer Misture a manteiga com o açúcar e bata bastante. Acrescente as gemas, a farinha de trigo, o pó Royal, a maisena e o leite. Misture tudo e bata novamente. Por último misture as claras em neve. Coloque em uma forma untada e ponha para assar. Sugestão da professora Cilese.

A SUA VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA Pegue as mais belas tintas e pinte uma linda paisagem. Pegue seus mais belos sonhos e construa um castelo. Pegue sua força e seu amor e viva bem. Não se esqueça: - A sua vida tem a cor que você pinta, seu castelo tem o tamanho dos seus sonhos, sua fé e sua esperança tem a dimensão do seu medo e sua força e seu amor tem a grandeza da sua alma. Fraternalmente, Gestão Escolar.

...............................................................

Parabéns e obrigada a todos os alunos, professores e direção que colaboraram com mais uma edição do nosso Jornal Vida Escolar ! Prof.ª Vanusa Viana

Oficina do JVE - Período Matutino AmandaAlves Cajazeira - 7º 1 V. Anderson Carlos Alves - 7º2 V. Andreia Cristina L. da Silva -7º1 V. Giovana Beatriz Cândido Pereira - 6º 1 V. Caio Fernandes Ribeiro - 7º 2 V. Daniela Stéfany C. de Amaral 7º 2 V. Eduarda Tavares de Oliveira - 6º 1 V. Eryka Thaíssa G. de Souza - 6ª1 V. Evandro Miranda Lopes - 6º 3 V. Gabrielle Apª Santos Pereira - 6º 1 V. Geovana Cristine R. Lima - 6º1 V. Joice Aparecida da Silva - 6º 1 V. Kauã Kristhyan de S. Ferreira - 6º 3 V. Lívia Braga Fonseca - 6º 1 V. Luana Eduarda dos Santos - 6º 3 V. Lucas Júnio Cunha Gonçalves - 5º B V. Luiz Fernando Silvério da Silva - 7º 2 V. Luiz Henrique dos Reis Lopes - 6º 3 V. Marcus Vinicius C. Silva - 7º 1 V. Mirely Luiza de S. Marques - 6º 1 V. Nickolas Pietro Caetano Santos - 6º 1 V. Thainá Apª M. Rodrigues - 7º 2 V. Thiago Amorim de Castro - 7º 2 V.

Oficina do JVE - Período Vespertino Elyara Abadia Alves - 8º 1 M. Gabriel Donizetti Silva Davi - 6º 1 M. Júlia da Rosa Santos - 7º 1 M. Kauãn Ysmith T. Rodrigues - 7º 2 M. Kênia Ap.ª da Silva - 6º 2 M. Leidiana Tomaz Pereira - 7º 1 M. Marlice dos Reis Araújo Silva - 8º 3 M. Matheus José Fonseca Santos - 7º 1 M. Maycon Lucas A. dos Santos - 8º 3 M. Pâmella Nathália F. Alves - 6º 1 M. Paula Guimarães de Moura - 9º 2 M. Robson Laurindo Nunes - 8º 3 M. Vinícius dos Santos Lima - 7º 2 M. Wallyson Rufino dos Santos - 7º 2 M. Publicação Trimestral - Tiragem: 1000 cópias Direção da Escola: Maria Helena de Oliveira Lima Vice Diretora: Márcia Maria Rodrigues Diagramação/produção: Vanusa Viana N.Godinho

C. P. Mais Educação: Rogério Honorio Silva Endereço da escola: R Guilhermina Moreira, 1533

B. Planalto – Presidente Olegário/MG CEP: 38750-000 – Fone: (34) 3811-1653 E-mail:carmemcelina@gmail.com Blog: www.jornalcarmemcelina.blogspot.com


Jornal Vida Escolar - www.jornalcarmemcelina.blogspot.com

8

Jogo dos 7 Erros e para colorir:

JKVidEs

Separar o lixo para a reciclagem ajuda o planeta e ainda é a maior diversão. Ajude o Felipe a colocar cada um dos lixos na lixeira correta. Depois pinte as cores das lixeiras para fazer sempre a coisa certa!

Labirinto:

Cada bichinho tem seu lar! Pra saber qual, basta ligar!

Escola Mun. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho

Jornal vida escolar 7ª edição  

Jornal Vida Escolar - Elaborado pelos alunos da E. M. Prof.ª Carmem Celina Nogueira de Castilho em Presidente Olegário - MG junto à Prof.ª...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you