Jornal outubro/2012

Page 1

KUMON NEWS Unidade Kumon Criciúma Centro Rua Lauro Müller, 154 ‐ sala 02 (48)3045.5872 ‐ (48) 9166.6251 Orientadora Ana Paula Kaminski e‐mail: kumoncriciuma_centro@yahoo.com.br

http://www.wix.com/kumoncriciuma_centro/unidadescriciuma

Editorial

Edição 16 - Mês 10/2012

Que tipo de alunos formamos no Kumon? Muitas pessoas nos perguntam sobre os fundamentos do Kumon e que tipo de alunos queremos formar. Queremos ajudar nossos alunos a serem adiantados e conhecer o prazer de descobrir novas formas de aprender por si só, além de ampliar cada vez mais suas possibilidades e sua visão de mundo. Mas como conseguir tornar um aluno adiantado? Essa deve ser uma pergunta que ronda muitas famílias e a resposta é simples: desenvolvendo postura de estudo, responsabilidade e independência. Essas três características aliadas ao empenho familiar e ao nosso trabalho, proporcionará ao aluno a chance de tornar‐se adiantado. Ao organizarmos um horário de aula no Kumon, o material do aluno, observarvos cada um deles em aula, fazermos reuniões, acompanharmos o material e exigirmos responsabilidade e comprometimento, estamos contribuindo com a nossa parte para essa formação. Mas o Kumon “é um sistema educacional baseado na educação familiar” e por isso o trabalho de casa com postura e dedicação é um dos importantes alicerces no desenvolvimento do aluno. Ao aluno, cabe a perseverança, força de vontade e o empenho diário. Buscando aumentar meus conhecimentos, técnicas de orientação e aprender com outras orientadoras e seus casos de alunos, eu participei no final do mês de setembro do XXIV Encontro Sul‐americano de Orientadores do Kumon, que se realizou em Foz do Iguaçu/PR. Trouxe muitas ideias, dicas e uma visão mais apurada das mudanças necessárias na Unidade, sempre pensando na melhor forma de desenvolver a postura do aluno e proporcionar seu avanço através da observação e acompanhamento. Aguardem novidades. Um grande abraço... orientadora Ana Paula.

1


Caso de aluno Luisa Picollo Serafim – aluna de matemática Unidade Centro “Eu me matriculei no Kumon porque eu queria aperfeiçoar minhas habilidades em matemática. Eu não tinha dificuldades em matemática antes de começar no Kumon, mas depois que eu comecei a fazer, melhorei meu desempenho em todas as matérias. O Kumon além de ensinar a matéria, ensina também a ter responsabilidade nos estudos. Com a tarefa diária, eu estudo um pouco todos os dias, o que faz com que eu tenha facilidade para aprender esses assuntos na escola. Eu gosto bastante dos conteúdos dos blocos, porque eles trazem os Luisa Piccolo ‐ a Luisa assuntos de uma forma simples, de fácil compreensão.” começou no Kumon em janeiro de 2012 e já é aluna adiantada. Helder e Maria Aparecida – pais da Luisa “Conhecemos o método Kumon através de uma amiga. A Luisa sempre Atualmente, está no foi uma aluna aplicada e estudiosa, mas acreditamos que buscar novas e s t á g i o I d e matemática. formas de adquirir conhecimento auxilia na formação do estudante. Foi uma alegria observar as mudanças que o método Kumon promoveu em sua vida. A Luisa desenvolveu habilidades como: lógica, organização, concentração e confiança em sua capacidade, refletindo em um ótimo desempenho não apenas em matemática como também nas demais disciplinas. A tarefa diária do Kumon também contribui para demonstrar como a responsabilidade e o compromisso fazem a diferença no aprendizado. Aconselhamos a todas as pessoas a viverem essa experiência com o Kumon, pois essas habilidades aprendidas farão toda a diferença na vida estudantil e profissional de nossa filha.”

Ana Paula Kaminski ‐ orientadora da Unidade Centro “Quando penso na Luisa lembro imediatamente de três palavras: dedicação, responsabilidade e sucesso. A Luisa veio até o Kumon por vontade própria e guiada pela sua dedicação aos estudos, o que fez com que ela buscasse o aprimoramento do seu aprendizado, especialmente na matemática. Com muita responsabilidade, determinação e força de vontade, em apenas 8 meses de Kumon conseguiu atingir o nível de aluna adiantada. Tendo sempre o apoio familiar, o compromisso com suas atividades e com o horário do Kumon, raramente falta às aulas e nunca deixa de fazer as tarefas. Isso está fazendo com que a Luisa mantenha suas notas na escola sempre entre as mais altas e sua preparação para o futuro, focando no sucesso. Obrigada pela maravilhosa oportunidade de lhe conhecer e aprender com o seu exemplo. Você é um presente para nós!”

2


Férias chegando... Amália Bez Fontana e Júlia Bez Fontana ‐ alunas da Unidade centro

No aeroporto aguardando o voo

Indo para a Unidade

Com as férias chegando espelhe‐se no exemplo das irmãs Amália e Júlia que, mesmo na viagem para a Disney conseguiram um tempinho para fazer a Kumon. A preocupação da mãe era manter o aprendizado das meninas em dia. Adoramos a foto que foi tirada no Aeroporto de Florianópolis no dia do embarque. Você ainda acha que não tem tempo de fazer o Kumon? Organize sua rotina. Amália ‐ a Amália está na 2ª série e está no estágio BII de português, atingindo sua série escolar.

Júlia ‐ a Júlia está no estágio 4A de matemática, trabalhando sequência numérica até 100.

Dicas! Dificuldades em avançar nos conteúdos? * Preocupe‐se em ter uma postura de estudos: a forma como você faz os exercícios é MUITO IMPORTANTE. * Observe os exemplos antes de dizer que não entendeu: analisar como o exercício foi feito é o primeiro passo para tornar‐se autodidata. * Mantenha o hábito de estudo: fazer o material com capricho, diariamente, garante maior capacidade de entendimento e ritmo de aprendizado. * Leia com atenção os textos e enunciados: todo o material é autoexplicativo. * Conte conosco, sempre! Aproveite as dicas.

3


12 de outubro Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora Aparecida é um título católico dado a Maria, mãe de Jesus. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, e dia 12 de outubro é feriado nacional. Tem um santuário dedicado à sua imagem em São Paulo, e o Papa João Paulo II consagrou a Basílica como o maior Santuário Mariano do mundo. O dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado todos os anos, no dia 12 de outubro, como feriado nacional no Brasil. O Dia de Nossa Senhora é também conhecido como o "Dia das Crianças", foi criado por um Deputado brasileiro para homenagear as crianças, e escolheu esse dia pois é o dia da Mãe de Jesus.

12 de outubro Dia da criança Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

4


15 de outubro O Dia do Professor como Feriado Nacional No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima ‐ caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça ‐ inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou‐se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

5


Aniversariantes Unidade Centro Mariana Setubal Milverstet – 01/10 Silvane Medeiros Venson ‐ 10/10 Isadora Machado Cidade – 16/10 Thiago Watanabe Furlan ‐ 17/10 Bianca Cristina dos S. Anzolin – 18/10

ersário!

iv Feliz an

Unidade Centro Gabriela Mezzari Juvêncio ‐ 19/10 Eduardo Dias Zarur ‐ 20/10 Isabel Cristina Feijó ‐ 24/10 Bárbara Vargas de Oliveira ‐ 26/10 Helena Eyng ‐ 31/10

Dica de leitura O Velho e o Mar ‐ Ernest Hemingway ‐ Editora Bertrand Brasil Best‐seller em todo o mundo e também no Brasil, O Velho e o Mar conta a história de um pescador que, depois de 84 dias sem apanhar um só peixe, acaba fisgando um de tamanho descomunal, que lhe oferece inusitada resistência e contra cuja força tem de opor a de seus braços, do seu corpo, e, mais do que tudo, de seu espírito. Boa leitura!

Expo Kumon 2012 Por uma educação que surpreende! Você e sua família são nossos convidados especiais!

Expo Kumon - Criciúma Data: 24 de outubro de 2012 Horário: 19h às 21h | Local: Auditório Colégio Michel Rua Joaquim Nabuco, 1015 - Bairro Michel **Este ano estaremos recebendo doações de livros. Estes livros serão doados à escolas carentes da cidade. Não esqueça sua doação!

CONVITE CONVITE

EXPO KUMON - 2012 6

Confirme sua presença até dia 19/10! Mais informações: Unidade Centro - 3045-5872 Unidade Joaquim Nabuco - 3045-5276


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.