Issuu on Google+

KUMON n e w s

O Método de Ensino que desenvolve habilidades

Especial

Expo Kumon 2013

Expo Kumon 2013 Unidades Criciúma e Araranguá


Editorial Nossa equipe

Expo Kumon 2013 Todos nós que trabalhamos com o Método Kumon compartilhamos do mesmo sonho. Desejamos construir uma sociedade mais solidária e justa, onde todos tenham uma

Ana Paula Kaminski Orientadora

educação de qualidade. Fazemos a nossa parte investindo na educação dos nossos alunos. Então, a Expo Kumon é o dia de homenagear, reconhecer e

Fabiano Nicoloso Administrador

valorizar a dedicação, esforço e empenho de todos vocês alunos, pais e responsáveis. Durante todo esse ano vocês se esforçaram e buscaram o aprimoramento através do Kumon. Trabalhamos diariamente com metas, sonhos e desejos e o esforço de cada aluno possibilita que ele alcance estas metas. É claro que nosso desejo seria premiar todos os alunos,

Daniela Auxiliar

mas temos categorias que justificam nossas metas. Nessa noite, foram premiados alunos que atingiram o nível da série escolar, alunos adiantados, adiantados 2, 3 ou mais anos,

Guilherme Auxiliar

alunos em estágios avançados, alunos concluintes e alunos destaques das unidades. Por isso, pedimos que espelhem-se nestes alunos

Rosangela Auxiliar

homenageados desta noite e tracem suas metas. Ajudaremos vocês a alcançá-las e teremos o maior orgulho em entregar uma

Lidiane Auxiliar

medalha para cada um de vocês no ano que vem. Um grande beijo, Orientadora Ana Paula.

2 KUMON

news

Mariana Auxiliar


KUMON n e w s

H i s t ó r i c o

O que é o Método Kumon? O Kumon é um método de estudo individualizado que busca formar alunos autodidatas, ou seja, capazes de aprender por si só. No Kumon, diariamente, se formam pessoas autoconfiantes, disciplinadas, capazes de enfrentar desafios, buscar os próprios sonhos. Não existe mágica e tampouco milagre. O que existe é respeito à individualidade e ao ritmo de desenvolvimento de cada aluno. O que existe é o compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. Enquanto estuda Matemática, Português, Inglês ou Japonês, o aluno do Kumon aprende a como buscar o conhecimento e se prepara para um futuro brilhante e feliz. Tudo isso é possível pelo fato de contar com um material didático próprio e auto‐instrutivo, que permite ao aluno desenvolver os exercícios com o mínimo de intervenção do orientador e avançar para conteúdos além de sua série escolar, fazendo com que seja capaz de buscar o próprio o conhecimento. Queremos, de fato, participar da formação dos alunos, descobrindo o potencial de cada um e possibilitando que ele se torne uma pessoa autodidata e assim possa contribuir, efetivamente, para a comunidade em que vive.

Quando e onde nasceu o Método? 1958, Japão. O Kumon nasceu do amor de um pai e da sua preocupação de que o filho tivesse uma vida plena e feliz. O professor de matemática Toru Kumon, desejava que seu filho Takeshi desenvolvesse ao máximo o seu potencial e conseguisse trilhar o próprio caminho.

Método Kumon É um método de estudo individualizado que busca formar alunos autodidatas, ou seja, capazes de aprender por si só.

Criou um material didático auto‐instrutivo, para que o filho estudasse sem depender dos ensinamentos de alguém e orientou‐o conforme o ritmo de aprendizagem dele. Takeshi alcançou conteúdos de nível universitário ainda na 6ª série e desenvolveu autonomia, autoconfiança e a postura de buscar novos conhecimentos por si. Os resultados de Takeshi se espalharam e hoje o método Kumon está presente nos 5 continentes. É aplicado em 45 países no mundo, para mais de 4 milhões de alunos.

Quem pode estudar no Kumon? Qualquer pessoa pode matricular‐se em nossas unidades, desde crianças em idade pré‐escolar até quem está na terceira idade. Nosso material didático está estruturado de tal forma que se adapta às necessidades de cada aluno. Fonte: www.kumon.com.br

KUMON n e w s

3


KUMON n e w s Matemática

D i s c i p l i n a s

Português

Através de seu material didático auto‐ instrutivo, o curso de Matemática visa desenvolver no aluno uma sólida capacidade, agilidade de cálculo e raciocínio lógico, levando‐o a estudar conteúdos do Ensino Médio o quanto antes, por meio do autodidatismo.

O curso de Língua Pátria do Kumon é um curso com foco na leitura, que visa desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos, principio básico para a aquisição de qualquer tipo de conhecimento, e despertar no aluno o gosto pela leitura.

O curso de Matemática é composto por 21 estágios, que vão do 7A ao O, sendo que cada estágio é composto por 200 folhas e abordam conteúdos que vão desde noção de quantidade e sequência numérica (fase pré‐escolar) até aplicações de derivadas e integrais (nível superior).

Para isso, o curso de Língua Pátria conta com um material didático próprio e com a Bibliografia Recomendada Kumon, que apresenta uma lista de livros adequados a cada estágio.

Inglês O Kumon de Inglês tem o mesmo objetivo que as demais disciplinas do método Kumon que é desenvolver ao máximo limite o potencial de nossos alunos por meio do autodidatismo. No entanto, para tornar‐se autodidata, é importante que algumas características sejam desenvolvidas nos alunos, por exemplo: independência, responsabilidade, hábito de estudo, etc. Além dessas habilidades para a vida, com o Kumon de Inglês, o aluno terá condições de ler, escrever, ouvir, compreender e ser compreendido em inglês. Isso acontece por meio de um material didático que aborda o vocabulário, as estruturas e os textos em inglês de maneira muito gradativa, simples e natural, e do contato diário com o Inglês falado por americanos nativos, que é o material de áudio que faz parte das atividades do aluno.

Missão do Kumon Descobrir o potencial de cada indivíduo, desenvolvendo‐lhes as habilidades ao máximo limite, formando assim pessoas responsáveis e mentalmente sãs que contribuam para a comunidade global. Fonte: www.kumon.com.br

eficaz e independente para o seu filho. Um estudo

4 KUMON

news


KUMON n e w s

H i s t ó r i a d a o r i e n t a d o r a

Um momento marcante pelo qual passei em minha Unidade foi quando a mãe de um aluno adiantado (alunos que estudam conteúdos acima de sua série escolar), na primeira reunião pré‐férias Parafraseando o ditado popular: “filho de (reunião realizada com os pais dos alunos antes de peixe, peixinho é!”, foi exatamente o que eles saírem para as férias escolares) que realizei aconteceu com a nossa Orientadora Ana Paula logo depois de transferir minha Unidade, veio me Kaminski, 34 anos, da Unidade Criciúma Centro – agradecer pelo profissionalismo e S C . Formada em Desenho Industrial com comprometimento com o Kumon. Adoro o que faço habilitação em Programação Visual, resolveu e ver os pais e alunos satisfeitos é o melhor deixar seu emprego em uma Agência de presente. Publicidade e seguir os passos A cada dia aprendo um de sua mãe. Hoje se declara pouco com meus alunos e “O 'assim está bom' não plenamente satisfeita e feliz suas conquistas me enchem existe e sempre há o 'algo ainda por trabalhar com algo nobre: de orgulho, por isso acredito o desenvolvimento de seus melhor'”. Esta frase do professor que estou no lugar certo. alunos. Toru Kumon guia os meus planos Através do Kumon consegui desenvolver minhas para minha Unidade e para “Conheci o Kumon através habilidades quando ainda era minha vida. Eu sonho alto e da minha mãe que abriu uma criança e sei como isso me quero progredir sempre!” Unidade no Rio Grande do Sul ajudou. Hoje quero fazer isso há quase 20 anos. Eu e meus por meus alunos e contribuir irmãos fomos seus primeiros para o futuro deles. alunos e logo começamos a nos destacar na escola, Tenho hoje cerca de 180 alunos e desejo em Matemática. encerrar o ano com 230, mas minha meta pessoal é Com o passar dos anos trabalhei como Auxiliar atingir 300 alunos em 2014. na Unidade da minha mãe. Fiz vestibular, me formei e recebi um convite para abrir minha própria Unidade. Adorei a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas através de um método tão especial como o Kumon. Ajudar as pessoas a elevar seu nível de educação sempre foi um desejo meu e isso veio na hora certa. Desde então, obtive do Kumon todo o suporte q u e p re c i s e i , i n c l u s i v e n o m o m e n t o d a transferência de minha Unidade para outro Estado. As visitas constantes dos Coordenadores e os treinamentos possibilitaram meu crescimento, o aprimoramento de minha orientação e assim a Akio Tsunoda, presidente do Kumon Mundial, Nelci melhoria da qualidade do atendimento em nossa Kaminski (mãe da Ana Paula), Ana Paula Kaminski e Unidade. Naoya Kitagawa, presidente do Kumon América do Sul.

Filha de Orientadora... Orientadora é!

KUMON n e w s

5


Seja um aluno Kumon e surpreenda-se todos os dias.

Com o passar dos anos trabalhei como Auxiliar na Unidade da minha mãe. Fiz vestibular, me formei e recebi um convite para abrir minha própria Unidade. Adorei a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas através de um método tão especial como o Kumon. Ajudar as pessoas a elevar seu nível de educação sempre foi um desejo meu e isso veio na hora certa.

Orientadora Ana Paula Kaminski

Unidade Criciúma Centro Rua Lauro Müller, 154 - sala 02 Centro - Criciúma/SC

pra cando o método

Para obter mais informações sobre o método ou agendar uma entrevista na Unidade Centro, ligue:

(48) 3045-5872

anos

anos

20 10

com Unidade própria RS/SC


Abertura da Expo Kumon 2013


Todos os nossos alunos quando ingressam no Kumon, iniciam de um ponto fácil para desenvolverem habilidades essenciais para o aprimoramento da capacidade de execução de tarefas. Com o passar do tempo o aluno fortalece os pontos básicos e alcança os conteúdos vistos na escola, tornando-se mais independente, confiante e seguro. Po r i s s o , p r i m e i r a m e n t e f o r a m premiados os alunos que conseguiram atingir o primeiro degrau de conquistas no Kumon. São alunos que atingiram os conteúdos da série escolar.


O real valor do Método Kumon poderá ser compreendido com mais facilidade pelos alunos adiantados. Tornar- se adiantado é estudar de forma admirável por meio do autodidatismo, ou seja, sozinho, sem ser ensinado. Neste ponto os alunos enfrentam desafios ainda maiores, pois precisam aprender a superar cada obstáculo com persistência e força de vontade. Neste momento as conquistas fora do Kumon passam a ser maiores.


Descobrir o próprio potencial e ir muito mais além dos conteúdos da escola é uma característica do Método Kumon. Trabalhamos para que nossos alunos consigam alçar voos ainda mais altos e assim eles adiantam-se 2 ou 3 anos em relação a escola. São alunos que conseguiram desenvolver com primor a capacidade de execução de tarefas, a postura de estudo diário, a autonomia, superaram as dificuldades e souberam vencer a preguiça e mantém-se firmes no propósito de aprimorar seus conhecimentos. São alunos adiantados 2 ou 3 anos em relação à escola.


O Kumon é um método de ensino individualizado e por isso recebemos alunos com idades, sonhos e objetivos diferentes. Através do nosso trabalho e das metas estabelecidas, vamos alcançando estágios mais avançados ao longo do tempo, sempre com estudo diário, força de vontade e perseverança. Os alunos que subiram ao palco, conquistaram estágios mais avançados do material didático. Em matemática consideramos avançados estágios a partir do J. No português e no inglês, estágio G e acima.


Para ilustrar os alunos que desejamos nas unidades, foram escolhidos dentre todos, apenas dois alunos de cada unidade, obedecendo alguns critérios específicos e por meio de votação de desempate. Esses são os Alunos Destaques da Unidade. São alunos que ainda não conquistaram os outros patamares de premiação, ou seja, ainda não atingiram a série escolar, não são adiantados, mas são extremamente dedicados, esforçados, interessados, alunos que não faltam às aulas, não esquecem tarefas, não deixam de resolvê-las nem mesmo em épocas de férias ou provas, são motivados e comprometidos com o avanço, o desempenho e a busca de suas metas dentro e fora do Kumon. Além disso, possuem pais que nos apoiam em casa, cobrando as tarefas quando necessário, mantendo contato conosco e frequentando as reuniões.


No Kumon, a maior de todas as homenagens é para o aluno que supera todas as dificuldades, todas as barreiras e alcança a maior de todas as conquistas. O aluno concluinte é aquele que entendeu como o método Kumon funciona e busca seus sonhos com garra, dedicação, força de vontade e persistência, independente de sua idade.


Depoimentos O r i e n t a d o r a A n a Pa u l a C a s a r i n Kaminski da Unidade Criciúma Centro Orientadora Louise Miron Roloff da Unidade Criciúma Joaquim Nabuco Orientadora Marizângela Silvano Cesa da Unidade de Araranguá Sra. Adriana Cordova Nunes que é mãe das alunas Julia Mariê e Ana Luiza, da Unidade Araranguá Aluna Gabriela Mariano Felisberto da Unidade Criciúma Joaquim Nabuco


Foi com grande honra que foram entregues as medalhas de alunos adiantados categorias ouro, prata e bronze com base no mĂŞs de referĂŞncia Julho 2013 e alunos concluintes Agosto 2012/Julho 2013. Medalhas oferecidas pelo Kumon AmĂŠrica do Sul.


Homenagem Kumon AmĂŠrica do Sul Alunos adiantados


Homenagem Kumon AmĂŠrica do Sul Alunos concluintes


Sorteio de brindes


Apresentação Aluna medalhista Maria Eduarda Galli Manique Barreto que cantou: Música: 93 Million Miles Versão original: Jazon Mraz


Encerramento


KUMON n e w s

O Método de Ensino que desenvolve habilidades

contato Unidade Kumon Criciúma Centro Rua Lauro Müller, 154 ‐ sala 02 (48)3045.5872 ‐ (48) 9166.6251 Orientadora Ana Paula Kaminski e‐mail: kumoncriciuma_centro@yahoo.com.br http://www.issuu.com/kumoncriciumacentro http://www.wix.com/kumoncriciuma_centro/unidadescriciuma


Expo kumon 2013