Relato de prática - pesquisa

Page 1


Atividade 4

Investigando a língua(gem) das propagandas

Você já se imaginou sendo um cientista? Já realizou alguma atividade científica na escola? Que tal conhecer uma experiência científica realizada por alunos de uma escola brasileira responsável porumanotáveltransformaçãonaspráticasdeleituraeescrita?Vamos leragoraorelatodeumaexperiênciacientíficarealizadaemumaescola privadadacidadedeImperatriz,estadodoMaranhão.

A turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Adventista de Imperatriz não imaginava o avanço significativo em leituraeescritaalcançadoaofinaldeumapesquisacientífica realizada nas aulas de Língua Portuguesa, sob a orientação da Profa. Kelly Mendes

Revista Língua Curiosa (2017, p. 3)

Antes da pesquisa, grande parte da turma apresentava sérias dificuldades de leitura e escrita. Os alunos tinham dificuldade para interpretarem e analisarem criticamente textos e também com a produção escrita de texto claros e coerentes. Apresentavam, assim, fragilidades em relação ao vocabulário e articulação lógica na construção argumentativa,dentreoutrosproblemasdeescrita.

Diálogo entre textos.

Ocorre quando um texto usa outro como base na construção de sua mensagem

Durante a investigação científica, os alunos participaram de atividades que envolviam leitura de diferentespropagandas2 que,visivelmente,dialogavam com outros textos conhecidos do público em geral, a exemplo dos contos de fadas. Esse diálogo recebe o nomedeintertextualidade Oobjetivoeraformaralunos que compreendessem bem os textos, com criticidade, e fossemcapazesdeanalisarcomo odiálogo entretextoé construído.

O que os alunos fizeram nas atividades propostas?

✓ lerameassistiramdiferentes propagandasveiculadasemmídias impressaseaudiovisuais;

2 Os termos publicidade e propaganda foram utilizados nesse relato como sinônimos, apesar de que, teoricamente, a publicidade tem um objetivo comercial, enquanto a propaganda visa a um fim ideológico, religioso, filosófico, político, econômico ou social.

✓ avaliaramasconstruçõeslinguísticasdediferentespropagandas;

✓ realizaram pesquisa de campo através de entrevistas junto à comunidade escolar. Participaram alunos, pais, professores e funcionáriosdaescola;

✓ investigaramacompreensãodaspropagandaspela comunidadeescolar;

✓ organizaramosdadoscoletadosegeradosemgráficose tabelas,formandoumbancodedadosparaalicerçaras conclusõesdesuaspesquisas.

Disponível em: https://bdasolutions.com.br/servicos/gestao-de-banco-de-dados/ Acesso em: 07/07/2021.

Obancodedadoseracompostopor:

(1) diferentes peças publicitárias nas quais os alunos identificaram a intertextualidade;

(2) imagens das princesas características dos contos de fadas para compararemcomaspersonagens daspropagandas;

(3) entrevistas utilizadas na pesquisa de campo com a comunidade escolar;e

(4)resultadosdapesquisadecampoorganizadosemgráficosetabelas.

Como resultado das análises desses dados, os alunos publicaram artigos de divulgação de pesquisa nos quais divulgaram os resultados adquiridos na pesquisa de campo e apresentaram suas conclusões Esses textos foram construídos com a colaboração da professora e demaisalunosdaturmanumprocessodeescritaereescritaafimdeque os alunos aperfeiçoassem a reflexão e análise crítica na construção de textos.

Nesta etapa da pesquisa científica, os estudantes adquiriram segurança e independência para escrever Com o uso do banco de dados, os alunos fizeram observações, análises, anotações e diferentes escritas dos artigos de divulgação de pesquisa. Individualmente, eles investigaram e verificaram como o texto publicitário é composto e como funciona nasociedade.

A partir desta etapa, os alunos passaram a investigar mais profundamente diferentes propagandas para produzirem seus textos com suas próprias análises.

Eles se organizaram em duplas, leram e analisaram artigos de divulgação científica em diferentes revistas de popularização da ciência: Superinteressante, Mundo Estranho e Ciência Hoje.

Assim, eles perceberam que as pesquisas partem da identificação de um problema.

O pesquisador, dessa maneira, busca solucionar problemas e proporcionar maior conforto às pessoas.

Os alunos entenderam que os cientistas da linguagem refletem sobreosusosdalíngua(gem)ebuscamrespostasparasuasperguntasde pesquisa

Perguntas de pesquisa elaboradas pelos alunos

✓ Como o diálogo entre textos pode promover sentidos em propagandas?

✓ Por que os personagens dos contos de fadas são frequentes em peças publicitárias?

✓ Em que o recurso intertextual usado em algumas peças publicitárias ajuda na interação com o leitor e o faz refletir sobre seus hábitos ou vivências?

✓ Por que, nas propagandas, as princesas dos contos de fadas aparecem com algumas características diferentes das apresentadas nos contos?

✓ Qual é a função da propaganda na sociedade?

Aoresponder asperguntasdepesquisa,duranteainvestigação, os alunos perceberam que as propagandas não apenas anunciam produtos para consumo, mas conscientizam, alertam e promovem responsabilidadesocial.

Ao final, os alunos produziram Artigos de Divulgação Científica e ArtigosdeLeituraDialogada para divulgar os resultados das pesquisas. Esses textos foram compostos por infográficos que resumiam, dinamizavametornavamaleituramaisatrativaparao público.

A torre de 4 rodas

Propaganda é um dos muitos meios de comunicação usados atualmente. Consiste na apresentação de algum produto ou ideia e possui influência sobre o interlocutor, promovendo a curiosidade e o desejo de se consumir ou obter algum produto.

Muitas vezes, a propaganda interliga o produto ou ideia a algo jávisualizado pelo interlocutor,utilizando aintertextualidade. Nalíngua portuguesa, a intertextualidade age quando um texto, verbal ou não verbal, faz menção a outro, obrigando o leitor a ligá-lo a outro já lido para entender corretamente um texto.

Uma interessante propaganda, da rede de carros Volkswagen, possui essa estratégia, pois, liga-se ao conto de fadas da Rapunzel. A peça apresenta um carro Fox e uma mulher com longas tranças loiras, sozinha dentro do carro, a espiar pela janela. Identificamos, facilmente, a personagem Rapunzel devido ao tamanho do cabelo da mulher da propaganda e pela frase: “Você se sente no alto com Fox”. Uma frase que faz menção à torre em que Rapunzel vivia. Quando observamos a peça, algumas problemáticas podem ser geradas: por que relacionaram o carro, no caso o produto que está sendo vendido, à torre na qual a Rapunzel estava presa? No conto, a torre representava prisão. E aqui, na peça, o que ela representa?

Você se sente no alto com um Fox.

Fox. Compacto para quem vê. Gigante para quem anda.

nasalturasusando o carro,o quepodetambém ser entendido como um carro queoferecesegurançaao dirigir, conforto, por diminuir os impactos com as estradas e praticidade. Referente à segunda problemática, na propaganda, o carro representaliberdade, o contrário daTorredeRapunzel. OFox podetelevar aondevocêquiser, com segurança, rapidez e agilidade, pois, na peça, é uma Torre de 4 rodas!

A propaganda foi montada e, estrategicamente construída, para o leitor ligá-la ao conto de fadas. Essas semelhanças são fundamentais para o correto entendimento da publicidade: associar o tamanho do cabelo da mulher da propaganda ao da Rapunzel dos contos de fadase a frase que diz que a pessoa se sente no alto com Fox, que remete à altura da torre. São essas semelhanças e as diferenças percebidas, que fazem a gente entender o que a propaganda quer dizer. A falta do príncipe, traz um novo sentido também. A mulher não precisa dele para socorre-la. Pode ir sozinha com seu carro. O conto fundamenta a propaganda, tornando-a mais atual e fácil para compreensão

Fonte: Artigo de Leitura Dialogada. Revista Científica Língua Curiosa, p. 13, num. 1, 2017.

Os textos produzidos foram reunidos na revista Língua Curiosa, criada durante a realização da investigação. Em outros anos, novos números da revista foram publicados com textos de diferentes turmas.

Foram pesquisadas outras propagandas e a construção linguística do humor em memes, piadasetirinhas.

Referências:

MENDES, J.; Silva, W. Letramento científico a partir de textos propagandísticos em aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Araguaína, 2018. 251f. Dissertação (mestrado profissional) – Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Universidade Federal do Tocantins (UFT).

MENDES, J.; SILVA, W. R.; FREITAS, M. O. Construção social do gênero Artigo de Leitura Dialogada. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, UFJF (2021) (a sair)

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.