Jornal Voz da Escola nº 1 de 2011

Page 12

Literatura Esposende, 13 de Janeiro de 2011 Querida amiga, Escrevo-te esta carta com o objectivo de te falar do último livro que li, livro esse que alterou a minha perspectiva de vida. Conta a história de um grupo de meninos aparentemente ingénuos, que vivem para lá do imaginário, num mundo de tormentos. São os Capitães da Areia! Terão que assumir o papel de homens e as suas lágrimas libertam ódio. Rezam para comer e falam para não ter medo. Contudo, são meramente crianças. Sim, são apenas crianças! Pedro Bala era o chefe dos Capitães da Areia. Era corajoso e respeitado por todos os outros meninos do grupo. Era a ele que todos ouviam, que todos aclamavam. Coordenava todos os planos de assalto que haveriam de garantir dinheiro para os dias vindouros. Tinha claramente um discurso motivante e clarificador; porém quem olhasse nos seus olhos de menino, percebia a mágoa e a dor que o assombravam. Tenho a certeza de que, quando leres a obra, ficarás tão tocada como eu, pois é impossível não repensarmos na nossa vida. E tu, que sempre foste uma pessoa sensível e humana!... Houve um episódio que me marcou mais ainda do que todos os outros e foi precisamente quando li a ida de Pedro Bala para um reformatório, que me lembrei de ti. Adoras crianças e, com certeza, agradar-te-ia a ideia de ler este livro. Entre uma confusão absoluta, o menino é levado. No reformatório, sofre ainda mais. Sente, na pele, a raiva dos habitantes de São Salvador da Bahia. Quando estava a ler a obra, imaginava todos aqueles meninos e sentia-me num mundo de injustiças, mas, ao mesmo tempo, de amizade. No final, fiquei ansiosa por ajudar outros meninos. E lembrei-me também da sorte que tenho em ser tua amiga. Estou certa de que ficarás extremamente motivada e te decidirás a ler este livro. Lê-o, então e, assim poderás compreender o que se passa na cabeça destas crianças, destes meninos de rua, dos Capitães da Areia. É uma história fantástica que, com certeza, será do teu agrado. Um beijinho, Estefânia (carta elaborada em Oficina de Escrita no âmbito do Projecto Individual de Leitura do 2º período)

Uma aula diferente No dia 30 de Novembro, o 10ºE realizou a primeira oficina de oralidade sobre o conto lido no âmbito do PIL (Projecto Individual de Leitura). Cada aluno teve a tarefa de o apresentar da forma mais original, clarificadora, criativa e atractiva que conseguiu. As apresentações foram variadas, assim como os recursos utilizados: imagens ilustrativas, frases, powerpoints e até fantoches… Uma aula diferente, com a possibilidade de podermos lidar com contos curtos, mas com grandes lições de vida. Uma óptima oportunidade para conhecermos novos escritores. Esta nova experiência proporcionou-nos mais confiança e àvontade perante a turma, tendo-nos motivado para este novo ano envolto em surpresas e mudanças. Todos gostámos desta actividade! Estefânia Teixeira, 10ºE Página 12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.