A tribuna 17 outubro 14 2

Page 1

VITÓRIA, ES, SEXTA-FEIRA, 17 DE OUTUBRO DE 2014 ATRIBUNA

3

Reportagem Especial QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Estudo no exterior para jovens om emprego garantido, jovens formados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) são selecionados para participar do Programa de Treinamento em Tecnologia Naval e Oceânica, que na verdade é um intercâmbio profissional ministrado em Cingapura. É assim que o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), empresa que faz parte da multinacional Sembcorp Marine, aprimora sua mão de obra dentro dos padrões internacionais de qualidade. A terceira turma, composta por 30 alunos e três professores da instituição, acabou de ser selecionada pelo EJA e segue, no início de 2015, para mais de um ano de estudo e treinamento. O curso é ministrado no Instituto Ngee Ann, responsável pelo treinamento dos profissionais que trabalham nos estaleiros da Sembcorp Marine. Foram selecionados alunos de Mecânica, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica e Metalurgia dos campus de Aracruz, Vitória, São Mateus, Linhares, Serra, Guarapari e Cachoeiro.

C

RODRIGO GAVINI/AT

O grupo ainda faz curso intensivo de inglês técnico por três meses. Após conclusão, os trainees retornam ao País para trabalhar no Estaleiro Jurong Aracruz. A gerente de Recursos Humanos do Estaleiro Jurong Aracruz, Lucila Lopes, anunciou que outra turma será formada, com 30 vagas. O edital deverá ser publicado em julho de 2015, e os selecionados seguirão para Cingapura em 2016. Depois de passar por cinco etapas de seleção, há alguns dias Renan Souza Vieira, 19, recebeu a confirmação de que foi um dos 30 profissionais que estão no programa de trainee do Estaleiro Jurong. Em janeiro, ele irá para Cingapura, para trabalhar e aprender por um período entre um ano e um ano e meio. “Fiz o curso de Eletrotécnica do Ifes, me formei no início do ano e decidi me inscrever. Dos 194 candidatos, só 30 passaram. Fiquei feliz por ser um deles, já que será uma grande oportunidade. Vamos trazer o conhecimento de lá para trabalhar aqui.” Segundo Renan, além do curso do Ifes, o conhecimento da língua inglesa foi um dos diferenciais.

ESTALEIRO JURONG ARACRUZ vai enviar 30 profissionais para curso em Cingapura que voltam com emprego garantido

RENAN SOUZA VIEIRA vai para Cingapura e diz que saber inglês ajudou

PERFIL > ESTÁ CONSTRUINDO em São Mateus, no Norte do Estado, uma fábrica de miniônibus. A fábrica tem a previsão de começar a operação com quatro unidades por dia. > O INÍCIO de produção está marcado para dezembro. CONTRATAÇÕES > SERÃO CONTRATADAS 40 pessoas em novembro e dezembro, inclusive com treinamento. > EM JANEIRO deverão ser contratadas outras 100 pessoas, de acordo com o ritmo de produção e funcionamento da fábrica. O cadastramento pode ser feito pelo site www.volare.com.br.

CALDEIREIRO é uma das chances

ÁREAS > AS VAGAS SERÃO para as atividades

de produção como soldador, montador de acabamento, pintor, preparador de superfície, eletricista veicular, e auxiliar de produção. > ALÉM DESTAS, haverá vagas nas áreas indiretas, como almoxarife, programador, auxiliar fiscal, de custos e contábil, analistas em vários setores, inspetor de qualidade, movimentadores, motoristas, projetista de produto, engenheiros químicos, mecânicos e eletricistas de manutenção e profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, entre outros.

Senai CAPACITAÇÃO > ATÉ DEZEMBRO, o Senai vai ofertar 1.400 vagas em cursos de qualificação profissional e formação inicial gratuitos. > DO TOTAL, 400 devem atender diretamente, para áreas de chão de fábrica, ou indiretamente, como áreas administrativas, os setores naval e automotivo. Com isso, os capacitados poderão ser absorvidos tanto pelo Estaleiro Jurong Aracruz, quanto pela Volare (Marcopolo). > OS CURSOS têm duração de três a quatro meses, e podem ser inscrever, de uma forma geral, pessoas a partir de 16 anos. Alguns são volta-

Além das áreas naval e automotiva, grandes projetos portuários também vão contratar nos próximos anos em vários municípios do Estado. Em Itapemirim, no Sul do Estado, a empresa americana Edison Chouest está investindo no C-Port, porto que será construído na praia da Gamboa. A base de apoio logístico offshore será voltado para atender a indústria de petróleo e gás. A previsão é de que o empreendimento abra 500 vagas de emprego nos próximos quatro anos para a operação. Entre as oportunidades, elas serão para operador de guindaste e de empilhadeira, técnico em manutenção, entre outras chances. Outro projeto industrial na área é a Itaoca Offshore, também em Itapemirim. O porto será especializado na prestação de serviços para a indústria de óleo e gás. A expectativa é de que sejam abertas 450 vagas para cargos como operador de guindaste e empilhadeira, técnico em manutenção mecânica, técnico em eletrônica e outras. Já em São Mateus, no Norte do Estado, será construído em Urussuquara o complexo portuário Petrocity. Os moradores do município e comunidades vizinhas vão receber capacitação profissional. Somente na construção, serão contratados 1.500 profissionais. Já na operação, devem atuar dois mil trabalhadores. A prioridade será para moradores da região.

Instabilidade no mercado não vai afetar contratações

AS OPORTUNIDADES E OS CURSOS Volare (Marcopolo)

Oportunidades também para trabalhar na área portuária

MINIÔNIBUS feito pela Volare dos para maiores de 18 anos. UNIDADES > OS CURSOS serão ofertados em to-

das as unidades do Senai, em Vitória, Vila Velha, Serra, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Linhares. > PARA SABER qual curso é ofertado em cada unidade é preciso buscar o Senai do município mais próximo.

Em meio a uma economia brasileira instável, candidatos ficam apreensivos sobre o futuro das empresas no Estado. Porém, a diretora institucional do Estaleiro Jurong Aracruz, Luciana Sandri, ressaltou que não há motivo de preocupação, pois garantiu que o cenário promissor já está desenhado. A conclusão do primeiro de sete navios-sonda a serem entregues, batizado de Arpoador, está prevista para junho de 2015. Os demais, até 2019. Os outros seis navios-sonda que serão construídos para atuar no pré-sal receberão nomes de praias capixabas. São eles: NS Guarapari,

NS Camburi, NS Itaoca, NS Itaúnas, NS Siri e NS Sahy. Os nomes foram escolhidos pela Sete Brasil, empresa que contratou as sondas. As sete sondas serão afretadas pela Petrobras e operadas pelas empresas Odfjell e Seadrill. A gerente da Divisão de Educação Profissional do Sesi/Senai-ES, Zilka Sulamita Teixeira de Aguilar Pacheco, também frisou que a instituição tem recebido pedidos de novos cursos e de aperfeiçoamento. “Pela demanda que recebemos, percebemos que existe sim o interesse de empresas em contratar novos profissionais no Estado”, observou Zilka. RODRIGO GAVINI - 16/10/2013

CURSOS > ELETRICISTA de Automóveis, Mecâ-

nico de Manutenção em Freio, Suspensão e Direção Automotivo, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto, Pintor de Automóveis. > CALDEIREIRO, Ajustador Mecânico, Soldador, Mecânico de Máquinas Industriais, Mecânico de Manutenção de Máquinas, entre outros.

ZILCA TEIXEIRA disse que há interesse de empresas em contratar novos profissionais no Estado


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A tribuna 17 outubro 14 2 by EJA_ - Issuu