












@
Goiânia - GO
julia_nogueira@discente.ufg.br
(62) 99967-5156
06 nov 1999
https://www.behance.net/julianogueir5
https://issuu.com/juliaon
2019-atual
| Bacharelado em andamento em Arquitetura e Urbanismo UFG
2017-2018
| Bacharelado incompleto em Engenharia de Computação UFG
2014-2016
| Ensino médio completo ColégioWR
Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo do 8º período da Universidade Federal de Goiás. Acredito na arquitetura como uma ferramenta capaz de criar espaços que interagem com seus usuários, promovendo o pertencimento, acolhimento e a memória afetiva. Por isso sempre me interessei pela forma como os ambientes geram sensações e impactam no psicológico e no cotidiano das pessoas, me dedicando, assim, a aprender maneiras de projetar que respeitem não apenas a funcionalidade e praticidade, bem como, as individualidades e percepções. Antes de ingressar na arquitetura, estudei computação por 1 ano e meio, o que me deu embasamento de programação e respectivo interesse na metodologia BIM e sua maneira de otimizar processos. Tais experiências me proporcionaram me entender como uma pessoa organizada, que busca seguir uma metodologia a fim de alcançar resultados mais eficazes. Proativa, comunicativa e atenta a detalhes, busco sempre maneiras de evoluir como profissional e ser humano, estando, por tanto, sempre disposta a aprender e a compartilhar os conhecimentos adquiridos até então.
PolíciaCivil intermediário Inglês
| Divisão de Arquitetura, Engenharia e Manutenção
Jun | 2023 - Fev | 2024
Auxílio na elaboração de projetos arquitetônico e de interiores visando a execução de obras das edificações da Polícia Civil; Visitas técnicas para levantamento e coleta de dados;
Desenho técnico e modificação de projetos em software - AutoCAD e Revit;
Execução de modelagem de maquetes 3D e renderização de vistas - SketchUp + V-Ray;
Apoio na atualização dos projetos realizados no AutoCAD e SketchUp para o Revit, auxiliando na criação de um template para a Polícia Civil;
Cotação de materiais para a execução de obras;
Auxílio na elaboração de projetos de prevenção e combate a incêndios;
CCBEU | 2012 - 2015
Centro de línguas UFG | 2021
AutoCAD
Imageria Criativa | 2020
PhotoshopparaArquitetura
Projetou | 2022
AutodeskRevit
Kildere Whikichan | 2022
1 2 3
a casa do professoredifício de uso mistointervenção em preexistência
Projeto3-2022
Professores:AdrianaVaz,FredericoRabeloeW.LeãoOgawa
Softwares:Revit+Enscape+Photoshop+Illustrator
Desenvolvidopor:JúliaNogueira
Projeto residencial realizado na disciplina de PR3 e pensado para o professor Bráulio Vinícius, arquiteto e diretor da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Para tanto, a casa do professor teve como princípio norteador a importância dos espaços sociais e de encontro, valorizados pelo usuário, o que propiciou a integração entre garagem, cozinha e setor social, gerando um bloco permeável e direcionado para a fachada sul, ao lado da piscina, que apresenta dimensões proporcionais a uma raia de piscina semiolímpica, característica desejada pelo usuário para manter seu treino. A área íntima foi posicionada na fachada oposta, garantindo privacidade, sem abrir mão da visibilidade para o exterior e assim fazer jus a localização do projeto em uma área de chácaras. O material escolhido para estrutura foi o aço + laje steel deck, enquanto a vedação foi feita por placas cimentícias pré-moldadas e o forro de madeira. Todos escolhidos para garantir a verdade dos materiais, desejo do usuário.
Legenda:
Massa arbórea
Hidrografia
Lote do projeto
Raio de 2,35 km
Nascente do Rio Meia Ponte
Unidades de Conservação
Os aspectos ambientais são importantes para destacar o contato próximo do lote do projeto a massas arbóreas, além de uma hidrografia não tão distante, que trazem para o ambiente características de temperatura mais amena e manutenção da umidade, além, é claro, de ser um aspecto que vale a pena ser explorado e evidenciado no projeto.
O projeto de edifício em altura mesclando o uso residencial ao uso comercial e de serviços foi desenvolvido na região central de Goiânia, próximo ao Bosque dos Buritis, Jóquei Clube e Teatro Goiânia. Nesse sentido, foi distribuído 204 apartamentos, sendo 42 de 1 e 2 quartos (44 m² e 56 m², respectivamente) e 120 quitinetes de 31 m². Sob o edifício residencial encontra-se no térreo uma galeria comercial, a fim de incrementar a vitalidade urbana da região, enquanto o primeiro pavimento é dividido entre espaço de coworking e uma escola de música, teatro e dança para responder a uma demanda cultural do entorno e suprir a deficiência do Teatro Goiânia quanto a um programa de ensino das práticas culturais que são apresentadas em seu domínio.
Projeto6-2023
Professores:LucasJordanoeSimoneBuiate
Softwares:Revit+AutoCAD+Enscape
Desenvolvidopor:JúliaNogueira,CarlosDutraeMarianaJubé
A distribuição dos espaços priorizou uma circução livre que pudesse conectar as Ruas 23, 29 e 31, incentivando a locomoção interna dos usuários e consequentemente a vitalidade do comércio. A estrutura de concreto armado segue uma malha ortogonal de 8 x 5,5 m, a fim de melhor posicionar as vagas de estacionamento no subsolo, e apoiam uma laje maciça de 30 cm de espessura. Optou-se por uma expressão formal que transmitisse leveza para os usuários, utilizando para tanto, o concreto aparente, a madeira e os panos de vidro.
Professores:FernandoMelloeChristineMahler
Softwares:Revit+Enscape+Illustrator
Desenvolvidopor:JúliaNogueira,CarolinaSouzaeGabrielaNascimento
O edifício modernista localizado no Bosque dos Buritis, antiga sede da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), foi escolhido para intervenção, visto as discussões que surgiram com a mudança da ALEGO para o Park Lozandes, bem como pela sua importância como representante da Arquitetura Moderna de Goiânia e sua localização privilegiada no Bosque dos Buritis. Visando, portanto, promover a conexão do Edifício, Bosque e Cidade, considerando a relação já existente do MAG, também localizado no Bosque, mas diferentemente do edifício da Assembleia, mais conectado com este, foi proposto um programa de ensino de artes (dança, teatro, música e artesanato) como tratamento psicossocial alternativo. Dessa forma, busca-se trazer vitalidade urbana para uma área segregada do parque, ressaltar o circuito cultural existente no Centro da cidade e ressignificar a maneira como os moradores de Goiânia veem um edifício com tanta importância arquitetônica como este.
01- SAGUÃO
02- RECEPÇÃO
03- WC MASCULINO
04- BEBEDOURO
05- WC PCD
06- WC FEMININO
07- ARQUIVO
08- REUNIÃO
09- ADMINISTRAÇÃO
10- SECRETARIA
11- COORDENAÇÃO
12- PSICOLOGIA
13- NUTRICIONISTA
14- FONOAUDIOLOGIA
15- CONVIVÊNCIA
16- ESPAÇO EXPOSITIVO
17- FOYER
18- BILHETERIA
19- TEATRO
20- PALCO
21- DEPÓSITO
22- SERVIDOR
23- CONTROLE
24- MANUTENÇÃO
25- FIGURINO
26- VESTIÁRIO MASCULINO
27- VESTIÁRIO PCD
28- VESTIÁRIO FEMININO
29- CIRCULAÇÃO
30- COPA/CONVIVÊNCIA
31- CAMARIM 01
32- CAMARIM 02
33- AULA DE TEATRO CORPORAL
34- AULA DE TEATRO
35- ESPAÇO MULTIFUNCIONAL
36- DML
37- ALMOXARIFADO
38- COPA/CONVIVÊNCIA
39- VESTIÁRIO FUNCIONÁRIOS MASCULINO
40- VESTIÁRIO FUNCIONÁRIOS FEMININO
41- FISIOTERAPIA
42- PILATES
43- YOGA
44- DECK COBERTO
45- DECK DESCOBERTO
46- BIODANÇA
47- AULA DE DANÇA
48- COZINHA
49- ESTOQUE
50- CÂMARA FRIA
51- PRÉ HIGIENIZAÇÃO
52- BALCÃO
53- CAFÉ/BAR
54- AULA DE PINTURA
55- AULA DE CERÂMICA
56- AULA DE BORDADO/CROCHÊ
57- MUSICOTERAPIA/AULA DE CANTO
58- AULA DE PIANO
59- AULA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS
60- AULA DE PERCUSSÃO
61- HALL
62- ACESSO PLATEIA SUPERIOR
63- PLATEIA SUPERIOR
64- ANFITEATRO
65- PISTA DE SKATE
66- FEIRA
ArquiteturadeInteriores-2022
Professor:FábioLima
Softwares:Revit+Enscape
Desenvolvidopor:JúliaNogueiraeGabrielaNascimento
26533
Forno
Projeto2-2021
Professores:AdrianaVaz,CamiloVladimireW.LeãoOgawa
Softwares:SketchUp+AutoCAD+Lumion+Photoshop
Desenvolvidopor:JúliaNogueiraeHeitorRocha
ProjetoUrbano2-2023
Professoras:ErikaKneibeLuanaKallas
Softwares:SketchUp+AutoCAD+Enscape+Photoshop+Illustrator
Desenvolvidopor:JúliaNogueira,CarolinaSouza,GabrielaNascimento,IzadoraMatoseMarianaJubé
parquinho
bicicletário
centro de apoio ao turista
espaço de descanso/ estar
centro de apoio ao turista
parklets
fl
oreiras delimitando o espaço dos veículos ciclofaixa
contemplação, descanso e permanência
alimentação
sugestão de percurso (pedestre)
estações Via Sacra
PEDESTRIALIZAÇÃO
Utilizando a caminhabilidade como embasamento e entendendo a importância da experiência do usuário, é que buscou-se, nas intervenções propostas, colocar os pedestres como prioridade.
Para promover a ideia da rua como um lugar de permanência e não apenas local de passagem, buscou-se produzir um ambiente confortável, desde o conforto térmico proporcionado pelas copas das árvores, até os lugares de estar, com bancos e centrais de apoio com disponibilidade de água e banheiros.
Com a intenção de construir um ambiente democrático, a segurança se tornou uma diretriz fundamental do projeto, de forma a se empenhar para que transportes automotivos, ciclistas e pedestres dividam o mesmo espaço de forma segura e confortável. Além disso, buscou-se promover segurança aos usuários através do aumento do fluxo de pessoas, tanto no trecho turístico (Via Sacra), quanto no trecho mais residencial (posterior à Igreja do Padra Pelágio), através da estratégia de espaços atrativos.
Pelos princípios adotados pelo iCam e demais embasamentos urbanísticos voltados a cidades para pessoas, sabe-se que espaços atrativos e usos diversificados são diretrizes importantes para aumentar o fluxo de pessoas em diferentes horários, colaborando para a segurança dos usuários e facilitando o acesso a diversos recursos, como os de lazer e alimentação, destacados nas propostas.
LEGENDA:
Piso Bloquete Colorido claro
Piso Bloquete Colorido escuro
Canteiros
Floreiras
Ciclofaixa
Esculturas
Pontos de Apoio ao turista
Mobiliários Urbanos
Brinquedos
A proposta é de uma rua com espaço democrático entre pessoas e veículos, tirando um pouco o poder que esses veículos tem no espaço urbano. A possibilidade de ter mais pessoas circulando faz o ambiente ser mais seguro psicologicamente além da própria segurança viária.
LEGENDA:
O partido adotado pensou-se em empecilhos como floreiras e árvores delimitando o caminho, além de piso trepidante, a fim de promover maior atenção por parte dos motoristas e consequentemente obter uma via de velocidade reduzida.
“
Se se entende a arquitetura como uma arte, vale a pena dedicar a ela a vida inteira.”
SANTIAGOCALATRAVA