JOÃO E O SONHO
estacionamento de visitantes
estacionamento de funcionários
“No contexto em que os requisitos de segurança, muitas vezes prevalece sobre a qualidade dos espaços interiores, este projeto foi inspirado pelo desejo forte para criar um contraponto, isto é, criar um gabinete, a fim de abrir a vista de seus jovens ocupantes um novo horizonte.” (Atelier COMBAS, 2017).
A
B
A’
B’
Em 2013, o Ministério da Justiça emitiu uma solicitação de propostas para projetar e construir um novo centro de detenção educacional juvenil, com o objetivo de enfocar mais a política prisional na prevenção do que na repressão. Na França, os CEFs contam com cerca de 27 profissionais de acordo com cada organização: equipe de gerenciamento com 1 diretor e 2 chefes de departamento; equipe de atendimento com médico psiquiatra, psicólogo e enfermeira; equipe educacional com educadores especializados, instrutores educadores, educadores esportivos e técnicos; e equipe de serviço geral com donas de casa, cozinheiro, pessoal de manutenção, vigias noturnos. O Centre Éducatif Fermé des Chutes Lavie em tradução livre “Centro Educativo Fechado” utiliza como inspiração a arquitetura mediterrânea ao prezar pelo brutalismo dos materiais expostos e paredes espessas. Programa: Centro socioeducativo (na França, CEF) com 13 dormitórios Equipe : Mathieu Grenier – Eric Grenier Gerentes de projeto: Thomas André – Paul Mouton – Sophie Delage – Pierre le Quer Áreas: 945 m2, SU; 2.450 m2, superfícies externas Custo: 2.280.000 euros excluindo impostos Calendário: concurso, outubro de 2013; estudos, janeiro de 2014; PC, julho de 2015; obras, 2015-2017; entrega, abril de 2017
STORYBOARD
SITUAÇÃO
0m
raio de 500m
ANÁLISES
200m
O centro socioeducativo é implantado num bairro majoritariamente residencial, onde o comércio e equipamentos urbanos são voltados para isso. As áreas verdes que possui são de paisagismos dos lotes residenciais. Educação
Para a análise do processo projetual do escritório, usamos como partido um prisma inteiro, como se viesse a ser esculpido.
100m
saúde
comer
comprar
encanador
SITUAÇÃO
0m
raio de 250m
200m
10m
50m
0m
PLANTA BAIXA
10m
A porcentagem de área total sobre área construída - no terreno - é 50%, que é razoável para que compense o entorno densamente urbanizado.
A topografia do local cai suavemente para sul, e tal inclinação é mantida apenas na área de lazer. Na fachada sul (maior insolação) foram criadas mais reentrâncias para sombreamento das aberturas. As clarabóias são colocadas nos corredores e salas de aula, tornando-os mais humanizados e agradáveis.
O acesso se dá pela lateral esquerda do terreno, onde os veículos descem por uma rampa e pedestres descem por uma escada que da acesso direto às salas de visitas e serviços.
Restando uma forma em U, esta foi derivada em duas, alterando também o pé direito entre as formas criadas.
Um novo volume se insere e se mescla com a volumetria em U, formando dois L. Apesar da aparência linear, o paisagismo previsto funciona como uma barreira permeavel, compondo com a volumetria.
A volumetria final transparece a imagem de um edifício contemporâneo, moderno e talvez um pouco duro, mas que contrasta e harmoniza com o paisagismo naturalista, dando aspecto de lar.
academia
Em seguida, abrimos um pátio ao centro para representar tipologias comuns de escolas: centrais e de controle através do mesmo. Porém, cortado ao meio, sem fechar fisicamente a forma.
0m
IMPLANTAÇÃO
cozinha, lavanderia e depósito quarto adaptado possíveis pontos de controle
10
8
7 4
ACESSOS
SETORIZAÇÃO Quartos
refeitório
educação
serviços
CLIMA
visitas
Acesso de veículos
apoio
CONTROLE
FLUXOS todos
técnicos
serviços
Adolescentes e técnicos
técnicos
visitas, técnicos e acolescentes
9
VISUAIS Pontos de controle e segurança
Enumeradas conforme as presentes mais abaixo
N
O clima em marselha é considerado quente e temperado, com temperatura média de 14.2 ºC. Como pode ser observado na carta solar ao lado, a fachada com maior incidência solar é a sul, e os ventos predominantes vêm do oeste e norte (em diferentes épocas do ano), tornando a fachada noroeste a mais privilegiada.
O
L CORTE AA`
Além disso, as temperaturas não passam de 30 ºC.
S
muito frio
fresca
amena
agradável
morna
CORTE BB`
Graças às paredes e tetos de cor clara, com a reflexão da luz solar, essa iluminação é potencializada. Além disso, nas fachadas viradas para sul, localizam-se os corredores (com excessão de um quarto) e salas de aula. Porém, as janelas dessas salas são laterais, ou seja, não são viradas diretamente para sul, como mostrado na imagem 3, sombreando a mesma. Outro artifício utilizado para conforto térmico é o uso de paredes espessas (50 cm) de pedra na parte externa, com revestimento interno de concreto e isolamento térmico e acústico ao centro.
Nas fachadas viradas para Norte, posicionaram os quartos que permitem a entrada de luz através de brises refletores, potencializando a iluminação interna do ambiente. Outro fator importante é que a topografia do terreno foi parciamente mantida onde, futuramente, haverá um grande espaço cheio de árvores que auxiliarão na filtragem da luz solar incidente na fachada sul, amenizando o calor e levando umidade ao local. O terreno está a 3 km do litoral.
0º 7º 13º 18º 24º 29º
1
6
2
7
3
8
4
9
5
ESTRUTURA
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
A estrutura em si foi feita a partir de pré-moldados de concreto como vistos na imagem 5, agilizando o processo de construção. Para as paredes, utilizaram-se materiais em seu estado “bruto”: pedra maciça, isolamento termoacústico e concreto aparente com textura de tábuas de madeira (do externo para interno). O teto é feito com estrutura e forro de madeira (quando presente) pintados de branco. A inclinação do mesmo permite que instalações e isolamento termoacustico possam ficar ocultados. No volume das salas de aula, foram instaladas claraboias na cobertura - também com estrutura de madeira -, compensando a luz indireta vinda das janelas laterais na fachada sul (imagem 3).
O centro possui pontos positivos e negativos. O primeiro ponto positivo é a implantação, pois o edifício fica de fato inserido na malha urbana com barreiras permeáveis, eliminando a sensação de isolamento. Outro ponto positivo é a salubridade e o uso da luz. Os adolescentes são alocados com dignidade em quartos sem caráter punitivo, permitindo o jovem a também ter vista - mesmo que limitada - para o exterior. Como o edifício é menor que o padrão brasileiro, por exemplo, os fluxos são justos (os adolescentes podem ocupar mais espaços, com grande área verde para lazer) e o controle é mais humano, evitando utilizar grades. Em contrapartida, o excesso de branco traz ao edifício um aspecto quase hospitalar, reforçando uma ideia de cura, que pode trazer monotonia apesar da volumetria dinâmica.
Centro de Detención Juvenil Educativo / Combas Architectes” [Juvenile Detention Educational Facility / Combas Architectes] 12 nov 2017. Plataforma Arquitectura. (Trad. Rojas, Piedad) acessado em 10 Set 2018. <https://www. plataformaarquitectura.cl/cl/883217/centro-de-detencion-juvenil-educativo-combas-architectes> Centre Éducatif Fermé. Disponível em < https://fr.wikipedia.org/wiki/Centre_éducatif_fermé> Acesso em 30 set 2018. COMBAS. 2017 - Centre Educatif Fermé à Marseille (13) – France. Disponível em < http://combas.phpnet. org/?p=639> Acesso em 10 set 2018. CHABAS, Sébastien. Un centre éducatif fermé sort de l’ombre à Marseille. Disponível em: < https://www.batiactu. com/edito/un-centre-educatif-ferme-sort-ombre-a-marseille-50363.php>. Acesso em 16 set 2018. VÉRAN, Cyrille. Centre éducatif fermé (CEF), Marseille. Disponível em < https://www.darchitectures.com/centre-educatif-ferme-cef-marseille-a3840.html >. Acesso em 16 set 2018.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA | FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO | DISCIPLINA DE PROJETO ARQUITETÔNICO 6 - FUNÇÕES COMPLEXAS | PROFESSORES: RAQUEL NAVES E AUGUSTO ESTECA | ALUNOS: JULIA LOPES - 160010578 | JULIANA ALBUQUERQUE - 180073991 | PEDRO BRAGA - 160016843
10