Revista janeiro 2023

Page 1

CONFIRA OS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE BONITO - MS DUBAI É ELEITA NOVAMENTE DESTINO GLOBAL NÚMERO UM DESTINOS PARA DESBRAVAR EM 2023 TURISMO RELIGIOSO NA TURQUIA ESPECIAL 469 ANOS DE SÃO PAULO JANEIRO 2023 ANO XI - EDIÇÃO 44 www.jornalturismoeeventos.com.br @JORNALTURISMOEVENTOS G R U T A L A G O A A Z U L –B O N T O M S F O T O F L Á V O A N D R É )

CONFIRA OS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE BONITO - MS

Está programando um roteiro por Bonito e não tem ideia de quais passeios colocar na sua programação? Confira uma lista que indicamos de alguns passeios, isso é apenas algumas opções do que você encontra em Bonito-MS.

Veja aqui um roteiro de 4, 5 ou 6 dias 1. NasceNte azul: Balneário, flutuação, mergulho, aventura

Em Bonito/MS, existem diversas opções de passeios, um mais incrível que o outro e por isso! Confira sugestões de pacotes para Bonito de acordo com o estilo da sua viagem e o número de pessoas que irão com você.

O parque Nascente Azul é um dos mais completos em Bonito. Oferece várias atividades como flutuação, mergulho com cilindro, tirolesa, pêndulo, além do belo balneário. Em sua flutuação, com certeza se destaca a bela Nascente Azul, onde o rio nasce através de uma fenda a 7 m de profundidade. O mergulho em um lago de águas correntes é ideal para quem quer iniciar no mergulho com cilindro. Claro que é uma atração que envolve um pouco de adrenalina e alguns requisitos, mas, se

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 10 TURISMO POR MARCOS ARRUDA

você realmente puder fazer o passeio, não deixe ele de lado! 2. eco Park Porto da Ilha – Bote

Aqui a atividade é realizada com utilização de botes infláveis para grupos de até 12 pessoas em um dos principais rios da região. No trajeto de 3 km, os botes passam por três cachoeiras e 2 corredeiras, com ou sem emoção! Durante o passeio, podemos observar a fauna e a flora do local às margens do Rio Formoso até o desembarque na Ilha do Padre. O local possui infraestrutura para o lazer e banho.

3. Gruta do laGo azul

Um passeio completamente diferente dos anteriores, porém tão especial e incrível quanto eles. Se for a sua primeira vez em um lugar como esse, pode se preparar porque é de ficar emocionado.

4. trilha Boiadeira

O passeio é realizado em

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  11
Nascente Azul Gruta do Lago Azul

quadriciclo 4×4 com 420cc, onde é feito um percurso de 07 km (ida e volta) pela Trilha Boiadeira, rota utilizada, no passado, pelas comitivas. Essa trilha oferece muitos obstáculos na mata ciliar e apresenta uma certa dificuldade por ser um pouco íngreme, o que a deixa ainda mais interessante. Somente maiores de 16 anos

podem pilotar (não precisa ter experiência) e as garupas são permitidas a partir de 5 anos. Aqui o uso obrigatório de um calçado fechado (tênis ou boot) e calça. Monitores capacitados acompanham o percurso. Não é permitido ingerir bebida alcoólica antes ou durante a atividade. É necessária avaliação técnica antes do início do passeio, em um pequeno trecho para conferir as habilidades do condutor. Recomendo!

A Gruta do Lago Azul é um passeio de contemplação e não de contato tão direto, mas ainda assim você vai se surpreender ao entrar na gruta e ver de perto um dos tons de azul mais lindo que um lago pode ter.

5. Gruta de são MiGuel

Diferente da Gruta do Lago Azul, a Gruta de São Miguel é um passeio com uma beleza diferente e também especial. Se você nunca visitou uma gruta nessas proporções, vai se impressionar com essa visita. Aqui você também pode

ter a chance de encontrar algumas araras, que sempre enchem o passeio de alegria.

6. Passeio de Bote No rio ForMoso

O passeio de Bote pelo Rio Formoso é uma atividade diferente e que pode te proporcionar um dia superdivertido, ainda mais se tiver crianças na viagem. Eu adorei e voltaria muitas outras vezes se fosse possível. No mesmo atrativo você encontra outras atividades fora o passeio de bote, o que pode ser uma boa caso você não queira ir no bote, mas esteja acompanhado de outras pessoas que querem fazer – assim dá pra todo mundo se divertir.

7. Boia-cross caBaNas

O Passeio de Boia Cross Cabanas começa com uma trilha de 300m através de passarelas suspensas até o ponto onde inicia a descida pelas corredeiras do Rio Formoso. A descida pelo rio é feita em boias individuais com acompanhamento de dois condutores. O percurso conta com três cachoeiras e três corredeiras ao longo de 1.200m. Aqui o visitante terá a oportunidade de observar alguns animais e a flora da região.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 12
TURISMO
Gruta de São Miguel

O atrativo conta com: lanchonete, estacionamento, internet, loja de souvenires, vestiários, guarda volumes e sanitário. Quais passeios visitar em Bonito Como você pôde ver, a lista de passeios em Bonito é grande e a disputa acirrada. A cidade tem atividades para todos os gostos e tipos de viajantes. Têm passeios para quem gosta mais de aventura, para quem só quer relaxar e para quem quer voltar para casa de alma lavada. Espero que você consiga selecionar aqueles que mais se encaixam com o seu perfil. Tenho certeza de que Bonito será uma das suas viagens mais especiais e inesquecíveis. E aí, curtiu?

h os P edaG e M e M

Bo N ito

Se você estiver procurando pousadas ou hotéis em Bonito, minha dica é o Promenade Bonito All Suites , o Promenade Bonito All Suites oferece acomodações com bar e estacionamento privativo gratuito. Este hotel 4 estrelas dispõe de restaurante e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito. aG ê N cia e M Bo N ito

Para F echar seus Passeios

Se você quiser a dica de uma agência para organizar sua viagem, minha sugestão é a Accqua Studio de Viagens , ela é especializada em receptivo para roteiros que incluam Bonito e, organizou todos os detalhes da minha viagem. O atendimento deles é ótimo e o conhecimento e a experiência dos

especialistas locais quando se trata de Bonito e Pantanal Sul não há como substituir.

• Contato direto com a ACQUA STUDIO DE VIAGENS para fechar seus passeios em Bonito: Fone: (67) 3255-3240 acquaviagens@acquaviagens.com.br www.acquaviagens.com.br

• O Jornal Turismo&Eventos viajou a Bonito à convite da Accqua Studio de Viagens e Assimptur Assessoria em parceria com a CS Global em São Paulo.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  13
Trilha Boiadeira Boia-Cross Cabanas

DESTINOS PARA DESBRAVAR EM 2023

Sesomarmos todas as indicações faltam dias no ano para visitar todos os destinos listados, com boas recomendações em todos os continentes, podemos dizer que os apaixonados por viagem estão bem servidos em 2023, ano que promete estabelecer a tão sentida retomada do turismo que aconteceu em 2022.

A seguir as listas e os destaques para os brasileiros: O primeiro lugar ficou com a já tão famosa capital inglesa: Londres. Depois seguiram Japão, Valley Navajo, Escócia, Nova Zelândia, Califórnia, Austrália, Albânia, Gana, Noruega, Brasil (com Lençóis Maranhenses e Manaus), Butão, Índia, Carolina do Sul, Arizona, Martinica, África do Sul, Alasca, Indonésia,

México, Argélia, França, Vietnã, Omã, Cuba, Dinamarca, Panamá, Espanha, Honduras, Istambul, Taiwan, Colômbia, Suíça, Lituânia, Georgia, Canadá, Itália e Bósnia e Herzegovina.

O destaque desta lista é a península de Methana na Grécia. É lá que se encontra o vulcão ativo mais próximo de Atenas e a área, ainda pouco conhecida pelos turistas, está evoluindo e ganhando popularidade por suas trilhas de caminhadas. Vale lembrar que o país é um deleite para os brasileiros que amam conhecer a capital, mas também as ilhas de Santorini e Mykonos. Uma vez por lá, hospede-se no Kalesma Mykonos, onde é possível ver o nascer e o pôr do sol de qualquer lugar. E além da vista privilegiada, os hóspedes

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 14
PELO MUNDO
POR REPÓRTER COLABORADOR Pôr do sol em Mykonos, um dos mais lindos do mundo - Kalesma,Mykonos (Divulgação) Cordilheiras dos Andes ao fundo

têm acesso a várias experiências autênticas, fora do circuito turístico. É possível descobrir joias escondidas na ilha, incluindo restaurantes locais, butiques e pequenas igrejas charmosas.

A seleção da revista de luxo europeia Conde Nast Traveller foi mais sucinta com os 23 melhores lugares para visitar em 2023. Encabeçando a lista está Auckland, na Nova Zelândia. Depois vem British Columbia no Canadá, Califórnia nos Estados Unidos, Egito, Israel, Quênia, França, Marrocos, Melides em Portugal, Tennessee, Nepal, Peru, Austrália, Emirados Árabes, Índia, Taiwan, Turks and Caicos, Viena, País de Gales, México, Espanha e Japão. Na décima posição está Mendoza, na Argentina. A grande capital do vinho do país é ideal para brindar a vida com uma taça de Malbec admirando os majestosos Andes. A cidade está borbulhando com vários restaurantes e hotéis elegantes inaugurando e está a apenas 3 horas de voo de distância para os brasileiros. Uma boa dica é se hospedar no aconchegante Casa de Uco, onde além de encontrar um dos melhores vinhos Malbec do mundo, é possível acordar com essa

vista da Cordilheira e ainda realizar atividades diferentes nos arredores do hotel como piqueniques, cavalgadas e provar um típico assado argentino em meio aos vinhedos. Nada menos do que os 50 melhores lugares para visitar este ano da Travel & Leisure é o que você vai encontrar nessa lista dividida por temas. Riqueza Cultural: Virginia, Cairo, Nevada, Cuba, Turquia, Inglaterra, Veneza. Grandes Cidades: Copenhague, Houston, Madrid, Nashville, Pittsburgh, San Francisco e Seúl. Para momentos na água: Gana, Equador, Groenlândia e Croácia. Praias: Ilhas Bermudas, Cayman, Uruguai, Guadalupe, New Jersey, Havaí, México e Ilhas Virgens. Para olhar o futuro: Butão, Laos, Japão, Nova Zelândia, Tahiti, Colúmbia Britânica e Viena. Para respirar ar puro: Andorra, Carolina do Norte, Hudson Valley, Zâmbia, Canadá, Tanzânia, Índia e Chile. Outro país de fácil acesso para os brasileiros que merece destaque.

Em Chillán, estão as melhores estações de esqui do país, onde também é possível fazer snowboard e se divertir escorregando em boias ou apenas caminhando com as raquetes de neve. O hotel Termas

Chillan oferece uma estrutura completa também para quem não esquia com piscina aquecida, bar completinho, restaurante para todas as refeições e o maior spa do Chile. Outra opção pertinho de Santiago, é a região do Vale del Maipo que concentra as principais vinícolas chilenas. O hotel Las Majadas fica em meio a esse paraíso e oferece trilhas para todos os gostos, além de um charmoso piquenique em seu parque de 8 hectares repleto de árvores nativas.

Já na categoria Gastronomia temos: Atenas, França, Califórnia, Austrália e em destaque a Flórida, afinal se tem um destino que os brasileiros amam por lá é Miami. A região pulsante da cidade é Brickell, onde estão localizados os restaurantes e hotéis mais descolados. Um deles é o East, Miami que tem o badalado bar Sugar no rooftop, sucesso entre locais e turistas. Os visitantes se encantam com a vista do 40º andar, o ambiente repleto de árvores, um bar totalmente aberto, feito de madeira reciclada de carvalho, inspirado em Bali que acomoda 30 banquetas esculpidas à mão.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  15
em Mendoza - Casa de Uco (Divulgação) Vista do bar Sugar no rooftop do East Miami (Divulgação)

duBaI É eleIta NoVaMeNte destINo GloBal NÚMero uM

Oturismo é um dos pilares centrais do crescimento econômico de Dubai, e recebe investimento contínuo por parte de empresas locais e estrangeiras. O destino está, constantemente, introduzindo iniciativas regulatórias e de infraestrutura para atrair ainda mais visitantes do mundo todo. Contando também com o apoio de parceiros nacionais e internacionais para fortalecer a cidade como um destino seguro, aberto e acessível.

De acordo com os últimos dados publicados pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), Dubai recebeu 12,82 milhões de visitantes internacionais entre janeiro

e novembro de 2022, superando os 6,02 milhões que atraiu no mesmo período de 2021. Durante estes 11 meses, foram inaugurados 794 hotéis com uma oferta de mais de 145.098 quartos. Já a taxa de ocupação hoteleira registrada no período foi de 73%, uma das mais altas do mundo.

A cidade também conta com mais de 13.000 restaurantes e cafés, oferecendo diversos tipos de cozinha, além de ter sido reconhecida no ano passado com o lançamento do Guia MICHELIN Dubai e a chegada do renomado guia de crítica gastronômica Gault&Millau.

“O resultado reflete a visão da liderança de transformar Dubai no principal destino do mundo para turismo e negócios”, afirmou Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho Executivo de Dubai.

Os vencedores do Tripadvisor Travellers' Choice Award são escolhidos por milhões de viajantes de todo o mundo, que fornecem avaliações reais e imparciais sobre destinos, atividades e experiências. A avaliação abrange um período de 12 meses, de 1º de novembro de 2021 a 31 de outubro de 2022.

Dubai (Divulgação) INTERNACIONAL POR MARCOS ARRUDA
Dubai (Divulgação)

Turismo religioso na Turquia: Casa da Virgem Maria e outros sete locais do cristianismo

Na Turquia existem diversos locais históricos e marcantes para muitas religiões, sendo a maioria rotas cristãs, na região do mar Egeu, onde se encontra uma das paradas mais buscadas pelos peregrinos: a Casa da Virgem Maria. O roteiro religioso no destino ainda conta com a Basílica de São João, a Caverna dos Sete Adormecidos, as Sete Igrejas do Apocalipse, entre outros lugares.

Historicamente, após a crucificação de Jesus em Jerusalém, o apóstolo João levou Maria à Éfeso, uma importante cidade costeira. Naquela época, a região estava sob o domínio do Império Romano, então João levou a mãe de Jesus para um local isolado em uma floresta na encosta da montanha Bülbül.

A descoberta da Casa da Virgem Maria ocorreu por meio de uma freira alemã, Beata Anne Catherine Emmerich. Embora a

freira tenha morrido em 1824, as imagens descritas por ela permitiram aos padres lazaristas determinar a localização da casa onde a Virgem Maria passou seus últimos dias. Nos anos seguintes, o local foi aceito como rota de peregrinos e, em 1951, o Papa Pio XII concedeu à Casa da Virgem Maria o status de Lugar Santo e local de peregrinação católica. A partir dessa declaração, se iniciou um fluxo de visitantes que é considerado sagrado e restaurado pelos muçulmanos. Os Papas Paulo VI e João Paulo II estão entre os líderes religiosos que já estiveram em Éfeso para visitar a casa.

Neste templo sagrado, as cerimônias são tradicionalmente realizadas no dia 15 de agosto, que é considerada a data da ascensão da Virgem Maria ao céu, aos 101 anos, que depois foi sepultada pelo apóstolo João em uma das montanhas da região.

A Casa da Virgem Maria fica no distrito de Selçuk, em Izmir e, após sua descoberta, foi convertida em uma igreja. Ela pode ser visitada juntamente com a Fonte Sagrada adjacente e a histórica Parede dos Pedidos. Muitas pessoas acreditam

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 18
POR PATRICIA
TURISMO
PENNA
A cidade de Éfeso, local onde a mãe de Jesus morou, é um dos pontos mais importantes nas Rotas da Fé Cristã Casa da Virgem Maria em Éfeso(Divulgação/Go Türkiye)

que a água que sai da fonte é potável e tem poderes curativos, por isso, alguns visitantes até enchem suas garrafas. A parede é enfeitada com guardanapos e papéis, nos quais os visitantes podem escrever seus pedidos e orações.

outros locais da rota saGrada

Na região estão também a Caverna dos Sete Adormecidos, onde, de acordo com a história, sete jovens cristãos que viviam durante o reinado do imperador romano Décio se recusavam a realizar rituais pagãos e a oferecer sacrifícios ao templo. Enfrentando ameaças de morte, os sete rapazes se refugiaram na caverna perto de Éfeso e, por ordem do imperador, uma parede foi construída na entrada da caverna impedindo, assim, que os sete amigos escapassem e fazendo com que

eles caíssem em sono profundo. Durante as escavações na Caverna dos Sete Adormecidos, uma igreja foi descoberta, junto com numerosas tumbas e inscrições sobre os jovens.

Como desenvolvimentos marcantes na história do cristianismo ocorreram nessas terras antigas, atualmente a Turquia abriga alguns dos assentamentos mais importantes e sagrados do mundo, bem como igrejas e monumentos. Outras rotas de peregrinação dos cristãos no país incluem a Igreja Hatay St. Pierre, considerada a primeira catedral do mundo, onde a comunidade que se definiu como cristã pela primeira vez na história foi celebrada e St. Pierre foi nomeado o primeiro Papa. Também nas rotas de peregrinação estão a Igreja de São Nicolau, na cidade de Demre (Antalya), onde São Nicolau, também conhecido como Papai Noel, serviu como bispo.

A região da Capadócia conta com cerca de 30 cidades subterrâneas esculpidas nas rochas, onde os primeiros cristãos se esconderam enquanto fugiam da perseguição do Império Romano. Estima-se que tenham mais 200 cidades embaixo da terra que ainda não foram exploradas na localidade.

Mais ao leste do país, está a Igreja Van Akdamar, uma catedral apostólica armênia medieval construída como uma igreja palatina para os reis de Vaspuracânia, que foi erguida para preservar um pedaço da cruz na qual Jesus foi crucificado.

Em Iznik, localizada na província de Bursa, existe outra mesquita com nome de Hagia Sophia, uma antiga igreja bizantina onde foram realizados o primeiro e o sétimo concílios ecumênicos -- o Primeiro e o Segundo Concílio de Nicéia.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  19
Casa da Virgem Maria em Éfeso(Divulgação/Go Türkiye)

an

S Ã O P

P A R A 2 5 D E J São Paulo 469 Anos
P A
B É N S J A N E I R O
nos
U L O
REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 24
São Paulo 469 Anos
Pateo do Colegio (Foto:Jose Cordeiro)

Neste dia 25, a cidade completa 469 anos; entenda a escolha que celebra a fundação da capital paulista.

O aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro. Isso porque nesta data, em 1554, a cidade foi fundada. A fundação de São Paulo se insere no processo de ocupação e exploração das terras brasileiras pelos portugueses, a partir do século XVI. Nessa época, um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, escalaram a serra do mar com a intenção de construir um colégio católico. Chegando ao planalto de Piratininga onde encontraram o que viria ser a capital paulista.

Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica de São Paulo era perfeita. Ficava numa colina alta e plana, cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú.

Hoje, a data é um dos feriados municipais da capital. Por que são Paulo teM esse NoMe?

Se você sempre teve curiosidade de saber a razão da cidade ser batizada com o nome de um dos apóstolos, nós te explicamos agora.

O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso. Conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus:

“A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia

da conversão do Apóstolo São Paulo. Por isso, a ele dedicamos nossa casa!”

O que poucos sabem é que São Paulo não era o padroeiro da cidade. Durante boa parte da história da capital, Santa Ana, a padroeira da terceira idade e protetora dos marceneiros, era a patrona. Somente em 2008, depois de um pedido pessoal do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, ao papa Bento XVI, isso mudou. Desde então, o apóstolo que batizou a capital se tornou também o seu patrono.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  25

HISTÓRIA...

São Paulo, assim como o Brasil, é marcada pela mistura de diferentes povos, que somaram suas heranças para hoje formar a identidade do povo paulistano. Atualmente, são mais de 70 países que deixaram sua marca na arquitetura, culinária, esportes e em muitos outros aspectos da cidade.

A cultura foi marcada pela música clássica com os alemães, que chegaram a São Paulo – mais especificamente a Santo Amaro –em 1827. A ópera e o canto lírico foram trazidos pelos italianos, que vieram para o Brasil na década

de 1870, principalmente para o sul e sudeste do país. Ainda da Itália veio a influência nas artes plásticas, com Alfredo Volpi e Victor Brecheret, que contribuíram para o movimento modernista. Essa mistura foi responsável por elevar São Paulo à categoria que está hoje, de capital cultural da América Latina. No comércio, os alemães e franceses, que tiveram o início de sua imigração na década de 1880, importavam tecidos e eram padeiros, confeiteiros e curtidores de couro. Os alemães também eram os principais responsáveis

pela produção de papel e cerveja. Os árabes, que iniciaram sua imigração entre o fim do século XIX e início do século XX, trabalhavam como mascates e vendiam chapéus, roupas, relógios, tecidos, joias e outros produtos nas regiões de comércio popular, como a 25 de Março. Até hoje permanecem com comércios semelhantes pela região.

Já os judeus, que vendiam roupas e tecidos de alta qualidade, tiveram seu movimento migratório entre o início do século XIX e a primeira metade do século XX. Em São Paulo, fixaram suas

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 26 São Paulo 469 Anos
Avenida Paulista (Eduardo Marques)

residências na região de Higienópolis, onde residiam os principais consumidores de seus produtos, os barões do café. Hoje, o bairro ainda tem alta concentração de judeus e descendentes. Os japoneses, que chegaram a São Paulo no início do século XX, começaram a trabalhar como barbeiros, sapateiros, lavadeiras, diaristas, além de fazerem produtos artesanais. Fixaram-se na região central, nos bairros da Liberdade e Glicério.

Na área esportiva, alguns dos principais clubes da cidade foram fundados por

imigrantes árabes, como os libaneses (que fundaram o Monte Líbano e o Clube Homs) e os sírios, (que criaram o Esporte Clube Sírio).

O Palestra Itália (atual Sociedade Esportiva Palmeiras), o Espéria e o Juventus, foram fundados por italianos e o Pinheiros, por alemães. Os portugueses montaram a Associação Portuguesa de Desportos e os judeus criaram A Hebraica e o Círculo Macabi.

Na culinária, muitos ingredientes corriqueiros da culinária paulista tiveram origem no sudeste da Ásia, como o arroz, laranja e berinjela, entre outros, todos trazidos

na bagagem dos colonizadores portugueses e espanhóis. Outras comidas, como as massas e pizzas, vieram da Itália e se tornaram especialidade na mesa dos paulistanos. Devido às influências de várias culinárias, a cidade de São Paulo hoje é considerada uma das capitais gastronômicas do mundo.

Hoje, São Paulo se tornou exemplo de hospitalidade para outras cidades brasileiras e de outras partes do mundo. Diferentes culturas, hábitos, religiões e tradições foram trazidos com os primeiros imigrantes e se incorporaram à vida do povo nascido aqui, que convive harmoniosamente com aqueles que escolheram São Paulo para chamar de lar.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  27
Fonte: SPTURIS Bairro da Liberdade (Gabrielle Roncarate) Praça da Sé Terminal Bandeira

30 PROGRAMAS IMPERDÍVEIS PARA CONHECER A METRÓPOLE

São Paulo é uma cidade de vanguarda, geradora de tendências, estilos e costumes. Capital dos negócios, da cultura, do entretenimento e da gastronomia na América Latina, é uma cidade global, formada por pessoas de mais de 70 diferentes nacionalidades e descendências.

Por toda essa grandiosidade e diversidade, há incontáveis passeios na cidade, todos com diversão garantida. Mas alguns deles são realmente imperdíveis. Separamos 30 programas para você não ficar de fora do melhor de São Paulo. Confira nossas sugestões:

1. Comer sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau no Mercado Municipal; 2. Conferir os Cantos Gregorianos do Mosteiro de São Bento; 3. Assistir a um concerto na Sala São Paulo ou no Teatro Municipal

4. Apreciar a vista da Torre do Farol Santander;

5. Assistir à montagem de um musical da Broadway em uma das grandes casas de espetáculos da cidade;

6. Fazer um roteiro de compras entre a Rua 25 de Março, os bairros do Brás e do Bom Retiro;

7. Jantar no Terraço Itália apreciando a vista em 360º de São Paulo;

8. Visitar um dos grandes

museus da cidade, como Masp e o Museu do Ipiranga; 9. Curtir os bares da Vila Madalena e as baladas da Vila Olímpia; 10. Visitar o Parque do Ibirapuera;

11. Fechar a noite numa das inúmeras padarias 24 horas da cidade;

12. Caminhar à noite pela Avenida Paulista;

13. Visitar o diferente Museu da Língua Portuguesa e a incrível Pinacoteca, ambos na Luz;

14. Conhecer centenas de espécies de animais no Zoológico e dar uma esticada até o Jardim Botânico;

15. Conferir o cardápio de uma das cantinas do Bixiga;

16. Visitar a rota das grandes grifes internacionais na rua Oscar Freire;

17. Tomar um chá no restaurante Skye, do Hotel Unique; 18. Assistir a um páreo no Jockey Club;

19. Subir no Pico do Jaraguá;

20. Passar um dia relaxando em um dos vários spas, com direito a banho de ofurô e massagem relaxante;

21. Visitar as feiras da Liberdade e da Praça Benedito Calixto; 22. Ir a uma das 6.000 pizzarias da cidade; 23. Conferir uma corrida no Autódromo de Interlagos; 24. Assistir a um jogo no Estádio do Morumbi; 25. Passear em umas das mega livrarias de São Paulo, como a Cultura, do Conjunto Nacional, e a Fnac, na Paulista; 26. Visitar uma das centenas de exposições da cidade; 27. Tomar um café em uma das cafeterias internacionais, como Havana e Starbucks; 28. Passear pelo Centro Histórico, passando pelo Pateo do Collegio, Largo São Francisco, Marco Zero e Catedral da Sé; 29. Visitar uma grande feira em um centro de convenções como o Parque Anhembi; 30. Participar de um ensaio em uma quadra de escola de samba.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 28 São Paulo 469 Anos
POR Estação da Luz (Vinicius Low)
Fonte: SECOMSP

SHOPPING LIGHT RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE 469 ANOS DA CIDADE DE SÃO PAULO

A mostra é uma homenagem ao aniversário da Capital que contempla os pontos históricos e turísticos da cidade, além de incentivar a cultura e história aos paulistanos

A cidade de São Paulogrande metrópole nacional que ocupa isoladamente a posição de maior hierarquia urbana do país -, completa 469 anos neste mês de janeiro. Para homenagear a cidade, o Shopping Light, localizado no Centro da capital, recebe a exposição “São Paulo em Photos”, sob a curadoria do produtor cultural Maurício Coutinho.

A mostra acontece de 9 a 31 de janeiro, no espaço de eventos do empreendimento e tem como

objetivo mostrar ao público por meio das imagens, um pouco sobre a terra da garoa, levando ao público em geral, para alguns pontos históricos e turísticos da metrópole, como por exemplo: o Edifício Alexandre Mackenzie, que abriga atualmente o Shopping Light, o Largo do Paissandu, com seus prédios e restaurantes icônicos, os hotéis Plaza e Cinelândia, que completam mais de 50 anos de existência, o centenário e premiado Ponto Chic, o Vale do

Anhangabaú com o majestoso Theatro Municipal de São Paulo, a badalada e concorrida Galeria do Rock, a emblemática esquina das avenidas Ipiranga e São João, entre outros.

A exposição é gratuita, com classificação livre.

SERVIÇO:

O Arquipélago oferece opções para todos os amantes de aventura (Foto:

Exposição “São Paulo em Photos” Quando: de 9 a 31 de janeiro Onde: Espaço de Eventos, Shopping Light, Rua Xavier de Toledo, 23 - próximo ao Metrô Anhangabaú Visitação livre é gratuita

Michel Denousse)
REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 30
Shopping Light (Divulgação)
São Paulo 469 Anos

A CIDADE DE SÃO PAULO

comemora 469 anos. E os moradores da capital mais populosa do país têm muito do que se orgulhar, pois a cidade, além de ser a mais rica e com a maior população do país, ao longo dos anos também construiu sua própria identidade com um pouco de todo mundo que levou sua cultura para lá – e, por isso, muitas vezes, se tornou personagem de algumas histórias. Veja aqui alguns exemplos em que São Paulo foi fundamental na construção da narrativa: 10 – ‘DEPOIS A LOUCA SOU EU’ –

CONFIRA 10 FILMES NOS QUAIS A CIDADE É PERSONAGEM NA TRAMA

PRIME VIDEO

Um dos melhores filmes nacionais de 2021 se passa em São Paulo – e, talvez, se se passasse em outra cidade não tivesse o mesmo impacto. Conta a história de Dani (Débora Falabella), uma jovem mulher claustrofóbica e com TOC, e, em muitas ocasiões, o fato de sair nas ruas paulistas a atinge de maneira diferente de, por exemplo, quando ela sai nas ruas do Rio. Não que uma cidade seja melhor que a outra, mas São Paulo funciona como personagem antagonista na jornada dessa protagonista.

9 – ‘CARANDIRU’ – GLOBOPLAY

Uma das tragédias sociais mais

marcantes da história de São Paulo – e do país, acima de tudo – aconteceu na penitenciária de Carandiru, na capital paulista. Em vasta pesquisa, o médico Drauzio Varella entrevistou centenas de detentos do centro de detenção, e, a partir do seu livro, o filme de Hector Babenco conseguiu construir uma narrativa empática e humanizada dos indivíduos (fictícios) invisibilizados pelas políticas sociais.

8 – ‘AS MELHORES COISAS DO MUNDO’ –GLOBOPLAY

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 32 São Paulo 469 Anos
POR

Muitos jovens e adolescentes sentem angústia, medo, excitação, ansiedade – tudo junto e misturado durante os anos entre a infância e a formação adulta. E, adolescentar numa cidade como São Paulo influencia na identidade dos jovens. Laís Bodanzky traz um olhar sensível e leve sobre a juventude paulistana de classe média em um mundo cheio de expectativas e sonhos.

7 – ‘O ANO QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS’ – GOOGLE

FILMES

A história se passa em 1970, em plena ditadura militar. Mauro, de 12 anos, a-dora futebol. A Copa do Mundo está prestes a começar quando seus pais “saem de férias” misteriosamente na capital paulista. Com um jeito muito sutil, a comicidade suaviza a pesada temática do longa de Cao Hamburger.

durante uma festa.

3

– ‘AS BOAS MANEIRAS’ – CANAL BRASIL

Um dos filmes de terror nacional mais comentados dos últimos anos. Provavelmente ‘As Boas Maneiras’ não teria o mesmo impacto no espectador caso o contraste de mundos entre as protagonistas não fosse situado em São Paulo, de modo que a cidade, inclusive, influencia na perdição geográfica de Ana (Marjorie Estiano).

2 –

‘ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA’

A clássica história escrita pelo vencedor do Nobel de Literatura José Saramago, ganhou adaptação cinematográfica em 2008, e boa parte das locações aconteceram em São Paulo, especialmente as externas. O filme conta a história da sociedade mundial sendo atingida subitamente por uma epidemia de cegueira, e como a dita humanidade rapidamente se bestializa quando ninguém mais vê nada para poder julgar o outro.

1 – ‘MARIGHUELLA’ – GLOBOPLAY

6 – ‘TEU MUNDO

NÃO

CABE NOS MEUS OLHOS’ – GLOBOPLAY

Vitório (Edson Celulari) é cego desde que nasceu. Hoje, com mais de 50 anos, ele é um homem completamente autônomo: gerencia a própria pizzaria (herdada do pai, no bairro do Bixiga), tem um núcleo de amigos e adora ir todo domingo ao estádio para sentir o Corinthians jogar. Construído como comédia romântica, o filme trata do capacitismo com relação aos deficientes visuais.

5 – ‘O CHEIRO DO RALO’ – GLOBOPLAY

Inspirado no livro homônimo de Lourenço Mutarelli, traz Selton Mello no papel de Lourenço, que possui uma loja de penhores em São Paulo, onde os tipos mais esquisitos aparecem para vender e comprar os produtos mais diversos possíveis. Com humor meio doido, Heitor Dhalia retrata a diversidade populacional da capital paulista.

4 – ‘BRÓDER’

Primeiro longa-metragem dirigido por Jeferson De, a história de ‘Bróder’ se passa no Capão Redondo, a área com a maior concentração de favelas de São Paulo. Conta a história de amizade entre jovens que cresceram juntos, mas que, com o passar do tempo, acabam tomando caminhos diferentes na vida, até se reencontrarem

Um dos filmes nacionais mais aplaudidos dos últimos anos tem boa parte das locações em São Paulo, onde acontecem a maioria dos acontecimentos do filme dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge. Foi lá que o escritor e político foi morto, por conta da sua resistência e ativismo contra a ditadura.

Fonte: CinePop

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  33

5 ROTEIROS PEDAGÓGICOS PARA SE APROFUNDAR NA RICA HISTÓRIA DA CAPITAL PAULISTA

Museus com fragmentos históricos e artes icônicas constroem a narrativa do nascimento da maior cidade da América Latina

Como Forma de comemorar os 469 anos da maior metrópole da América Latina, que tal conhecer lugares que narram parte desta rica história? Destacamos cinco roteiros pedagógicos para maior aprendizado sobre como São Paulo se consolidou como uma

das cidades mais importantes do mundo.

°MASP - Museu de Arte de São Paulo

Na visita ao MASP – Museu de Arte de São Paulo, os alunos estarão diante de um dos principais cartõespostais da capital paulista. É

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 34 São Paulo 469 Anos POR PATRICIA PENNA

possível conhecer e analisar um dos mais importantes acervos de artes plásticas da América Latina, tendo a oportunidade de identificar os vários períodos da história da arte, bem como suas características, construindo a ideia de que a história do mundo é refletida e contada nas várias manifestações artísticas. No museu, é possível conhecer nos detalhes a história da icônica Avenida Paulista. °Pinacoteca de São Paulo

Na visita à Pinacoteca, o museu de artes visuais mais antigo de São Paulo, os alunos terão a possibilidade de vivenciar uma experiência de compreensão da arte como um saber cultural e gerador de significados. Lá, eles terão a oportunidade de interpretar algumas das obras mais icônicas da produção brasileira dos séculos XIX e XX. No acervo da Pinacoteca, há obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, Almeida Júnior, entre outros. Em uma das seções do museu, o público conhece o histórico do tradicional bairro da Luz, que abriga o acervo. °Museu Afro Brasil

Outra importante frente que ajudou na consolidação de São Paulo é a população afro. Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil conserva um acervo com mais de 6 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII e os

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 |  35

dias de hoje. Entre as obras exibidas, estão pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. Nesta visita, os alunos realizam um resgate da herança cultural e artística do negro no Brasil, reconhecendo elementos da imensa diversidade das culturas africanas, além de analisar as particularidades das religiões afro-brasileiras. °Museu do Ipiranga Após 9 anos fechado, o Museu do Ipiranga reabriu recentemente, celebrando o bicentenário da Independência do Brasil. O edifício histórico é um monumento à Proclamação da República, o berço da nação e um espaço de memória brasileira. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer cada detalhe da consolidação da Constituição Brasileira, além de ter acesso à origem dos nomes de bairros e avenidas famosas de São Paulo e a detalhes de como era a atividade industrial na cidade. ° Pateo do Collegio

Quando falamos em história de São Paulo, o Pateo do Collegio não pode ficar de fora. Foi o local onde São Paulo nasceu, a partir da construção de uma pequena cabana de pau a pique onde se reuniam 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, empenhados em catequizar os nativos. Hoje o complexo abriga atividades culturais. O museu,

composto por sete salas, expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, objetos indígenas, uma maquete de São Paulo no século XVI, a pia batismal e antigos pertences de Anchieta, entre outras coisas.

Os estudantes podem ainda conhecer a Biblioteca Padre Antonio Vieira, onde está um acervo precioso de livros de história, e participar da missa rezada por jesuítas.

REVISTA TURISMO&EVENTOS JANEIRO 2023 | 36 São Paulo 469 Anos
São Paulo 469 Anos
Pessoa na Estação do Metrô de São Paulo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.