Jornal RS - Edição 481

Page 1

São mais de 200 vagas em cargos diversos e agentes comunitários de saúde

Prefeita Fátima conclui entrega de casas na Vila Martin Pilger

Por que a OMS está sexualizando as crianças?

infraestrutura e
fundiária Pão de Judá O portal da sua alimentação espiritual Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo jornalrs.com.br Ano 10 - Edição 481 2/6 a 8/6 de 2023 R$ 3,50 Pág 4 Pág 3 Município pode contar com Centro Dia do Idoso CAMPO BOM Pág 12 Estudantes de Química da Liberato são premiadas em evento científico NOVO HAMBURGO Pág 8 Arrecadação do Município cresce 15% no 1° quadrimestre NOVO HAMBURGO Pág 9 Pág 11 CURTA NOSSA PAGINA FB.COM/FERREIRAELETRICA Av. Victor Hugo Kunz, 2565 - 51 3067 4827 - 51 9 9928 6567 - andre@ferreira11.com.br 2023
de Saúde está com dois concursos públicos abertos
Município construiu 70 casas e beneficiou 117 famílias com
saneamento em programa de regularização
Fundação

O caminho que parece direito

Apocalipse 12: 9 que diz: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, o sedutor de todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”

1 João 5: 19 afirma que "o mundo inteiro jaz no maligno".

Mas, se todo mundo jaz no maligno, então não vai escapar ninguém?

O que ocorre é que pela perspectiva do Apocalipse, o povo de Deus está no mundo, mas, não é do mundo.

No Apocalipse bem como no livro de Daniel e em outras partes das escrituras diz que o povo de Deus é representado como se já estivesse no céu.

Então, Satanás engana todo mundo, mas o mundo em que Apocalipse se refere é o conjunto daqueles que estão voltados para si mesmos, e para a satisfação de seus interesses e prazeres.

Em contrastes com estes existem alguns poucos que o diabo não engana.

São aqueles que embora estejam fisicamente no mundo, mas não são do mundo.

Pois fazem parte do reino da graça de Cristo, aquele reino sem território ainda.

Mas, sobre o qual Jesus já governa, lá do Santuário Celestial.

Estes que estão no mundo, mas, não são do mundo, vivem como estrangeiros e peregrinos nesta terra.

São homens dos quais de acordo com a bíblia o mundo não é digno, pois pela graça e pelo poder de Deus tem formado um caráter diferente santificado, e que busca a glória de Deus acima de tudo, e também o bem-estar presente e eterno do seu semelhante.

Provérbios 14: 12 que nos diz: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”

Não é comum que uma pessoa pense que determinada escolha seja correta e boa e que depois acaba descobrindo que aquela escolha não poderia ser pior.

Mas, quanto à nossa consciência.

Será que não dá para confiar e seguir a nossa consciência?

Ou devemos ignorar a voz da consciência?

A consciência é certamente muito importante.

A consciência é uma das faculdades superiores da mente.

Existem 5 faculdades ou capacidades da mente.

Três são superiores e duas são inferiores.

As três capacidades superiores da mente são: Consciência, Razão, Juízo.

E as duas faculdades inferiores da mente são: Apetite, Paixão

A consciência é a faculdade que nos dá direcionamentos morais indicando se o caminho é correto ou incorreto ou bom ou mau.

A razão é a faculdade que compara entre os aspectos positivos e negativos de cada decisão a ser tomada.

O Juízo é a capacidade de tomar uma decisão.

O apetite é a capacidade de sentir fome e desejar o alimento.

E a paixão é a capacidade de afeiçoar às pessoas, coisas, lugares ou situações.

O Espírito Santo ele fala, por meio da voz da Consciência.

Com os profetas, o Espírito Santo falou de maneira mais sensível e evidente por meio de Visões e Sonhos.

Mas, isso no dia a dia de modo geral o Espírito Santo usa a nossa Consciência.

Por isso, quando algumas propostas nos são feitas, quando surge uma oportunidade, ou temos que tomar uma decisão, a primeira coisa que devemos fazer é prestar a atenção na voz da Consciência.

Isso está nos comandos normativos da nossa Consciência.

Ela nos alertara de pronto quanto ao acerto ou ao erro moral de nossas cogitações.

Se a Consciência nos dizer não, não vai por aí, indicando que determinada opção ou sugestão é errada, é ruim e mesmo desnecessária, a chance de um caminho que nos é proposto ser mesmo um mau caminho é altíssima.

É o caso de prestar atenção na voz da Consciência e de imediato seguir por outro caminho.

Mas se a voz da consciência for no sentido de que aquilo é correto e bom é mesmo necessário, e aí é bom redobrar a cautela.

Issur pede apoio do Varejo para projeto de inclusão de cegos

Divulgação

baixa visão não conseguem realizar a identificação do teclado. A solução seria a aplicação de uma película autocolante com identificação tátil, desenvolvida e padronizada para fixação na superfície desses terminais, e que já está disponível no mercado”, disse Issur.

CAMPANHA

Em reunião com a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), esta semana, o deputado Issur Koch solicitou o apoio do setor para que pessoas cegas ou com baixa visão possam realizar com mais segurança transações com máquinas de crédito e débito.

“Atualmente, nos modelos touch screen, essas pessoas têm muita dificuldade para identificar o número “5”, que conta com um ponto em alto relevo e

permite identificar o centro do teclado, assim como ler as marcações táteis que acompanham os botões de cancelar, apagar e confirmar”, explica Issur.

Ele lembrou que a segurança e a privacidade do cliente ficam comprometidas, tendo em vista que, muitas vezes o cego ou deficiente que se vê obrigado a compartilhar a senha ou a desistir da compra. A solicitação chegou ao parlamentar por meio do Projeto Visão Especial, que busca maior

RODÍZIO DE PIZZA

3582-7707

inclusão de cegos na sociedade.

De acordo com relato apresentado pelos cegos Júlio Nunes Rodrigues e Lucimara Azambuja, durante audiência na Comissão de Direitos Humanos, em reunião oportunizada pelo deputado, essa é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos cegos no momento de fazerem compras. “O problema é que na versão touch screen, sem o teclado físico, as pessoas cegas ou com

com bifes, lazanha e massas Buffet

O presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski, juntamente com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Poa), Irio Piva, se comprometeu em fazer contato com lojistas e entidades de todo Estado para tratar deste tema. “É uma questão humanitária e que podemos melhorar a experiência destas pessoas no varejo”, resumiu Írio Paiva. Uma reunião com o setor e as idealizadoras do Projeto Visão Especial, Fernanda Franceschetti e Adriana Gusmão, deverá ser realizada em breve.

2 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Editora Jornalística RS Ltda • CNPJ: 18245016/0001-20 Bartolomeu de Gusmão, 954, Canudos - Novo Hamburgo/RS comercial@jornalrs.com.br • reportagem@jornalrs.com.br • (51) 3595-0777 • (51) 99700-8677 Circulação: Novo Hamburgo, Campo Bom, Portão, Capela de Santana, Estância Velha e Ivoti • Tiragem: 10 mil exemplares Direção de redação e comercial: Ari Schneider • Edição e reportagem do impresso: Ari Schneider Redação de mídias sociais: William Schneider • Diagramação: Ari Schneider O conteúdo dos artigos e crônicas publicados nesta edição são de total e inteira responsabilidade de seus autores. ESTADO
c/2 carnes + 1 copo de refri + sobremesa
Segunda à Sexta ao meio-dia
O PREÇO WWW.ZIMMERRESTAURANTE.COM.BR | AV. 7 DE SETEMBRO, 1054 - NOVO HAMBURGO
livre
ZIMMER De
CONSULTE
Pessoas cegas enfrentam dificuldades em transações com máquinas de crédito e débito, alerta deputado Issur Koch

Município pode contar com Centro Dia do Idoso

Coordenador do SAMU de Campo Bom destaca importância do serviço em manifestação na Tribuna Popular

Rodrigues (Republicanos) recebeu aprovação nos requerimentos que pedem a intensificação de rondas da Brigada Militar no bairro Mônaco e a disponibilização dos contratos de prestação de serviços do Hospital Lauro Reus.

Todos os projetos de lei nas duas sessões são de autoria do Executivo. Os parlamentares aprovaram as solicitações de suplementação de crédito existente e também o plano municipal de cultura.

Fülle Mensche

pronila@yahoo.com.br

Am freitach woh ich unn das Sheila ingelood uf das gebostach fun dhem jornal RS fun Hamburg , das hat mich orich gefrait, in kotze zait sin 10 joha ruhm khan, de Herr fun jornal Ari Schneider das is ehn competende Man unn sain Zaithun hat fülle löese.

Ich wünsche das eha waide Glick hat unn di Laid imma schön berichte mit di lezte naichkaite. Ich schraiwe jun 7 joha das Hunsrikich tieckeche in di Zaithun das frait mich och das khan ich dhem fadancke, ich schaiwe das gern hoffenlich sin fülle woh das leese.

Das festche woh schön wohre kanz füll frainde bai komm, unn ohn ihne begrüss, de Ari woh orich froo sain studio woh foll ohongestelte, ich woh das klensde ,meha sin guud ufgenon woha, Dancke fa alles, unn so khesd waite, jede woch naichkaite.

De lezte sontach woh fest in de ganz umkechen wait unn brait, bai uns woh das rosqui fest mit rohm unn onich, do wohre in drai tooche boo Tausend mensche di lait herre full fakoof, dat woh alles fa se fakoofe ,do kunt ma drincke unn ese sich rund foll.

Na noite desta segunda-feira, 29 de maio, os vereadores de Campo Bom se reuniram de maneira ordinária e extraordinária para analisar projetos de lei e requerimentos. Além das votações, os vereadores acompanharam a manifestação do coordenador técnico do SAMU de Campo Bom, Fábio André Schwan.

Na ordem do dia da sessão ordinária, os parlamentares aprovaram dois requerimentos apresentados pelos ve-

readores Jerri Moraes (MDB) e Jair Wingert (Progressistas) com solicitações em benefícios dos idosos. As proposições solicitam ao Executivo a criação do Centro Dia para Pessoa Idosa, permitindo o acolhimento e atendimento a pessoa idosa em situação de dependência de outra pessoa para sua segurança e garantia de sua saúde, em função de seus familiares ou cuidadores necessitarem trabalhar para manutenção e sustento da família. A outra

solicitação pede para que seja incluído entre as especialidades disponíveis no Centro Vida, atendimentos de geriatra destinado aos idosos da cidade. Os dois requerimentos foram aprovados por unanimidade assim como solicitação de Jair e da vereadora Professora Sandra Orth (PSDB), para reativação de projeto destinado a alunos do ensino fundamental possibilitando visitas ao centro histórico de Porto Alegre.

O vereador Celsinho

Importância do SAMU

Durante sua manifestação no espaço da Tribuna Popular, Fábio Schwan discorreu sobre a história de 14 anos de prestação de serviço dos profissionais do SAMU na cidade. O enfermeiro também convidou a comunidade para o 3° Encontro Científico do SAMU que ocorre dia 03 de junho e deve reunir profissionais de diferentes regiões e até de outro estado. “Sem dúvidas, é o maior encontro da região sul”, enfatizou.

Legislativo presta homenagem à membros da Brigada Militar, servidores do SAMU e comércio agrícola

Na noite dessa quarta-feira, 31, na última sessão ordinária de maio, o Legislativo de Campo Bom concedeu uma homenagem para pessoas de três segmentos distintos da sociedade. Oficiais da Brigada Militar (BM), servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Agrícola Campo Bom foram os agraciados da noite.

Bruna Miranda Rodrigues, Stefano Lopes Ferrão e Claudeci Colares da Silva foram os membros da BM que foram reconhecidos em pela atuação em ocorrência de grande repercussão no dia 07 de janeiro. A homenagem é assinada por todos os vereadores

e em sua manifestação e também representando os colegas, Ferrão saudou os parlamentares pela valorização. “Para mim tem uma representatividade muito grande essa homenagem e vai ficar estampada com orgulho na prateleira da minha sala”, comemorou.

tário da Agrícola Campo Bom, representou a empresa na cerimônia e também exaltou aos vereadores pela homenagem proposta pelo vereador Jair Wingert (Progressistas).

“São quase 40 anos de comércio nessa cidade que me orgulho. Muito obrigado Campo Bom”,

ressaltou.

Um dos coordenadores do serviço do SAMU na cidade, Luiz Flávio de Brito, foi o escolhido para ocupar a tribuna e saudar a homenagem aprovada por todos os parlamentares e proposta pelos vereadores Jerri Moraes (MDB), Alexandre Hoffmeister (Progressistas) e Michele Closs (PDT). “O SAMU é uma grande família. Essa placa é de todos os colegas e obrigado aos vereadores por todo o reconhecimento”, citou.

Para valorizar os homenageados, o Legislativo ofereceu uma placa de reconhecimento e também convidou o coral jovem da EMEF Marcos Silvano Vieira para o momento cultural.

Di mensche hon wzoi joha dehem gehuck, jetz lofft alles uf dem weech ruhm.

De prefect hat em trenzinho mache geloss dem sain nome is Rosquito de netm di lait uf unn ab fun de prace bis uf”s fest im Núcleo, das is so ehn schön aiseboon ,kanz foll mit rosqui, kanz fabust mit blume das is mo ehn schön farwerk hat ach ehn choffea mit ehn schnores, das fest woh kanz bundich alles woh schön farwich awe do wohre füll lait alles woh foll whens net geloof sin hon’se dat gezest unn etwas gês ore gedrung.

Muito visitado

Sexta feira tínhamos um convite especial , era dia de fazer uma visita ao jornal RS de Novo Hamburgo pelos seus dez anos de fundação, eu e a Sheila fomos conhecer o jornal de Ari Schneider, foi um imenso prazer que nos dirigimos ao evento que foi especial para nós. Dez anos que ele não deixa de passar notícias importantes a seus assinantes . O jornal é composto por uma equipe muito bem qualificada que estão realmente de parabéns, no decorrer deste anos conquistou muitos assinantes e tudo leva a crer que o momento é de muito sucesso.

Parabéns ao diretor do jornal, homem correto de boa índole e muito esforçado, a convite dele a minha coluna está ali todas as semanas, gosto de participar isto me faz sentir valorizada.

A homenagem foi no estúdio do jornal, compareceram muitos amigos e conhecidos para prestar sua homenagem, foi um momento muito especial.

Nesse último fim de semana tinha festa em toda região em nosso município tinha a festa da rosca do mel e nata.

Durante dois anos o povo foi castigado pela pandemia só em casa olhando televisão , ninguém aguentou mais, agora o povo sai tanto em feriados e domingos que as ruas e estacionamentos trancam tudo.

Na festa de domingo o povo pode comprar de tudo sentar e curtir a festa os shows, tinha mesa cadeira e bancos tudo a disposição.

Na primeira festa das duas o dono d o restaurante Paulinho carneou um boi , tudo foi servido em três dias.

O prefeito mandou confeccionar um trenzinho para as pessoas se locomoverem até a festa no núcleo. Ele fez muito sucesso as pessoas adoraram esta ideia ele subia e descia sempre lotado, foi tudo muito bem organizado, de tantas festas que já tinha estas duas foram as melhores.

3 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023
Campo Bom
Pronila Krug Escritora
Enfermeiro destaca a importância vital do SAMU na cidade durante manifestação Cássios Diogo Schaab;/CMVCB Legislativo de Campo Bom presta reconhecimento a três setores vitais da sociedade Divulgação

Pão de Judá

O portal da sua alimentação espiritual

ÁREA PERIGOSA

Certa vez, um rapaz, em suas férias de verão, foi para o litoral com um amigo. Enquanto o seu amigo estava conversando com algumas pessoas, ele entrou no mar com uma bola, na qual se agarrava, pois não sabia nadar muito bem. Sem perceber, pouco a pouco, ele e a bola afastaram-se da praia. De repente, a bola que segurava escapou-lhe das mãos. Ele tentou apanhá-la, mas a bola já estava longe. Então decidiu voltar para a praia, mas ao virar-se e tentar retornar, entrou em pânico, pois a praia estava distante e seus pés não alcançavam mais o chão. Diante de tal situação, que era tão crítica, ele teve uma estranha reação. O rapaz não gritou por socorro, pois isso o envergonharia diante das pessoas. Porém, o amigo do jovem, que estava lhe cuidando da praia, percebeu o que estava acontecendo e com gestos e gritos, conseguiu chamar atenção de surfistas que estavam no mar. Eles entenderam a situação e resgataram o jovem que já perdia o fôlego.

Refletindo nesta história, podemos ver que este afogamento é muito semelhante ao que estamos, muitas vezes, vivendo.

Quando agimos independentes de Deus, fora da vontade e do plano de Deus, estaremos sempre nos afogando. Talvez, na nossa vida usemos também uma “bola”, que pode ser as nossas ideias, nosso esforço, destreza, capacidade ou qualquer outra habilidade ou qualidade que possuímos para nos apoiar, nos sustentar, no entanto, fora de Cristo, o perigo é constante!

Muitas vezes, talvez não tenhamos força para pedir ajuda ou talvez, não queiramos pedir. Pode ser que nos orgulhemos da nossa “aparência”, da nossa “posição” e não queiramos reconhecer a nossa incapacidade ou não queiramos incomodar ninguém, no entanto assim, certamente, o resultado será desastroso.

Se o amor estiver se esfriando na sua vida, se o seu interesse pela Palavra de Deus estiver desaparecendo ou não existir, se o tempo que você gasta na oração é cada vez menor e mais formal ou simplesmente não acontecer mais, cuidado, você está em uma área perigosa, em uma área de “bandeira vermelha”, área de risco de afogamento. É hora de gritar, pedir socorro, é hora de incomodar as pessoas a sua volta que podem te ajudar, é hora de deixar o orgulho de lado e clamar ao Senhor. Ele te espera.

“Pedi e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abri-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abri-se-lhe-á” (Lc 11:9-10). “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. Bemaventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!” (Salmos 112:1, 128:1).

Em Mateus 3 apareceu um homem estranho aos há

Fundação de Saúde está com dois concursos públicos abertos

Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para os concursos públicos da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O concurso 01/2023 oferece 161 vagas diretas, mais cadastro reserva, para diversos cargos com escolaridade nível fundamental, médio, técnico e superior.

Já o concurso 02/2023 oferece 57 vagas, mais cadastro reserva, para o cargo de agente comunitário de saúde. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.quadrix.org.br.

Entre os cargos ofe-

recidos no concurso 01 estão auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, agente de atendimento, condutor de ambulância/veículos, técnico de enfermagem,

técnico em segurança do trabalho, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo e médicos como anestesiologista, cardiologista, clínico ge-

ral, geriatra, infectologista, psiquiatra, entre outros. Os salários são variados, a partir de R$ 1.216,00 mais benefícios. A taxa de inscrição para o nível fundamental é de R$ 70,00, ensinos médio e técnico de R$ 90,00 e superior de R$ 130,00. Já para agentes comunitários é exigido o ensino médio completo e o salário é de R$ 2.424,00 mais auxílio-alimentação. A taxa de inscrição é de R$ 90,00. Os editais já estão disponíveis. Informações e dúvidas diretamente no e-mail contato@quadrix. org.br.

Deputado Sabino destina emenda de R$ 100 mil

Na sexta-feira, 26 de maio, o deputado estadual Elizandro Sabino realizou a oficialização de Emenda Parlamentar, de sua autoria, para a cidade de Estância Velha.

O recurso, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), já está na conta da Prefeitura para ser utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

da de muitas que virão. Tenho um compromisso com Estância Velha, podem contar sempre com o nosso mandato”, destacou Sabino.

Deputado Elizandro Sabino destaca vínculo com Estância Velha ao oficializar Emenda Parlamentar para a cidade

CAPELA DE SANTANA

“Estou retribuindo todo o carinho que recebo dessa cidade e dos seus moradores. Que essa seja a primeira emen-

Participaram do ato: prefeito Diego Willian Francisco, presidente da IEAD Pr. Valmir e vice-presidente Pr. Dionésio, Conselheiro Tutelar Miquéias Amaral, empresário Clovis Freilich, arquiteto Robson Wesssner, Gledson Vaz e advogada Rafaela Cordolino.

Campeão do Velocross em busca de patrocínio para competições nacionais

Divulgação

Na última quarta-feira, o Vereador Oziel Rangel realizou uma visita especial ao piloto Jeferson de Souza, conhecido carinhosamente como "BUNDA" das motos. O morador da cidade é um destaque nas pistas de Velocross há mais de uma década e já acumulou mais de 600 troféus em sua carreira.

Jeferson, que trabalha em uma pequena oficina ao lado de sua esposa, dedica grande parte do seu tempo livre para se preparar fisicamente e participar das competições. Diariamente, ele percorre vários quilômetros em sua bicicleta, além de seguir disciplinadamente uma rotina de treinos e alimentação adequada.

Acesse: editoraventosul.com.br

Entre em contato: (51) 98959-0537

"Me esforço para participar de todos os eventos possíveis, inclusive o mais

recente em Jaguarão, na divisa com o Uruguai, onde pilotos do Brasil e Uruguai se encontraram", afirma Jeferson. No entanto, a trajetória não é fácil, pois ele precisa deslocar-se com a moto no reboque, utilizar o carro da família e arcar com as despesas de manutenção, deslocamento, inscrições e alimentação.

Apesar dos desafios,

Jeferson nunca volta para casa de mãos vazias, sempre conquistando posições de destaque nas competições e recebendo inúmeros troféus. Agora, o piloto está se preparando para os próximos desafios: o Campeonato Gaúcho e o Brasileiro de Motocross. Para tornar esses sonhos realidade, ele busca ativamente um patrocínio que possa ajudar a cobrir os

gastos e custos associados à participação nesses eventos.

Se você tem interesse em se tornar um patrocinador desse talentoso campeão, entre em contato com Jeferson através do número de telefone 51 9 9510 9742. Sua contribuição será fundamental para que ele continue representando a cidade de Capela de Santana com garra e determinação nas competições de motocross em nível estadual e nacional.

Jeferson, com sua determinação e paixão pelo Velocross, é um exemplo inspirador de superação e dedicação, e com o apoio da comunidade e de possíveis patrocinadores, certamente alcançará ainda mais sucesso em sua promissora carreira esportiva.

4 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023
Geral
Divulgação São mais de 200 vagas em cargos diversos e agentes comunitários de saúde Divulgação

Câmara de Capela de Santana aprova PL que altera benefícios para estagiários

Projeto

parceria com o CIEE para a contratação de estagiários estimulando a formação profissional dos jovens.

Divulgação

EXPLICAÇÕES PESSOAIS:

Na noite desta terça-feira (30), os vereadores da Câmara Legislativa de Capela de Santana reuniram-se para mais uma sessão ordinária, na qual foram discutidos projetos de lei de grande importância para o município. Durante a sessão, algumas falas dos vereadores se destacaram, trazendo à tona temas relevantes para a população.

Um dos pontos de destaque foi o Projeto de Lei n°26, datado de 22 de maio de 2023, que propõe alterações no artigo 7° da Lei Municipal 1073, além de trazer outras providências. O projeto foi aprovado. Com a aprovação, as mudanças no artigo 7° passam a vigorar imediatamente.

O artigo 7° da Lei 1073 estabelece as diretrizes para a carga horária e benefícios de diferentes níveis de ensino. Com as alterações propostas

pelo projeto de lei, as novas disposições passam a ser as seguintes: para o ensino médio, a carga horária será de 20 horas, com bolsa auxílio de R$ 480 e auxílio transporte de R$ 70. Já para o nível técnico, a carga horária semanal será de 20 horas, com bolsa auxílio de R$ 477 e auxílio transporte de R$ 70. Por fim, para o ensino superior, a carga horária será de 20 horas semanais, com bolsa auxílio de R$ 724 e auxílio transporte de R$ 70. Para uma carga horária semanal de 30 horas, o valor mensal do auxílio será de R$ 1.100, além do auxílio transporte de R$ 70.

Outro assunto discutido durante a sessão foi a possibilidade do município contratar estagiários por meio do convênio com o Centro de Integração EmpresaEscola (CIEE). O projeto de lei em questão pro-

põe a contratação de estagiários com uma carga horária diária de 4 horas. Essa medida visa suprir a demanda de secretarias de educação e escolas municipais, bem como do gabinete municipal. O projeto foi apresentado pelo Poder Executivo Municipal e está em discussão entre os vereadores.

Durante a sessão, também foram apresentados pareceres importantes. O Parecer da Comissão de Justiça e Redação, datado de 22 de maio de 2023, analisou o Projeto de Lei 2023, originado a partir do Projeto de Lei n°26/2023, que busca alterar o artigo 7° da Lei n° 1073. A Comissão, após analisar as formalidades necessárias, emitiu parecer favorável pela tramitação do projeto de lei, considerando que ele atende aos requisitos estabelecidos pelo Regimento Interno

do Poder Executivo Municipal.

Da mesma forma, o Parecer de Finanças, referente ao Projeto de Lei Executivo n° 26/2023, também originado pelo Poder Executivo Municipal, emitiu parecer favorável pela tramitação do projeto, após análise dos requisitos estabelecidos pelo Regimento Interno do Poder Executivo.

Além dos projetos de lei, as demandas da comunidade também foram discutidas durante a sessão. O vereador Dilceu apresentou a Indicação 38/2023, na qual solicita ao Poder Executivo Municipal o recolhimento de galhos e entulhos na rua Padre Grega com a rua Jovelina Nunes. Essa demanda tem como justificativa o atendimento ao pedido da comunidade, uma vez que há grande acúmulo de entulhos nesse terreno.

A sessão da Câmara Legislativa de Capela de Santana contou com a presença ativa dos vereadores, que discutiram projetos de lei de relevância para o município, além de abordarem questões que impactam diretamente a população. As propostas apresentadas e os pareceres favoráveis indicam o avanço no cenário legislativo do município, visando o bem-estar e o desenvolvimento local.

Queria cumprimentar a todos, aos assessores presentes e à comunidade. Quero parabenizar o poder executivo pelo belo trabalho. Todas as áreas estão apresentando um trabalho excelente, tanto nas estradas quanto na agricultura. Agradecemos

Vereador

Cleomar

pela dedicação. Como o vereador mencionou, os implementos para os agricultores foram adquiridos com recursos próprios e dos cofres públicos. Vários calçamentos da cidade foram concluídos, e estamos avançando em Capela de Santana graças à competente administração. Houve um incidente ontem na Getúlio Vargas, e o prefeito fez um esforço significativo. Ele agiu prontamente, e a empresa resolveu o problema. Se aquele poste tivesse caído, a comunidade teria ficado sem internet. Parabenizo o poder executivo em conjunto com os vereadores e a secretaria. Também parabenizo o Beto e o Miguel por seus trabalhos.

Queria cumprimentar Júlio e os vereadores presentes nesta Casa, assim como nosso amigo Miguel. Parabenizo a Secretaria da Educação e o prefeito Machado pelo recebimento dos equipamentos agrícolas. Os discos que chegaram serão muito úteis para os nossos pequenos agricultores, assim como os novos tratores. Parabenizo o prefeito.

Vereador Volmir

Recentemente, fomos chamados para lidar com um poste prestes a cair. Entrei em contato com a RGE, mas descobri que o poste em questão era de internet. Preocupado com a situação, contei com a ajuda do vereador Jeremias. Juntos, leva-

mos essa preocupação ao prefeito, após já termos discutido o assunto com a secretaria de educação, onde Beto e Roque confirmaram a substituição do poste durante a noite. Felizmente, com o apoio do prefeito, foi possível contatar os responsáveis e, nesse momento, gostaria de parabenizar a equipe da Voe, que rapidamente atendeu ao chamado com três veículos e substituiu o poste. Essa é a essência do que buscamos: pessoas comprometidas com nossa comunidade e um trabalho conjunto. Sem o prefeito, Roque e Beto, não teríamos conseguido resolver esse problema. Todos estão genuinamente preocupados.

5 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Capela de Santana
de lei propõe
Projeto de contratação de estagiários recebe apoio dos vereadores que enxergam benefícios para os jovens e para a comunidade
AV. ORESTES LUCAS, 2240, SALA 201 CAPELA DE SANTANA 51 3698 2149 - 51 99925 2804 51 99613 1820
Vereador Leonel

Confraternização marca passagem de 10° aniversário do Jornal RS

Aproximadamente 100 pessoas participaram da confraternização alusiva aos 10 anos do Jornal RS. O evento ocorreu na redação conjunta do jornal impresso e web tv, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, na última sexta-feira (26) e emocionou diversas pessoas.

Ao longo de toda a tarde, autoridades de diversos segmentos estiveram no local. Em meio a cumprimentos e diversos sorrisos, os convidados aproveitaram o ambiente e desfrutaram de um coquetel oferecido pela equipe do veículo de comunicação.

Enquanto posavam para fotos ao lado do diretor de redação, Ari Schneider, diversos cidadãos presentearam a equipe do jornal, com brindes e lembranças.

Interação com o público

Com atuação na Câmara de vereadores hamburguense e na Assembleia Legislativa, Issur Koch foi um dos primeiros a chegar ao local e presenteou o jornal com uma placa comemorativa. “Não podemos esquecer-nos da valorosa contribuição do RS. Há anos o veículo traduz a importância de levar informações a comunidade”, pontuou.

Da mesma forma, a vereadora Semilda Tita, de Novo Hamburgo, frisou a necessidade de lembrarmos do jornalismo comunitário. “O jornalismo independente protagonizado pelo RS é essencial para nossa cidade e região. Mostra a relação próxima entre comunidade e imprensa”, destacou.

Um dos trabalhos essenciais do jornal é o de levar notícias em primeiro mão ao público. Comandante da Guarda Municipal de Campo Bom, Emerson Lopes se lembrou da importância do trabalho do RS para a corporação. “O jornal foi o primeiro a divulgar o concurso que gerou a Guarda campo-bonense. Abriram portas fundamentais para que a nossa história fosse construída.

Apoiadores

Além de diversas personalidades políticas, representantes de apoiadores do Jornal também estiveram no local. CDL NH, Banco Sicredi, Pizzaria Zimmer, Pão de Judá, Nemauro e FENAC prestigiaram o evento. “Temos uma parceria consolidada e que cresce a cada dia. Isto está comprovado, já que estamos desta forma há 10 anos. Que venham mais”, pontuou a sócia do restaurante Zimmer, Inês Zimmer.

Perspectivas

Anfitrião, o diretor de redação Ari Schneider se emocionou com a recepção. “É lindo ver como as pessoas nos abraçaram nesta oportunidade. O jornal nasceu com esta máxima. De ser um veículo

do povo. Do público. Estamos cumprindo esta missão”, disse. Com cobertura em diversas cidades da região, o veículo terá novidades em breve. “A Web TV voltará com sua cobertura completa e estamos estudando o ingresso nos podcasts. Nossa expansão será gradual, mas incisiva. E seguimos com este projeto, cada vez mais robusto”, finalizou.

6 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Geral
Mais de uma centena de pessoas passaram pela redação do veículo em dia de festa
Ao longo de toda a tarde, autoridades de diversos segmentos estiveram no local Divulgação Ari Schneider e Deputado Estadual Issur Koch Ari Schneider e Aline Schneider Ari Schneider e Daniel Santos Ari Schneider e Nice Schneider José Schneider, Ari Schneider e Paulinho Schneider Ari Schneider e Aline Schneider (SBT)
Ari
Schneider e Inês Zimmer Florosvaldo Jr, Valney Vargas, Ari Schneider, Adelar Fleck e Carlos Alexandre Ari Schneider, Diretor do Jornal RS Divulgação
7 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Geral
Vereadora Lurdes Valim, Ari Schneider, Renata Cabrera e Jorge Stoffel Irineu Volkweis Ari Schneider e Pedrinho Oliveira Mario Rauber, Ari Schneider e Luis Rauber Diego Martins e Ari Schneider Joarez Telles, Ari Schneider, Garibaldo Godoy e Claúdiomir Marcelo Nunes e Ari Schneider Ari Schneider e Emerson Lopes (GMCB) Ari Schneider e Vereadora Tita Donaria Vieira e Ari Schneider Ari Schneider e Andrea Braun Ari Schneider e Florosvaldo Jr Marcelo Nunes, Ari, Rose Camargo e Luis Ritter Ari Schneider e Vera Lange Ari Schneider e Renan Sheila Kohl, Ari Schneider e Pronila Krug Ari Schneider e Sérgio Negri Ari Schneider e Soraia de Lima Ari Schneider e Evandro Schmidt

Sociedade Novos

Talentos promove torneio de canastra em apoio a projetos habitacionais

Arrecadação do Município cresce 15% no 1° quadrimestre

Secretaria da Fazenda apresenta dados de arrecadação em audiência pública

Divulgação

Novo Hamburgo se prepara para receber mais um evento imperdível que promete unir a comunidade em uma causa nobre. Com o apoio da Sociedade Novos Talentos e a coordenação de Pedrinho Oliveira, os bairros Canudos, Kephas e Santo Afonso se unirão em prol da construção de moradias dignas para seus cidadãos. A caravana Talentos Show tem se destacado na mobilização da população, combinando música, esportes e a coleta de abaixo-assinados em uma iniciativa inovadora. O projeto tem promovido eventos integrados que celebram os talentos locais e buscam angariar apoio para os projetos habitacionais tão necessários.

No dia 3 de junho, sábado, das 11h às 17h, a Praça da Juventude Santo Afonso será palco de um emocionante torneio de futebol, além de apresentações musicais com os talentos da região e a oportunidade de assinar o abaixo-assinado em prol da moradia digna.

No dia 4 de junho, domingo, a partir das 13h30, o tradicional torneio de canastra será

realizado na Sociedade Novos Talentos, proporcionando momentos de descontração e interação entre os participantes.

Já no dia 10 de junho, sábado, das 11h às 14h, a Sociedade Novos Talentos abrirá suas portas para mais uma edição do projeto social, oferecendo ati-

Novo Hamburgo registrou arrecadação de R$ 536,5 milhões entre os meses de janeiro e abril. A receita realizada no primeiro terço do ano corresponde a 33,8% da previsão orçamentária para todo o exercício de 2023. O número também representa um salto de 15,2% na comparação com o mesmo período do ano passado (um acréscimo de mais de R$ 70 milhões). Os dados foram apresentados pela Secretaria da Fazenda (Semfaz) em audiência pública convocada pela Comissão de Finanças da Câmara (Cofin). A atividade ocorreu no final da manhã desta terça-fei -

ra, 30, no Plenário Luiz Oswaldo Bender.

O incremento da receita superou a variação inflacionária e permitiu ao Município fechar o mês de abril com superavit de quase R$ 133 milhões, com despesas liquidadas na faixa de R$ 403,5 milhões. O balanço chamou a atenção do presidente da Cofin, Raizer Ferreira (PSDB).

“Espero que consigamos chegar ao final do ano com mais créditos do que débitos. Precisamos colocar nosso Município em uma vertente de ter condições de fazer investimentos. Hoje, Novo Hamburgo só consegue investir a partir de financiamentos”, destacou o vereador.

Responsável pela condução da audiência, Raizer lembrou a aprovação de lei no início de março autorizando a Prefeitura a contratar empréstimo de até R$ 205 milhões junto ao Banco do Brasil. Segundo a proposta encaminhada pelo Executivo, cerca de dois quintos do montante serão aplicados em aquisições e investimentos. “O valor ainda não consta na contabilidade devido às tratativas junto à instituição financeira”, explicou o parlamentar.

Novo critério contábil

Ao contrário dos últimos balanços financeiros, o Ipasem apresentou

superavit previdenciário de R$ 28,9 milhões entre os meses de janeiro e abril. A quase duplicação das receitas foi explicada pela contadora Angelita Nazário, servidora da Semfaz, como um novo entendimento adotado pelas instâncias fiscalizadoras sobre os dados que devem ser computados. “Houve a mudança de um critério contábil. Antes não eram consideradas as receitas de alíquota suplementar. Eles entendiam que, como era um valor que supria um deficit, ele não deveria ser contabilizado para fins de apuração do resultado previdenciário”, esclareceu.

Transparência

A Prefeitura garante que todas as informações, assim como maiores detalhamentos, podem ser encontradas no Portal da Transparência. A prestação de contas quadrimestral é prevista pela Lei Complementar Federal n° 101/2000, que estrutura a fiscalização e o controle dos gastos de estados e municípios, além de promover a transparência das finanças públicas.

C O N C U R S O

P Ú B L I C O

C O M U R

tarem nesses dias de celebração e solida riedade, fortalecendo laços comunitários e apoiando a constru ção de moradias dig nas para os cidadãos dos bairros Canudos, Kephas e Santo Afonso. Venha fazer parte dessa festa e faça a diferença na vida de quem mais precisa!

M A I S D E 5 0 V A G A S

8 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Novo Hamburgo
RUA SAPIRANGA 44 - CANUDOS/ NOVO HAMBURGO/RS 02.JUN | ÀS 23H00 15
Presidente da Cofin espera que o Município termine o ano com mais créditos do que débitos

Prefeita Fátima conclui entrega de casas na Vila Martin Pilger

Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de

Novo Hamburgo tem nova Diretoria

Um sábado diferente marcou a entrega das últimas três casas do programa de regularização fundiária da Vila Martin Pilger, no bairro Vila Nova, às margens da rodovia ERS239, em Novo Hamburgo. A Prefeitura levou uma série de serviços para marcar o encerramento desta etapa, como brincadeiras para a criançada, distribuição de livros, atualização da caderneta de vacina com vacinação pelo Ônibus da Saúde e atendimento do CadÚnico, além de apresentação do músico Darian Moreira Weber, da Orquestra Municipal de Sopros de Novo Hamburgo. As atividades ocorrerãm das 9h ao meio-dia próximo

Divulgação

Vereador Finck se consolida como liderança regional

O Presidente do GSF , Júlio Anápio da Silva, renunciou ao cargo de presidente no dia 21 de Fevereiro de 2019,faltando pouco mais de um ano para concluir o seu mandat

Júlio Anápio da Silva elegeu-se President da diretória do Gr m io Si n di ca t o do F u n ci o ná r i os M u n ici p ai de Novo Hamburgo em 4 de Abril de 2017, com 359 votos pela chapa 2, tendo como Slogan “Renovação, Coragem e Luta”. Seu mandato deveria ir até 2020.

política.

Município construiu 70 casas e beneficiou 117 famílias com infraestrutura e saneamento em programa de regularização fundiária

N a época, o s i nd icat o tinha aproximadame nte 2.50 0 associados E m Agosto de 2017, descobriu-se um rombo de mais de R$ 3,5 milhões nas contas do GSFM, herdadas pelas

Então, Júlio Anápio entendeu que não podia continuar dessa forma.

da rótula da Rua Capitão Rodrigo Cambará. “É gratificante compartilhar este momento com as famílias. Foram 70 famílias beneficiadas com novas casas e 117 famílias beneficiadas com toda a

C u mprindo rigor o s amente o estatuto, o conseestatuto, decidiu que n ão podia aceitar outra forma, não tendo como compactua r c o m a ideia dele d e im p lant a r p olític a s com o ele queria e pondo sobre o estatuto.

infraestrutura que foi feita aqui, como ruas pavimentadas, saneamento, iluminação em LED e tudo o que é necessário”, destacou a prefeita Fátima Daudt.

Na manhã de sába-

do, a prefeita entregou as chaves das casas para as famílias de Scheila Aparecida de Almeida, Sidnei da Silva e Marluza de Oliveira. “Valeu a espera”, festejou Scheila. Além das unidades habitacionais, o programa contempla toda a infraestrutura no local, como água, luz, solução de esgoto sanitário, passeios públicos, calçamento e sinalização. A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, adianta que a próxima etapa é a construção de duas praças para os moradores, concluindo o programa no local.

sentar uma chapa de direita, que dispute as eleições contra o substituto da prefeita Fátima Dauth (MDB).

a situação insustentável. O GSFM solicitou a ajuda do poder Executivo para auxiliar na área contábil ,com a e a situação tornou-se tão foi egi do

Então, se ele não renunciasse, teria-se que cumprir o estat u t o e cria r, d e r epente, uma situação mais delicada, e não era essa a intenção.

que era o Grêmio Sindicato, a gente sempre achava q ue te r ia u ma c h a n ce d e p eg a r uma cr edibi l idad e ainda, apesar de nós estarmos nessa situação.

CDL-NH expõe maquete do monumento aos 200 anos da imigração alemã

cia , C o mu s a e Câma r a Municipal.

Outra colocação que eu q ue r ia f aze r tam b ém é o Sindprof, que é o Sindicato dos Professores.

Na contagem regressiva para o bicentenário da imigração no Brasil, a ser comemorado em 25 de julho de 2024, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-

q ue f ica v a n a ru a G en eral Osório, em Hamburgo Velho, porque estava apremensal de R$ 17 000 e se tornou ,também, insustentável mantê-lo.

Em 21 de fevereiro de 2019, falltando pouco mais de 1 ano para cumprir sua mi ss ão fr ente a o Gr êmi o Sindicato dos Funcionário Municipais de Novo Hamb u r go , J úlio An ápi o d a Sil va ren uncio u ao ca rg o de Presidente da entidade.

Ac h atit u d e te d o enuncia d o , desejava minações determinou norituaçãoele todecisão, até para a própria entidade.

NH) recebe a exposição itinerante do protótipo do Monumento 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, que representará as famílias dos primeiros 39 imigrantes alemães

O Co ns elh o , d e po i s disso, elaborou um plano de t rabalh o. Ja vín hamo s trabalhando num plano de r e cuper a ç ã o da ent id ade , têm vários segmentos que a gente gostaria de tornar público.

Vereador Inspetor Luz protocola Projeto de Lei e Substitutivo

N a s e x ta f ei r a ,2 6 d e abril, o Con selh o do sin -

que chegaram em São Leopoldo em 1824, dando início oficialmente à colonização alemã em terras brasileiras. As visitas são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de junho na CDL-NH, localizada na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro.

Projeto

A iniciativa da construção da obra é da Sociedade de Amigos da Fundação Ernesto Frederico Scheffel. Já a escultura, projetada pelo artista hamburguense Marciano Schmitz, terá 4,5 metros de altura, um velame de 9 a 10 metros de

E u ass u mi o G r êmi o após uma renúncia de um p r e s i d e n te , d o qual f azi a parte da diretoria, não tenho nada contra o Júli o Anápio, foi só pela discordância em certas atitudes, então o mais correto é trabalhar em prol do Grêmio, do Sindicato e, junto com o conselho, que é um órgão que são várias ideias, não é uma só, então ajustando as ideias e a coisa foi melhorando, e esse é o nosso objetivo, que o Grêmio volte a ser o que era.

A primeira delas foi a escolha de uma nova Diretoria para o Grêmio do Sindicato.

Preside n te: Se b astiã o Mendes

João Bruno – Diretor de Imprensa e divulgação.

Diretora

Conser ei r a –nselh o que asresidência numa açã plicada, mas pensando no sócio, no

Projeto de Lei busca agilizar o processo de podas e remoções de árvores

Nós temos um ano e três meses ainda de mandato, não sei o que vai ser após a nossa diretoria, talvez serei candidato, não sei.

M a s o int u ito n oss o é que o Grêmio volte a ser o mesmo de algum tempo at r á s, o nosso qu ad r o d e sócios não merece essa situação em que a gente se encontra hoje.

O Vereador Inspetor Luz protocolou Projeto de Lei de n° 21/2023, que tem como intenção evitar com que os pedidos de podas e remoções de árvores permaneçam sem definição por parte da Administração Municipal e estimular a celeridade de sua tramitação. Estipulase um prazo máximo tolerável e razoável de análise, de modo que a sua inobservância acarretará a sua pró -

Já temos 30 novos sócios a partir da minha volta ao Grêmio, então, as pessoas aderiram a nossa ideia

O Grêmio já teve 2.500 sócios, hoje tem 1.600.

Mesmo assim, somos os primeiros no quadro social dos sindicatos da região.

E lemb r ando que n ó s c o n gr e g amo s Pr e f eit ura, Instituto de Previdên -

altura, que lembra as velas do navio e custo total de R$ 2 milhões, deve ser finalizada no segundo semestre de 2024, onde ficará posicionada no Centro Histórico de Hamburgo Velho, na Praça Monsenhor Edmundo Backes. Os recursos necessários serão captados através da Lei Rouanet, além de verbas parlamentares e doações de empresas. Em sua composição, cada figura representa um perfil de imigrante da época. Na maquete, os visitantes poderão observar os detalhes que compõem o conjunto de esculturas desenvolvidas em gesso e metal.

Existia uma separação muito grande entre os dois sindicatos. A gente fez uma reunião com o conselho e o Sindprof para falarmos a mesma língua.

A ten d ência os do i s sindicatos separados é enfraquecer, então a gente se uniu, e juntos somos mais fortes, tanto na proposta salarial, em busca de direitos dos funcionários.

Um grande passo noss o fo i a ap r o x imaçã o d o Sindprof.

A política f inancei r a , de s de 2017, é a me s ma , ela teve segmento, ou seja, cortar gastos desnecessários ao máximo.

pria dispensa, respeitado o prazo de 90 dias.

O Vereador Inspetor Luz também protocolou substitutivo, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo divulgar mensalmente a lista de espera em cirurgias eletivas, consultas e exames médicos no âmbito do município de Novo Hamburgo. O substitutivo é para adequar projeto anterior apresentado pelo parlamentar.

O r e s tau r ante f echo u vários anos, o que precisava era um ato de coragem pra dizer: “vai parar”.

Então, o restaurante foi terceirizado por um tempo

A pessoa não tinha muita experiência com resta urante por isso que não deu certo.

A gente continua busca nd o i n te r e ss a dos qu e quei ram rea brir o re sta ur a n te , ma s te r cei r izad os , porque a parte sindical, o nosso negócio não é cooperativa, não é restaurante.

Ontem nós tivemos informações de que chegou

Após ser eleito presidente municipal dos Progressistas de Novo Hamburgo, o vereador Gustavo Finck(PP) vem se consolidando como uma das principais lideranças do partido na região. Junto com os deputados estaduais Issur Koch(PP) e Joel Wilhem(PP), Finck tem buscado espaço de protagonismo no partido, construindo alianças com municípios vizinhos, em busca de fortalecimento do partido na região.

me n t o s c o nsignad o s , q u e o sindicato intermediava e não tinha participação nenhuma e isso tinha um custo administrativo, e o sindicato, além de endividar os servidores com essa situação, não teve nada de participação de lucros, e isso é falta de gestão Poderíamos tirar daí uma fonte de renda e não foi aproveitado.

O impacto da desobrigação da contribuição sindical nos afetou, mas a nossa está retida desde 2016, 2017, 2018 e 2019.

A gestão de agora está fazendo melhorias gradati v amente a qu i no s i nd icato, arrumação das coisas n ece ss á r ia s , ma n ute n çã o Isso é muito bom, porque p r eci s a de manutenção e não tinha.

Por muitos, Finck é visto como substituto natural do deputado estadual Issur Koch, mas antes, seus planos devem ficar focados nas eleições municipais, onde Gustavo Finck, deve ser indicado pelo partido para concorrer uma vaga ao executivo. Finck não esconde o desejo de ser o pré-candidato progressistas e já trabalha muito nos bastidores para ser o escolhido para repre-

E s tam os f azen do u m e nxug ame n t o d e d e sp esas, que precisava ser feito, foi uma reestruturação político-administrativa.

“Tenho compromisso com a população de ser um bom vereador e representá-los na câmara de vereadores até o final de 2024, pois me elegeram para isso e seguirei combatendo projetos individuais e de poder até lá. Já sobre ser o pré-candidato do nosso partido ao executivo municipal, ainda temos tempo para definir e de tomar a melhor decisão, que deve ser definida até o final do ano.” Destacou Finck.

Tivemos aqui no Grêmio alg u n s dia s at r á s, a f e ira d a Pas coa , o n d e o Associado fez suas co mpr a s aq u i c o m a ge n te , p r op or ci o nando a ele o desconto em folha, e levando para casa chocolates de qualidade.

Qu e r o f inaliza r n o ss a entrevista fazendo um convite a todo o associado. No dia do servidor públ i co , d i a 26 de outub r o , nós queremos fazer um piquenique no Floresta Imperial. Quero convidar desde já a todos os associados que pa r ticipem de sd e evento Venha se associar ao Grêmio Sindicato dos funcionários Municipais de Novo Hamburgo, juntos seremos mais fortes.

A Sede d o Sin d icad orio, 923 – Hamburgo Velho – Nov o H am bu rg o – R S CEP: 93510.160 Fone: 51 3527-4751

Mesmo sem definir os próximos passos, Gustavo Finck(PP) vem se destacando na câmara de vereadores como principal articulador de oposição, trazendo visibilidade para seu mandato e despontando em pesquisas, que são contratadas para medir a força de cada nome.

9 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Novo Hamburgo Jornal comercial@jornalrs.com.br Sexta-feira 03 de Maio de 2019 12 Novo Hamburgo Rua Lajeado, 63 - Jardim Mauá - NH pelos fones: 51 9.9137.2590 e 51 9.9989.2158
gê polític que o conselho implantou
-
Nova Diretoria do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo Gustavo Finck trabalha nos bastidores para se tornar pré-candidato do partido Progressistas Divulgação Escultura de 4,5 metros de altura será instalada no Centro Histórico de Hamburgo Velho
Divulgação
Daniele Souza/CMNH

José Schneider

Jornalista da Rádio Aurora FM 87.9

Programa “Hora da manhã”

WhatsAPP: 51 8905-0500

O comunista Lula da Silva, recebe no Brasil o ditador venezuelano Nicolás Maduro

A estratégia comunista eles ocultaram as informações do avião para evitar o rastreamento!

O presidente comunista do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o ditador comunista venezuelano Nicolás Maduro para encontro bilateral no dia (29). Apesar de os Estados Unidos terem oferecido uma recompensa de U$15 milhões por informações que levassem à prisão de Maduro, o governo comunista do Brasil desconsiderou a postura dos EUA e realizou uma cerimônia oficial de boas-vindas ao ditador venezuelano.

Maduro viajou ao Brasil para a cúpula de líderes sul-americanos.

O avião que Maduro usou para viajar para o Brasil, um Airbus A-319 da estatal venezuelana Conviasa, partiu de Caracas na tarde deste domingo sem identificação nos sistemas de rastreamento.

Ao decolar da capital venezuelana, o Airbus que transportava o ditador venezuelano foi seguido de perto por uma segunda aeronave, cujos dados foram mantidos em sigilo ainda maior.

A frota de aeronaves comumente utilizadas pelas autoridades venezuelanas está sujeita a sanções do governo dos Estados Unidos.

Pelo menos dois dos três aviões que pousaram em Brasília como parte da operação para a viagem de Maduro estão nominalmente listados nas sanções do Departamento do Tesouro dos EUA.

Logo após assumir a Presidência do Brasil, Lula reatou relações diplomáticas com a Venezuela e enviou um representante oficial brasileiro para trabalhar na embaixada em Caracas em janeiro deste ano.

Lula culpou as sanções americanas pela pobreza na Venezuela.

Lula disse: “Maduro não tem dólares para pagar suas exportações. Talvez ele possa pagar em moeda chinesa? Talvez possamos receber o pagamento na moeda de outro país para que possamos trocar. É culpa dele? Não. A culpa é dos Estados Unidos, que impuseram um bloqueio extremamente exagerado”, afirmou.

Lula tem falta de percepção do presidente genocida da venezuela, produz 400 bilhões de dólares de cocaína, e coloca cocaína no nosso país para exportar para o mundo.

A Venezuela foi adicionada à lista dos EUA de países que apoiam o terrorismo, junto com a Coréia do Norte, Irã, Sudão e Síria.

Os opositores do governo Lula criticam essa aproximação do Brasil com o governo venezuelano. Eles falam a verdade: a Venezuela é uma ditadura e Maduro enfraqueceu as instituições democráticas do país.

Como resultado, o corpo diplomático afiliado ao governo Maduro deixou de ser reconhecido como a representação legítima da Venezuela.

Semana do Meio Ambiente com programação na Comusa

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo preparou uma intensa programação para tratar de sustentabilidade com escolas e servidores. As atividades ocorrem no Parque Floresta Imperial, com palestras sobre o trabalho da autarquia e brinquedo inflável, com participação de alunos das escolas municipais. Além disso, a Comusa vai distribuir mudas de

árvores para os servidores e coletar materiais de descarte eletrônico para garantir o encaminhamento adequado. O vice-prefeito e di-

retor-geral da Comusa, Márcio Lüders, explica também que outras atividades estão previstas para junho, mês de conscientização

ambiental. “Estamos também finalizando as datas para palestra Comusa Transparente, que vai trazer mais informações sobre o trabalho da autarquia para entidades de Novo Hamburgo, além de ligar com a comemoração dos 25 anos da Comusa”, afirma. “Também é neste mês que vamos lançar a licitação da ETE Luiz Rau, a maior obra ambiental que nossa cidade já fez”, destaca.

Câmara vai bancar passagem aérea para filhos de deputadas

A Câmara dos Deputados autorizou que deputadas paguem viagens de avião de seus filhos de até 6 anos, cujo destino ou origem seja Brasília. O dinheiro para bancar os bilhetes sairá da cota parlamentar, e não vai impactar no salário da parlamentar. O valor varia conforme o Estado de origem. O menor valor para a cota é para o Distrito Federal, R$ 36,5 mil, e o mais alto, Roraima, R$ 51,4 mil.

Com esse recurso, a parlamentar pode custear aluguel de escritório de apoio ao mandato no Estado, passagens aéreas, alimentação, aluguel de carro, combustível, entre outras. A medida atende a um pedido do Psol feito em 4 de maio sob justificativa de permitir que deputadas conciliem o mandato com os cuidados de filhos pequenos. A justificativa do

partido é que a alteração é necessária para garantir o direito da proteção integral às crianças e permitir a participação feminina na política, já que as mulheres são as principais responsáveis pelo cuidado dos filhos. A solicitação foi discutida em reunião da Mesa Diretora e ato com a permissão publicado no Diário da Câmara dos Deputados. Em nota, a Câmara dos Deputados informou que “não há aumento de despesa” com a aprovação da medida. “A alteração não contempla

os deputados nem os voos realizados antes da publicação do ato.”

Ao custo de mais de R$ 1 bilhão por ano, a Assembleia Legislativa de São Paulo, a maior da América Latina gasta boa parte desse valor com folha de pagamentos e penduricalhos para os parlamentares. No ano passado, a Alesp custou quase R$ 2 bilhões aos pagadores de impostos de São Paulo, cerca de R$ 600 milhões só com folha de pagamentos. Para ter uma ideia da dimensão

das despesas, entre 2019 e 2022, os parlamentares gastaram R$ 85 milhões com gabinete, a maioria dos funcionários é indicação política. Grande parte dos gastos ocorreu em 2022, um ano eleitoral, quando os deputados registraram R$ 25 milhões em despesas do tipo. Os maiores gastos de gabinete são com locação de imóveis, serviços gráficos e aluguel de outros veículos, mesmo cada parlamentar tendo à disposição um Corolla XEi 2022 (um usado não custa menos de R$ 100 mil), com combustível pago com a cota parlamentar. Há dias em que o automóvel nem sequer sai do estacionamento. Não é raro observar motoristas fumando e tomando café nos bancos em frente aos carros, aguardando o chamado de parlamentares para compromissos externos.

10 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Geral
39
A medida atende a um pedido do PSOL Divulgação Comusa distribuirá mudas de árvores para os servidores em evento sustentável Divulgação

Por que a OMS está sexualizando as crianças?

A sociedade adulta precisa lutar contra essa campanha de doutrinação silenciosa

Município é destaque em seminário do Ministério da Educação

AOrganização

Mundial da Saúde (OMS) parece estar determinada a sexualizar as crianças há mais de uma década.

Um guia contendo orientações da OMS sobre “educação sobre sexualidade”, lançado para políticos e especialistas em educação europeus, em 2010, se mostrou muito influente. Ele afirma que “a educação em sexualidade começa no nascimento”. E insiste que até mesmo crianças muito novas devem ser encorajadas a “fazer perguntas sobre sexualidade” e “explorar [suas] identidades de gênero”. Partes dele são realmente assustadoras. Por exemplo, ao afirmar que as crianças de 4 anos ou menos devem aprender sobre “prazer e satisfação ao tocar o próprio corpo” e sobre “masturbação na primeira infância”. Como o Telegraph afirmou neste fim de semana, as orientações foram traduzidas para diversas línguas europeias e promovidas em eventos nacionais e internacionais. E foram citadas diretamente pelo governo do País de Gales antes da implantação de seu currículo de educação sexual obrigatório nas escolas no ano passado.

O propósito do guia da OMS, que foi prontamente adotado por autoridades de educação e saúde nos últimos dez anos, aproximadamente, não é a educação é a

travam uma guerra cultural nos bastidores

doutrinação. Isso fica claro pela ênfase que a OMS dá à “educação sobre sexualidade”, em vez do que costumava ser conhecido como “educação sexual”. Existe uma diferença importante entre os dois termos. Enquanto a educação sexual envolve ensinar às crianças sobre sexo e reprodução humana, a “educação sobre sexualidade” tem como foco identidade de gênero e sexual. Como parte da “educação sobre sexualidade”, as crianças não estão aprendendo fatos da vida. Elas estão aprendendo uma ideologia altamente contestada. O guia da OMS afirma que a identidade de uma criança é definida por sua sexualidade. Na verdade, isso é uma projeção das obsessões adultas sobre sexo e gênero nas crianças. A tentativa da OMS de sexualizar as crianças já seria ruim por conta própria. O que torna as coisas piores é que ela tem sido promovida sem o conhecimento dos pais. Para os especialistas, pelo jeito, isso é uma coisa boa. Em um artigo acadêmico de 2018, o educador sexual Evert Ketting celebrou o surgimento da “educação para a sexualidade” na Europa como uma “revolução silenciosa”. E celebrou o fato de que “essa mudança importante e revolucionária” está ocorrendo “despercebida e basicamente não documentada”.

Os defensores da educação sobre sexualidade estão desorientados e perturbando as crianças. E as estão mergulhando em uma crise de identidade desde os seus primeiros anos.

Não vamos nos enganar: a OMS, diversas ONGs e toda uma gama de políticos estão doutri nando os jovens sorratei ramente. E estão travando uma guerra cultural nos bastidores. Por isso, uma ONG que apoia a “edu cação sobre sexualidade” chegou até a chamá-la de “um veículo para mu dança social”. E afirmou

que, por meio do avanço da ideologia de gênero nas escolas, “temos uma oportunidade de ouro de promover uma mudança cultural” e desmontar “sistemas de poder, opressão e desinformação”. Ela chega a dizer que a “educação sobre sexualidade” pode ajudar a destruir a “supremacia branca”. Está claro que essa revolução silenciosa não está sendo motivada por uma preocupação com a educação e o bem-estar das crianças. Na verdade, ela está sendo motivada por um desejo de mudar as atitudes e os valores da sociedade, e está usando as crianças para fazer isso.

Essa exploração dos mais jovens para fins políticos está causando sérios

Evento conta com representantes de todos os estados

As ações de valorização da cultura de paz e combate à violência nas escolas da Rede Municipal de Ensino foram apresentadas durante o 1° Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro iniciou na terça-feira, dia 30, e segue com a programação nesta quarta-feira, 31. Os debates e apresentações podem ser acompanhados de forma online no

CÂMARA MUNICIPAL DE CAPELA DE SANTANA

para enfrentar a violência nas escolas. “A segurança nas escolas municipais é uma das prioridades em Novo Hamburgo. Investimos constantemente em formações e atividades que reforcem a cultura de paz, além de iniciativas como monitoramento das escolas com câmeras e agentes. Trabalhamos de forma articulada para promover um ambiente seguro e acolhedor em que os estudantes possam aprender com qualida-burguense, Maristela

volvidas no município. A participação de Novo Hamburgo será hoje, às 10h30, no painel 5, que

riências das cidades de Jucás (CE) e Nossa Senhora do Socorro (SE).

11 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Geral
A doutrinação silenciosa: OMS e ONGs
Divulgação
Divulgação
-
-
NOVO HAMBURGO
WWW.CAMARACAPELADESANTANA.RS.GOV.BR AV. CEL ORESTES LUCAS, 2701 - CENTROCAPELA DE SANTANA | FONE : 51 3698-2158
Às terças-feiras, a partir das 19 horas, venha assistir às Sessões Ordinárias realizadas pela Câmara Municipal de Capela de Santana.

Cientista Político

Nesta segunda-feira, aconteceu em Brasília, uma reunião do Sr. Luís Inácio e mais 10 presidentes, claro que a desculpa com a preocupação com o meio ambiente, saúde, infraestrutura, energia e o combate ao crime organizado. A ausência da presidente do Peru, Sra. Dina Boluarte, que está proibida de sair do País, haja vista que o Peru vive uma crise política desde a destituição do ex-presidente Pedro Castillo no fim do ano passado, foi representada por Alberto Otárola, presidente do conselho de ministros daquele País. Em nosso entendimento todos esses argumentos e com tais preocupação é apenas um pano de fundo, pois na verdade, o convite partiu do representante brasileiro, o qual tem em mente a recriação da Unasul ( União das Nações Sul-Americanas).

Conforme a embaixadora

Gisela Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministérios das

Relações Exteriores, as pautas, que visam além da integração, giram em torno de questões comuns da região.

A região dispõe de capacidades naturais, água, minérios, área para produção e alimentos, logo uma agenda concreta de cooperação pode ser de imediata assinalada, declarou a embaixadora, em entrevista para prestar informações gerais sobre o evento.

Convém destacar que o primeiro a chegar em Brasília foi o ditador Nicolás Maduro, que fez uma reunião bilateral com o Sr. Luís Inácio no Palácio do Planalto. Tal encontro marcou a retomada das relações entre os dois países. O anfitrião destacou a volta de Maduro ao Brasil, após oito anos, por divergências políticas e ideológica, do então governo do ex-Presidente Jair Bolsonaro que cortou as relações diplomáticas entre os dois países, que foram oficialmente retomadas na atua gestão. O representante brasileiro avaliou como plena a reconstrução das relações entre Brasil e Venezuela. Mesmo que o governo brasileiro evite apontar uma proposta espedífica, existem expectativas de que os presidentes discutam formas mais concretas de ampliar a integração, incluindo a possibilidade de criação ou res-

truturação de um mecanismo Sul-americano de cooperação =, que reúna todas as nações da região, embora a nosso ver os tempos são outros e as dificuldades também.

É, interessante lembrar, que A União das Nações Sulamericanas ( Unasul), criada em 2008, no segundo mandato do então lula, porém, sem objetividade alguma, apenas era um sonho de criar a República Vermelha na América do Sul e Caribe, tanto é verdade, que atualmente, existem apenas: Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname, Peru, Brasil e Argentina. O Brasil voltou a a integrar a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos ( Celac) este ano, destaca-se que o bloco é mais amplo que as fronteiras Sul-americanas.

Não sabemos porque razões, mas durante a reunião com o ditador Maduro, Sr. Luís Inácio, defendeu que os países da América do Sul recuperem o conselho de defesa da região, dedicado à cooperação da segurança nas fronteiras, será alguma preocupação da nações inimigas, na realidade, esses incompetentes e fanfarrões devem sim, ter preocupação é com as crises econômicas, políticas, fome e geração de oportunidades, e não reuniões patrocinadas pelos sangue e lágrimas dos pagadores de impostos do Brasil, foram servidos Salmão, linguiça e pudim, entre outras delícias não publicadas.

O destaque, foi sem dúvida a chegada sem notícia de antecedência do Sr. Nicolas Maduro, o ditador chegou no domingo, recepcionado pelas forças armadas do Brasil, em um avião camuflado de guerra, oferecido por uma das petrolíferas venezuelana, ora alguém que está sendo procurado para responder por crimes de tráfico de armas, drogas nos EUA, o qual faz oferta de 15 ( quinze ) milhões de dólares, ser recebido no Brasil, com honrarias, por favor, onde estão nossos congressistas?? Não podemos esquecer quando do forum de são Paulo, onde o sanguinário Fidel e Hugo Chaves indicaram lula a presidência da futura pátria vermelha ou algo assim. Então, ele ainda alimenta transformar a América Latina, num socialismo! Sinceramente, não vejo prosperar tal sonho.

NOVO HAMBURGO

Estudantes de Química da Liberato são premiadas em evento científico

Conquista

Oreconhecimento internacional de uma pesquisa na área de engenharia ambiental, desenvolvida na Fundação Liberato, rendeu às estudantes gaúchas Helena Moschetta e Manuela Machado o prêmio da China Association for Science and Technology (Cast). A conquista das alunas do curso técnico em Química foi alcançada durante a International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF), realizada em Dallas, no estado norte-americano do Texas, entre os dias 13 e 19 de maio. Elas arremataram 1,2 mil dólares de um total de US$ 9 milhões em premiações direcionadas a finalistas em diversas categorias. O feito das jovens de 19 anos na maior feira pré-

Pão de Judá

O

-universitária de ciência do mundo recebeu aplausos da Câmara de Novo Hamburgo por meio de iniciativa do vereador Ito Luciano (PTB). Aprovada por unanimidade durante a sessão plenária desta segunda-feira, 29, a Moção n° 29/2023 destaca o trabalho das agraciadas, que se qualificaram para a disputa nos Estados Unidos após participação na última Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Das seis pesquisas brasileiras reconhecidas na Regeneron ISEF, quatro delas obtiveram credenciamento na feira hamburguense. As estudantes da Liberato, orientadas

pela professora Schana da Silva, buscaram um material para absorver líquidos apolares – óleos e gorduras – com alta eficiência para o tratamento da água. Associada a membrana inorgânica nanoporosa, a alternativa encontrada foi a utilização do grafeno, opção ambientalmente amigável, atingindo os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O material sugerido é composto de átomos de carbono, sendo considerado resistente e o mais fino e condutor do mundo, o que o torna promissor em vários campos. Nos últimos anos, o composto tem sido estudado como alternativa para

dessalinização e retirada de metais pesados. Além das duas estudantes, a delegação brasileira tinha ainda outros 23 estudantes de ensino médio e técnico de todo o país. Eles apresentaram 18 projetos de pesquisa, seis deles selecionados a partir da Mostratec e 12 credenciados na Febrace, em São Paulo.

Regeneron ISEF

Nesta edição, a Regeneron ISEF voltou a ser realizada de forma presencial, reunindo 1.638 projetos de 64 países. As premiações foram divididas em duas modalidades: Grand Awards Ceremony (distribuídos pela organização da feira) e Special Awards Ceremony (entregues por 50 instituições parceiras). A China Association for Science and Technology, maior organização de cientistas e tecnólogos chineses, está entre as entidades que apoiaram os projetos inscritos na feira norte-americana. Os prêmios concedidos pela instituição asiática são atribuídos aos projetos que melhor refletem a originalidade e inovação do trabalho dos alunos em todas as disciplinas científicas.

12 Edição 481 • 2/6 a 8/6 de 2023 Geral
portal da sua alimentação espiritual
Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo
de alunas da Liberato na maior feira pré-universitária de ciência do mundo recebe aplausos do Parlamento
Pesquisa da Fundação Liberato é reconhecida e premiada na maior feira pré-universitária de ciência do mundo
Divulgação
Valney Luiz Vargas
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.