Edição 476 - Jornal RS

Page 1

2° final de semana do 40° Festival de Kerb com muitas atrações

Estância Velha se prepara para o segundo final de semana do Kerb, após receber mais de 45 mil pessoas nos primeiros dias.

Dia do Trabalhador é dia de protesto

Está previsto a concentração de motos e carros no posto abacaxi na BR 116 com saída de Novo Hamburgo às 13h seguindo até Porto Alegre onde a concentraram será no parcão os manifestantes

Pão de Judá O portal da sua alimentação espiritual Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo jornalrs.com.br Ano 10 - Edição 476 28/4 a 4/5 de 2023 R$ 3,50 Pág 10 Pág 4 Rissul trás inovação tecnológica e agrada clientes ESTÂNCIA VELHA Pág 9 Formação de professores valoriza abordagem sobre povos indígenas NOVO HAMBURGO Pág 12 Prefeitura lança licitação para concessão das bancas NOVO HAMBURGO Pág 13 Págs 5 CURTA NOSSA PAGINA FB.COM/FERREIRAELETRICA Av. Victor Hugo Kunz, 2565 - 51 3067 4827 - 51 9 9928 6567 - andre@ferreira11.com.br Ariane Ceconi é a nova representante de Novo Hamburgo
Aluna da Escola VM é coroada Miss Universo Novo Hamburgo

Diretor

comercial@jornalrs.com.br

Vislumbre do Céu

Apocalipse 4: 2 a 4 diz assim: “E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. Então João foi levado em visão, por isso o texto diz: E logo fui arrebatado em espírito. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro. ”

João viu Deus em seu trono, ele viu também que ao redor do trono havia um arco íris.

Você lembra a origem do arco íris?

O arco íris foi criado por Deus após o diluvio, Deus colocou no arco o seu sinal e disse a Noé: Todas as vezes que você vir no céu o meu arco, saiba de uma coisa,

Eu não destruirei novamente o mundo com água.

Você sabe que o arco íris é uma visão de ótica, as cores são projetadas quando a água cruza com os raios solares.

O arco íris é a junção dos raios solares com a água.

O que simboliza o arco Íris?

Então o arco íris sobre o trono de Deus, que João viu, simboliza a união de Deus com a sua justiça e sua misericórdia, e ao mesmo tempo Deus é justo para justificar o pecador que o aceita.

O apocalipse 4 é uma cena do trono de Deus onde o Pai está sentado, e essa expressão, houve trovões e relâmpagos, isso está associado na bíblia ao Juízo.

Há uma cena judicial em andamento no céu e ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos.

No Antigo Israel você também tinha 24 divisões dos Sacerdócios levíticos e esses sacerdotes representavam o povo de Deus.

Agora em 1 Pedro 2; 9 o apóstolo Paulo declara que nós somos o Sacerdócios real.

E os 24 anciãos representam os redimidos que um dia se alegrarão diante do trono de Deus.

Quem são esses 24 anciãos? Há uma grande possibilidade de que eles sejam pessoas que foram redimidas dentre a terra.

O texto diz que os “vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro. ”

As vestes brancas na bíblia, são um símbolo da justiça de Cristo, e eles também possuem Coroas de Ouro em sua cabeça.

Isso simboliza que são vitoriosos.

Há uma possibilidade de que esses 24 anciãos sejam pessoas que já viveram nesta terra e que estão salvas e vivem lá no céu.

Você lembra que quando Cristo ressuscitou, vários santos ressuscitaram com ele?

Então, há uma possibilidade de que aqueles 24 anciãos sejam aqueles que ressuscitaram com Cristo quando Ele ressuscitou.

O texto bíblico diz que eles compõem os 24 anciãos, são representantes dos salvos que um dia também estarão diante do trono de Deus.

Eles venceram estão de brancos, aceitaram a justiça de Cristo, foram vitoriosos com Cristo por isso usam uma coroa de Ouro, e todos eles possuem um louvor nos lábios.

E em Apocalipse 4: 11 traz este louvor eles cantam assim: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. ”

Um vislumbre do Céu, Porque?

Porque um dia pela graça de Deus eu e você vamos estar também ao redor deste trono.

O vislumbre do céu significa que nós um dia vamos estar ao redor desse trono e vamos ter em nossos lábios também o cântico do cordeiro.

Este cântico ninguém saberá entoar, se não, os que passarem pela grande tribulação que está diante de nós nos últimos dias.

Boas práticas na Educação e no Esporte são reconhecidas por Issur

Odeputado estadual Issur Koch (PP) realizou nesta segunda-feira (24.04) a entrega do Troféu Mérito Boas Práticas Educativas e no Esporte na Assembleia Legislativa. A iniciativa busca reconhecer administrações municipais, escolas públicas e instituições que se destacam em suas áreas a partir de projetos voltados à Educação, ao Desporto e à Inclusão.

“No Brasil não temos a cultura de valorizar os bons exemplos nas mais diversas áreas. Na Educação e no Esporte não é diferente. Em 2023, ampliamos esta distinção para destacarmos também projetos na área do Desporto e da Inclusão, uma vez que Educação, Esporte e

3582-7707

Inclusão são palavras que se fundem num mesmo propósito: aproximar e fazer a diferença na vida das pessoas”, O parlamentar disse ainda que, como professor e pai de aluno na rede pública, era preciso valorizar quem ensina

com amor. “Ao longo do mandato, constatamos que a rede de ensino tem centenas de bons projetos que merecem nosso aplauso e, mais do que isso, precisam ser reconhecidos para que outras escolas possam replicá-los em seus

municípios”, finalizou. Foram homenageadas instituições de nove cidades: Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Santa Maria do Herval, Taquara, Portão, Capela de Santana e Porto Alegre.

Buffet livre c/2 carnes + 1 copo de refri + sobremesa

2 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Editora Jornalística RS Ltda • CNPJ: 18245016/0001-20 Bartolomeu de Gusmão, 954, Canudos - Novo Hamburgo/RS comercial@jornalrs.com.br • reportagem@jornalrs.com.br • (51) 3595-0777 • (51) 99700-8677 Circulação: Novo Hamburgo, Campo Bom, Portão, Capela de Santana, Estância Velha e Ivoti • Tiragem: 10 mil exemplares Direção de redação e comercial: Ari Schneider • Edição e reportagem do impresso: Tiago Maciel Redação de mídias sociais: William Schneider • Diagramação: Ari Schneider O conteúdo dos artigos e crônicas publicados nesta edição são de total e inteira responsabilidade de seus autores.
Novo Hamburgo
RODÍZIO
DE PIZZA
com bifes, lazanha e massas
O PREÇO WWW.ZIMMERRESTAURANTE.COM.BR | AV. 7 DE SETEMBRO, 1054 - NOVO HAMBURGO Iniciativa
ZIMMER De Segunda à Sexta ao meio-dia CONSULTE
busca reconhecer administrações municipais, escolas públicas e instituições que se
destacam em suas áreas
Divulgação

Professor Jéferson Nunes na presidência do Legislativo nos próximos quatro dias

Overeador Professor Jéferson Nunes (PDT), eleito em 2022 para ocupar o cargo de vice-presidente na Mesa Diretora de 2023, exercerá a presidência do Poder Legislativo de Campo Bom entre esta segunda-feira, 24, e a próxima sexta-feira, 28. O titular do cargo, Jerri Moraes (MDB), estará em missão oficial na capital federal, representando o Legislativo na Marcha de Vereadores, fórum organizado pela União dos Vereadores do Brasil.

No período referido acima, Jéferson presidirá as duas últimas sessões ordinárias de abril na segunda e quarta-feira, além de ser responsável pela condução política e administrativa da Casa Legislativa. Está será a primeira vez que Nunes assume a presidência em

2023.

Na transmissão do cargo, realizada na semana passada, Jéferson enalteceu a oportunidade de estar a frente das ações do Legislativo de Campo Bom.

“Estamos trabalhando em consonância desde o início da gestão, con-

duzindo a área política e administrativa de maneira coerente e em conformidade com a ética e transparência”, pontuou Nunes. “O cargo exige a responsabilidade e assim vamos conduzir os trabalhos”, complementa.

Jerri também destaca a tranquilidade em representar o Poder

De wowwo un di Wowwo

pronila@yahoo.com.br

Ruich unn stil hat de wowwo un di wowwo am fensta gessetz. Dan ohn’se alle swoi iwich alles no gedenck, wi snell di zait is ruhm khaan.

Dan hot de wowwo gedenck ohon di ald coloni fun früe wi di cklocke fun de Kerrich di Lait same gerruft hot , wi’se dan di freude getrof hon unn is fun alm gemoid woha, dan hon’se jun ohon ehre Haimat gedenck, dan sin jun di Tränne khom. Dan ohn’se ohon ehre eltre gedenck ahn ehre brüde unn schwester, di wowo woh am kraije, wi snell is di zait ruhm khan.

De wowo hat gessod si wolde mitzame alt werde awe noch mit gesundhait das woh awe net mächlich , si sin net alleen de liwe Gott is bai ihne . When si ehn glowe hon dan hon’se alles was se müsse hon.

Wi woh friie alles so schön, jede hot sain nochpa khekhend, alles woh ehn groos fraid un ehn groos gemainde, hait khenne sich net me di nochbas Lait unn wolle ach net.

Legislativo na Missão Oficial enquanto Jéferson estiver na presidência. “A Câmara de Vereadores não estará desassistida nesse momento. O Jéferson vai seguir com todo o trabalho que já vem sendo realizado, sem alteração no atendimento a nossa comunidade”, destaca o vereador.

Setor coureiro e auxílio à empresas de e-commerce são temas de requerimento

Na noite de segunda-feira, 24, na penúltima sessão ordinária de abril no Legislativo de Campo Bom, os vereadores deliberaram sobre diferentes assuntos na ordem do dia de votações e também durante os pronunciamentos em tribuna.

Na ordem do dia, os vereadores, por unanimidade, aprovaram requerimento do vereador João Paulo (MDB) que busca junto ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa, apoio com programas e leis de incentivo ao setor coureiro, compensando perdas da pandemia e fortalecendo a cadeia produtiva e o comércio do setor. O requerimento também solicita adoção de medidas para auxílios de empresas que atuam no comércio digital, o cha-

mado e-commerce.

Também por unanimidade, os parlamentares aprovaram requerimento apresentado Comissão Especial de Proteção e Direito dos Animais composta pelos vereadores Kayanne Braga (PTB), Alexandre Hoffmeister (Progressistas) e Michele Closs (PDT). Os parlamentares solicitam, junto ao Governo do Estado, monitoramento periódico dos atendimentos vete-

rinários realizados nos municípios.

Requerimento apresentado pelo vereador Jair Wingert (Progressistas) que busca junto aos órgãos de segurança, medidas contra os problemas de arrombamentos e assaltos no bairro Santa Lúcia, também foi aprovado assim como requerimento que denomina de “Dra Nelcy Orsi” o novo prédio do Centro Vida de

Especialidades que será inaugurado em breve pelo Poder Executivo. A família de Nelcy acompanhou e saudou a votação pelos parlamentares.

Moção e projetos

Dois projetos de lei enviados pelo Executivo integraram a pauta de votação e, assim como os requerimentos, foram aprovados por unanimidade. As matérias solicitam autorização para alienação de imóvel e alteração em redação de legislação.

Uma moção de aplausos para professora Ana Cândida Santos de Carvalho, que acendeu ao programa de doutorado da Universidade Feevale também foi aprovada pelos parlamentares.

De wowwo hat droon gedenck wi ea un sain Froho sain eldre ufgepasst hon, di gefleecht hon bis an’s end fun ehre lewe. Hait schaffe dem wowwo sain Khinna al in de fabric, di Khinna khome noore uf besuch, un dan nochmol fatt.

Di Wowwo is kranck geb un is getorb un de wowwo is alleen blib. Jetz kheed di wanrerai ohon , fun Khind zu Khind , Haus zu Haus, dan hot ea sich iwirich fun, dan sin sogoo Haise tränne aus de aue gefall.

Wist dea woh das ihin is khaan, bai di schwesta ins Aldeshaim, das woh fa de wowo orich traurich aus saim Haus unn noch alleen ohne dii wowo.

A vovó e o vovô

Quietinhos o Vô e a Vó estavam sentados na janela e com seus pensamentos longe, cada um pensando no mundo de antigamente , pensaram na sua infância e adolescência e como passou rápido.

O Vô não consegue esquecer a sua terra natal , a igreja o bater dos sinos ,os encontros com seus conhecidos, a conversa que manteve e os encontros e rodas de conversa, as lágrima caem de seus olhos. Eles lembravam dos seus pais dos filhos netos e dos seus parentes e como tudo era bonito , os vizinhos se conheciam e todos juntos formavam uma grande comunidade.

O vô sempre dizia que eles queriam viver juntos até a velhice e quando ela chegou faltou saúde, tudo ficou mais difícil . Na verdade eles precisavam de ajuda dos filhos, isso se tornou impossível.

O vô lembrava como ele e a Vó cuidavam dos seus pais até o último adeus. Hoje os filhos trabalham na fábrica e ninguém tem tempo e as visitas também se tornam raras e alguns netos esquecem que tem avós, tem pais que não incentivam os filhos a visitar os avós ou bisavós.

A historia nos conta que a vó falece o vô ficou sozinho. Coitado: então começou a peregrinação de filho em filho... de casa em casa...de cidade em cidade ... em todos os lugares ele se sentia sobrando... estorvo . Neste momento lágrimas quentes lhe rolavam pela face.

Um belo dia os filhos lhe arranjaram uma companhia, a de uma atendente num asilo, estava tudo resolvido, agora o vô só precisa esperar a morte.

3 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023
Campo Bom
Pronila Krug Escritora
Titular da presidência do Legislativo de Campo Bom estará em Brasília para representar Câmara em fórum nacional de vereadores
Cássios Diogo Schaab/CMVCB Vereadores aprovam requerimento de apoio ao setor coureiro e comércio digital Cássios Diogo Schaab/CMVCB

Pão de Judá

BOAS NOVAS

Muitas pessoas estão envolvidas em suas religiões como participantes ou como espectadores. Outros vão e participam apenas para cumprir uma espécie de ritual. Alguns nem sabem por que vão e outros nem participam mais. Esse quadro real não muda e nem altera a grande verdade. Todas as pessoas necessitam de Deus, embora muitas dessas manifestações sejam inconscientes.

Há muitas pessoas que não são cristãs e nem conhecem Deus, mas desejam ardentemente encontrá-Lo. Outros sem conhecer Deus, desejam servi-Lo, desejam trabalhar na Sua obra e de ser um vaso útil em Suas mãos. Porém, quando olham para suas vidas, pensam que Deus nunca irá usá-los, porque são pecadores.

Quantas vezes acordamos de manhã e pensamos que para nós não tem mais “jeito”. Quantas vezes olhamos para os nossos pecados, nossas falhas e dizemos: “Meu Deus, eu não vejo como!”. Mas temos que saber uma coisa, Deus lida, exatamente, com pessoas falhas. A maior manifestação da glória de Deus, não começa com as pessoas que estão bem, começa com aquelas pessoas que não valorizamos, com aquelas que segundo o mundo ”ninguém dá nada por elas”. Mas esse é o poder do Evangelho.

Em Marcos 2:15 diz: “Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com Ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam”. E no versículo 17, Jesus disse: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores”. Não estamos mais na dispensação da lei, mas na da graça. Graça é algo difícil de compreender, de entender e de aceitar. É uma grande manifestação do amor de Deus, tão excelente e maravilhoso que todo o ser humano que está impregnado de maldade e justiça própria em seu coração, não crê que possa haver um ser que ame tanto assim. Não conseguimos crer que Deus nos ame de tal forma, sendo nós tão maus. Olhamos para Deus como um Pai cobrador, irado, que tem prazer em punir. Essa é a nossa visão de Deus. Mas o Seu amor nos constrange. Ele nos ama mesmo com nossos delitos, mas nos corrige, “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6). Ele nos purificará e nos transformará através da Sua Palavra, basta nos abrirmos para essa verdade e O buscarmos.

Rissul trás inovação tecnológica e agrada clientes

Com self-checkouts, Rissul torna processo de compras mais

Os clientes do Rissul de Estância Velha agora contam com mais uma comodidade na hora das compras: caixas de autoatendimento, também conhecidos como self-checkouts. A nova opção, que começou a funcionar na filial recém-inaugurada nesta semana, permite que o próprio cliente passe seus itens no caixa e efetue o pagamento, tornando o processo mais rápido e ágil.

Segundo Robert Marks, diretor de varejo da UnidaSul, holding que administra o Rissul, a novidade é ideal para quem deseja comprar um pequeno número de itens. A filial de Estância Velha conta com dois

NOVO HAMBURGO

self-checkouts, que atendem até 15 itens por vez. Além disso, outra novidade é um novo modelo de checkout, que passou por modernização e possui telas interativas, tanto para o atendente quanto para

o cliente. Localizado na Avenida Brasil, 455, esquina com a Rua Fagundes Varela, próximo ao centro, o Rissul de Estância Velha busca oferecer facilidades para seus clientes. A

inauguração da filial aconteceu no final de março e já vem agradando os moradores da região, que agora podem contar com mais essa opção de supermercado.

Show de talentos celebra o Dia do Trabalhador na Praça Sevilha

Divulgação

No próximo dia 1° de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador, a Praça Sevilha, próximo aos Calçados Beira Rio, será palco de um evento bastante especial. Pedrinho Oliveira, organizador do evento, preparou um show de talentos que vai contar com 10 apresentações musicais de gêneros diferentes para animar a tarde dos presentes.

Acesse: editoraventosul.com.br

Entre em contato: (51) 98959-0537

O evento está previsto para começar às 15 horas e contará com a participação de líderes comunitários dos bairros Santo Afonso, Kephas e Canudos. O objetivo do show de talentos é proporcionar um momento de descontração e celebração do Dia do Trabalhador para a população local.

O organizador do evento, Pedrinho Oliveira,

destaca que o show de talentos terá diversos estilos musicais para agradar a todos os gostos. Além disso, ele destaca a importância de reunir os líderes comunitários para discutir questões relevantes para a população local.

A Praça Sevilha foi escolhida como o local do evento por ser uma área ampla e acessível para a comunidade. O público poderá desfrutar de uma tarde de música

ao ar livre, em um ambiente descontraído e agradável.

Além das apresentações musicais, o evento também será uma oportunidade para líderes comunitários dos bairros Santo Afonso, Kephas e Canudos se reunirem e discutirem temas relacionados ao bem-estar das comunidades.

O Dia do Trabalhador é uma data importante para celebrar as conquistas e lutas dos tra-

balhadores. E o evento organizado por Pedrinho Oliveira é uma forma de homenagear esses dados e promover a união entre a comunidade local. O show de talentos está aberto ao público e todos estão convidados a participar. Será uma oportunidade para se divertir, conhecer novas pessoas e aproveitar um dia de lazer em família. “Espero que o evento seja um sucesso e deixe boas lembranças para todos que participarem.” Salienta Pedrinho.

Pedrinho Oliveira, o idealizador do evento, afirma que o principal objetivo é proporcionar uma tarde agradável e divertida para a população, além de fomentar a cultura local e fortalecer a união entre as comunidades.

4 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023
O portal da sua alimentação espiritual
Geral
Pedrinho Oliveira
ágil
Self-checkouts do Rissul atendem até 15 itens por vez Divulgação

2° final de semana do 40° Festival de Kerb com muitas atrações

Depois do sucesso dos primeiros dias do Kerb, recebendo mais de 45 mil pessoas, Estância Velha está preparada para o segundo final de semana do grande festival da cultura alemã. Já nesta sexta-feira é esperado um grande público para prestigiar a famosa Banda Rainha Musical (20h) e a sensação do momento a dupla de Dois Irmãos Augusto & Rafael (22h), que estouraram na parada nacional com o hit “Dona Chica”. Os portões abrem às 17h, com ingressos a R$ 10,00 (meia entrada para quem comparecer com traje típico completo).

SÁBADO - 29/04

A programação no sábado começa bem cedinho com a Feira do Produtor Rural a partir das 7h, e Feira do Artesanato a partir das 9h. A partir das 9h a animação fica por conta dos Jogos Germânicos Escolares, no Pavilhão de Atividades Culturais. A tradicional atividade

promete muita diversão e alegria da garotada curtindo as tradições da cultura alemã.

A abertura oficial dos portões com cobrança de ingresso (R$ 10,00) ocorre às 14h.Às 15h haverá apresentações dos grupos de danças folclóricas alemãs, no Palco da Praça 1° de Maio, e em seguida às 17h a segunda eliminatória do Concurso Chope em Metro.

No Palco da Vila Germânica inicia a festa às 15h com a Banda Passarela, seguida da Indústria Musical e Banda 0800.

DOMINGO - 30/04

No domingo, a abertura dos portões com cobrança de ingresso (R$ 10,00) acontece às 14h. Às 15h apresentações de grupos de dança folclórica no Palco da Praça 1° de Maio. Logo em seguida a grande final do Concurso Chope em Metro. No Palco da Vila Germânica, no PAC, as atrações musicais iniciam às 15h com Rogério Magrão e Banda, Baitaca, Madame Frau e encerra com a Super Banda Chopão.

SEGUNDA 01/05 (Feriado)

Encerrando a programação do 40° Festival de Kerb, na segunda-feira feriado, os portões abrem às 14h com a entrada solidária (1kg de alimento não perecível). Na Praça 1° de Maio, apresentações de grupos de danças folclóricas e no Palco da Vila Germânica, a partir das 15h a Banda Corpo e Alma seguida da Banda Rosa’s se encarregam de dar o tom de despedida do maior festival da cultura alemã da região.

Candidaturas para Conselho Tutelar do Município são abertas

Até o dia 3 de maio, a Comissão Eleitoral e a Procuradoria Geral do Município têm prazo para analisar os requerimentos de inscrição de candidaturas ao Conselho Tutelar. Vinte e nove pessoas se inscreveram para concorrer às cinco vagas.

A divulgação da lista de candidatos aptos a seguirem no processo de escolha da nova formação do Conselho Tutelar do Município,

Lista de candidatos aptos a concorrer às vagas do Conselho Tutelar será divulgada até 4 de maio

será divulgada até 4 de maio.

Após transcorridos os prazos para recursos e

contestações previstos no edital, até 20 de julho a lista definitiva de candidatos deve ser di-

vulgada, bem como os locais de prova. A prova escrita acontece no dia 23 de julho. A partir de 17 de agosto, os candidatos poderão iniciar a propaganda eleitoral. A eleição acontece no dia 1° de outubro. A proclamação do resultado final será no dia 25 de outubro e os cinco (5) eleitos serão diplomados e tomam posse no dia 10 de janeiro de 2024.

CEPF

envia pedido

de informação ao Poder Executivo

Divulgação

Pedido de informação da CEPF exige cópias de petições e despachos referentes a processo cível

Os integrantes da Comissão Especial Parlamentar Fiscalizatória (CEPF), encaminharam pedido de informação ao Executivo nesta semana. A demanda requer as cópia de todas as petições proferidas tanto pela Procuradoria Geral

do Estado do RS, tanto pela Procuradoria Geral do Município de Estância Velha, bem como todas as decisões ou despachos referentes ao processo judicial cível n° 5001346-81.19.8.21.0095/ RS, do ano de 2021 até a data do presente ofício.

Vereadores aprovam projeto para utilização do Diário Oficial Eletrônico

Convocação de Secretários Municipais e Diretores é aprovada

Na última terça-feira, 26, a Câmara de Vereadores de Estância Velha aprovou dois projetos de grande importância para a cidade. O primeiro deles foi o Projeto de Lei 028/2023, proposto pelo Executivo Municipal, que altera dispositivo da Lei Municipal n° 2.571, de 06 de outubro de 2021, e tem como objetivo viabilizar a utilização do Diário Oficial Eletrônico pelo Poder Legislativo para suas publicações legais e divulgações de atos.

Com a aprovação do projeto, a Câmara de Vereadores poderá contar com mais agilidade e eficiência na divulgação de suas atividades e decisões para a população de Estância Velha.

Além disso, os parlamentares também

aprovaram o Projeto de Emenda Aditiva e Modificativa à Lei Orgânica n° 01/2023, que altera a redação e acrescenta parágrafo único ao Art. 19 da Lei Orgânica do Município. O objetivo da proposta é convocar Secretários Municipais, SecretáriosAdjuntos e Diretores, com o prazo de quinze dias, para comparecerem e prestarem informações sobre o assunto previamente designado e constante da convocação.

Vale ressaltar que, em casos excepcionais, a convocação dos Secretários Municipais, Secretários-Adjuntos e Diretores poderá ser feita com prazo reduzido para sete dias, mediante a urgência do assunto a ser tratado.

5 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Estância Velha
Divulgação
Divulgação
Estância Velha se prepara para o segundo final de semana do Kerb, após receber mais de 45 mil pessoas nos primeiros dias.
Isaías Rheinheimer/PMEV

Vereador Raizer

Construção do Anexo 2 terá concretagem do primeiro pavimento nesta sexta, 28

Divulgação

Maior ampliação da história do Hospital Municipal de Novo Hamburgo tem investimento de R$ 23 milhões em prédio cinco andares

O vereador Raizer

Ferreira (PSDB) tem chamado a atenção pela sua iniciativa de combater a pobreza menstrual na cidade. Ele, que recentemente passou a trabalhar como motorista de aplicativo nas horas vagas, tem destinado o lucro obtido com as corridas para a compra de absorventes. Até o momento, 7 escolas municipais, 6 escolas estaduais e 2 centros sociais foram beneficiados em Novo Hamburgo, totalizando 540 pacotes com 8 unidades cada.

Segundo o vereador, no caso das escolas, a doação ocorreu após fiscalização dos estoques de absorventes das redes municipal e estadual, onde foi possível identificar as que mais estavam precisando dos kits de higiene. "Eu tenho um compromisso com o combate à pobreza menstrual e sei que essa é uma realidade que muitas meninas enfrentam. Por isso, decidi fazer algo

concreto para ajudar", disse Ferreira. Vale salientar que o parlamentar também é autor do projeto de lei que instituiu a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda da rede municipal de educação em Novo Hamburgo. No entanto, o projeto estava enfrentando dificuldades para ser colocado em prática. "Depois da fiscalização, estive em uma reunião com a Secretaria de Educação para sobre esse assunto, com o objetivo de auxiliar na busca pelo pleno exercício da lei", disse Raizer.

Com essa iniciativa, Raizer Ferreira mostra que é possível ajudar de forma prática e imediata as meninas que precisam de ajuda. Afinal, o acesso aos absorventes é um direito básico e fundamental para a saúde e bem-estar das mulheres e, no caso das adolescentes, garante que as estudantes não tenham que faltar às aulas.

As estruturas de fundação do Anexo 2 do Hospital Municipal de Novo Hamburgo já estão prontas. Nesta sexta-feira, dia 28, será feita parte da concretagem da lage do piso do primeiro pavimento, que será concluída duas semanas depois para o processo de cura do concreto. A maior ampliação da história do Hospital Municipal terá cinco andares e representa um investimento de mais de R$ 23 milhões.

“Esta ampliação irá proporcionar muitos benefícios para toda a região, mas especialmente para Novo Hamburgo”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. Entre os benefícios, está a ampliação da capacidade de atendimento clínico e cirúrgico, além de possibilitar o retorno do atendimento oncológico a Novo Hamburgo. “É uma obra muito complexa, e que precisa ser executada enquanto mantemos os atendimentos no Hospital Municipal. Por isso, pedi-

mos a compreensão de todos”, completa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.

A OBRA

O Anexo 2 é composto de um prédio de 5 andares e mais de 5,1 mil metros quadrados de área construída. Cada um dos pavimentos terá aproximadamente 1.035,25

metros quadrados, com todos os ambientes de apoio necessários aos serviços, para conforto de pacientes, acompanhantes e profissionais. Além da ampliação de 82 leitos e implantação de serviços como endoscopia e centro de diagnóstico por imagem, a nova área contará também com seis salas cirúrgicas, aumentando em 150% este tipo de ambiente.

Já foram realizados o estaqueamento, blocos de fundação, vigas de baldrame e pilares do térreo. A próxima etapa, após a concretagem do da laje do primeiro pavimento, serão erguidos os pilares e as vigas do segundo pavimento, com posterior concretagem do piso e assim sucessivamente. A previsão de conclusão das obras é final de 2024.

Secretário Estadual da Agricultura recebe comitiva Lombagrandense

Na tarde de quarta-feira, dia 26, o Vereador Dr. Peteffi, acompanhado do Deputado Estadual Carlos Burigo, da Presidente do Sindicato Rural de Lomba Grande, Daniela Ronnau, da Presidente da Amo Lomba, Amanda Winck, estiveram na Secretaria de Agricultura do Estado, em reunião oficial com o Secretário Giovani Feltes.

Diversos assuntos na pauta, entre os quais, estiagem, poços artesianos, financiamentos, produção agrícola e rota turística “Caminhos de Lomba Grande”. A agenda teve a adesão do Secretário Feltes, que em futuro próximo trará resultados positivos à Comunidade Lombagrandense nestas demandas.

6 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Novo Hamburgo 40
Novo Anexo do Hospital Municipal de Novo Hamburgo terá 5 andares e mais de 5,1 mil metros quadrados. Divulgação
doa 4320 absorventes com lucro de corridas por aplicativo
Direito básico e fundamental: vereador Raizer Ferreira defende acesso aos absorventes para saúde e bemestar das mulheres Comitiva levou várias demandas em prol da comunidade Lombagrandense. Divulgação

Câmara de discute projetos executivos e demandas importantes para a cidade na 106° Sessão Ordinária

Na noite de terça-feira (25), aconteceu a 106° sessão ordinária da Câmara Legislativa de Capela de Santana, com a presença dos vereadores da cidade. Durante a reunião, foram apreciados projetos executivos, e os vereadores aproveitaram para discutir demandas importantes para a cidade.

O vereador Volmir aproveitou uma sessão para cumprir os ouvin-

tes da rádio Nova Era e compartilhar algumas demandas da comunidade. Ele solicitou o patrulhamento da rua Boqueirão, que já conversou com o secretário responsável, além de uma limpeza na rua Irai, que dá acesso à escola e está com mato na calçada. Volmir também parabenizou os vereadores que participaram do campeonato de bocha e destacou a importância de os pais conversarem com seus filhos sobre comportamentos inadequados, fazendo referência a um incidente recente na escola local. O vereador Julio também apresentou uma indicação para o patrulhamento da estrada que leva à Colina Verde, especialmente devido ao campeonato de bocha que está passando.

O vereador Oziel cumprimentou o colega Volmir e aproveitou para parabenizar o deputado Issur, com quem se encontrou recentemente em Porto Alegre, pelo trabalho que tem realizado em prol das crianças especiais da cidade. Oziel enfatizou que é importante que a comunidade entenda o valor do trabalho de terapeutas ocupacionais para crianças especiais e destaque que o deputado tem feito um trabalho importante

para ajudar o município.

Por fim, o vereador Leonel também parabenizou o prefeito e a administração pelo trabalho realizado em parceria com o deputado Issur.

há Lâmpadas apagadas e uma grande escuridão. Os vereadores destacaram a importância da segurança para a população e se comprometeram a trabalhar junto ao executivo municipal para buscar soluções para esses problemas.

Durante a sessão, também foram discutidos outros temas de interesse da população, como a necessidade de melhorias na iluminação pública em algumas regiões do município, como Passo de Taquera e Rampa Grande, onde

Outra pauta abordada na sessão foi a realização do Campeonato de Bocha de Capela de Santana, que está em andamento e conta com a participação do vereador Júlio. O evento é uma homenagem a Albirito Duarte, que faleceu recentemente. Os vereadores destacaram a importância do esporte na promoção da saúde e da integração social.

Por fim, os vereadores expressaram sua solidariedade à Escola Nossa Senhora das Graças, que foi atingida

por um incêndio recentemente. Embora tenha sofrido benefícios materiais, graças à ação rápida dos bombeiros e da polícia militar, não houve feridos. Os vereadores destacam a importância da segurança nas escolas e se comprometem a trabalhar para garantir que a população esteja sempre protegida.

A sessão foi encerrada com um apelo dos vereadores à população para que se mantenham unidos e trabalhem em conjunto para enfrentar os desafios que o município enfrenta atualmente. Eles destacam a importância da participação da população na política local e se comprometeram a trabalhar para atender as demandas e necessidades da comunidade.

Parabéns aos verdadeiros guerreiros e guerreiras que, faça chuva ou faça sol, se levantam diariamente em busca de um futuro melhor para si, para os seus filhos e para fazer o Brasil crescer.

7 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Capela de Santana
FELIZ DIA DO TRABALHADOR, A TODOS OS TRABALHADORES! vereador Volmir Divulgação vereador Julio Divulgação vereador Oziel Divulgação

Novo programa estimula empresas a anunciarem vagas de emprego

Novo Hamburgo comemora

96 anos com um fim de semana de atividades

culturais

gratuitas

Teatral Hoje é Dia de Marias - Novos Olhares será apresentado gratuitamente na Estação Cidadania-Cultura

No dia 25 de abril de 2023, foi publicada a Lei n° 3.468/2023, originada pelo Projeto de Lei n° 89/2022, de minha autoria, que institui o Programa "Selo Empresa Amiga do Trabalhador”.

O objetivo do programa é estimular o anúncio de vagas de emprego, auxiliando no combate ao desemprego.

O “Selo

Empresa Amiga do Trabalhador” será concedido às empresas que anunciarem vagas de emprego

junto às agências municipais de emprego do Município.

O selo será entregue pelas próprias agências a partir do cadastramento das vagas anunciadas. As empresas serão contempladas uma vez ao ano com o selo, que será confeccionado e entregue pelas agências municipais de emprego a partir do momento da realização do anúncio das vagas de emprego e poderão utilizá-lo em suas sedes com fins publicitários.

O portal da sua alimentação espiritual Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo

As comemorações dos 96 anos de Novo Hamburgo durante o mês de abril foram repletas de atividades culturais, com muita diversão, música, cinema e alegria. E o último fim de semana não poderia ser diferente, os últimos dias de comemoração estão cheios de atividades gratuitas para toda a população.

Em continuidade à programação, nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 19h, na Biblioteca Pública Machado de Assis (Praça da Bandeira, n° 66, no Centro), vai acontecer “Uma noite na biblioteca” para crianças entre 7 a 12 anos, que contará com atividades gratuitas relacionadas ao universo literário de Monteiro Lobato, como brincadeiras, contação de histórias e atividades em grupo. E a diversão

não para por aí: as crianças poderão prestigiar o espetáculo “Era uma vez… no reino da imaginação”, e ganharão um presentinho bem especial do Teatro Produção Urbana.

No sábado, dia 29, a festa continua no Aeroclube (R. Ana Terra, n° 10, em Canudos), com uma demonstração gratuita da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB). Serão 45 minutos de acrobacias aéreas com início marcado para às 16h. Os eventos de sábado não param

por aí, a Estação Cidadania-Cultura

(Praça CEU - Rua do Bosque, s/n°, no bairro Boa Saúde), que é um importante espaço para a comunidade do bairro Boa Saúde, terá sua parte no aniversário do município, sediando mais uma vez um sábado de atividades gratuitas para todas e todos. Com início às 13h30, o evento vai contar com projetos, exposições de trabalhos, apresentações, biblioteca, Telecentro e, às 16h, vai acontecer o espetáculo Teatral

Hoje é Dia de MariasNovos Olhares. Ainda

na programação para o sábado na CEU, estão jogos na quadra e goleirinha, apresentação de dança, aula aberta de ballet, oficina de artesanato, carrocinha de pipoca e muito mais!

As atividades do aniversário irão se encerrar no domingo, dia 30, com o 2° Circuito de Xadrez On-line, das 10h às 12h, e com mais uma sessão de Cinemóvel, na Praça CEU, com a exibição dos curtas-metragens Criatura, Subsolo e Letícia, Monte Bonito, 04, com início às 19h30 e participação gratuita.

8 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Novo Hamburgo
Esquadrilha da Fumaça se apresenta gratuitamente em Novo Hamburgo neste sábado Divulgação Lei n° 3.468/2023 cria o Programa "Selo Empresa Amiga do Trabalhador" Pão de Judá

Formação de professores valoriza abordagem sobre povos indígenas

escolas

ODia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, marcou o início de uma série de formações para educadores que propõe qualificar a abordagem da temática nas salas de aula das escolas municipais de Novo Hamburgo. Desenvolvida pela Secretaria de Educação (SMED), em parceria com o Conselho de Missão entre Povos Indígena (Comin), a proposta busca incentivar que a história e a cultura indígenas sejam parte do currículo em diferentes momentos e tratadas de forma respeitosa, valorizando a diversidade. O primeiro grupo a participar da formação foi a equipe de profissionais que atuam na própria SMED. “A educação deve ser, sempre, anti-discriminatória. No caso dos povos indígenas, é preciso abordar esta temática além de datas e estereótipos. A partir desta parceria, vamos desenvolver uma série de formações para os educadores, e também oferecer materiais pedagógicos às escolas”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Representantes da CDL-NH visitam a sede da Sicredi

Encontros e materiais didáticos

Organizado pelo Núcleo de Formação Continuada da SMED, o ciclo de encontros se estenderá ao longo do ano e reunirá diferentes públicos de educadores. A expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem das formações. Entre as temáticas previstas estão detalhes da Lei

11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas nas escolas de Ensino Fundamental e Médio do país; literatura indígena; a História na perspectiva indígena;

Neste dia do trabalhador, celebramos a força motriz do progresso hamburguense, com a certeza de que nosso futuro é brilhante!

Dia do Trabalhador 1º de maio -

ilustrações e músicas indígenas, entre outras. “Durante os encontros, também teremos a participação de indígenas, que contarão sobre suas experiências e desafios. O objetivo é estabelecer um diálogo com os professores”, explica a representante do Comin, Kassiane Schwingel.

Além das formações para os educadores, a parceria também prevê a distribuição de materiais pedagógicos que abordam, de forma lúdica e apropriada, o estudo do contexto indígena contemporâneo. Cada uma das 52 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) receberão ca

dernos da Semana dos Povos Indígenas 2023, jogos de memória “Povos Indígenas e Profissões” e jogos “Movi - territórios indígenas”, que foram elaborados pelo Comin com a participação de indígenas. “A Secretaria de Educação acredita na potência da formação continuada, capacitando e sensibilizando os profissionais para uma educação antidiscriminatória, humanizada e solidária. Não podemos mais aceitar discursos de ódio e preconceito. Acredito em uma educação para a paz e na inclusão de todos”, explica a diretora de Educação, Neide Vargas.

Com o objetivo de falar sobre a campanha de Natal 2022 e projetar as ações conjuntas para 2023, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDLNH), Jaime Machado, acompanhado do diretor financeiro, Everton Klein; da diretora de Marketing, Janaina Giovernardi e da gerente executiva, Vera Lange, foi até a sede

da Sicredi em Nova Petrópolis, durante esta semana.

Eles foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração, Tiago Luiz Schmidt; assessor de negócios, Rafael Sachetto; analista de comunicação e marketing, Gabriela Altevogt e assessora de comunicação e marketing, Ana Paula Flores.

9 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Novo Hamburgo NOVAERAFM.NET.BR RADIONOVAERAFM Av. Orestes Lucas 2240, Sala 201Capela de Santana 3698 2149 9 9925 2804 9 9613 1820
Iniciativa promoverá encontros ao longo do ano além de materiais para
Primeiro grupo a participar da formação é a equipe de profissionais da própria Secretaria Divulgação CDL-NH projeta ações conjuntas com a Sicredi para 2023 Divulgação

MISS UNIVERSO RS 2023:

Ariane Ceconi é a nova representante de NH

Aluna da Escola VM é coroada Miss Universo Novo Hamburgo

Miss Universo Rio Grande do Sul

2023: Ariane Ceconi, de Novo Hamburgo, é a nova representante do município no concurso de beleza mais disputado do estado. A jovem foi coroada na noite de segunda-feira (24) no Aymuray Sushi, renomado restaurante de gastronomia japonesa em Novo Hamburgo. Em entrevista exclusiva ao Jornal RS, Ariane conta como surgiu o sonho de ser Miss e destaca a importância da visibilidade do concurso para sua carreira administrativa.

"Esse sonho surgiu desde criança, desde que eu assistia o concurso assistindo com a minha mãe que eu via aquelas modelos, as misses lindas, com faixa, coroa, vestido desde criança. Então eu assistia e falava um dia eu vou estar lá também. E esse dia tá chegando", afirma a nova Miss Novo Hamburgo.

Aluna da renomada Escola de modelos e

outras 24 beldades no concurso de beleza mais disputado do Estado, que acontece no dia 06/05 em Canoas/RS.

A empresária, modelo e estudante de administração da Feevale tem aproveitado a visibilidade do concurso para lançar projetos pessoais, sociais e profissionais.

"Tenho alguns projetos sociais que com o título, terão maior visibilidade. Outros projetos quero dar o start, mas a visibilidade que o concurso vai me trazer, isso vai ser pra sempre. Então com certeza a minha loja, minha empresa só vai crescer após o concurso", destaca Ariane.

O evento contou com a presença de Eduarda Kautzmann, madrinha da Miss Novo Hamburgo, que entregou a coroa e a faixa para Ariane. A coroação da representante hamburguense para o concurso de beleza mais glamoroso do país foi acompanhada com exclusividade pelo Jornal RS.

"A escola de modelo da Vera Monteiro é isso, é preparar as meninas para que elas possam chegar assim como a Ariane está chegando hoje, para representar Novo Hamburgo, que é um município maravilhoso, com tantas coisas pra oferecer. Então é um prazer levar esse nome da cidade para todo estado e para todo o Brasil", res-

salta Vera Monteiro.

Bebeto Azevedo, coordenador do Miss Universo Rio Grande do Sul, destaca a importância do concurso para o estado. "O Miss Universo Rio Grande do Sul é aquele tradicional Miss Rio Grande do Sul que elegia as candidatas que iam para o Miss Brasil. Depois, algumas vertentes foram acontecendo. O Miss foi se dividindo um pouco e aí nós precisamos colocar no Rio Grande do Sul esse sobrenome de Miss Universo, para que as pessoas entendam que essa é a miss oficial que vai para o Miss Brasil oficial e para o Miss Universo neste ano".

10 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Novo Hamburgo
Ariane Ceconi fala sobre seu sonho de ser Miss e destaca importância do concurso Fotos: Welintom Flôr/Jornal RS Juan Uriburu, Dono do Aymuray e Ariane Ceconi Ariane Ceconi e Vera Monteiro Ariane Ceconi, Miss Universo Novo Hamburgo Vera e Nívea Kaufmann, Proprietária da Dermo Slim Bernardo Guedes, Vera Monteiro, Débora Mombach e Eduardo Kaltzmann

Comusa economiza até 70% em manutenção com substituição de redes

Além de melhorar o abastecimento em todos os bairros e evitar rompimentos constantes, a substituição dos mais de 900 quilômetros de redes antigas de ferro e fibrocimento de Novo Hamburgo também representa um corte de gastos de até 70% nas obras de manutenção da ComusaServiços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.

As regiões que já receberam as novas tubulações de PEAD não sofrem tantas intervenções e, com o número reduzido de vazamentos, não tem o abastecimento afetado tão constantemente, beneficiando a comunidade e auxiliando na economia de recursos.

Em 2023, a autarquia prevê a instalação de 20 novos quilômetros de redes. O trabalho, que está sendo feito em ruas do Centro é temporário, mas, o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, aponta que os benefícios valem a pena.

“É claro que essas obras geram, muitas vezes, algum transtorno temporário, mas temos que levar em conta os benefícios que elas tra-

zem. O abastecimento é contínuo, muito menos vazamentos e, ainda, a colocação dessas redes fora das ruas e avenidas evita problemas no trânsito quando uma intervenção se faz necessária.”

Outra diferença do PEAD é sua resiliência às pressões externas, que tornam o material muito mais adaptável ao terreno. “Nas redes antigas, uma pressão do terreno causaria o rompimento da rede, por sua rigidez. Com o PEAD, a tubulação mais maleável resiste à pressão, reduzindo vazamentos.” Finalizou o diretor.

O que é PEAD?

A estrutura do polímero influencia diretamente as propriedades do plástico: sua densidade, grau de cristalinidade e resistência, por exemplo. Esse fato, se relacionado ao polietileno de alta densidade (PEAD) é ainda mais evidente, já que apenas uma diferenciação de ramificação faz distingui-lo dos outros tipos do mesmo material. Dessa forma, por meio de pequenas diferenciações, foi criado o PEAD.

Produtos mais comuns feitos com Polietileno de alta densidade

O PEAD é utilizado na fabricação de garrafas de bebidas não carbonatadas, tambores, reservatórios de combustível para carros, brinquedos, utilidades domésticas, embalagens de produtos químicos, recipientes de detergentes, cloro e ácidos, caixas, tubos de água e gás, dutos de irrigação, drenagem e esgoto, tubos corrugados, canos condutores de cabos elétricos e de telecomunicações, mesas e cadeiras dobráveis, sacos plásticos, base de morteiros, entre outros itens.

TiagoMaciel

Jornalista

Comusa atualiza sistema de distribuição e garante benefícios para o consumidor

A Comusa (Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo) vem realizando uma série de melhorias em seu sistema de distribuição de água. Entre as novidades, está a substituição do material utilizado nas tubulações, que agora passa a ser reciclado e muito mais barato. Essa mudança, que pode parecer simples, tem um grande impacto na qualidade da água fornecida aos consumidores. Como o novo material utilizado é composto por plástico, a potabilização e distribuição da água ficam ainda mais higiênicas. Além disso, o PEAD (polietileno de alta densidade) não enferruja e nem corrói com o tempo, o que significa um número muito menor de manutenções necessárias.

Mas o que os consumidores realmente querem saber é: quanto isso irá custar para eles? A resposta é que, por enquanto, não haverá acréscimo na conta de água. A Comusa garante que a substituição do material e as melhorias realizadas no sistema não afetarão o hidrômetro e que o valor cobrado continue o mesmo.

Essa é uma ótima notícia para os moradores de Novo Hamburgo, que já vêm percebendo as melhorias na qualidade da água fornecidas pela Comusa nos últimos meses. E com a promessa de que não haverá aumento no valor cobrado, agora fica ainda mais fácil encher uma garrafinha de água sem precisar fazer um empréstimo. Em resumo, a Comusa vem investindo em melhorias no sistema de distribuição de água da cidade e, ao mesmo tempo, mantendo o valor cobrado dos consumidores. Com a substituição do material utilizado nas tubulações, a qualidade da água fica ainda melhor e o número de manutenções necessárias diminui. E, o mais importante: não haverá aumento na conta de água.

Período de inscrições para candidatos (as) ao Conselho Tutelar

A partir do dia 2 de maio, estarão abertas as inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, Resolução n° 206/2023/ CMDCA – Edital

001/2023, para o quadriênio de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30, na Rua David Canabarro, n° 20, 5° andar, no Centro de Novo Hamburgo.

Os (As) conselheiros (as) tutelares serão eleitos (as) para mandato de quatro anos pelo voto

abre em Maio

prova de conhecimentos de caráter eliminatório; sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo e secreto dos eleitores do Município de Novo Hamburgo (cada eleitor poderá votar em apenas um candidato - votação uninominal).

dos cidadãos com domicílio eleitoral no município com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Serão 10 vagas abertas, com remuneração de R$ 6.802,60.

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar seguirá as etapas: inscrição para registro das candidaturas e análise quanto ao preenchimento dos requisitos do cargo, de caráter eliminatório; aplicação de

Além do voto popular, o candidato somente poderá concorrer caso preencha os requisitos: Edital completo disponível em nossas plataformas digitais.

A eleição dos (as) conselheiros (as) tutelares está marcada para o dia 1° de outubro.

11 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Novo Hamburgo Pão de Judá O portal da sua alimentação espiritual Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo VAGA PARA MASSOTERAPEUTA E FISIOTERAPEUTA Atendente com noções de massagem. Espaço individual disponível para aluguel por quinzena ou diária.
51
Contato
99728-5837
Regiões com novas tubulações tem queda significativa de gastos com reparos de vazamentos e rompimentos de redes
Tubulações de PEAD trazem benefícios à comunidade e reduzem intervenções nas ruas
Prazo se estende até o dia 2 de junho para participar Divulgação

Dra. Ana

Martha Jaeger

Prefeitura lança licitação para concessão das bancas

Uma situação que vem de muitos anos sendo debatida e construída de maneira coletiva vai ter mais uma etapa sendo realizada.

A fisioterapia é uma profissão especial. Costumamos dizer - “fisioterapeuta por amor”, porque é assim. O toque do fisioterapeuta conecta pessoas, traz acolhimento e confiança.

Eu só descobri o encanto da fisioterapia mais tarde. Como primeira opção, me tornei socióloga. Anos depois, descobri a fisioterapia. Hoje posso dizer, sou uma fisioterapeuta socióloga ( também artesã e enxadrista) pois tudo se resume em uma coisa só: reabilitar. Sim, nós calculamos, tal no xadrez, nossos objetivos , e como no patchwork, que constrói lindos e coloridos trabalhos com retalhos ,nosso tratamento é feito objetivando a reabilitação e qualidade de vida,

Eu sou graduada pela UNAERP de Ribeirão Preto-SP, especializada em reabilitação cardiovascular pelo IPA, e tenho me dedicado a tratamento de linfedema pós mastecmia e outros efeitos pós e pré cirúrgicos no câncer de mama.

Atualmente me especializei em laser de baixa intensidade, tratamento indolor, não invasivo, que tem uso em várias áreas da reabilitação, inclusive na oncologia.

Faço aplicação de Ilib, técnica simples , não invasiva, com uso do laser, que traz vários benefícios sistêmicos: melhora a circulação sanguinea, atuando sobre a pressão arterial, atua no combate de doenças respiratórias( asma), melhora a imunidade , combate radicais livres ( na prevenção do envelhecimento), inclusive diminuindo a ansiedade.

Você já conhece o ILIB? é a irradiação do laser de baixa intensidade de modo intravascular com o objetivo de atingir o sangue. A aplicação é feita com uma pulseira que direciona a radiação do laser para a artéria radial, no punho, Não é uma técnica invasiva, indolor e relaxante. Tem vários benefícios comprovados como melhorar a circulação sanguinea, pressão arterial, problemas respiratórios, aumenta imunidade, além de combater radicais livres, combatendo o envelhecimento. • Faça uma sessão, após avaliação, com a Dra. Ana Martha Jaeger, fisioterapeuta, CREFITO 5/25939, telefone 991652261, • Também é laserterapeuta , e especializada em Linfedema, atuando em São Paulo por mais de 20 anos.

Vamos agendar um horário, para avaliação, aplicação? Entre em contato pelo telefone e WhatsApp 991652361.

As Bancas da Praça do Imigrante, de Novo Hamburgo, que atendem ao público há décadas, terão uma situação finalmente materializada.

A Prefeitura de Novo Hamburgo lançou, nesta segunda-feira (24), o chamamento público n° 06/2023 para a concessão de uso das Bancas.

Com esse procedimento, o Executivo cumpre acordo firmado com Ministério Público (MP), que prorrogou a concessão das Bancas aos atuais concessionários no ano passado por 12 meses, que se encerram neste primeiro semestre.

Essa é uma pauta que vem sendo tratada há anos. É uma cobrança do MP para que uma licitação fosse realizada já que se trata de uma área pública - e não existia essa situação legal.

Prefeitura de Novo Hamburgo cumpre acordo com MP e lança chamamento público para concessão das Bancas da Praça do Imigrante

O edital inclui a concessão das oito Bancas e poderão participar do credenciamento todos os interessados, pessoas jurídicas, que atenderem às exigências e exercerem atividade compatível com o objeto licitado.

A entrega do envelope contendo os documentos exigidos no chamamento público será no dia 4 de maio, às 14 horas. Para a ocupação dos espaços, os credenciados habilitados serão escolhidos através de sorteio, sendo transmitido ao vivo, em data a ser marcada.

Pelo uso do imóvel, instalações e bens, a Concessionária pagará mensalmente, a título de outorga remunerada, o valor mensal fixado em R$1.784,34 para cada Banca. O contrato de concessão terá prazo de 12 meses, passível de prorrogação.

O edital completo e os anexos podem ser acessados no site https:// novohamburgo.atende.net/transparencia/item... – no Ano Licitação: 2023 –Modalidade: Chamamento Público – Lei 8.666/1993 e fazer a consulta. Após, clicar na lupa (à direita) do chamamento público n° 6.

Núcleo da Mulher Empreendedora da CDL-NH abre agenda de eventos 2023

Mulheres empreendedoras e inspiradoras terão a oportunidade de compartilhar suas histórias e experiências no talk show "Mulheres que Inspiram", promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDLNH). O evento, que acontecerá no dia 10 de maio, a partir das 19h, terá como palestrantes Edela Land, autora do livro "Por Onde o Sapato Me Levou", e Simone Leite, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária e ex-presidente da Federasul.

Com a mediação da jornalista Aline Schneider, as palestran-

tes irão compartilhar suas experiências empreendedoras e inspirar outras mulheres a buscar seus objetivos profissionais. Além disso, o evento terá um coquetel para os participantes.

A CDL-NH, localizada na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro, é o local escolhido para receber o talk show

"Mulheres que Inspiram".

Os ingressos para o evento têm valor de R$ 50 para associados e R$ 75 para não associados. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 3582-3535.

De acordo com a presidente da CDL-NH, Maria Cristina König, o

evento é uma oportunidade para que as mulheres empreendedoras possam se conectar e aprender umas com as outras. "Nós queremos encorajar as mulheres a seguirem em frente e acreditarem em seus sonhos", disse König.

O talk show "Mulheres que Inspiram" é uma iniciativa da CDL-NH que busca valorizar a participação feminina no mundo dos negócios e incentivar o empreendedorismo feminino. Com histórias inspiradoras e dicas valiosas, o evento promete ser uma experiência única e enriquecedora para todas as participantes.

12 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Novo Hamburgo
Fisioterapeuta WhatsAPP: 51 9 9165 2261
Entrega da documentação está marcada para o dia 04 de maio
EDITAL
O
CDL-NH promove talk show sobre empreendedorismo feminino Divulgação

Cadê o dinheiro que tava aqui? Clientes do Nubank relatam "sumiço" do saldo

ODia nacional do Trabalhador (1° de maio) tem sido uma celebração dos trabalhadores e um dia em que as pessoas fazem campanha por trabalho decente e remuneração justa. Graças à ação dos trabalhadores ao longo de muitos anos, milhões de pessoas conquistaram direitos e proteções fundamentais.

Quem fundou o Dia do Trabalho?

Quem primeiro propôs o feriado para os trabalhadores? Não está totalmente claro, mas dois trabalhadores podem reivindicar o título de Fundador do Dia do Trabalho.

O Dia do Trabalhador é comemorado no mundo inteiro.

Alguns registros mostram que, em 1882, Peter J. McGuire, secretário-geral da Irmandade de Carpinteiros e Marceneiros e co-fundador da Federação Americana do Trabalho,

CAMPO BOM

sugeriu reservar um dia para um "feriado geral para as classes trabalhadoras" para homenagear aqueles "que da natureza rude cavaram e esculpiram toda a grandeza que contemplamos".

Mas o lugar de Peter McGuire na história do Dia do Trabalho não deixou de ser contestado. Muitos acreditam que o maquinista

Matthew Maguire, não Peter McGuire.

O Dia do Trabalhador é uma data comemora-

da no Brasil e em mais de 80 países.

A data tem como objetivo celebrar as conquistas dos trabalhadores que, em épocas diferentes, foram às ruas de todo o mundo lutar por melhores condições de trabalho acreditam que o maquinista Matthew Maguire, não Peter McGuire.

No BRASIL os manifestantes vão às ruas em vários pontos do país para protestar contra o governo Lula e o fim da Censura no Brasil.

Está previsto a concentração de motos e carros no posto abacaxi na Br 116 com saída de Novo Hamburgo às 13hs seguindo até Porto Alegre onde a concentraram será no parcão os manifestantes dizem que “Não abriremos mão da nossa democracia, da nossa liberdade, dos nossos direitos, garantidos em nossa Constituição. Um dos lemas será pela liberdade de expressão e pelo fim da censura no Brasil.

Escola do Legislativo traz debate sobre criatividade no mês de abril

Tem mais capacitação programada na Escola do Legislativo de Campo Bom. Nesta quinta-feira, 27 de abril às 07h30, a Câmara de Vereadores receberá a palestra ''A criatividade como fator de sucesso na carreira profissional''. O objetivo será mostrar como a criatividade é uma das habilidades mais importantes para o mercado de trabalho até 2025, conforme relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial.

Publicitário com 10 anos de experiência será o palestrante do evento

Guilherme Schlindwein, publicitário com mais de 10 anos de experiência na área e diretor de estratégia

de inovação da Agência Fubá será o palestrante, que ainda contará com um painel de debates

com o fotógrafo Rafael Bauer e a Consultora de Investimento Social, Gabriela Lamb.

O encontro, aberto ao público, não terá inscrição prévia. Os interessados em participar, precisam apenas comparecer no dia e local marcado. Já para os professores e escolas interessados em levar turma de alunos, é necessário o agendamento pelo e-mail: contato@camaracb.rs.gov. br para organização do espaço.

Conforme relatado pelos clientes do Nubank, o campo que mostra o saldo disponível na conta teria sumido da plataforma.

Dezenas de clientes do Nubank relataram problemas no aplicativo do banco durante a tarde de quarta-feira (26). Segundo os usuários, o campo que mostra o saldo disponível na conta teria sumido da plataforma.

As reclamações foram publicadas no Twitter e, por lá, o Nubank ficou entre os assuntos mais comentados no Brasil. Segundo o DownDetector, plataforma que monitora o funcionamento de sites, aplicativos e redes sociais, os problemas com o banco começaram a ser relatados

pelos usuários às 13h15, com um pico às 14h44.

“Meu Deus, o saldo da conta Nubank simplesmente sumiu gente todo dinheiro desapareceu por aí também tá assim?”, escreveu uma pessoa, preocupada. “App do Nubank simplesmente sumiu com meu dinheiro, rindo de desespero”, se queixou outra usuária.

Ao Jornal RS, o Nubank informou que “o aplicativo passou por uma instabilidade momentânea, o que fez com que parte dos clientes não conseguisse visualizar seu saldo”. Segundo a instituição financeira, “a instabilidade foi resolvida e o aplicativo já está funcionando normalmente”.

Vereadores participaram do ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista

Os vereadores estancienses participaram do ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista.

A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 27, no Salão

Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A frente será presidida pelo Deputado

Estadual, Joel Wilhelm, e um dos objetivos é desenvolver o setor e defender o segmento na região. Além disso, um dos focos é reduzir o ICMS.

Participaram do evento os vereadores, Jacob Immig (PTB), Yuri Campos (PTB), Antônio Worst (União Brasil), empresários da região, Deputados Estaduais e demais autoridades.

13 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Geral
Reprodução/Redes sociais
Usuários relatam problemas com o Nubank: Campo que mostra saldo disponível teria sumido da plataforma Divulgação
"NÓS O POVO" CONVIDA O TRABALHADOR PARA PARTICIPAR DO 1° DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR SERÁ CONTRA O GOVERNO DE LULA!
Divulgação
Carros e motos seguirão de Novo Hamburgo a Porto Alegre para participar das manifestações no 1° de Maio

José Schneider

Jornalista da Rádio Aurora FM 87.9

Programa “Hora da manhã”

WhatsAPP: 51 8905-0500

Os argentinos pedem a renúncia do presidente Alberto Fernández e de seu ministro da Economia, Sérgio Massa.

O presidente argentino mantém o ministro economia que só fala bobagem.

Os economistas dizem que é especialmente grave na Argentina porque o governo gasta muito - muito mais do que arrecada - com saúde gratuita, universidade, energia e transporte. Para financiar esses serviços, eles imprimem mais pesos.

No passado, a Argentina tentou estimular sua economia desvalorizando sua moeda. Em 2001, ocorreu uma corrida aos bancos.

O banco central vende dólares para comprar pesos que ninguém quer, para tentar sustentar sua moeda. Isso lhes custa US $60 milhões por dia. Eles podem ficar sem dinheiro e ser forçados a desvalorizá-lo novamente.

Essa má prática econômica aumentou a pobreza para 37%, acima dos 30% em 2016. O país teve crescimento negativo do PIB em 23 dos últimos 40 anos, mesmo durante a COVID.

Os ricos construíram grandes mansões, que hoje são usadas como prédios do governo e embaixadas estrangeiras. A cidade construiu um sistema de metrô. Eles mudaram o layout de suas ruas para se assemelhar ao de Paris, construindo avenidas largas ao longo de um layout coordenado de quarteirões. Em 1930 foi construída a avenida mais larga do mundo.

A Argentina foi duramente atingida pela Grande Depressão. Favelas, ou "vilas miserias", surgiram em torno de Buenos Aires. A imigração da Europa parou. O governo eleito democraticamente caiu nas mãos de um golpe militar.

O regime militar terminou em 1983, mas a Argentina continua sofrendo economicamente. A crise cambial, embora especialmente grave agora, é um problema terminal.

A taxa de inflação foi maciça no início dos anos 1990, tem estado consistentemente acima de 10% Diante do grave silêncio das autoridades, a única coisa que o governo argentino divulgou foi a renegociação com o Fundo Monetário Internacional. Segundo relatos, o órgão estaria levando em consideração o impacto da seca, uma das desculpas preferidas do kirchnerismo desde 2006 e recentemente voltou à hiperinflação.

Portanto, a Argentina sofre desvalorizações permanentes, os preços voam e o dólar sobe sem teto. Tem que ignorar o populismo, abraçar o livre comércio e buscar uma política monetária estável (ou melhor ainda, abraçar o financiamento descentralizado como El Salvador está fazendo).

Lula enfrenta protesto em Portugal: "Lugar de ladrão é na prisão"

Opresidente brasileiro Lula contrariou a recomendação de aliados e decidiu discursar na Assembleia da República de Portugal na última terça-feira, 25. Inicialmente, Lula havia avisado que não iria participar da celebração da Revolução dos Cravos, mas decidiu marcar presença mesmo diante de manifestações contrárias.

Nas ruas, um grupo de manifestantes se reuniu nas proximidades do Parlamento com cartazes e entoando cantos contra o presidente brasileiro. “Lugar de ladrão é na prisão”, dizia uma das faixas. Os manifestantes entoam frases como “não vai ter picanha” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. O esquema de segurança da região foi reforçado por causa da presença de Lula em Portugal e foram instaladas grades de proteção para coibir confrontos. O efetivo de policiais atu-

ando na região não foi divulgado. No Parlamento, pelo menos 11 deputados do partido Chega entraram no local depois da chegada de Marcelo Rebelo da Silva, presidente de Portugal, e de Lula. Dessa forma, eles quebraram o protocolo da cerimônia solene de boas-vindas ao brasileiro. Os oposicionistas também levaram cartazes para a

cerimônia. O presidente do Parlamento, Augusto Santos Silva, pediu desculpas pelo comportamento dos deputados.

Ao fim do discurso, sem mencionar o Chega, Lula afirmou: “Que Deus abençoe Portugal, abençoe o Brasil, e viva a liberdade e a democracia. E não ao fascismo político e injusto”.

A presença de Lula em Portugal gerou bas-

tante polêmica, não só por conta dos protestos, mas também por conta da prisão do presidente brasileiro em 2018, condenado na operação Lava Jato. A visita de Lula ao país foi vista por alguns como uma forma de pressionar a justiça brasileira, que já absolveu o presidente em alguns processos, mas que ainda mantém outras acusações pendentes.

Moraes ignora vídeos do 8 de janeiro em julgamento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levou 78 dias para derrubar o sigilo das imagens internas de segurança do Palácio do Planalto de 8 de janeiro. Ele não usou os registros das câmeras para analisar o caso de parte dos manifestantes presos.

Relator do inquérito no STF, Moraes só requisitou os arquivos que registraram a invasão do Planalto depois que o caso do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias veio à tona, em 19 de abril.

Poucos dias após a depredação em 8 de janeiro, a Câmara e o Senado divulgaram imagens das depredações em suas instalações, somando mais de 40 minutos. Em 25

de janeiro, o STF disponibilizou as imagens do local.

O Planalto, no entanto, decidiu impor sigilo aos registros das câmeras em 1° de fevereiro.

A argumentação foi de que não era razoável a divulgação, devido a informações que exporiam métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos

da segurança presidencial.

Em 19 de abril, a CNN Brasil divulgou imagens inéditas do dia da invasão do Planalto, onde é possível ver agentes do GSI, entre eles o então ministro Gonçalves Dias, e pessoas ligadas ao governo PT circulando entre os invasores.

Foi então que o ministro do STF, no dia seguinte, decidiu determinar a reti-

rada do sigilo das imagens imposto pelo governo e determinar o envio ao STF em 48 horas. Moraes concluiu que o sigilo era inadmissível.

Na decisão, Moraes mandou a PF obter “todas as imagens das câmeras do Distrito Federal” que possam auxiliar no reconhecimento facial dos invasores para não comprometer o governo e as instituições.

Já no voto para tornar réus os primeiros investigados de serem executores dos atos, em 18 de abril, o ministro não descreveu de maneira individualizada a conduta de cada denunciado. Tampouco citou as imagens ou os itens dos prédios públicos que cada um que depredou. Isso mostra que não temos justiça no Brasil.

14 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023 Geral
Manifestantes se reúnem nas proximidades do Parlamento para protestar contra a presença de Lula
Divulgação
Cartazes com críticas ao presidente brasileiro são levantados pelos manifestantes Ministro só requisitou os registros das câmeras 78 dias depois do caso envolvendo ex-GSI Divulgação

Nunes Marques e Mendonça: “STF não tem competência para julgar atos de 8 de janeiro”

Os dois ministros apresentaram voto divergente nos julgamentos que tornaram réus cem manifestantes Enquanto os outros sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanharam o voto do relator, Alexandre de Moraes, para tornar réus 100 manifestantes de 8 de janeiro, os ministros Nunes Marques e André Mendonça apresentaram voto divergente, entendendo que o Supremo não tem competência para analisar essas denúncias. A votação foi encerrada na segunda-feira 24 no plenário virtual do STF.

Das cem denúncias formuladas pelo Ministério Público Federal (MPF), 50 se referiram a pessoas presas em 9 de janeiro por estarem acampadas em frente ao quartel do Exército, em Brasília.

Elas respondem por incitação ao crime e associação criminosa armada. As outras 50, chamadas de “executores”, respondem por ebulição violenta do Estado, golpe de Estado e dano qualificado. No primeiro caso (Inquérito 4921), os dois ministros defenderam, além da incompetência, a rejeição das denúncias, por inépcia da petição. Marques também acrescentou falta de provas, “eis que não trouxe indícios mínimos e suficientes da

prática dos delitos narrados nas iniciais acusatórias pelas 50 pessoas aqui denunciadas por estarem no acampamento no dia 9 de janeiro de 2023”, escreveu.

No segundo caso (Inquérito 4922), Marques e Mendonça também mantiveram a posição sobre incompetência, mas, se superada a preliminar, votaram como o relator e os demais ministros — pelo recebimento das denúncias. Nunes Marques, nesse caso, defendeu também que o Supremo recebesse as denúncias só com relação a alguns crimes, rejeitando imputações referentes aos delitos de associação criminosa armada e golpe de Estado, por ‘ausência de justa causa’.

A falta de competência se observa, segundo os ministros, porque nenhum dos investigados tem o chamado foro privilegiado para responder a ações penais. Apenas o presidente da República, membros do primeiro escalão, ministros dos Tribunais Superiores, deputados e senadores têm foro no STF.

Por isso, segundo Nunes Marques, as ações “devem ser remetidas para Justiça Federal de primeira instância do Distrito Federal, medida que prestigia o princípio do Juiz Natural e se mostra, a meu ver, consentânea com a jurisprudência da Corte em outros casos”.

Sobre a falta de provas, Marques escreveu: “Não há individualização mínima das condutas.

A isso, se somam às circunstâncias específicas nas quais os denunciados foram presos e a pobreza dos elementos probatórios colhidos em relação a cada qual no inquérito.”

Mendonça também realçou a falta de provas para pedir a rejeição da denúncia. “Do que se tem notícia, nem todas as pessoas acampadas aprovaram os atos de vandalismo. As próprias denúncias admitem este fato, ao afirmarem não possuir provas de que os aqui denunciados, a despeito de acampados, estiveram na Praça dos Três Poderes e praticaram vandalismo em 8 de janeiro”, escreveu. O ministro também destacou que se o simples fato de alguém se

juntar ao acampamento “que funcionava há semanas de forma pública e ostensiva” se configura como crime, então, “as ordens de desmobilização deveriam ter ocorrido antes”. “Todavia, a própria Procuradoria-Geral da República, aparentemente, não teria constatado a situação de flagrância de crimes anteriormente, mesmo com toda a ostensividade dos acampamentos”, afirmou Mendonça, acrescentando: “É como se estar no acampamento até 8 de janeiro fosse permitido e, após, tivesse se tornado criminoso”.

Indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mendonça e Nunes Marques se manifestaram no último dia de julgamento, em plenário virtual. Duas ações na Corte analisam o caso de 100 das 1.390 pessoas denunciadas pela ProcuradoriaGeral da República.

Os dois foram os únicos que divergiram dos demais ministros. Oito deles votaram em bloco com o relator para tornarem réus os 100 denunciados.

Mendonça se posicionou contrário à denúncia contra os incitadores intelectuais dos atos, que incentivaram e planejaram o ataque.

“Embora tenham relação, os fatos tratados no presente grupo de cin-

quenta denúncias, derivadas do Inq. 4922 , diferem substancialmente dos fatos tratados no Inq. 4921.

A diferença reside tanto na gravidade dos crimes quanto na forma como os acusados foram presos. No presente caso, as pessoas foram detidas no dia 8 de janeiro de 2023, durante os atos de vandalismo ocorridos na praça”, destacou Mendonça em seu voto.

Nunes Marques, por sua vez, destacou a necessidade de análise individualizada das condutas dos agentes presos, suspeitos de participação nos atos antidemocráticos.

“Há que se apurar, ainda, de forma individualizada, as condutas dos agentes que possam ser identificados como aqueles que tenham efetivamente empregado de violência ou grave ameaça, com aptidão para atingir o objetivo previsto no tipo penal em análise”, escreveu o magistrado.

Nesta primeira leva de julgamentos, são analisados os casos de pessoas que ainda estão detidas, já que investigados presos têm prioridade sobre os demais. Atualmente, 294 permanecem presos em decorrência dos atentados de 8 de janeiro.

O julgamento segue na terça (25/4), com a análise das denúncias contra outros 200 investigados pelos atos golpistas.

15 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023
Mas o Ministro Alexandre de Moraes insiste em querer fazer a sua própria justiça
Ministros defendem rejeição de denúncias por falta de provas e incompetência do STF
Asubstituiçãoderedessegue emtodaNovoHamburgo. Ostranstornossãotemporários, masosbenefíciosduramanos!

Atacarejos exigem CPF na nota fiscal

Decreto Estadual não obriga consumidores a fornecer o CPF na hora da compra

Uma questão muito comum entre os consumidores é a obrigatoriedade de inclusão de CPF na nota. Enquanto para alguns ele representa vantagens interessantes, para outros parece mais uma invasão de privacidade. A verdade é que nem sempre a indicação do documento é obrigatória, mas existem sim situações em que não há como realizar a compra sem informar o CPF.

Algumas Redes

Atacarejos vem causando desconforto em seus clientes. Baseado no decreto N° 37.699, artigo 34 (regulamento do ICMS), as redes obrigam que os compradores forneçam o número do documento para finalizarem pequenas compras em algumas unidades.

Procurados pela equipe de reportagem do Jornal RS, a assessoria de imprensa da Rede Macromix enviou uma nota oficial relatando:

“NOTA OFICIAL

Sobre a inclusão do CPF na nota fiscal, o Macromix Atacado informa que o pedido do CPF nas compras atende a legislação estadual, conforme a atualização de 27/09/2022, do Decreto

N° 37.699, Artigo 34, em janeiro de 2023.

A modificação torna obrigatória a inclusão do CPF do consumidor final no documento fiscal no

Atacadão inaugura três lojas no estado do Rio Grande do Sul

comércio atacadista e varejista (os chamados atacarejos). Aos poucos estamos ajustando nossa operação de frente de caixa.”

O que significa que o consumidor não será impedido de realizar suas compras caso não forneça a informação dos dados.

Como conciliar a privacidade do consumidor com a segurança e as exigências da fiscalização tributária?

Um estabelecimento pode exigir a informação de CPF na nota?

Sim, desde que exista uma justificativa para essa exigência. Isso acontece no caso das compras online e também em algumas situações especiais. Podemos indicar como exemplo a venda de produtos em esta-

belecimentos que misturam atacado e varejo no estado do Rio Grande do Sul, os chamados “Atacarejos”. O Decreto Estadual N° 37.699, artigo 34, orienta essas lojas a coletar o CPF do comprador. Isso acontece como uma tentativa de evitar a sonegação de ICMS por lojistas que faziam compras nesses locais visando revender os produtos sem a devida documentação.

Quais são as vantagens de informar o CPF na nota?

Mesmo quando a informação do CPF na nota é opcional, pode haver vantagens interessantes para o consumidor:

Possibilidade de participação do consumidor de programas de combate à sonegação fiscal, como a Nota Fiscal Gaúcha, que fornece

créditos e prêmios em dinheiro a quem é cadastrado e informa o CPF na nota;

Em alguns estados, como no Rio Grande do Sul, o CPF na nota permite a consulta e recuperação de cópias da nota fiscal eletrônica, uma comodidade interessante para os consumidores;

Participação de planos de fidelidade, com acúmulo de pontos que podem ser trocados em créditos, benefícios ou descontos nas lojas;

Inscrição em promoções para concorrer a prêmios sorteados entre os clientes da loja.

É bom lembrar

Exigir a informação de CPF na nota não fere o direito à proteção de dados pessoais prevista na Lei Geral de Dados Pessoais (lei n° 13.709/2018).

Últimos dias!

deubalada.com @kerb_estanciavelha

O Atacadão, maior atacadista do Brasil em número de lojas e o único presente em todas as regiões do Brasil, inaugurou três lojas nesta semana no estado do Rio Grande do Sul. As aberturas fazem parte do robusto plano de expansão do Atacadão, que ganhou ainda mais força desde o segundo semestre de 2022, após a integração com o Grupo BIG. Santa Maria, Sapiranga e Uruguaiana foram as cidades que receberam as novas unidades da rede, provenientes da conversão da bandeira BIG para Atacadão.

“A novidade dessas inaugurações é que nas cidades de Sapiranga e Uruguaiana estamos chegando pela primeira vez. Já na cidade de Santa Maria a população conta, agora, com duas unidades da rede. A região Sul segue sendo estratégica para os negócios do Atacadão, inaugurando somente este ano, 10 novas filiais no estado do Rio Grande do Sul, chegando a 25 lojas e 1 atacado de entrega. Seguimos firmes no nosso propósito de oferecer uma ampla variedade de produtos a preços acessíveis, além

de reafirmarmos nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região, gerando novos empregos e colaborando com os negócios dos pequenos e microempreendedores locais”, comenta Marco Oliveira, CEO do Atacadão. Reforçando o objetivo do Atacadão de atender as necessidades de seu público, cada uma das unidades conta com cerca de 9 mil produtos, tendo itens que vão dos setores de mercearia, bebidas e cuidados pessoais a artigos de limpeza, incluindo marcas líderes de mercado e produtos regionais. Também possuem setor de hortifrúti, onde os clientes encontram uma seleção de alimentos frescos e de qualidade. As três lojas contam, em média, com 3.800m2 de área de vendas e, somadas, possuem 640 vagas de estacionamento, 58 checkouts, além de empregar mais de 1.000 funcionários diretos e indiretos. As unidades ainda oferecem soluções financeiras como o Cartão Atacadão, o pagamento via PIX e a APAG, a maquininha de cartão do Atacadão.

16 Edição 476 • 28/4 a 4/5 de 2023
Geral Divulgação 20/abril a 1º/maio Centro • EstânciaVelha/RS 4 0 ANOS DE M UITA HISTÓRI A 4 0 SONA ED M ATIU ÓTSIHIR A CHOPP OFICIAL PATROCÍNIO PATROCÍNIO MASTER REALIZAÇÃO
Confira a programação completa em nossas redes sociais. Garanta já seu ingresso.
Madame Frau BLUMENAU - SC Banda Rosa’s Banda Passarela Augusto & Rafael Rainha Musical
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.