Jornal RS - Edição 478

Page 1

99700-8677

Vem aí o especial de 10 anos do Jornal

Reserve seu espaço publicitário pelos telefones 3595-0777 e 99700-8677 ou pelo e-mail comercial@jornalrs.com.br.

Escola municipal é destaque em Prêmio Educador Transformador com projeto de educação financeira

População

7

Município prepara a 42° Feira do Livro com muita “Diversidade Cultural”

Pág 5

PAÍS

STF resolveu que a lei brasileira não se aplica a Bolsonaro e seus aliados

Pág 11

Pág 8

Pág 11

Pão de Judá O portal da sua alimentação espiritual

Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo

NOVO HAMBURGO 2023

hamburguense é convidada a participar de audiência pública sobre o Plano Diretor
jornalrs.com.br Ano 10 - Edição 478 12/5 a 18/5 de 2023 R$ 3,50
ESTÂNCIA VELHA
Pág
Faculdade IENH e ACI lançam projeto em parceria CURTA NOSSA PAGINA FB.COM/FERREIRAELETRICA Av. Victor Hugo Kunz, 2565 - 51 3067 4827 - 51 9 9928 6567 - andre@ferreira11.com.br
Dia
das Mães: uma homenagem a quem nos ensina o amor incondicional
Na próxima edição, o Jornal RS publicará conteúdo especial para marcar os dez anos de atuação do periódico regional.
Professora de Novo Hamburgo é finalista em prêmio nacional

comercial@jornalrs.com.br

Adorando o Criador

A mensagem de Deus como criador é o tema central da verdade presente para este tempo, especialmente quando se fala na teoria da evolução que tem questionado o relato bíblico, que muitas vezes vem com a teoria da evolução, vestidas de “trajes de cristãos”.

Essa teoria tenta destruir o fundamento da nossa fé que apresenta Deus como criador de todas as coisas, no entanto, mesmo em meio a estes ataques do pensamento evolucionista, Deus levantou a sua igreja remanescente justamente para pregar o evangelho eterno.

Interessante, quando a gente estuda um pouco sobre a história de Charles Darwin que é o principal expoente da teoria evolucionista, nos mesmos anos, em que ele começa suas pesquisas, suas viagens, nesse período coincide com os estudos de Guilherme Miller que vai dar a origem ao Movimento Millerita que teve o seu grande desapontamento em 22 de outubro de 1844

E alguns anos depois, em 1859 é publicado o livro “A Origem das espécies. "

Enquanto que o Movimento Millerita, depois sabatista, se organizava, até que em 1863 surgisse a organização da Igreja Adventista do Sétimo dia, pregando a mensagem do primeiro anjo, o livro está sendo publicado, e questionando a obra e apresentando por aí uma ideia totalmente bíblica sobre a origem de todas as coisas.

O nosso pensamento sobre Deus como criador de tudo está fortemente enraizado em vários textos da bíblia, mas, quero neste momento quero ler dois deles.

Colossenses 1: 13 a 17 é o texto que a lição trouxe onde Paulo diz assim: “ O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por ele e para ele,

Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”.

Então, o apóstolo Paulo é muito claro em afirmar que Jesus é o agente da criação, porque Deus criou todas as coisas através de Jesus Cristo.

O mesmo acontece em apocalipse 4: 11 quando João escreve "Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas".

Você pode notar através destes textos que Jesus está intimamente relacionado a sua função como criador, e como redentor.

Quando o papel de Cristo como o criador de todas as coisas é enfraquecido, o seu papel de redentor também é enfraquecido.

Na realidade o que piora tudo, é que a teoria da evolução ela zomba da crença da morte de Jesus.

Porque? Paulo vai relacionar Cristo com o primeiro Adão, se por causa do primeiro Adão reinou o pecado, por causa de Cristo agora reina a vida.

Então, Cristo veio como segundo Adão para solucionar o problema do pecado.

E o problema do pecado resultou na morte, já olhando para a visão evolucionista, a morte era um processo que já existia mesmo antes de surgir a humanidade, o primeiro homem, então a morte já existia, e nesta teoria você desloca totalmente a origem do ser humano, e você não tem a crença de que há a necessidade de um salvador morrer para resgatar o homem da morte uma vez que esta é interior ao próprio homem.

Assim desde o começo a evolução destrói completamente o pensamento bíblico.

Por outro lado, os adventistas do sétimo dia, e os demais cristãos bíblicos são chamados para adorar o criador dos céus da terra e do mar.

Ele não é apenas o criador, Ele é também o nosso redentor Ele é o Deus que nos criou e que nos redimiu.

Aula sobre vida, empreendedorismo e coragem. Assim pode ser definida a noite desta quarta-feira (10), que marcou o primeiro evento deste ano do Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDLNH). O talk show “Mulheres que Inspiram” reuniu cerca de 150 participantes no Salão Nobre da entidade. As palestrantes foram Edela Land, com 50 anos de setor calça-

dista e autora do livro Por Onde o Sapato Me Levou, e Simone Leite, presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária e ex-presidente da Federasul. A mediadora foi a jornalista Aline Schneider.

O diretor Comercial e de Serviços, Felipe Henz, parabenizou a equipe e os organizadores do evento. “Está lindo de ver o salão cheio para ouvir a história destas mulheres guerreiras. Aproveito para saudar a ex-diretora do Núcleo, Raquel Bom Tomm, pela indicação da Josi para ser sua sucesso-

RODÍZIO DE PIZZA

3582-7707

Divulgação

ra. Assim como a Raquel, Josi está fazendo um ótimo trabalho e deixando sua marca no Núcleo”, ressaltou.

“O tema deste talk show não poderia ser diferente. Edela e Simone são mulheres inspiradoras. Teremos mais três conexões durante o ano. Sintam-se convidadas”, disse a diretora do NME, Josi Maria Zimmermann.

Luta feminina

Com uma trajetória de vida que quebrou muitos padrões, Edela e Simone

com bifes, lazanha e massas Buffet

contaram como foi conquistarem seus espaços em setores predominantemente masculino. “Naquela época era difícil as mulheres construírem carreira, elas só faziam enxoval”, comentou Edela, que foi convidada para ser diretora de uma indústria de calçado. “Fui escolhida pelo meu conhecimento, não por ser mulher. Lembrando que as mulheres têm que conquistar o seu lugar pela competência, não por gênero”, relatou. Já Simone afirmou que é uma entusiasta do associativismo. “Acredito nessa força feminina que precisa ser resgatada lá de dentro para que a gente possa conquistar nosso espaço. Ou a gente avança ou a gente recua. Recuar pode ser fatal. Ou a gente vai ocupar o espaço ou vamos permanecer reféns dos homens que estão nas cadeiras. Somos resultados das nossas escolhas”, finalizou. Simone ainda contou que atualmente há 43 mulheres presidentes de entidades empresariais no Rio Grande do Sul.

2 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 Editora Jornalística RS Ltda • CNPJ: 18245016/0001-20 Bartolomeu de Gusmão, 954, Canudos - Novo Hamburgo/RS comercial@jornalrs.com.br • reportagem@jornalrs.com.br • (51) 3595-0777 • (51) 99700-8677 Circulação: Novo Hamburgo, Campo Bom, Portão, Capela de Santana, Estância Velha e Ivoti • Tiragem: 10 mil exemplares Direção de redação e comercial: Ari Schneider • Edição e reportagem do impresso: Ari Schneider Redação de mídias sociais: William Schneider • Diagramação: Ari Schneider O conteúdo dos artigos e crônicas publicados nesta edição são de total e inteira responsabilidade de seus autores. Estado
livre c/2 carnes
1 copo de refri + sobremesa
Segunda à Sexta ao meio-dia
O PREÇO WWW.ZIMMERRESTAURANTE.COM.BR | AV. 7 DE SETEMBRO, 1054 - NOVO HAMBURGO NME realizou primeiro evento de 2023
+
ZIMMER De
CONSULTE
Talk show "Mulheres que Inspiram" marca o primeiro evento do NME em 2023

Campo Bom

Em duas sessões, vereadores aprovam projetos e requerimentos

Oito matérias com temas de diferentes segmentos foram apreciadas

realização de trabalho voluntário e estágio no Centro Municipal de Recuperação e BemEstar Animal.

Projetos do Executivo

pronila@yahoo.com.br

Legislativo de Campo Bom aprova criação de Comissão Especial para acompanhamento da reforma tributária

Na noite de segunda-feira, 05 de maio, o Legislativo de Campo Bom realizou duas sessões, uma ordinária e outra em caráter extraordinário.

Na sessão ordinária, além dos pronunciamentos e das leituras protocolares de ofícios, a votação da ordem do dia contou com a análise de requerimentos e projetos de lei. Já a sessão extraordinária analisou projeto de lei enviado pelo Executivo.

Na ordem do dia do

encontro ordinário, foram aprovados os requerimentos apresentados pelo vereador Jair Wingert (Progressistas) para criação da comissão especial de acompanhamento da reforma tributária e também homenagem para empresa da cidade. A comissão ficou composta, além do proponente, pelos vereadores Professora Sandra Orth (PSDB), Celsinho Rodrigues (Republicanos) e Victor Souza (PCdoB). A Comissão Especial do Setor Calçadista, for-

mada pelos vereadores Victor Souza, Professora Sandra Orth, Jair Wingert e Adilson Tareco (PDT) recebeu aprovação na solicitação endereçada ao Executivo para que o Município apoie, com estande coletivo, a participação de indústrias da cidade em feiras dos setores na qual estão inseridos. Os parlamentares também aprovaram requerimento da vereadora Kayanne Braga (PTB) solicitando parceria do Executivo com universidades e entidades para

Quatro projetos de lei de autoria do Executivo foram aprovados, tanto na sessão ordinária quanto no encontro extraordinário. Alteração em lei municipal referente cargos do IPASEM foi aprovado com oito votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Já as matérias que solicitavam autorização para ampliação do número de agentes comunitários de saúde, agente de combate a endemias, alteração de lei municipal e ainda a recriação do Conselho Municipal de Segurança Integrada foram aprovados por unanimidade.

Em relação a convocação extraordinária realizada pelo Executivo, a mesma não oferece remuneração adicional aos parlamentares.

Estudantes de Campo Bom são selecionados para o programa Vereador Mirim e iniciam atividades no Legislativo

Teve início nesta sexta-feira, 05 de maio, a edição 2023 do programa Vereador Mirim, permitindo que 11 crianças e jovens, alunos das três redes de ensino, participem de atividades no Legislativo, simulando todos os processos parlamentares e permitindo aos estudantes compreenderem o papel do Legislativo Municipal junto a sociedade e contribuir para a formação cidadã dos participantes e seus colegas no entendimento dos aspectos políticos da sociedade Campo-Bonense e nacional.

Após a indicação dos nomes dos alunos, seguindo as especificações da lei, que prevê que o Rotary Club e as três redes de ensino façam a designação dos 11 nomes, os estudantes

tiveram o primeiro contato com as atividades do programa. No plenário do Legislativo e acompanhado de professores, os vereadores mirins foram recebidos pelo presidente da Câmara, Jerri Moraes

Maine Mutta

Main erste liebe war maine Mutta, unn ich liebe main Mutta fun dehm tooch ohn wi ich main Aue ufgemacht hon. Hait bis du net me bai uns, du hast uns faloss awe inn maine gedanke bist du noch an leben. Ich dancke das du mich gelieb hast solang wie du geleb hast unn bis in di ewickeit, du bist jetz guud ufgepast, ich fraie mich das main Mutta mich gross gesozt hot unn sin de pessoon woh ich hait sin.

Dhein liebe hat main ansg weck gehold, unsa liebe war guud unn schön, ich woh frai funn alle äsngte.

De Mutta Tooch is emmol im joa awe di liebe woh si hat mit de Khinna is fa imma. Di Mutta lieb erhe khinna solan si auf de Weld is, unn wan si ach jun groos sin unn jede hat jun sein platz, dan komme jun di Enkelkhinna oder urengelkhinna awe dan hat si noch meer sorgen, doch wett si sich sehr freue, dan is das leben noch so schön.

Mutta is net noore fa khinna uf di weld setze, si muss ach di famílie unterhale, bildhun kewe, schull unn respect mit ehre frainde,unn familie.

One Mama gibs khain nockumenchaft, mama unn papa müssen samme säen, papas samme kheed alleen net uf.

Mann derft net fagessen das alle liebe anfang mit Muttersliebe wail si sing mit uns, lacht, waint, spiel unn lieb uns fa imma.

Alles guudes fa di Mutterche lieb waider mit alle graft, Gott hat dich mit grosse liebe.

Minha Mãe

Meu primeiro grande amor da minha vida foi minha Mãe, no momento que nasci e abri os olhos meu coração alegrou-se e se apaixonou pelo ser mais próximo de mim para o resto da vida.

Não estás mais entre nós presencialmente, mas no meu subconsciente estás bem protegida. Agradeço de coração que me criaste com dando amor e carinho e meu me tornei a pessoa que sou, determinada e ainda hoje com muito prazer em ser útil em determinadas ocasiões.

O amor dela me guiou com coragem , sempre me encorajou para uma vida melhor.

O dia das mães é festejado uma vez por ano, na maioria dos lares ele se faz presente diariamente, o calor humano da mãe se torna indispensável sendo os filhos pequenos ou adultos. Hoje muitos casais casam e em seguida se separam e o filho adulto retorna a casa dos pais, isso causa preocupação, porque os filhos são encaminhados para ficarem tranquilos, esse é o desejo dos pais.

(MDB) e pelos vereadores Professor Jéferson Nunes (PDT), Michele Closs (PDT) e Professora Sandra Orth (PDT). Na saudação, os parlamentares enfatizaram a importância do programa para os jovens e também para o parlamento. “Vocês estão participando de forma ativa do processo democrático e fortalecendo o processo de cidadania”, sublinhou Jerri. Jéferson, Michele e Sandra também pontuaram fatores de destaque da atividade legislativa e participação dos jovens junto ao parlamento e as decisões da cidade.

O desejo da mãe é ser uma mãe que educa o seu filho para ingressar na sociedade, ela pensa longe , pensa também em seus netos, bisnetos que poderão trazer muitas alegrias para ela em momentos especiais como reuniões de família, ela usa na maioria das vezes sua criatividade de tal maneira que consegue aproveitar cada instante de sua vida com seus familiares

Se engana quem acha que uma mãe só serve para colocar filhos no mundo, além de ser a rainha do lar ela assume muitas funções e as exerce com total delicadeza e responsabilidade.

Para ser mãe precisa de duas sementinhas uma plantada por ela e a outra pelo pai, só assim a vida terá continuidade.

O primeiro amor começa com a mãe, ela nos envolve em seus braços, conversa, brinca , canta, ri, e chora conosco e nos ama para sempre.

Felicidades para todas as mãezinhas continuem amando com todo amor e sejam abençoadas com muito carinho.

3 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023
Krug Escritora
Pronila
Cássios Diogo Schaab/CMVCB Alunos das três redes de ensino participarão do projeto que terá atividades até outubro Divulgação

Pão de Judá

O portal da sua alimentação espiritual

ASPECTOS DA PERSONALIDADE DE CRISTO

Se estudarmos a divindade humana de Jesus Cristo descobriremos aspectos intrigantes de Sua personalidade. Muitos acham que Ele era fruto da imaginação e da cultura humana. Porém, analisando detalhadamente comportamentos, reações e atitudes do nosso Salvador de Nazaré contidas nos textos dos Evangelhos, percebemos que nenhum escritor poderia idealizar um personagem como Ele.

Ao estudar Sua inteligência, Suas emoções sem focos de tensão, e Seus mecanismos de superação, somos auxiliados a superar as nossas próprias intempéries e dar um novo sentido a nossa vida. Vejamos alguns aspectos da personalidade de Cristo...

Jesus teve um nascimento indigno e uma história de turbulências e aflições. Ele nasceu entre os animais; no aconchego de um curral, derramou as Suas primeiras lágrimas. O ar com certeza, saturado de odor azedo de estrume fermentado, ventilou pela primeira vez seus pequenos pulmões. Provavelmente, até as crianças mais pobres têm um nascimento mais digno do que Ele teve! Depois, quando tinha dois anos, Jesus deveria estar brincando, mas atravessava grandes sofrimentos. Ele era perseguido de morte por Herodes e tinha uma inteligência incomum para um adolescente. Jesus tinha doze anos quando foi admirado pelos intelectuais da época. Todavia, tornou-se um carpinteiro. As mãos grossas e o rosto castigado pelo sol escondiam a mais elevada sabedoria que alguém já teve. Jesus discursou sobre o amor, sobre a tolerância e o respeito humano como nenhum outro pensador.

Embora acolhesse as pessoas mais desprezadas da sociedade e Seus discursos exalassem aromas de paz, Ele foi o mais discriminado e incompreendido dos homens. Tinha, portanto, todos os motivos para ser uma pessoa tensa, ansiosa, irritada e infeliz, mas para nosso espanto, era uma pessoa alegre e tranqüila. Jesus apresentou-Se como uma fonte de prazer para a alma, uma fonte de água viva que matava a sede da alma humana. Ele nunca mostrou insatisfação e ingratidão, e sempre fazia poesia até mesmo de Sua miséria. Jesus nunca acusou ninguém. Ele sempre usou de uma humanidade singular, mas simultaneamente a tudo isso, todos, todos percebiam que era um homem que vencia tudo e todos. Disponha-se a estudar os quatro evangelhos e você descobrirá aspectos brilhantes da personalidade de Cristo! Inicie lendo João 8:1-12.

Projeto de lei que abre crédito adicional especial é aprovado pela Câmara

O projeto de lei 033/2023 do Executivo Municipal que “Abre Crédito Adicional Especial no valor de R$10.000,00, foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária.

O encontro aconteceu na terça-feira, 9, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Além disso, Projeto de Emenda Aditiva e Modificativa à Lei Orgânica n° 01/2023, do Legislativo Municipal que, “Altera a Redação e Acrescente Parágrafo Único ao Art. 19 da Lei

Acesse: editoraventosul.com.br

Entre em contato: (51) 98959-0537

Divulgação

Vereadores aprovam projeto de emenda à Lei Orgânica do Município

Orgânica do Município” de autoria dos vereadores Yuri Campos (PTB), Lucas Argentino (MDB) e Antônio Worst (União Brasil), também foi aprovado pelos vereadores.

Por fim, foi realiza-

da a leitura de duas moções de parabenização .A primeira é de autoria dos vereadores

Antônio Worst e Décio Hansen (União Brasil), a fim de homenagear o Delegado Municipal Rafael Sauthier. A se-

gunda moção é de autoria da vereadora Beti Griebeler (PSDB) que tem por objetivo homenagear David Bruno de Oliveira Nogueira. A Sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Douglas Bitencourt (PSDB), Antônio Worst (União Brasil), Beti Griebeler (PSDB),Décio Hansen (União Brasil), Gabriele Martins (PDT), Jacob Immig (PTB), João Gabriel Dilkin (PSDB), Lucas Argentino (MDB) e Yuri Campos (PTB).

Vereador Décio Hansen encaminha pedido de

Décio Hansen (União Brasil) encaminhou três pedido de providencia, esta semana. Entre as demandas encaminhadas está o conserto de luminária na rua Eça de Queiroz n° 1104 e na rua Casemiro Moreira n°250,no bairro Rincão Gaúcho.

O Parlamentar também solicitou poda de árvore na rua Zeno Schimidel , junto a praça

Geraldo Machado, conhecida também como praça do Skate no bairro Floresta, as árvores são altas e suas copas avançam sobre a rua provocando que os veículos que trafegam no local invadam a pista contraria. As demandas foram encaminhadas através dos pedidos de providências 130,131,132/2023.

Modificativa Aditiva

Sessão Ordinária

O projeto de lei 033/2023 do Executivo Municipal que “Abre Crédito Adicional Especial no valor de R$10.000,00, consta na pauta da Sessão Ordinária. A reunião acontece nesta terça-feira, 9, às 18h, no Plenário da Câmara.

Além disso, Projeto de Emenda Aditiva e Modificativa à Lei Orgânica n° 01/2023, do Legislativo Municipal que, “Altera a

Redação e Acrescenta Parágrafo Único ao Art. 19 da Lei Orgânica do Município” de autoria dos vereadores Yuri

Campos (PTB), Lucas Argentino (MDB) e Antônio Worst (União Brasil) será apreciado pelos vereadores.

Por fim, duas moções de parabenização serão lidas. A primeira é de autoria dos vereadores Antônio Worst e Décio Hansen (União Brasil), a fim de homenagear o Delegado Municipal Rafael Sauthier. A segunda moção é de autoria da vereadora Beti Griebeler (PSDB) que tem por objetivo homenagear David Bruno de Oliveira Nogueira.

4 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023
Geral
Um projeto de lei, Emenda
e leitura de duas Moções estão na pauta da
Executivo Municipal propõe abertura de Crédito Adicional Especial na Câmara Municipal Divulgação
manutenção de luminária e poda de copa de árvore
Divulgação

Vereadores destacam compromisso com a população em Sessão Ordinária

Leonel destaca importância do governo investir na implantação da Oncologia no município

Osvereadores da Câmara Legislativa de Capela de Santana se reuniram na noite desta terça-feira (09) para mais uma sessão ordinária, onde foram discutidos diversos assuntos de interesse público. Entre as pautas abordadas, destaca-se a fala dos vereadores Cleomar, Oziel, Lori e Leonel, que destacaram a importância do Dia das Mães, demandas na área da saúde e a implantação da Oncologia na região.

A sessão foi marcada por reflexões e pedidos de melhorias em diferentes áreas, demonstrando o compromisso dos vereadores com a população de Capela de Santana.

Eu gostaria de deixar minha fala e agradecer a Lori por ter comparecido a esta reunião tão importante sobre a implantação da Oncologia. Sabemos das dificuldades que nossa região enfrenta com pessoas que precisam se deslocar até Porto Alegre para se tratar. Esta iniciativa é um pontapé inicial, mas de extrema importância para o nosso município. Por isso, devemos torcer para que o governo invista cada vez mais na área da saúde, pois há cada vez mais pessoas aguardando atendimento de traumatologistas e há recursos disponíveis,

mas às vezes parece que o investimento é direcionado para outras áreas. Graças a Deus, temos nosso posto de saúde 24 horas, onde tudo começa com o primeiro atendimento. Ficamos felizes por tê-lo, não saberíamos o que fazer sem ele. A qualquer momento, temos médicos disponíveis 24 horas. É por isso que Capela de Santana tem essa vantagem, e ficamos felizes em ver que o prefeito está fazendo tudo o que pode para mantê-la.

Eu também gostaria de parabenizar todas as mães. O Dia das Mães é todos os dias, e embora eu não tenha mais a minha mãe, quem tem deve abraçá-la, pois o amor de mãe é incomparável. Quero deixar uma mensagem para nossa comunidade: parabenizem todas as mães de coração e, em particular, todas as mães aqui presentes em nossa reunião. Desejo um feliz Dia das Mães e gostaria de estender meus parabéns também para a minha esposa, que também é mãe.

Vereador Oziel

Boa noite a todos, colegas e comunidade. Gostaria de iniciar falando sobre a saúde. Tivemos uma reunião importante com a participação da nossa vereadora Lori, que é uma pauta muito importante. Embora não tenha podido participar, como defensor da saúde, não podemos ficar alimentando as esperanças antes de acontecer. Estou falando sobre a implantação da Oncologia em nosso hospital regional de Montenegro. Quando estava na Secretaria, participei de várias reuniões sobre melhorias para a nossa região, mas ficamos várias vezes na ex-

pectativa de melhorias, pois vemos os problemas se agravando. Agora vemos a possibilidade de ter essa melhoria. Vamos divulgá-la e ter calma, quero ter esperança. Além disso, não poderia deixar de falar sobre a importante reunião do NAI (Núcleo de Atenção Integral) de Sapucaia, para dar um curso para todos da área de saúde, a fim de entendermos e termos um olhar diferenciado. O excelente projeto Teleacolhe e essa excelente equipe. Vamos entrar com um pedido, Leonel, para emprestar essa casa e dar o curso para que a saúde caminhe junto com a educação, pois muitas vezes nem o pai entende e esse especialista poderá ajudar. Muitos pais às vezes não sabem que o filho é autista, e esses especialistas estão sempre prontos para ajudá-los. Parabenizo o prefeito, pois são poucos municípios que têm esse olhar. Também quero parabenizar minha esposa, minha mãe, minha sogra e todas as mães do município. O Dia das Mães é todos os dias.

Vereador Cleomar

Boa noite, presidente Leonel e vereadores. Quero deixar uma mensagem para todas as mães de Capela de Santana, espe -

cialmente para minha esposa, minha mãe e todas as mães do município e da Câmara de Vereadores. Desejo um feliz Dia das Mães abençoado. Deixo um texto para todas elas: Ser mãe é a missão de maior responsabilidade, a elas devemos nossa vida e todo o nosso respeito. Quero agradecer ao Roque por atender a nossa reivindicação de lâmpadas no município e ao prefeito pela força-tarefa nas estradas do interior. Feliz Dia das Mães

Vereadora Lori

Queria dizer que a audiência pública de ontem foi muito produtiva. Nela estiveram presentes Moacir, Lucas Redecker, Júlio Medeiros, os prefeitos da região, vereadores e secretários. O centro de Oncologia pode ser uma realidade sim. A primeira fase já foi liberada e agora falta a vontade dos nossos governantes. Precisamos ajudar nossos pacientes da região para que não precisem ir até Santa Cruz ou Porto Alegre. O descaso é grande. Minha fala ontem foi uma manifestação da minha indignação pelo mau atendimento. Vários hospitais em

Porto Alegre estão fechados e não pensaram em abrir mais. A região de Lajeado é lamentável. Pacientes têm que pagar porque o SUS está um caos. Nós, vereadores, somos muito cobrados. Damos a cara a tapa pelo município. Quando discutimos a área da saúde, fica ainda mais complicado. Queria agradecer ao prefeito pelas demandas nas estradas, pelas lâmpadas que Roque está trocando e por atender nossa área rural e não apenas a cidade. Não posso deixar de parabenizar todas as mamães. Claro que o valor é dado todos os dias, mas só se dá conta disso quando se é mãe. Queria mandar um abraço carinhoso para todas as mães! Por mais que uma mãe faça, nunca é suficiente. Sempre nos questionamos. E às mulheres dos vereadores e minhas colegas, cada mãe é um amor eterno.

6 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 Capela de Santana
Vereador Leonel
NOVAERAFM.NET.BR RADIONOVAERAFM Av. Orestes Lucas 2240, Sala 201 - Capela de Santana 3698 2149 9 9925 2804 9 9613 1820

Jornal RS celebra seus 10 anos

da por leitores, lideranças políticas, setoriais e empresariais e anunciantes.

Com essa base estruturada, queremos avançar, proporcionando noticiário de credibilidade, com critério editorial atento aos interesses do leitor e apoiando sempre as comunidades, sem esquecer de ferramentas atuais como plataforma digital, web tv e redes sociais”, afirma o diretor do Jornal RS, Ari Schneider.

Reunião da COSEG sobre segurança nas escolas

Desde maio de 2013, quando iniciou suas atividades, o Jornal RS tem reconhecimento consolidado entre os leitores da região por ser fonte confiável de informação e por ser aliado nas conquistas das comunidades onde está inserido.

Com sede em Novo Hamburgo, o periódico semanal, hoje com tiragem de dez mil exemplares na versão impressa e distribuição em oito cidades - Novo Hamburgo, Campo Bom, São Leopoldo, Estância Velha, Portão, Capela de Santana, Lindolfo Collor

e Ivoti - é referência em conteúdo jornalístico local e regional, com critério editorial que privilegia sobretudo o leitor e sua necessidade de informação apurada e de qualidade, mas sem prescindir dos compromissos comunitários e na defesa de ações públicas que beneficiam a população.

O Jornal RS tem se notabilizado, ainda, por ser parceiro das iniciativas empresariais, seja em âmbito classista, apoiando e divulgando as iniciativas de entidades setoriais, seja como uma ferramenta efetiva de divulgação de comércios e serviços nas

Confira algumas das notícias de destaque:

cidades onde atua.

Concomitantemente, a Web TV Jornal RS, desde 2019, é uma ferramenta ágil e confiável de informação, com coberturas jornalísticas e entrevistas que também referenciam o canal como um dos mais importantes da região.

Por fim, a plataforma digital proporciona ao leitor uma leitura ainda mais célere do noticiário local, regional, do Estado e do País, no momento em que os fatos acontecem.

“O Jornal RS já é, sem dúvida, uma publicação consolidada na região onde circula e reconheci-

Em dez anos de atuação, Jornal RS reúne conteúdo jornalístico de credibilidade e atento aos principais acontecimentos das cidades onde atua.

Parceiro de ações públicas que beneficiam a população das cidades onde atua, o periódico também é ferramenta útil de iniciativas empresariais, sejam elas de entidades setoriais ou de empresas que veem na publicação um meio eficaz de divulgação de marcas, produtos e serviços Nessa uma década de história o Jornal RS esteve presente destacando os principais acontecimentos de Novo Hamburgo e região.

Edição número 1 de 31/05/2013 : “ Nova Frente Parlamentar acompanha ações da bacia do Rio dos Sinos”

Edição número 50 de 06/ 2014: “ Prefeitura entrega UTI neonatal reformada e qualificada”

Edição número 100 de 31/07/2015: “Novo Hamburgo: Câmara municipal entrega doações à Associação Comunitária do Santo Afonso”

Edição número 150 de 12/08/2016: “Confira o Calendário eleitoral das eleições de 2016”

Edição número 200 de 04/08/2017: “Mais de 40 mil peças são arrecadadas na Campanha do Agasalho”

Edição número 250 de 06/09/2018: “Documentário sobre a imigração alemã tem exibição na Câmara com o plenário lotado”

Edição número 300 de 27/09/2019: “Novo Hamburgo: Contrato emergencial do transporte é renovado”

Edição número 350 de 16/10/2020: “Câmara de Novo Hamburgo aprova criação de fundo de mobilidade urbana”

Edição número 380 de 03/06/2021: “ Mais de 1000 famílias serão beneficiadas com alimentos da Campanha Novo Hamburgo sem fome”

Edição número 431 de 10/06/2022: “ Novo Hamburgo segue liderando ranking de empregos”

Edição número 472 de 31/03/2023: “ Novo Hamburgo celebra 96 anos com programação diversa”

Pedido de providência encaminhados pelo Vereador Inspetor Luz abrangem diversos bairros

Na última quarta-feira, dia 10 de maio, a COSEG (Comissão de Segurança Pública) realizou uma reunião solicitada pelo SINDPROFNH, juntamente com o Vereador Inspetor Luz, presidente da comissão. O objetivo da reunião foi tratar da segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo.

Além dos professores e membros da comunidade, também estiveram presentes vereadores integrantes da COEDU (Comissão de Educação). Durante a reunião, foram discutidas diversas medidas para garantir a segurança dos alunos e profissionais que atuam

nas escolas municipais. Entre as medidas discutidas, foram citadas a contratação de mais seguranças, a instalação de câmeras de segurança e a realização de treinamentos para professores e funcionários das escolas. A COSEG irá apresentar um relatório com as sugestões discutidas na reunião para a Prefeitura de Novo Hamburgo.

Vereador Inspetor Luz também apresentou pedidos de providência em diversas áreas da cidade, como a substituição de postes de luz, revitalização de placas de identificação, poda de árvores e capina em calçadas.

a .

7 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 Novo Hamburgo
Moris Musskopf/CMNH Divulgação
Obrigado Senhor, pela mãe que me deste!
F e l i z d i a d a s M ã e s !
Vereador
Gerson Pete M ã e , s i n ô n i m o d e f o r ç a , c o r a g e m e d e t e r m i n a ç ã o , p a l a v r a s e s s e n c i a i s n o s p a s s o s d e s e u s f i l h o s A q u e l a q u e t e m a f u n ç ã o d e s e r a l u z p a r a v i d a t o d

Família Acolhedora busca candidatos em Novo Hamburgo

PLANO DIRETOR:

Comunidade é convidada para audiência pública no dia 23

Processo de revisão do PDUA entra na etapa de discussão dos PLs

de lei, sendo essa a última fase do processo de revisão do plano. Além da presença de representantes do Executivo, são esperadas a participação de integrantes do legislativo e de diversos setores da sociedade civil organizada.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é parte integrante da rede de proteção municipal, na qual famílias da comunidade cuidam das crianças e adolescentes em suas casas. Com o objetivo de amparar jovens em situação de sofrimento, o acolhimento proporciona o convívio familiar e comunitário por meio do acolhimento voluntário e provisório.

O vereador Raizer Ferreira, que esteve na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para conhecer o projeto, diz estar adimirado com o desempenho da equipe da secretaria. "É um lindo projeto, com uma

sensibilidade muito grande. Torço pelo sucesso no desempenho", afirmou o parlamentar. Para ser uma família acolhedora, é necessário ter mais de 21 anos (sem restrição de sexo e estado civil), idoneidade moral, não ter membros da família dependentes de álcool e outras drogas, não ter intenção de adotar, concordância entre todos os membros da família natural e residir em Novo Hamburgo. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 99852.6973, pelo e-mail familiaacolhedora18@gmail.com ou presencialmente na Rua David Canabarro, 20, 6° andar, Centro.

APrefeitura de Novo Hamburgo convida a sociedade hamburguense para participar da audiência pública da quarta etapa do processo de revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental do Município (PDUA). O evento ocorre no próximo dia 23 de maio, uma terça-feira, a

partir das 19h, na Câmara de Vereadores, no Centro.

A sessão será promovida pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), e contará com a presença dos técnicos da URBTEC ™, empresa responsável pela revisão do PDUA.

apresentadas as minutas de lei que definem as diretrizes urbanísticas do plano voltado para o desenvolvimento sustentável do município nos próximos 10 anos.

No evento, a população poderá contribuir com o processo da etapa de formatação e

A população participa de modo a pactuar com as propostas apresentadas pelas equipes técnicas responsáveis pela elaboração do anteprojeto, que segue para apreciação e aprovação na Câmara Municipal. As contribuições serão feitas de maneira escrita ou por manifestação oral, mediante prévia inscrição.

Os documentos referentes à revisão do PDUA e outras informações relativas ao planejamento urbanístico já podem ser acessados na página destinada ao plano, no site oficial da Prefeitura Municipal de

8 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 Novo Hamburgo
Sociedade hamburguense poderá contribuir na revisão do Plano Diretor
Divulgação
Vereador elogia projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Feliz Mães dia das
Divulgação

Faculdade IENH e ACI lançam projeto em parceria

Live sobre “Como planejar a sucessão da sua empresa?" vai iniciar o Escola de Sucessão

Diferentes estudos de mercado apontam que as empresas, principalmente familiares, não se preparam para o processo de sucessão. A falta de planejamento, visão e governança provoca desafios que podem comprometer o futuro do negócio. De acordo com o IBGE, 90% das empresas possuem perfil familiar no país. Esse dado se torna preocupante quando lido junto à pesquisa da PWC: 75% das empresas familiares fe-

cham as portas após serem sucedidas pelos herdeiros dos gestores. Com o objetivo de auxiliar as organizações com esse problema, a Faculdade IENH e ACI-NH/CB/EV/

DI lançam um projeto em parceria, o Escola de Sucessão. O início será com a live “Como planejar a sucessão da sua empresa?", agendada para o dia 16 de maio. Os convidados

Dra. Ana Martha Jaeger

para discutir o tema são Rosane Machado, especialista em finanças e contabilidade, Diogo Leuck, presidente da ACI, e Renata Roos, vice-diretora da Faculdade IENH.

Os interessados na conversa podem se inscrever gratuitamente pelo link conheca. ienh.com.br/jornada-da-sucessao. É necessário preencher o formulário para receber informações. A live será uma abertura que irá apresentar os próximos passos do projeto.

Caravana Talentos Show promove evento integrado em busca de moradia digna

Divulgação

A caravana Talentos Show está mobilizando a comunidade de Novo Hamburgo em prol da construção de moradias dignas nos bairros Canudos, Kephas e Santo Afonso. O projeto, que conta com a coordenação de Pedrinho Oliveira e o maestro Dorvalino Vento Xucro na sonorização, tem promovido eventos integrados de show de talentos e coleta de abaixo-assinados para projetos habitacionais.

No dia 1° de maio, o evento foi realizado na pracinha da rua Sevilha, na Vila Iguaçu, bairro Canudos. Já no dia 5 de maio, ocorreu a audiência pública habitacional no bairro São José Kephas, com o objetivo de discutir soluções para a falta de moradia na região.

A caravana Talentos Show, em parceria com lideranças comunitárias e cooperativas habitacionais, tem recebido apoio de importantes apoiadores social culturais como o Supermercado Sbardelotto, a rede de supermercados Redefort,

as lojas Ponto 10, a Tele Ceva Duarte, o vereador Raizer Ferreira e Paulo Kopschina.

No próximo domingo, dia 14 de maio, a Sociedade Novos Talentos promoverá um almoço bailanta e festa em homenagem ao Dia das Mães, a partir do meio dia. Pedrinho Oliveira e maestro

Dorvalino Vento Xucro estarão presentes para valorizar a data. A comissão comunitária tem como meta coletar duas mil assinaturas no abaixo-assinado para ser protocolado nos ministérios em Brasília no meio do mês de julho.

A última edição do projeto abaixo-assinado Moradia Digna será no dia 3 de junho, na Praça da Juventude Santo

Afonso, a partir das 11h, com show de talentos e torneio de futebol 7 e futsal. A iniciativa tem demonstrado o engajamento da comunidade em prol da construção de moradias dignas nos bairros Canudos, Kephas e Santo Afonso.

O Ilib e a pressão arterial Já comentei em outra coluna sobre os benefícios do Ilib.Hoje tratarei de alguns assuntos específicos. Um estudo recente de 2019, acompanhou um grupo de mulheres com niveis altos de pressão arterial. No final do estudo, o grupo que recebeu o tratamento com ilib, apresentou queda significativa dos níveis pressóricos ( artigo apresentado pela revista Novas Edições Acadêmicas), tornando-se efetivo como coadjuvante para redução da pressão arterial alta. A hipertensão é um dos fatores de risco para a doença coronariana. É uma condição tratável através de varios manejos ( medicação, alimentação, exercícios, etc), o Ilib entra como um suporte neste manejo, além de atuar no estresse, ansiedade , atuam sobre radicais livres ( que causam envelhecimento) combatendo o stress oxidativo. Ilib é laser de baixa intensidade, não invasivo usados segundo protocolos necessários por um profissional habilitado. Sou fisioterapeuta graduada pela Universidade de Ribeirão Preto-SP, trabalhando há mais de 20 anos na área de linfedema e laserterapia. Agende um horário, fazemos uma avaliação e um protocolo diferenciado para cada paciente. Atendo à domicílio. Ligue 991652261 Também faço palestras sobre cuidados pré e pós cirurgicos no câncer de mama.

9 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 Novo Hamburgo
Fisioterapeuta WhatsAPP: 51 9 9165 2261
Divulgação

José Schneider

Jornalista da Rádio Aurora FM 87.9

Programa “Hora da manhã”

WhatsAPP: 51 8905-0500

O BRASIL VIVE UMA ANARQUIA JUDICIAL UMA AMEAÇA Á DEMOCRACIA

Ministros do STF não são eleitos estão usando seu incrível poder para usurpar a democracia do povo Isso ocorre porque a má aplicação da lei é inimiga do estado de direito

Os recentes julgamentos conflitantes e contraditórios e as ordens judiciais proferidas pelo tribunal superior federal, sobre os casos do 8 de janeiro.

Isso levanta preocupação com a anarquia inevitável em uma sociedade onde a má aplicação da lei e o erro judiciário continuam a surgir regularmente, como é o caso do STF .

.O judiciário brasileiro contribuiu tremendamente para a crise, pobreza, violência, roubo, abuso de leis, alto nível de militância e outros vícios sociais

Para resolver esses problemas, há necessidade de uma reforma judicial, que passa ser uma obrigatoriedade do senado federal, para que possamos impedir o país de trilhar os caminhos do esquecimento econômico e da obliteração política. Infelizmente, o judiciário federal se desviou muito além de suas funções adequadas, validando de muitas maneiras as advertências sobre o poder judiciário.

As decisões do Supremo Tribunal baseadas na Constituição não podem ser revertidas ou alteradas, exceto por uma emenda constitucional.

O cidadão sincero devo confessar que se a política do governo, sobre questões vitais, afetando todo o povo, for irrevogavelmente fixada por decisões da Suprema Corte... o povo terá deixado de ser seu próprio governante. , tendo, nessa medida, praticamente renunciado ao seu governo nas mãos daquele eminente tribunal”.

Quando as questões sociais e morais mais importantes são removidas do processo democrático, os cidadãos perdem a experiência política e a educação moral que advém da resolução de questões difíceis e da obtenção de um consenso social.

Os Ministros do STF desviaram nossas leis de direitos civis de um ideal daltônico para um sistema complexo e injusto de preferências raciais e étnicas.

A Suprema Corte iniciou uma revolução no processo criminal ao exigir que os tribunais estaduais excluíssem dos casos criminais qualquer evidência encontrada durante uma busca ou apreensão “irracional”.

A Suprema Corte, de fato, agia como um órgão legislativo e não como um órgão judicial. decisão infringiu injustificadamente os sistemas judiciários soberanos dos estados e os forçou a adotar um remédio processual federal uniforme, inadequado para servir aos estados com “seus próprios problemas peculiares na aplicação da lei criminal”. a Suprema Corte realmente negou o voto direto do povo.

É difícil não considerar a decisão de como o auge da arrogância judicial: Seis ministros nomeados derrubaram uma lei aprovada por 58% dos eleitores em uma eleição direta, o mais democrático de todos os procedimentos.

Em uma das mais flagrantes usurpações de poder na história constitucional, a Corte não apenas profanou o princípio do autogoverno, mas nomeou o árbitro moral dos valores da nação.

O Congresso tem uma série de estratégias à sua disposição para confinar o judiciário ao seu devido papel constitucional.

Isso é anarquia judicial, uma situação em que os juízes excedem sua autoridade ou agem de maneira arbitrária. A anarquia judicial é perigosa porque corrói a confiança pública no sistema de justiça, mina o estado de direito e leva a três coisas: instabilidade, confusão e imprevisibilidade na aplicação da lei. A anarquia judicial leva à impunidade de indivíduos e grupos poderosos e ao aumento da criminalidade.

Professora de Novo Hamburgo é finalista em prêmio nacional

A professora Rita de Cássia Oliveira Schneider, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Jacob Kroeff Neto é uma das 70 finalistas do Prêmio Educador Transformador. Organizada pelo SEBRAE, a distinção busca identificar, reconhecer, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores que tenham sido implementados por professores em instituições de ensino públicas e privadas do país. O anúncio dos vencedores em cada uma das sete categorias acontecerá nesta quarta-feira, dia 10, às 15 horas, durante a Bett Brasil, uma das maiores feiras educacionais da América Latina e que acontece em

São Paulo-SP. Os premiados participarão de uma Missão Técnica do SEBRAE, receberão bolsa em curso de MBA além de troféu e certificado.

O projeto inscrito pela professora foi “É o fim do mundo! Ação para combater a inflação”,

desenvolvido com a turma do 5° ano da escola para tratar de temas de educação financeira a partir do Aprender Valor, ação criada pelo Banco Central do Brasil e que foi aderido pela Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo para

capacitar professores da Rede Municipal de Ensino. A proposta do projeto era desenvolver estratégias para diminuir o desperdício tanto na escola como nas famílias. A partir das ações, que foram ampliadas para toda a escola, foi identificada economia entre 5 e 25% no consumo de itens como papel higiênico, copos plásticos e toalhas de papel. “Estou muito feliz pelo reconhecimento do trabalho a partir da classificação no prêmio e também por perceber que o projeto inspirou o comportamento das famílias com resultados positivos”, explica Rita. O projeto também foi apresentado na Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMICTEC).

Vereador Gustavo Finck busca soluções para a RS-239 junto a EGR

O vereador Gustavo Finck (PP) esteve em reunião na última quinta-feira (4), na Sede da Empresa Gaúcha de Rodovias em Porto Alegre, com o Diretor-Presidente, Luiz Fernando Zachia, e o Diretor-Técnico, Eng° Luís Fernando Pereira Vanacôr para tratar de assuntos relacionados a demandas de melhorias junto a ERS239. Na oportunidade, entre as pautas abordadas, o parlamentar solicitou aos diretores melhorias de acesso dos moradores do

bairro Alpes do Vale, melhorando acesso de entrada e saída da Estrada

do Vale reclamam dos inúmeros acidentes que ocorrem no local. Os diretores asseguraram que a obra solicitada será realizada até o mês de setembro, pois estão aguardando um novo contrato de manutenção da rodovia, e que até este mês o problema de saída do bairro estará solucionado. No encontro também esteve presente Pablo Rodrigues, representando o Gabinete do Deputado Estadual Issur Koch (PP).

Vereadora Lurdes Valim pede isenção do estacionamento rotativo neste sábado

Divulgação

Na sessão da Câmara da última quarta-feira, 10, a vereadora Lurdes Valim,fez um pedido de indicação especial em favor dos comerciantes da região central. Na sessão, a vereadora Lurdes Valim fez um pedido, com urgência, de indicação ao executivo e à Comur, órgão responsável pelo estacionamento rotativo, solicitando a viabilidade da isenção da cobrança do estacionamento rotativo no dia 13, sábado, dia que antecede o Dia das Mães, data comemorativa especial. O objetivo é incentivar os comerciantes e aumentar a rotatividade de clientes na região central de Novo Hamburgo. O projeto ainda depende

de aprovação por parte do executivo, e ainda não foi sancionado até o fechamento desta edição. A vereadora visitou na manhã do dia 9 o diretor da Comur Paulo Kopschina, propondo a isenção do estacionamento rotativo digital neste sábado.

Os pedidos aprovados pela vereadora Lurdes Valim na sessão do dia 10 foram: poda de árvore na rua Silvio Gilberto Christmann em frente ao número 1534 no bairro Canudos; poda de árvore na rua Maria do Carmo Miranda da Cunha

em frente ao número 450 no bairro Canudos; roçada e limpeza da calçada ao lado das escolas

EMEI Joaninha e EMEI Martha Wartenberg, ambas no bairro Canudos; notificação à empresa de telefonia responsável pela fiação solta no poste de luz da rua Recife esquina com a rua Bento Gonçalves no bairro Boa Vista;estudo de viabilidade para a indicação da canalização pluvial em toda extensão da Rua Seis na Vila Esperança no bairro Roselândia; e roçada e limpeza da calçada na rua Sílvio Gilberto Christmann esquina com a rua Galileu no bairro Canudos. Texto do jornalista Daniel José dos Santos

10 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 Geral
Germano Friedrich, onde moradores do bairro Alpes EGR assegura realização de obra solicitada até setembro deste ano Divulgação Professora Rita de Cássia está em São Paulo onde acontece a entrega da premiação Crédito Divulgação Divulgação

"Não cabe ao STF regular redes sociais"

Jornal RS defendeu a competência do Legislativo nessa discussão

produz incontáveis efeitos sobre a vida social, política e econômica do país”, diz o jornal. “No entanto, a decisão sobre quando e como fazer essa nova regulação cabe apenas e tão somente ao Legislativo.”

Conforme o jornal, o Parlamento também tem o direito de se “omitir politicamente”, visto que “o silêncio do Congresso é uma opção política perfeitamente legítima”.

Nesta terça-feira, 9, o Jornal RS publicou um editorial contra a regulamentação das redes sociais, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

Isso porque o ministro Dias Toffoli liberou para julgamento a ação que interpela a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, dias depois de a Câmara dos Deputados adiar a votação do Projeto de Lei 2360.

“Seja qual for a disposição do ministro Dias Toffoli com a liberação para julgamento da ação medida, em si, corriqueira e irrepreensível: os processos devem ir a julgamento pelo colegiado da Corte, o fato é que o histórico recente do STF suscita preocupação”, observa o editorial. “Cabe, portanto, adverti-lo sobre os limites de suas competências dentro de um Estado Democrático de Direito. Não é papel do

Supremo invocar inconstitucionalidade como forma de pressionar o Legislativo.”

Adiante, o Jornal RS constata que é do Congresso Nacional a responsabilidade de prover um marco jurídico adequado para as redes sociais.

“A cada dia fica mais evidente a insuficiência do Marco Civil da Internet para regular essa nova e plenamente instaurada realidade digital, que

“Não é tarefa do Judiciário dizer se um texto de lei está desatualizado ou insuficiente ou ainda que, dadas as circunstâncias atuais, suas limitações superam seus benefícios”, afirma Webtv JornalRS. “Isso é uma decisão política, que deve ser tomada pelos parlamentares eleitos pelo voto popular. Transformar o controle de constitucionalidade num juízo de conveniência política é atropelar a democracia representativa.

A anulação do indulto que o ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu ao ex-deputado Daniel Silveira é um ato de vingança do Supremo Tribunal Federal (STF); não tem nada a ver com a lei. São atos de vingança as apreensões do seu celular e do seu passaporte. É um ato de vingança a prisão do oficial do Exército que foi ajudante de ordens do ex-presidente, e que, pelo Estatuto dos Militares, só poderia ter sido preso em flagrante. É um ato de vingança continuado à prisão

do ex-secretário de Segurança de Brasília, por suspeita de omissão nos ataques aos palácios dos três Poderes no dia 8 de janeiro. É um ato de vingança a decisão do STF de criar no Brasil a sua própria lei de censura para a internet; já que a Câmara dos Deputados não aprovou o projeto de censura que o governo Lula quis impor ao país, em seu maior fiasco político até agora, o “cala-boca” oficial, como costuma dizer uma das ministras, virá por ordem direta do tribunal supremo.

11 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 País 40
Jornal RS se posiciona contra regulamentação de redes sociais pelo STF
Divulgação
STF resolveu que a lei brasileira não se aplica a Bolsonaro e seus aliados
A extinção da 'direita' se tornou uma questão de 'interesse nacional', que se coloca acima de qualquer preceito legal Divulgação

Projeto Gameplay premia vencedores do 1° Campeonato de Jogos Eletrônicos

como premiação e a BACI um troféu.

O segundo lugar da competição ficou com Guilherme Fogaça, da Praça CEU. A terceira colocação ficou com Cristiano Morais, da BACI Santo Afonso. Ainda receberá uma medalha como destaque Dyulhi Plácido, sendo a única jovem que participou da competição.

to está sendo um sucesso e em breve, ampliaremos nossas atividades, quando implementamos aulas de programação para nossas crianças e jovens”, completou.

Projeto Gameplay

Atarde de segunda-feira, dia 8, foi festiva para o Projeto Gameplay com a entrega da premiação do primeiro colocado no 1° Campeonato Gameplay de Jogos Eletrônicos. A competição realizada em novembro do ano passado contou com 14 participantes, que jogaram de

maneira on-line em computadores instalados nas sedes do projeto, localizadas nas Bases de Ação Comunitária Integrada (BACI) nos bairros Santo Afonso e Vila Diehl, como também na Praça CEU, no bairro Boa Saúde.

O campeão do torneio foi Eduardo Gomes, que participa do projeto na

DIA D M S

BACI Santo Afonso. “Vim acompanhar meu amigo para participar do projeto, resolvi me inscrever e depois participar do torneio. Fiquei surpreso e muito feliz com o resultado”, disse o jovem de 15 anos. Ele recebeu uma medalha

“Além de hoje, teremos mais uma data de premiação. No próximo dia 12 deste mês faremos a entrega das medalhas para o segundo e terceiro colocado, além da premiação destaque, cerimônia que será realizada na Praça CEU”, explicou o diretor da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção a Violência (UGPPV), Daniel Bota. “Este proje-

O Projeto Gameplay iniciou em novembro de 2021 com o objetivo de diminuir os índices de violência de sua faixa etária, disponibilizando um espaço de entretenimento, convivência, formação e participação social às crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Além da prática de games, a iniciativa serve como meio de articulação para acessos dos participantes aos serviços e programas ligados às políticas públicas municipais.

Atualmente, o projeto conta com cerca de 50 jovens e atua com três sedes fixas no município. A Base de Ação Comunitária Integrada (BACI) Santo Afonso, na Rua Buenos Aires, n° 217, bairro Santo Afonso, a BACI Kephas, Rua Arthur Momberger, n° 1072, bairro Vila Diehl, e a Estação Cidadania Cultura (Praça CEU), Rua do Bosque, n° 1303, bairro Boa Saúde. Os interessados podem procurar as sedes para mais informações. O projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Segurança (SEG), através da UGPPV, com a parceria das secretarias da Cultura (Secult), Administração (Semad), Desenvolvimento Social (SDS) e Esporte e Lazer (Smel).

12 Edição 478 • 12/5 a 18/5 de 2023 País
Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.