Jornal RS - Edição 480

Page 1

Novo Hamburgo avança na solução de alagamentos com construção de bacia de detenção

Bacia de detenção armazenará 647,9 mil metros cúbicos de água

TV Web Jornal RS: 10 anos de reconhecimento

Câmara de Novo Hamburgo presta homenagem em sessão plenária pelo aniversário da TV Web Jornal RS; Vereador Gerson Peteffi entrega quadro comemorativo em reconhecimento ao diretor da Editora Jornalística RS

Novo Diretório Municipal dos Progressistas é anunciado em evento com grande presença

PAÍS

Deputado Daniel Trzeciak destaca realizações nos primeiros 100 dias de mandato

Novo Hamburgo inicia conclusão da iluminação da ERS-239

FAD capacita mais de 780 professores

Pão de Judá O portal da sua alimentação espiritual Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo

jornalrs.com.br Ano 10 - Edição 480 26/5 a 1/6 de 2023 R$ 3,50 Pág 6
Pág 5 ESTÂNCIA VELHA Pág 7 Pág 3 CAMPO BOM
CURTA
PAGINA FB.COM/FERREIRAELETRICA Av. Victor Hugo Kunz, 2565 - 51 3067 4827 - 51 9 9928 6567 - andre@ferreira11.com.br 2023
Pág 8
NOSSA

comercial@jornalrs.com.br

Um chamado ao compromisso

O apelo do Apocalipse é um chamado urgente à fidelidade, resumido no simbolismo das duas mulheres.

Mesmo que pareça que o povo de Deus será derrotado no conflito cósmico entre verdade e engano, Deus promete que Sua igreja triunfará no final.

16: 18 Jesus promete que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua igreja.

Mas quem é a igreja que será vitoriosa no final dos tempos?

Será que serão todos os que se batizaram na igreja, que se dizem cristãos, e que cantam e oram?

De maneira nenhuma.

Apocalipse 17: 14 diz que os chamados, os eleitos e fiéis que se encontram em Cristo é que vencerão.

Não basta ser chamado, ou ir à igreja.

Jesus mesmo declarou que muitos serão?

Muitos serão chamados, porém poucos serão os escolhidos. Aqui é uma força de pressão que Jesus usa aqui neste verso

Jesus não escolhe uns para a perdição e outros para a salvação.

Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se arrepende do seu mau caminho.

É necessário não somente ser chamados, mas que também sejamos achados em Cristo, eleitos e fiéis.

Se você não estiver em Cristo, você não será vitorioso na batalha contra o mal.

Mas, qual é a diferença de estar, ou não estar em Cristo?

Existem três versos importantes que precisamos analisar.

O primeiro verso está em João 15: 2 e 5 “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. ”

Verso 5: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ”

E o terceiro verso está em São João 3: 6 que diz o seguinte: “Qualquer que permaneça nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. ”

Então, se nós quisermos ser vitoriosos em Cristo, na batalha contra o mal, nós precisamos estar em Cristo e produzir frutos.

Nossas afeições precisam estar em Cristo.

Precisamos verdadeiramente pensar a cada instante em Jesus, precisamos falar com Deus por meio de Cristo.

Precisamos meditar nas instruções e nas promessas de Cristo.

Devemos ser verdadeiros adoradores de Cristo, Ele deve ser o nosso foco de nossa atenção e de nossa devoção.

Mas, a babilônia deseja nos levar para algo diferente disso.

Issur e entidades abrem exposição em homenagem à Imigração Alemã

Em uma solenidade com a participação de entidades e lideranças políticas, o deputado Issur Koch e a Associação Comercial Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Imãos e a Sociedade de Amigos da Fundação Ernesto Frederico Scheffel abriram nesta terça-feira (23.05), na Assembleia Legislativa, a exposição de estudos e maquete do Monumento referente aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Localizada no hall de entrada do Parlamento, a mostra traz o protótipo do monumento que representa as primeiras famílias de imigrantes que chegaram a São Leopoldo em 1824. “O legado de nossos antepassados chega a nossos dias de diferentes formas, seja na agricultura ou na arquitetura e na urbanização de inúmeros municípios, tendo sido decisivo

para a industrialização e urbanização dessas áreas. Tudo isso sem falar da contribuição à gastronomia, à dança, à música e nossa cultura, contribuindo para a criação do povo brasileiro”, destacou Issur.

TRABALHO

Representando a ACI-NH e a Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel e os demais parceiros deste projeto, Cristine Schneider da Rocha, diretora de Cultura da entidade, lembrou que o monumento que será construído em Hamburgo Velho é uma homenagem a esses imigrantes alemães que com muita luta e dificuldades construíram cidades ricas em muitos aspectos. “Eles deixaram em cada um de nós o seu legado de acreditar e trabalhar com base nos valores mais preciosos que regem muito de nossas vidas. Que em

RODÍZIO DE PIZZA

com bifes, lazanha e massas

3582-7707

2024 possamos brindar essa data com gratidão e olhar amoroso para nossos antepassados”, definiu.

O projeto Monumento 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil é uma realização da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria Municipal

de Cultura, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, planejamento cultural da Simples Assim e a apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Marcopolo.

2 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Editora Jornalística RS Ltda • CNPJ: 18245016/0001-20 Bartolomeu de Gusmão, 954, Canudos - Novo Hamburgo/RS comercial@jornalrs.com.br • reportagem@jornalrs.com.br • (51) 3595-0777 • (51) 99700-8677 Circulação: Novo Hamburgo, Campo Bom, Portão, Capela de Santana, Estância Velha e Ivoti • Tiragem: 10 mil exemplares Direção de redação e comercial: Ari Schneider • Edição e reportagem do impresso: Ari Schneider Redação de mídias sociais: William Schneider • Diagramação: Ari Schneider O conteúdo dos artigos e crônicas publicados nesta edição são de total e inteira responsabilidade de seus autores. ESTADO
livre c/2 carnes + 1 copo de refri + sobremesa ZIMMER De Segunda à Sexta ao meio-dia CONSULTE O PREÇO WWW.ZIMMERRESTAURANTE.COM.BR | AV. 7 DE SETEMBRO, 1054 - NOVO HAMBURGO
Buffet
Protótipo do monumento em homenagem aos imigrantes é destaque na exposição
Legado dos imigrantes alemães é celebrado em exposição Divulgação

Quase 800 professores na Formação de Aprendizagem Docente

Divulgação

lizada no final de cada ano letivo. Neste ano, as formações abordaram diversos temas relevantes para a prática pedagógica, como "Os desafios de ensinar na contemporaneidade", "As aprendizagens no cotidiano" e "Pesquisa como prática pedagógica no cotidiano escolar", entre outros.

pronila@yahoo.com.br

De Engel hat mit mir gebrouch

Ehn Engel hot mich besuch, unn hot sogoo gebrouch mit mea. De sood when ich in de Himmel komme deet, werdt ea mea mo alles zaiche, wi schön unn wi groos das alles weha. East komm ma ihn ehn grosse Sool, dat müsse”se al dorich, di kanze mensche. Dat im dem Sool chaffe ehn aufe Lait ( Engel), uf das plazt komme di kanze gebede ihin, unn alles was di Lait falange. Do hot ea gessood, das weha das platz woh di Engel di Brife leese, unn woh alles ausnande gerafft wertd , fa dem Herrgott saiche, weha do wolt geholf hon.

No último sábado (20), a FAD - Formação de Aprendizagem Docente realizou mais uma série de atividades nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom. Cerca de 400 professores da Educação Infantil e 380 do Ensino Fundamental participaram das palestras e oficinas do dia.

A formação teve como objetivo proporcionar um processo contínuo de aperfeiçoamento dos saberes necessários para a atividade dos professo-

res. Através do compartilhamento de práticas realizadas na rede municipal, os profissionais tiveram a oportunidade de fortalecer o aprendizado, atualizar-se e tornar as aulas mais dinâmicas, com metodologias diversas, visando ao desenvolvimento integral dos alunos.

As atividades foram realizadas em diferentes locais. Para os professores do Ensino Fundamental, o auditório da Emef Cei sediou a formação com o tema "Desenvolver - Inclusão e

Diversidade", enquanto a Emef 25 de Julho abordou "Práticas e Reflexões em Sala de Aula". Já os professores das Emeis participaram da atividade "Compartilhando Práticas: Formação Colaborativa em Rede" em outras 12 escolas.

As formações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom são organizadas de acordo com os interesses dos professores, que sugerem temas para o ano seguinte por meio de uma avaliação rea-

Durante os meses de abril e maio, as atividades foram direcionadas para a Educação Infantil, com o evento "Compartilhando Práticas: Formação Colaborativa em Rede" sendo realizado nas 23 Emeis do município. Os próprios professores tiveram a oportunidade de destacar as práticas pedagógicas intencionais adotadas em prol da infância.

A FAD e as formações continuadas desempenham um papel fundamental no aprimoramento dos educadores e no fortalecimento da qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais de Campo Bom.

Do hot ea mea fazhelt do wea noch ehn grosse Sool, dat setz noore ehne Engel, traurich unn ohm kraise. Do hon ich gefrood: warum de so traurich wea? do hot de Engel gessood:

- Di Lait fagesse ehn Brief zurick schreiwe fa se dancke fa de Liwe Gott, aubselich di woh bekomm ohn was se falang hon.

Do hon is gefroot : Wi kahn man so zurick dancke? Do sood de Engel: Das is kanz laich.

- Whens du ese uf dem Tisch hots, unn ehne Tach uf dem kopp,unn ehn Haus woh dain is, dan is das Dins net scheldt, 75% fun de Lait uf de Weld hon das net. Whens du bische geld uf de Banck host unn poo nickel in de Tasch, dan gehörts du bai di woh 75% samme zehle, when du ehn compiuder host, dan gehörst du bai di woh 4 % samme zälle, fun de kanz weld. Whens du moens wach wets, unn nisck dut wee, unn höest di fegel singe, sai froo wail fülle elewe das net. Whens du noch kheen Kriich mit gemacht host, unn kheen cadê gesien host, unn bis frai fun alles, hast noch nie kheen Hunja gelitt, hast papa unn mama, dan hast du mea als 700 taused mensche uf de weld, deswege must jede Tooch gedanck gewe.

O anjo falou comigo

Na noite desta segunda-feira, 22 de maio, durante a ordem do dia da sessão ordinária do Legislativo de Campo Bom, os parlamentares analisaram diferentes requerimentos, e projetos de lei. Todos os itens foram aprovados.

Com aval unânime dos vereadores, o Executivo fica autorizado a conceder incentivo financeiro, através do Programa de Incentivo à Geração de Empregos (PIGE), de até R$ 100 mil para empresa de calçados em contrapartida da geração de empregos. A proposta já foi aprovada pelas comissões competentes. Outra proposta

Empresa de calçados em Campo Bom poderá receber incentivo financeiro em troca da geração de empregos

do Executivo, solicitando autorização para recebimento de imóvel em doação, recebeu nove votos favoráveis.

Já o projeto de lei de autoria dos vereadores Jerri Moraes (MDB) e Jair Wingert (Progressistas) que prevê a cria -

ção do Dia Municipal da Fibromialgia, Filas Preferenciais e Vagas em Estacionamentos Preferenciais foi aprovado por unanimidade.

Os dois requerimentos apresentados pelos parlamentares também foram aprovados

de forma unânime. Jerri Moraes apresentou pedido para participação do coordenador do SINE, Cléber Nunes, no Pequeno Expediente. A participação está prevista para ocorrer na sessão de 12 de junho. Michele Closs (PDT), Alexandre Hoffmeister (Progressistas) e João Paulo (MDB) apresentaram pedido de autorização para participação no 41° Congresso de Municípios promovido pela Federação dos Municípios.

Os vereadores voltam a se reunir de forma ordinária na próxima semana. As sessões ocorrem na segunda e quarta-feira, 29 e 31 de maio.

Recebi a visita de um anjo que falou comigo: se eu fosse pro céu, ele me mostraria tudo, pois lá era muito bonito e tudo muito grande. Primeiro, a gente chegaria numa sala bem grande, por ali todas as pessoas precisariam passar, tinha vários anjos trabalhando ali, uns lendo as cartinhas que as pessoas escreviam para Deus e outros escutavam as orações, que muitas vezes eram pedidos de socorro. Tudo era selecionado, Deus queria ver tudo e também ouvir os pedido.

O Anjo também falou que havia mais uma enorme sala onde estava só um Anjo, triste e cabisbaixo. Perguntei então porque tanta tristeza:

- Ele respondeu: As pessoas fazem os pedidos através das orações ou cartinhas pedindo ajuda a Deus, Ele atende a todos, só que ninguém agradece pelas boas ações recebidas.

Perguntei como a gente faria o agradecimento. Ele me respondeu: que era muito fácil se temos comida, um telhado na cabeça, uma casa, então a coisa não é tão ruim, 75% da população não tem isso. Tens dinheiro no banco e uma moeda no bolso então você faz parte dos 7% que não tem isso, tens um computador então pertences aos 4% do mundo inteiro, que nunca teve isso. Acordas de manhã e nada doe e escutas o cantar dos passarinhos isto merece um agradecimento especial, não saber o que é fome, guerra, viver sempre em liberdade com mãe e pai é pertencer a 700 milhões de pessoas na face da terra que não tem isso. Agradeça sempre.

3 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Campo Bom
Pronila Krug Escritora
Com aval de vereadores, empresa receberá incentivo para geração de empregos e ampliação das atividades
Cássios Diogo Schaab/CMVCB
Encontros ocorreram no sábado (20) em várias escolas da rede municipal, dando continuidade ao compartilhamento de práticas das salas de aula
FAD promove formação de aprendizagem docente para professores

Pão de Judá

ARREPENDEI-VOS!

Em Mateus 3 apareceu um homem estranho aos hábitos, costumes e tradições da época, o profeta João Batista. Seu ministério se resumia em nos apresentar um Rei. Para começar esta obra, ele pregava uma curta mensagem: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2).. Arrepender-se é ter uma mudança de propósito; uma mudança na mente. Arrepender-se é ter uma mudança em nosso pensamento, nossa filosofia, nossa lógica. A vida do homem natural é absolutamente de acordo com o seu pensamento. Tudo o que ele é e faz é segundo a sua mente. Enquanto não somos cristãos, somos guiados por nossa mente com sua lógica. Vivemos longe de Deus e nossa vida está em direção oposta à vontade divina. Mas, no dia em que ouvimos a pregação do Evangelho que nos diz para arrepender-nos, para termos uma mudança em nosso pensamento, filosofia e lógica, passamos por uma grande transformação. Voltamos às costas para o nosso passado e nos voltamos para Deus. Isso é o que significa se arrepender; é experimentar uma grande mudança na mente.

Cada doutrina é uma filosofia que dirige a vida de alguém. Quase todo partido político tem uma doutrina, que é virtualmente um deus. Mas, nós os cristãos, não temos uma doutrina, nós temos um Senhor. Temos um Deus. Note que a segunda palavra crucial em Mateus 3:2 é reino. Na pregação de João Batista, o arrependimento é apresentado como a abertura da economia divina no Novo Testamento, como o meio para haver uma conversão ao Reino dos céus. Entretanto, o alvo de nossa busca tem sido outras coisas. Precisamos nos voltar para Deus e Seu Reino!

Se você compreende as coisas naturais também entenderá as celestiais, porque a verdade é paralela. O Reino que Jesus está implantando é novo para nós, totalmente desconhecido. Mas, sabemos que naturalmente todo reino tem um rei, tem uma natureza, tem leis, tem conduta, tem um sistema. Então, o Reino de Deus também tem tudo isso! É por esta causa que tudo deve mudar em nossa vida. Precisamos nos arrepender para nos dirigirmos a este novo Reino. A vida no Reino de Deus é diferente e estranha para nós, porque estamos habituados a viver o reino da terra, o sistema do mundo, o qual Deus já julgou e condenou. Agora é necessário sair de um sistema e entrar no outro. Leve isso a sério!

Semana do Brincar unindo gerações em Estância Velha

Semana do Brincar promove atividades além das escolas, estimulando todas as faixas etárias

Conviver da Melhor Idade, que ocorre toda quarta-feira, na Sociedade de Canto Lyra. Muita música, dança e brincadeiras foram desfrutadas por crianças e vovôs na maior sintonia, comprovando que brincar faz muito bem para a saúde física e mental independente da faixa etária.

Quem disse que brincar é coisa de criança?

Em Estância Velha é lei e a Semana do Brincar faz parte do Calendário de Eventos do município com uma conotação mais ampla. O objetivo da nova conotação da ideia é ampliar o momento do brincar para

além das escolas, estimulando ações para chamar a atenção da sociedade para a importância do brincar em diferentes faixas etárias.

Desta forma, além das diversas atividades realizadas em todas as escolas do município, na tarde desta quarta-feira,

24, os projetos PIM

- Primeira Infância

Melhor e Criança

Feliz da Secretaria de Desenvolvimento

Social botaram a terceira idade para brincar. Um misto de nostalgia e alegria tomou conta do clima no tradicional encontro do Grupo

O encerramento da Semana do Brincar acontece no próximo domingo, 28, na Praça 1° de Maio, e a comunidade está convidada a participar. Quem tiver brinquedos populares como carrinho de lomba, vai e vem, perna de pau entre outros pode levar para que juntos todos possam desfrutar da atividade que tem o objetivo de integrar a população através da alegria.

Secretaria da Saúde promove ação de prevenção contra o câncer bucal

Divulgação/PMEV

Acesse: editoraventosul.com.br

Entre em contato: (51) 98959-0537

Aderindo a campanha do Maio Vermelho, a Secretaria da Saúde promove na próxima sexta-feira, 26, na Praça 1° de Maio, uma ação onde as equipes de saúde estarão levando informações e orientações preventivas sobre o câncer de boca. Na ocasião, os dentistas junto com os acadêmicos do curso de Odontologia da Feevale vão realizar exames bucais preventivos, na busca de manchas suspeitas. A ação acontece das 8h às 12 e das 13h

Equipes de saúde levam informações e orientações sobre prevenção do câncer bucal

às 17h. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores a chances de cura”, alerta Patrícia Rocha, coordenadora da Atenção Básica do

município.

A campanha “Maio Vermelho", criada pela OMS - Organização Mundial de Saúde, é uma campanha de

conscientização sobre a prevenção do câncer de boca. A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, instituído como o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, e tem o objetivo de alertar a população para que fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal. Além disso, a campanha serve para que os profissionais da saúde ampliem as discussões sobre diagnóstico e tratamento da doença.

4 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023
O portal da sua alimentação espiritual
Estância Velha
Projetos sociais trazem alegria para a terceira idade Divulgação/PMEV

ESTÂNCIA VELHA

Yuri Campos busca melhorias

no Bairro Campo Grande e Centro da cidade

NOVO HAMBURGO

Prefeita Fátima Daudt decreta utilidade pública em área para bacia de detenção de água

São cerca de 73 mil metros quadrados no bairro Operário Divulgação

O vereador Yuri Campos (PTB) encaminhou ao Poder Executivo nesta semana quatro pedidos de providências. Entre as demandas consta revitalização e manutenção da Praça próximo a Rua Aracaju no Bairro Lago Azul. Além disso, o vereador solicitou conserto de um buraco na rua Cardeal Amarelo, no bairro Campo Grande, nas ruas Farroupilha, 767, no Centro, na rua Ildefonso de Londres,

536, no bairro Campo Grande, na rua Júlio de Castilhos esquina com a rua Pedro Juvenal Rodrigues Silva, no bairro Das Quintas, na rua Fátima, 193, no bairro Sol Nascente e na Esquina das ruas Adriano de Quadros Bittencourt com a rua Vereador Antônio Centeno no Rincão dos Ilhéus. Por fim, o parlamentar solicita que seja feita a reposição de calçada na rua Amora, 65, no Loteamento União.

Sábado é dia de Feira de adoção de Animais

Um dos investimentos que mais tem marcado a gestão da prefeita Fátima Daudt em Novo Hamburgo tem sido a macrodrenagem, com a solução de problemas históricos e que aguardavam décadas para serem resolvidos. “Não tenho medo de enterrar canos, de realizar obras que não aparecem, mas que são fundamentais para melhorar a vida dos moradores”, explica a prefeita. E a edição do dia 17 de maio do Diário Oficial do Município traz

mais uma importante ação neste sentido: por meio do Decreto 10717/2023, Fátima declara de utilidade pública área de mais de 73 mil metros quadrados no bairro Operário para a construção de uma bacia de detenção de águas pluviais.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, explica que esta é a primeira etapa para posterior desapropriação da área.

No local, nas proximidades do Outlet, será construída uma bacia de detenção com capacidade para armazenar 647,9 mil metros cúbicos de água, o que equivalente a mais de 20 mil piscinas residenciais (de oito metros de comprimento por quatro metros de largura e 1,4 metro de profundidade).

Esta bacia deve resolver problemas de alagamentos causados pelos transbordamentos do Arroio Luiz Rau.

“A proposta desta

barragem é para que a água não desça com tanta rapidez nas pancadas de chuva mais fortes, que provocam alagamentos no Rincão e no Centro e mais adiante ao longo do Luiz Rau”, explica a prefeita. O diretor de Esgotos Pluviais da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Ricardo Al Alam, ressalta que o Município já tem pronto o anteprojeto para a barragem.

A próxima etapa, após a desapropriação, que ainda não tem data para ocorrer, é a licitação para contratação do projeto e da obra.

O projeto executivo para implantar a bacia de retenção deverá apresentar estudos de topografia e de solo, definindo que tipo de cobertura os reservatórios receberão.

A bacia terá uma barragem e um vertedor, permitindo que a água seja extravasada caso alcance o limite de armazenamento (situação que os técnicos consideram pouco provável).

CDL Jovem de Novo Hamburgo realiza ação referente ao Dia Livre de Impostos

Neste sábado, das 9h às 12h, na Praça 1° de Maio acontece mais uma edição da tradicional Feira de Adoção de Animais, organizada pelo Departamento de Bem-Estar da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar. A Feirinha, que garante um processo de adoção consciente de animais pet, ocorre todo sábado.

Todos os animais adotados são chipados e recebem castração gratuita. Denúncias e/ ou reclamações com referência à causa animal podem ser feitas através do número 3561-4050 da Prefeitura Municipal, Departamento de Bem Estar Animal, ou ainda através de mensagem no whats 99725-6605.

Durante esta quinta-feira (25), a CDL Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDLNH), realizou uma ação na Praça do Imigrante com exposição de alguns produtos da cesta básica e da Exatel Energia e Telecom, indicando os valores com e sem impostos.

Esta atividade faz parte da 17° edição do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas

(CNDL). O intuito é conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no país e o baixo retorno dos impostos arrecadados.

Aprovação

Para o advogado Marcelo Engers, que conferiu os produtos expostos, a ação é importante, porque a sociedade não tem ideia da dimensão dos valores de impostos, especialmente os alimentos

básicos. “A tributação além de ser complicada para quem produz, é alta para quem consome. Vejo a atividade de hoje como uma for-

ma de conscientizar a população e também de pressionar o poder público para que possa diminuir a tributação”, opinou.

6 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Geral
Pedido de providências abrange diversas áreas da cidade, destaca vereador Divulgação Evento tradicional retorna neste sábado na Praça 1° de Maio Divulgação/PMEV Produtos expostos revelam impacto dos impostos na vida do consumidor Divulgação

Cem dias intensos em Brasília

Cheguei aos 100 dias do segundo mandato como deputado federal do Rio Grande do Sul neste mês de maio. O recorte de tempo transformado em tradição pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, em 1932, leva sempre a uma reflexão sobre o início do trabalho de quem ocupa cargos políticos. Desde o dia 1° de fevereiro, quando tomei posse em Brasília, vivo a ebulição do atual momento do país entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

Não há como separar minha atuação enquanto deputado federal e crítico ao atual Governo. Como já disse em muitas oportunidades, não tenho "político de estimação" e não posso fechar os olhos ao passado errado

que insiste em se fazer presente nas ações muitas vezes inaceitáveis de quem foi eleito democraticamente pelos brasileiros, mas continua mostrando que a distância entre o discurso e a prática é contada em anos-luz. Por isso cobro coerência e respeito ao dinheiro público. Naturalmente meu segundo mandato tem aprendizados que trago dos quatro anos iniciais. Nunca é fácil chegar e ser notado rapidamente. Passa por uma construção e muito trabalho. De 2019 a 2023 meu empenho foi esse. Resgatar a representatividade regional e os investimentos, e mostrar que os políticos não são todos iguais. Construí um compromisso de combate e renúncia aos privilégios que acabou contami -

nando outros colegas e sendo reconhecido nacionalmente. Agora é o momento de avançar.

Cem dias de trabalho representam apenas 7% do mandato, mas a lista das atividades realizadas até aqui não caberia neste artigo. São novas obras iniciadas; reuniões estratégicas em ministérios e agências reguladoras; apresentação de Projetos de Lei; apoio a PECs e CPIs; recepção a prefeitos e vereadores no Gabinete; anúncios de novas emendas; cobranças a ministros e compromissos importantes assumidos, como a participação no Gabinete de Fiscalização Especializada, grupo independente criado para olhar de perto a política e os gastos do Governo. Eu irei fisca -

lizar o Ministério das Comunicações. E não tenho como deixar de citar a maior conquista neste período: o nascimento da minha filha Maria Rita. Ela se tornou - e de minha esposa também - agenda diária em nossas vidas, uma explosão de sentimentos que apenas a paternidade explica. Também passou a ser mais uma razão para defender um Brasil melhor. Quero que a Maria Rita cresça num país mais igualitário, onde a política seja, de fato, ferramenta para melhorar a vida das pessoas.

O dia a dia na Capital Federal é intenso e mostra que a voz da representatividade é fundamental. A política perde o efeito se não houver alguém para abraçar os interesses regionais. Avançamos e estamos construindo uma agenda que comunga com o desenvolvimento e o fortalecimento econômico dos municípios, algo que só irá acontecer se o país também andar nos trilhos e cada Poder fizer o seu trabalho corretamente, respeitando a independência ideológica.

Tenho fé e acredito que a intensidade dos 100 primeiros dias servirá de espelho para novas e boas notícias que virão logo à frente.

Vereadores de Capela de Santana reúnem-se para a 110° sessão ordinária

Na noite desta terça-feira (23-05-2023), os vereadores da Câmara Legislativa de Capela de Santana reuniram-se para mais uma sessão ordinária, iniciando o ano de 2023. Acompanhe algumas falas que destacamos durante o uso da tribuna.

Explicação pessoal:

Leonel: Agradeço ao prefeito e aos nossos colegas vereadores. Eu sempre digo que o que acontece nos bairros é um trabalho em equipe, e fiquei feliz com a

emenda feita pelo Pedro, que foi lida. Minha rua, que é uma rua movimentada nos Bosque, agora terá duas paradas e estamos felizes com o progresso. Em breve teremos asfalto na estação no Palmitinho. Queremos transmitir à comunidade que as coisas estão melhorando e há desenvolvimento. Atualmente, temos uma escola que vai do 1° ao 9° ano. Quero agradecer à Igreja Batista pelo apoio e também à comunidade Capelense. As coisas estão progredindo.

7 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Geral
Vereador Leonel Divulgação Daniel Trzeciak, deputado federal do PSDB-RS Divulgação

Novo Hamburgo inicia conclusão da iluminação da ERS-239

Obras começaram nesta quarta-feira, 24, e incluem a colocação de 162 postes em quatro quilômetros da via até Campo Bom

não atraem insetos e o acendimento da lâmpada é imediato.

Mais de 3.500 luminárias instaladas

Colorgraf lança

etiqueta 3D de PVC reciclado

Mais uma demanda da comunidade hamburguense está sendo atendida pela Prefeitura: começou nesta quarta-feira, dia 24, a implementação da iluminação pública na ERS-239, no trecho entre a Universidade Feevale e a divisa com a cidade de Campo Bom. Ao todo, serão cerca de quatro quilômetros de extensão que receberão 162 postes metálicos de 10 metros de altura, que serão colocados no canteiro central da rodovia, e 280 luminárias LED de 150w que serão instaladas em todo o trecho.

“Já iluminamos toda a BR-116 no trecho de Novo Hamburgo. Não considero justo fazer

aqui na ERS-239, pois é uma rodovia pedagiada. Mas vamos fazer. Já fizemos o trecho de Estância Velha até a Feevale, onde haviam postes, que foram recuperados pois estavam totalmente sucateados. Estávamos aguardando a liberação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para seguir a obra. Não consideramos justo, mas vamos fazer por questão de segurança dos condutores”, enfatizou a prefeita Fátima Daudt, que nesta quarta-feira foi conferir as obras no local.

Serão investidos cerca de R$ 1,2 milhão na conclusão da iluminação da ERS-239. Fátima destaca a necessidade de mais melhorias na rodovia e que seguirá

exigindo da EGR. Desde o ano de 2021, o projeto de revitalização da iluminação pública está sendo implementado em toda a cidade, incluindo também a BR116, que recebeu a nova tecnologia em LED com 256 luminárias instaladas no trecho hamburguense da rodovia em substituição ao sistema antigo com lâmpadas de vapor de sódio.

Existem várias vantagens nas luminárias de LED (o projeto envolve a troca de todo o sistema nos postes, não apenas as lâmpadas). A tecnologia LED tem maior durabilidade, com baixo custo de manutenção, as lâmpadas não emitem calor e convertem mais de 80% da energia em luz. Além disso,

Além das rodovias que cortam o município, o projeto de iluminação realizado pela Prefeitura já efetuou serviços em dezenas de ruas e praças em todos os bairros da cidade. Neste ano, por meio da Gerência de Iluminação, mais de 500 luminárias foram colocadas. Desde 2021, já foram instaladas mais de 3.500 luminárias de 30, 40, 60, 100 e 150 watts pelo município. No trabalho, são trocados todo o conjunto de luminárias, incluindo as conexões e a fiação.

“Priorizamos inicialmente as vias de grande movimentação pelos bairros, praças e outros espaços públicos, como o trabalho que fizemos no Ginásio Agostinho Cavasotto, no bairro Rincão. Aos poucos vamos avançando, e temos como meta atender todas as ruas da cidade”, explicou a secretária municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos e Viários, Greyce da Luz.

Com objetivo de atender o setor calçadista, no sentido de oferecer soluções corretas com o meio ambiente, a Colorgraf lança uma linha de etiquetas sustentáveis e saudáveis, isentas de substâncias contaminantes, produtos químicos, com baixa emissão de poluentes.

A etiqueta 3D de PVC reciclado é produzida de resíduos de PVC e polímeros reciclados e selecionados, livres de metais pesados sob padrões sustentáveis, com o objetivo de assegurar que os produtos sejam saudáveis e promovam o bem-estar.

“Nossas fábricas são equipadas com soluções sustentáveis, como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, captadores de água da chuva e lixeiras para coleta seletiva”,

disse Uana Gaspar, gerente comercial. Além da economia de 10% com matéria-prima virgem na produção das etiquetas, a Colorgraf garante uma expectativa de queda no consumo de energia e na emissão de poluentes na atmosfera. A medida também reduz o acúmulo de sobras e desafoga a central de armazenamento de resíduos da empresa.

A etiqueta 3D em PVC reciclado é aplicada por termo transferência em tecidos e laminados. Já a etiqueta com toque emborrachado pode ser utilizada na produção de chaveiros ou em outras peças pelo processo de colagem, costura ou alta frequência. “Nosso produtos sustentáveis evitam descarte excessivo de resíduos em aterros sanitários”, destaca Uana.

8 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Novo Hamburgo
Colorgraf destaca a importância de produtos sustentáveis na redução de resíduos
Divulgação
Prefeitura investirá R$ 1,2 milhão na iluminação da ERS-239, abrangendo cerca de quatro quilômetros. Divulgação
NOVAERAFM.NET.BR RADIONOVAERAFM Av. Orestes Lucas, 2240, Sala 201 Capela de Santana 51 3698 2149 51 99925 2804 51 99613 1820

Jornal RS comemora 10 anos e recebe homenagem da Câmara

Para celebrar o aniversário, a Câmara de Novo Hamburgo reservou parte da sessão plenária desta quarta-feira, 24, em um momento de homenagem. Ao final das falas dos vereadores, o proponente do reconhecimento, Gerson Peteffi (MDB), entregou um quadro comemorativo ao diretor do semanário, Ari Schneider.

Autor do Requerimento n° 269 de 2023 que destinou Parte do Expediente da Sessão Ordinária, para homenagear os 10 anos de fundação da TV Web Jornal RS, Gerson Peteffi foi o primeiro a manifestar-se em Plenário, “Em sua trajetória, o Jornal RS conquistou os hamburguenses e sempre esteve ao lado da comunidade. Aqui desta tribuna, prezado Ari Schneider e colaboradores do grupo do Jornal RS, anunciantes e promotores que fazem o

jornal crescer, vocês estão apoiados em terra firme e, por meio da competência do fundador Ari e de seus liderados, colaboradores, tenho certeza que, mesmo enfrentando dificuldades pelo caminho, o jornalismo é e continuará forte nesse importante veículo”, reconheceu o parlamentar.

“O Jornal RS é sinônimo de parceria com esta Casa, com as notícias que são vinculadas com nossa cidade, com a Câmara e com a Prefeitura. Um jornal que trabalha em favor da comunidade. É um prazer estarmos aqui hoje e comemorarmos esses dez anos”, disse Raizer Ferreira, que falou em nome da bancada do PSDB e do vereador Ito Luciano (PTB).

“Quero dizer em poucas palavras, parabéns guerreiro, porque eu sei que você, Ari, é um guerreiro que batalha pelo bem comum da comunidade”, relatou Lourdes

Valim (Republicanos).

Após a entrega do quadro comemorativo, o diretor e fundador TV Web Jornal RS, Ari Schneider, falou na tribuna. “Em dez anos, o Jornal RS reúne conteúdo de credibilidade e atento aos principais acontecimentos das cidades onde o Jornal atua. Parceiros de ações públicas que beneficiam a população das cidades, o periódico também é ferramenta útil de iniciativas empresariais, sejam elas de entidades setoriais ou de empresas que vêm da publicação um meio eficaz de divulgação de marcas, produtos e serviços. Nessa primeira década de história o Jornal RS esteve presente destacando os principais acontecimentos da região. Criado em 2013, o Jornal RS norteia em seu trabalho no Jornalismo livre, pode-se dizer que somos um jornal conservador, produ-

AMAIOROBRADESANEAMENTODORIO GRANDEDOSULEAMAIORHISTÓRIADA COMUSAESTÁSAINDODOPAPEL!

AETELUIZRAUVAITRATARMAISDE50%DO ESGOTODENOVOHAMBURGO!

zimos edições que ficam na memória dos leitores, anunciantes e diversos amigos que por meio de sua atenção, nos possibilitam participar de cada dia de suas vidas. Quero agradecer ao Vereador Gerson Peteffi que nos proporcionou esta oportunidade onde podemos apresentar nosso trabalho e também agradecer aos demais vereadores por essa década de parcerias e a Novo Hamburgo, por esta oportunidade, o Jornal RS chega ao seu 10° aniversário, munido de esperança. Mudamos para melhor e o nosso novo plano gráfico resultou em um Jornal ainda mais dinâmico e completo. Seguimos trabalhando diariamente por mais resultados em nossa razão de existir; seremos a fonte da informação para quem busca um jornalismo sério e de credibilidade. A partir desta sexta-feira estaremos inaugurando nosso novo estúdio da Web TV, dando início aos trabalhos jornalísticos no vale do Sinos, com um estúdio novo", finalizou Schneider.

Criado em 2013, o periódico possui tiragem de 10 mil exemplares, com circulação em oito cidades da região.

Desde 2019, o Jornal RS também conta com uma Web TV, plataforma digital com entrevistas e coberturas noticiosas.

9 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 ESPECIAL 10 ANOS
Com sede no bairro Canudos, o Jornal RS completa em maio sua primeira década de história
Diretor do Jornal RS recebe quadro comemorativo em sessão da Câmara Maíra Kiefer/CMNH
eteluizrau eteluizrau CADAVEZMAIS,PARTEDASUAVIDA

Inscrições abertas para subsídio de mudas de acácia

Hospital Municipal reforça atendimentos no Maio Furta-Cor

Um mês dedicado à saúde mental materna e ao cuidado das mães

Atenção, produtores! Estão abertas as inscrições para o subsídio de mudas de acácia. O programa é válido para os tipos Torrão, Tubete e Laminado, sendo realizado em uma parceria da Prefeitura de Ivoti e da Empresa Seta S/A, de Estância Velha.

Para participar, é necessário entrar em contato com o Departamento de Agricultura, que fica junto à Secretaria de

Desenvolvimento (Rua José de Alencar, 788, Centro). As inscrições ocorrem até o dia 31 de julho deste ano e têm valor de contrapartida por parte do agricultor.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3563-8800, ramal 431, ou WhatsApp (51) 98608-1558, com Giovanni ou Silvana, ou ainda diretamente no Departamento de Agricultura.

Obra na Praça Walt Disney entra na reta final

A reforma da Praça

Walt Disney, no bairro Santo Afonso, está na reta final, faltando apenas os acabamentos para ser concluída.

Localizada no quadrante das ruas México, Manágua, La Habana e Ademir José Kerber, o local será mais uma opção de lazer para a comunidade hamburguense.

O espaço público já foi completamente cercado com tela. Também foram instalados pisos táteis e rampas de acessibilidade tanto na área interna como externa da praça, permitindo a locomoção de pessoas com deficiência. Além disso, novos meio-fios foram colocados.

Na parte interna da praça, a quadra polies-

portiva (para basquete e futsal) passou por reformas, e uma nova quadra de areia foi construída para os praticantes de vôlei de praia e futvôlei

“Era uma obra necessária para a comunidade. Essa demanda faz parte dos espaços públicos que estamos realizando melhorias no município”, comentou a secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu), Greyce da Luz.

A obra, que iniciou no último mês de março, tem um investimento de aproximadamente R$ 350 mil, com recursos do município e por meio de uma emenda parlamentar.

Pão de Judá

O portal da sua alimentação espiritual Descubra esta novidade Baixe seu aplicativo

Durante o ano, temos meses dedicados a cuidados com a saúde, e cada mês é representado por uma cor. Outubro rosa, novembro azul, setembro amarelo... são muitas as cores e múltiplas as campanhas. Agora, você já ouviu falar do maio furta-cor? Sim, uma mistura de todas as cores para lembrar a importância da saúde mental das mães, isso porque a maternidade envolve uma variedade de sentimentos e experiências; assim, não haveria como designar uma cor para uma vivência tão intensa quanto ser mãe. E nada mais justo do que abordar esse tema no mês em que se comemora o Dia das Mães: mais do que celebrar essas mulheres, precisa-se de atenção e

cuidado a elas.

Com a maternidade, aumenta a responsabilidade, os desafios e exige uma estrutura muito grande da mulher para se adaptar ao turbilhão de mudanças que ocorrem, tanto a nível físico, quanto mental e social. Pode ser um momento difícil e estressante mesmo para aquelas mães que já têm seus filhos, pois cada criança é única e exige cuidados específicos. Sem contar com toda a dimensão social que enxerga a maternidade como uma vivência de perfeição e amor incondicional, que influenciam em uma cobrança maior da mulher em corresponder com um papel de mãe sem falhas e sem problemas.

Não é a toa, então,

que os índices mostram um nível de sofrimento intenso entre as mães. Estima-se que a cada quatro mães, pelo menos uma sofre com depressão em função da sobrecarga vivida após o nascimento do bebê. Para a área da saúde pública, esse dado mostra um grau de alerta que não pode ser ignorado.

Assim, é justamente para sensibilizar a população a olhar com mais carinho para todas as mães que foi criado o maio furta-cor. Trata-se de uma campanha que faz refletir sobre as atitudes simples que podem proporcionar um pouco de alívio diante de tanta sobrecarga que a maternidade gera. No Hospital Municipal de Novo Hamburgo esse

cuidado é feito durante todo o ano e o atendimento é garantido por uma equipe multidisciplinar que auxilia as mães. A psicóloga Viviane Salazar é uma dessas profissionais. “Gerar um filho não é responsabilidade somente da mãe, é de toda a sociedade. Da mesma forma, cuidar dessas mulheres é uma necessidade que deve ser vista por todos. Porque saúde mental materna importa!”

Uma das mães atendidas por Viviane é Caroline Pinheiro Silveira, 24 anos, que teve seu bebê prematuro em fevereiro. Ravi nasceu com apenas 740 gramas, de 25 semanas, e está há mais de 3 meses na UTI Neonatal. “É uma situação extremamente difícil que só estou conseguindo suportar com o acolhimento que estou tendo da equipe do hospital. Minha única opção é lutar e essa luta ganha forças com o atendimento e carinho que recebo da Viviane”, conta ela que tem uma filha de 5 anos e conta com a ajuda do marido e da avó. “Considero que o trabalho realizado por toda equipe é fundamental para recuperação de mães e filhos. Não sei quanto tempo ficaremos ainda, mas tenho certeza de que teremos a força necessária dessa equipe que é maravilhosa.”

CDL Jovem de Novo Hamburgo participa do Dia Livre de Impostos 2023

Divulgação

Lojistas de todo o Brasil vão comercializar nesta quinta-feira, 25, seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes.

A ação faz parte do 17° Dia Livre de Impostos (DLI), realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDLs Jovem), com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no país e o baixo retorno dos im-

postos arrecadados. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto. A CDL Jovem da

Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) participará desta ação. Na quinta-feira será monta-

da uma tenda na Praça do Imigrante com exposição de alguns produtos e valores com e sem impostos.

Vale destacar os benefícios de quem participa do Dia Livre de Impostos: maior circulação de consumidores, aumento no número de vendas, fidelização de clientes, cria um senso de justiça para novos compradores e torna o DLI mais conhecido e valorizado no mercado nacional.

10 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Novo Hamburgo
Consumidores aproveitam descontos e circulação aumenta durante o Dia Livre de Impostos. Programa é válido para os tipos Torrão, Tubete e Laminado Divulgação UTI Neonatal: para Caroline, acolhimento dá forças para suportar a luta no desenvolvimento de Ravi Divulgação

Visite o Caminho das Abelhas na Feira do Mel,

Rosca e Nata

Maior evento gastronômico de Ivoti ainda pode ser conferido nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28)

J

Divulgação

Na sexta-feira, a Feira ocorre no horário das 14h às 18h e, no sábado e domingo, das 9h às 18h. Fazem parte das atividades a presença da embaixadora do evento, Herta Klein, a Trilha do Mel no Caminho das Abelhas, almoços, praça de alimentação e muito mais. Confira:

26 de maio, sexta-feira

14h às 18h | Comercialização de produtos

14h às 18h | Bandinha

Típica

Foco na gastronomia

Entre os destaques gastronômicos, está a presença de três padarias, duas com produção no local e uma oferecendo o espaço de um café, para con-

GASTRONOMIA EM DESTAQUE: Experimente delícias na Feira do Mel, Rosca e Nata em Ivoti

sumo na hora. Além da rosca saindo quentinha do forno, outras experiências gastronômicas estão sendo organizadas, como o tradicional wafel holandês preparado na feira e a fabricação de cocada com mel, que pode ser conferida pelo público.

Passeio com o Trenzinho Rosquito

Outra novidade desta edição é o Trenzinho Rosquito. Trata-se de um passeio temático e muito divertido, que vai levar os visitantes da Feira para o Centro da cidade e do Centro para a Feira. Ele funcionará na sexta-feira, das 14h às 18h, e no sábado e domingo das 9h às 18h. Os pontos de saída são a Praça Emancipação (ao lado da Prefeitura) e o Núcleo de Casas Enxaimel. O ingresso sai

R$ 12,00 por trajeto (somente ida ou volta) ou R$ 20,00 o combo (ida e volta).

Comercialização de produtos

A 16° Feira do Mel, Rosca e Nata contará com a venda de mel e derivados, panificados, laticínios, produtos coloniais, agroecológicos, agroindustriais, flores, folhagens, artesanato e bebidas artesanais.

Almoços e praça de alimentação

No final de semana, a partir das 11h30, o CTG Estância do Cotiporã organizará almoço. No sábado, será servido carreteiro de charque, pão e saladas, no valor de R$30,00, e, no domingo, galeto, carne de porco, salsichão, arroz, massa, aipim e saladas por R$45,00 por pessoa. A

praça de alimentação contará com produtos variados, além de food trucks.

Saiba mais

As novidades podem ser acompanhadas pelo Instagram @ feiradomelroscaenata e FB/FeiradoMeRoscaeNata/

Em caso de dúvidas, o contato com a Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura pode ser feito pelo WhatsApp (51) 986081562 ou telefone (51) 3563-7946.

A Feira do Mel, Rosca e Nata tem realização da Prefeitura de Ivoti, patrocínio de Sicredi Pioneira e Sicoob MaxiCrédito, com apoio da Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi). Município integrante: Rota Romântica e Vale Germânico.

Que tal aproveitar a 16° Feira do Mel, Rosca e Nata para adquirir conhecimento? Além de ser muito divertido, o passeio no Núcleo de Casas Enxaimel pode render novas informações. Isso porque o Caminho das Abelhas é uma opção a mais a ser conferida neste último fim de semana, na sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28).

O Caminho, que fica ao lado do pavilhão principal, foi planejado com uma decoração especial. Além disso, diversas colmeias estão dispostas ao longo do trajeto, com os meliponídeos, chamados popularmente de abelhas sem ferrão, abelhas nativas ou abelhas indígenas.

O trabalho com as

espécies é coordenado pela Emater e o agrônomo Felipe Pereira Dias também presta esclarecimentos para quem estiver circulando pelo espaço. Mais informações pelo Instagram @feiradomelroscaenata e fb/ FeiradoMelRoscaeNata

Em caso de dúvidas, o contato com a Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura pode ser feito pelo WhatsApp (51) 98608-1562 ou telefone (51) 3563-7946.

A Feira do Mel, Rosca e Nata tem realização da Prefeitura de Ivoti, patrocínio de Sicredi Pioneira e Sicoob MaxiCrédito, com apoio da Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi). Município integrante: Rota Romântica e Vale Germânico.

Rua Três Passos, no bairro Bom Pastor, recebe pavimentação asfáltica

Mais uma melhoria iniciou em Ivoti nos últimos dias. Está em andamento a pavimentação asfáltica da Rua Três Passos, no bairro Bom Pastor. A obra tem investimento total de R$ 291.314,37, incluindo emenda parlamentar e contrapartida municipal. Ao todo, o tra-

balho ocorre em uma área de 2.409,96 metros quadrados. Do valor, R$ 238.856,00 se referem a repasse do deputado federal Covatti Filho e os demais R$ 52.458,37 a investimento municipal. São cerca de 350 metros de extensão pavimentados.

11 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Ivoti
á conferiu a edição deste ano do maior evento gastronômico de Ivoti? Este finde é a última oportunidade para curtir a 16° Feira do Mel, Rosca e Nata. A programação segue nesta sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28), no Núcleo de Casas Enxaimel (Rua da Cascata, bairro Feitoria Nova). A entrada e o estacionamento são gratuitos.Atividade é gratuita e conta com o apoio da Emater 39
Divulgação Confira as atrações do último finde de 16° Feira do Mel, Rosca e Nata

RS passa a ser Estado brasileiro com maior número de geoparques mundiais reconhecidos pela Unesco

Caçapava do Sul e Quarta Colônia receberam a certificação nesta quarta-feira (24)

ORio Grande do Sul teve dois geoparques reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta quarta-feira (24/5), durante a 216° reunião do Conselho Executivo do órgão, em Paris. A nomeação dos destinos – Quarta Colônia e Caçapava do Sul –acontece após um longo processo conduzido pela comunidade da região, envolvendo representantes das esferas público e privada, assim como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com a decisão, o Rio Grande do Sul se torna o Estado brasileiro com o maior número de geoparques mundiais. Até então, apenas outros três territórios no país eram classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí). No território gaúcho, ainda há outro geoparque que busca o reconhecimento: Raízes de Pedra, também localizado na região central do Estado.

No ano passado, uma equipe de avaliadores da Unesco esteve no Rio Grande do Sul para conhecer os atrativos turísticos, culturais e históricos dos locais, que justificam a confirmação do título de geoparque mundial. O órgão reconhece a singularidade geológica das regiões e contribui para a construção de uma estratégia de desenvolvimento local. O título funciona como incentivo à conservação do patrimônio natural e cultural, à educação para o meio ambiente, à geração de renda por meio de iniciativas privadas e ao empreende-

dorismo, bem como ao turismo sustentável.

Potencial

O anúncio ocorreu durante a realização da 2° Conferência Estadual do Turismo (Confetur). Para o secretário de Turismo, Vilson Covatti, o reconhecimento é resultado dos novos rumos que o Estado está tomando, com a valorização do turismo segmentado, especialmente de natureza e paleontológico. “Estamos apoiando o desenvolvimento do turismo nesta região, destinando recursos para aperfeiçoamento da infraestrutura

ESTÂNCIA VELHA

turística e contribuindo para que ela se torne mais conhecida tanto no Estado como no Brasil e no exterior”, ressalta. O secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Stener Camargo, contou que o processo para candidatura a geoparque começou há mais de dez anos, com pesquisas científicas sobre os potenciais regionais. “Temos um processo de engajamento da comunidade para trabalhar o pertencimento e fazer com que a população possa explorar esses destinos de forma sustentável, gerando economia e renda”, detalha.

“Estamos trabalhando em diversas frentes para capacitação da rede do turismo, assim como para ajustar pontos em relação à proteção ambiental. Temos muita potencialidade, mas ainda não contamos com a infraestrutura que julgamos adequada para os atrativos que existem”, explica Camargo. “Projetamos intervenções no prazo de cinco a dez anos, contando com o apoio que já vem sendo dado pelo governo estadual.”

A partir de agora, os novos geoparques começam a operar de forma integrada com a Rede Mundial de Geoparques, trocando informações e recebendo capacitações para se aperfeiçoar tecnicamente a fim de desenvolver o turismo local e continuar com o título concedido pela Unesco. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo (Setur) coordena o Comitê Estadual de Geoparques, grupo que busca transformar o tema em uma política pública de Estado e conta com integrantes de secretarias do Executivo estadual e representantes de outras instituições.

A vice-diretora do

Geoparque Mundial da Unesco da Quarta Colônia, Michele Vestena, lembra que territórios considerados geoparques observaram o turismo aumentar em até três vezes. “Por estarmos dentro de uma rede mundial, ganhamos uma visibilidade muito grande. Um dos motivos do turismo na Quarta Colônia são os fósseis, mas o nosso território tem muitas outras potencialidades capazes de fazer com que as pessoas o procurem”, afirma.

Confetur

Durante a tarde desta quarta-feira (24/5), ocorreu um painel na Confetur para tratar das oportunidades do produto turístico segmentado, entre elas os geoparques, com a coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jaciele Sell. A especialista considera que a certificação demonstra que o visitante vai encontrar espaços com diversidade de opções de turismo, que funcionam como alternativa para o desenvolvimento dos municípios.

Aberto Edital para a Praça de Alimentação da Feira do Livro

O Ministério da Saúde abriu o edital de Chamamento Público para adesão de médicos ao programa Mais Médicos para o Brasil. As inscrições podem ser feitas de 26 a 31 de maio, exclusivamente, via internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas - SGP, acessível pelo endereço eletrônico: https://maismedicos.saude.gov.br.

Podem participar mé-

dicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, com registro no Conselho Regional de Medicina - CRM.

Estância Velha aderiu ao programa e deve receber três profissionais inscritos no Programa do Governo Federal, assim que encerrar o processo burocrático da contratação.

Está aberto o Edital da concessão de uso do Espaço gourmet (comidas e bebidas) na 42° Feira do Livro. O prazo para inscrições encerra no dia 29 de maio. A Feira ocorre de 30 de maio a 4 de junho, no PACPavilhão de Atividades Culturais, no Centro. Serão disponibilizados 3 espaços para comida e 1 espaço para bebida. Os critérios de classificação serão primeiro a ordem de inscrição com a devida documentação exigida no edital e segundo as propostas de diversos segmentos de alimentação.

No setor de alimen-

tação serão permitidos: Caldos, cachorro-quente, hambúrguer, bolos pizzas, pastéis, crepes, espetinhos (Churrasquinho), doces, sanduíches, pipoca, doces, salgados, sor-

vete, bolinho de batata, pretzel.

No setor de bebidas serão permitidos: Chopp, cerveja, água com gás, água sem gás, sucos, refrigerantes, energéticos.

Poderão participar

deste Credenciamento, preferencialmente, entidades, instituições e empresas do município de Estância Velha e outros municípios interessados e que satisfaçam as condições do referido Edital O prazo de inscrições encerra no dia 29/05/2023. Os interessados deverão enviar via e-mail: cultura@educaev.com.br a Ficha Informativa (anexa no edital) totalmente preenchida e os documentos relacionados no edital. Edital com informações completas e Ficha Informativa no link https://bit.ly/PracaAlimentacaoFeiradoLivro

12 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Geral
Caçapava do Sul é um dos principais pontos de prática de voo livre do país
Divulgação
Prazo para inscrições na concessão de uso do Espaço gourmet encerra em 29 de maio Divulgação
Estância Velha pode receber até três profissionais do programa
“Mais Médicos”

Começa a CPMI: aliado de Lira será o presidente; grupo de Dino fica com a relatoria

Deputado Arthur Maia é eleito presidente da CPMI por aclamação, com votos contrários de dois senadores

que trouxesse uma proposta de um plano de trabalho para iniciar a CPMI. O presidente também sugeriu que as reuniões da CPMI acontecessem uma vez por semana, sendo todas as quintas-feiras, às 9 horas.

Formação em Justiça Restaurativa capacita educadores para Círculos de Paz

de Gama ser aliada do ministro da Justiça, Flávio Dino.

Os membros da CPMI de 8 de janeiro aprovaram o nome do deputado Arthur Maia (União-BA) como presidente da comissão. Ele é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A escolha ocorreu por aclamação, apenas com votos contrários dos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Esperidião Amin (PP-SC).

Logo após a votação, Maia declarou: “Aqui, a investigação vai acontecer em praça pública.

Vamos descobrir as razões pelas quais a porta foi arrombada”.

O senador Cid Gomes (PDT-CE) será o primeiro vice-presidente, e o senador Magno Malta (PL-ES) o segundo-vice-presidente. A relatoria ficará a cargo da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), aliada do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), um dos que devem explicações sobre os acontecimentos em Brasília.

Maia sugeriu a Eliziane

“Nem nos períodos da ditadura vivenciamos atos tão fortes como os que aconteceram no 8 de janeiro. Integrei diversas CPMIs. Meu plano de trabalho vai representar a maioria do colegiado, mas vai ouvir a minoria também. Não há dúvidas de que faremos um bom trabalho nessa comissão. Quero dizer às mulheres que elas estão aqui, na relatoria de uma das principais CPIs do Congresso Nacional”, disse Eliziane.

A primeira discussão na CPMI do 8 de janeiro

A CPMI de 8 de janeiro começou com discussão entre os parlamentares antes da escolha da presidência e da relatoria da comissão. O senador Marcos do Val (PodemosES) pediu tempo para contestar a indicação de Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora da CPMI. O senador questionou o fato

O senador Omar Aziz (PSD-AM) saiu em defesa de Eliziane e disse que não fazia sentido a contestação do parlamentar, porque a CPMI possui aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) entrou no bate-boca e defendeu a boa-fé da senadora.

Do Val, contudo, continuou com a discussão, mas, dessa vez, com o deputado governista Duarte Jr.

Em seguida, o senador Esperidião Amin (PP-SC) destacou que o regimento interno não prevê a vice-presidência da CPIs da Casa, mas que essa escolha faz parte de acordos partidários. Então, Amin sugeriu que a CPMI tivesse um vice-relator — que poderia ser um nome da oposição.

Otto Alencar, que está presidindo a primeira sessão do colegiado, acatou o pedido do colega e disse que, caso fosse eleita, Eliziane poderia escolher um vice-relator.

O covarde golpe final contra uma juíza concursada, corajosa e brilhante

de um ano de perseguição, censura, difamação e maledicência, tendo seu trabalho removido, seu sustento removido, todos os seus direitos constitucionais removidos - nesta quinta-feira, 25 de maio, a juíza Ludmila obteve o golpe final

O presidente do TJMG, desembargador

A juíza de direito, doutora Ludmila Lins Grilo, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), obteve um triste e injusto desfecho em sua brilhante carreira. Depois de mais

José Arthur de Carvalho Pereira Filho estabeleceu sua aposentadoria compulsória. A doutora Ludmila levantou sua voz diante das arbitrariedades que vinham acontecendo dentro do Supremo, criticou o inquérito das fake news, expressou sua opinião

diante de toda arbitrariedade e totalitarismo implantado no país. Teve muita coragem. A coragem que falta para muitos togados e advogados que continuam sendo cúmplices desse regime autoritário que se instaurou no país. Ela disse inúmeras vezes, que não era o momento para se omitir e se calar diante dos fatos - e mesmo assim muitos covardes continuam calados. Enquanto a tirania avança, em uma escalada jamais vista. A justiça não é mais cega, e é sobre isso que a Dra.Ludmila tentou alertar - o ativismo judicial assassinou a verda-

deira jurisprudência e a sua constituição. E para que eles legitimem suas injustiças, eles devem rotular todos seus inimigos de “Bolsonaristas”, para justificar seus maus feitos - que baixeza, que decadência virou esse sistema “judiciário” partidário e ideológico brasileiro. Registro aqui minha solidariedade e agradecimento, por tudo que a Excelentíssima juíza Doutora Ludmila Lins Grilo fez pelo Brasil. O tempo se incumbirá de mostrar quem foram seus verdadeiros heróis, escreveremos essa história. Texto da jornalista Karina Michelin.

Iniciados a partir da divergência de ideias e opiniões, os conflitos são inerentes às relações humanas e acontecem em todos os ambientes de convivência social, inclusive nos espaços escolares. Embora estejam presentes no cotidiano, a resolução de conflitos de forma respeitosa e pacífica, por vezes, é desafiadora. Desde 2019, os Círculos de Construção de Paz, abordagem que estimula o diálogo, a empatia e a compreensão vêm sendo utilizados na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Como forma de qualificar educadores para a realização desta prática, a Secretaria de Educação (SMED), por meio do Núcleo de Formação Continuada, e a Secretaria de Segurança (SMS), por meio do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa (Restaura NH), vêm realizando encontros de formação em Justiça Restaurativa. Em diversas edições dos cursos, mais de 150 educadores já foram habilitados para promoverem os círculos de paz, um instrumento eficiente para a prevenção da violência, o aprendizado da convivência e a promoção da cultura de paz em suas escolas. “Este é mais um recurso disponível aos professores para trabalharem em sala de aula estimulando que os estudantes falem sobre seus sentimentos e fortaleçam os vínculos entre si”, explica a professora, psicóloga e assessora da SMED, Márion Schütz. A justiça restaura-

tiva é um modelo de resolução de conflitos que se baseia no reparo de danos, responsabilização e restauração das relações. Em vez de focar exclusivamente na punição, a justiça restaurativa busca envolver todos os envolvidos na busca de solução de problemas e reconciliação. O curso é dividido em cinco encontros e aborda os princípios e fundamentos da justiça restaurativa por meio do debate dos conceitos e técnicas utilizadas nessa abordagem. Além disso, os educadores também são capacitados a facilitar os círculos de construção de paz, ou seja, serão responsáveis por guiar a prática nas escolas.

Paz para aprender

Há sete anos na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, a professora Ana Maria Feliz Sartori, que atua nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Monteiro Lobato e Eugênio Nelson Ritzel, participou da turma anterior da formação e costuma utilizar elementos da cultura de paz nas ações pedagógicas que desenvolve. “Esta experiência foi muito rica tanto em contribuições teóricas como práticas. Um ambiente de paz é propício para a convivência e para a aprendizagem”, resume.

13 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 Geral
Arthur Maia promete investigação pública na CPMI: "Vamos descobrir por que a porta foi arrombada Divulgação Mais de 150 educadores já participaram da iniciativa que acontece desde 2019 Divulgação NOVO HAMBURGO Juíza Ludmila Lins Grilo denuncia arbitrariedades e totalitarismo no país Divulgação

José Schneider

Jornalista da

Rádio Aurora FM 87.9

Programa “Hora da manhã”

WhatsAPP: 51 8905-0500

8 de janeiro em Brasília um Teatro orquestrado!!!

Isso é tão importante que está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 da seguinte forma: Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

O congresso não deverá fazer qualquer lei a respeito de um estabelecimento de religião, ou proibir o seu livre exercício; ou restringindo a liberdade de expressão, ou da imprensa; ou o direito das pessoas de se reunirem pacificamente, e de fazerem pedidos ao governo para que sejam feitas reparações de queixas.

No Artigo 5 da Constituição Brasileira de 1988, no parágrafo sexto e nono, esse direito é garantido da seguinte forma:

É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” E “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

A representante alemã, alarmada, salientou a existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do direito internacional.

Entretanto, a nova votação da Lei da Censura e as ações do judiciário caso essa lei não seja aprovada ainda estão pendentes no Congresso. Lembremos que o controle das redes sociais foi uma das principais promessas de campanha do atual presidente, e sua equipe política expressou em várias ocasiões que fará todo o possível para alcançá-lo. Cabe às forças políticas da oposição esgotar todos os mecanismos constitucionais disponíveis para impedir que o governo atinja seu objetivo e, assim, proteger esse Direito Humano universal de todos os brasileiros.

Com Tarcísio, roubos caem em SP depois de mais de um ano

Divulgação

O reforço no policiamento em todo o estado tem resultado na redução do número de roubos em todas as regiões de São Paulo no mês de abril. A queda foi de 4,5% se comparada ao mesmo período do ano passado. Pela primeira vez em 14 meses, o total de crimes dessa natureza apresentou redução na Capital (-2,3%), Grande São Paulo (-8,3%) e Interior (-6,8%).

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a queda é fruto do aumento da produtividade policial e da intensificação das ações de patrulhamento desde o início da atual gestão. “O trabalho integrado entre as polícias tem sido fundamental para a queda nos índices. Desde fevereiro, observamos a desaceleração dos índices criminais e alta

nos números de prisões. Agora, pela primeira vez, temos a reversão dessa tendência e a diminuição desse indicador de crime patrimonial”, afirma. As operações policiais colocaram mais de 17 mil policiais nas ruas em todo o Estado para ampliar a sensação de segurança da população. Somente na região central da capital paulis-

ta, são 120 policiais a mais diariamente, sendo 80 em motocicletas para proteger os cidadãos.

Os indicadores na região também registraram redução. Na última semana, por exemplo, os casos de furto passaram de 190 para 103, a maior queda desde o início do monitoramento realizado pela gestão.

A fim de aprimorar o

policiamento e ampliar a transparência dos dados da criminalidade, a SSP criou dois sistemas inéditos que trazem todos os registros de morte no Estado e o Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso, que traz os crimes de roubos e furtos na região do 3°DP e 77°DP, assim como as ações realizadas pelas polícias.

O trabalho de inteligência da Polícia Civil tem possibilitado a tipificação de crimes como o de receptação por organização criminosa. “Há uma cadeia ilícita no crime de roubo que necessita ser combatida. Precisamos trabalhar para tornar o crime cada dia menos compensatório para o criminoso e isso será feito com a demonstração de que a atividade ilícita não ficará impune”, completa Derrite.

O presidente do Legislativo, Dioni Bandeira (SD), demonstrando preocupação com a promoção da saúde e o desenvolvimento humano por meio do esporte, encaminhou ao prefeito Kiko Hoff a Indicação 72/2023 para que o município de Portão se inscreva no Ministério do Esporte, com o intuito de obter recursos federais destinados a projetos de infraestrutura esportiva. A proposta visa atender às demandas da comunidade local e promover melhorias em diversas áreas de lazer.

A Indicação 72/2023 ressalta que os recursos federais podem ser utilizados para a construção e revitalização de espaços esportivos, desde que sejam observados os requisitos técnicos de cada política e a disponibilidade orçamentária e financeira. Dentre os locais sugeridos por Dioni Bandeira, destaca-se o Parcão, situado na Rua Porto Alegre, que tem se tornado uma referência para atividades espor-

tivas na região (conforme foto abaixo). Além disso, uma lista completa de sugestões foi apresentada.

De acordo com o presidente do Legislativo, o governo federal estabeleceu áreas prioritárias para a destinação desses recursos, incluindo a construção de uma pista de skate, cobertura de quadra, quadra coberta e campo society, piso de quadra sintético, campo de gramado sintético, iluminação de quadra, academias e aquisição de equipamentos esportivos, pista de caminhada, pista de caminhada com equipamentos de

academia/playground e reformas em equipamentos esportivos.

Dioni Bandeira destaca que Portão possui uma ampla variedade de áreas públicas de lazer que poderão ser beneficiadas com os recursos federais, caso sejam obtidos. Entre os locais mencionados estão o Parcão (Complexo Desportivo Leonel de Moura Brizola), a Praça da Estação Portão, a Praça Imbuia (São Jorge), a Praça Generoso Correa (Estrada dos Corrêa), a Praça Alvício Mattje, a Praça São Jorge (entre as Ruas Guatambu, Guajuvira, Cedro e

Carnaúba), o Projeto Social Vida (Vasquinho), a Arena Portão, o Quilombola (Campo do Goiás), a Associação de Moradores São Jorge e a Associação de Moradores Vale Verde.

Projeto "Capoeirando: Crescendo e Gingando" é sugerido para adoção em Portão

Na sessão desta terça-feira, dia 23, Dioni Bandeira também trouxe à tona a Indicação 73/2023, na qual sugere ao governo Kiko Hoff a adoção do projeto "Capoeirando: Crescendo e Gingando". Essa iniciativa tem como objetivo principal enfatizar as questões culturais de caráter popular, promovendo a cidadania, combatendo o preconceito racial e elevando a autoestima de crianças e adolescentes. Além disso, busca fortalecer a identidade social desses jovens e reaproximar a escola das culturas populares.

14 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 País
Redução expressiva de 8,3% nos roubos na Grande São Paulo indica eficácia das medidas de segurança.
Prefeitura deve buscar recursos federais para melhorar estruturas esportivas, afirma Dioni
Presidente do Legislativo encaminha Indicação para investimentos em esporte e saúde em Portão Divulgação

Promessas vazias e saúde em colapso: O Brasil à espera de soluções efetivas

Divulgação

Até o presente momento, quando sento em frente ao meu computador, fico a pensar das promessas do Sr. Luis Inácio, o País está estacionado, a saúde está na UTI, mas trazer ou voltar ao dito programa do "Mais Médicos Cubanos" com a nítida preocupação em enviar recursos do Brasil, para o regime comunista, é deplorável, até porque muitos desses que virão não médicos, é que se sabe, viram espiões, viram outros que nada tem com a saúde, considerando que a saúde em Cuba, é preventiva, coisa que no Brasil, infelizmente não acontece, não seria a preocupação só com o programa mais médicos,

mas sim, implantar um sistema de atendimento nos territórios, nos nossos bairros, vilas, favelas, locais que sabidamente foram esquecidos por esses desgovernos que se sucedem e nada de preocupação, principalmente com essa enorme parcela da população esquecida, aliás são apenas lembrados em época de eleição. Portanto, trazer médicos, é questão de política partidária e identificação do comunismo que estamos assistindo sendo implantado em nosso País, que esperamos o repúdio do povo, um sistema que não prosperou em nenhum lugar do mundo.

Por outro lado, as demais frentes foram esquecidas, incentivo a produti-

vidade foram sepultadas, parque industrial com essa insegurança dos investidores, muitas empresas fechando suas portas, pois na maior cara de pau desse desgoverno, tiveram a audácia de levar para o Supremo Tribuna Federal, matéria que já esteve em pauta há mais de 20 anos, em razão de um tratado pela OIT ( Organização Internacional do Trabalho) cabe ressaltar que lá por 1997, quando do período do Fernando Henrique foi ventilado, mas pensamos juntos, numa época de dificuldades para os empresários que têm que se debruçarem a respeito dos encargos sociais, atingindo nitidamente o princípio da segurança jurídica, em razão de ministro pedir vista, e com isso gera preocupação e afujentamento do empreendedor, se tal decisão da Suprema Corte, for favorável pela suspensão de demissão sem justa causa, é bem provável que será impactante no mercando, e aqui externamos nosso sentimento de que a parte mais prejudicada, sem sombra de dúvida é o trabalhador, que sabemos pelo CAGED ( Cadastro Geral de empregados admitidos e demitidos) que logo atingirá ou já

está em torno de 10% do desemprego em nosso País, se continuar assim, logo seremos a Venezuela, Argentina.... O povo não pode aceitar as viagens de um turista e sua patota patrocinado pelo suor e sangue do esfolado contribuinte, está na hora desse incompetente pôr em prática suas promessas, caso contrário será mais uma vez, falastrão, demagogo e mentiroso. Estarrecidos está o povo, sem expectativa de melhorias e sem esperança. Empresas fechando, desemprego aumentando e o arcabouço fiscal aprovado, ou seja, gastar ...gastar... O povo vai gritar!!

O Brasil precisa gerar oportunidades, empregos, incentivos aos investimentos, avanços tecnológicos, melhorias das rodovias, desenvolver hidrovias, ferrovias, a indústria naval, a indústria robótica, melhorias no ensino, inclusão social, a doença mental que se multiplica assustadoramente pelo País, moradia, favelas, déficit habitacional, as creches, os asilos, enfim, múltiplas demandas, por isso exigimos dos governantes que arregassem as mangas.

Bel. Valney Luiz Vargas - Cientista Político.

Vencedores do 1° Campeonato Gameplay de Jogos Eletrônicos recebem premiações

O dia foi de comemoração para três jovens estudantes na última sexta-feira, dia 12. Guilherme Fogaça, Cristiano Morais e Dyulhi Plácido receberam as premiações do 1° Campeonato Gameplay de Jogos Eletrônicos, disputado nas Bases de Ação Comunitária Integrada (BACI) nos bairros Santo Afonso e Vila Diehl, como também na Praça CEU, no bairro Boa Saúde.

Esse é o segundo dia de entrega de medalhas, já que o estudante Eduardo Gomes, primeiro colocado, recebeu o prê-

Vergonha e corrupção se entrelaçam no poder político

Em uma votação tardia e obscura na noite de terça-feira, às 23h32, foi aprovado o tão debatido arcabouço fiscal. Essa aprovação, porém, revela uma triste realidade: a falta de competência e representatividade política, além de um jogo sujo que perpetua no poder figuras como Lula, alimentando a corrupção e prejudicando ainda mais o povo.

Lula, sem freios e com recursos ilícitos, mantém-se no poder comprando políticos sujos que o apoiam em suas manobras de enriquecimento ilícito às custas do povo. A lógica é simples, mas eficaz: quanto mais dinheiro, mais políticos são comprados, resultando em mais roubos e, por consequência, mais recursos para continuar comprando políticos. É uma roda viciada que não parece ter fim.

A votação que ocorreu na Câmara dos Deputados contou com o apoio de 372 parlamentares, que irresponsavelmente deram aval a esse jogo sujo de Lula. O resultado será um rombo de pelo menos 200 bilhões de reais por ano, retirados diretamente dos bolsos do povo, além de garantir impunidade ao ex-presidente.

Diferente do es-

cândalo das pedaladas fiscais cometido por Dilma, Lula busca se blindar ao cortar suas fontes de grana. Sem dinheiro, ele não teria como comprar influências políticas. Infelizmente, muitos políticos estão envolvidos nesse esquema sujo, pois fazem parte da folha de pagamento corrupta. Essa é a triste realidade do Brasil, um país que caminha para o atraso, permitindo a continuidade dessas práticas vergonhosas. Como de praxe, a aprovação do arcabouço fiscal ocorreu na calada da noite, sem alardes, como uma forma de proteção ao descondenado Lula. É uma verdadeira doação de um cheque em branco para que ele continue comprando poder e arrastando o país para o buraco. Enquanto isso, o resto se torna mera firula, meros detalhes diante dessa situação lamentável.

É essencial que a população esteja ciente do que está acontecendo nos bastidores da política e exija transparência e responsabilidade dos seus representantes. O futuro do país está em jogo, e permitir que a corrupção se perpetue só nos levará a um destino ainda mais sombrio.

mio na última segunda-feira, dia 8. Guilherme, da Praça CEU, ficou em segundo lugar, Cristiano, da BACI Santo Afonso, em terceiro, e Dyulhi Plácido recebeu o destaque para

única participação feminina. O cronograma de entrega começou pela manhã e seguiu à tarde.

“O projeto Gameplay vem com uma proposta de inclusão digital e so-

cial, aos jovens em vulnerabilidade social do nosso município, através do entretenimento, convivência e formação, demonstrando que tecnologias são acessíveis para todos nós”, explica o diretor da Unidade de Gestão de Programas de Prevenção a Violência (UGPPV), Daniel Bota. “A proposta da Prefeitura também vem demonstrando que a Internet e as tecnologias, bem utilizadas, são uma ferramenta superpotente para a dissimulação da cultura de paz”, conclui.

15 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 País R U A S A P I R A N G A 4 4 - C A N U D O S - N O V O H A M B U R G O / R S 2 6 . M A I 2 3 H
A urgência de gerar oportunidades e incentivos para o
APROVAÇÃO DO ARCABOUÇO FISCAL:
Lucas Backs, da Secretaria de Administração, Guilherme Fogaça (2° lugar) e o diretor Daniel Bota durante a entrega da premiação na BACI Santo Afonso Divulgação

Governo assina Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas na Vitivinicultura do RS

(conforme previsto em legislação) e solicitar o comprovante de registro do trabalhador e a apresentação de controle de jornada de trabalho dos empregados.

Ogoverno do Estado assinou, na quarta-feira (24/5), o Pacto pela Adoção de Boas Práticas Trabalhistas na Vitivinicultura do Rio Grande do Sul, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e à Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho), em solenidade realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar

Sossella, compôs a mesa no evento representando o governador Eduardo Leite.

A ação busca promover o trabalho decente e aperfeiçoar as relações e condições trabalhistas no setor. Para isso, o pacto orienta que os signatários adotem algumas medidas, como verificar a regular constituição da empresa contratada e a sua capacidade econômico-financeira, certificar de que os alojamentos e locais de refeição estão adequados

Sossella lembrou a atuação do governo após a descoberta de casos de trabalho análogo à escravidão no Estado. “Fizemos a busca ativa dos trabalhadores e prestamos assistência para o recebimento de indenizações, seguro-desemprego especial e reinserção no mercado”, disse. Além disso, citou o acordo de cooperação técnica assinado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em março, para intensificar a fiscalização e a promoção de políticas públicas

para prevenção de novos episódios.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o ato é uma oportunidade de identificar os problemas

existentes e solucioná-los. “Nossa missão é eliminar essa situação. Não aceitamos um trabalho degradante, precário, que leve a uma condição similar à escravidão”, afirmou. O ministro ain-

da frisou que fez questão de vir ao Rio Grande do Sul para assinar o pacto. “Precisamos ser parte do processo de construção de um movimento na sociedade brasileira”, pontuou.

16 Edição 480 • 26/5 a 1/6 de 2023 País
Pacto firmado define que signatários devem adotar medidas para garantir boas condições de trabalho no setor
Divulgação
Governo do RS firma acordo com Ministério Público do Trabalho para intensificar fiscalização e prevenção de abusos
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.