0509 Jornal Regional - 26.07.24

Page 1


Distribuição gratuita e venda nas bancas autorizadas

Prefeito Juninho reabre Aldeia de Arcozelo com Festival de Teatro e Inauguração das Obras de Revitalização

Cineclube do Alferes promove acessibilidade e cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo 18 espetáculos gratuitos serão apresentados no 47º Festival da FETAERJ

PÁGINA 5

PÁGINA 8

RioPrevidência poderá conceder empréstimo consignado

PÁGINA 2

7

Kombi levou cinema gratuito e animou as férias das crianças de Miguel Pereira e Paty do Alferes

PÁGINA 9

Gotas de Nanquim Árvores que choram!

PÁGINA 6

Clarissa Huguet Há pouco descobri o clitóris

PÁGINA 9

PÁGINA 2

Edição 509, sexta-feira, de 26 de julho a 1º de agosto de 2024

EDITORIAL AGORA É LEI:

A GUERRA REGIONAL

Oriente Médio mira no mesmo alvo

Aarrogância de Netanyahu uniu o Oriente Médio contra Israel, assim como a arrogância norte-americana/ OTAN uniu China e Rússia, coisa que a intensa atividade diplomática de Henry Kissinger tentou que não ocorresse. Israel sabe que nunca mais terá paz e que, de um modo ou de outro, tornou inviável a sua permanência na região. Tanto é que milhares de israelenses vêm deixando o país.

Os judeus que ocuparam aquele território, enganados pelos mesmos sionistas que se utilizaram deles na II Guerra Mundial, agora, começam a perceber que não é tão seguro viver como “vizinho indesejado”.

O “apoio” do Reino Unido e EUA a Israel é opaco e não tem um alvo específico. Matar civis por vingança apenas vai unir mais e mais os países da região contra um Israel que pediu para ser odiado e é.

Na imprensa do Irã

As forças armadas do Iêmen atacaram a cidade portuária de Eilat, no sul dos territórios ocupados por Israel, e também um navio americano e um israelense no Mar Vermelho em resposta a ataques do regime ao país árabe.

O porta-voz das forças, Brigadeiro-General Yahya Saree, anunciou que a operação foi

bem-sucedida. Além disso, as forças iemenitas atacaram instalações civis na província de al-Hudaydah, matando três pessoas e ferindo mais de 80, em resposta aos ataques israelenses contra os territórios palestinos. Também realizaram um ataque com drones perto das instalações consulares dos EUA em Tel Aviv, resultando em uma morte e 10 feridos. Desde outubro de 2023, o Iêmen tem atacado os territórios ocupados e embarcações israelenses em apoio aos palestinos. Eles prometeram manter as operações enquanto o regime mantiver a guerra e o cerco à Faixa de Gaza. O ataque israelense à Gaza resultou em milhares de mortes e feridos palestinos, principalmente mulheres e crianças.

Nota do observador distante, Wellington Calazans

A propaganda que foi derrotada na Ucrânia será posta em cheque mais uma vez. Agora, no Oriente Médio, vamos ver que - assim como a UcrâniaIsrael terá um fim desastroso. E não foi por falta de aviso. Acrescente a isso o desejo de vingança dos muçulmanos, pois o genocídio de Israel contra os palestinos não será perdoado jamais.

Wellington Calazans é jornalista, colunista da tv portuguesa e, atualmente, mora na Suécia.

RioPrevidência poderá conceder empréstimo consignado

ORioPrevidência poderá realizar estudos que viabilizem a realização da concessão de operações de créditos consignados aos seus segurados. A autorização consta na Lei 10.411/24, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSD), que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo.

A norma deverá seguir a Emenda Constitucional Federal 103/19, que regulamenta o novo regime de previdência social brasileiro.

“A norma federal autorizou os regimes próprios de previdência a realizar operações de empréstimo consignado aos seus segurados. Vislumbra-se que tal iniciativa possa trazer benefícios, tanto para os segurados, quanto para a

autarquia responsável por administrar os recursos previdenciários. De um lado, o baixo risco da operação, tende a permitir que o segurado possa acessar o empréstimo a juros mais baixos que os praticados pelos bancos privados. Por outro lado, as operações podem propiciar ao RioPrevidência a obtenção de ganhos financeiros superiores àqueles auferidos nas aplicações hoje utilizadas”, declarou Luiz Paulo.

Veto parcial O governador vetou um artigo da medida; o trecho que determinava prazo de 180 dias para que o RioPrevidência publicasse estudos sobre o tema. Segundo Castro, a estipulação deste tipo de prazo é competência exclusiva do Executivo. Alerj

Estamos trabalhando remotamente
Mauro de Alvarenga Peixoto Editor Responsável

Arnaldo,

Em um importante boteco da região, um cliente pediu uma coxinha de galinha e perguntou se ela tinha sido feita “hoje”.

Honesta, a atendente disse que tinha sido feita “ontem”.

Então ele perguntou como fazer para comer alguma coisa feita “hoje”.

Ela foi cartesiana:

- É só o senhor vir amanhã, que vai comer os sagados feitos hoje!

Pode isso, Arnaldo!?...

Maisa Bizerra completou um mês de vida, e a comemoração dos pais e amigos foi com um lindo Arraiá. Parabéns, Maisa!

A C ONTECEU, V IROUNOTÍ C I A

Fatos e flashes da região

Aline, senhora Talles, em grande estilo, em mais uma maratona.
Gugu e Adriana, curtindo o fim de semana na mansão da Pedro II.
O advogado trabalhista José Nunes com o deputado comunista e constituinte Aldo Arantes.
Final feliz para os músicos Susi Peres e Chileno!
Enilda com a deputada e ex-governadora Benedita da Silva.

deisterprof2@gmail.com

Para construir a sede de sua fazenda, o pioneiro sertanista Garcia Rodrigues Paes, construtor do Caminho Novo (a ser estudado futuramente), avaliou cinco colinas da área ribeirinha, optando por uma que se erguia a cavaleiro do remanso do rio Paraíba e bem junto à área que todos chamavam de Praia da Barca. Tem-se como certo que, por cerca de 150 anos, o termo Casa Grande designou o morro que abrigava a sede de sua propriedade, em cujas dependências continuaram a viver a esposa Maria Pinheiro da Fonseca e seus filhos após a morte de Garcia em 1738. Essa denominação histórica foi abandonada tão-somente em 1836, quando a Câmara de Vereadores proibiu no local a edificação de novas casas em razão de o cemitério da fazenda se encontrar desprotegido, servindo para a invasão e pastagem de animais de todos os tipos.

Na então rudimentar, mas ampla fazenda da Paraíba, parte da árdua tarefa de aproveitamento do solo inculto e também da colonização de suas glebas coube a um cunhado de Garcia – o também bandeirante Domingos Rodrigues da Fonseca Paes Leme – que, da mesma forma, desejava participar das obras de abertura pelas montanhas de uma via mais curta que pudesse, em definitivo, conectar o Rio de Janeiro às desejadas minas de ouro.

Por mais incrível que possa parecer, foi determinada, pelos primeiros administradores do local, uma proibição de se levantar qualquer tipo de casa no morro da Casa Grande, o que levou suas terras a se tornarem devolutas e praticamente sem utilidade, sendo que, em 1880, aquele nome centenário e tão importante já se encontrava totalmente esquecido pelos moradores da vila que crescia a olhos vistos.

Posteriormente, com a criação do município, em 15 de janeiro de 1833, o morro da Casa Grande passou a abrigar a Câmara Municipal no interregno 1833-1841. Lembremos ainda que, entre os anos de 1834 e 1848, um dos amplos cômodos dessa casa legislativa também serviu de guarda para o Sacrário da Matriz, o mesmo que era venerado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída por Pedro Dias Paes Leme sobre o túmulo de Garcia, seu pai, a qual fora deixada de lado pela família quando de sua imigração para o Rio de Janeiro. Uma vez que as ruínas desse templo já não se mostravam mais em condições de resguardar o Sacrário, este então foi transferido para a Câmara à espera de uma solução mais racional.

PARAÍBA DO SUL, NO TEMPO E NA HISTÓRIA

Caravana de Tropeiros pelo Sertão

A Praia da Barca, a casa grande e os limites do Sertão

A segunda Igreja de Nossa Senhora da Conceição, erguida exatamente sobre o jazigo de Garcia Rodrigues Paes, ganhou sua consagração como Matriz em 1756, quando da criação da Paróquia da Conceição da Virgem e dos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo. O templo atual – um dos maiores da região de Paraíba do Sul e quiçá do território sul fluminense–teve suas obras iniciadas em 1860 e concluídas em 1882, localizando-se no coração da cidade paraibana.

O antigo “Sertão da Parahyba”, pelo sul, alcançava a Serra do Mar (descida no ano de 1699 pela primeva picada aberta por Garcia e companheiros), enquanto que para leste – no ano de 1724 – estabelecia divisa direta com o Caminho do Major Bernardo Soares Proença. Registre-se que essa via de penetração, a partir de Inhomirim, possibilitou a ocupação do território hoje coberto pelo de Petrópolis.

Para oeste, o Sertão alongava-se para as glebas onde nasceriam décadas depois as roças de Paty do Alferes (provavelmente derivadas dos rossios deixados por Garcia quando de sua passagem por aquela zona em 1704), Barreiros (posteriormente Estiva e atual Miguel Pereira), Sacra Família do Caminho Novo do Tinguá, Vassouras, Nossa Senhora da Glória de Valença

e Santa Tereza (hoje Rio das Flores). Em relação ao sentido norte, as terras paraibanas seguiam até as águas do rio Paraibuna, nas terras então designadas pelos paulistas como Sertão da Mantiqueira de Baixo. Daí, alongava-se um imenso vazio até Campos, no chamado Sertão dos Goytacases, espaço livre e fértil onde viria à luz, em 1786, o Arraial de Cantagalo.

O primeiro proprietário a se instalar no Sertão depois de Garcia – no ano de 1703 – foi José Ferreira da Fonte, Secretário do Governo da Capitania do Rio de Janeiro, o qual, entretanto, ali nunca pôs seus pés. De qualquer forma, torna-se importante citá-lo neste trabalho pelo fato de que, bem cedo, verificou-se naquela fértil área uma intensa especulação imobiliária, cuja consequência mais imediata foi a cessão a José Ferreira da Fonte de uma fazenda nas cercanias do Sertão da Paraíba, logo denominada Fazenda do Secretário em função de seu cargo no Governo da Capitania, titulação que, a propósito, logo foi aposta ao rio que corta o vale da propriedade e que configura um afluente do rio Fagundes.

Homem de enorme influência pessoal, e extremamente hábil nas lides políticas, José Ferreira alcançou a prestigiosa função de preposto do governador Aires de Saldanha durante as

negociações de compra de uma sesmaria entregue em 1728 a um Coronel das Ordenanças da Vila de Parati. A grande propriedade do governador – adequadamente batizada por ele de Fazenda do Governo e assim consagrada pelo Sertão – veio a sofrer diversos repasses de venda desde sua implantação, passando até mesmo por cerca de seis negociações entre seus vários proprietários e com isso perdendo, paulatinamente, muito de sua glória histórica e de sua beleza arquitetônica.

Por seu turno, a Fazenda do Secretário José Ferreira da Fonte, localizada bem ao sul do Arraial de Sebollas, viu-se contemplada com ótimas ampliações quando, em 1734, seu dono recebeu nova sesmaria de légua em quadra (aproximadamente 40 m²) junto ao divisor com o rio Piabanha, transformando-a de imediato numa próspera e respeitável herdade por cuja periferia passava o Caminho do Proença.

Com a morte de José Ferreira da Fonte, a fazenda foi repassada, como herança, a seu filho Antônio Pegado de Carvalho, razão pela qual a mesma iria ser conhecida por longo tempo como Fazenda do Alto do Pegado e cuja importância histórica para a nossa região será amplamente focalizada quando estudarmos os detalhes de criação da Variante do Proença em item futuro.

Prefeito Juninho reabre Aldeia de Arcozelo com Festival de Teatro e Inauguração das Obras de Revitalização

18 espetáculos gratuitos serão apresentados no 47º Festival da FETAERJ

Omunicípio de Paty do Alferes estará imerso em cultura neste final de semana, com a reabertura do maior complexo cultural da América

Latina – a Aldeia de Arcozelo. A celebração começou com uma apresentação gratuita do Festival do Vale do Café, na sexta-feira (26), e com o início do 47º Festival de Teatro Fetaerj – Prêmio Paschoalino, que ocorrerá até o dia 3 de agosto, apresentando 18 espetáculos de grupos de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro.

Fundação da Aldeia

Após 10 anos, o festival retorna à cidade e marca a reabertura da Aldeia, fundada pelo dramaturgo e embaixador Paschoal

Carlos Magno (em 1965), e que vem sendo revitalizada pela prefeitura de Paty em parceria com a Funarte.

Congo e Marianna

Crioula

Vale dizer que foi na Aldeia de Arcozelo, onde existiu a Fazenda Freguesia, que Manoel Congo e Marianna Crioula foram escravizados e lideraram a maior fuga de homens, mais de trezentas mulheres, crianças e idosos escravizados por séculos. É uma carga muito grande de história viva há mais de 200 anos. Essa é a importância daquela parcela do território de Paty do Alferes e de que as novas gerações começam a tomar posse.

Eventos gratuitos

O evento, totalmente gratuito, terá apresentações em horários fixos: 14h30, 16h30 e 20h30. Além das peças teatrais, o festival incluirá três apresentações musicais. A iniciativa é uma parceria entre a Fetaerj, a Funarte e a Prefeitura de Paty do Alferes, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, acolher talentos e valorizar a arte. Das 18

apresentações, cinco são de companhias convidadas e 13 concorrem ao Prêmio Paschoalino.

Prefeito

O prefeito Juninho Bernardes expressou sua satisfação com essa conquista: “Estou muito contente de estarmos entregando mais esta obra para a população de Paty. Com recursos municipais, conseguimos revitalizar este importante complexo cultural na América Latina. Vamos entregar a revitalização do Teatro Renato Viana, do Bistrô Poema Bar, da Sala de Administração da Galeria Pancetti e do Salão de Artes. Essa parceria com a Funarte é essencial para a cultura e o turismo de nosso município. Em breve, vamos inaugurar na Aldeia uma escola moderna e espaçosa, que atenderá estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Também está em nosso projeto a criação do Museu Manoel Congo e Marianna Crioula, um espaço que permitirá ao público conhecer mais sobre esses dois personagens históricos que marcaram seus nomes na história de Paty e do Rio de Janeiro. No total, já investimos mais de R$7 milhões neste rico espaço onde Paty respira cultura, história e educação”, conclui.

A PROGRAMAÇÃO

Dia 26/7 (Sexta-feira)

18h – Tambores de Aço (Festival Vale do Café)

Show Musical

19h – Silvério Pontes Quinteto (Festival Vale do Café)

Show Musical

20h30 – Cerimônia de Inauguração da Reforma e Revitalização da Aldeia Arcozelo.

Abertura do Prêmio Paschoalino 2024, com apresentação do espetáculo convidado A Farra do Boi Bumbá (Os Ciclomáticos –Rio de Janeiro- RJ)

Dia 27/7 (Sábado)

14h30 – O Tesouro de Maria Operários da Arte – Maricá

16h 30 – Poesia Per-Ambulante

Gira Cia Andante – Paty do Alferes

20h30 - Folhetim Cochicho na Coxia – Mesquita

Dia 28/7 (Domingo)

14h 30 - Um Para Dormir, Um Para Sorrir, Um Para Trabalhar. Cápsulas de Retoque Sintético

Celeiro das Artes – Paty do Alferes

20h30 – Manual de Sobrevivência da Mulher do Século XXI Coletivo Vênus – Nova Iguaçu

Dia 29/7 (Segunda-feira)

14h30 – Animagia

Sorriso Feliz – Cabo Frio

20h30 – Nada Me Aflige Made in Favela Contrabando de TeatroRio de Janeiro

Dia 30/7(Terça- feira)

14h30 – Novo Velho ou Quem é Velho Aqui?

CTI – Rio de Janeiro

20h30 –Toda Margem Tem um Centro ou Opressões Diárias que nos Atravessam

Genne Insanno – Araruama

Dia 31/7 (Quarta-feira)

14h30 – Suaíle

Três por Quatro – Três Rios 20h30 – Nictofobia

Vilellarte Produções – Nova Iguaçu

Dia 01/8 (Quinta-feira)

14h30 – Casa 793 - Casa Dois Cia de Teatro – Araruama

20h30 – Eu-Ana – Coletivo Gozo-Pranto – Rio d e Janeiro

Dia 02/8 (Sexta-feira)

14h30 – Uma - EPA – Rio de Janeiro

16h30 – Mundo Não É o Bastante – Cucaracha e Theobalda – Petrópolis e Rio de Janeiro

20h30 – Stress Com Finesse Grup o Etapa – Paty do Alferes

Dia 3/8 (Sábado)

14h30 – A Segunda Vida (Cena Curta)

Jussara Machado e Maria Angélica – Paty do Alferes

16h30 – Grupo Caaipura – Lançamento de CD Paty do Alferes

20h30 – Cerimônia de Premiação/Encer ramento

GOTAS DE NANQUIM

Árvores que choram!

Quando a Cultura resiste

Por um instante, pude observar as lágrimas das árvores que caíam lentamente, como num jogo de cena dirigido pela paixão sob a forte luz da alma e do coração. Por um instante, observei, no céu cinzento, triste, um flash do olhar de Paschoal Carlos Magno observando o vaivém das ladeiras, o desmontar dos cenários, as bagagens, enfim... a despedida.

Por um instante, observei uma tristeza imensa, um aperto no peito, sorriso de esperança, porque, ao sair da Aldeia de Arcozelo, todos tiveram a certeza da volta em breve! É assim sempre! Ficou um rastro de saudade, laços reforçados de amizade, discussões e crescimento do teatro e um conforto para as árvores que choram. Elas, imóveis, envelhecem testemunhando o passar do tempo que passa na Aldeia, do vaivém das pessoas, dos artistas... Nós envelhecemos com o amadurecimento que a vida proporciona! As árvores choram como todos nós que vivemos intensamente dez dias de pura emoção! E como é bom!

(Crônica escrita no final de um dos festivais da FETAERJ, na Aldeia de Arcozelo, há mais de 10 anos)

MARCELO BASBUS MOURÃO é advogado, ator, autor e diretor de teatro. Instagram @marcelobasbusmourao | e-mail mbmourao@hotmail.com Facebook Marcelo Basbus Mourão

Trabalho da associação de catadores de Paty faz município economizar

Cada tonelada

que a associação dos catadores recolhe da população é uma tonelada a menos que a prefeitura paga ao aterro sanitário de Vassouras

Em Paty, a coleta seletiva de materiais recicláveis é feita pela Associação de Catadores de Amigos da Natureza, que é formada por 12 integrantes e que vem contribuindo de forma decisiva não apenas para melhoria do meio ambiente, mas também para a economia dos cofres municipais.

Para cada tonelada recolhida de papel, papelão, garrafa pet, ferro, alumínio, caixinha de tetrapak - tipo caixa de leite etc., a prefeitura deixa de gastar com transporte e descarte do lixo no aterro sanitário de Vassouras. Quanto mais a população separar (em casa) o material reciclável do lixo comum, mais emprego será gerado, mais renda na associação dos catadores e mais qualidade de vida para os membros da associação, além de estar contribuindo para um meio ambiente equilibrado e socialmente mais justo.

Óleo de cozinha usado

O óleo de cozinha das frituras domésticas, comerciais e industriais, como os restaurantes e padarias, tem um peso importante na receita da associação dos catadores, especialmente a de Paty, porque, depois do óleo coletado, ele é limpo e filtrado, ele tem um importante valor agregado quando vendido para os fabricantes de sabão, uma vez que o sabão em pasta, por exemplo, só pode ser feito com o óleo usado, queimado.

O descarte inadequado desse produto, seja pela pia, ralo, vaso sanitário ou no solo, é péssimo. Na rede de esgoto, o descarte irregular do óleo de cozinha impacta diretamente o saneamento básico, provocando obstrução do encanamento com camadas de gordura, acúmulo de sujeira e atração de pragas urbanas que podem disseminar doenças. No solo, o óleo impermeabiliza a terra, podendo causar enchentes, além da contaminação dos lençóis freáticos. Sua decomposição nos aterros sanitários libera gás metano, que é altamente poluente.

Iguá apoia a associação dos catadores Recentemente a Iguá

Associação de Catadores de Paty

Saneamento firmou um importante apoio com a associação que vai gerar receita para a associação dos catadores - o meio ambiente agradece. A Iguá disponibilizou dois endereços em Paty e dois em Miguel Pereira, para que a população entregue, em garrafas PET, seu óleo de cozinha usado.

A associação

A associação de catadores completou 11 anos de dedicação a Paty do Alferes. Ela foi criada em 2013 e, desde 2018, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que sede o local, caminhão, prensa e balança. A associação é dirigida pela Jaqueline como presidente, Eduardo tesoureiro, Antônio vice-presidente e a Denise secretária da entidade.

Secretário de Meio Ambiente de Paty Segundo o secretário de Meio Ambiente de Paty, André Dantas Martins, “o programa de Coleta Seletiva Solidária teve início em outubro de 2018, em apenas 4 bairros, e coletava-se uma média de 4 toneladas/mês. Atualmente, são 17 bairros, onde são atendidas 4.120 residências e coletamos cerca de 18 toneladas/mês de materiais recicláveis. As 4.120 residências representam 49,7% dos domicílios atendidos com a coleta porta a porta. Em 2023, o valor da renda anual com a comercialização dos recicláveis ultrapassou R$ 80 mil reais/ano. A Associação possui 12 associados e recebe, mensalmente, o valor de R$ 12.540,00 (subsídio), através de con-

Ao centro Jaqueline, presidente da associação, com Valcirene (E) e Denise (D) membras da Associação de Catadores de Paty

trato com a Secretaria de Meio Ambiente, conforme dispõe a Lei Federal nº 12.305/2010”.

Governo Federal Semana passada, o governo federal anunciou, quase meio bilhão de reais para incentivo às associações de catadores de materiais recicláveis, pela importância da atividade destas

Associação de Catadores de Paty

associações pelo país. Existe, inclusive, o desafio de chegar aos catadores que ainda não estão associados, que estão nas ruas prestando relevante serviço ambiental à sociedade, aguentando as intempéries do dia a dia.

Para o governo federal, os catadores não são apenas catadores de matérias recicláveis, mas agentes de transformação social e ambiental contribuindo, diariamente, para a preservação do meio ambiente, para a economia circular e para a inclusão social. São homens e mulheres que estavam à margem do sistema formal de emprego e que desempenham uma atividade essencial na cadeia produtiva da reciclagem, promovendo a sustentabilidade, reduzindo os impactos ambientais.

Na ocasião, o presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei de Incentivo à Reciclagem. O decreto instituiu os certificados de crédito de reciclagem, de logística reversa de embalagens e de crédito de massa futura no âmbito dos sistemas de logísticas reversas.

Tião Santos, presidente do Movimento Eu Sou Catador Segundo Tião Santos, presidente do Movimento Eu Sou Catador, do Rio de Janeiro, “são os catadores do Brasil que que contribuem para 90% do material reciclável que chega na indústria. O Brasil não é o maior reciclador de latinha de alumínio do mundo por acaso. As latinhas não têm pernas para caminhar sozinhas. Isso é fruto do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. Reciclagem é um avanço da cidadania ambiental, um avanço de uma sociedade justa e igualitária” , disse Tião Santos em solenidade, no Palácio do Planalto, com o presidente Lula, por ocasião da assinatura do decreto que regulamenta a Lei de Incentivo à Reciclagem. O decreto institui os certificados de crédito de reciclagem de logística reversa de embalagens e de crédito de massa futura no âmbito dos sistemas de logísticas reversas.

Tião Santos e o presidente Lula no Palácio do Planalto

Cineclube do Alferes promove acessibilidade e cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo

OCineclube do Alferes, é uma iniciativa cultural local, está fazendo a diferença na comunidade com o apoio da Lei Paulo Gustavo, e está no seu segundo ano de existência. Com recursos provenientes dessa lei, o cineclube tem se dedicado a projetos que promovem a acessibilidade e enriquecem a vida cultural dos moradores da região de Miguel Pereira e Paty do Alferes.

Acessibilidade em Foco

Uma das principais conquistas do Cineclube do Alferes foi a aquisição de uma cadeira de rodas adaptada para o Centro Cultural Maestro José Figueira. Essa cadeira agora

AGORA É LEI:

está disponível para uso durante as sessões de cinema e outros eventos culturais realizados no Centro. Com essa iniciativa, o cineclube busca garantir que todos tenham a oportunidade de participar e desfrutar das atividades culturais oferecidas.

Programação

Diversificada

Além da preocupação com a acessibilidade, o Cineclube do Alferes tem investido em uma programação diversificada que atenda diferentes públicos, de crianças à idosos. Durante o ano de 2024, foram exibidos diversos filmes escolhidos tanto pela população local, como pela comissão gestora do projeto. Tudo isso

é possível graças aos recursos da lei de incentivo, que permite a realização dessas atividades de forma gratuita para a comunidade.

Depoimentos dos espectadores Silvana Almeida

Silvana, frequentadora do cineclube, compartilhou sua experiência: “O Cineclube do Alferes chegou para nos fazer viajar na arte, nos proporciona vivenciar emoções e histórias que contribuíram com nossa construção enquanto sujeito...”

Elizeu Silva Elizeu, é instrutor de capoeira e responsável pelo projeto social Capoeira no Lago, declarou: “Foi maravilhoso poder levar as crianças e as famílias para assistir alguns filmes no Cineclube do Alferes. Para alguns foi a primeira

Parcelamento de dívidas de IPVA em 12 vezes sem juros

O programa “IPVA em Dia” permitirá o parcelamento dos débitos dos exercícios dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023

OPoder Executivo está autorizado a criar o programa “IPVA em Dia”, permitindo o parcelamento de impostos atrasados em até 12 vezes sem juros. A autorização consta na Lei 10.433/24, de autoria original do deputado Luiz Paulo (PSD), que foi sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha, e publicada no Diário Oficial do Executivo.

O programa permitirá o parcelamento dos débitos dos exercícios dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023. O ingresso ficará condicionado ao deferimento prévio do pedido, por parte da autoridade competente, e ao pagamento do valor da primeira parcela. O proprietário também deverá ter pago o IPVA referente ao ano de 2024. Os valores de cada parcela serão regulamentados pelo Executivo. O pedido de ingresso poderá

ser apresentado até o dia 29 de novembro de 2024. Autor da proposta, o deputado Luiz Paulo comentou que o projeto tem o objetivo de facilitar o pagamento dos impostos e, assim, aumentar a arrecadação. “O índice de inadimplência do IPVA está superior a 35%. Então é um programa que, quando implantado e devidamente regulamentado pelo Poder Executivo, facilitará a vida do usuário, mas também servirá para melhorar as re-

ceitas dos cofres públicos estaduais e dos municípios que estiverem emplacando cada um dos veículos que recorrerem ao programa”, explicou.

A quitação do valor devido, seja à vista ou em parcelas, permitirá que o proprietário do veículo possa realizar o licenciamento anual do veículo no exercício de 2024, conforme o calendário de licenciamento publicizado pelo Detran. Um trecho da lei, vetado pelo governador

em exercício, permitia que o licenciamento já pudesse ocorrer com o pagamento da primeira parcela. Na justificativa do veto, Pampolha explicou que a medida não pode ser permitida em decorrência de decisão do Supremo Tribunal Federal, na ADI 2.988/DF, que entende que o veículo só será licenciado com a quitação de todos os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo,

experiência num cinema, vai marcar a vida deles.”

Reconhecimento e gratidão

O Cineclube do Alferes expressa sua gratidão à comunidade e à Lei Paulo Gustavo por tornar essas iniciativas possíveis. Rafael Simão afirma: “Estamos comprometidos em continuar promovendo cultura, inclusão e diversão por meio do cinema. Agradecemos a todos que apoiam nosso trabalho.”

A próxima sessão de cinema está agendada para dia 22 de agosto. A escolha do filme será divulgada pelas mídias sociais do projeto: instagram.com/ cineclubedoalferes/ e facebook.com/groups/ cineclubedoalferes.

to e ajuizado, o imediato prosseguimento da execução fiscal.

independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.

Cancelamento

A inadimplência das parcelas, por três meses consecutivos ou alternados, acarretará o cancelamento do parcelamento, além do descumprimento de outras condições estabelecidas na regulamentação a ser feita pelo Executivo. O parcelamento também será cancelado caso não seja apresentada uma declaração de desistência da restituição de quantias já pagas e de eventuais impugnações, defesas e recursos apresentados no âmbito administrativo.

A rescisão do parcelamento acarretará, em se tratando de crédito não inscrito na dívida ativa, a inscrição e o ajuizamento da execução fiscal; em se tratando de crédito inscri-

Nos casos de ações judiciais propostas pelo devedor, a adesão à lei, com o pagamento do crédito, importará em imediata extinção das ações, com julgamento do mérito, arcando o devedor com as custas judiciais de baixa, e renunciando a quaisquer honorários sucumbenciais.

Também assinam a lei como coautores os deputados Claudio Caiado (PSD), Tande Vieira (PP), Fred Pacheco (PMN), Tia Ju (REP), Vinícius Cozzolino (União), Lucinha (PSD), Munir Neto (PSD), Martha Rocha (PDT), Célia Jordão (PL), Giovani Ratinho (SDD), Carlos Minc (PSB), Val Ceasa (Patriota), Franciane Motta (Pode), Carlos Macedo (REP), Chico Machado (SDD), Renan Jordy (PL), Elika Takimoto (PT), Fabio Silva (União), Brazão (União), Wellington José (Pode), Andrezinho Ceciliano (PT), Felipinho Ravis (SDD), Marcelo Dino (União) e Samuel Malafaia (PL), além do deputado licenciado Anderson Moraes (PL).

Há pouco descobri o clitóris

Por que eu nunca aprendi isso?

Eu tenho trinta e oito anos e descobri há pouco que o clitóris é muito mais do que aquela bolinha bem sensível que fica para fora na minha vulva – glande o nome, não é? Quando me mostraram a foto dele, não acreditei! É uma estrutura grande para dentro do meu corpo e ainda abraça o meu canal vaginal! Por que eu nunca aprendi isso? Aliás, por que não me ensinaram que ele é o meu órgão do prazer e não a minha vagina, como sempre acreditei? Será que é por isso que eu quase não

me toco? E também nem sei ao certo se já tive um orgasmo? Eu não me importo com a masturbação porque não sei me tocar. Me disseram que só melhoramos com a prática, explorando nossa vulva com carinho. Mas eu não tenho carinho pela minha vulva. Ela é feia. Meus lábios são assimétricos e estão ficando escuros com o tempo. Não gosto dela.

Minha vida sexual é morna. Não tenho desejo sexual pelo meu parceiro. Nós até transamos, mas é sempre meio monótono e sem novidades. O sexo oral é um tédio e fico constrangida porque ele pode achar minha vulva feia. Transamos sempre de luz apagada, me sinto melhor deste jeito. Não tenho coragem de falar com ele sobre isso; até porque, eu não saberia explicar muito bem sobre como eu gosto, não sei do que gosto.

Uma vez tentamos sexo anal, mas, nossa, como doeu! Eu não estava muito excitada ainda, ele usou cuspe ao invés

Clarissa Huguet é bacharel em Direito, mestre em Direito Internacional pela Universidade Utrecht, pós-graduada em Educação Sexual pela Unisal e idealizadora do perfil no Instagram @sexualize_se - Contato (21) 99701-7225

@ANASTASIAARTEYEVA

de lubrificante e introduziu o pênis rápido, sem me dar a chance de me acostumar. Não quis mais. Virou um grande tabu. E é uma pena, porque eu acredito que pode ser muito prazeroso. Talvez um dia, de outra forma, a gente tente de novo... Nossa intimidade foi diminuindo. Nós rimos menos, nos estressamos mais. Lembro que no início era tão divertido! Agora sinto que há um abismo de silêncio entre nós onde a conexão se perdeu. Onde foi parar o beijo de língua? Não aguento aquele estalinho

sem graça. E assim seguimos, cada dia mais distantes dentro da nossa própria bolha. Fiz aqui neste texto um apanhado de situações que recebo com frequência de mulheres. Você se vê em algum destes casos? Pode me descrever ou mandar um WhatsApp com outras vivências além destas que faz você se questionar sobre o seu prazer, relacionamento e intimidade com a parceria?

Número para contato: (21) 99701-7225 WhatsApp

Kombi levou cinema gratuito e animou as férias das crianças de Miguel Pereira e Paty do Alferes

Caravana cultural com cinema itinerante, o Cine Caravana do Sonho, está no Vale do Café com sua Kombi Estrela, para espalhar cultura acessível e gratuita nas férias da criançada.

Com a exibição pública do longa-metragem Tainá – a Origem, dirigido por Rosane Svartman, o projeto chegou aos municípios Miguel Pereira (19/7, 6ªf); e Paty do Alferes (21/7, dom), sempre às 18 horas, com acessibilidade em libras, legendas e audiodescrição.

Incentivos culturais

Projeto do grupo teatral Gira Cia Andante – @giraciaandante –, o Cine Caravana do Sonho já passou pelas cidades de Paulo de Frontin e Mendes (25 e 26/6), com incentivo do Governo Federal, do Ministério

da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Ao final da circulação, oficinas de produção cultural para criação de projetos itinerantes serão oferecidas nos formatos presencial e online.

A Caravana do Sonho é um projeto contínuo do

grupo teatral Gira Cia Andante realizado desde 2018. Já atuou em mais de trinta cidades, com um público total de mais de oito mil espectadores. Tem como proposta a democratização de produtos culturais para pessoas de todos os lugares: das pequenas, médias e grandes cidades, comunidades rurais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, dentre outras.

Todas as atividades da Caravana do Sonho são oferecidas gratuitamente em espaços públicos e/ ou comunitários – circulação que acontece com a Kombi Estrela, que é a Sede Itinerante da Gira Cia Andante. Dessa forma, a Kombi Estrela transforma o espaço público em um ambiente cultural aberto e democrático.

SINOPSE

Tainá – a Origem é um filme para toda a família, que passa uma mensagem de amor e respeito ao meio ambiente e aos seus ecossistemas, a partir das aventuras da menina indígena Tainá, que, abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore, ainda bebê, é salva pelo velho e solitário Pajé Tigê, que passa a cuidar dela. Cinco anos depois, a menina encara os malfeitores da floresta e desvenda o mistério de sua própria origem. O longa-metragem de Rosane Svartman, tem roteiro de Claudia Levay e conta em seu elenco com a menina Wiranu Tembé (Tainá), Nuno Leal Maia (Vô Teodoro), Gracindo Junior (Vô Tigê), Beatriz Noskoski (Laurinha), Igor Ozzy (Gobí), Mayara Bentes (Maya), Guilherme Berenguer (Vitor), Laila Zaid (Luna), Leon Góes (Bu) e Fidelis Barros (Cacique).

Tainá – A origem

Gênero: Infantil, aventura | Livre | 90 minutos

Diretora: Rosane Svartman

AIMÓVEIS: ALUGUEL

Alugo apartamento e quitinete na Lagoinha, perto Unidos (21) 96925-5036

Apartamento c/ 2 quartos na Mantiquira - Paty do Alferes R$ 700,00 (24) 99203-7018

Apartamento Mobiliado c/ 2 quartos em Palmares - Paty do Alferes R$ 1.200,00 (24) 99203-7018

Apartamento c/ 2 quartos em Palmares - Paty do Alferes R$ 650,00 (24) 99203-7018

Alugo casa comércio, centro Paty Alferes (21) 97649-4977

Alugo casa pequena, residência centro Paty Alferes (21) 976494977

Alugo espaço comercial, centro Paty. Whatzapp (21) 97649-4977

Apto, dois quartos, garagem exclusiva e sala ampla (24) 99991-9346

Day use – Sítio c/ piscina. SpaYoga&Ayurveda. Palmares (24) 98118-3859

Apto no centro perto da faculdade, 2 qtos, área de serviço e varanda (21) 98093-1844

Procuro casa p/ alugar em Portela c/ 3 qtos, local plano. (21) 98093-1844

Alugo quitinete no centro de Miguel Pereira, perto da faculdade. (21) 98093-1844

Casa 2 quartos, Javari R$ 2.300,00 piscina e churrasqueira (24) 98133-5432/ (24) 98115-3583

Alugo casa 2 quartos, lago de Javari R$ 1.700,00 (24) 98133-5432/ (24) 98115-3583

Quitinete no centro/faculdade. Não tem condomínio. (21) 98093-1844

Casa 2 quartos em Portela (21) 99668-5665 DuCéu (22) 99858-3720 WhatsApp

Quitinete no centro/faculdade. Não tem condomínio. (21) 98093-1844

Procuro casa para alugar até R$ 500,00 (21) 964291156 Zap

Apto tipo quitinete, Ed. Lido de frente p/ rua (24) 98150-2259

Apto Botafogo, Rua Guilhermina Guinle 74/1401 R$ 3.400,00 (24) 98150-2259

Casa no Centro de Miguel Pereira R$ 2.500,00 (24) 2484-3222

Apto 2 qtos no Conceição, Ed. Pioneiros R$ 800,00 c/ condomínio. (24) 99999-1213

Alugo apartamento no Centro, ótimo preço. (21) 98093-1844

Quitinete R$ 350,00, pessoa solteira, próximo ao Posto Texaco. (24) 98129-8559

Casa em local nobre, Petrópolis 3.500,00 (24) 988586050 zap

Temporada – Alugo para casal, centro de Javary (24) 98149-2821

Paulo - Alugo vagas para estudantes perto da nova Universidade (24) 99266-7864

Apto em condomínio, no centro de Miguel, quarto, cozinha, banheiro (24) 98114-5144

Aluga-se apartamento Araruama, vista lagoa R$ 900,00/ mês. (21) 99640-7805

Alugo sala pequena no centro R$ 600,00 (24) 988341308/ (21) 99155-9288

Alugo sala/horários profissionais de saúde, Centro de Paty (24) 98115-1950

Aluga-se apartamento diária (21) 96925-5036/ (21) 98327-7082

Loja 02 andares ao lado dos Correio (24) 98138-6190

Casa, quarto, banheiro, sala e varanda R$ 450,00 c/ depósito (24) 99968-2508

Apto c/ 2 quartos, garagem em Miguel Pereira (24) 99991-9346

Loja pequena no centro de Miguel Pereira R$ 500,00 (24) 98834-1308/ (21) 99155-9288

Casa, 4 qtos (1 suíte), 1 banheiro, cozinha americana. R$ 800,00 Só evangélicos (24) 98129-8559

Alugo temporada Flat mobiliado, Centro, Miguel, novíssimo (24) 98164-2242.

Apto, quarto, sala, cozinha, banheiro, Centro Miguel Pereira (24) 98114-5144

Permuto casarão centro

Anchieta por imóvel somente Miguel Pereira (21) 97045-2893

Alugo sala comercial no centro de Miguel Pereira (24) 98145-9354 whatzapp

Quitinete no Centro, sem condomínio (21) 98093-1844

Apto no Centro sem condomínio (21) 98093-1844

Quitinete no centro com terraço e varanda (21) 98093-1844

Apartamento 02 quartos com varanda (21) 98093-1844

Alugo kitnet mobiliada, centro de Rio das Ostras (22) 99858-3720

Apto novo, 2 quartos, em frente ou antigo INSS (21) 99923-4608 zap

Aluga-se apartamento e quitinete, Lagoinha na principal (21) 96925-5036/ (24) 2484-5323

Apto em Caxias, bairro Beira Mar (21) 96925-5036/ (24) 2484-5323

Alugo apto mobiliado, diário ou temporada (21) 983277082/ (24) 2484-5323

Salas comerciais no Centro de Miguel Pereira em frente ao Fórum (24) 98145-7390

Centro de Miguel Pereira, casa mobiliada, contrato/temporada, INF (21) 98391-3317

Alugo apto mobiliado no centro (21) 98093-1844

Apto, 2qtos, sala, cozinha, banheiro, serviço, varanda (21) 98093-1844

Procura-se casa ou apto em São Pedro da Aldeia (24) 98155-0362/ 2484-1038

Apartamento Pechincha Jacarepaguá, are ade lazer e segurança (21) 96737-9818

Moça solteira acima de 20 anos, alugo quarto, mês/ finais de semana (24) 98826-4252

Apartamento c/ 2 quartos na Mantiquira - Paty do Alferes R$ 450,00 (24) 99203-7018 whatsapp

Chalé na Mantiquira - Paty do Alferes R$ 600,00 (24) 99203-7018 whatsapp

Apartamento c/ 2 quartos em Palmares - Paty do Alferes R$ 550,00 (24) 992037018 whatsapp

Apartamento c/ 1 quarto em Palmares - Paty do Alferes R$ 480,00 (24) 99203-7018 whatsapp

Casa independente em Portela, 02 qtos, sala, cozinha e dependências (22) 99727-1437

CARNAVAL NA SERRA – 1 qto, sala, dependências e piscina (21) 98079-2164

Alugo loja nova no centro de Miguel Pereira, 27m². (24) 98138-6190

Aluga-se sala Miguel Pereira atrás Loja A Vencedora 2484-3190

Apartamento 02 qtos, sala, cozinha, área de serviço blindex (21) 98093-1844/ (24) 99226-4416

Alugo casa 1 quarto em Pedras Ruivas R$300,00 (24) 98174-2959

Alugo quitinete mobiliada perto do lago – Tel. (24) 98115-3583

Fins de semana (janeiro), casa mobiliada, 1 qtos, centro (21) 98079-2164

Temporada - Casa mobiliada, 1 qto e sala (21) 98079-2164

Aluga-se sala Miguel Pereira atrás da Loja Vencedora (24) 2484-2323

Apartamento 02 qtos, sala, cozinha, área de serviço (21) 98093-1844/ (24) 99226-4416

Apartamento mobiliado, 02 qtos, área de serviço e varanda. (21) 98093-1844/ (24) 99226-4416

02 salas comerciais no Centro de Miguel, juntas ou separadas c/ elevador (24) 98145-7390

Alugo quitinete incluindo água e luz R$ 400,00 (24) 98112-1447/ 98186-1378

Procura-se quitinete em Miguel Pereira ou adjacências até R$ 450,00 (24) 98110-0651

Alugo mini chácara, ótima localização (21) 99155-9288/ (24) 98834-1308

Alugo sala comercial, prédio da Wizard. (24) 98133-4743/ 2484-1308 Desirée

Alugo loja, 40m² - Centro de Paty (24) 98127-2771

Casa 04 qtos (1 suíte) + dependências com água inclusa. R$ 600,00 (24) 98112-1447

Quitinete, Av. principal Lagoinha. (21) 98327-7082/ (21) 96925-5036

VENDO

Sala comercial no Shopping Flamboyant. 36 m², recepção, banheiro, Doc. OK Estrutura, elevador, no centro de Miguel Pereira R$ 280.000,00

Alexandre (21) 98033-1971

Vendo/alugo 2 casas no alto de Javary. R$ 150 mil/ R$ 800,00 aluguel. (21) 97007-2059

Casa, alto do Javary nº 25, rua calçada s/ saída. R$ 180 mil (21) 97007-2059

Terreno em Portela, documentado. 460m², plano. R$ 80 mil (21) 99691-3146

Casa a terminar, terreno 15x50, 2 quartos. R$ 200 mil em Paty (21) 98605-4261

Casa no alto de Javary, troco por outra. (41) 97007-2059

Terreno 1.157m², 100m da RJ125, Miguel x Paty. Aceito carro (24) 98111-6569

Terreno no Clube Velho R$ 15 mil (21) 97686-7167

Ótima casa, 2 quartos, garagem, terraço, em Portela. R$ 270.000,00 (24) 2484-9231

Casa em Paty, próximo a Casa do Artesão, 1 quarto. R$ 120 mil (21) 98156-9063

Casa em Paty, próximo a Casa do Artesão, 2 quartos. R$ 190 mil (21) 98156-9063

Trocamos em terreno um caminhão VW. R$ 210 mil (24) 98109-0489

Casa Portal das Mansões 05 suítes, 03 salões, 03 vagas p/ carro (24) 98107-1300

Vendo terreno, Condomínio Ville de Monte Alegre (21) 98165-8282

Casa muito espaçosa, rua Francisco Badenes, 221. R$ 600 mil (24) 98125-8453

Casa 3 qtos, M. Pereira c/ energia solar. R$ 480 mil (21) 96837-7988

Terreno c/ 3 platores, doc. ok R$ 80 mil (21) 96837-7988

Casa 2 qtos, R$ 290 mil, colonial, terreno plano MP (21) 96837-7988

Casa 5 qtos, centro M.P. R$ 790 mil (21) 96837-7988

Sitio de 15.000m² em M.P., avaliado em R$ 1.100.000,00 (21) 96837-7988

Casa 4 qtos,1 suíte, centro de M.P. R$ 1.200.000,00 (21) 96837-7988

Casa 2 qts, Paty, R$ 300.000,00

Imóvel de 3.000 m², MP. R$ 860 mil. (21) 96837-7988

Terreno, no Guararapes, R$ 110 mil, (21) 96837-7988.

Casa 3 suítes. Vila Margarida, R$ 560.000,00. (21)96837-7988.

Terreno doc. ok em G. Portela. R$ 140.000,00 (21) 96837-7988

Permuto casa em Morro Azul c/ 1.180m², 5 qtos. (21) 96737-9818

Vendo apto Cachambi/RJ ou alugo, frente p/ rua. (24) 2090-3200 Dna. Graça

Ótima casa, 3 qtos, suíte, garagem, Vila Selma. (21) 98245-6671

Lindo prédio c/ 3 excelentes imóveis. Vila Selma (21) 98245- 6671

Casa Sta. Branca – Terreno 800m² R$ 120mil (21) 98087-8153

Vendo 02 casas c/ piscina, Vila Margarida 900m² R$ 850 mil (24) 99884-9834

Casa em condomínio, Cabo Frio, Praia do Forte (22) 97403-2272

Casa em local nobre, Petrópolis 1.800,000,00. Aceito oferta. (32) 98831-0078

Área de 18.450m². Rua do Recanto, Paty do Alferes (24) 98118-3859

Terreno no Parque Barcelos. R$ 90 mil – Aceito oferta. (24) 99277-2835

Terreno na Praça da Ponte, rua da APAE. R$ 80 mil (24) 98116-6615

Passo ponto de lanchonete. Ótima localização, Paty R$ 8 mil (21) 98779-9804

Terrenos em Paty, ótima localização. (21) 98779-9804

Direto c/ o proprietário.

Apto no centro, 2 qtos c/ cobertura. R$ 350 mil (24) 98834-1308/ 2484-1308

Casa 04 qtos, piscina, prox. ao centro, oportunidade (24) 98834-1308/ 2484-1308

Terreno no Sertãozinho +/- 2000m² R$ 150 mil (24) 98145-5919/ (21) 99155-9288

Casa 2 qtos, piscina, prox. ao centro R$ 380 mil (24) 98145-5919/ (21) 99155-9288

Casa em Javary, 3 qtos e outra casa em anexo c/ pomar (21) 99155-9288

Passo ponto, lanchonete montada, Centro de Paty R$ 15mil. (21) 98779-9804

Terrenos em Paty, ótima localização. Direto c/ proprietário. (21) 98779-9804

02 casas boas a combinar e c/ lava jato, Praça da Ponte (24) 98143-0366

Opções de imóveis à venda em Portela, Miguel e Paty (24) 98133-5432/ 98135-5305

Casa c/ varanda, garagem, quarto, banheiro social e suíte. (24) 98142-9050

Terreno no Sertãozinho, plano, 2.600m² R$ 150 mil (24) 98834-1308/ (21) 99155-9288

Casa 3 qtos, suíte, varanda de inverno, terreno 500m², construção de 109m² (24) 98138-1453

Casa centro, condomínio fechado, 3 quartos c/ suítes e garagem. (21) 99942-4516

Casa em Arcozelo, Rua Mário Kroif 381, C 03 (24) 98157-3443

Vendo casa em Belford Roxo, Bairro Heliópolis. (24) 98157-3443

Barra São João vendo/permuto casa 2 quartos (21) 98188-4157

Terreno de frete p/ rua asfaltada com internet (24) 2090-3290 Dna. Graça

Casa em Arcozelo, 8 cômodos, perto do comércio R$ 400 mil (24) 98157-3443 Dna. Nilda

Vendo ou troco excelente casa, aceito carro como parte do pagamento. (21) 98158-1328

Apto Nova Iguaçu, 1qto, sala, cozinha, banheiro, área de serviço R$130 mil (21) 97176-4555

Permuto casa luxo Anchieta por imóvel no centro de Miguel (21) 99255-6755

Troco 02 excelentes casas condomínio centro Anchieta (21) 97045-2886

Linda casa em Paty R$ 380 mil aceito carro como pagamento (21) 98158-1328

Vendo terrenos em Paty. Direto com proprietário. (21) 98779-9804

Vendo sala comercial no centro com porteira fechada. Tratar (24) 98153-1310

Morro Azul, centro, 1ª locação, 600m². INF (21) 981470718 R$ 120 mil

Imperdível, casa de luxo no Recreio dos Bandeirantes R$ 500 mil (21) 98181-7676

Terreno em Araruama 570m² R$ 50 mil (24) 98142-9279

Terreno em Arcozelo, água, luz, asfalto, cercado, proprietário. (24) 99945-4078

Boa Vista, 3 qtos, 01 suíte, quintal e área de 510m² (21) 99264-7196

Portal Mansões - Excelente casa, 4 lotes (24) 98168-9200

Casa em Gov. Portela R$ 100 mil (24) 98142-2259

Documentação pessoal.

Casa em Portela, 2 vagas na garagem, terraço R$ 230 mil (24) 99301-5148

Apto em Copacabana, 1 quarto, perto da praia R$ 398 mil (21) 98126-5125/ (22) 98812-4993

Portal das Mansões, excelente casa 4 lotes (24) 98168-9200

Casa, Laura Pinheiro, nº 83 – centro em frente ao Shopping novo (24) 999234608 zap

Vendo/troco por carro, terreno plano 900m² em Javary (21) 99923-4608 zap

Vendo apto na Rua do Recreio em Javary M.P. (24) 98853-1280

Troco casa MP por casa no Recreio (24)99220-8514/ 2485-1523 Francisco

Apto no Lido, reformado, bloco A, 404 c/ garagem. R$ 140 mil (24) 99269-1347

Vendo ou Troco 02 excelentes casas condomínio Centro de Anchieta (021) 97045-2886

Vendo apto Ilha de Paquetá 01 quarto dulpex (24) 98183-4331

Casa Luxo condomínio Recreio Dos Bandeirantes- aceito oferta (21) 981817676 zap

Terreno plano em Arcozelo c/ 379m², água e luz na porta (24) 98112-1887

Casa Centro de Miguel R$ 450 mil, terreno 3.711m² (24) 98182-7399

Lote de posse na Granja Califórnia R$ 30 mil Parcela (24) 24838248 flaviamonsoresimoveis.com.br

Lote de cessão de direitos em Vista Alegre 20 mil (24) 98182-7399 edsonparedesimoveis.com

Vendo casa nova, 2 qts, Vila Selma (21) 99155-9288/ (24) 98135-5305

Vendo casa Vila Suiça R$ 320 mil (24) 98135-5305/ (21) 99155-9288

Vendo terreno R$ 60 mil, Monte Alegre (21) 991559288/ (24) 9835-5305

Vendo casa no centro R$ 790 mil (24) 98135-5305/ 2484-1308

Lote RGI , rua Dr. Luiz Pinto, 500 – 12x40 R$ 300,00 (24) 99968-2508

Vendo lotes no Sertãozinho, planos, ótimo preço. (24) 98107-1819

Vendo casa em Portela, R$ 110 mil c/ entrada facilitada + parcelas. (24) 98142-2259

Terreno Ponteio 1, completamente urbanizado, água, luz e telefone (21) 98115-0206

Casa em Javary, 3 qtos, Rua do Corpo de Bombeiros (24) 2484-1308/ 98135-5305 Sitio em Javary 3.895m² (24) 98135-5305 (21) 99155-9268

Terreno Alto do Boa Vista R$ 150 mil, plano e murado (21) 99155-9268

Vendo terreno no plano, R$ 50 mil (24) 2484-1308/ 98135-3305

Terreno bem localizado, próximo ao centro (21) 991559288/ 2484-1308

Estado do Rio de Janeiro, de 26 de julho a 1º de agosto de 2024
VENDA

JMOTOS

Vendo Burgman 400cc, 2008, perfeito estado. (24) 98153-7342 Marquinho

Triciclo Tuk Tuk 2014 p/ carregar mercadorias até 400kg (24) 99302-5696

Triciclo 76, motor 1500, doc. ok, vistoriado R$ 20 mil (24) 98148-0922

Vendo moto traxx 2010R$1500,00 detalhes (24) 98143-6803

Fazer 250, 13/14 doc. ok, excelente estado, revisão em dia. (24) 2483-0615

Lander 250, 2014, doc. ok, moto impecável. (24) 98121-7617

Vendo moto Shadow 600/2003 R$ 14.000,00 (24) 2484-2393

CB 300 Honda 2010 –doc. ok. R$ 8 mil (24) 98148-1600

Lander 250, 09, doc. ok, 45km rodados, ótimo estado. (24) 98132-2287

Tornado XR 250, 2002, montada p/ trilha R$ 5 mil (24) 98135-6162

Vendo Bross 150 - inteira 2009, primeiro dono. 24838354 / 98131-1113

Vendo Fazer 250 CC 13/14 , Limited Edition, doc, ok, muito nova, pneu novo. R$ 10 mil (24) 98113-7892

Vendo CB 300R 12/12 c/ 5.500 km, vistoriada, 2015. R$ 10.900,00 99276-1979 / 98155-2345

Vendo XT600 95/95, preta, doc. 2015 ok. R$ 7.500,00 98141-7699 Ricardo

Vendo moto Dafra Super 50. 98853-3033/98162-6857

Vendo Factor 2014, preta, zero. Nunca usada. R$ 6.000,00. (21)971283632/971881605

Vendo moto ca – potência de 600W, alarme e som MP3. NOVA. 2484-1741 – Beth

Aceito doação de mobilete. Adairton 9-8100-4342

Vendo Honda Tornado, 2003, vermelha. (24) 9-8127-8163 Tim

Motocicleta Yamaha fazer 150 13/14 R$ 8.800,00. Rota 552 2484-7842

Yamaha fazer 250 11/12 R$ 9.500,00 à vista, 175km rodados 8161-0947

Vendo Twister 2002, ipva 2013 pago. Vistoriada. R$ 4.500,00. 8182-9371

Vendo Suzuki 125cc, 2005, linda! Doc ok, motor amaciando. (24) 8117-7838

Vendo Honda Strada 200, ano 2002. Doc ok, motor amaciando. (24) 8117-7838

Vendo CBX 250 Twister 2008, amarela. R$ 5.500,00. 8144-0918

Vendo Yamaha Factor 125, 2009, cor prata, IPVA 2013 ok, 5.630Km rodados. R$ 4.500,00. 8819-7600

Vendo moto Yamaha Factor 0Km. R$ 4 mil. (21) 7128-3632

Vendo XRE 300 2012/2012, seminova. Tratar c/Gladson Tamer 8116-1209

Vendo CB300 ano 2010, dourada, R$ 8.500,00. Tel.: 9220-2106 / 8124-5901

Vendo Biz 2010, 1.000Km rodados – NOVA. R$ 3 mil. (24) 2225-8007

Hornet 600, ano 2010 com 7.000 km, com diversos acessórios. R$ 29.000,00. (24) 9218-2067

Vendo triciclo lindo, apenas R$ 8.000,00. Bruno Produções – 2483-0737 / 8114-0233

Vendo bros 150 esd 2010 apenas 11.000 km R$ 8.000, tratar (24) 99653260

Vendo monoreta toda restaurada. R$ 500,00. 8148-4620

Vendo NX400 Falcon, 2002. Doc 2012. R$ 7.500,00. 8113-0924 / 9247-2818

Vendo XR 2001, preta e amarela, doc ok. R$ 4.700,00. (24) 8139-2949 / (21) 7730-9951

Vendo Honda Bros 2009, vermelha – R$ 7.500,00. 2485-2899 / 8135-0015

Vendo YBR 125 2005/2006 em meu nome. 8153-1717

Vendo Virago VX 250 S, 1999, doc ok. R$ 9.000,00. (24) 2484-7556 / (24) 81430735 Marta Portella

Vendo uma moto YBR 125, 2006, prata, com partida elétrica. (24) 9914-4010 / (24) 2263-6580 – José Carlos

CARROS

Vendo Gran Siena 2021, único dono. (24) 99269-7335

Sandero 1.0, 2016, único dono. (24) 99225-8589 zap Fiat Uno CS, 86/86 (24) 99217-2639

Vendemos motor, lataria e peças de Kombi (24) 981090489 Marcos

VENDO Cronos, 2019, 1.3, completo. (24) 98126-0586

Celta 2011, básico, 2 portas, doc. ok, falar c/ Adonias (24) 99268-4618

Vendo vidros e peças de Kombi (24) 98105-9260

Saveiro 2014, único dono, 50.000 km rodados. 42 mil (21) 99225-8589

F1000, cabine dupla, 86, motor batido, R$ 20 mil. (32) 98831-0078

Corsa Spirit 09, completo, vidro, trava, alarme (24) 99323-4588

Vendo Fiat Mobi, 2016. (24) 98157-3443

Saveiro 08/09, 1.6 flex. R$ 22.500,00 (21) 96401-4549 Índio

Peugeot 2001, 1.0, ar, vidro, travas, doc. ok. R$ 8.900,00 (24) 99262-9629

Hyundai Accent, 94 R$ 8.500,00 (24) 98161-8030

Carburador solex R$ 300,00 (24) 98884-9834

Corolla Xei 2016 c/ GNV, prata, doc. ok R$ 65 mil (24) 98148-0922

Parati 95, gás e GNV, motor e freio feito há dias. R$ 5.300,00 (24) 98148-0922

Carro Vectra (24) 2484-4669

Henrique

Palio Fire 2003 muito inteiro (24) 98136-5118 Glória

Vendo Xsara Picasso 2011, 17 mil (24) 98108-3301

Corsa 2006 1.0 Flex – ar de fábrica – ótimo estado –doc. ok R$ 12.900,00 (24) 98133-2428

Palio Weekend 2005, travas, documento pendente (24) 98189-7682 zap

Palio Weekend 99, inteiro, vermelho. R$ 10 mil (21)99784-2021

Ford Fiesta 1.0, 2010, completo, GNV. R$ 16 mil (24) 98138-6190

Gol 97, kit gás, doc. ok, básico. R$ 8.600,00 (240 98132-2284

Parati 84, 2 portas, 1.6. R$ 3.800,00 (24) 98132-2284

Gol, 2004, 2 portas, doc. ok, ótimo estado, lindo (24) 98132-2284

Vendo Palio Weekend, 2010, 4 portas, 1.4, completo, doc. ok (24) 98132-2284

Gol mod. 1997, branco, doc. ok. (24) 2485-0990/ (24) 98112-1887

Gol 1.0, 2013, não é taxi, carro de mulher R$ 20 mil (24) 99968-2508

Caravan – 75 – R$ 4 mil (24) 98107-1819

Honda Civic, 2001, completo, placa Mercosul. (24) 98107-1819

Focus1.6, completo + couro, 2010/2010, 53.400km. (21) 99392-4849

Fuscão Fafá, 84, doc. ok. R$ 3.500,00 (32) 98139-4104

Fiat Toro 2017, diesel, c/ 40.000 KM, ótimo preço, de procedência. (24) 98146-9210

Livina, 07 lugares, 2010, 1.8, 16V, doc. ok R$ 20 mil (21) 99986-1434

Vendo Saveiro 95 quadrada, inteira (24) 2485-0909

Fiat Uno 2014 Sporting, vermelho, completo. R$ 28 mil (24) 99968-5231

Honda Fit 2004, automático, completo (24) 98108-1918

Ranger 2013, cabine dupla, flex, doc. ok R$ 65 mil (21) 99662-6898

Vendo Gol special 02 portas, GNV ano99 (24) 98144-2560

Uno Way 2012, 4 portas, 100km, doc. Ok. R$ 19.900,00 (24) 99285-2778

Honda Fit Twist 2014, 1.5 c/ 34mil KM R$ 44 mil (21) 92001-9082 Simone

Gurgel BR 2 cilindros, relíquia, raridade (21) 98869-4727/ 98723-1565

Volkswagen – 2083, 2002/2003, GNV/Gasolina. R$ 9.800,00 (24) 2483-0186/ (21) 97141-1167

Peugeot 2017, branco (versão 2008). R$ 48 mil (24) 98143-3361

Roda nova, VW Brasília, ano 1977 R$ 100,00 (21) 98321-1466

New Fiesta 16/16 completo 37 mil km rodados R$39 mil (24)98139-9392

Fusca 82/83, motor/lataria ok. R$ 5.500,00 (21) 97600-0189

Peugeot 207, 2011, completo, doc. ok. (24) 2485-3144/ (21) 99744-0775

Clio 2005, completo, bom estado, doc. ok. R$ 10 mil (24) 98127-6462

Fusca 70, impecável. R$ 6.500,00 (24) 2484-6803/ 98157-5054

Fiesta Hatch, 11/12, GNV, doc. Ok. R$ 19.500,00 (21) 98407-7709

Carro C4 Hatch, automático 64 mil km. (21) 99259-8397

Cobaltls 2012 único dono, km37500 R$ 30 mil (21)992445376 zap

Cobalt LS 2012, único dono, licenciado 2018, 37 mil km. R$ 29.900,00. (24) 2484-3404

Gol G5 2011/2012 Trend 1.0, completo. R$ 19,900,00 (21) 98893-0237

Polo Hatch 1.6 I Motion 2013/2014 41.000km, completo. R$ 31 mil (21) 98893-0237

Opala 80, doc. ok, gás, GNV. (24) 2483-0229

Vendo fusca mais novo de Miguel Pereira R$ 9.000,00 (21) 97600-0189

Vendo ou troco combi, ano 93 bom estado. (24) 98153-0062/ 98842-7069

Monza 85 c/ carretinha 2016, vistoriado 2017 R$ 7.000,00 (24) 2485-6959

Mitsubishi Eclipse 93, vendo ou troco. Carlos 2484-6225

Vendo roda nova de Brasília 77. Aceito oferta. (24) 98117-4421

Montana 2014 completa + comp. bordo, revisada. R$ 27.500,00 (24) 98812-9723

Vendo Caminhão Agrale ano 93, baú – Paty do Alferes (24) 2485-3144

Gol 85 doc.OK álcool ar R$ 5.000,00. Tel. 981576507

L 200, 2003, quadrada GLS, completa, banco couro, (24) 99224-5586

Monte Car

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.