0521 Jornal Regional - 16.05.25

Page 1


Faltam 506 dias para as Eleições gerais de 2026

Edição 521, sexta-feira, 16 de maio de 2025

Distribuição gratuita e venda nas bancas autorizadas

CUBA, VASSOURAS E MARICÁ JUNTOS PELA MEDICINA DE QUALIDADE

Chef Fred Tibau CROQUETE DE BACALHAU CANNABIS MEDICINAL É VIDA

APEPI, de Paty, esteve presente na Agrishow, maior evento do agro no país

COLUNA O SEU DIREITO

Meus pais faleceram. Eles eram casados pela comunhão universal de bens, tinham uma casa e somos três irmãos. Como podemos regularizar a casa para uma futura venda?

PÁGINA 4

Centro Espírita Casa da Paz

PÁGINA 7

GOTAS DE NANQUIM A cor do olhar ... A cor da pedra

PÁGINA 7

PÁGINA

CANNABIS MEDICINAL É VIDA

APEPI, de Paty, esteve presente na Agrishow, maior evento do agro no país

A APEPI planta Cannabis em Paty do Alferes para tratar mais de 10.000 pacientes com Alzheimer, fibromialgia, Parkinson, epilepsia, autismo, TDAH em Paty, Miguel Pereira e em todo o Brasil

Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, ocorreu a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow). Sediado em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, o evento é o principal encontro do segmento agrícola em todo o Brasil. Na última edição, em 2024, a feira reuniu mais de 800 marcas expositoras e 195 mil visitantes, entre os quais estão produtores rurais, gestores de fazendas, profissionais das ciências agrárias e demais interessados. Por meio de seus diretores, a APEPI esteve presente na Agrishow.

O evento serviu como um espaço para a troca de saberes e experiências sobre o processo de cultivo. Ele reuniu diversas marcas expositoras, apresentando soluções que podem transformar o dia a dia no campo, que passam por práticas que integram o maquinário ao cultivo agrícola. Além disso, a troca entre representantes de diferentes segmentos e culturas permite a difusão de conhecimento sobre métodos de produção mais eficientes e sustentáveis.

Plantio de Cannabis pode ajudar o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental O potencial econômico do mercado de Cannabis no Brasil é enorme. Estudos recentes sugerem que este mercado poderia gerar cerca de R$ 26 bilhões por ano, dos quais cerca de R$ 8 bilhões poderiam ser convertidos em arrecadação tributária. Do mesmo modo, o mercado canábico poderia gerar

cerca de 328 mil empregos, tanto formais quanto informais. São pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva, que vai do plantio ao beneficiamento da planta, além de etapas de distribuição e atividades-meio.

Embora ainda careça de uma regulamentação por parte dos órgãos responsáveis, o cultivo da Cannabis por parte das associações de pacientes pode ensinar bastante sobre geração de empregos e desenvolvimento sustentável. O modelo é uma exclusividade brasileira e surgiu da união de pacientes e suas famílias. São entidades sem fins lucrativos, que acreditam na cooperação e no direito de cuidar.

Todo o processo de plantio das associações é feito com compostos orgânicos. São utilizados fertilizantes naturais, que devolvem para a terra o que ela nos dá, sem utilizar agrotóxicos ou outros contaminantes. Outro compromisso das associações é com a preservação e recuperação ambiental, uma vez que o plantio orgânico precisa de um solo saudável e da harmonia natural entre a vegetação e a fauna local.

Um bom exemplo deste modelo é a Fazenda Sofia Langenbach, sede campestre da APEPI em Paty do Alferes, que gera cerca de 45 empregos diretos, entre agricultores, farmacêuticos, pesquisadores e outros profissionais, além de diversas vagas sazonais e outras tantas indiretamente, como na cadeia de insumos, embalagens e na alimentação dos funcionários. Desta forma, para garantir o tratamento de mais de 10.000 associados, o cultivo segue princípios agroecológicos, utilizando fertilizantes naturais e respeitando o meio ambiente, sem utilizar agrotóxicos ou outros contaminante. Este modelo pode ser uma importante inspiração para diversos segmentos da agropecuária.

MIGUEL PEREIRA

Tony Gordon
Rosa Marya Colin In Blues

Arnaldo,

A Giovanna está completando mais um aniversário, e é uma figura, por isso vou te lembrar uma de suas hilárias histórias...

Quando ela tinha apenas 6 anos de idade, já sabia o que queria, aonde queria ir e qual o caminho que tomaria, tanto é que, quando o avô virou pra ela e disse “Vamos pro curral?”, ela não pensou duas vezes e, como um tiro à queima-roupa, respondeu ao avô: “Ué, vô, se os funcionários têm direito à folga, eu também tenho, afinal hoje é domingo! Hoje eu tô de folga!!!”

E encerrou a conversa sem margem de recurso! O avô, espantado, enfiou a viola no saco e foi sozinho para o curral, afinal, as vacas lactantes não sabem que é domingo!

Pode isso, Arnaldo?!...

A C ONTECEU, V IROUNOTÍ C I A

Fatos e flashes da

região

O super Ronaldo (D) está ficando mais velho e comemorou em grande estilo com o colega de trabalho e tricolor Artur gerentão, do Sicredi de Miguel Pereira.

O sindicalista Bizerra, pai da Maísa e casado com a super Sueli, completou mais um niver. Parabéns da Redação.

Margarete Brito, dirigente da Apepi, que atende mais de 10.000 pacientes em todo Brasil, fez aniversário dia 2 de maio. Parabéns e vida longa.
Talles passa um aperto com a filha Giovanna, sindicalista desde o berço. Ela completou mais um aniversário. Parabéns.
Luiz Fernando comemorou com a filha Maria Isabel e a família mais uma volta ao redor do Sol no restaurante Piamontese Grill, no Casario do Alferes, em Paty. Parabéns da Redação.
Nosso escritor patiense, Gercilí Barros, andava sumido da coluna.
Luiza Vizeu curtindo a noite em Miguel Pereira, no casa Solano.
Estamos trabalhando remotamente

Croquete de Bacalhau

COLUNA O SEU DIREITO

Meu nome é Fátima. Meu pai faleceu há 2 anos e minha mãe faleceu há 1 mês. Eles eram casados pela comunhão universal de bens, tinham uma casa e somos três irmãos. Como podemos regularizar a casa para uma futura venda?

Sra. Fátima, sou o Dr. Marcos Novoa, OAB/RJ 134.488, um dos titulares do Escritório Novoa & Vieira Advogados e vou lhe responder da maneira mais objetiva, para facilitar o entendimento.

Essa semana, eu trago para vocês a minha versão do croquete do peixe mais cobiçado nessa época. Ele pode ser feito com qualquer tipo de bacalhau, desde o Saithe, que é o mais em conta, até o Gadus Morhua, que é um dois mais nobres e caros. O mais difícil dessa receita é o final, porque tem que cozinhar a farinha e mexer por pelo menos 5 minutos. No mais, é bem tranquila se você fizer com o bacalhau dessalgado; se usar o salgado, vai dar um pouco mais de trabalho, mas valerá a pena.

Vamos à receita dessa delícia

• 1 quilo de bacalhau dessalgado, desfiado e sem espinha.

• 500 gramas de purê de batata Asterix de preferência, que tem menos água

• 1 cebola grande picada

• 6 dentes de alho picados

• 40 gramas de alcaparras

• Uma pitada de salsinha

Uma pitada de coentro, caso você goste

Uma pitada de pimenta do reino ou alguma fresca que tiver em casa

150 gramas de farinha de trigo

30 gramas de amido de milho

• 2 colheres de manteiga

• 50 gramas de parmesão

• Para empanar, 3 ovos e farinha de rosca o quanto baste

Modo de preparo

• Doure a cebola e o alho na manteiga, acrescente o bacalhau com a alcaparra picada, refogue bem.

• Acrescente a farinha de trigo e cozinhe aqueles cinco minutos que eu havia falado, mexendo sempre para não queimar o fundo da panela.

• Coloque as ervas e a pimenta e leve para uma travessa para esfriar. Quando estiver morno, acrescente o queijo ralado.

Faça os croquetes e empane com o ovo e a farinha de rosca.

Sirva com um bom azeite.

Uma delícia, meus amigos. Até a próxima receita com Fred Tibau.

Escreva contando para a gente como ficou sua receita pelo WhatsApp (24) 98857.9872 ou para redacao@jornalregional.rio

Inicialmente, deve-se abrir o Inventário do Espólio do seu pai, juntamente com o Espólio da sua mãe, atentando que o prazo para abertura de Inventário é de 60 dias após o óbito, então o inventário do Espólio do seu pai já ensejará aplicação da multa e o inventário do Espólio da sua mãe deverá ser aberto dentro desse prazo, para evitar a aplicação da multa sobre o Imposto Causa Mortis e Doação (ITD). Lembrando que se trata de prazo tributário, então, se a data final cair num sábado, domingo ou feriado, a distribuição do inventário deverá ser antecipada para o dia útil anterior.

O inventário pode ser extrajudicial, aquele feito em cartório, através de escritura pública. Para tal, as partes deverão estar de acordo e ter disponibilidade financeira para pagamento das despesas de imediato (ITD, certidões, emolumentos para lavratura da escritura, honorários advocatícios e emolumentos para registro da escritura). Para tal procedimento, é obrigatória a contratação de um advogado para assessorar todo o procedimento e assinar, juntamente com as partes a escritura, ou ser assistido pela Defensoria Pública. Esse procedimento é bem mais rápido que o Judicial.

Outra modalidade

A outra modalidade de Inventário é o Judicial, que é mais demorado que o extrajudicial, mas é a solução para o caso de divergência na partilha entre as partes, ou no caso de não haver disponibilidade financeira para custear o inventário de imediato, que, dependendo da situação financeira do requerente, poderá obter justiça gratuita, ficando isento das custas judiciais, que são altas. Nesta modalidade, o ITD é pago ao final e poderá ser parcelado, sendo que o inventário não findará até a quitação do parcelamento. Esta modalidade também exige a contratação de advogado ou, dependendo da situação financeira do requerente, pode valer-se da assistência da Defensoria Pública.

Dentro da modalidade judicial, o inventário pode ser: 1º pelo rito ordinário, que é aquele que normalmente possui menores, incapazes, conflito entre as partes ou a necessidade de vender algum bem inventariado para suprir as despesas. Essa modalidade é a mais demorada. 2º pelo rito do arrolamento sumário, no qual as partes devem ser maiores, capazes e sem divergência, bem como não é permitida a venda dos bens inventariados, devendo as partes arcar com as despesas com seus próprios recursos, caso não sejam beneficiárias da justiça gratuita. 3º pela adjudicação, no caso de haver um único herdeiro, não havendo necessidade de partilha, por não haver outro herdeiro, sendo expedida a carta de adjudicação ao invés do formal de partilha.

Fátima, no seu caso, deverá optar por uma das modalidades de acordo com a sua situação, a fim de inventariar a casa, respeitando a ordem sucessória: 1º o Espólio do seu pai, deixando a ½ para sua mãe como meeira e a outra metade dividida entre os três filhos e 2º o Espólio da sua mãe, onde será partilhado 50% do imóvel que lhe pertencia aos três filhos. O inventário dos dois Espólios será feito na mesma escritura se for extrajudicial ou, no mesmo processo, se for judicial.

Caso reste alguma dúvida, estamos à disposição através do e-mail: o seudireito@novoavieira.adv.br.

Dúvida sobre seu direito, entre em contato pelo email: seudireito@novoavieira.adv.br

Em Cuba, Universidade de Vassouras e Faculdade de Ciências Médicas de Maricá assinam protocolo de

cooperação com a Escola Latino-Americana de Medicina e Universidade de Ciências Médicas de Havana

Alunos cubanos virão para a Universidade de Vassouras, e estudantes de Vassouras irão para Cuba — essa será a troca de experiências acadêmicas, científicas e culturais

Em Cuba, foi assinado um Memorando de Entendimento — acordo de cooperação entre a Universidade de Vassouras, a Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) e a Universidade de Ciências Médicas de Havana (UCMH) — com o objetivo de promover a colaboração acadêmica, científica e cultural, com foco nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em saúde e ciências médicas. A assinatura ocorreu durante o 1º Congresso Internacional de Egressos da ELAM, como parte das comemorações do XXV Aniversário da instituição. Representando a Universidade de Vassouras, a Faculdade de Ciências Médicas de Maricá e a Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), mantenedora de ambas as instituições, o reitor Marco Antônio Soares de Souza esteve presente para a assinatura dos acordos. Pela parte cubana, participaram a reitora da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), Dra. Yoandra Muro Valle, e a reitora da Universidade de Ciências Médicas de Havana (UCMH), Dra. C. Mairim Lago Queija. A ELAM pretende, nos próximos anos, implantar um centro de monitoramento internacional para acompanhar a atuação dos médicos formados em Cuba. Para a escola, esse será um instrumento fundamental de verificação do impacto de sua formação, considerando que milhares de médicos cubanos atuam em países da África, Ásia e América Latina. Atualmente, não há um sistema eficiente que permita esse acompanhamento. Como

contrapartida, a Universidade Vassouras e a Faculdade de Ciências Médicas de Maricá vão apoiar esse projeto e colaborar com a escola cubana. Em breve, uma equipe coordenada pelo professor Cortes irá a Cuba para verificar, in loco, questões operacionais como: seguro, apoio e suporte aos estudantes, infraestrutura de alojamento para os alunos brasileiros, e aspectos técnicos do funcionamento das Policlínicas cubanas — equivalentes às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Brasil — onde os estudantes de Vassouras e Maricá farão seus estágios. Existe ao menos uma Policlínica por bairro na ilha, e essa vivência proporcionará contato direto

com a prática da medicina preventiva cubana, reconhecida mundialmente nas últimas seis décadas.

Concomitantemente, começam a ser firmados os protocolos para estruturar a mobilidade acadêmica. Será necessário alinhar os conteúdos curriculares oferecidos

pela escola cubana com as exigências da formação médica brasileira, para garantir a compatibilidade e o aproveitamento acadêmico.

PERÍODO DO INTERCÂMBIO

EM CUBA

O período de intercâmbio — com foco em ensino, pesquisa e extensão em saúde e ciências médicas — ainda está em definição, podendo variar entre seis meses e um ano, sendo mais provável a primeira opção. A previsão é de que as primeiras mobilidades ocorram já em 2026, com estudantes cubanos em Vassouras e estudantes brasileiros em Cuba.

O REITOR

Para o reitor, Prof. Marco Antônio Soares de Souza, “esse intercâmbio será uma experiência transformadora tanto para os estudantes de Vassouras e Maricá quanto para os cubanos. Se, por um lado, Cuba enfrenta limitações no acesso a medicamentos e equipamentos por conta do embargo econômico, por outro, desenvolve uma medicina centrada no contato humano, com 60 anos de êxitos. Não há como não aprender com essa experiência. Na medicina preventiva, eles são referência mundial. A precisão no diagnóstico, por meio do toque e da escuta ativa durante a consulta, é admirada e reconhecida internacionalmente. Acredito que seremos a primeira universidade brasileira com um acordo estruturado de mobilidade com Cuba, possibilitando o pleno aproveitamento acadêmico das atividades realizadas lá. Será um intercâmbio riquíssimo para os estudantes de ambos os países. Cuba é uma potência na medicina. Acredito muito nisso”, concluiu o reitor.

Pela Universidade está o reitor Marco A. S. de Souza, o professor
João Cortes o Dr. Rossano Fiorelli, professor e membro da Academia Nacional de Medicina
Reitora da ELAM
Reitora da UCMH

NOSSA HISTÓRIA

deisterprof2@gmail.com

PARAÍBA DO SUL, NO TEMPO E NA HISTÓRIA

FAZENDA GOVERNO - MARAVILHA PARAÍBA DO SUL

Em 22 de março de 1723, Jorge Pedroso de Souza, coronel do Regimento de Ordenanças da Vila de Paraty, obteve uma sesmaria no Sertão da Parahyba, logo repassando-a para o capitão José da Costa Almeida por escritura de 14 de agosto daquele ano. Este, e sua mulher Maria Ribeiro, venderam tais terras ao governador Aires de Saldanha e Albuquerque Coutinho Matos Noronha em 16 de agosto de 1728, representado então pelo procurador José Ferreira da Fonte, que, em 1703, fundara a fazenda batizada como Secretário, título de seu cargo e origem de um distrito de Petrópolis. Aires Saldanha, governador e capitão-general do Rio de Janeiro, titulou a sesmaria como Fazenda do Governo em função de seu cargo. Entretanto, Aires doou metade da propriedade à Santa Casa de Misericórdia da Corte, mas pela escritura de 11 de julho de 1741 a Santa Casa vendeu sua parte ao Dr. Manoel Corrêa Vasques. Poucos meses depois, Pedro Dias Paes Leme tornou-se dono da Secretário por compra efetuada em 21 de setembro de 1741, negociando-a com Caetano Borges da Costa e esposa em 7 de abril de 1750. Com a morte de Caetano Borges da Costa, sua viúva casou-se com Manoel José Dias, e em 5 de dezembro de 1792 vendeu sua parte a dois genros seus, o sargento-mor Antônio José da Cunha e o capitão Antônio José da Costa Barbosa.

Antônio José da Costa Barbosa tornou-se, então, dono de toda a Fazenda do Governo. Depois de seu falecimento, a propriedade passou para as duas filhas, cabendo uma seção de terras a Policena Augusta, casada com o espanhol José Antônio Linhares. Esta parte, que compreendia a sede da fazenda, mais tarde passou a se chamar Fazenda do Governo Velho. O outro quinhão foi passado à filha

Francisca Cândida, casada com o Dr. Luís Nicolau Favre, casal que construiu então o prédio da Fazenda do Eremitório, em cujo interior se destacava uma rica capela que recebia regularmente missas e outros rituais católicos sempre assistidos por escravos e vizinhos da propriedade. O Dr. Luís Nicolau Favre era um suíço formado em ciências físicas e naturais.

Depois de sua morte, a viúva Francisca Cândida esposou o Dr. Joaquim Antônio Pereira da Cunha em 4 de outubro de 1847, advogado e inventariante do espólio, o qual se tornou, assim, o décimo proprietário da Fazenda do Governo. Acredita-se que eles conferiram à fazenda o seu aspecto atual, com destaque para muitos elementos do século XVIII. Por essa época, a grande fazenda foi visitada por viajantes ilustres, entre eles Charles de Ribeyrolles, memorialista e político francês, e o Conselheiro José Saldanha da Gama, da Escola Politécnica. Por lá também passou Auguste François Marie Glaziou, botânico francês responsável por significativos trabalhos no Brasil, entre eles a modernização paisagística do Passeio Público do Rio de Janeiro e a implantação de belos jardins em algumas fazendas de café. O Dr. Joaquim

também se envolveu com a política, sendo vereador em várias legislaturas. Mais tarde, porém, teve de vender a tradicional fazenda para pagar uma dívida hipotecária aos herdeiros do barão de Diamantina, Francisco José de Vasconcelos Lessa.

O Imperador D. Pedro II

O casal não deixou descendentes. Francisca Cândida faleceu em 22 de agosto de 1863. Ainda no período em que a fazenda pertencia ao Dr. Joaquim Antônio Pereira da Cunha, mais precisamente em fevereiro de 1848, durante a excursão de D. Pedro II à região, a Fazenda do Governo recebeu o Imperador para almoçar. Prosseguindo viagem, D. Pedro II pernoitou na vila de Paraíba do Sul, na Fazenda da Boa Vista, do coronel João Gomes Ribeiro de Avelar (visconde da Paraíba). Por outro lado, Governo foi retratada em 1858 pelo francês Victor Frond, o primeiro estudioso do Vale a registrar a vida dos escravos no Brasil através da fotografia.

Matias Bernardino Alexandre foi o undécimo proprietário da Fazenda do Governo. Ali desenvolveu grande atividade, aumentando significativamente seu pecúlio e tornando-se protetor de todos os seus vizinhos. Graças a seu prestígio, foi agraciado com

a comenda da Ordem de Cristo em 1873. Depois de sua morte a fazenda passou a pertencer a seus sobrinhos, naturais da Polônia. Esses foram os duodécimos proprietários da Fazenda do Governo, mas por apenas dois anos (de 1879 a 1880).

O Dr. José Gonçalves Viriato de Medeiros foi o décimo terceiro proprietário da Governo, entre 1880 a 1896. Casado com Sara Blackall, o cearense José Gonçalves mudou o nome da fazenda para Sobral, cidade onde nascera. Do matrimônio vieram ao mundo três filhos: Eugênia (casada com o Dr. Antônio José Miranda Carvalho), Armando e Ester. Antônio José de Miranda Carvalho era um médico sul-paraibano de origem mineira, tendo sido também presidente da Câmara de Paraíba do Sul. Com sua morte, ocorrida em 1940, ele passou a Fazenda do Eremitório a seus filhos, que por seu turno, venderam-na em 23 de março de 1954 a Milton de Souza Carvalho. Este, então, dividiu a área em mais de cem sítios e lotes com áreas prontas para qualquer construção, batizando tal loteamento como Parque Maravilha. Um dos sítios do loteamento foi vendido, em 26 de fevereiro de 1957, a José Ramos Carlos, que o negociou, em 5 de maio de

1961, com Antônio Esteves dos Reis, mesmo tendo prometido vendê-las a Moacyr Nogueira Pereira. Segundo a tradição oral da região, Moacyr Nogueira Pereira, por se considerar legítimo possuidor, transferiu sua posse a Antônio Nogueira, no período entre 1959 e 1960. Antônio Nogueira devastou centenas de árvores para vender madeira e demoliu o prédio do antigo engenho de açúcar, razão pela qual seu nome é pessimamente lembrado na região paraibana. Antônio Esteves dos Reis vendeu seu sítio, em 16 de janeiro de 1960, a Altamiro Figueira, sua mulher Anair Gabriel Figueira e a três filhas casadas, cabendo a cada uma a quarta parte da propriedade. Altamiro Figueira e sua mulher já haviam adquirido do espólio de Milton de Souza Carvalho a parte restante da propriedade – na realidade, a maior parte – com 1.923.570 m2, resultado da aglutinação de vários sítios.

Por escritura de 3 de janeiro de 1975, Altamiro Figueira e sua mulher repassaram o sítio com a sede e outras benfeitorias novos proprietários. A usina de força hidráulica, ainda existente e funcionando, foi construída por Milton de Souza Carvalho e filhos na década de 1950 quando loteou a propriedade, aparentemente com o objetivo de suprir todo o loteamento com energia constante. No Brasil colônia, o velho casarão local talvez tivesse sido sede da Fiscalização da Pesagem de Ouro (Paraíba do Sul era um ponto estratégico para a saída de ouro de Minas Gerais). Miranda Carvalho transformou o pavilhão em colégio, mas Altamiro montou ali um curral. O referido pavilhão foi restaurado por uma de sus atuais proprietárias (Maria Beltrão), visando a restabelecer o seu provável aspecto original. A Fazenda do Governo hoje é conhecida pelo nome de Fazenda Maravilha.

GOTAS DE NANQUIM

A cor do olhar ... A cor da pedra

Quando a natureza mistura a magia

Quando vi a foto, fiquei na dúvida se a cor da pedra era mesmo a cor do olhar.

Parecia que você olhava e falava para mim com um sentimento de esperança e, ao mesmo tempo, revelando um segredo.

No dia seguinte, olhei de novo e senti que realmente falava.

Dali, daquela foto, alimentei a esperança de encontrar você para falar, mas preferi que o tempo se encarregasse desse encontro, para ter certeza de que o sentimento realmente existe.

Não havia distinção, pois a cor do olhar era a cor da pedra e a magia era realmente a mistura provocada pela natureza.

Printei e guardei a foto, para olhar de vez em quando e ter a certeza de que aquele olhar fala sentimento.

MARCELO BASBUS MOURÃO é advogado, ator, autor e diretor de teatro.

Instagram @marcelobasbusmourao | e-mail mbmourao@hotmail.com

Facebook Marcelo Basbus Mourão

Centro Espírita Casa da Paz

Fundado no dia 13 de maio de 2018, no Solar da Fazenda dos Fraga - Bairro Alegria, sob a égide de Nossa Mãe Santíssima, onde, com muito carinho, nossa irmã Ismênia Fraga cedeu espaço para que pudéssemos começar nossos estudos e o trabalho de irradiação a distância (Grupo da Prece), auxiliando, junto à espiritualidade, irmãos passando por situações difíceis. Os estudos iniciaram em novembro de 2017, antes da fundação.

Em outubro de 2018, tivemos carinho de nossa irmã Ana Maria Moraes Drumond ( in memoriam ), cedendo um salão em sua casa (Rua Áurea Pinheiro, 395), onde começamos as Palestras Públicas (nas terças-feiras) e aumentando os dias com outros estudos, através dos quais fomos e estamos sendo muito ajudados no processo da Reforma Íntima.

Com a pandemia, ficamos sem local físico e, a partir daí, fizemos e continuamos até hoje com nossos estudos online e as palestras no nosso canal no YouTube.

Também fomos direcionados a começar os trabalhos de ajuda às

famílias, com as Cestas Básicas e Enxovais para os Bebês, que, até hoje, nos trazem muita alegria.

Cada vez mais, grandes oportunidades de estudos reflexivos à luz do Evangelho de Jesus auxiliam-nos na caminhada evolutiva do Espírito, trazendo fortalecimento, paz, equilíbrio e muitos esforços para transformarmos nossas más inclinações.

Mais atividades

Atendimento Fraterno on-line, no qual 5 tarefeiras auxiliam irmãos nas suas dificuldades (divulgado na nossa página do Facebook).

• Livraria Casa da Paz (vendas on-line) ajudando a divulgar o Espiritismo

• Estudos abertos para todos que querem conhecer a Doutrina Espírita (Evangelho de Jesus):

• Quinta-feira (19h às 20h30) Passagens de Jesus entre nós;

• Sexta-feira (17h às 18h30) Obras da Codificação Espírita; (Informações com Maria Emília (24) 98124-0399)

Estado do Rio de Janeiro, 16 de maio de 2025

AIMÓVEIS: ALUGUEL

Casa, 2 qtos, sala, cozinha e banheiro. Alto do Javary, nº 25.

R$ 900,00 (21) 97007-2059

Alugo espaço comercial, centro Paty. (21) 97649-4977

Whatzapp

Alugo apartamento e quitinete na Lagoinha, perto Unidos (21) 96925-5036

Apartamento c/ 2 quartos na Mantiquira - Paty do Alferes

R$ 700,00 (24) 99203-7018

Apartamento Mobiliado c/ 2 quartos em Palmares - Paty do Alferes R$ 1.200,00 (24) 99203-7018

Apartamento c/ 2 quartos em Palmares - Paty do Alferes

R$ 650,00 (24) 99203-7018

VENDA

Vendo terreno perto do centro de Morro Azul (21) 96737-9818

Vendo casa a 200m do Lago de Javary (21) 99244-5376

Vendo/alugo 2 casas no alto de Javary. R$ 150 mil/ R$ 900,00 aluguel. (21) 97007-2059

Vendo apartamento no Condomínio

Summerville Apart

Quarto, cozinha, sala, banheiro c/ hidromassagem, varanda, piscina, sauna, churrasqueira e uma mini floresta.

Bairro Vila Suíça - Miguel Pereira

Tratar (21) 97172-6311

Casa, alto do Javary nº 25, rua calçada s/ saída. R$ 180 mil (21) 97007-2059

Terreno em Portela, documentado. 460m², plano. R$ 80 mil (21) 99691-3146

Casa a terminar, terreno 15x50, 2 quartos. R$ 200 mil em Paty (21) 98605-4261

Casa no alto de Javary, troco por outra. (41) 97007-2059

Terreno 1.157m², 100m da RJ125, Miguel x Paty. Aceito carro (24) 98111-6569

Terreno no Clube Velho R$ 15 mil (21) 97686-7167

Ótima casa, 2 quartos, garagem, terraço, em Portela. R$ 270.000,00 (24) 2484-9231

Casa em Paty, próximo a Casa do Artesão, 1 quarto. R$ 120 mil (21) 98156-9063

BINFORMÁTICA

Vendo roteador e repetidor wi-fi D-Link (21) 99507-0435

Aulas de informática para terceira idade (21) 99507-0435 C

SERVIÇOS & NEGÓCIOS

OFERTA DE EMPREGO

Precisa-se de senhora sozinha, tomar conta de casa em Petrópolis (24) 98858-6050

Caseiro, serviços gerais, residência, água, luz e ajuda de custo. (21) 98654.0007 Zap

Precisa-se de secretária com experiência em word (22) 99209-2006

Diarista com experiencia e referencias (21) 981817676 zap

Serviço p/ homem, 2 dias/ semana, R$60,00/dia (21) 98181-7676 zap

J.Lèbre abre vagas de mecânico roçadeira e motosserra (24) 98143-9151 whatsapp

PROCURA DE EMPREGO

Sou faxineira e arrumadeira de confiança (24) 98152-2776

Sou jardineiro e faço roçada de terreno (24) 98151-2847

Serviço de cozinheira, faxineira e cuidadora de idoso (24) 98121-0722

DCURSOS E AULAS

Explico p/ terceira idade método fácil de manusear seu smartphone (24) 2090-4780

Aulas de violão individuais, clássico, erudito, popular e gospel (24) 99884-9834

Piano – Curso prático 03 meses, somente 04 vagas, aulas individuais (24) 99884-9834

DA REGIÃO

Tecnologia, precisão e confiança para o seu veículo

Serviços

• Troca de óleo de câmbio automático

• Troca de líquido de arrefecimento a vácuo

• Troca de fluido de freio com equipamento automático

• Troca de óleo do motor

• Produto de estética automotiva (Expert e Vonixx)

Diferenciais

• Equipamentos modernos

• Atendimento especializado

• Lavagem de motor e pretinho nos pneus de brinde

EELETRODOMÉSTICOS

Climatizador quente/frio

200 volts novo R$ 370,00 (24) 98138-1453

Máquina de lavar Electrolux 8 kg turbo R$ 850,00, excelente estado. (24) 98138-1453

Ar Split marca Youk, 12 btu’s (21) 96737-9818

F

ELETRÔNICOS

Vendo Smartphone Samsung J5.

R$ 450,00. (21) 97507-0435

Ronaldo

Smartphone Samsung J5

R$ 450,00 (21) 97507-435

Ronaldo

GANIMAIS

Filhotes de Rottweiler, 2 meses verificado e vacinados. R$ 800,00 (24) 98104-6251

Pastor Alemão, filhotes vacinados e vermifugados. R$ 600,00 (21) 96429-1156

Leitões grandes e sadios. Vacinados e vermifugados (24) 93500-1383

hMÓVEIS

Cadeira de jantar de madeira R$ 50,00 (24) 98138-1453

Cadeira de escritório seminova s/ rodinha. R$ 85,00 (24) 98138-1453

2 cristaleiras de canto, madeira nobre mogno 1.80×80×60 (21) 97499-1620

Duas cristaleiras canto madeira nobre 1.80×80×60 (21) 97499-1620 Evando

Mesa redonda, quatro cadeiras Jacarandá laqueada 90 cm R$ 680,00 (24) 98138-1453

2 cristaleiras, canto, madeira maciça, 1.80x80x60 (24) 2090-3987/ (21) 97499-1620 Evandro

I

DIVERSOS

JMOTOS

Moto Yamaha 2022, 150 cilindradas, R$ 18 mil (21) 96737-9818

Tornado 250cc. Moto nova, toda reformada. R$ 10.500,00 (21) 98322-4164

Vendo Burgman 400cc, 2008, perfeito estado. (24) 98153-7342 Marquinho

Triciclo Tuk Tuk 2014 p/ carregar mercadorias até 400kg (24) 99302-5696

Triciclo 76, motor 1500, doc. ok, vistoriado R$ 20 mil (24) 98148-0922

Vendo roçadeira Stihl com assessórios R$ 700,00 (24) 97405-1433

Tampo de mesa, granito escuro 1,50, desocupar espaço R$ 70,00 (24) 99842-8915

Grades de aço de 1 metro, serve p/ canil R$ 80,00 cada. (24) 99842-8915

Piano Kreutzer, 3 pedais. R$ 3.200,00 (24) 99277-1960

Tenho bambu para lavoura. Retirar no Parque Barcelos. (21) 98322-4164

Compra-se pulseira de ouro c/ bolinhas. (24) 98155-0362

Ana Lúcia

Bicicleta aro 26 com marcha R$ 400,00 (24) 99277-1960

Vendo ou troco tapete novo para sala pequena. (24) 98147-2686

Vendo cortador de frios, elétrico, seminovo. R$ 2.200,00 (21) 991465902 Barbosa

Vendo moto traxx 2010R$1500,00 detalhes (24) 98143-6803

Fazer 250, 13/14 doc. ok, excelente estado, revisão em dia. (24) 2483-0615

Lander 250, 2014, doc. ok, moto impecável. (24) 98121-7617

Vendo moto Shadow 600/2003 R$ 14.000,00 (24) 2484-2393

CB 300 Honda 2010 – doc. ok. R$ 8 mil (24) 98148-1600

Lander 250, 09, doc. ok, 45km rodados, ótimo estado. (24) 98132-2287

Tornado XR 250, 2002, montada p/ trilha R$ 5 mil (24) 98135-6162

Vendo Bross 150 - inteira 2009, primeiro dono. 24838354 / 98131-1113

Vendo Fazer 250 CC 13/14

Limited Edition, doc, ok, muito nova, pneu novo. R$ 10 mil (24) 98113-7892

Vendo CB 300R 12/12 c/ 5.500 km, vistoriada, 2015. R$ 10.900,00 99276-1979 / 98155-2345

Vendo XT600 95/95, preta, doc. 2015 ok. R$ 7.500,00 98141-7699 Ricardo

Vendo moto Dafra Super 50. 98853-3033 / 98162-6857

Vendo Factor 2014, preta, zero. Nunca usada. R$ 6.000,00. (21)971283632/971881605

E. C. Portela Açougue AÇOUGUE AÇOUGUE

Revendedor autorizado Vonixx (24) 98153-7093

Estrada da Maravilha, 1877 - Paty do Alferes

CNPJ 57.629.181/0001-37

KCARROS

Saveiro cd/cross, 14/15, flex, excelente, R$ 70 mil. (24) 97834-6203

Aircross 2018 Shinea automático. R$ 58.500,00. Aceito pick-up. (21) 98322-4164

Vendo Gran Siena 2021, único dono. (24) 99269-7335

Sandero 1.0, 2016, único dono. (24) 99225-8589 zap Fiat Uno CS, 86/86 (24) 99217-2639

Vendemos motor, lataria e peças de Kombi (24) 981090489 Marcos

Celta 2011, básico, 2 portas, doc. ok, falar c/ Adonias (24) 99268-4618

Vendo vidros e peças de Kombi (24) 98105-9260

Saveiro 2014, único dono, 50.000 km rodados. 42 mil (21) 99225-8589

F1000, cabine dupla, 86, motor batido, R$ 20 mil. (32) 98831-0078

Corsa Spirit 09, completo, vidro, trava, alarme (24) 99323-4588

Vendo Fiat Mobi, 2016. (24) 98157-3443

Saveiro 08/09, 1.6 flex. R$ 22.500,00 (21) 96401-4549 Índio

Peugeot 2001, 1.0, ar, vidro, travas, doc. ok. R$ 8.900,00 (24) 99262-9629

Hyundai Accent, 94 R$ 8.500,00 (24) 98161-8030

Carburador solex R$ 300,00 (24) 98884-9834

Corolla Xei 2016 c/ GNV, prata, doc. ok R$ 65 mil (24) 98148-0922

Parati 95, gás e GNV, motor e freio feito há dias. R$ 5.300,00 (24) 98148-0922

Rua General Ferreira do Amaral, nº 82 e 84

Centro - Miguel Pereira ( 2484-2519

Alugo casa 2 qtos, sala, cozinha e dependências Gov. Portela

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.