Jornal O Repórter 531

Page 5

Nunca confundir conhecimento com educação e cultura. Conhecimento conseguimos adquirir em todos os lugares, de várias formas, algumas vezes pagando por ele, outras vezes conseguimos gratuitamente, mas o fato é que se soubermos buscar tendo o mínimo de discernimento da fonte, conseguimos informações privilegiadas que vão agregar a nossa vida. Já a cultura e a educação, são bem diferentes, porque não são acumuláveis como o conhecimento. A cultura por exemplo é uma construção que se faz ao longo da vida. Ela provém do interesse em buscar coisas valorosas que agreguem além do conhecimento, a capacidade de desenvolver pensamentos éticos e sensatos a respeito de vários temas. A educação então sem maiores comentários, ela vem da formação adquirida no seio familiar e encontra seu alicerce em valores morais e comportamentais. Não é possível comprar educação da mesma forma que se investe no conhecimento. Ela desenvolve-se gradativamente com base no convívio e na conduta. Mas o por que de a abordarmos estas definições? Porque amigo leitor, está aí a raiz do nosso problema, seja na nossa realidade atual ou em outros tempos.

Humanamente, somos detentores de muito conhecimento, estamos testemunhando revoluções inimagináveis, porém estamos cada vez mais indisciplinados e mal educados. Nós, sobretudo brasileiros, adoramos afrontar regras, burlar sistemas, fazer escondido, achando que aquela nossa rebeldia emocionante gera uma adrenalina bacana, mas ignoramos as consequências posteriores. Em muitos casos, seja na educação financeira, no comportamento social frente a uma pandemia, seja atrás de um volante, nós estamos "carecas" de saber o que precisamos fazer, nós temos conhecimento e informações, sabemos das regras. O grande desafio é a educação e a cultura, isto é: Se sabemos o que precisa ser feito e sabemos como fazer, por que então não fazemos? Este é o grande desafio da geração futura, desenvolver nas pessoas que estão vindo ao mundo, a cultura de fazer o correto, e a educação necessária para agir com retidão mesmo que não tenha ninguém olhando. Enquanto não nos convencermos que fazer errado não é vantagem mesmo que não tenha ninguém nos monitorando, continuaremos sendo terceiro mundo e em um retrocesso moral avassalador.

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE DIRETOR DIRETOR DE DIRETOR JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053

Quem está de volta ao legislativo de Fazenda Rio Grande, é o vereador José Miranda de Oliveira Junior, o Mirandinha. Suplente do PSL, o edil tem sido convocado e desconvocado para a função, com as indecisões da titular Nani Hammad, que depois de um estágio na Câmara, acabou retornando para a Secretaria de Ação Social da cidade, nesta semana.

Nani, nesta volta relâmpago ao legislativo, disse que havia sido eleita para defender os interesses da mulher na Câmara. Mas que representante é esta, que não sabe onde quer ficar? Certamente, as mulheres que a elegeram, estão de olho nestas patacoadas de Nani. Claro, que o salário de secretaria é bem melhor do que o de vereador e, isso, fatalmente, tenha influenciado na decisão da moça.

Nani e o prefeito e marido Nassib Hammad, são alvos de denúncias, que vem sendo investigadas pelos vereadores. Há que aposte que o casal está com os dias contados nas funções. Quem viver, verá!

E, o prefeito Nassib, dia desses, em "live", anunciou a construção de hospital na cidade. Apareceu ao lado da equipe, na área destinada, mostrando projeto. Só que acabou desmentido. O dono da área, Assis Arthur Haddad, colocou uma placa no local, proibindo a construção. Disse ser favorável ao hospital, mas que não foi procurado por ninguém da prefeitura, para comprar o lote. Mas que barbaridade! Mais uma de Nassib, que promove um governo conturbado. Uma nota do jurídico da barrosa, disse que o dito por Assis, não corresponde a realidade.

Quantos secretários municipais passaram pela administração de Nassib Hammad, em nove meses de mandato? Certamente, em todas as pastas houveram mudanças e, praticamente a cada semana, novos nomes são anunciados. Ao que parece, o turco contrata e descontrata, conforme amanhece a cada dia. Se acorda "azedo", despeja a ira em cima da galera do primeiro escalão. Até quando vai isso?

Aliás, o Foca levantou que a maioria dos secretários são de fora. Nesta semana, alguns vereadores criticaram tais contratações e, em tom de ironia, afirmam que a galera mal conhece o caminho de Fazenda Rio Grande, quer dirá dos bairros da cidade. Bom, deixa pra lá!

O Foca, nesta semana, teve uma baita dúvida em relação a pavimentação da Estrada do Tietê. Querendo dar uma informação precisa, acerca de um requerimento, ligou para um determinado vereador, perguntando a distância de um trecho, etc e tal. O Foca foi surpreendido com a resposta do dito cujo. O rapaz mandou o Foca consultar o Google Maps. Que coisa!

Ainda repercute o evento Líderes e Vendedores, promovido pelo O Repórter. No último dia 10, personalidades da política, profissionais liberais, de vários segm entos de Fazenda e Região, foram homenageados. Diante do sucesso, há muita gente perguntando ao Pedro Bala, quando será o próximo evento. Só em 2022! Líderes e Vencedores marcou o aniversário do jornal, que celebrou 14 anos. Boa semana aos nossos leitores.

Jornal Filiado à

COLABORADORES COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.

DEP DEP DEPAR AR ART T TAMENT AMENT AMENTO C O O COMER OMER OMER OMERCIA CIA CIA CIAL L Pedro E. Silva (41) 996796053

DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam

IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO Press Aternativa

Tiragem desta edição 7.000 Exemplares CIRCULAÇÃO CIRCULAÇÃO

Região Metropolitana de Curitiba

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 2 2 2 2
OPINIÃO ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
necessariamente a opinião do jornal.
Conhecimento sobra, precisamos educação e cultura
EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 3 3 3 3

Vida saudável ao alcance de todos

Jardim das Ervas chegou em Fazenda Rio Grande para trazer saúde e qualidade de vida!

DA REDAÇÃO E-COMMERCE

O mercado de produtos naturais conquista mais adeptos a cada dia. São pessoas que procuram qualidade de vida, bem-estar, prevenção e tratamento de doenças. Na esteira do crescimento desse mercado, estão as empresas que se dedicam a atender esse público. É o caso da Jardim das Ervas, que está no mercado há 15 anos, e acaba de inaugurar uma de suas unidades em Fazenda Rio Grande. A vinda para a cidade foi impulsionada pela grande procura de clientes locais, tanto nas lojas físicas quanto através de delivery e compras pelo site. E como o propósito da Jardim das Ervas é estar cada vez mais próxima do seu público consumidor, a vinda para Fazenda Rio Grande era inevitável. A rede considerou ainda, a crescente busca da população por alimentos e rotinas mais saudáveis. Aliás, essa é a principal missão da empresa: a dedicação em oferecer aos clientes maneiras fáceis e acessíveis para uma vida mais saborosa e saudável, através da alimentação. "Trabalhamos com produtos naturais, saudáveis e de qualidade para quem quer mais sabor no seu dia a dia. Seguimos essa mesma linha de pensamento desde a primeira loja que abrimos, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, desde então, trilhamos um caminho de per-

sistência em nosso negócio, porque somos apaixonados pelo que fazemos", explica a empresa. Atualmente com 21 lojas localizadas em Curitiba e região metropolitana, a Jardim das Ervas iniciou seu atendimento em Fazenda Rio Grande nesta quinta-feira, 23 de setembro, e está localizada no bairro Nações, na Travessa Bélgica 200.

PRODUTOS

A loja local oferece mais de 600

itens à granel, mas a rede em si, tem mais de 1.500 produtos disponíveis, entre grãos, cereais, farinhas, chás, nuts, temperos, encapsulados, suplementos e óleos essenciais. Possui ainda uma linha própria de produtos, ideais para quem busca uma melhoria da qualidade de vida. A sessão especial de doces e chocolates, bolachas, amanteigados, tubbets, também é uma opção para quem leva uma vida saudável, mas de vez em quando gosta de saborear quitutes e snacks.

A maior parte dos produtos da Jardim das Ervas está disponível para compras através do seu site www. jardimdaservas.com.br, exclusivo aos clientes que querem comprar e receber o produto na comodidade de suas casas.

"Além de o consumidor poder conhecer um pouco do nosso amor em uma das lojas físicas e se surpreender com a variedade, qualidade e preço justo que trabalhamos, ele pode navegar no nosso site e ali fazer sua compra", explica a loja.

A preocupação com o bem-estar dos seus clientes, principalmente em tempos de pandemia, é outro ponto forte da rede, que disponibiliza o serviço de delivery para aqueles que preferem comprar de casa mesmo.

A pessoa pode encomendar seus produtos através do WhatsApp (41) 99247-3185 e pagar uma pequena taxa de entrega.

LOCALIZAÇÃO

A Jardim das Ervas em Fazenda Rio Grande fica na esquina da Travessa Bélgica 200 no bairro Nações.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h, e aos sábados, das 8h30 às 16h.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 4 4 4 4 DESTAQUE
A nova loja oferece mais de 600 itens à granel, mas a rede em si tem mais de 1.500 produtos disponíveis, entre grãos, cereais, chás, encapsulados, suplementos e outros.

Nova opção de ligação entre FRG, Mandirituba e Araucária começa a se tornar realidade

Uma nova opção de ligação entre os municípios de Araucária, Fazenda Rio Grande e Mandirituba, vem sendo construída. A pavimentação do trecho é uma reivindicação antiga e, começa a tornar realidade. Pelo menos no município de Araucária, alguns quilômetros já ganharam asfalto. A prefeitura do município anuncia o asfaltamento de mais 2,4 km da estrada. A pavimentação no trecho 3 C, na região do Fazendinha, está sendo retomada pela empresa Dezembro Engenharia, após a anterior não cumprir o contrato. Seguindo o padrão dos outros trechos, a pavimentação também será em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente. Esse tipo de pavimento é de alta qualidade, apresentando boa resistência e longa durabilidade. A pavimentação da estrada inclui ser-

Obras prosseguem na Estrada do Tietê, em Araucária

viços preliminares de terraplenagem, meio-fio e sarjeta, serviços de urbanização, sinalização de trânsito, drenagem e placas de comunicação visual. A região já conta com a iluminação toda com lâmpadas de led, o que vai valorizar ainda mais a área e trazer mais segurança aos moradores e motoristas. A

Estrada do Tietê é uma via bastante importante na cidade. Ela começa na Rodovia do Xisto, passa por diversas localidades e segue até o limite com os municípios vizinho de Mandirituba e Fazenda Rio Grande. Para agilizar a pavimentação da via, a estrada foi dividida em trechos e quase todos estão

concluídos. Além do 3 C, mais um trecho está em execução, um está em processo licitatório e outro prestes a ter as obras iniciadas. Com a conclusão da obra, a Estrada do Tietê será a maior via pavimentada do município, com cerca de 28 km de extensão.

Nesta semana, os vereadores fazendense, Fabiano Fubá e Serjão Claudino, apresentaram requerimento, pedindo informações ao Executivo local, se existe algum planejamento para a pavimentação de aproximadamente 2 km no trecho entre a Estre Ambiental e o Rio Maurício. "Precisamos desta informação, para que possamos agilizar o recurso para pavimentar a estrada, que vai ser importante para a ligação entre as cidades. Será um corredor importante para desafogar o trânsito na BR-116, entre Fazenda e Curitiba", finaliza o professor Fabiano.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 5 5 5 5 MANDIRITUBA
DA REDAÇÃO
DA ASSESSORIA

Sem olhar a quem

Ratinho Junior e Luis Antonio Biscaia entregam 82 títulos de regularização fundiária e anunciam mais de R$ 1 milhão de pavimentação em Mandirituba

O governador Ratinho Junior visitou Mandirituba nesta quinta-feira (23), a fim de entregar os títulos de regularizações fundiárias a 82 famílias residentes do São João e Vila Queimados. Além da entrega, ele liberou mais R$ 1,3 milhão em recursos para pavimentação de ruas do município. O prefeito Luis Antonio Biscaia, demais autoridades e os moradores receberam Ratinho Junior. Ao todo, até 879 famílias devem ser atendidas pelo programa de regularização. De acordo com o presidente da Cohapar Jorge Lange, essas 82 famílias já atendidas foram apenas um projeto piloto e, em breve, as demais receberão seus documentos. "O Paraná está fazendo, nesse momento, a regularização de 20 mil propriedades urbanas [...]. Aqui ainda tem 800, no bairro Areia Branca, Quatro Pinheiros, Jardim Planalto, Vila Brasília e Lagoinha, que também já estão em andamento", destacou Lange, que aproveitou ainda para parabenizar ao governador pela iniciativa: "Com sua sensibilidade, construiu no Paraná o maior programa de habitação do Brasil".

Já com o programa de obras, nesse momento, o prefeito Luis Antonio vai poder pavimentar duas ruas: Geraldo Claudino e Wilson Selusniak. Porém, englobando obras já realizadas e outras ainda por realizar, a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado soma R$ 16,2 milhões em investimentos no desenvolvimento urbano do município. Segundo Luis Antonio, é um compromisso de sua gestão e do go-

verno do Estado pavimentar mais ruas: "São 64 ruas. A gente precisa pavimentar quase 90% da área urbana até o final do mandato. Dar ao povo dignidade e alegria de viver em sua cidade", diz.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do estado, João Carlos Ortega, que esteve presente na solenidade, aproveitou para falar dos investimentos em obras: "Nós estamos trazendo o anúncio do maior pacote de obras, uma parceria entre o Governo do Estado e o município de Mandirituba. Vamos comprar equipamentos novos e vamos fazer muita pavimentação nova, galerias, calçamento, sinalização e acessibilidade. Uma parceria muito forte que vai fazer com que a gente transforme a vida das pessoas", frisa.

Para o prefeito Luis Antônio, tanto o anúncio das obras como a entrega de títulos revelam um momento histórico no município. "Quem não ficaria feliz em receber o título da regularização fundiária de posse do seu terre-

no? Terrenos que estão há mais de 20, 30 anos aguardando. Acho que é um momento histórico no município. Motivo de alegria imensa", destaca. Falando a importância de todo o trabalho prestado à população de Mandirituba, o governador aproveitou para valorizar a cidade: "Nós estamos na terra da camomila. Mandirituba é a maior produtora de camomila da América Latina".

poder ter conhecido a dificuldade do dia a dia, nos dá a oportunidade de criar bons programas, através do Governo, para atender às famílias, em especial às mais carentes. Imagina uma pessoa estar há 30 anos num lugar e não ter isso reconhecido legalmente, não pode fazer um empréstimo, uma reforma? Então é uma transformação", ressaltou. Ratinho Junior ainda lembrou que o Governo e a Prefeitura irão construir mais 200 casas em Mandirituba para atender às famílias que sonham com a sua casa própria e renovar o parque de máquinas através dos recursos da secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. Mas quem ficou mais feliz nesta quinta, foi a dona Terezinha Cruz. Moradora do bairro São João, ela aguardava pelo documento da casa em seu nome desde 1998. Sempre muito preocupada com a situação, ela esperou ansiosamente por este momento. "A gente morava ali e não sabia se ia poder ficar ali ou não ia. Eu falava pro meu marido 'meu Deus, quando que nós vamos ter um documento? Se uma hora tiram a gente daqui, pra onde a gente vai?'. Hoje eu agradeço a Deus porque posso dizer que é meu".

Hoje eu posso dizer Hoje eu posso dizer Hoje eu posso dizer Hoje eu posso dizer eu dizer que é meu que que é meu que que é meu

T T T T Ter er er er ere e e e zinha da Cru zinha da zinha da Cru zinha da zinha Cruz z z z z

De origem humilde, ele acredita que foram as dificuldades que o fizeram ter um olhar mais cuidadoso. "Essa experiência, de

Também estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Cida Biscaia, o vice-prefeito Airton Cruz, o chefe da Casa Civil Guto Silva, os deputados estaduais Artagão Junior e Francisco Bührer e o deputado federal Luciano Ducci, além do padre João Maria, o presidente da Câmara Municipal Guilherme Palu Gelatti e vereadores.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 6 6 6 6 MANDIRITUBA
POR: DAYANNE WOZHIAK Para agradecer as benfeitorias, o prefeito Luis Antônio entregou cestas com produtos locais às autoridades
AEN/PR AEN/PR AEN/PR
População de Mandiritiba recepcionando o governador Ratinho Júnior Famílias felizes por finalmente terem o seu imóvel regularizado
“ ” JORNAL O REPÓRTER

Prefeitura e Associação de Futebol Amador de Mandirituba (AFAM), definindo o retorno das atividades esportivas

A Prefeitura e integrantes da Associação de Futebol Amador de Mandirituba (AFAM), reuniramse para definir o retorno das atividades esportivas, e definem o início do campeonato de futsal das modalidades, Masculino Livre, Feminino Livre e Veterano para dia 15/10/2021. Serão realizadas três partidas por noite, a primeira ocorrendo às 19h30, todos os jogos serão realizados no Ginásio Mandiritubão. Estiveram

presentes na reunião o Presidente da AFAM, Bruno Santos conhecido por (Bruno Índio), e os servidores Municipais do Departamento de Esportes, Jansen, Bruna e o Secretário de Planejamento Vilsinho Calais.

Segundo o Secretário Vilsinho, o retorno das atividades esportivas é de extrema importância para o município e, por isso, a administração vêm realizando o planejamento e promovendo reforma no espaço ginásio Mandiritubão.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 7 7 7 7 MANDIRITUBA
DA ASSESSORIA
Todos os jogos serão realizados no Ginásio Mandiritubão
DA ASSESSORIA
Estiveram presentes na reunião o Presidente da AFAM, Bruno Santos conhecido por (Bruno Índio), e os servidores Municipais do Departamento de Esportes, Jansen, Bruna e o Secretário de Planejamento Vilsinho Calais.

DAYANNE WOZHIAK de de fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quitandinha, cidade que tem boa parte do município ainda como área rural e, portanto, muitos agricultores. "Era duro, tinha que ter 50% +1 [de aprovação] para fundar o sindicato. Hoje é mais fácil. Quando eu mandei a papelada pra Brasília, voltou", relembra.

Quase 86 anos de uma história de luta e empatia. Fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quitandinha, do Hospital Cristo Rei e da Rádio Comunitária do município, seu Urbano Piontkievcz tem um ponto em comum em todos os trabalhos já realizados pela cidade: a vontade de fazer o bem pela população.

Sua história de solidariedade começou por volta de seus 25 anos, quando, já casado, ele começou a organizar as doações de roupas para as pessoas carentes do município. Os donativos vinham direto da Holanda e era ao seu Urbano que as pessoas procuravam para pedir por vestuário. Segundo ele, essa vontade de fazer o bem surgiu após conhecer um padre em Aparecida do Norte, São Paulo. E ele sempre buscou distribuir igualmente para todos que precisavam. Para ele, fazer o bem ao próximo era algo que lhe fazia feliz. Já aos 35 anos, seu Urbano enxergou a necessida-

História de luta

com importantes contribuições

Na época, ele conta que o exército da Lapa veio a Quitandinha para ajudar em algumas questões e acabou ajudando também na fundação do sindicato, que existe hoje há 50 anos tendo, desde essa época, o seu Urbano como presidente. Logo depois, veio a ideia de fundar o Hospital Cristo Rei. Localizada a 70 km do centro de Curitiba e com pouca infraestrutura, a cidade de Quitandinha precisava, ao menos, de equipamentos que possibilitassem a realização de exames simples para a população. Foi assim que, por meio do sindicato, o seu Urbano conseguiu fundar o Hospital onde a população, até hoje, é atendida gratuitamente sem precisar se des-

Seu Urbano segurando o livro em que sua história foi contada junto a outros importantes nomes

locar. Hoje, já são 40 anos mais ou menos do Hospital Cristo Rei, com seu Urbano ainda à frente de tudo. Mas só para a implantação foram quatro anos de trabalho: "Comecei a luta em 76 e em 80 já era possível internar", recorda. Devido

te do município e mostrar a importância do Hospital no município", pontua. Seu Urbano também foi o responsável pela rádio comunitária de Quitandinha, principal veículo de informação na época e mesmo até hoje na cidade. Graças à rádio, a população do centro até as áreas rurais fica por dentro dos assuntos do município, questões políticas, serviços, projetos e eventos. A rádio foi criada por meio de uma verba do sindicato que era destinada a lazer e, claro, com o aval da população.

Acho que fiz um Acho ser ser ser ser serviço que viço que viço que viço que viço que agrada a Deus agrada a agrada

tacando que a rádio de Quitandinha foi uma das primeiras do País.

Segundo ele, muitos duvidavam da origem da rádio e foi por isso, em uma dada ocasião, que a polícia chegou a apreender os equipamentos e tudo durante a sessão da Câmara Legislativa. "Estava o vereador Jurandir lendo na Câmara, a polícia foi lá e fechou. Prenderam os equipamentos, mas eu tinha tudo certo.

Eles queriam saber se foi algum político que me deu a rádio, mas eu disse que não, que fiz a assembleia, coloquei tudo na mão do povo e eles aprovaram pra fazer a rádio. Assim mesmo, levou dois anos pra recuperar tudo".

Ele acredita que todos os serviços prestados à população são bem vistos por Deus ao aumento da demanda e custo do espaço, hoje o município ajuda o Hospital com uma contrapartida.

Conquista essa que foi adquirida após muita luta também. "Os prefeitos não queriam me ajudar. Porque no começo eu vencia. Era pou-

ca gente e o sindicato arrecadava bem. Então eles ficaram acostumados a não me ajudar porque eu tocava. Mas depois foi crescendo e já não dava mais pra sustentar o hospital sozinho. Tive que pedir ajuda para os prefeitos que estavam à fren-

"Quando falaram da rádio, que tinha uma lei pra sair no congresso, eu já me interessei, achei que seria algo bom pra cidade. E já saiu a quarta rádio comunitária do Brasil em Quitandinha. Tem mais de 20 anos a nossa rádio", conta, des-

Seu Urbano também chegou a ser vereador e candidato a vice-prefeito de Quitandinha, mas lamenta não ter tido a oportunidade de vencer a eleição e continuar na carreira política fazendo mais pela população. Na época em que ele foi vereador, ele e os demais não recebiam nenhum salário. Ainda assim, faziam o que podiam. Seu Urbano saiu algu-

mas vezes às 5h da manhã com seu carro Gol com destino a Brasília, onde ia pedir recursos para sua cidade. Tudo pago do seu bolso. Somente no final do mandato é que foi conquistada uma bolsa-auxílio para arcar, ao menos, com a ga-

solina dos vereadores. Agora já para completar 86 anos em novembro, seu Urbano acredita que teve uma trajetória bem escrita e vai deixar o seu legado para todos.

Ele já entregou a presidência do hospital e pretende em breve entregar o sindi-

cato. "Eu tenho a consciência tranquila porque acho que fiz um serviço que agrada a Deus. Jesus andava só na terra curando doentes e dando de comer àquele povo. Acho que Deus está vendo o que eu faço", finaliza.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 8 8 QUITANDINHA 9 9 9 9 QUITANDINHA
Conheça a trajetória do querido Urbano Piontkievcz, que marcou a cidade de Quitandinha
Urbano Piontkievcz Urbano Urbano Piontkievcz Urbano
POR:
O
REPÓRTER
O
REPÓRTER
EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 10 10 10 10

Governador autoriza R$ 14 milhões em investimentos para Piên

Um dia histórico para a cidade de Piên, assim pode ser resumida esta terça-feira, dia 21. Hoje o Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, assinou a liberação de convênios que juntos somam R$ 14 milhões em investimentos. A assinatura aconteceu no Palácio Iguaçu e contou com a presença do prefeito Maicon Grosskopf, da primeira dama do município Graziele Grosskopf, do vice-prefeito Pedrinho da Silva, e dos secretários Claudemir de Andrade e Josnei Grosskopf.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Pires Ferreira e os vereadores Almir Mielke, Clever Beil, Dori Ritzmann, Giomar da Rosa (Juma), Joelcio Buba, Valdir Taborda e a vereadora Seandra Cordeiro. Além do Governador Ratinho Júnior outras lideranças do Estado participaram do evento, como o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o deputado estadual Francisco Bührer;

e o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos.

Os recursos, oriundos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, serão utilizados na pavimentação de vias urbanas e rurais, na compra de um terreno para a instalação de indústrias, construção da nova prefeitura, aquisição de equipamentos para cadastro técnico entre outros. Parte desse valor, de cerca de R$ 4,8 milhões, é a fundo a perdido, e o restante será financiado por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

"Por muitos anos, Piên ficou sem receber grandes investimentos do Governo do Estado. Estamos, agora, destinando recursos para urbanização, pavimentação de ruas, um grande pacote de obras", afirmou o governador. "O município apresentou bons projetos e o Estado entra com a sua parte com esse investimento que vai melhorar a vida das pessoas que vivem na cidade".

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos

Ortega, destacou que a pasta destinou, somente neste ano, quase R$ 2 bilhões para obras em cidades paranaenses desde o início de 2019, com 3.249 ações nos municípios. "Piên recebe o maior pacote de obras de sua história, graças a essa parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. Esses R$ 14 milhões em investimentos trazem uma melhoria para a gestão, com obras que fazem a diferença no dia a dia da população", disse.

O prefeito Maicon Grosskopf enalteceu o apoio do governo do Estado na captação de recursos. "O governo Ratinho Júnior tem como característica o trabalho municipalista, é um governo parceiro dos prefeitos. Com este suporte, investimentos esperados a décadas serão realizados, tanto no perímetro urbando, quanto na área rural", destacou o prefeito, enfatizando o trabalho junto com a câmara. "Tenho tido o apoio dos vereadores, que também estão engajados em desenvolver a nossa cidade, sem este suporte não teríamos obtido êxito na captação deste volume de recursos",

salienta. Importante destacar que além destas obras anunciadas nesta terça-feira diversas ações estão acontecendo no município com recursos já anteriormente confirmados, como a retomada da obra de 500 metros de pavimentação na Campina dos Maia (R$ 950 mil), além de outros projetos iniciados neste ano como a pavimentação de 4 km de pedra irregular no Aterrado Alto (R$ 1,2 milhão) e o recape e revitalização da Avenida Caiobá, em Trigolândia (R$ 1 milhão).

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS

Desde o início do ano a prefeitura vem trabalhando para poder alcançar estes recursos, com a elaboração de projetos e levantamento de toda a documentação necessária. Com isso estes recursos já tem destinação específica e as licitações devem ocorrer nos próximos dias. Saiba onde serão investidos estes valores:

R$ 2,9 MILHÕES

Pavimentação de 2km na localidade de Campina dos Crespins (trecho 2);

R$ 1,8 MILHÃO

Pavimentação de 1km na localidade de Campina dos Crespins (trecho 1);

R$ 1,6 MILHÃO

Pavimentação de 1km na Campina dos Maia;

R$ 3,1 MILHÕES

Pavimentação de 2,1 km ligando até a localidade de Poço Frio;

R$ 2,6 MILHÕES

Pavimentações menores de diversas ruas do município;

R$ 500 MIL

Aquisição de terreno para área industrial;

R$ 1,8 MILHÕES

Cadastro Técnico, planta genérica e construção da nova prefeitura.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 11 11 11 11 11
PIÊN
DA ASSESSORIA ASSESSORIA ASSESSORIA Comitiva de Piên na assinatura do importante convênio Ratinho no momento da assinatura do convênio com o município de Piên Prefeito Maicon é cumprimentado pelo governador Ratinho em solenidade no Palácio
ASSESSORIA

Lei que prevê controle de animais tramita na Câmara de Vereadores de Tijucas do Sul

Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que estabelece procedimentos referentes ao controle populacional, criação, comercialização, adoção, abandono e maus tratos e controle sanitário de cães e gatos no município de Tijucas do Sul está em análise pelos vereadores. Pelo documento, fica estabelecido os procedimentos referentes ao controle populacional na cidade, com o objetivo de que animais fiquem protegidos, especialmente os que vivem em condições de rua. "Temos vários animais pelas ruas da nossa cidade e, precisamos criar políticas de proteção a eles", disse o prefeito Gringo.

Um dos principais objetivos da Lei, é diminuir os casos de abandono e maus-tratos aos animais, principalmente cães e gatos. O texto define uma série de regras, que vão desde o respeito

aos animais e critérios para a adoção. A mesa diretora do Legislativo destaca que a iniciativa do prefeito gringo é louvável e que o projeto tramita nas comissões internas e, que logo chegará ao plenário para a devida delibera-

ção. Gringo sugere que a lei seja criada. "Encaminho para apreciação desta Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei nº 034/2021 para a devida apreciação. São procedimentos referentes ao controle populacional, criação, comercializa-

ção, adoção, abandono e maus tratos, e controle sanitário de cães e gatos (machos e fêmeas). Assim, em razão do interesse público, esperamos receber a chancela dos vereadores, para que possamos implementar políticas de proteção aos animais", finaliza gringo.

Pelo projeto, fica autorizado o Chefe do Executivo contratar, através de processo licitatório, clinicas veterinárias para castração de cães e gatos, machos e fêmeas.

As castrações serão realizadas nas dependências da clinicas veterinárias. No artigo 4º, da Lei, as castrações devem ocorrer no dia e horário marcados para o procedimento. As clinicas veterinárias farão uma prévia avaliação das condições físicas do animal inscrito, sendo realizado hemograma dos animais e bioquímica renal, a fim de concluir se o mesmo está em condições de ser castrado.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 12 12 12 12 TIJUCAS DO SUL
DIVULGAÇÃO
Projeto evitará maus tratos a aminais de rua na cidade
REDAÇÃO
DA

Projeto que dispõe sobre a prevenção ao suicídio nas escolas vira lei em FRG

Fazenda Rio Grande agora tem uma nova lei voltada para a valorização da vida. De autoria do vereador Dr. Renan Wozniack, a Lei Municipal nº 1.485/2021 dispõe sobre a inclusão de medidas de prevenção ao suicídio em escolas públicas e privadas de Fazenda Rio Grande. Promulgado neste mês, pela presidência da Câmara Municipal, e inspirado na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, o autor da lei destaca uma feliz coincidência. "Esta lei foi apresentada pelo nosso mandato em abril e, coincidentemente, acabou entrando em vigor durante o Setembro Amarelo, ou seja, justo no mês de prevenção ao suicídio", comenta o vereador.

Agora, com essa legislação vigente, Dr. Renan Wozniack espera a redução dos índices de depressão, automutilação e suicídio, que são alarmantes entre os jovens do município. "Enquanto esse assunto for tratado de maneira preventiva e consciente, a tendência é que esses índices diminuam com o passar do tempo. Esse é um tema que precisa ser encarado assim: com cuidado e prevenção", diz. Con-

forme a súmula da referida lei, o texto recomenda que sejam incluídas medidas preventivas acerca do tema nas escolas locais. Em

resumo, o documento prevê principalmente a realização de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio entre crianças, jovens e adolescentes. Também sugere ações como palestras e debates, distribuição de cartilhas à comunidade escolar, assim como a capacitação das equipes pedagógicas para que saibam identificar os alunos que necessitam de atenção.

Ainda sobre prevenção ao suicídio, Dr. Renan Wozniack conta que prestigiou diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo no decorrer deste mês. Ele ressalta as iniciativas da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Esquizofrenia (AFAPE) em conjunto com o Reduto de Meninas. Entre os eventos realizados pelas instituições estão, por exemplo, a Caminhada e Ciclismo Solidário em Prol à Prevenção ao Suicídio, que aconteceu no Centro Multieventos e as palestras de conscientização sobre saúde mental e suicídio. "As duas instituições estão muito engajadas nessa questão de valorização da vida. O Reduto e a AFAPE estão de parabéns pelas ações desenvolvidas", finaliza.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 13 13 13 13 13 FAZENDA RIO GRANDE
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
Vereador Renan e autor da lei no municipio fazendense

A liminar pode cair!

Sessão que poderia resultar na cassação do prefeito Dr. Nassib foi interrompida por liminar, mas a previsão é de que seja retomada em breve

A sessão que poderia resultar na cassação do prefeito de Fazenda Rio Grande Dr. Nassib Hammad foi adiada devido à apresentação de uma liminar, por parte da defesa, suspendendo os trabalhos. Já após a liminar, no mesmo dia (3/9), a Câmara Legislativa enviou um pedido de reconsideração ao Tribunal de Justiça, uma vez que acredita que não houve motivo para a suspensão. Agora, os vereadores esperam que, na próxima semana, já seja possível retomar os trabalhos.

De acordo com a Procuradoria Jurídica da Câmara, a liminar apresentada pelo advogado de defesa de Nassib deve ser suspensa em breve, isso porque se trata apenas de uma medida protelatória, ou seja, tomada para atrasar o processo. Não à toa, o advogado protocolou o seu pedido em uma Câmara diferente da qual vinha correndo o processo, ou seja, protocolou na 4ª câmara, sendo que o processo ocorre pela 5ª, na qual ele já perdeu todos os recursos.

Segundo nota publicada pela Câmara, na solicitação da liminar, o advogado Dr. Gustavo Kfouri é desleal e "apresenta argumentos inverídicos a fim de obstruir os trabalhos desta Câmara Municipal". Dessa forma, mais uma

vez, a defesa teria induzido o juiz ao erro. Segundo a Dra. Daisy, Procuradora Geral da Câmara, o procedimento administrativo da Co-

missão Parlamentar de Inquérito Processante (CPIP), que pode levar à cassação de Nassib, além de já ter sido objeto de análise pelo Tribunal de Justiça do Paraná, ocasião em que as alegações do advogado de defesa não foram acolhidas, igualmente já obteve manifestação favorável por parte do Supremo Tribunal Federal, em nome do Ministro Edson Fachin em sede de liminar.

ADVOGADO PODE RESPONDER

Além dos problemas no processo de cassação em si, o Dr. Kfouri ainda teve seu nome citado em uma representação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por parte da Câmara, já que este teria se utilizado, durante a atuação de defesa pessoal do prefeito, de meio ilegal, falta de urbanidade e calúnia para com o presidente da Casa Legislativa, na tentativa de alterar a verdade dos fatos, provocando incidentes manifestamente infundados e interpondo recurso antirregimental com intuito manifestamente protelatório.A representação ainda relata desacato à funcionária pública e colega de profissão no exercício da função, injúria qualificada em relação ao seu gênero, que serão representados ainda pessoalmente pela procuradora contra ele.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A EMPRESA PARANA LOG TRANSPORTADORA LTDA torna público que recebeu do IAT, a Licença de Operação para a atividade de transportadora de produtos perigosos (LO n. 250053 validade 03/ 09/2025) instalada na Avenida das Américas, 6591 - Gralha Azul - Fazenda Rio Grande/PR.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 14 14 14 14 FAZENDA RIO GRANDE
POR: DAYANNE WOZHIAK
DIVULGAÇÃO
Prefeito Dr. Nassib ainda pode ser cassado

JD SÃO BRAZ

EDITAL DE PUBLICAÇÃO AUTO DE DEMARCAÇÃO URBANÍSTICA

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANDIRITUBA-PR no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município e considerando o artigo 13, inciso I, da Lei Federal 13.465 de 11 de julho de 2017, que trata da Regularização Fundiária aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda, assim declarados neste ato pelo Poder Executivo Municipal, promoverá a Regularização Fundiária de Interesse Social (Reubs-S) em poligonal localizada no Núcleo Urbano Informal denominado JARDIM SÃO BRAZ, não foi possível identificar possíveis proprietários(as), confrontante(s), matrícula(s) ou transcrição(ões) da área atingida.

A poligonal FOI DEMARCADA pela equipe técnica da empresa Japel Prestadora de Serviços e Soluções Fundiárias Eireli à serviço da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mandirituba, conforme projetos, planta de sobreposição, memorial descritivo e Ofício do serviço de registro de imóveis que seguem anexos e integram o presente Auto de Demarcação Urbanística para fins de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL, nos termos da Lei Federal nº 13.465/17, do Decreto nº 9.310/18; da Lei Federal nº10.257/ 01 e Lei Complementar Municipal n.º41/2019.

Contudo, o perímetro urbano a ser regularizado consiste-se de um núcleo urbano informal com existência anterior à data de 22 de dezembro de 2016, sendo este ocupado majoritariamente por população de baixa renda.

A poligonal de demarcação possui as seguintes características e dimensões: Inicia-se a descrição deste perímetro no vértice 01 , de coordenadas N 7.149.081,88 m. e E 668.147,00 m., deste, segue com azimute de 194°55’32" e distância de 93,97 m., até o vértice 02, de coordenadas N 7.148.991,09 m. e E 668.122,79 m.; deste, segue com azimute de 271°02’44" e distância de 116,28 m., até o vértice 03, de coordenadas N 7.148.993,21 m. e E 668.006,53 m.; deste, segue com azimute de 268°42’28" e distância de 135,85 m., até o vértice 04, de coordenadas N 7.148.990,14 m. e E 667.870,72 m.; deste, segue com azimute de 186°38’29" e distância de 212,03 m., até o vértice 05, de coordenadas N 7.148.779,54 m. e E 667.846,20 m.; deste, segue com azimute de 186°55’44" e distância de 145,60 m., até o vértice 06, de coordenadas N 7.148.635,00 m. e E 667.828,63 m.; deste, segue com azimute de 193°36’24" e distância de 165,68 m., até o vértice 07, de coordenadas N 7.148.473,97 m. e E 667.789,66 m.; deste, segue com azimute de 273°06’51" e distância de 82,03 m., até o vértice 08, de coordenadas N 7.148.478,43 m. e E 667.707,75 m.; deste, segue com azimute de 352°44’03" e distância de 176,62 m., até o vértice 09, de coordenadas N 7.148.653,63 m. e E 667.685,41 m.; deste, segue com azimute de 8°07’11" e distância de 421,56 m., até o vértice 10, de coordenadas N 7.149.070,96 m. e E 667.744,96 m.; deste, segue com azimute de 88°26’36" e distância de 402,19 m., até o vértice 01, de coordenadas N 7.149.081,88 m. e E 668.147,00 m.; ponto inicial da descrição deste perímetro. Todas as coordenadas aqui descritas estão georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, e encontram-se representadas no Sistema UTM, referenciadas ao Meridiano Central 51° WGr, tendo como o Datum o SIRGAS 2000. Todos os azimutes e distâncias, áreas e perímetros foram calculados no plano de projeção UTM.

Para dar publicidade a todos, ficam devidamente citados os possíveis titulares de domínio, confrontantes e a quem de direito, para em querendo, impugnar no prazo de 30 (trinta) dias a partir da data da publicação.

A ausência de manifestação dos indicados será interpretada como concordância com a demarcação urbanística apresentada pela requerente, a ausência de impugnação implicará a perda de eventual direito que o notificado titularize sobre o imóvel objeto da REURB.

Área para Regularização Fundiária com 101.611,05 m² e o perímetro de 1.951,78 m, não foi possível identificar possíveis proprietários(as), confrontante(s), matrícula(s) ou transcrição(ões) da área atingida.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO ASSOCIACAO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

SEMENTE DO AMANHÃ, CNPJ: 21.235.949/0001-40 torna público que irá requerer ao IAT, a Renovação da Licença de Operação para Tratamento e ou disposição final de resíduos sólidos instalada Rua Pedro Trevisan, 249, Colônia Rio Grande, São José dos Pinhais, PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

TJB PRODUTOS DE BORRACHA

LTDA - ME, CNPJ: 10.784.226/ 0001-84 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para Ind. da borracha instalada Rodovia BR 116, 52, B, Canguiri, Colombo/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO ASSOCIACAO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

SEMENTE DO AMANHÃ, CNPJ: 21.235.949/0001-40 torna público que recebeu do IAT, a Licença de Operação para Tratamento e ou disposição final de resíduos sólidos instalada Rua Pedro Trevisan, 249, Colônia Rio Grande, São Jose dos Pinhais, PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

TJB PRODUTOS DE BORRACHA LTDA - ME , CNPJ: 10.784.226/0001-84 torna público que recebeu do IAT, a Licença de Instalação para Ind. da borracha a ser implantada Rodovia BR 116, 52, B, Canguiri, Colombo/PR.

Mandirituba-PR, 10 de setembro de 2021.

Luis Antonio Biscaia - Prefeito Municipal

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

GUATUPÊ RECUPERADORA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS

LTDA, CNPJ: 10.934.106/0001-16

torna público que irá requerer ao IAT, a Renovação da Licença de Operação para Tratamento e/ou disposição final de resíduos sólidos instalada Avenida Thomaz Carmeliano de Miranda, 632, Guatupê, São José dos Pinhais/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO ROMA DUBLADOS INDÚSTRIA E COMERCIO DE TECIDOS EIRELI, CNPJ: 15.596.024/0001-22 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Instalação para Ind. têxtil, de vestuário, calcados e artefatos de tecidos a ser implantada Estrada Velha da Guaricana, 245, CONTENDA, SAO JOSE DOS PINHAIS.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO GUATUPÊ RECUPERADORA E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA, CNPJ: 10.934.106/0001-16 torna público que recebeu do IAT, a Licença de Operação para Tratamento e/ou disposição final de resíduos sólidos instalada Avenida Thomaz Carmeliano de Miranda, 632, Guatupê, São José dos Pinhais/ PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

ROMA DUBLADOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE TECIDOS EIRELI, CNPJ: 15.596.024/0001-22 torna público que recebeu do IAT, a Licença Prévia para Ind. têxtil, de vestuário, calcados e artefatos de tecidos a ser implantada Estrada Velha da Guaricana, 245, CONTENDA, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.

EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 15 15 15 15 15 EDITAIS
EDIÇÃO 531 - 24 DE SETEMBRO.2021 16 16 16 16

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal O Repórter 531 by Jornal O Repórter - Issuu