Jornal O Repórter 529

Page 13

Pág. 4 e 5 Pág. 4 e Pág. 4 e 5 Pág. 4 e 4

O Brasil e a paranoia da quantidade

O Brasil precisa vencer a paranoia implantada na mente dos brasileiros nas últimas décadas sobre quantidade, números, estatísticas furadas. Fica bonito nos dados estatísticos divulgar ao mundo todo que praticamente todas as crianças brasileiras estão na escola, ou que o número de brasileiros que estão tendo acesso aos cursos superiores no Brasil praticamente triplicaram na última década, e que de fato são informações verdadeiras. A grande questão é: A que tipo de ensino as crianças estão tendo acesso? Qual o nível dos cursos superiores que a população está conseguindo acessar devido a popularidade do preço? Qual o padrão dos veículos que as classes sociais ascendentes estão tendo acesso? A tão comentada e valorizada qualidade como fica dentro diante de tal contexto?

Sabemos se por uma questão cultural implantada que o brasileiro tem uma "fissura" pela quantidade, por números, por recordes que na esmagadora maioria das vezes retratam uma realidade contraditória. Quando vemos nos noticiários que aumenta o consumo de carros novos no Brasil, devemos pensar na qualidade dos carros a que o brasileiro está tendo acesso. Quais os itens de segurança que equipam o chamado carro popular que está sendo adquirido pelo brasileiro, portanto qual a importância dispensada à segurança das famílias brasileiras. Dizem que o brasileiro comprou mais porque melhorou a renda, no entanto o que aconteceu foi a facilitação de acesso ao crédito, tanto que o número de pessoas endividadas no Brasil aumentou em 20% nos últimos 2 anos, 67% estão com dívidas. Considerando que as empresas de financiamento faturam alto com os juros e a inadimplência, está aí a chave do negócio. A produção de petróleo vai maravilhosamente bem, extraindo milhões de barris mensais, mas amigo leitor, me desculpe o lapso de memória, mas quanto estamos pagando o litro da gasolina mesmo dentro do país que possui uma maravilhosa produção de petróleo com preço vinculado ao dólar?

No tocante a educação, os dados estatísticos e as metas traças pelos planos governamentais estão de certa forma atendendo a quase todas as expectativas. Nos gráficos quantitativos ficam muito bem e quando apresentados nas reuniões da ONU deixam o Brasil em uma condição destaque, pena que muitas vezes seja ocultado que o nível do ensino brasileiro é comparado a alguns países africanos de cultura e estrutura tribal. Atuo também na formação profissional de jovens e adultos, o que me permite com certa propriedade avaliar a capacidade de desenvolvimento e proatividade dos jovens e adultos que estão concluindo suas etapas do ensino regular, podendo afirmar que realmente existem implementações urgentíssimas para serem feitas. Quanto ao acesso aos cursos superiores que hoje são oferecidos por preços populares com anúncios do tipo "venha estudar conosco por R$ 1,99 ao mês e receba um certificado reconhecido pelo MEC", realmente fica difícil formar uma opinião, até pelo fato de frequentei uma universidade tradicional, onde estudei durante cinco anos, indo todos os dias quatro horas por dia, utilizando regularmente uma biblioteca universitária, acessando ao laboratório de pesquisas, participando de seminários, fóruns, debates, palestras, fazendo trabalhos de campo. Talvez a tecnologia esteja garantindo um excelente nível de aprendizado e formação profissional , os métodos interativos permitem grande acesso aos cursos superiores colaborando para os dados estatísticos. O fato é que números são manipuláveis e podem ser utilizados para atender aos interesses de quem os manipula. Precisamos aguçar nossa visão em relação a alguns fatos que nos são apresentados sob pena de virarmos uma massa alienada e manipulável e obcecada por números ilusórios.

Wilson Luiz - Formado em Recursos Humanos, graduado em Direito, professor e conferencista empresarial. e-mail: wpluiz@hotmail.com

Na última segunda-feira, dia 30, o legislativo de Agudos do Sul não teve a sessão costumeira. Motivo: a maioria dos vereadores estava em Brasília alocando recursos para a cidade, por meio de emendas parlamentares, que é o recurso mais usado pela vereança de cidades.

Na caravana, os vereadores

Nide Ferreira, Genézio Ferreira, Monsa, Elizeu Machado e Nei Rocha. O grupo visitou os gabinetes dos deputados Felipe Francischini, Luciano Ducci, Toninho Wandscheer e Gustavo Fruet. Cada vereador, informa nota no facebook do legislativo, apresentou as demandas dos bairros agudosulenses, visando garantir investimentos em todas as áreas. Ainda, no dia 30, o grupo cumpriu agenda no Ministério das Telecomunicações, visando a liberação de uma outorga de Rádio Comunitária para o município. Dizem os viajantes, que a turnê foi de resultados importantes.

Muita gente desaprova a ida de vereadores para o Distrito Federal, mas estas viagens tem surtido efeito. Lá atrás, o então vereador Jesse Zoellner, com outros, foi à Brasília onde manteve contados com deputados. O resultado, daquela viagem, foi uma escola de mais de R$ 4 milhões e meio. A Cecília Meireles. Emenda do deputado federal Luciano Ducci.

Com as denúncias protocoladas no legislativo de Fazenda Rio Grande, envolvendo as figuras do prefeito Nassib Hammad e da esposa Nani, o número de internautas, assistindo as sessões na Internet, cresceu acima da média. Todos, evidentemente, querendo saber o clima das sessões.

A vereadora Nani Hammad, dia desses, disse em alto e bom som, que sua filha sofreu atentado político, etc e tal. Diante do fato, considerado gravíssimo, foi apresentado requerimento e, aprovado pela edilidade, pedindo para que Nani ofereça maiores explicações. Houve realmente este atendado? Bom, a vereadora terá a oportunidade de dar maiores explicações.

Perguntar, não ofende: Porque propagandas de farmácias não tem preços de remédios?

Num bate papo, esta semana com o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), o assunto que ganhou destaque, no programa Café com o Bala, a informação de que uma empresa, com filial em Fazenda Rio Grande, ganhou uma licitação para a entrega de 129 mil kits para as escolas cívicos militares. A Triunfo!

A Triunfo, pelo processo licitatório, está localizada na Avenida Brasil - 1373, Bairro Eucaliptos, em Fazenda Rio Grande. O Foca deu uma passada no endereço e encontrou as portas fechadas.

Jornal Filiado à

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE DIRETOR DIRETOR DE DIRETOR JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES (41) 3608-0255 (41) 99679-6053

COLABORADORES COLABORADORES Márcio Camargo Carlos Forville Aleks Tizon Wallysson Silva Priscila Silva Luiz Augusto Felipe Matozo.

DEP DEP DEPAR AR ART T TAMENT AMENT AMENTO C O O COMER OMER OMER OMERCIA CIA CIA CIAL L Pedro E. Silva (41) 996796053

DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

As matérias assinadas, bem como mensagens publicitárias, não expressam

IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO IMPRESSÃO Press Aternativa

Tiragem desta edição 7.000 Exemplares CIRCULAÇÃO CIRCULAÇÃO

Região Metropolitana de Curitiba

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 2 2 2 2
necessariamente a opinião do jornal. ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○ ○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○
OPINIÃO
EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 3 3 3 3

Relatório de cassação começa a ser lido

Câmara inicia os trabalhos para cassação do prefeito Dr. Nassib, mas tem resultado adiado devido a uma liminar

A Câmara Legislativa Municipal de Fazenda Rio Grande deu início à leitura do relatório que pode resultar na cassação do prefeito eleito Dr. Nassib Hammad. A sessão extraordinária ocorreu na última sexta-feira (3), mas terminou sem uma resposta definitiva devido à apresentação de uma liminar por parte dos advogados de defesa, solicitando que a votação não acontecesse.

A sessão foi aberta somente para funcionários da Câmara e imprensa, mas teve ampla transparência por meio de transmissão. A rua em frente à entrada para o auditório ficou fechada e cercada pela Polícia Militar e Guarda Municipal. A leitura do processo teve início às 9h30 e seguiu até de tarde, com algumas pausas e interrupções. Um suposto erro de impressão no processo ocasionou ainda outra pausa para que o processo fosse relido mais uma vez.

Pausa essa que não foi vista com bons olhos pelos advogados de defesa. O Dr. Gustavo Kfouri, presente na sessão, tentou se manifestar sem autorização do presidente Alexandre Maringá e ainda solicitou que os vereadores dissessem o suposto real motivo por trás da pausa na sessão. Ao ter o pedido negado, a defesa se retirou do plenário, alegando que o processo "é ilegal e abusivo" e que não foram expostos todos os detalhes a população.

"Onde estão os vídeos da gravação dos atos que deveriam ser públicos aqui? Não

Segundo a Segundo a Procuradoria Procuradoria Jurídica da Jurídica da da Câmara, por meio Câmara, por meio de de de de des s s s s sa liminar sa liminar sa liminar sa liminar sa liminar, ,, , mais uma vez, a mais uma vez, a mais uma vez, a mais uma vez, a mais vez, defesa teria defesa teria defesa teria defesa teria defesa induzido o juiz ao induzido o juiz erro, alegando erro, alegando erro, inverdades. inverdades. inverdades. inverdades.

existe. Eu não tive acesso ao processo, a defesa não teve acesso a partes fundamentais do processo. A degravação dos atos só foi juntada ao processo no final. Como que a defesa vai realizar um ato sem ter acesso? Não existe ampla defesa", disse Kfouri em coletiva de imprensa, complementando: "Não nos foi dada a oportunidade de entender o que está acontecendo. Estamos fazendo papel de quê? De figurantes de um picadeiro montado?", questionou ainda. Após a saída dos advogados, a câmara suspendeu

mais uma vez os trabalhos, na intenção de chamar o advogado a retornar ou então para convocar um novo advogado que tivesse disponibilidade a participar, como defesa. Após mais de meia hora de sessão suspensa, um novo advogado se apresentou, mas nesse momento, Aline Kfouri, que estava presente na sessão anteriormente como advogada de defesa, se apresentou com um documento alegando que deveria representar Dr. Nassib.

Durante uma das pausas, o relator da Comissão Caio Szadkoski chegou a falar com a redação do Jornal O Repórter, alegando que o processo estava seguindo seu rito normalmente, como é de praxe. "O processo está transcorrendo todo dentro da normalidade. As pessoas foram ouvidas. Agora, na sequência, vai ter a oportunidade da defesa se manifestar. O processo vai transcorrer normalmente dentro daquilo que foi feito a denúncia pelo profes-

sor Carlos e que nós apuramos. Ouvimos todas as testemunhas. E essas testemunhas confirmaram realmente aquilo que foi denunciado", destacou o vereador. No final da tarde, se fez presente na sessão o prefeito Dr. Nassib, que disse à imprensa presente que tem provas em sua defesa, que sua intenção é de que a Câmara esteja ao lado da Prefeitura. Desconversando do assunto, ele apenas pediu por justiça, alegando que quer mostrar o que supostamente descobriu sobre mandatos anteriores. "Queremos justiça, queremos a verdade nessa cidade. E agora nós viemos trazer a verdade", disse.

Junto com o prefeito, logo chegou também à Câmara uma liminar impedindo que os trabalhos continuassem. De acordo com a Procuradoria Jurídica da Câmara, porém, essa liminar logo deve ser derrubada uma vez que se trata apenas de uma medida protelatória, ou seja, tomada para atrasar o processo.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 4 4 4 4 FAZENDA RIO GRANDE
“ ”
Dr. Nassib compareceu à sessão já no final da tarde e concedeu entrevistas dentro da Câmara. O presidente chegou a solicitar que ele se retirasse para não atrapalhar a leitura do relatório
O REPÓRTER
POR: DAYANNE WOZHIAK

Não à toa, o advogado protocolou o seu pedido em uma Câmara diferente da qual vinha correndo o processo.

Segundo a procuradoria, ele teria protocolado da 4ª câmara, já que o processo ocorre pela 5ª, na qual ele já perdeu todos os recursos. Mais uma vez, ainda, a defesa teria induzido o juiz ao erro, alegando inverdades. Tendo solicitado a reconsideração, a procuradoria acredita que, nos próximos dias, a situação seja revertida.

Sessão com a votação para a cassação deve ser retomada em alguns dias

do Ministro Edson Fachin. O prefeito é investigado por nepotismo, pedalada fiscal, contratação ilegal de pessoas sem

qualificação para a área, infração de medida sanitária preventi va, utilização de cargo público para vacinar

agentes políticos de forma antecipada e ilegal e ainda crime de responsabilidade de prefeito.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA TIJUFER LTDA, CNPJ: 29.694.289/0001-78 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Prévia para Armazenamento temporário e transbordo de resíduos sólidos a ser implantada ESTRADA AUGUSTO FARIAS, SN - Tijucas do Sul/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA JBLA DISTRIBUIDORA DE PLASTICOS LTDA, CNPJ: 34.107.756/0001-56 torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Simplificada para Armazenamento e atividades auxiliares dos transportes a ser implantada Travessa Jose Carlos Souza Cortez, n 17, Bairro Aguas Belas, São José dos Pinhais.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 5 5 5 5 FAZENDA RIO GRANDE
Considerando ainda que o processo que pode levar à cassação de Nassib já teve, inclusive, manifestação favorável por parte do Supremo Tribunal Federal, em nome DIVULGAÇÃO

Deputado Fruet questiona licitação de uniformes vencida por empresa que tem endereço em Fazenda Rio Grande

O deputado Soldado Fruet (PROS) ocupou recentemente a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, para pedir que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) "abra o olho" em relação à licitação para aquisição de uniformes para os colégios cívico-militares, cujo resultado foi publicado no Diário Oficial do último dia 30 de julho. Segundo o parlamentar, a grande preocupação é que um dos sócios-administradores da empresa declarada vencedora dos lotes 01, 02 e 03, Triunfo Comércio e Importação Ltda., já se envolveu em vários escândalos, como o da "máfia dos uniformes", e é alvo de investigações e processos em diversos estados, que resultaram em condenações e multas milionárias para ele e suas empresas.

Fruet destaca ser defensor das escolas militares no Estado. "Fui, sou e sempre serei o maior defensor das escolas da Polícia Militar e das escolas cívico-militares.

Nessa qualidade, tudo que diga respeito aos alunos, professores, funcionários, estrutura física e materiais necessários para o bom funcionamento dessas escolas me diz respeito", destacou. O valor total dos lotes arrematados pela Triunfo foi de R$ 45,6 milhões, "a princípio, um bom preço, pois atingiu um desconto de 34,63%".

Em rápida pesquisa na internet, o deputado descobriu que a sede da Triunfo fica em Blumenau (SC), no mesmo endereço de outras três empresas; que no endereço da filial em Fazenda Rio Grande há uma distribuidora de vidros e boxes para banheiro. Um dos sócios-administradores da Triunfo também é dono da Nilcatex. Ao buscar o nome dele no

Google, aparece: "Empresa contratada para fornecer máscaras a alunos do Amazonas estava envolvida na máfia dos uniformes".

A Nilcatex foi a única empresa contratada pela Secretaria de Educação do Amazonas, sem licitação, para fornecer máscaras, por R$ 2,3 milhões. No início de 2020, o mesmo estado contratou a empresa para fornecer R$ 10,4 milhões em uniformes. Em agosto de 2012, a reportagem "A máfia dos uniformes" da revista IstoÉ informou que um executivo da empresa investigada pela Polícia Federal contou como funcionava o esquema de fraudes com a Prefeitura de São Paulo e disse que o fornecimento dos kits de uniformes envolvia pagamento de propina de 4% e quem conduzia a conversa era o proprietário da Nilcatex.

Na época, investigações vi-

nham sendo feitas não só em São Paulo, mas no Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e Mato Grosso do Sul, onde em 2013 o Ministério Público abriu investigação por suposta restrição de competitividade e superfaturamento. Conforme veiculado pela imprensa, na operação com o município de Viamão, a Nilcatex foi alvo de investigação do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul por suposto superfaturamento. De igual forma, a Prefeitura de Joinville (SC) pagou R$ 47,25 por uma jaqueta que era fornecida a outros municípios por R$ 37. Em 8 de novembro de 2000, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina começou a apurar um escândalo de sonegação de R$ 160 milhões ao Fisco catarinense. A investigação dessa CPI levou um sócio administrador da Nilcatex a ser condenado a cinco anos de reclusão.

Além disso, no último dia 16 de junho, na 179ª reunião do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) foi julgado o processo administrativo número 08700.008612/2012-5, impondo multas a diversas empresas e pessoas físicas, dentre as quais a Nilcatex (mais de R$ 20 milhões) e um de seus proprietários (mais de R$ 4 milhões). O deputado Soldado Fruet prometeu voltar ao assunto após análise detalhada do edital dos uniformes para os colégios cívico-militares do Paraná. Ele ressaltou que, apesar de a Triunfo ter sido a vencedora, os produtos cotados, conforme ata da licitação, possuem a marca Nilcatex. O líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), prometeu buscar esclarecimentos para a denúncia feita pelo líder do PROS no Legislativo paranaense.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 6 6 6 6
FAZENDA RIO GRANDE
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
Triunfo está localizada na Avenida Brasil, em Fazenda Rio Grande

Vereadores de Quitandinha indicam redutores de velocidade na BR-116

DA REDAÇÃO

Vereadores de municípios cortados pela rodovia BR-116, seguidamente tem apresentado pedido de redutores de velocidade e, outros mecanismos de segurança, como forma de evitar acidente na perigosa estrada. Nesta semana, os vereadores de Quitandinha, diante do número de acidentes na pista, aprovaram requerimento e indicação, direcionados à autopista Planalto Sul e DENIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, solicitando equi-

pamentos para salvaguardar a vida de motoristas e, principalmente pedestres.

O requerimento é de autoria do vereador Hélio Figura. Ele pede para o DENIT indique a empresa concessionária a instalação de redutor de velocidade (lombada eletrônica de 60 km/h) no km 173 da BR-116, em frente ao Colégio Estadual Monsenhor Miguel José Mickosz, na localidade de Ribeirão Vermelho, que funciona no período da manhã e, também a Escola Municipal do Campo São João, que atende alunos no período da

tarde. Ainda de acordo com o vereador, existe a necessidade de uma audiência com representantes da empresa, para que seja possível demonstrar o risco que os alunos e professores enfrentam todos os dias.

A indicação 75/2021 é de autoria de todos os vereadores, que pedem ao Poder Executivo que solicite à Autopista Planalto Sul, que seja instalado um redutor de velocidade no mesmo local, no quilômetro 173 da BR-116, em frente ao local ao Colégio Estadual Monsenhor Miguel José Mickosz e também a

Escola Municipal do Campo São João. "Dia atrás, estive na COMEC pedindo atenção para que a empresa instale redutores de velocidades em alguns pontos da rodovia, em Quitandinha. Nesta semana, uma indicação e requerimento, direcionados a Autopista Planalto Sul, pedindo medidas de segurança a motoristas e pedestres. Realmente a situação é complicada e alguma coisa precisa ser feita com gravidade. Tem muita gente morrendo na rodovia", comenta o presidente Eleandro Meira, o conhecido Galo.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 7 7 7 7 QUITANDINHA
DIVULGAÇÃO
Pista parcualmente obstruida após acidente na perigosa rodovia
DIVULGAÇÃO
Acidentes na BR-116, entre Fazenda Rio Grande e Rio Negro, são frequentes

Uma vida de entrega

Abdicando de todo e qualquer outro plano que pudesse surgir, Padre Fernando decidiu que viveria para realizar os sonhos daqueles que já não acreditavam no amanhã

"Hoje eu sou um padre que não tem paróquia. E não pretendo. Eu quero fazer da paróquia os cabarés, os presídios e as ruas, as praças, onde o povo de Deus sofre por falta de políticas públicas, por injustiça, por falta de solidariedade. Aí é que começa a minha missão". O Padre Fernando Francisco de Góis é conhecido em Mandirituba pelo projeto educacional com adolescentes que viviam nas ruas. Mas ele já rodou o Brasil buscando levar palavras de fé e sonhos em todos os cantos do país - de prostíbulos a presídios.

Nascido na Vila Lindóia, em Curitiba, ele foi frade carmelita por 14 anos, quando decidiu mudar os rumos da sua vida.

Cansado de enterrar crianças e adolescentes vítimas da marginalidade, ele quis mudar o destino dos próximos meninos que encontrasse. Ele lembra que nesse momento, Deus lhe pediu para assumir um projeto radical.

Em 1984, Fernando, que ainda não era padre, viu na Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias, que existia na comunidade há qua-

tro anos, a oportunidade de realizar seu projeto, promovendo atividades educativas e recreativas às crianças atendidas. Com a demanda aumentando, ele e os demais voluntários resolveram que deviam comprar um espaço maior.

Em 1991, com parcerias e doações, eles adquiriram a chácara nomeada Meninos de 4 Pinheiros, em Mandirituba, onde poderiam não só promover atividades, como também abrigar meninos em situação de rua. 22 anos depois da compra da chácara, ele resolveu que tinha

vencido o seu prazo por ali e que deveria ajudar outras pessoas. Padre Fernando foi andando de Curitiba a Aparecida do Norte e, no meio do caminho, encontrou 150 mor adores de rua e conversou com 50 deles. Muitos, ele lembra, tinham medo quando Fernando se aproximava. Nesse trajeto, também chegou a trabalhar na c racolândia, em São Paulo, onde ficou por quase dois anos. "Foi a experiencia mais dolorida na minha vida. Conviver com aqueles irmãos e irmãs totalmente marginalizados, sem políticas públicas.

Mas trabalhei muito a questão dos sonhos e projeto de vida. Fazia muito a escuta nas noites escuras e sombrias de São Paulo", recorda.

Entre as experiências mais difíceis, ele destaca o fato de perceber que, mesmo em uma era tão cheia de informação, acesso e tecnologias, algumas pessoas ainda seguem sem o mínimo. Alguns dos andarilhos pelos quais passou, chegavam a correr de medo ao ver outro ser humano. Escassa, a alimentação de muitos moradores de rua segundo ele, resumia-se a restos pre-

sentes no lixo, já ocupado por ratos e baratas.

Quando atropelados na BR, alguns animais mortos eram a refeição.

De São Paulo, Fernando partiu andando para outros estados. Levou seu projeto a bocas de fumo, menores infratores, prostíbulos, na rua, na beira da praia... Chegando em Maceió, a cidade que mais assassinava moradores de rua na época, ele ajudou a organizar um albergue para essas pessoas, onde fez questão de deixar seu projeto através de frases de motivação.

SACERDÓCIO

Na cidade de Confresa, Mato Grosso, ele resolveu estudar teologia, ainda sem a pretensão de se tornar padre. Indo visitar presídios, porém, os piores lugares em que já esteve, ele logo viu no sacerdócio uma oportunidade de ajudar ainda mais. Os encarcerados diziam ter dificuldade até mesmo para dormir devido à depressão e peso na consciência, e pediam muito para se confessarem com Fernando, então ele sentiu que poderia aliviar o sentimento deles dessa forma.

"Acabei me ordenando pra ser um padre que trabalha com os excluídos, um padre que se faz presente na vida dos marginalizados", afirma.

SONHO

Hoje novamente na Chácara

Meninos de 4 Pinheiros, ele diz que ainda que muitos não acreditem em seu projeto, ele não desanima. Padre Fernando diz que já chegou a mostrar, para policiais desacreditados, fotos de meninos que passaram pela chácara e hoje se formaram. Segun-

do Fernando, se só um tivesse vencido, já teria valido a pena. Mas são vários. Ele lembra que há meninos hoje cursando o mestrado, o doutorado e até morando nos Estados Unidos graças à corrente do bem que continuou através dele. Esse exmorador da Chácara iniciou um projeto de dança com pessoas cadeirantes e já se apresentou em diversos países. Para Fernando, seu objetivo é mostrar que é possível fazer o resgate social de forma humana, de forma carinhosa. Seu maior sonho é realizar os sonhos daqueles que são

atendidos pelo projeto na chácara. "Eu não preciso dar dez passos, mas eu posso dar um passo que mais gente (e principalmente os que tiveram o histórico de vida mais difícil) consiga dar em conjunto. A gente não pode pensar em crescer na vida, enquanto os nossos irmãos continuam na marginalidade", destaca. Questionado se faria tudo de novo, caso nascesse mais uma vez, Fernando afirma que sim. Que, nesse caso, apenas pediria a Deus por mais saúde, para continuar o seu trabalho, e justiça para os seus irmãos.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 8 8 DESTAQUE 9 9 9 9 DESTAQUE
POR: DAYANNE WOZHIAK
CUCO ALVES O REPÓRTER O REPÓRTER
Fernando de Góis carregado por egressos da Chácara de Meninos de 4 Pinheiros: a melhor parte do passado Fernando não pretendia se tornar padre, a escolha veio para aliviar detentos que queriam se confessarPara o padre, seu sonho é realizar sonhos de outras pessoas

Prefeito Jesse, secretários e vereadores vão à Brasília em busca de emendas e obras

O prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner, junto a secretários e vereadores, estiveram no começo desta semana, em Brasília, buscando autorização de licitação para construção de escola de grande porte no município, apresentando projetos e buscando emendas. Um dos encontros, foi no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), articulado pelo deputado federal Luciano Ducci. A comitiva foi recebida pelo diretor de gestão, articulação e projetos educacionais do FNDE, Gabriel Vilar.

Na reunião, foram sanadas todas as diligencias existentes em relação a construção de escola, que tornaram o processo lento. Segundo Jesse, a obra avaliada em quase R$ 5 milhões, terá abertura de licitação nos próximos dias. Na oportunidade, também foram protocolados projetos para que o município possa ser contemplado com uma super creche, utilizan-

do recurso federal, ainda foram inclusos nos pedidos reformas nas escolas municipais.

Aproximadamente R$ 3 milhões, em emendas, foram destinadas para Agudos do Sul, somente neste ano. Visando viabilizar a liberação dos recursos, agilizar o processo e ainda solicitar novos pedidos para a saúde, agricultura, educação, obras e projetos focados em assistência social, foram adi-

cionados na agenda da comitiva de Agudos do Sul, visitas aos deputados federais Ricardo Barros, Toninho Wandscheer, Gleisi Hoffmann e Felipe Francischini. "Fomos até a Capital Federal com o objetivo de agilizar o processo para a construção da nova escola para nosso município e, também construir uma relação de fortalecimento e desenvolvimento para nossa cidade. Solicitamos apoio junto à

senadores e deputados, pela liberação dos recursos empenhados, que visam atender as principais demandas do município. Fiquei otimista após conversar com os deputados Luciano Ducci, Ricardo Barros, Toninho Wandscheer, Gleisi Hoffmann, Felipe Francischini e agradecemos a todos que nos receberam muito bem, nosso muito obrigado" disse Jesse Zoellner.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 10 10 10 10 AGUDOS DO SUL
ASSESSORIA
DA
DA ASSESSORIA
Comitiva de Agudos do Sul em Brasília com o deputado Ducci

Pinhais finaliza obra de reforma da Escola João Leopoldo Jacomel

Foi concluída a obra de reforma da Escola Municipal João Leopoldo Jacomel, no bairro Weissópolis, em Pinhais. Participaram do ato simbólico, a prefeita Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; a secretária de Educação, Andrea Franceschini; a diretora da escola, Simone Bueno; além da equipe da escola e da Secretaria de Educação. "Mais uma escola entregue reformada e pronta para receber nossos alunos. Mesmo com toda essa situação em que vivemos, Pinhais não parou de crescer. Temos obras por todos os cantos da cidade, e não poderia ser diferente com os nossos prédios. Com essa reforma, podemos acolher os alunos com mais conforto e qualidade", frisou a prefeita Marli Paulino.

A reforma da escola foi realizada com recursos próprios e contou com: reforma da cozinha, despensa e copa dos professores, todos os banheiros e salas de aula; circulação e pátio externo; reformulação da nova entrada do prédio, novas instalações elétricas, nova rede de

esgoto; demolição e construção de nova biblioteca; implantação de sala ambiente, execução de novo acesso dos educandos, substituição

das chapas de policarbonato das passarelas, execução de calçamento em paver e plantio de grama. Também estão previstas, neste mês

de setembro, a entrega de outras obras de reforma, desta vez das Escolas Municipais Aroldo de Freitas e Clementina Cruz.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 11 11 11 11 11 PINHAIS
DA ASSESSORIA
Prefeita Marli e equipe da Educação na entrega da reforma
DA ASSESSORIA

Sonho da casa própria para 50 famílias de São José dos Pinhais

DA ASSESSORIA

O sonho da casa própria se tornou realidade para 50 famílias de São José dos Pinhais. Na última segunda-feira (30), por meio da Secretaria de Habitação e Defesa Civil, aconteceu na Usina da Música, a entrega do Certificado de Quitação da Casa Própria. A ação beneficiou moradores de 11 regiões distintas, dos loteamentos Moradias Holtmman I e II, Vale Verde, Rio Pequeno, Jardim Atômico, Moradias Pinheiro, Cidade Jardim, Jardim Christina, Jurema, Riacho Doce, Costeirinha e Itajubá. O momento foi considerado como o encerramento de um ciclo, já que há anos era esperado pelas 50 famílias do município.

Para a prefeita Nina Singer, esse foi um acontecimento emocionante, pois marca a mudança na vida de muitas pessoas que tiveram seu sonho concretizado.

"Desejo que este lar, agora próprio, traga muitas bençãos para todas essas famílias. Vamos incentivar cada vez mais os programas habitacionais para proporcionar esse momento há muitos outros são-joseenses", disse. "Eu acompanho a maioria dessas famílias, do Riacho Doce, Rio Pequeno, Jurema, e outros bairros que estão recebendo. A alegria

deles é a nossa também", comentou o vice-prefeito, Professor Assis.

O secretário de Governo, Thiago Bührer, falou sobre a alegria de participar da entrega do tão sonhado título de posse para os cidadãos de São José dos Pinhais e perceber no olhar de cada família a emoção ao consolidar o desejo da casa própria. "O sonho da

casa própria começa quando recebemos a chave de nossa casa e colocamos os pés da porta para dentro. É nesse momento que sentimos a segurança e o abrigo de um lar para a nossa família. E este sonho se concretiza definitivamente quando chega o momento em que temos a certeza que não devemos mais nada desta moradia. Parabéns a todas essas famílias que agora tem um lar para chamar de seu", disse o secretário de Habitação e Defesa Civil, Adriano Mühlstedt.

O casal Augusto Carlos e Sidnea de Fátima não escondeu a alegria ao ter em mãos o Certificado de Quitação da Casa Própria. "Agora sim posso dizer: essa casa é nossa". Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Abílio Alves, e os vereadores Paulinho Maradona, Samuel Pinheiro, Renan Machado e Feneme.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 12 12 12 12 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
DA ASSESSORIA
Prefeita Nina Singer na entrega das moradias

Projeto que estabelece normas para utilização de equipamentos agrícolas é aprovado

DA

Projeto, de autoria dos vereadores Ricardo Oliveira e Joane Antonio de Oliveira, de Tijucas do Sul, foi deliberado e aprovado por unanimidade nesta semana. O documento foi elaborado pelos edis, com o objetivo de fomentar e incentivar a produção e o desenvolvim ento do município tijuquense. Como onera o cofre da prefeit ura, Ricardo e Joane apresentaram a proposição como projeto complementar. "Visa estabelecer normas para utilização de equipamentos e implementos agrícolas pertencentes ao município por particulares"., resumiu Oliveira.

Segundo os autores, a intenção do referido projeto é incentivar o aumento da produ tividade nas propriedades rurais, cedendo aos produtores rurais equipamentos ou implementos agrícolas integrantes da Patrulha Rural do município, mediante o pagamento, pelos interes-

sados, de preço público, a ser recolhido aos cofres do município" destacou Ricardo. Equ ipamentos como distribuidor de calcário e adubo, ensiladeira, carreta para trator e grade poderão ser cedidos aos agricultores mediante pedido do particular por escrito à Secretaria de Agri-

cultura e o pagamento de taxa. A proposição encontra amparo no artigo 8°, inciso X da Lei Orgânica.

O prefeito Gringo, vendo a importância da iniciativa, transformou o anteprojeto em projeto de lei, que foi aprovado por todos os vereadores. "O município deverá desen-

volver programas, objetivando a permanência da população na área rural, aplicando os recursos previamente orçados em programas de desenvolvimento agropecuário, incentivo à produção, melhoria das condições de vida, infraestrutura rodoviária, energética, de comunicações e de lazer, acentua Joane.

Os vereadores proponentes, destacam o projeto será de grande valia para os produtores rurais, que terão acesso a maquinários e equipamentos da prefeitura. "Os agricultores terão grande apoio para implementar suas lavouras e melhorar a produção de seus produtos, com este incentivo", destaca Ricardo Oliveira.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 13 13 13 13 13 TIJUCAS DO SUL
REDAÇÃO
Vereadores discutem projeto que estabelece normas para uso de equipamentos da prefeitura
DA ASSESSORIA

Ponte de ferro é reaberta em Campo do Tenente

A passagem de veículos leves e pesados na ponte de ferro entre Campo do Tenente e Lapa (PR 427) foi liberada nesta terça-feira (31). A edificação ganhou reforço na estrutura com a confecção de blocos de pilares de sustentação e a substituição da placa danificada.

A reforma da ponte foi realizada por meio de uma parceria entre as Prefeituras da Lapa e de Campo do Tenente e empresários de ambas as cidades. Após a realização do serviço, ainda, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) fez a vistoria e providenciou o laudo técnico com acompanhamento de engenheiros.

Empresários foram mobilizados pela Prefeitura de Campo do Tenente visando a rápida resolução, uma vez que uma licitação demoraria

meses para der realizada e, assim, caminhões ficariam impedidos de transitar por ali. O DER também não poderia arcar com os custos sem ser realizada uma licitação, que tem prazo de quatro meses.

"A ponte histórica que liga os

Ponte foi revitalizada para suportar peso de veículos leves e pesados municípios de Campo do Tenente e Lapa, há anos não passava por manutenções. Graças ao empenho em conjunto das Prefeituras, do DER e dos empresários, foi possível a conclusão dos reparos que possibilitou a reabertura. Esta ponte é de ex-

trema importância para a economia local e, por esse motivo, não medimos esforços para que isto fosse concluído no menor tempo possível", destaca o prefeito Weverton Vizentin.

A Prefeitura agradece o rápido engajamento dos empresários em ajudar a reformar a ponte.

Abertura da Semana da Pátria em Campo do Tenente

Evento contou com hasteamento de bandeiras e apresentações escolaresAlunos mostraram seu amor ao país através das apresentações

DA ASSESSORIA ra. Durante o evento, houve hasteamento das bandeiras com a participação de militares do 5º RCC de Rio Negro e diversas apresentações das escolas, com a participação e special dos alunos da Apae

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nessa semana, o cerimonial de Abertura da Semana da Pátria em frente à Prefeitu-

e a apresentação da Banda Marcial do município de São José dos Pinhais.

Emocionado, o prefeito Weverton Vizentin comentou: “As crianças são o futuro do nosso municí-

pio e cabe a nós, enquanto poder público, mantermos esses valores, continuando a tradição, estimulando o civismo e o patriotismo, como uma forma de demonstrarmos nosso amor à Pátria”.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 14 14 14 14 CAMPO DO TENENTE
DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA
DA ASSESSORIA DA ASSESSORIA

DA REDAÇÃO

Região da AMSULEP tem 301 mil habitantes, segundo o IBGE

Estimativa populacional de 2021 foi divulgada no último dia 27

Fazenda Rio Grande é a maior cidade da região da AMSULEP

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no último dia 27, as estimativas populacionais dos 5.570 municípios brasileiros em 2021. De acordo com os dados disponibilizados no Diário Oficial da União, as 10 cidades que

compõem a AMSULEP - Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, somam um total de 301.261 habitantes. Os números apresentados pelo órgão, são contestados pela maioria dos prefeitos.

No topo do ranking regional, Fazenda Rio Grande se mantém como o maior município, com

103.750 habitantes. Em relação às estimativas calculadas no ano de 2010, houve um crescimento de aproximadamente 27%. Logo em seguida, Lapa e Rio Negro também apresentaram um aumento populacional significativo. As duas cidades fecharam o levantamento mais recente com 44.932 e 34.645 habi-

GUIA COMERCIAL

tantes respectivamente. Mandirituba, segundo o IBGE, conta com 27.750 moradores, seguindo por Quitandinha, com 19.388 e Contenda, com 19.082. A menor população está em Campo do Tenente, com 8.118 moradores. Curitiba tem 1.963.726 moradores, O Paraná conta com 11.597.484 moradores.

EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 15 15 15 15 15
REGIÃO / CLASSIFICADOS
DIVULGAÇÃO
MUNICÍPIO 20102021 Fazenda Rio Grande 81.675103.750 Lapa 44.93248.651 Rio Negro 31.27434.645 Mandirituba 22.22027.750 Contenda 15.89119.082 Tijucas do Sul 14.53717.295 Piên 11.23613.015 Agudos do Sul 8.2709.567 Campo do Tenente 7.1258.118 Total301.262254.249
agosto
Fonte: IBGE em 27 de
EDIÇÃO 529 - 3 DE SETEMBRO.2021 16 16 16 16

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.