1830

Page 1

Campos Novos-SC, Quinta-feira, 23 de Maio de 2024.

EDUCAÇÃO

Audiência Pública para definir cursos do IFC em Campos Novos é realizada.

uPág. 04

ACADAV inaugura

Jardim Sensorial em Campos Novos

EMPRESARIAL

Max Líder Pesquisas entrega Certificados: Melhores do Ano 2023. uPág. 05

COMUNIDADE

Câmara terá Audiência para debater acesso ao trabalho por jovens. uPágs. 06 e 07

uPág. 08

SAÚDE

Hospital Dr. José Athanázio tem novo Presidente do Conselho Diretor.

uPág. 09

ESTADO

Inovação, Eficiência e Ética, marcam a gestão do Crea-SC

uPág. 10

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 1
EDIÇÃO 1830 www.jornalceleiro.com.br Desde 1992

OPINIÃO

EDITORIAL

Fortes chuvas reflexo da crise ambiental

A crise ambiental é uma realidade que afeta o planeta de forma significativa.

O aumento da poluição, a degradação de ecossistemas, a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas são apenas alguns dos desafios que enfrentamos atualmente. Esses problemas têm impactos diretos na qualidade de vida das pessoas, na economia e no equilíbrio dos ecossistemas.

A exploração desenfreada dos recursos naturais, a emissão descontrolada de gases de efeito estufa e a geração excessiva de resíduos têm contribuído para a deterioração do meio ambiente. Além disso, o desmatamento, a contaminação dos solos e das águas, e a pesca predatória são práticas que comprometem a sustentabilidade do planeta.

A relação da crise ambiental com as chuvas está diretamente ligada aos impactos das atividades humanas no meio ambiente. A degradação de ecossistemas, a impermeabilização do solo, o desmatamento e a poluição atmosférica contribuem para alterações no ciclo das chuvas e para a ocorrência de eventos climáticos extremos.

As fortes chuvas e enchentes podem ser agravadas pela crise ambiental, uma vez que a degradação dos ecossistemas naturais reduz a capacidade de absorção e drenagem da água, aumentando o risco de inundações. Além disso, as mudanças climáticas influenciam na intensidade e frequência das chuvas, podendo causar impactos

cada vez mais severos.

Para diminuir a crise ambiental, podemos adotar uma série de medidas em diferentes níveis, desde ações individuais até políticas públicas abrangentes. Algumas das ações que podem contribuir para a redução da crise ambiental incluem:

1. Reduzir o consumo de recursos naturais, como água e energia, em nossas atividades diárias.

2. Praticar a reciclagem e a reutilização de materiais, contribuindo para a redução da geração de resíduos.

3. Optar por meios de transporte sustentáveis, como caminhar, andar de bicicleta e usar o transporte público.

4. Apoiar e consumir produtos de empresas que adotam práticas sustentáveis em suas operações.

5. Preservar áreas verdes e participar de iniciativas de reflorestamento e recuperação de ecossistemas degradados.

Além disso, é fundamental pressionar os governos para que adotem políticas ambientais eficazes, promovam o desenvolvimento sustentável e atuem na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Essas são apenas algumas das muitas ações que podem ser tomadas para diminuir a crise ambiental. É importante lembrar que cada pequena atitude conta e pode fazer a diferença no esforço coletivo para preservar o meio ambiente.

Cuidados com Pets

Gripe Canina

uOS CÃES TAMBÉM PEGAM GRIPE?

Sim. Assim como os humanos, os cães estão sujeitos a contrair gripe.

Também conhecida como doença respiratória infecciosa canina, “tosse dos canis” , a “gripe” canina é uma doença contagiosa causada por vários agentes (vírus e bactérias), e os casos de infecção aumentam com as mudanças bruscas de temperatura.

uQUAIS SÃO

OS SINTOMAS DA GRIPE CANINA?

O cão normalmente apresenta tosse forte e persistente seca, que lembra um engasgo. Secreção nos olhos e nariz, febre, falta de apetite, tristeza e dificuldade respiratória também são sintomas

compatíveis com a doença.

uE COMO A GRIPE CANINA É TRANSMITIDA?

Cães de quaisquer raça ou idade podem pegar gripe.

O risco de infecção existe em qualquer lugar, seja pelo ar ou pelo contato direto com cães doentes em pet shops, banho e tosa, exposições, parques públicos ou mesmo em um simples passeio pela rua.

uCOMO POSSO PROTEGER MEU CÃO?

Para proteger seu cão contra a gripe, você deve vaciná-lo

Por: Vanessa Barcarolo

anualmente, a partir de oito semanas de idade. Procure o médico-veterinário para a escolha do melhor programa vacinal para seu cão.

Atualmente existe 3 apresentações de vacina da gripe: a intranasal , a injetável e a oral. A vantagem da vacina oral e intranasal é que ambas são dose única. Já a vacina injetável precisa duas doses para garantir proteção. Procure o médico veterinário de sua confiança para a escolha do melhor protocolo vacinal para seu cão.

Vida com Patas - Clínica Veterinária

Atendimento Domiciliar

Av. Sagrado Coração de Maria,N°315

CONTATO: (49) 99938.1246 9805.6649 - 98433.1541

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Lilian de Lima Ferreira - RP: 0006965/SC

Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

Impressão: Gráfica Araucária/ Lages-SC . Tiragem: 1000/ Exemplares/Semana

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus - Campos Novos

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 2
05/2024

PAUTA

BAILE I

Acontece no dia 26 de setembro, o 26º Baile do Agrônomo. O evento será realizado no Clube Aqua Camponovense às 23h30 e terá como animação a Banda New York.

Realização: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos. Mesas podem ser reservadas no: @ aeacn_/, Instagram.

BAILE II

O Terceiro Baile da Colheita, também já tem data marcada. Dia 27 de Julho, no Clube Aqua Camponovense.

Garanta já a sua mesa nos telefones: (49)988297242 - Felipe Chiodi e (49)991640735 - José Pegoraro. A animação ficará por conta da Café Brasil, Show Band. O evento tem início ás 23h.

EVENTO I

O Rotary Club de Campos Novos, realiza no dia 13 de julho em Campos Novos, o evento: 'Sabores, vinhos e Música', que conta com, um jantar com cardápio especial.

O evento será realizado no Clube Aqua Camponovense às 20h. Mesas e Ingressos já estão à venda pelos contatos: (49) 98816.3003 e (49) 98832.5229. A animação será de 'Luiz Maurício e Vilma'.

EVENTO II

A Décima Segunda 'Noite das Sopas', será realizada em Campos Novos, no 01 dia de junho. Ingressos são Limitados e podem ser adquiridos com os membros da comissão organizadora, ou na loja Sandra Modas. A perspectiva é que seja comercializados, 420 ingressos (Adulto e Infantil). Ingressos: Menos de 07 anos (Gratuito), De 7 a 11 anos (R$ 20,00), e Adulto (R$ 40,00). O evento será no Salão Paroquial e haverá 21 opções de pratos. (Não haverá venda na hora).

CAMPANHA

A Prefeitura de Campos Novos ainda está disponibilizando a Acavercan como central de recebimento de doações para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Podem ser doados: Capas de Chuva, Luvas, Desodorante, Shampoo, Escovas de Dente, Cestas Básicas (Preferência produtos não perecíveis), Pás, Enxadas, Medicamentos (Humanos e de Animais), Colchões, Ração para Pet's (Preferência Gatos).

Roupas de Inverno, Cobertores e Toalhas também estão na lista. Acompanhe a destinação via Instagram: @todospelors.cn.

CAMPANHA II

Voluntários de Campos Novos, estão arrecadando produtos para confecção de Sabão de Cozinha para doar ao Rio Grande do Sul. Ação: 'Sabão Solidário'

Interessados podem ajudar com: Etanol, Soda, Gordura pronta, Óleo de Cozinha Usado. Os itens devem ser entregues na ACAVERCAN.

ELEIÇÕES

A Presidente do Republicanos de Campos Novos, Márcia Rambo, repassou a imprensa, nesta semana, nomes do partido que se colocaram à disposição a concorrer nas Eleições 2024.

Os pré-candidatos são: Marli Becker, Athinhos Lopes e Márcia Rambo.

A decisão foi realizada com filiados a executiva municipal em reunião. Os nomes são valorosos membros do partido e vem ao encontro das expectativas dos eleitores em busca de novidade e modernização da gestão pública de Campos Novos.

PROFISSIONAIS NO RIO GRANDE DO SUL

Profissionais da Saúde de Campos Novos estiveram auxiliando a população, levando insumos hospitalares, materiais de primeiros socorros e medicamentos básicos ao Rio Grande do Sul. Os insumos foram usados nos atendimentos e distribuídos em hospitais que estavam desabastecidos. Participaram do grupo: Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Samu.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 3

EDUCAÇÃO

Audiência Pública: Instituto Federal de Campos Novos

Movimento foi realizado na última semana, para escolha de vocações a serem oferecidas.

Durante a noite da sexta-feira (17), foi realizada no auditório da Amplasc, audiência pública para escolha de quais serão os cursos que serão disponibilizados no Instituto Federal do campus de Campos Novos.

Toda a comunidade foi convidada a participar da audiência que contou com a presença do deputado federal Pedro Uczai, um dos responsáveis pela destinação do IFC para a cidade. O Reitor Geral do IFC, Rudinei Kock Exterckoter, prefeito Gilmar Marco Pereira entre outras autoridades e populares que estiveram presentes.

Após manifestações dos presentes definiu-se que a atuação será nos seguintes eixos:

u 1-Informação e Comunicação (Tecnologias com ênfase em Informática);

u 2-Recursos Naturais (Agrárias, Agricultura e Agroecologia);

u 3-Ambiente e Saúde (Cuidador de Idosos /Enfermagem);

u4-Controle e Processos Industriais (Celulose/Energias re-

nováveis; O novo formato do Ministério de Educação para os Institutos Federais propõe a oferta de 80% de cursos técnicos e o restante em licenciaturas, educação de jovens e adultos, demais cursos (bacharelado, pós-graduação, Formação Inicial e Continuada-FIC). Atualmente, há 15 mil estudantes catarinenses nos institutos pelo Estado nos 150 cursos regulares ofertados.

Na oportunidade o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, entregou documento (carta de intenções) com compromissos de disponibilizar salas, laboratórios ou espaços para que os cursos sejam ofertados a partir do 2º semestre deste ano, até que a es-

trutura própria do IFC seja construída no município.

INSTALAÇÃO

Durante sua explanação o Deputado Federal, Pedro Uczai, manifestou preocupação na definição do local para construção da sede do IFC em Campos Novos. No município é patrimônio da União a área da EPAGRI, cedida para uso da empresa de pesquisa. Porém na primeira tratativa houve a negativa da presidência da EPAGRI.

Com o manifesto dos presentes na audiência, será reivindicada a área de 20 hectares para destinação ao instituto. Caso contrário, o município deverá adquirir terreno para construção da sede.

A questão deve

ser resolvida até 30 de maio, prazo final de entrega dos documentos ao MEC, para viabilizar R$25 milhões para investimento na estrutura física.

O Reitor Geral do IFC, Rudinei Kock Exterckoter, finalizou a audiência considerando primordial a definição da área. O local proposto poderá gerar sinergia entre as instituições para o desenvolvimento da região.

Pedro Uczai, comentou sobre as tratativas abordadas durante a audiência pública:

“Esse é um importante momento onde o Instituto Federal veio para cá pra fazer a escuta, depois de conquistado o Instituto para Campos Novos. Uma grande vitória para toda a região. Definir agora a área

e definir os cursos para que a própria instituição possa contratar os professores nas áreas onde são demandados cursos técnicos profissionalizantes aqui pra qualificar profissionalmente a nossa juventude da região. Então, depois dessa escuta, a reitoria tem condições do que? De organizar os eixos onde que vai poder instalar os cursos. Então, esse é o primeiro objetivo aqui desse encontro.

O segundo é continuar manter a mobilização da comunidade, porque depois da conquista a comunidade precisa continuar engajada, continuar mobilizada.

Se der certo, a área da Embrapa, que hoje está utilizada pela Epagri, é um caminho, é um caminho importante, eu defendo essa área. Não

precisa o município investir numa nova área. Não precisa colocar recurso do município tendo a possibilidade desta área que hoje é utilizada da Epagri, e poderá continuar utilizando. São 98 hectares, 70, 80 hectares podem utilizar, 20, 20 e poucos hectares podem ficar disponibilizados para o Instituto Federal pelo espaço, pela região estratégica aqui nesta região. E terceiro passo é continuar acompanhando, junto com a Reitoria, a implantação do campus aqui. Já está garantido nos três campos os R$ 75 milhões, 25 milhões aqui para Campos Novos, é uma vitória começar um campus com prédios, com estrutura montada. Muitos outros institutos começaram pequenos, começaram com pouco investimento. Aqui está se falando já em 25 milhões de reais. Então, estou bem contente como professor, educador e deputado federal ter acompanhado junto com o Instituto Federal, com o professor Rudinei e sua equipe, desde a mobilização e agora acompanhar a implantação” destacou o deputado.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 4
*Fotos: Divulgação

Acadav realiza inauguração de Jardim Sensorial

Objetivo da obra é promover a inclusão de pessoas com deficiência no contato com a natureza.

A Associação camponovense de apoio ao deficiente auditivo e visual (Acadav), inaugurou na manhã da segunda-feira (20), um novo recurso pedagógico para os alunos, o Jardim Sensorial.

A idealização e a construção do Jardim Sensorial, tem como objetivo a estimulação dos sentidos, pois através do avanço de didáticas mais flexíveis, espaços amplos e arejados, estão cada vez mais associados às metodologias do processo educativo.

Através de vegetação e superfície variadas, que possam ser observadas pelos sentidos, percebe-se as mais diversas texturas, aromas e cores, integrado com o elemento fonte de água e outras superfícies táteis.

O espaço inclusivo, é acessível a pessoas de todas as idades e habilidades, oferecendo uma oportunidade de estimulação sensorial e da contemplação, de tudo o que pode ser nele sentido.

Também conhecido como jardim dos sentidos, ele representa para as pessoas com deficiência, mais do que apenas uma paisagem bonita, representa liberdade, socialização e terapia.

Este projeto foi Iniciado através do Edital de Chamamento Público no 001/2021, do

Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial, pelo PROGRAMA "SC MAIS INCLUSIVA", com o objetivo de fomentar o atendimento especializado no Estado de Santa Catarina com o uso de estratégias diferenciadas, ocasião esta que o projeto do JARDIM SENSORIAL DA ACADAV, denominado de: "VOCÊ NÃO PRECISA SER SURDO OU CEGO PARA SENTIR" foi apresentado, e contemplado para a sua realização.

A continuidade e conclusão do Jardim Sensorial, que contempla Fonte de Água, Paisagismo e Ornamentações, ocorreu através do apoio, do então deputado na época Romildo Titon, em que dada ocasião, no ano de 2022, lhe fora apresentado o projeto, bem aceito pelo deputado, visto com bons olhos em prol da Educação Especializada realizada pela ACADAV, destinou Emenda Parlamentar, no valor de R$ 100.000,00. Por diversos motivos, burocráticos dos trâmites

legais, no ano de 2023 a instituição tratou da legalização documental, findando então com a construção final no ano corrente de 2024, e inauguração na data de 20/05/2024.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração as seguintes autoridades: Presidente da Acadav Mario Cesar de Souza Júnior, Coordenadora da Acadav Maria Solange dos Santos, Padre Dirceu de Rocco, ex-deputado Romildo Titon, Prefeito Gilmar Marco Pereira, vereadores, engenheiros e demais participantes.

O ex-deputado Romildo Titon destacou a importância da instituição:

“Primeiramente falar da Acadav. Uma instituição respeitada, que presta um trabalho muito grande para pessoas especiais aqui em Campos Novos, que hoje abrange vários municípios da região e até do Rio Grande do Sul, aqui do vizinho, município do Barracão. E nós temos que realmente tirar o chapéu pro trabalho que faz a equipe. Temos um carinho muito especial

e eu tenho feito, em outros anos passados, muitas parcerias aqui com a Acadav pela importância do trabalho que eles desenvolvem. Aqui é reflexo de uma emenda parlamentar de quando eu ainda era deputado, de 100 mil reais, para fazer esse Jardim que realmente vai ser um espaço importante para os alunos, para os frequentadores da Acadav. Aqui são pessoas que realmente precisam do carinho, da atenção das autoridades, o respeito pelos profissionais que prestam um trabalho muito grande com essas pessoas que são queridas e amadas por toda a sociedade” destacou.

A coordenadora Maria Solange dos Santos comentou sobre mais essa conquista adquirida para a Acadav: “O Jardim Sensorial foi idealizado lá em 2021 com o projeto Santa Catarina, mas inclusiva, criada pelo governador Moisés. E nós pensamos em ter esse recurso aqui para as pessoas com deficiência visual. E a intenção era atender a todos.

Então, iniciamos com R$ 100 mil, essa primeira etapa, aqui à nossa esquerda. E ficou faltando a outra etapa, que não tínhamos recursos. Em 2022, a gente buscou. Em 2023, a gente conseguiu com o deputado Romildo. Então, esse projeto teve um custo total de R$ 200 mil. R$ 100 mil do governo do SPAD, um projeto. E R$ 100 mil de uma emenda parlamentar do deputado Romildo Titão. Ele só foi contemplado, porque desde o início, ele está projetado que não é somente para os alunos da ACADAV. Ano passado, a gente já recebeu aqui várias crianças da educação infantil. O desenvolvimento da percepção tátil das crianças é muito importante. Então, o objetivo é esse, mais uma etapa para que possa atender a comunidade” explicou.

Comentando também sobre o número de matriculados e os trabalhos desenvolvidos pela instituição:

“Temos hoje matriculados 78 pessoas, deficientes auditivos e visuais nos períodos matutino, vespertino e

noturno. Atendemos a vários municípios, demonstrando que eles têm direito a esse atendimento. O terceiro setor, que a gente chama, que foi quando foi dado o primeiro passo lá em 2007, com a intenção de atender essas pessoas, ele veio se fortalecendo e aqui estamos, com espaço adequado, com profissionais habilitados, buscando trabalhar com eles a habilitação e a reabilitação para a vida, independente se tenha deficiência auditiva ou visual. Aqui não é um centro que a gente pretende que eles venham e permaneçam por anos. A gente, igual, traz eles aqui para trabalhar, para estimular, para habilitar, para irem para o mercado de trabalho e para as outras questões da vida. Convidamos as escolas que venham e tragam as crianças com seus lanchinhos, fazem um piquenique aqui fora, tiram os calçados, andam por aí, cheiram as ervas. Nós temos também uma estufa lá atrás, que são de produtos orgânicos, sem nenhum agrotóxico. Então, é para eles provarem, tentar trabalhar essas outras sensações com as crianças muito conectadas na internet, nos celulares, trazê-los para fora, que a vida é tão boa, tão importante oferecer para eles esses espaços” destacou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 5 EDUCAÇÃO
*Fotos: Lilian de Lima/O Celeiro

EMPRESARIAL MELHORES DO ANO: MAX LÍDER

Evento de premiação foi realizado na última semana. Campos Novos novamente foi palco de mais um evento de entrega de Certificados de Qualidade Destaque da empresa de Pesquisas e Eventos Max Líder.

O evento foi realizado na Associação Atlética Copercampos e contou com a presença de Empresas, Personalidades e Imprensa, que se destacaram em 2023 no município.

O Instituto de Pesquisa Max-Lider realizou a Pesquisa de Opinião Pública no Dia 22 de fevereiro, ao todo foram distribuídos 230 questionários no comércio local.

A empresa é especializada em Pesquisa de Mercado, Política e Empresarial e vem atuando há mais de vinte e seis anos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

CONFIRA OS PREMIADOS:

Supermercados Copercampos

Supermercado Destaque

Segundo Lucenir Carlos Thomaz, Diretor de Pesquisa e Pedro Paulo Weber, Consultor de Vendas, comentaram que os questionários foram distribuidos de forma igualitária em Campos Novos, classificando assim os ganhadores.

Imobiliária Destaque

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 6
Foto Imagem Foto Destaque Imobiliária Mais Nova Casa Master Restaurante Restaurante Por Quilo Destaque Associação Atlética Copercampos Local para Festas Destaque Frandy Comércio de Melhor Atendimento Destaque Fisk Centro De Ensino Escola de Inglês Destaque Sushi Dushi Delivery Delivery Comida Japonesa Auto Show Comércio de Veículos Novos Destaque *Fotos: Colaboração/FOTO IMAGEM
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 7 EMPRESARIAL
Nova Era Veículos Comércio de Veículos Semi Novos
IMAGEM
*Fotos: Colaboração/FOTO Portal Correio Camponovense Portal de Notícias Online Khromos Net Provedor de Internet Frandy Makeup Comércio de Maquiagens, Bolsas e Cintos Dra Alexandra Niec Médica Veterenária Alisson Cézar de Souza Corretor de Imóveis Casa da Segurança Serviço de Segurança e Vigilância Flor & Ser Floricultura Michele Milcheski Vendedora Mania de Bichos Clínica Veterinária Oséias Inácio Jornalista Studio Hair Instituto de Beleza Aldrey Farias Gerente Comercial Gepeto Móveis Planejados Fábrica de Móveis Planejados e Sob Medida Mania de Bichos - Pet Shop Marcos Moraes Professor de Música,Escola de Música e Músico JORNAL O CELEIRO Jornal Mais Lido e Jornal Regional Impresso de Maior Circulação Frandy Biju, Comércio de Bijuterias Frandy Celulares Comércio de Acessórios para Celulares Funerária Frei Rogério Funerária e Capelas, Assistência Familiar Laboratório Gavazzoni Laboratório de Análises Clínicas Cristiane Gavazzoni - Bioquímica

8

COMUNIDADE

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Audiência Pública foi proposta pela Vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, por meio do requerimento Nº 04/2024 de 26 de abril, através da Comissão de Serviços Públicos da Câmara, sendo aprovado por todos os membros.

A ideia é reunir jovens, empresários e comunidade em geral para debater os desafios vivenciados pela juventude para ingresso no mercado de trabalho, além de discutir maneiras de aproveitar as oportunidades de vagas existentes em Campos Novos para esta faixa etária.

Há grande procura de jovens por uma oportunidade, ao mesmo tempo em que também há vagas disponíveis no mercado de trabalho. Por isso, este será um dos direcionamentos da audiência, discutir os motivos que estão interferindo no acesso desses jovens às vagas existentes.

A princípio o local da audiência será o Plenário Domingos Rigo da Câmara, podendo ser alterado a depender do número de participantes.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (UM Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019
esta publicação custou para o
Poder Legislativo Municipal, o valor de R$ 225,50 (Duzentos e Cinquenta e Cinco Reais e Cinquenta Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (UM Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação não teve custo ao Poder Legislativo Municipal
*Imagem e Informações: ASCOM/CMVCN

Novo presidente do Conselho Diretor do Hospital Dr. José Athanázio foi nomeado

Iniciativa não tem mais controle por parte do Poder Executivo.

No início do ano, ocorreu a posse de novos membros do Conselho Diretor do Hospital Dr. José Athanázio, onde duas novas entidades foram incluídas no Conselho de gestão do hospital, um representante do Conselho Municipal de Saúde e um representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer, formando então sete membros. Devido ao Projeto de Lei que passou pela Câmara de Vereadores no qual contemplou a reformulação do processo de gestão do Hospital. Também no início do ano, foi sancionada a Lei 01/2024, que regulamenta as ações do Conselho Diretor, bem como suas funções, atribuições e responsabilidades instituídas, como tratar das partes deliberativas e administrativas da Fundação Hospitalar. A nomeação do Conselho acontece a cada dois anos conforme também está prevista na Lei, podendo ser renovado por mais dois anos se assim for definido.

NOVO

PRESIDENTE

No último dia 10 de maio, o diretor da Fundação, Rafael Manfredi, informou em entrevista a equipe do Jornal O Celeiro, que foi realizado a eleição de escolha do novo presidente do Conselho

Diretor, onde foi eleito o senhor Gilberto Scocciato, o qual também é presidente do Conselho Municipal de Saúde.

FAZEM PARTE

Representante do Poderes Executivo e Legislativo, representante da Rede Feminina, Acircan, Conselho Municipal de Saúde, representante da OAB e um representante da classe médica.

De acordo com o diretor Rafael, esses representantes são indicados pelas entidades: “O Conselho é composto por essas sete entidades, e a entidade é quem indica o conselheiro. Essa indicação acontece a cada dois anos. Nós fizemos no último dia 10 de maio, a eleição do novo presidente do Conselho, o seu Gilberto Scocciato, o presidente anterior era o Alexandre Rossi Ribeiro, que é odontólogo do município. Então hoje são essas sete entidades, e o nosso atual presidente é o seu Gilberto, na atual gestão que vai de 2024 a 2026” informou.

DADOS

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do dia 14 de maio, foram apresentados os números da Fundação no ano de 2023. Segundo o diretor, foram informados a quantidade de atendimentos do ano, a quantidade de cirurgias,

o custo da Fundação Hospitalar, o quanto foi produzido junto ao Estado de Santa Catarina, número de internações, origem e aplicação dos recursos e a evolução da Fundação nos últimos anos.

ALTA

Durante a entrevista, o diretor Rafael também comentou sobre o registro de aumento do número de atendimentos e do aumento do tempo de espera, mesmo com a implantação do novo protocolo de atendimentos, o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR) a cerca de dois meses e com a presença de um terceiro médico no plantão.

“Tivemos a aproximadamente 60 dias, a implantação do novo protocolo de acolhimento, de classificação de riscos, que é o protocolo do Estado, e o que temos percebido é o aumento expressivo dos atendimentos, inclusi-

ve, na própria sessão da Câmara, comentei que o Hospital consegue garantir o bom atendimento e a resolução do problema. Mas, infelizmente, devido a grande quantidade de atendimentos, não conseguimos garantir um atendimento rápido. As pessoas têm a necessidade de um atendimento de qualidade, com rapidez. E infelizmente, no volume que tem sido de atendimentos, não conseguimos dar uma vazão no formato que gostaríamos” destacou o diretor.

Informando que atualmente, a três médicos atendendo na emergência a partir das 13h a meia-noite, nos demais horários são dois médicos, além dos acadêmicos do último ano de medicina da Unoesc para tentar dar uma vazão maior nos atendimentos e, contudo, nos dias de pico, o tempo médio de espera de casos menos emergenciais, das classificações menores de menos

risco, é de quatro a três horas. “Então, nós temos dias com picos de atendimento de até 210 pacientes, isso é um volume bem significativo. Estamos falando de aproximadamente 70 atendimentos por médico, em média. E isso acaba, de fato, atrasando os processos. Os menos emergenciais acabam demorando um pouco mais, porque naturalmente as emergências têm prioridade. Por isso trabalhamos com a classificação de risco. Sabemos que para uma mãe com uma criança que está aguardando a três horas, é desconfortável. Mas o que acontece? A nossa prioridade é o que? O infartado, o AVC, ele sempre vai ter uma prioridade. Então, naturalmente, esses menos emergenciais, uma dor, uma febre recorrente, que é uma emergência menor, ele acaba tendo um tempo médio de espera maior” comentou.

Rafael Manfredi informa que os horários de maior demanda são das 10h às 22h, nas segundas, quartas, sextas e domingos.

GRIPE

Com a chegada dos dias mais frios, os casos de pacientes com síndromes respiratórias aumentam, o que também contribui para a maior procura pelo

plantão do hospital. “Temos registrado um aumento significativo da quantidade de atendimentos de síndromes gripais e doenças respiratórias, já no mês de abril e na primeira quinzena de maio, o volume é bem grande. Em torno de 60% dos nossos atendimentos já são de crianças e idosos com síndromes respiratórias. Temos feito um apelo para que as pessoas procurem a vacinação. Porque a prevenção é a melhor forma de tratar a saúde. Os postos de saúde nas salas de vacina já têm a vacina da gripe disponível para toda a população. É importante que os pais vacinem as crianças, até para que nós possamos evitar esse acúmulo de pessoas na emergência do hospital. Porque quanto maior o volume, maior a demora. A gente pode colocar mais médicos, enfim. Mas isso não vai dar uma vazão ao ponto de conseguirmos atender mais rápido do que a gente já vem atendendo hoje” destacou Rafael. A vacina está liberada para toda a população camponovense a partir de 6 meses até o dia 31/05, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes, os documentos necessários para receber a vacina é CPF e caderneta de vacinas.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 9 SAÚDE
*Foto: Arquivo/O Celeiro

ESTADO

Inovação, eficiência e ética marcam o Crea-SC

“Somos referência no país e nossa missão é garantir segurança e qualidade de vida à população”, diz Kita Xavier

O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Kita Xavier assumiu em janeiro deste ano mais um mandato à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Crea-SC. Em entrevista à RCN, ele destaca o papel do Conselho, algumas das iniciativas de sua gestão e a busca por maior protagonismo do órgão.

RCN: O que marca os 66 anos do Crea-SC?

Kita Xavier: Nossa missão é atuar na fiscalização do exercício ilegal da profissão garantindo a segurança e qualidade de vida da sociedade e nessa trajetória construímos um legado que transformou o Crea-SC em uma instituição referência por sua eficiência, credibilidade e conduta ética.

RCN: Quais os destaques de sua gestão no Crea-SC?

Kita Xavier: Lançamos em 2023 o Inova Crea, Programa de Inovação do Conselho, que tem como foco conectar pessoas e organizações públicas e privadas, impulsionando a cultura de inovação no setor da engenharia, agronomia e geociências. Entre as ações deste programa

podemos destacar a disponibilização de coworkings por todo o estado com acesso gratuito, oferta de desconto e gratuidade em softwares relevantes para o desenvolvimento profissional e aprimoramento de habilidades técnicas, apoio através da política de patrocínio a eventos na área de inovação, Universidade Corporativa com mais de 180 cursos on-line, normas da ABNT disponibilizadas gratui-

Mais SC, menos Brasília

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, fez uma palestra na Federação das Indústrias (FIESC) sobre Doações para os Fundos Sociais, que podem ser abatidas do Imposto de Renda devido pelo contribuinte.

“A destinação de parte do Imposto de Renda para fundos sociais é uma forma de redistribuição de renda e promoção de justiça social. Por meio dessa iniciativa, os cidadãos que têm valores a pagar ao Fisco podem contribuir diretamente para o financiamento de projetos sociais que impactam positivamente a vida de milhões de

pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou a dirigente.

De acordo com o estudo do CRC/SC, em 2023, o Estado deixou de receber R$ 1,22 bilhão se somados os recursos de pessoas físicas e jurídicas que poderiam ser destinados a esses fundos e não remetidos à Receita Federal.

Mesmo com prazo de entrega das declarações se encerrado em 31 de maio, Marisa ressalta que “ainda está em tempo de incentivarmos as doações para este ano, pois nosso grande objetivo é deixar os recursos em Santa Catarina direcionando para os diferentes fundos sociais”.

tamente, realização do CreaSummit, evento que busca fomentar o diálogo, a colaboração e o networking.

RCN: O Crea-SC está buscando maior protagonismo na esfera política institucional?

Kita Xavier: Conquistar representatividade e contribuir com ações técnicas propositivas que colaborem com o desenvolvimento de nossas profissões e

também da sociedade é uma das metas do Crea-SC. Esse protagonismo se deve ao que estamos realizando, ao trabalho de uma equipe que de forma incansável busca encontrar soluções criativas para levar facilidade aos nossos profissionais, empresas e sociedade de forma geral.

RCN: Quais as atribuições do Comitê de Crise do Crea-SC ?

Kita Xavier: O Comitê de Crise do CREA-SC tem como objetivo prestar apoio técnico e disponibilizar infraestrutura aos órgãos envolvidos no atendimento às situações de emergência no estado. Por meio do Comitê, profissionais têm auxiliado a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros com conhecimento técnico e soluções da engenharia, agronomia e geociências. Em 2023, atuamos no deslizamento da BR-470, em Rio do Sul, e outra ação foi o Laudo de Vistoria Técnica de Engenharia referente à Inspeção de Segurança Especial (ISE), da Barragem Sul, do Rio Itajaí do Sul, em Ituporanga, entregue à Secretaria da Defesa Civil. Em abril deste ano, nos deslizamen-

tos ocorridos em Garopaba, o comitê atuou na identificação das áreas de risco. E estamos atentos para agir sempre que necessário, sendo uma das formas de contribuirmos com nossa missão de garantir segurança e qualidade de vida à população.

RCN: Como o Crea-SC e o Crea-RS podem contribuir para a reconstrução das cidades devastadas no RS?

Kita Xavier: O CREA-RS está mobilizando os profissionais para o trabalho voluntário de apoio técnico, com vistas à reconstrução do Estado e mobilizando diversas ações para atender as necessidades dando suporte a Defesa Civil com a disponibilização de seus agentes fiscais. A prioridade inicial é salvar vidas. Enquanto Sistema, a movimentação sinalizada pelo presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinícius Marchese, é que no momento necessário seja possível subsidiar o custeio de profissionais para o auxílio desse restabelecimento, através de uma força-tarefa nacional com profissionais que estejam dispostos a contribuir para a reconstrução do estado vizinho.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 10
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
RCN 784 | rcnonline.com.br
DIVULGAÇÃO CREA-SC Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Kita Xavier, presidente do CREA-SC

Assinada ordem de serviço para a construção do novo Fórum de Campos Novos

Obra é esperada pela comunidade há alguns anos e destaca a importância do judiciário.

Na tarde da segunda-feira (20), o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, esteve em Campos Novos para realizar a assinatura da Ordem de Serviço para construção do novo Fórum da comarca que abrange os municípios de Campos Novos, Brunópolis, Vargem e Zortéa.

Estiveram presentes ainda, durante a solenidade, a juíza da Comarca Dra. Caroline Freitas Granja, promotora de justiça Dra. Raquel Betina

Blank secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin, participou da solenidade, representando a Seccional e a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio o presidente da Subseção de Campos Novos, Eduardo Antunes, o desembargador e ex-presidente do TJSC, João Henrique Blasi, prefeito Gilmar Marcos Pereira, advogados(as) da região, além de

demais representantes do judiciário.

O projeto da edificação está alinhado às políticas de sustentabilidade ambiental, acessibilidade e segurança institucional do PJSC. O terreno está localizado ao lado da rodoviária da cidade, na rua Henrique Baggio, no bairro São Sebastião. A empresa Construcerto irá executar a obra.

De acordo com o Poder Judiciário, o objetivo de construção da nova sede é de garantir maior segurança, conforto e qualidade a todos os

magistrados, servidores, promotores, terceirizados, advogados, partes, estagiários e usuários.

O novo fórum da comarca de Campos Novos foi desenvolvido utilizando como premissas fundamentais a modulação e flexibilidade dos espaços internos, de forma a facilitar as futuras alterações dos ambientes, assim como a ampliação dos espaços físicos para comportar duas novas estruturas judiciárias. O terreno doado pelo município de Campos Novos tem 5.256 metros quadrados e terá uma área

seja fornecido pelo fórum aqui na Comarca” destacou.

construída de pouco mais de 4.352 metros quadrados, distribuídos em três pavimentos. O novo fórum contemplará espaço para a implantação de quatro varas judiciais, com áreas exclusivas para o Ministério Público e também ao OAB. Também serão feitas obras que atenderão de forma integral as normas de acessibilidade, de combate a incêndios e de sustentabilidade. O estacionamento terá aproximadamente 48 vagas para automóveis, incluindo vagas para PCD, idosos e gestantes, e ainda 12 vagas para motocicletas.

Desembargador

João Henrique Blasi, que encaminhou o projeto para início da obra, durante a sua gestão como presidente do Tribunal de Justiça, atendendo as reivindicações das lideranças do município, comentou sobre a importância da nova sede: “É um momento especial, já que a algum tempo, Campos Novos merecia um equipamento mais adequado, tendo em vista a pujança da cidade. Sendo o celeiro do agronegócio e nós, na presença do Tribunal, tivemos a oportunidade de agilizar o máximo possível essa obra. Estivemos aqui no ano passado anunciando que iríamos lançá-la e anunciando que ela teria início no primeiro semestre de 2024, como agora realmente está acontecendo. É um prédio novo, moderno, e que com certeza vai abrigar muito bem os serviços judiciais aqui na Comarca, dando mais comodidade aos juízes, que já estão aqui, aos promotores, aos advogados, aos servidores e à toda população que precisar de algum serviço que

O atual presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Oliveira Neto, comentou sobre a assinatura da ordem de serviço: “Esse é um prédio que tem um prazo de construção de mil e oitenta dias, então pouco mais de três anos. É uma obra de mais de quatro mil metros quadrados. Justamente o investimento que o Poder Judiciário faz para dar condições adequadas à população naquilo que é a referência do seu local de justiça, que é o Fórum Municipal. Com isso, nós temos condições também de, assim que for necessário, ampliar os serviços judiciários, se houver necessidade de criação de mais unidades, nós temos condições e temos condições de fazer frente a essa realidade agora, de modo que a justiça seja um local de solução dos conflitos. É isso que nós queremos” destacou.

Em relação aos recursos para construção, o presidente informou que os recursos são próprios do Poder Judiciário, pois o órgão possui recursos que são oriundos do orçamento do Estado, além desses recursos, conta também com recursos que são oriundos de um sistema de depósitos judiciais.

O presidente da OAB Subseção de Campos Novos, Eduardo Martins Antunes comentou sobre o novo espaço que a OAB terá na nova sede do Fórum: Essa é uma ótima notícia, É um fórum com mais de 60 anos, não tínhamos mais condições, a civilidade não funcionava mais. Já é uma reclamação antiga, quando estivemos em 2019, no Tribunal de Justiça, cobramos do presidente da época a início dessas obras e agora estamos aí. Graças ao Dr. João Henrique Blasi. Eles que tem vínculos muito próximos à nossa cidade. Então isso deu um empurrão muito grande para nós. Isso é uma cobrança da OAB com a Dra. Cláudia Prudêncio

também junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. E conseguimos, teremos uma sala, que ficará logo na entrada e isso é importante para que a população possa cobrar a OAB lá dentro. E também sabemos que é uma sala que terá no mínimo três ou quatro vezes o tamanho da nossa atual. Vamos ter a possibilidade de entregarmos algo a mais para todos os advogados. Já que inicialmente é uma sala da OAB, mas também é uma população que vai poder ir lá dentro quando precisar dos trabalhos da advocacia. E vamos estar prestando todos os serviços, informações, o que for necessário. E de fácil acesso, logo na entrada, hoje nós temos uma sala escondida, pequena, nos fundos do nosso Fórum. Vamos estar logo na entrada, primeira sala será da OAB. Então isso é para nós também é uma ótima notícia” enfatizou.

O prefeito Gilmar Marco Pereira, comentou sobre ideias de projetos futuros de como será utilizado o espaço que hoje está funcionando o Fórum, pois o espaço pertence ao município: “Nós temos várias demandas desde secretarias, onde poderíamos direcionar algumas secretarias para cá ou criar, quem sabe, algumas outras alternativas, como projetos sociais vinculados à musicalidade por exemplo. Então agora, nós temos ainda 1080 dias para analisar bem, deixar uma sugestão para que a gente possa depois estar desenvolvendo e analisar todos os setores. Quais são as condições reais que ele vai ser entregue, imaginamos que ele vai estar em bom estado. São algumas adequações que, de repente, teremos que fazer, mas temos essa expectativa de trazer para cá sim várias possibilidades a como a de secretaria que citei anteriormente, além de algumas questões em relação à nossa governança, mas também, por que não, projetos sociais relacionados a políticas públicas” informou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 11 CAPA
*Foto: Lilian de Lima/O Celeiro
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 23 de Maio de 2024 12 PUBLICIDADE 28 JULHO 2024 08h00 acesse: imxeventos.com.br FAÇA SUA INSCRIÇÃO CORRIDA 5K | CAMINHADA 3K | CORRIDA KID’S Diamante Ouro Prata Bronze Apoio COPERCAMPOS Supermercados | Atacarejo + + 27mil DE R$ EM PRÊMIOS
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.