1776

Page 1

COMUNIDADE REGIÃO

Administração entrega salas de aula da Escola 'Novos Campos'.

RFCC realiza Roda de Conversa sobre Saúde Mental.

PROFESSORES

Katia Antunes Fronza fala sobre sua vida e a matemática na escola.

Vargem registra maior cobertura vacinal da Influenza no estado.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1776 Quinta-feira 27 de Abril de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 u
u
u
13 u
Pág. 04
Págs. 06
Pág.
Págs. 08 e 09
uPág. 15

EDITORIAL COLUNISTAS

Não há tempo a perder!

“A vida é muito curta para ser pequena”. A autoria desta frase é atribuída ao escritor e político britânico Benjamin Disraeli, aqui no Brasil, no entanto, foi disseminada pelo escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella, e faz todo sentido se pararmos para refletir.

Temos em média 75 anos de vida, no meu caso, teoricamente e, se tudo correr bem, ainda tenho cerca de 40 anos pela frente.

Conforme Cortella, durante a nossa trajetória lidamos com a encrenca de ter a vida dividida em três grandes ciclos: dos zero aos 25 anos, montamos nossa estrutura física, psíquica, relacional, cognitiva, reprodutiva e hormonal; dos 25 aos 50 anos, estamos reproduzindo outros humanos e trabalhando em alta intensidade; e, dos 50 aos 75 anos, nos preparamos para o checkout, a despedida.

E nós seres humanos somos a única espécie que tem consciência que isso vai ocorrer. Todos, com exceção dos bebês, sabem que uma hora deixaremos de existir e, mesmo assim, a maioria de nós habitamos este planeta de uma forma descompromissada, como se fossemos eternos.

Não fazemos a diferença em nossa casa, no grupo de amigos, no trabalho, na nossa família e muito menos no bairro onde moramos. Preferimos viver à sombra das pessoas que fazem acontecer, que não se acomodam e que sempre estão em busca de melhorar cada dia mais.

A pessoa diz que nunca tem tempo de ler um livro ou jornal, praticar um exercício físico, fazer uma aula de música, passear com o filho, mas se for rastrear o tempo de uso do celular dela, vai acusar horas e horas de uso por dia. Aliás, saiu uma pesquisa recentemente que aponta que o brasileiro é o segundo povo no mundo que mais usa celular, a média diária é de 9 horas. Estamos atrás apenas da África do Sul.

A nossa espécie também é uma das que mais dorme, dormimos em média 8 horas diárias, isso equivale a 1/3 do dia, ou seja, se vivemos em média 75 anos, significa que 25 deles passamos só descansando.

E se a vida é muito curta para ser pequena, está na hora de abandonarmos alguns costumes estéreis, que não nos dão frutos, que nos aprisionam, que não nos deixam evoluir. Cada amanhecer é uma nova oportunidade de fazer diferente e fazer a diferença. O que está esperando, mais um dia está passando, não há tempo a perder!

Por: Orli Ricardo - Jornalista

OAB em Destaque

HOLDING RURAL FAMILIAR: Aspectos para um planejamento patrimonial, sucessório e tributário

Palavras estrangeiras, sobretudo, as de origem inglesa, mantém-se frequentes no vocabulário das sociedades empresariais. É o que ocorre com a palavra holding, cuja expressão é advinda do verbo inglês “to hold” que, na tradução para o português, significa manter ou controlar algo. Sob o prima empresarial, holding significa um mecanismo, através do qual uma pessoa jurídica assume o controle do capital de uma ou mais pessoas físicas; ou mesmo de uma ou mais pessoas jurídicas. Essa ferramenta empresarial foi incorporada ao sistema jurídico brasileiro por meio da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, cuja legislação trata das sociedades por ações, ou comumente chamada, lei das S/As. Chama atenção na referida lei o artigo 2º, § 3º, o qual dispõe que “a companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades”. Conquanto a referida lei trate das sociedades por ações, a holding também tem compatibilidade com às sociedades limitadas, também conhecidas por LTDA. A propósito, por conta das sociedades limitadas apresentarem menos exigências legais que as sociedades anônimas, elas acabam sendo as mais utilizadas pelas holdings rurais familiares.

Para a constituição de uma holding rural familiar, exige-se que o patriarca ou matriarca seja proprietário de imóveis rurais, desenvolva direta ou indiretamente atividade rural, e os sócios sejam do mesmo núcleo familiar. O patriarca/matriarca que tenha interesse em constituir uma holding rural familiar com seus herdeiros deve procurar um advogado com conhecimento específico nessa área, cujo profissional deve possuir atributos - além dos técnicos – que leve em consideração a vontade do titular do patrimônio, assim como ter habilidade para conciliar os interesses dos demais sócios da futura empresa. Nesse contato, cabe ao profissional fazer um levantamento de informações acerca do estado civil do titular dos ativos, da quantidade de herdeiros, se são casados, se há algum falecido, se há testamento, se as partes são todas maiores e capazes, etc. No que tange ao patrimônio, também será necessário ser apurado o máximo de informações. Passo seguinte se refere à fase de exame da documentação, que é o momento de validar as informações levantadas no contato inicial. Como dito anteriormente, em relação às pessoas, mostra-se importante analisar não só os documentos pessoais, como também o regime de bens a partir das certidões de casamento e, eventualmente, dos pactos antenupciais. Com relação aos ativos do patrimônio, devem ser analisados vários documentos, sendo os mais importantes, os títulos de propriedade, eventuais ônus e gravames, a declaração do imposto territorial rural - DITR, o certificado de cadastro o imóvel rural - CCIR, o recibo de inscrição no cadastro ambiental rural - CAR, contratos

agrários de áreas que estão sendo exploradas por terceiros, livro-caixa da atividade rural, notas fiscais de vendas de produtos e compra de insumos, balancetes contábeis, etc. Evidentemente que diante da complexidade do patrimônio, haverá necessidade de serem realizadas várias reuniões até se chegar ao melhor arranjo para aquele patrimônio. Definida toda estrutura da holding, efetua-se o registro do Contrato Social na Junta Comercial, cujo documento deve refletir, de forma fidedigna, tudo que fora estabelecido entre os futuros sócios.

A holding pode oferecer várias vantagens, a saber: GOVERNANÇA CORPORATIVA – que é a descentralização das atribuições que antes recaía tão somente sobre o titular do patrimônio. Com a holding – aliado ao acordo de cotistas, os envolvidos podem definir um plano de cargos, especificando as funções de cada integrante da família dentro da nova empresa agrária. Essas medidas têm o condão de gerar maior responsabilidade de todos na execução do negócio, passando a vê-lo como uma verdadeira empresa, com regras a serem cumpridas, metas a serem atingidas, controle de custos, despesas, etc. Essas regras são necessárias, porque em alguns núcleos familiares nem todos os herdeiros querem se manter ligados à atividade do campo, ou seja, alguns sócios, já fixados na cidade, serão apenas investidores, ao passo que àqueles que têm aptidão para trabalhar no agronegócio serão investidores e também acumularão funções operacionais, razão pela qual terão direito na repartição dos lucros e um pró-labore. PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO – com a integralização dos bens na holding, frise-se, sem a incidência do ITBI, conforme a imunidade prevista no artigo 156, § 2º da Constituição Federal, o sócio majoritário (patriarca/matriarca) poderá distribuir suas cotas a seus herdeiros, podendo, inclusive, gravá-las com reserva de usufruto para permanecer no comando do negócio. Tal prática representa uma espécie de partilha em vida, que serve para evitar doravante a abertura de inventário, comumente demorado, desgastante e dispendioso. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO – são medidas que reduzem as despesas com tributos, como exemplo, os rendimentos passam a ser declarados na pessoa jurídica ao invés da pessoa física, redução ou inexistência do pagamento de ITCMD por conta do patrimônio (convertido em cotas) ter sido distribuído em vida pelo autor da herança, doação de cotas societárias ao invés de doação de imóveis rurais, e economia tributária por meio da distribuição de lucros auferidos pelos sócios.

Para finalizar, deve ficar claro que não existe no ordenamento pátrio um modelo pronto de holding – ao contrário – cada caso vai depender de um estudo minucioso, levando-se em consideração o arranjo patrimonial do núcleo familiar. A constituição de uma holding rural familiar certamente pode trazer benefícios, mas é preciso muita atenção a todos os detalhes e o nível de conhecimento do profissional que conduzirá esse processo.

Por: LEONARDO RAFAEL FORNARA LEMOS Advogado - OAB/SC 16707

Especialista em Direito Tributário e pós-graduando em Direito do Agronegócio

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 2 COTIDIANO
04/2023

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Os astros mostram que sua capacidade inventiva e de tomar decisões tem tudo pra render êxitos – quem sabe até a casa própria, hein. Oxalá! No setor amoroso o céu promete deixar a paixão e a emoção no modo turbo, bem na vibe do hit do Léo Santana, “É sensacional o jeito que ela faz comigo. É fora do normal, eu tô na zona de perigo”. Um lance iniciado agora pode virar romance fixo.

Touro

21/04 a 20/05

Com Vênus na sua Casa da Fortuna destacando seus talentos financeiros, as chances de rechear a carteira são enooormes. Pode até conquistar um sonho de consumo, em especial no dia 25. Tá free? Deve ser bem interessante conhecer alguém. Já o romance pede mais presença, então bora tomar uma atitude e sacudir a poeira. Só cuidado pra não se morder de ciúme e azedar o clima.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Aproveite momentos de isolamento e raciocínio mais difícil pra sossegar o facho, cuidar da autoestima e botar a mente em ordem. No amor tudo indica que seu signo estará BBB: brilhante, bem-humorado e bom de lábia. E aí só deve ficar solteira(o) se quiser! Se tem um xodó, o fim da semana será ainda melhor pra fazer mudanças na união.

Câncer

21/06 a 21/07

Boa hora também pra planejar uma viagem. É solteira(o) profissional? Bora jogar a timidez pra escanteio e marcar presença. A energia é favorável pra dar seu like e engatar um lance de futuro. Com o mozão, tudo indica que sentirão mais necessidade e vontade um do outro, ainda mais no fim da semana. Credo, que delícia!

Leão

21/07 a 22/08

Mercúrio tá retrógrado e pede foco total, mais dedicação em suas tarefas e menos teimosias pra evitar dores de cabeça. Já o amor deve contar com um exageeero de energia boa. Se está na pista, há sinal de mais sorte e a chance de viver aquela química de milhões, inclusive com um(a) amigo(a). Com o mozi, pode ser hora de dar um passo mais sério.

Virgem

23/07 a 22/09

Com a paciência, coragem e disciplina no modo on, aproveite pra investir nos estudos, rolês, atividades sociais e até uma viagem. Só revise, cheque e confira todos os detalhes, pois há risco de perrengues. O clima é positivo pra fazer contatos sinceros e com maior conexão, e quem sabe iniciar um lance especial. Se já se amarrou, pode até pintar uma ou outra divergência.

Libra

23/09 a 22/10

A saúde está em destaque nesta semana. E os astros mandam avisar que mudanças na rotina, disciplina e maior zelo com o corpo, mente e espírito devem trazer excelentes resultados, coleguinha. Se está solteiro, o céu dá o recado: bora investir em um só crush e não ficar atirando pra todo lado. Agora se já vive um romance sério, o momento é propício para se aproximar mais.

Escorpião

23/10 a 21/11

Sinal de êxito nos estudos, sobretudo de faculdade, e possibilidade de abrir seus horizontes, inclusive em viagem. Se já tem um love, tudo indica que dará maior importância pra união. Tá free? Talvez apareça uma nova e forte atração, inclusive por alguém mais velho. Mas trago spoiler alert: pode pintar uma ciumeira atrás da outra. Se está com alguém evite brigas e fortaceça o carinho.

Sagitário

22/11 a 21/12

A saúde talvez oscile também: fuja do estresse e aposte em inovações médicas, técnicas alternativas e mudanças de hábitos, pois os resultados devem ser sensacionais. No amor o clima tem tudo pra ser tranquilo e favorável, podendo ficar ainda melhor. Afinal o céu promete derramar altas doses de energia, criatividade e inspiração pra dar um up na paquera, pegação ou romance.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Melhor segurar suas opiniões sinceronas e a vontade de ser dona(o) da verdade, hein! Instabilidades podem até pintar, mas você tende a trabalhar duro pra dar conta de tudo, e esse espírito batalhador e esforçado deve te render sucessos, sobretudo se faz home office. No amor, invista no companheirismo e fortaleça suas amizades.

Aquário

21/01 a 18/02

Com uma energia proativa, ainda maior após o dia 27, pode ser hora de cobrar caloteiros, comprar algo ou iniciar uma magra poupança. Se busca um love, seu jeito meigo e abusado deve fazer sucesso. Já tem um mozão? Bora apostar nos seus desejos pra esquentar a relação, especialmente no fim da semana. Só não deixe a insegurança atiçar seu ciúme e melar tudo.

Peixes

19/02 a 19/03

Neste momento, aprenda a identificar o que tira você do fluxo da abundância. Você precisa questionar os seus medos e enfrentá-los de forma mais realista. No trabalho, no romance e ainda no relacionamento, a mensagem dos astros é que você não faça mais o mesmo. É hora de adotar um pensamento mais analítico e estratégico.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Administração entrega salas de aula da Escola 'Novos Campos'

Obra faz parte da primeira etapa que segue sendo executada.

A Administração Municipal entregou nesta semana cinco salas de aula da Escola Novos Campos. A obra começou em 2022 após Campos Novos ser atingido por um tornado no ano anterior, o evento climático danificou a escola causando destelhamento e danos à estrutura.

Na época, 256 residências foram danificadas, em seis bairros, deixando dez famílias desalojadas. Em visita ao município, o ex-governador Carlos Moisés formalizou um convênio para a reforma da Escola Novos Campos, que já abrigou um seminário. A prefeitura ficou responsável pelo projeto, enquanto o Governo do Estado repassou a verba. O investimento foi de R$ 5 milhões.

O Prefeito de Campos Novos recebeu a imprensa durante a entrega e comentou a execução.

“Infelizmente isso acarretou após o tornado de 2021. Nós já tínhamos identificado vários problemas na estrutura da unidade antes daquele fato e já estávamos nos preparando para investir. Após o ocorrido, contamos com a parceria do estado e começamos a executar. Devemos tirar sempre lições e o tornado, acelerou o processo”, comentou.

Gilmar Marco Pereira informou que dentro da Primeira Etapa estão todas as salas, banheiros, refeitório e salas comuns e esta etapa não está totalmente pronta.

“Os cinco milhões já estão nos cofres da prefeitura e estamos investindo

conforme as obras andam. Já foi licitado e está sendo pago conforme a entrega. Na segunda etapa estaremos em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), onde estaremos analisando a melhor forma de otimizar o espaço, com foco em outro tipo de formato e ação”.

O prefeito comentou ainda que os alunos da escola estiveram com as aulas dentro do ginásio pelo período de dois anos e que agora somente uma turma ficou no espaço, sendo que esta deve ocu-

par uma sala em breve. “O aprendizado foi comprometido, bem como os professores, mesmo eles estando no ambiente escolar o espaço físico faz a diferença na boa educação. Agora a Secretaria de Educação e Professores estarão empenhados em adequar bem os alunos no novo espaço, o mais rápido possível”.

A escola tem 14 salas de aula, amplas e de boa estrutura, adequações de cobertura e outras estruturas já foram executadas. “Teremos aqui uma escola modelo. No estado poucas escolas terão

estrutura como essa. Teremos escola regular e alternativas em horários extras onde, junto com essa parceria com o SENAI, teremos alunos aprendendo fazendo. A educação tem como papel principal ensinar, mas também deve ter o espaço para o aluno ir para o mercado de trabalho, criar aptidões e aqui teremos essa escola referência. A escola ainda tem um Índice de Desenvolvimento Escolar a ser melhorado e temos os fatores que colaboraram para isso, mesmo assim, temos que investir para que este espaço seja usado e cresça outro modal de aprendizado, junto com os índices e a satisfação”, ressaltou Marco.

O prefeito explicou que os R$ 5 milhões serão suficientes para finalizar a primeira etapa, mas adiantou que as outras etapas ainda estão comprometidas.

“Já estivemos conversando com o governo estadual e os recursos ainda estão parados. Se identificarmos que o estado não vai repassar mais recursos, nós da administração iremos replanejar e iremos investir”. A escola possui aproximadamente 200 alunos e após a inserção do ensino técnico tende a aumentar ainda mais a demanda.

Administração apresenta Projeto de Lei da Guarda Municipal

Na oportunidade profissionais conheceram como será os processos.

A Administração Municipal realizou nesta semana um momento para apresentar aos profissionais de Educação e Segurança, o Projeto de Lei encaminhado ao Poder Legislativo, referente à contratação de profissionais para atuarem na Guarda Patrimonial Municipal.

A reunião foi acompanhada pelas equipes da força de segurança de Campos Novos e oportunizou apresentações do seguimento das ações de segurança na rede municipal.

Segundo a Secretaria de Educação os ataques às escolas começaram em 2019 nos Estados Unidos e atualmente se espalham no mapa da segurança e Educação a nível mundial, para ela o acompanhamento escolar é fundamental e a tomada de ações também.

na reunião e falou sobre o projeto. “Nós já tínhamos identificado a necessidade de reforçar a nossa Guarda Patrimonial Municipal, para criar mais alternativas de segurança, seja no espaço educacional, ou em outros espaços e ações da municipalidade. Agora neste momento, tivemos esses acontecimentos nas escolas e escolhemos agir para ampliar ainda mais essa segurança escolar”, comentou.

Marco destacou que o projeto prevê um suporte maior para que um profissional esteja de forma física ou até em rondas oferecendo este suporte. O prefeito destacou que já há 37 profissionais atuando na Guarda e que no processo haverá mais 68 vagas. “Mesmo tendo 68 vagas, não quer dizer que a administração contratará todos. Nós presentemos ir atendendo as demandas e vendo as necessidades”. Marco comentou que as contratações

não acontecerão da noite para o dia que há todo um trâmite legal e que tudo será feito de forma correta.

Quanto ao uso de armas Gilmar comentou que a administração não vê como momento inserir esse quesito. “Entendemos que prestação de serviço para estar armado tem que ter uma capacitação adequada, treinamento específico e não temos interesse que esses profissionais atuem armados. Também está comprovado que não é uma arma de fogo que estará dando segurança a uma unidade escolar, mas sim ações efetivas dos profissionais de forma eficaz”.

O prefeito comentou que os selecionados no processo terão treinamentos específicos, critérios, estudo social do profissional, análise toxicológica, psicológica e física e outros, características que darão a comunidade e ao profissional uma segurança para trabalhar.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 4 COMUNIDADE *Esta publicação preencheu o espaço de Uma Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 1.556,92 (Mil e Quinhentos Reais e Noventa e Dois Centavos)
*Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro O Prefeito Gilmar Marco Pereira também esteve

A TERCEIRIZAÇÃO POR MEIO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

Tanto empresas quanto funcionários podem se beneficiar das vantagens oferecidas pela terceirização, mas também devem estar cientes das implicações legais envolvidas.

Até pouco tempo atrás, a terceirização era restrita aos serviços de apoio, não podendo incluir a atividade-fim da empresa.

Com a nova legislação, as empresas podem contratar pessoas por meio de um contrato de prestação de serviços para a realização de atividades intrínsecas à empresa. Isso significa que a empresa pode terceirizar todas as atividades que precisar, não apenas as complementares. No entanto, a "pejotização" continua sendo ilegal, ou seja, se uma empresa contrata um funcionário como terceiro, mas este tem todas as características de um funcionário CLT, o funcionário poderá solicitar judicialmente seus direitos.

A responsabilidade das empresas em relação à terceirização também mudou. Agora, a responsabilidade continua sendo subsidiária, mas a empresa contratante só será responsabilizada se a contratada também for acionada na justiça e não tiver recursos para pagar suas dívidas.

Em conclusão, o contrato de prestação de serviços é um instrumento legal que oferece proteção tanto para quem contrata quanto para quem é contratado. É importante entender as implicações legais envolvidas na terceirização e garantir que o contrato esteja de acordo com as leis trabalhistas.

Referências:

Lei Federal nº 10.406

Lei Federal nº 13.429/17

Fonte: Contábeis

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 PUBLICIDADE

Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza Roda de Conversa em Campos Novos

Evento contou com a participação de grandes profissionais para debater os cuidados com a saúde mental do paciente oncológico.

Com o tema “Cuidados com a Saúde Mental do Paciente Oncológico”, foi realizada na tarde da última segunda-feira, 24/04, uma roda de conversa promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos. O evento aconteceu no Auditório da Acircan e contou com as participações da Fisioterapeuta Ligiane Martin, da Psicóloga Ana Júlia Chiochetta e da Enfermeira Jaqueline Vicente.

De acordo com a Presidente da RFCC de Campos Novos, Jussara Lopes, a roda de conversa realizada em Campos Novos, faz parte do calendário da Campanha “Preciso Viver”, uma ação da Rede Feminina Nacional desenvolvida nos 22 estados do país que possuem a rede de apoio às mulheres com câncer.

“A Campanha ‘Preciso Viver’ é realizada anualmente desde 2018. Abril foi escolhido, por ser o mês voltado ao

combate ao câncer em todo o Brasil. O dia 8 de abril, inclusive, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, porém por cair neste ano na semana da Páscoa, adiamos para a última semana do mês para realizarmos este avento. Contudo, as ações do mês não se resumem à esta roda de conversa, ao longo de todo mês estivemos focadas na campanha, com divulgações nas redes sociais e atendimentos na nossa Casa Rosa”, explicou Jussara.

A Psicóloga Ana Júlio Chiochetta falou sobre a relevância do tema “saúde mental”, e da importância dos profissionais da psicologia no comportamento das pessoas e sobretudo das pacientes diagnósticas com câncer.

“A saúde mental é um assunto que deve ser falado em todas as áreas e de diversas maneiras. Vejo que a maioria das pessoas estão cada vez mais num ritmo acelerado, e onde fica o cuidado de olhar para si, refletir, ter o autocuidado, o momento de pausa? E neste encontro estivemos falando para as mulheres o quanto impacta o momento do diagnóstico, como isso influencia na sua vida e no seu redor,

o quanto causa medo, incertezas, angústias, e aí vem o papel do psicólogo, de se fazer presente, levar conforto e acolhimentos a estas pacientes”, comentou Ana.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer trabalha em prol da prevenção ao câncer de mama e colo de útero, com informações, tratamentos, exames de mamografia, tudo para evitar que as mulheres desenvolvam a doença. Porém, em casos de diagnóstico positivo para o câncer, a equipe estará preparada para oferecer todo o suporte.

“Quando existe o diagnóstico, a gente acolhe a paciente, oferecemos fisioterapia, terapias alternativas, como a reflexologia, auriculoterapia, e também temos a fisioterapeuta que faz o acompanhamento da paciente após o tratamento. Quando nos mudarmos para a nova sede, contaremos também com o serviço voluntário da Enfermeira Jaqueline, que hoje esteve contribuindo com a nossa roda de conversa”, destacou Jussara.

A Casa Rosa atende no período da tarde, de segunda a quinta-feira, onde além do atendimento às pacientes oncoló-

Neste encontro estivemos falando para as mulheres o quanto impacta o momento do diagnóstico, como isso influencia na sua vida e no seu redor, o quanto causa medo, incertezas, angústias e aí vem o papel do psicólogo, de se fazer presente, levar conforto e acolhimentos a estas pacientes.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 6 COMUNIDADE
gicas, é realizado o serviço de artesanato, secretaria e vendas do brechó. A nova sede da Rede Feminina está em construção e a previsão de mudança para a nova estrutura é no final deste semestre.
*Fotos: Orli Ricardo/O Celeiro

Professora Katia: a especialista em matemática que veio somar na vida dos alunos

Com atuação em diversos municípios, Prof. Katia coleciona lembranças em 33 anos de magistério.

Esta Edição do “Especial Professores” conta a trajetória de 33 anos de magistério da Professora Katia Antunes Fronza, que apesar de não ter nascido em Campos Novos, contribuiu, e muito, para o ensino e formação de jovens do município. Sua principal missão durante o período que esteve em sala de aula foi o de tornar a matemática mais atraente aos olhos de seus alunos. E assim conseguiu, com muito mérito, diga-se de passagem.

Katia é a filha mais velha de três irmãos, é natural de Lages e foi morar em Monte Carlo ainda criança. Pouco tempo depois, seu pai, Leandro Varela Antunes, envolvido com a política, decidiu se mudar para Campos Novos, onde foi vereador por três vezes, além de exercer outros cargos públicos, como Secretário de Saúde e Chefe de Gabinete.

Kátia sempre gostou de escola e tem muitas saudades dos tempos de aluna do Colégio Auxiliadora, memórias que emocionam, segundo ela. Fazia parte da patinação e do coral, das aulas de violão e

canto, e até chegou a participar dos encontros vocacionais para freira, porém não se identificou com a convenção. Se formou em 1983 no Magistério, mesmo não tendo a intenção de ser professora, pois era a única opção da época. Quando criança gostava mais dessa área de acolhimento e

por isso cogitou ser psicóloga, mas com o tempo viu que não era a melhor escolha, por isso decidiu fazer aquilo que mais se identificava, números e cálculos, e seguiu o caminho da matemática.

O primeiro trabalho remunerado já foi como professora da Escola Santa Julia Billiart, no início do ano de 1984. Recém formada, iniciou com a turma de alfabetização do primeiro ano, ainda nem tinha iniciado a faculdade, escola municipal, bastante alunos, como primeira experiencia, foi muito agregador e valeu como bom aprendizado para ela. Foi a primeira e última vez que trabalhou com o primeiro ano, ainda trabalhou com a disciplina de Educação física e depois matemática, e só matemática a partir dali.

No início da carreira, além de lecionar no Santa Julia, também trabalhava na Escola Faria Neto no Distrito do Ibicuí, e à noite na Escola Gasparino Zorzi. Na Escola Faria Neto, aliás, também exerceu a função de diretora por três anos. Também trabalhou no Colégio Auxiliadora e teve a sua primeira passagem pela Escola Paulo Blasi. Depois foi para Caçador, trabalhou ainda em Fraiburgo e quando se casou, foi embora para Chapecó.

Em Chapecó trabalhou por cinco anos no Colégio Pedro Maciel, depois por compromissos profissionais do marido foi trabalhar em Mondaí, mais tarde, e pelo mesmo motivo, se mudaram para Pinhalzinho, onde trabalhou por sete anos com a Educação de Adultos no CEJA. Mas o

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 8 ESPECIAL
Katia Antunes Fronza *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Eu gostava de números, aí pensei, poderia ir para o caminho da engenharia, mas acabei indo para sala de aula porque eu gosto de estar com os alunos, ensinar, esse envolvimento é muito bom.
uKatia Antunes Fronza

desejo de voltar para Campos Novos falou mais alto, e doze anos depois, em 2004, resolveram retornar para o Celeiro de Santa Catarina. Logo ingressou na Escola Paulo Blasi e de lá não saiu mais, até se aposentar no ano de 2020.

Professora Kátia tem um casal de filhos, João Gabriel, de 17 anos, que está cursando o 3º Ano do Ensino Médio, e Ana Laura, 22 anos, que estuda odontologia em Itajaí. Atualmente ela se dedica ao voluntariado, é Vice Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e guarda grandes lembranças da época de escola, como veremos na entrevista a seguir:

uDe onde veio a inspiração para ser professora? Tinha algum familiar que exercia a profissão?

Eu tinha uma tia que era professora, mas não chego a dizer que ela me influenciou. Eu gostava de números, aí pensei, poderia ir para o caminho da engenharia, mas acabei indo para sala de aula porque eu gosto de estar com os alunos, ensinar, esse envolvimento é muito bom.

uQuais foram as suas formações?

Sou habilitada em Ciências, Matemática do primeiro e segundo grau e Física. Fiz especialização em Curta Licenciatura em Ciências e Matemática e Licenciatura Plena em Matemática e Física, ambos em Chapecó. Em Pato Branco-PR, fiz Pós-Graduação em Educação Matemática.

uSua forma de ensinar matemática sempre buscou fugir do ha-

bitual, estou certo?

Eu adorava trabalhar matemática de uma forma diferente, e os alunos acabavam se identificando com a matéria, alguns que não gostavam da disciplina passavam a gostar, muito pela forma de eu trabalhar. A matemática sempre foi um bicho de sete cabeças para a maioria dos alunos, e para que eles gostassem da matéria, eu trabalhava muito com curiosidades, usava jogos de tabuleiro, problemas de lógica, modelagem matemática, então eu buscava o que fosse possível para facilitar a aprendizagem. Eu até tinha uma imagem mais séria, mas durante as aulas os alunos entendiam que era só até eles me conhecerem.

uComo foi retornar à sala de aula após a aposentadoria?

Em 2021, durante a pandemia, me chamaram para substituir por três meses, foi muito bom para terminar, para fechar o meu ciclo, até tive convites para continuar, mas como eu sempre gostei do voluntariado, se fosse voltar a trabalhar, deixaria de me envolver em tantas coisas que eu gosto. Eu tenho saudade da época de escola, mas hoje eu não me vejo mais assim, todo mundo tem um ciclo, o começo, meio e fim, e o meu ciclo fechou, o que eu pude contribuir e agregar, eu fiz, e não foi pouco tempo, foram 33 anos.

uQual é a sua avaliação do ensino hoje?

Quando comecei, a forma de tratamento entre professor e aluno era diferente, a valorização do professor era

melhor, a questão dos pais e da família mais presentes na escola, e isso é muito carente nas escolas públicas, onde eu mais trabalhei. Você pode perceber que os alunos acompanhados pelos pais se dão bem, e aqueles que não são acompanhados pelos pais vão ficando para trás. Desde a realização de tarefas, muitos alunos nem tentavam fazer, e isso também passa pela atenção dos pais com o processo de aprendizagem do filho. Também gostaria que tivessem mais aulas de matemática durante toda a trajetória escolar, no Ensino Médio, por exemplo, são apenas três, gostaria que tivesse pelo menos cinco, isso que eu sem-

pre quis.

Na questão da valorização dos professores, também espero que o poder público reconheça cada vez mais o trabalho do professor, no entanto, para estar em sala de aula tem que gostar, eu estava lá porque eu gostava e tinha vocação para isso. Eu penso que tudo o que você faz tem que ser por amor, o que nos faz felizes, e é aquela história, faz bem fazer o bem, e nós temos essa possibilidade de contribuir com ética, valores e boas maneiras para os nossos alunos.

uE como é a sua atuação voluntária?

Eu gosto de ajudar, eu gosto de servir, e aqui na Rede Feminina você precisa dar o acolhimento, a empatia... Também estou envolvida em outros grupos de apoio, como Clube de Mães do DeMolay, sou chefe dos Escoteiros, também fui Presidente do Leo Club, dentre tantas outras funções, eu gosto desse envolvimento, sempre gostei.

uPara finalizar, além do serviço voluntário, como tem aproveitado os seus dias?

Eu saio, gosto de festas, de barzinho, adoro ler e o que mais gosto é de viajar. Até em relação a isso, tinha medo de viajar sozinha, e agora já me superei bastante, vou e volto sozinha para vários destinos. Como meta de viagem, quero conhecer a Europa, em especial a Turquia e Irlanda, eu leio bastante e procuro saber muito sobre estes países, e em breve estarei viajando para lá.

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 ESPECIAL
A matemática sempre foi um bicho de sete cabeças para a maioria dos alunos, e para que eles gostassem da matéria, eu trabalhava muito com curiosidades, buscava o que fosse possível para facilitar a aprendizagem.

CEIM Mundo Encantado inaugura novas instalações

Creche está localizada anexo à Escola Santa Julia e recebeu investimento de cerca de R$ 1 milhão.

Com o objetivo de oferecer para alunos e professores conforto e condições das boas práticas didáticas e pedagógicas, na última semana foram inauguradas as novas instalações do Centro de Ensino Infantil Municipal Mundo Encantado. A unidade escolar que se encontrava adaptada numa antiga residência no Bairro São Sebastião, passa a estar localizada anexo à Escola Santa Júlia Billiart, no Bairro Aparecida.

De acordo com o Prefeito Gilmar Marco Pereira, o investimento da obra gira em torno de R$ 950 mil a R$ 1 milhão e irá beneficiar cerca de 90 alunos. Além das crianças, os profissionais da educação também serão diretamente beneficiados, haja vista que estão recebendo uma estrutura de ensino muito melhor que a anterior.

“A gente julga muito importante investir em educação, estamos muito felizes em realizar esta entrega, e tenho certeza que as atividades profissionais vão ser mais adequadas ao serem desenvolvidas num espaço que é voltado exclusivamente à educação infantil, afinal, essa unidade escolar se encontrava adaptada numa antiga residência, e não era adequada para um educandário”, lembrou o prefeito.

Apesar da nova unidade contemplar uma estrutura satisfatória para o ensino, Marco ainda manifestou o desejo da Administração construir um novo espaço no Bairro São Sebastião.

“Com o passar do tempo sentíamos a necessidade de criarmos um novo espaço, e estamos realizando a entrega, porém ainda não é o definitivo para o Mundo Encantado, a intenção da administração é construir uma nova unidade educacional infantil no Bairro São Sebastião, nas proximidades do terminal rodoviário” revelou.

Em relação às vagas de creches no município, o prefeito considera que o município evoluiu bastante neste quesito e informa que neste momento, as filas de espera estão praticamente zeradas.

“Percebemos que nós evoluímos muito, é claro que passamos por dificuldades no ano passado, pós pico de pandemia, onde tivemos uma grande dificuldade de vagas, não necessariamente no infantil, bem como no fundamental, e inclusive aconteceu a mesma situação na rede estadual. Neste intuito, trabalhamos conjuntamente com o estado, sentamos e criamos uma estratégia de como poderíamos dar a atenção devida para evitar isso, mas sabemos que a falta de vagas em algum momento pode ocorrer”.

Outro ponto a ser analisado é o crescimento na taxa de natalidade em Campos Novos, onde dados apontam o nascimento de cerca de 60 crianças por mês no município. Fato este, implica diretamente no planejamento da secretaria de educação para a criação de novas vagas a curto prazo.

Sobre este assunto, o Prefeito opina sobre o que ocasionou este aumento na demanda por vagas nas creches e questiona se esta tendência irá continuar no município.

“Muitos pais que não estavam com os seus filhos regularmente matriculados os trouxeram para a escola, aí houve uma espécie de inchaço, temos que ter um estudo de viabilidade e analisar, este vai ser o caminho para os próximos anos, vamos ter um crescimento populacional, ou apenas vamos criar estruturas físicas para se tornarem ‘elefantes brancos’, como a gente chama? Exemplo, a rodoviária, foi investido numa grande estrutura que com

o passar dos anos se tornou um espaço ocioso”, refletiu Marco.

Na ocasião, o prefeito também respondeu à reportagem do Jornal O Celeiro, outras questões envolvendo o município, como você acompanha na entrevista a seguir: uComo dar conforto às crianças depois do episódio ocorrido em Blumenau?

Antes do episódio fatídico que aconteceu em Blumenau, as nossas unidades escolares de Campos Novos já vinham sendo equipadas com câmeras de monitoramento, portões eletrônicos, já tinham esse conceito de segurança. É claro que houve uma discussão muito grande de pessoas que são conhecedoras da área, outras que não tem tanto conhecimento, mas que também tem o direito de opinar. Mas criamos opções junto com o protocolo de segurança, não o prefeito isolado, mas com pessoas envolvidas com as forças de segurança, setor de educação, e entidades, como Ministério Público e Câmara de Vereadores, e a gente entendeu que na comunidade escolar podem ter alguns pontos frágeis que merecem uma atenção maior, mas sempre com responsabilidade, não só na questão orçamentária, mas se de fato as ações vão melhorar as condições de trabalho e também de segurança nos espaços.

uComo está o processo para a criação de novas vagas para Guarda Patrimonial Municipal?

Nós criamos 62 vagas para a nos-

sa Guarda Patrimonial Municipal, justamente para dar uma atenção especial nas unidades escolares e nas atividades que envolvem a questão de segurança, para que tenhamos mais profissionais que possam estar fazendo a entrega neste tipo de serviço. Para a criação dessas vagas, colocamos um diferencial, que é, para fazer parte da nossa guarda, os candidatos passarão por um teste de aptidão física, além disso, testes psicológicos, toxicológicos, e ainda, um teste de estudo social, que fará a avaliação do candidato em sua atuação perante à comunidade, ou seja, precisa ser um candidato sem antecedentes criminais.

uOs problemas pontuais na frota de transporte escolar, foi solucionada?

Temos sempre feito um acompanhamento com o departamento de transporte escolar, é uma vigilância constante, não só com os veículos da prefeitura, mas também dos terceirizados. Isso não se resume avaliar se os veículos estão em dia, bem conservados, em condições de trafegabilidade e de mecânica, mas também no sentido de fiscalizar, se estão de acordo com as inspeções veiculares. Essa vigilância parte não só da nossa equipe de trabalho, mas também de quem presta o serviço para a gente, vale ressaltar que temos em torno de 72 linhas, de empresas que prestam serviços, um número bem expressivo, devido à nossa extensão territorial que é uma das maiores do estado. É nosso dever dar condições de trabalho e conduzir nossas crianças também com segurança. uO que tem a dizer sobre as denúncias de atraso e irregularidade da obra do Lar dos Meninos?

Eu peço sempre aos nossos servidores que estejam sempre muito atentos, seja na parte de engenharia e dos fiscais de obras. É importante que a gente busque essa informação para saber o que está ocorrendo, já fiz essa solicitação para saber o que de fato está acontecendo lá, se é um problema com a empresa executora da obra ou qual é o problema de fato. Estaremos verificando para depois dar um posicionamento mais preciso no que houve nesta obra em específico.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 10 EDUCAÇÃO
*Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro
Quinta-feira, 27 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 PUBLICIDADE

Prefeitos consultam TCE/SC sobre gastos com segurança nas escolas

Chefes

Uma comitiva de cinco prefeitos da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) reuniu-se com o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus De Nadal, no dia 19/4. O grupo protocolou uma consulta junto à Corte catarinense para veri car a legalidade da inclusão de despesas com segurança nas escolas no montante de gastos destinados à Educação. Por lei, o município deve utilizar 25% da receita resultante de impostos na área educacional.

No encontro, o presidente da Amve e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, expôs que, após o episódio de ataque a uma creche em Blumenau, que vitimou quatro crianças e gerou grande comoção nacional, os municípios da região sentiram a necessidade de melhorar as condições de segurança nos ambien-

tes escolares. Hildebrandt observou, porém, que as prefeituras não têm condições de assumir as novas despesas, uma vez que não estavam previstas. “Apenas no município de Blumenau, a previsão é que tais custos, neste ano, devam car entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões. Esses recursos precisam ser realocados de algum lugar”, pontuou. O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, destacou que “a tragédia de Blume-

Alesc aprova projeto sobre guardas armados

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Executivo e do Parlamento estadual, que institui o Programa Escola Mais Segura, com o objetivo principal de convocar policiais da reserva para atuarem como guardas armados nas escolas estaduais.

O deputado Massocco (PL), líder do Governo, disse que serão convo-

cados 1.053 integrantes do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp), que receberão R$ 4,1 mil mensais, cada, para protegerem as unidades escolares.

Massocco agradeceu as comissões e os deputados pela celeridade na aprovação da matéria e reconheceu a agilidade do governador Jorginho Mello na elaboração do projeto, que será sancionado pelo Executivo.

nau paralisou a administração, pois passou a centralizar as discussões em todas as secretarias municipais”. Dentre as ações listadas pelos prefeitos está a contratação de agentes de segurança escolar para as unidades da rede municipal de ensino durante o período de aulas. A comitiva destacou, ainda, a necessidade de se investir na infraestrutura das escolas, com aumento dos muros, instalação de câmeras de

Seminário internacional debate como melhorar a oferta do turismo sustentável em Santa Catarina

O Seminário Internacional Turismo Sustentável – Experiências da Baviera realizado nos dias 24, em Florianópolis, e no dia 25, em Bom Jardim da Serra, colocou no centro das discussões a melhoria da oferta do turismo sustentável em Santa Catarina

monitoramento, controle de acesso de pessoas, bem como treinamento de professores.

O conselheiro Herneus de Nadal esclareceu que o TCE/SC, dentro de sua atual linha de ação, como tribunal da governança, “está aberto ao diálogo para contribuir com a administração pública na busca de soluções, a m de que os prefeitos possam ter o mínimo de segurança para as suas tomadas de decisão”.

O presente e o futuro da educação superior

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) promoveu, de 17 a 19 de abril, a oitava edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe), na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma.

Durante os três dias, as 14 Instituições de Ensino Superior que compõem a Acafe abordaram temas como a produção cientíca, as experiências com

impacto positivo para a formação dos acadêmicos, ações e projetos que beneciam a comunidade, além de cases dos respectivos ecossistemas de inovação.

"Foram momentos para as instituições da Acafe aprenderem umas com as outras, pois possuímos histórias consolidadas que nos colocam na vanguarda da formação de excelência em Santa Catarina", enfatiza a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O seminário recebeu líderes da Alemanha e teve como objetivo discutir e promover práticas sustentáveis no turismo, além de ampliar horizontes e disponibilizar soluções de gestão sustentável para toda rede DEL Turismo, projeto nascido na Federação das Associações Empresariais (Facisc). Os

participantes tiveram a oportunidade de conhecer exemplos de boas práticas e compartilhar conhecimentos e ideias sobre o tema.. Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, o seminário - idealizado e nanciado pela organização BBW e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera em cooperação com o Instituto DEL, Facisc e Fecomércio/Senac-RN - foi uma grande oportunidade para conhecer cases de sucesso, fortalecer a parceria, aprender muito e valorizar o que temos de melhorar em Santa Catarina e no Brasil.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 12 ESTADO
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas SC www.adjorisc.com.br
do Executivo municipal querem incluir despesas na verba obrigatória destinada à Educação
RCN 728 | rcnonline.com.br GUTO KUERTEN / ACOM / TCESC
O presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, recebeu uma comitiva de cinco prefeitos da região do Vale. A demanda está sendo analisada pela Corte SILVIA CHIOCA / FACISC
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224
Participantes assinam a Carta Aberta do Turismo Sustentável de SC

Município registra maior cobertura vacinal da Influenza no estado

Secretaria trabalha conscientização junto à comunidade e benefícios à saúde.

A bandeira da saúde sempre foi a principal da Administração Municipal. O empenho em promover a saúde das pessoas, rende resultados impressionantes: hoje, o município de Vargem está em primeiro lugar na região Meio Oeste e em Santa Catarina com maior cobertura vacinal da Influenza em gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores. Os investimentos da Administração Municipal e o chamado da Secretaria de Saúde para alertar a população gerou conscientização e a comunidade vargense faz a sua parte.

Para que este resultado fosse alcançado, além das campanhas pontuais de vacinação, a Sala de Vacinas da Unidade de Saúde está aberta das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira, assim como as

agendas do Programa Saúde do Trabalhador, que garantem a imunização de todos os trabalhadores. A prefeita Milena Lopes e a Secretária de Saúde Adriana Correa levam a sério a saúde e acreditam que a prevenção seja a melhor maneira de pro-

mover a qualidade de vida das pessoas. A equipe de saúde, envolvendo as enfermeiras, técnicas, agentes de saúde e de endemias, faz a Secretaria funcionar de forma ordeira e eficiente, trazendo impacto positivo para a vida das pessoas. “Nossa união

é fundamental para que a prevenção aconteça”, destacou a Secretária Adriana. Entusiasta da saúde, a prefeita Milena se orgulha de ver Vargem no topo da lista dos municípios com maior cobertura vacinal. Desde o início de sua gestão, Milena prometeu que a saúde de Vargem evoluiria, e que a população teria mais acesso à saúde. O tempo passou e atualmente é possível observar o cumprimento de sua proposta: Vargem tem uma saúde de primeira, a população é atendida por profissionais qualificados e tem acesso aos mais diversos serviços. “Este resultado me deixa muito feliz, pois vemos o reflexo na vida da população. É tranquilizador saber que as pessoas estão protegidas. Sempre foi um empenho garantir as vacinas nas Unidades. Além da vacina, temos diversos serviços. O que não oferecemos na Unidade, conseguimos oferecer em outros municípios através de convênios. Queremos ver todos bem”, resumiu Milena.

Administração analisa implantação de Vigilância da Rede Municipal

A prefeita Milena Lopes se reuniu com a Secretária Municipal de Educação, Isaura Dalcanalle, para falar sobre a preocupação com a segurança dos alunos nas escolas.

Depois da últimas tragédias ocorridas, as autoridades estão focadas em promover um ambiente escolar onde as crianças se sintam protegidas. Na conversa, Milena e Isaura se alinharam para instituir o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de

Ensino.

A aplicação do programa prevê diversas medidas que visam inibir os perigos que ameaçam a integridade das crianças.

A defesa e proteção das crianças e dos adolescentes é uma preocupação constante da Administração Municipal, e a prefeita Milena garantiu que vai fazer tudo que estiver ao alcance para que os pais fiquem tranquilos e que os estudantes estejam em um ambiente escolar seguro.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Nº 63

COOPERATIVA REGIONAL AGROPECUÁRIA DE CAMPOS NOVOS

COPERCAMPOS CNPJ 83.158.824/0001-11 – IE 250.167.450

O Presidente da Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos - Copercampos, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 25 do Estatuto Social, convoca os senhores associados para a 63ª Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada nas dependências da Associação Atlética Copercampos, sita à Rua Assis Camargo Costa, s/nº - Bairro Boa Vista, em Campos Novos (SC), no dia 12 de maio de 2023, em primeira convocação às 08h00min. com a presença mínima de 2/3 (dois terços) de associados com direito a voto; em segunda convocação às 09h00min. com a presença de metade mais um dos associados; e em terceira e última convocação às 10h00min. com a presença de no mínimo 10 (dez) associados com direito a voto, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1.Aprovar a Reforma do Estatuto Social da Cooperativa.

Nota 1. Para fim de quórum o número de associados é de 1.962 (um mil, novecentos e sessenta e dois) associados.

Nota 2. A Assembleia será realizada fora da sede da cooperativa, devido à falta de acomodações adequadas à Assembleia.

Campos Novos (SC), 25 de abril de 2023.

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 13 REGIÃO VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

PUBLICAÇÕES

CENTRAL GERADORA HIDRELÉTRICA IBICUÍ II S.A

CNPJ 11.591.158/0001-08

Senhores Acionistas: Em cumprimento às disposições legais e estatutárias vigentes, apresentamos e submetemos à apreciação de V.Sas.,as Demonstrações Contábeis e Notas explicativas encerradas em 31/12/2022. Agradecemos a todos que ajudaram ativamente no crescimento da empresa durante este ano, em especial aos acionistas, clientes, fornecedores e colaboradores pela dedicação e confiança depositada. Nosso compromisso é a busca incessante do sucesso da organização através do trabalho em prol da sociedade, sempre respeitando as normas ambientais.

Balanço Patrimonial

Demonstração do Fluxo de Caixa - Método Indireto Atividades Operacionais

Valores a Receber

a Receber

Variação Provisões Trabalhistas Variação Outras obrigações

Variação Provisões IR e CSLL

Caixa Líquido Consumido nas Atividades Operacionais

Atividades de Investimento

Ativo Intangivel

Investimentos

Propriedade de Investimentos

Caixa Líquido Consumido nas Atividades de Investimento

Atividades de Financiamento

Integralização de Capital

Adiant. para Futuro Aum. de Capital

Empréstimos Bancários

de Sócios Outras Transferências Lucro do Exercício Ajuste Exercício Anteriores Caixa Líquido Gerado nas

Líq. nas Disponib.

Notas Explicativas de Caixa: Incluiem caixa, saldos em Bancos em conta Movimento, aplicações financeiras resgataveis a curto prazo e com baixo risco de mudança de seu valor de mercado.

1. Contexto Operacional: A empresa Central Geradora Hidreletrica Ibicui II S/A, com sede na Avenida Osvaldo Reis, 3281, sala 1510, Bairro Praia Brava, Municipio de Itajai - SC, Cep:88306-773, inscrita no CNPJ sob N.11.591.158/0001-08, devidamente registrada na JUCESC sob NIRE N° 4230004766-0 em data de 23.02.2010. A sua atividade principal é geração de energia elétrica, no modelo hidrelétrica. Sua natureza jurídica, é sociedade anonima de capital fechado. 2. Sumario das Políticas Contábeis: 2 .1. Base de Preparação das Demonstrações Contábeis: As demonstrações financeiras foram elaboradas em obediência aos preceitos da Legislação Comercial, aos preceitos das Leis das Sociedades Anônimas; e aos Princípios Fundamentais de Contabilidade. As Demonstrações estão apresentadas em Reis(R$). 2.2. Reconhecimento da Receita: A Receita é reconhecida na extensão em que for provável que benefícios econõmicos serão gerados para a Empresa e quando possa ser mensurada de forma confiável. Sendo elas provenientes do arrendamento de seus ativos. 2.3. Caixa e Equivalência

3.Créditos: O Saldo está apresentado em quadro abaixo:

Valores a Receber: refere-se ao valor do arrendamento referente ao mês de dezembro, a ser recebido em Janeiro de 2023, no valor de R$ 629.336,90; Adiantamento-Dividendos: Incluem-se valor o montante de R$ 473.462,71 (quatrocentos e setenta e três mil, quatrocentos e sessenta e dois reais e setenta e um centavos), os dividendos já adiantado aos acionista, que serão compensados, com o resultado do exercício de 2022.

4. Investimentos: 4.1. Participações Societárias:

Demonstração do Resultado do Exercício

Receita Operacional Bruta De Arrendamento de Ativos De Serviços (-) Deduções

Impostos Sobre Vendas

Receita Operacional Líquida

Custos Operacionais Custos dos Serviços

Resultado Operacional Bruto

Despesas Operacionais

Despesas Administrativas

Despesas Tributárias Serviço de Terceiros

Despesas Financeiras

Resultado Operacional

Os bens acima, em conjunto representa uma Usina de Geração de Energia Elétrica, na modalidade hidrelétrica, atualmente arrendada.

5. Capital Social: O Capital Social Subscrito da Empresa é de R$ 5.410.000,00 (Cinco Milhões, Quatrocentos e dez mil reais), representada por 2.000.000 (dois milhões) de ações, sendo 1.000.000 (um milhão) em ações Ordinarias Nominativas e 1.000.000 (um milhão) em ações Preferenciais Nominativas.

6. Forma de Tributação: A forma de tributação adotada pela Empresa no Exercício foi o Lucro Presumido. Itajai - SC, 31 de março de 2023. João Alderi do Prado Presidente do Conselho de ADM Adelar Rigoni Contador-CRC/RS 30.519

IMISSÃO NA POSSE Nº 0301815-44.2018.8.24.0014/SC

AUTOR: EDP TRANSMISSAO ALIANCA SC S.A.

RÉU: IGUAÇU CELULOSE E PAPEL S/A

EDITAL Nº 310041859093

JUIZ DO PROCESSO: RUI CESAR LOPES PEITER - Juiz(a) de Direito Citando(a)(s) e Intimação do deferimento da liminar: Réus em lugar incerto e terceiros interessados. Prazo do Edital: 20 dias. Descrição do Bem: Imóvel de propriedade dos réus, registrado no Cartório de Registro de Imóveis de Campos Novos/SC, com a matrícula n. 10.047, Livro 2, ficha n.4, localizado no município de Campos Novos/SC. A autora postula a instituição de servidão administrativa em uma faixa de terra medindo 86.679 m², correspondendo a 8,6679 hectares, conforme planta e memorial descritivo anexos. DECISÃO: Isto posto: I - DEFIRO A IMISSÃO PROVISÓRIA NA POSSE da área descrita no memorial descritivo de fls. 62/63. II - A expedição do mandado fica condicionada ao depósito da quantia de R$ 135.672,34 (cento e trinta e cinco mil, seiscentos e setenta e dois reais e trinta e quatro centavos) em subconta vinculada aos autos. Caso o depósito não tenha sido realizado, intime-se a parte autora para, no prazo de 10 (dez) dias, comprovar o recolhimento. III - Vindo o comprovante, expeça-se o competente mandado. IV – Cumpridas as formalidades legais atinentes à imissão provisória na posse, oficie-se ao Registro de Imóveis a fim de que se proceda a averbação provisória (art. 15, §4 do Decreto Lei 3.365/41). V - Cite-se os requeridos para oferecimento de resposta, no prazo legal. VI - Intime-se. Cumpra-se. Campos Novos (SC), 05 de novembro de 2018. Prazo Fixado para a Resposta: 15 (quinze) dias. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados,. FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e CITADA(S) para responder à ação, querendo, no lapso de tempo supramencionado, contado do primeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações formuladas pelo autor (art. 344 do CPC). Será nomeado curador especial no caso de revelia (art. 257, IV do CPC).E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 01 (uma) vez(es), sem intervalo de dias, na forma da lei.

Documento eletrônico assinado por MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc1g.tjsc.jus.br/eproc/ externo_controlador.php? acao=consulta_autenticidade_documentos, mediante o preenchimento do código verificador 310041859093v3 e do código CRC 1805c7be.

Informações adicionais da assinatura:

Signatário (a): MÁRCIA EROTIDES MATTOS PEREIRA

Data e Hora: 17/4/2023, às 18:51:43

0301815-44.2018.8.24.0014 310041859093 .V3

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 14
Ativo Circulante Disponibilidade Caixa e Equivalencia de Caixa Créditos Valores a Receber (Telef. Brasil) Adiantamentos de Dividendos 2022 Adiantamentos a Fornecedores Duplicatas a Receber Ativo Não circulante Investimentos Participação - Sicredi Propriedades para Investimentos Usina CGH Ibicui II S.A Ativo Intangível Software - Líquido Total do ativo 2022 39.520.816,95 2.362.246,37 1.116.428,80 1.116.428,80 1.245.817,57 629.336,90 473.462,71 143.017,9637.158.570,58 1.987,03 1.987,03 37.151.240,56 37.151.240,56 5.342,99 5.342,99 39.520.816,95 2021 39.646.000,14 2.105.599,32 105.599,32 105.599,32 2.000.000,002.000.000,00 37.540.400,8237.540.400,82 37.540.400,8239.646.000,14
Recebimentos Variação
Duplicatas
Pagamentos Adiantamentos
Adiantamento
Variação
Variação
Trabalhistas/Sociais/Tributária
a Fornecedores
de Dividendos 2022
de Fornecedores
de Obrigações
Atividades
Aumento/Dim.
Disponib.
Disponib.
período 2022 (629.336,90) 2.000.000,00 (143.017,96) (473.462,71) (383.043,17) 51.154,12 5.298,24 (3.525.026,60) 280.552,93 (2.816.882,05) (5.342,99) (1.987,03) 389.160,26 381.830,24-1.730.512,51 1.681.474,42 33.894,36 3.445.881,29 1.010.829,48 105.599,32 1.116.428,80 2021------------
Empréstimos
de Financiamento
no início do período
no final do
Receitas Financeiras
Receitas Não Operacionais Ganho de Imobilizados Resultado do Exercício antes da Contribuição Social e IR Imposto Contribuição Social e IR Resultado Líquido do Exercício Lucro por Ação Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados Saldo do Início do Exercício (+) Ajuste Exercicios Anteriores (+) Lucro Líquido do Exercício (-) Transferência Reserva Legal (+) Outras Transferências (=) Saldo no Enc. do Exercício 2022 2.652.903,23 2.444.610,80 208.292,43 103.079,73 2.549.823,50 321.832,33 321.832,33 2.227.991,17 263.896,47 2.771,56 5,95 261.118,96 228,50 244,08 1.964.110,281.964.110,28 282.635,86 1.681.474,42 0,84 (1.762.643,14) 33.894,36 1.681.474,42 (84.073,72) 1.730.512,51 1.599.164,43 2021---11.609,96159,10 11.450,86 781,71(12.391,67)(12.391,67)(12.391,67) (0,01)--Passivo Passivo Circulante Obrigações Fornecedores Obrig. Trabalh./Sociais/Tributarias Provisões Trabalhistas Outras Obrigações Provisões IR/CSLL Patrimônio Líquido Capital Social Reserva de Capital Reserva de Lucros (R.Legal) Lucro/Prejuízo Líquido do Exercício Total do Passivo 2022 39.520.816,95 1.070.213,45 1.070.213,45 345.721,42 130.142,07 5.298,24 308.498,79 280.552,93 38.450.603,50 5.410.000,00 31.359.129,08 84.073,72 1.597.400,70 39.520.816,95 2021 39.646.000,14 4.641.277,93 4.641.277,93 728.764,59 78.987,953.833.525,3935.004.722,21 5.410.000,00 29.607.113,88(12.391,67) 39.646.000,14 Crédito Valores a Receber (Telecom Brasil) Adiantamento - Dividendos Adiantamento a fornecedores Total Valor (R$) 629.336,90 473.462,71 143.017,96 1.245.817,57 4.2 Propriedade de Investimentos:
de investimento Prédios e Instalações Máquinas e Equipamentos Terrenos Total Valor (R$) 31.116.474,42 4.456.410,41 1.578.355,73 37.151.240,56 Sicredi................................................................................... 1.987,03
Bens
Dora Rucks - Presidente Ana Paula dos Santos, Membro Titular, Sebastião Fagundes Júnior, Membro Suplente Mauro Cesar Gonçalves, Membro Titular, Luiz Carlos Dartora - Licitante Vencedora

“Surpreendente”. Gêmeas Wolfart, Amanda e Ana Laura, lançam seu primeiro Single

As camponovenses que recentemente se mudaram para Florianópolis, acumulam milhares de fãs nas redes sociais.

Amanda e Ana Laura, donas de um talento ímpar e um brilho sem igual, ficaram famosas nas redes sociais por inspirar públicos de todas as idades, por meio da música e da propagação do evangelho. Contudo, aos 11 anos de idade, a carreira musical das Gêmeas Wolfart deu um grande salto, com a gravação do seu primeiro Single, intitulado “Surpreendente”.

Após um trabalho prévio de divulgação em suas redes sociais, a canção foi oficialmente lançada nas plataformas digitais na última sexta-feira, 21/04, juntamente com o lançamento do clipe da música, no canal oficial da dupla no Youtube.

“Surpreendente” é uma composição de Evandro Paz e que na voz das Gêmeas Wolfart foi muito bem recebida pelo público. Por meio das redes sociais, o feedback está sendo super positivo, não só pelos inúmeros elogios pela interpretação e qualidade do material, mas também pelo alcance, engajamento e visualizações, que está sendo um enorme sucesso.

“Deus quando me entregou essa canção me deu um endereço, e era vocês que o Espírito Santo havia sinalizado, e hoje estou aqui me alegrando em vê esse propósito cumprido, certamente essa graça irá alcançar muitas vidas. Parabéns Amanda e Ana Laura, Gêmeas Wolfart e toda equipe, extraordinário o trabalho. Deus seja Glorificado”, se manifestou o compositor.

Amanda e Ana Laura nasceram em Campos Novos, são filhas do Policial Militar, Cláudio Wolfart, e da Agente de Mercado, Kátia Ribeiro Dias Wolfart. Conforme a mãe, o apreço das gêmeas pela

música existe desde pequenininhas, sendo que aos três anos de idade, cantaram pela primeira vez em uma apresentação no Dia das Mães.

Desde então não pararam mais, esse lindo ministério das gêmeas Wolfart teve uma ascensão e foi criando corpo, aprendendo a tocar violão, ukulele, teclado e aprenderam também a fazer a segunda voz. As apresentações em público passaram a ocorrer com certa frequência, na igreja e na escola, porém, a família teve a ideia de levar o talento das Gêmeas para as redes sociais e o efeito foi surpreendente.

“Com a pandemia e o tempo ocioso, teve-se a ideia de criar um perfil no Instagram para compartilhar esse talento ímpar das gêmeas Amanda e Ana Laura. Em 2020, o trabalho na rede social criou corpo, deixando as gêmeas conhecidas por todo Brasil. A partir daí não pararam mais de crescer”, comentou a mãe.

Recentemente as gêmeas se mudaram com seus pais para Florianópolis, o papai está realizando curso na capital,

enquanto as meninas conseguiram vaga e já estão estudando no Colégio Militar. A informação é da mamãe Kátia, que conta mais detalhes da carreira das Gêmeas, em entrevista exclusiva ao Jornal O Celeiro, como você acompanha a seguir:

uComo aconteceu a escolha pelo estilo musical?

Como cresceram cantando na igreja, esse amor pela música gospel foi só aumentando, crescendo junto com elas.

uCom quem a dupla conta com o apoio?

Do papai, da mamãe e da prima Isabele.

uDepois que começaram a gravar conteúdo para a Internet, como ficaram os estudos?

A dedicação pela música, aliada aos estudos, só aumentou. Para as apresentações musicais, os ensaios acontecem quase todos os dias, e na parte educacional, as gêmeas são muito dedicadas, têm o maior prazer de ir para a escola estudar.

uQuais foram as principais

inspirações da dupla?

Suas primas.

uNa escola, outros coleguinhas também foram influenciados para seguirem uma carreira artística?

Sim, temos relato de pais, mães e crianças que se inspiram nas gêmeas. uQuanto à mudança para Florianópolis, o que impacta na carreira delas?

Foi fundamental no ministério das gêmeas, dando maior visibilidade, estudo qualificado na escola militar, crescimento espiritual pela diversidade de atividades da igreja local.

uEm quais locais as gêmeas já realizaram shows e apresentações?

Na escola, eventos municipais, igrejas e rede social.

uNa última sexta-feira tivemos o lançamento do Single “Surpreendente”, fala mais sobre esta música, como está sendo esta experiência e quais foram os desafios vencidos para atingirem este objetivo para a carreira das gêmeas?

A canção Surpreendente é uma canção que fala sobre como Deus nos surpreende, mesmo em meio as circunstâncias mais difíceis da vida.

Os desafios são diários, pois envolve disciplina, planejamento, ensaio, produção de conteúdo para um público insaciável, tudo isso sem esquecer que são duas crianças que precisam brincar, ter amizades, estudar…

O desejo do nosso coração é que pessoas sejam alcançadas e renovadas pelo Espírito Santo através dessa canção. uQuais são os próximos objetivos da dupla?

Fazer carreira musical e propagar o evangelho de Cristo através da música.

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023. www.jornalceleiro.com.br 15 CULTURA
Amanda e Ana Laura Wolfart *Imagem: Divulgação/You Tube
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.