1770

Page 1

Quinta-feira

16 de Março de 2023

www.jornalceleiro.com.br

ESTADO SAÚDE AGRONEGÓCIO

8ª Conferência Municipal de Saúde discute: SUS, Vida e Democracia.

Presidente da Fecam defende gestão transparente e união de prefeitos.

EMPRESARIAL

Top Sports comemora 1º ano das novas instalações com ações promocionais.

Sicredi realiza assembleia e apresenta números em Campos Novos.

1 Desde 1992
Novos-SC
Campos
Ano 31 - EDIÇÃO 1770
R$ 2,00
uPág. 05 uPágs. 08 uPág. 15 uPág. 09 uPág. 07

EDITORIAL COLUNISTAS

Cuidado com as promessas tentadoras

Todo mundo conhece aquele ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Pois bem, este provérbio em si tem origem histórica desconhecida, porém, nossos avós já o usavam em situações em que se deparavam com ofertas muito vantajosas, a troco de pouco ou quase nada.

Se as raízes da expressão continuarão sendo uma incógnita, a sua semântica é de fácil entendimento, pois denota uma realidade cada vez mais atual.

Quantas vezes não ouvimos que cidadãos caíram no golpe do Bilhete Premiado (e tanto outros com características semelhantes)? Um golpe antigo, bastante disseminado entre a população, mas que por vez ou outra, novas vítimas aparecem.

E as promessas de rendimentos mirabolantes no mercado financeiro. – Invista o seu dinheiro conosco que garantimos um rendimento de 10% ao mês!

Gente, isso não existe!

Pessoas estão perdendo bens, dinheiro, a paz e o sono. Por ganância?

Nem sempre! Às vezes por ingenuidade e por acreditar demais nas pessoas.

A promessa do dinheiro fácil, do ganho sem esforço, do benefício que vem de um desconhecido, deveria ligar o sinal de alerta das pessoas, contudo, o que na prática acontece, é que cada vez mais pessoas entram nas estatísticas das vítimas de estelionatários.

Para agravar a situação, em muitos casos, as pessoas enganadas investem todo o seu patrimônio diante da oferta tentadora, outras, sem uma estabilidade econômica, recorrem a empréstimos a fim de não perder a “oportunidade da vida”. E no final, o que acontece? Desespero total!

Patrimônios perdidos, futuro comprometido, e o pior, famílias destruídas!

Nesta última semana a mídia nacional deu destaque ao caso do ex-jogador do Palmeiras, Gustavo Scarpa. O atleta teria perdido R$ 6 milhões em investimentos numa corretora de criptomoedas e acusa o seu ex-companheiro de clube, William Bigode, de fazer parte do esquema. Willian, por sua vez, veio a público dizer que também é mais uma vítima da gestora de cripto, e que perdeu um montante ainda maior.

Estas situações que ganham destaque na mídia são importantes para que as pessoas fiquem mais espertas e não caiam em arapucas. Fato é, que nada vem de graça, para alcançar os objetivos de enriquecimento, por exemplo, o trabalho + dedicação diária, ainda é a principal fórmula para atingir o sucesso.

Portanto, quando a esmola for muito grande, desconfie, não pule etapas, enquanto isso use a preparação como um processo natural de crescimento.

Pessoas & Empresas

Prestatividade, Proatividade E Antevisão: Qual Comportamento É Imprescindível No Mercado Hoje?

“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer. Nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer.” Steve Jobs.

Ao mencionar essa frase do Jobs, é possível questionar sobre pessoas prestativas nas empresas. Embora nem todos saibam, a prestatividade é uma disfunção do comportamento humano, quando ultrapassa os limites. Dentro do conceito da Inteligência Positiva, a prestatividade é um sabotador que impede o cérebro humano de operar no modo sábio e o faz operar no modo sabotador. Sim, ser prestativo em excesso bloqueia o cérebro e o faz concentrar-se no que os outros mandam fazer e não no que cada um poderia fazer sem ser demandado.

Dessa forma, a questão é: até que ponto ser prestativo é “um bom negócio”? ou seja, se no processo seletivo é identificada a prestatividade de um profissional e mesmo assim é contratado, duas atitudes poderão ser tomadas pelo gestor: ou tentar minimizar a prestatividade através de terapias e treinamentos ou não reclamar de que ele faz somente o que é mandado fazer.

“Não posso me dar ao luxo de pagar alguém para fazer o que eu mando”. É preciso que os profissionais que querem prosperar no mercado, sejam bem mais que prestativos e sejam, no mínimo, proativos. A proatividade vai além da prestatividade, pois não aguarda ser demandado para a atividade, ou seja, o profissional faz a ação antes (pró). Ao perceber um problema ou uma situação, o profissional proativo tenta resolver por conta própria.

Há, porém, uma necessidade de profissionais ainda mais “elevados” do ponto de vista do meio em que vivemos hoje; um mercado dinâmico e ágil exige comportamentos profissionais muito além da proatividade. É necessário ter ANTEVISÃO. A percepção de que algo pode ser melhorado ou evitado e tomar atitudes anteriores a uma situação ruim, isso é antevisão.

Vamos a um exemplo: “Um copo está mal posicionado e pode cair".

- O prestativo: junta e limpa depois que o copo cai, quando é mandado recolher os cacos;

- O proativo junta assim que o copo cai, antes de ser mandado;

- O que tem antevisão arruma o copo antes e não o deixa cair.

Quando eliminarmos os prestativos das empresas e nelas existirem mais pessoas com antevisão, teremos um mercado dinâmico e prosperidade em todos os níveis. Teremos intraempreendedores dentro das empresas, sejam donas ou não do CNPJ em que atuam.

Por: Magna Regina

Coach Empresarial, Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza Contato: (54) 9977-2062

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 2 COTIDIANO
03/2023
Por: Orli Ricardo - Jornalista As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

No amor, seu poder de seduzir esta em alta, vá em frente, sem muita finesse e mais impulsividade. Se já tem um mozão, tudo indica que vai saber criar momentos incríveis a dois. Mas atenção com seu lado possessivo, tá? Nas finanças bons aspectos, sinal de que deve atrair mais dindim e tende a agir com mais cautela. Boas chances de ficar no saldo positivo.

Touro

21/04 a 20/05

Os astros avisam pra ter cautela ao investir seu dinheiro na busca de um sonho e ver bem em quem confia pra não levar rasteira. Tudo indica que vai querer desfrutar as delícias da relação – errado não tá! Só segure o ciúme pra não azedar o clima. Agora se busca um love, seu poder de atração tá on. Admiração por um(a) amigo(a) talvez vire algo sério.

Gêmeos

21/05 a 20/06

A energia é boa pra planejar, concluir projetos e resolver pendências. Sinal de mais agitos no fim da semana e aumentar seu número de amigos, seguidores e contatinhos. Falando em amor, há chance de rolar envolvimento, inclusive em segredo, com colega de profissão. Se já se amarrou, pode sentir vontade de ficar junto do mozão. Aguarde muito afeto nos momentos a sós.

Câncer

21/06 a 21/07

Uma forte energia de expansão deve tomar conta da sua semana. Tudo indica que irá se expressar com desenvoltura e sensibilidade, além de contar com jogo de cintura e esbanjar criatividade. As chances de aprender, abrir a mente e ampliar seus conhecimentos são enormes. Porém corre o risco de ir atrás de um sonho quase impossível, fantasia ou ilusão e acabar amargando ressentimentos.

Leão

21/07 a 22/08

Há sinal de bênçãos, mas tempestades também. Você tende a transformar seu jeito de pensar e focar em formas de melhorar sua situação econômica. E criatividade não deve faltar. Pode pintar grana inesperada. Só cautela com associações, negociações e ideias arriscadas pra evitar que algum espertinho tente te passar a perna e não perder dindim.

Virgem

23/07 a 22/09

Semana para pensar em suas relações de trabalho. É que na luta pra alcançar seus objetivos e ambições, pode pintar e passar por cima de todo mundo. Pra não se queimar, vai ter que se virar nos 30 pra reconstruir sua imagem. Os astros iluminam sua mente e sensibilidade, te estimulando a expressar suas ideias com sabedoria e praticidade, tanto na área pessoal quanto profissional.

Libra

23/09 a 22/10

Os astros te estimulam a dar uma guinada no trabalho, afinal prometem deixar o seu signo inspirado, criativo em suas tarefas e se expressando com esperteza, suavidade e talento. Pode subir no serviço, mas também há risco de tombos. É que na ânsia de agir e crescer, pode dar de cara com obstáculos, enganos. Cuidado!

Escorpião

23/10 a 21/11

Você tem tudo pra nadar na sorte e curtir bons momentos. A energia é positiva pra ganhar mais grana. Só não deixe de ficar com o pé atrás quando algo parecer maravilhoso demais – afinal quando a esmola é demais, o santo desconfia. Os astros alertam que há risco de ter perrengues financeiros ao tomar decisões ousadas e apressadas, sobretudo com o dinheiro dos outros ou associações.

Sagitário

22/11 a 21/12

A família e os assuntos do lar devem ganhar destaque. O céu promete ativar seu lado sensível, engenhoso e comunicativo, o que tende a fortalecer a ligação com os seus queridos. Mas cuidado, seu jeito mais impulsivo, sincerão e desaforado também deve vir à tona e provocar atritos em algumas relações familiares.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Tudo indica que seu signo irá tirar o pé do chão e dará asas à imaginação. Brincadeira à parte, o céu avisa que seu jeito sensível, criativo, inspirado e expressivo deve fazer o maior sucesso. E além de ganhar popularidade, tem tudo pra fazer bons contatos e aprender coisas novas. Alerta de tensão no emprego: Não espere o mesmo esforço de todos, paciência com colegas de corpo mole.

Aquário

21/01 a 18/02

Vários planetas estão na sua Casa da Fortuna, isso significa: dindim! Talvez seja uma garoa, mas com sua mente extremamente fértil, original e esperta, as chances de ter ideias pra melhorar sua situação financeira e vender seu peixe são ótimas. Só deixe seu lado racional ativo pra não viajar demais e conseguir colocar seus planos em ação.

Peixes

19/02 a 19/03

A semana deve começar com problemas no lar. As emoções tendem a ficar à flor da pele. Muita calma nessa hora. Com vários astros brilhando no seu signo, aproveite pra usar seus dons a seu favor: aposte na sua poderosa imaginação, empatia, boa lábia e jogo de cintura pra resolver qualquer bagaça. Tente deixar pra lá tudo o que não for importante.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 16 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Câmara inicia Projeto Vereador

Itinerante 2023

Projeto teve início pela região da Corredeira e outros pontos do Ibicuí e seguirá o novo formato até todas as comunidades da zona rural serem visitadas.

A Câmara de Vereadores de Campos Novos deu início neste mês de março, ao Projeto Vereador Itinerante 2023, novo formato adotado pela atual gestão do legislativo, em substituição às Sessões Itinerantes realizadas em 2022. Neste formato, os vereadores fazem visitas às comunidades para ouvirem pessoalmente as reivindicações dos moradores e levarem ao conhecimento do Executivo através de indicações, fiscalizando o seu cumprimento.

A primeira reunião aconteceu no Salão da Corredeira, na Comunidade Qui-

lombola Invernada dos Negros. Os vereadores João Batista Ramos Almeida (Tita/ União Brasil), Rui Jorge Tomazoni (MDB), Darcy Rodrigo Pedroso (MDB), e Florindo Rogério Cordeiro (PL), também visitaram moradores do Pinheiro Chato e Ibicuí. Entre as reivindicações apresentadas estão melhorias e manutenção das estradas da Corredeira, estrada principal e vias secundárias, visando principalmente o transporte de alunos. Os moradores também solicitaram a construção de pontos de ônibus para que os alunos tenham um abrigo seguro ao esperar o transporte. A comunidade enfrenta ainda sérias dificuldades com abastecimento de água, falta de energia elétrica em várias casas e querem mais atenção do setor de assistência social do município.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 4 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos) *Foto e informações: ASCOM/CMV

Em prol do SUS, da Vida e da Democracia, Campos Novos realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Propostas e ideias do encontro municipal serão debatidas na etapa Macrorregional que também será realizada em Campos Novos.

Na tarde da última sexta-feira, 10/03, ocorreu no auditório da Biblioteca Pública Municipal, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Campos Novos. O encontro foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e reuniu autoridades do Poder Público Municipal, bem como representantes da saúde, como o Secretário Executivo do Conselho Estadual, José Carlos Cruz, e demais representantes de segmentos sociais. Esta etapa integra a 9ª Conferência Macrorregional/Estadual da Etapa Nacional que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Coordenador Geral da Conferência Estadual de SC, Gilberto Scussiato, a conferência de saúde tem como objetivo avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal. Esta reunião é realizada a cada quatro anos e atua como um espaço democrático de construção da política de saúde.

“Temos que fortalecer a democracia e fortalecer o SUS, pois sem o SUS não existe saúde no Brasil. Recebemos todos os dias o serviço do SUS, pois o SUS não se resume ao atendimento no hospital, ao fornecimento de remédios, aplicação de vacinas, consultas e exames, o SUS é muito mais que isso, e podemos identificar a atuação do SUS no serviço realizado pelas vigilâncias, que fiscalizam os alimentos que consumimos, a água que bebemos, por isso eu sempre explico: nós

usamos o SUS de manhã, tarde e à noite”, explicou Gilberto.

Em contrapartida, segundo o Presidente do Conselho Municipal, o cidadão também arca com uma grande carga tributária, gerando renda para os governos em forma de pagamento de impostos.

“Temos que ter políticas públicas, sobretudo da saúde, que retornem para nós, para se ter uma ideia, 94% da arrecadação do Estado Federativo vem dos nossos impostos. Aqui em Campos Novos, por exemplo, boa parte do valor que vem de fora é para manter o hospital, esse dinheiro vem para o Fundo Municipal de Saúde, no qual o Conselho Municipal de Saúde é o responsável por fiscalizar estes recursos, e a Secretaria Municipal de Saúde dá a destinação destas verbas. O restante, em suma, segue para os Postinhos e para a Farmácia Municipal”, comentou.

A etapa Macrorregional da Conferência de Saúde, também acontecerá em Campos Novos, no auditório da UNOESC nos dias 04 e 05 de abril e reunirá 72 municípios, englobando uma grande área que aborda as regiões de Lages, Caçador até Concórdia. Conforme Gilberto Scussiato, o encontro contará com diversas autoridades, dentre elas a Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto.

“Agradeço ao Diego Gadler por

ceder o espaço para o debate de políticas públicas, neste encontro estamos aguardando aproximadamente 400 delegados, que através das informações colhidas, das propostas elaboradas, estaremos desenvolvendo o plano de saúde, que é uma ferramenta de gestão para os encaminhamentos da saúde do nosso país”, destacou. Dos dias 2 a 5 de julho de 2023 acontece em Brasília a 17ª Conferência

Nacional de Saúde, a qual é realizada pelo

Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. Este evento, também acontece a cada quatro anos, e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde.

Ainda conforme Gilberto, estas importantes etapas só acontecem devido ao controle social, por meio do Conselho de Saúde, das Conferências de Saúde, e por meio destas interações, é construída a democracia e reconstruído o SUS.

“O SUS foi construído pela população brasileira, assegurado na Constituição de 1988 com muita luta, sofremos alguns revezes ao longo do tempo, como o teto dos gastos, mas precisamos entender que 80% da população brasileira dependem exclusivamente do SUS, e isso não é fazer favor a ninguém, são os impostos que pagamos sendo revertidos em politicas públicas”, finalizou Gilberto.

Propostas aprovadas na Conferência

a) Garantir direitos às demandas, ao acesso, às especialidades aonde a regulação estadual realize a cobrança necessária aos encaminhamentos (dados clínicos, exames necessários) para que haja retorno em tempo hábil de tratamento e garantindo direito à saúde da população.

b) Melhorar a articulação de informações (educação continuada) entre instituições, profissionais de saúde e pacientes para efetivação do atendimento à saúde (municipal).

c) Aumentar a contribuição da união para a média e alta complexidade e descentralizar os recursos repassados pelo governo federal e estadual.

d) Melhorar o percentual do financiamento e/ou aumento da tabela do SUS.

e) Aumentar a cobertura e os recursos do atendimento da atenção básica nos municípios de forma preventiva e garantindo o acesso com qualificação e humanização dos processos e dos profissionais que atuem na prevenção, promoção de saúde.

f) Melhorar a divulgação referente à vacinação em nível de união, estado e município para aumento da cobertura vacinal.

g) Mortalidade infantil: aumentar a busca ativa ao pré-natal e ao planejamento familiar (macro regional).

Quinta-feira, 16 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 SAÚDE
*Foto: Colaboração: MidiaLed

Livro resgatando a história de Campos Novos é lançado

O evento fez parte da programação da Festa do Município.

Memórias em Fotos – Campos Novos Fonte de Inspiração. Esse é o nome da obra que foi apresentada à população no último dia, 08 de março, na Biblioteca Pública. O lançamento do memorial descritivo e fotográfico faz parte da programação das festividades alusivas aos 142 anos de emancipação político-administrativa do município catarinense.

Foi a partir do interesse do empresário Arno Rui Schaly, que iniciou a edição da obra documentária que resgata lembranças de Campos Novos (SC). A ideia inicial buscou interação com alunos das escolas públicas e privadas do município, por meio de um concurso, realizado pela empresa Bruno Industrial no ano de 2013. Neste primeiro momento foram resgatadas algumas fotos antigas de famílias camponovenses. Apesar da participação de alguns estudantes, o material captado ainda era insuficiente para a produção da obra. Foi após esse momento que o tradicionalista Benito Zandoná foi convidado para fazer parte do projeto.

Os autores do documentário tiveram colaboração de muitas pessoas, desde profissionais até os voluntários que com suas narrativas enalteceram o projeto. “Mais que profissionais que se dedicaram diretamente às pesquisas, redação, edição e demais fases do processo editorial, agradecemos as pessoas que generosamente colaboraram com esta obra. São relatos que dão sentido às imagens”, comenta Arno Rui Schaly no agradecimento do livro.

A obra está apresentada por ca-

COOPERATIVA AGRÍCOLA CATARINENSE DE CEREAIS

CNPJ:05.537.225/0001-03

NIRE:42400018408

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente da COOPERATIVA AGRÍCOLA CATARINENSE DE CEREAIS, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 14º do Estatuto Social, convoca os associados, para se reunirem em ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se na Sede Social da Cooperativa, sito as Margens da BR 282 KM 348, saída para Joaçaba em Campos Novos (SC),no dia 31(trinta e um) de Março de 2023(dois mil e vinte e três), às 09:00 (nove horas) em primeira convocação com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados, em segunda convocação às 10:00 (dez horas), com a presença de metade mais um dos associados, e em terceira convocação as 11:00 (onze horas), com a presença de no mínimo, 10 (dez) associados com direito a voto, para deliberarem sobre os seguintes assuntos.

ORDEM DO DIA:

1. Apresentação do Relatório do Conselho de Administração analise e aprovação do Balanço Geral, demonstração de sobras ou perdas de 2022 e Pareceres do Conselho Fiscal;

2. Destinação das sobras do Exercício de 2022;

3 Eleição dos membros do Conselho Fiscal com renovação de pelo mínimo 2/3 (dois terços) conforme Artigo 34 do Estatuto Social

4 Fixação da célula de presença para os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, bem como pró-labore do presidente;

5 Autorização para o Conselho de Administração assinar contratos de Financiamentos, FGPP, FEPM, repasse e outros que se fizerem necessários a todas Instituições Financeiras, bem como dar bens móveis e imóveis em garantia, aval, penhor ou Hipoteca, assinar instrumentos de crédito; assinar propostas de empréstimos/financiamentos, assinar contratos de abertura de crédito, assinar contratos derivativos, fechar operações de derivativos, assinar instrumentos de convênio e contratos de prestação de serviço, responder/assinar documentos referentes ao processo API/Suitability, abrir, movimentar e encerrar contas bancárias, alienar/onerar bens móveis e imóveis em garantia de operações

6 Autorizar operações com terceiros não associados até o limite de 30% do total de suas operações;

7 Assuntos gerais.

NOTAS:

1. Para efeitos legais e estatutários, declara-se que o número de associados da Cooperativa, nesta data, é de 198 associados.

2. O registro de chapas para a eleição do Conselho de Administração e do conselho Fiscal, expira-se as 09h00min do dia 31 de março de 2023

Campos Novos, 28 de fevereiro de 2023

passado”, escreveu no prefácio, a pesquisadora e historiadora, Eloisa Baggio.

Outra peça ilustre no projeto é a professora, pesquisadora e historiadora Enedy Padilha, a qual cedeu suas pesquisas para enriquecer o conteúdo histórico da obra. As fotos são procedentes do Concurso de Fotografias da Bruno Industrial, da Fundação Cultural de Campos Novos e do acervo de Benito Zandoná.

pítulos que mostram costumes, economia, eventos, festividades, vivências, organização social e política, entre outros temas os é identificado o passado, além de estar anexado uma edição especial do Jornal A Tribuna – uma raridade do ano de 1941.

“Meu pai encerrou essa profissão, mas guardou com carinho e respeito todos os negativos originais dos anos 50, e hoje, tudo o que faço em relação as fotografias, faço não apenas por hobby, mas principalmente em homenagem a meu pai”, compartilha Benito no livro. Ele é filho de Benedito Zandoná – primeiro fotografo oficial de Campos Novos.

“Nesses rostos – alguns ilustres, outros anônimos, mas de qualquer maneira, singulares – é que encontramos nosso

A jornalista Gisiane Cordeiro, assessora de comunicação da Bruno Industrial na época de produção, coordenou o projeto. Segundo ela, o livro Memórias em Fotos – Campos Novos Fonte de Inspiração, reúne conteúdos e imagens complementares, as quais não existem outros registros de tamanha grandeza em uma única obra. “Um trabalho para nos orgulhar muito, são quase 300 páginas repletas de histórias contadas por pessoas que viveram aquele momento”, reforça Gisiane.

O livro foi inicialmente produzido pela Agência Nativa, posteriormente finalizado e publicado através do Projeto Tertulhão Cultural e Encontro de Gaiteiros, Pronac 201693, via lei de Incentivo à Cultura, com coordenação geral do Instituto Humaniza, apoio Galpão Caipora Viu, patrocínio da empresa Bruno Industrial e a Enercan Campos Novos Energia S.A, realização Ministério do Turismo, Governo Federal.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 6 CULTURA
Benito Zandoná entrega um livro ao fotógrafo Hugo Klein, junto com Arno Schaly
CNPJ : 05.537.225/0001-03 - Ins. Est.: 254.522.912 - Margens BR 282 Km 348 - Campos Novos - SC Fone/Fax (049) 3541 - 6300 e-mail: coaccer@coaccer.com.br
*Foto: Divulgação
LUIZ CARLOS MANFROI:4232508 0900 Assinado de forma digital por LUIZ CARLOS MANFROI:42325080900 Dados: 2023.03.15 08:51:49 -03'00'

Sucesso artístico e social: Lapidando talentos completa 8 anos em Campos Novos

Professores Rafael Fachin, Ismael Gomes e Marcos Moraes trabalham com cerca de 80 jovens e crianças do município.

Com o objetivo de contribuir com os valores morais dos jovens e criar oportunidades para aqueles que gostam de música, o Projeto Social “Lapidando Talentos” completa em 2023 o seu oitavo ano de atuação. A ideia inicial do projeto partiu do acordeonista Rafael Fachin, que logo convidou seu colega de música, o baterista Ismael Gomes, para se juntar a ele. Dois anos depois, o Lapidando Talentos passou a contar com as aulas de violão, violino e canto, com a chegada do músico Marcos Moraes.

“Esse projeto começou pequeno, de um sonho que eu tive, justamente para ajudar estas crianças, e como o sonho não é para sonhar sozinho, mas sim para dividir com os outros, fiz o convite ao Ismael e ao Marcos, e desde então já colhemos muitos frutos, e tenho certeza que teremos muitos anos pela frente”, afirmou Rafael.

O projeto que é regido pela Lei Federal, conta com oficinas de acordeom, violino, violão, canto, bateria e percussão. Os profissionais atendem crianças do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, sendo que 20% das vagas são destinadas ao ensino particular.

“Desde o início contamos com o apoio do Instituto Humaniza como produtor cultural, este projeto vai até Brasília, retorna para gente, onde procuramos os patrocinadores via Lei Rouanet. Há dois anos o Lapidando Talentos se tornou uma associação e gostaríamos de aumentar o leque de parceiros para manter o projeto e atender cada vez melhor e assim impactar mais pessoas”, comentou Ismael Gomes.

O projeto fornece os instrumentos durante as aulas e os alunos recebem atividades para que possam dar sequência aos estudos, sobretudo na parte técnica. As aulas são realizadas numa sala cedida pela prefeitura, anexo ao prédio do Agiliza, e ali são atendidos por volta de 80 alunos, entre jovens crianças. As aulas são

divididas da seguinte forma: terça-feira bateria e percussão com o professor Ismael Gomes; quarta-feira acordeom com o professor Rafael Fachin; na quinta-feira violino, violão e o canto com o Professor Marcos Moraes.

Outra característica do projeto, é que os alunos geralmente são mantidos ao longo dos anos, uma forma de incentivá-los a continuarem desenvolvendo suas habilidades na música e lapidá-los como cidadãos.

“Nós enquanto seres humanos e principalmente como professores, temos a função de instigar na sociedade a evolução do bem, fazer um mundo melhor. Pensando nisso o Lapidando Talentos tem essa estrutura e essa fundamentação para oferecer aos nossos alunos, muito além do

ensino da música, nós construímos pilares para que os nossos alunos cresçam e evoluam para serem seres humanos melhores”, destacou Marcos Moraes.

O Lapidando Talentos também conta com um show pronto da orquestra. O grupo que conta com aproximadamente 40 integrantes, faz ensaios semanais e reúne os alunos que mais se destacam no projeto. A orquestra tem o compromisso de devolver para a comunidade quatro apresentações ao ano, com o objetivo de evidenciar à comunidade a evolução dos alunos dentro do projeto e também instigar as crianças e adolescentes que assistem ao show, esse despertar para a arte.

“Os alunos têm essa meta de vir para a orquestra, eles se esforçam durante as aulas, para estarem nestas apresen-

tações que muitas vezes fazemos fora do município, e no momento da pandemia todo mundo ficou se perguntando como iria ser, e fomos para o estúdio viver uma nova experiencia e para todos foi um momento muito mágico”, relembrou Professor Ismael.

Ainda de acordo com Ismael, a questão da pandemia só fez o mundo evoluir e trouxe um leque de possibilidades, e assim aconteceu com o Lapidando Talentos. Na época de pandemia foi elaborado um processo de produção no estúdio do professor, Marcos Moraes, e ali foram produzimos materiais muito ricos durante esse período.

“No momento que o mundo parou, tivemos que suspender as aulas presenciais, mas mantivemos o projeto ativo de forma online, e assim que as medidas de segurança foram flexibilizadas, iniciamos as aulas individualizadas para não deixar cair o nível. E como saldo, naquele período, gravamos várias músicas”, destacou Ismael.

Nestes oito anos de projeto, vários alunos já foram premiados em festivais, outros gravaram músicas autorais, e muitos deles levam a arte musical para as igrejas da cidade e região. “É um projeto que contribui muito para a sociedade e espero que nossos alunos venham e levem para casa muito conhecimento, que a gente consiga manter essa energia e essa boa estrutura para dar oportunidade para mais jovens do nosso município”, afirmou Marcos Moraes.

Desde o início, o projeto conta com o patrocínio Master da ENERCAN, e mais recentemente, a Copercampos e o BRDE, passaram a integrar as cotas de patrocinadores.

Para ingressar no projeto os interessados devem acessar o site lapidandotalentos.com.br e se inscrever na modalidade preferida. “Temos a dificuldade de vagas, existe uma lista de espera, orientamos fazer a matrícula e aguardar o chamado para fazer parte do nosso grupo”, finalizou Professor Rafael Fachin.

Quinta-feira, 16 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 CULTURA
Marcos Moraes, Rafael Fachin e Ismael Gomes *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro *Foto: Divulgação/Instituto Humaniza

Marilena Andersen Lopes assegura que os chefes do Executivo municipal terão acesso às ações e aos investimentos da Federação

Em entrevista exclusiva à Rede Catarinense de Notícias, a presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Marilena Andersen Lopes, prefeita reeleita em Vargem, dá mostras de seu estilo de gestão e enumera alguns dos principais pleitos dos municípios catarinenses. Acompanhe.

Quais as prioridades da gestão?

O primeiro passo é um diagnóstico que estamos realizando para identificar o que foi feito até então, e quais as bases legais para continuidade. Por exemplo, vamos avaliar a relevância e até mesmo a duplicidade de alguns contratos em andamento. Aquilo que se mostrar inviável do ponto de vista jurídico será descontinuado. Além disso, a transparência foi uma das principais bandeiras da nossa campanha. Queremos fazer uma gestão transparente, inclusive já deliberamos sobre a necessidade de uma auditoria para que as ações da última gestão possam ser averiguadas, de modo a evitar a repetição de erros. Tudo isso será amplamente divulgado aos municípios. Os prefeitos terão acesso a todos os números, ações e investimentos da nossa gestão.

Quais os principais pleitos dos municípios em relação ao governo do Estado?

De imediato, já estamos buscando uma agenda junto ao Governo do Estado, para pleitear que os municípios que aguardam recursos do Plano Mil não saiam prejudicados com a troca do governo. Seja como Plano Mil, ou com outro formato de programa com a cara do novo governo, vamos solicitar que o repasse de recursos seja garantido, especialmente para aqueles locais que têm obras em andamento.

Qual a expectativa da presença de prefeitos catarinenses na XXIV Marcha a Brasília?

A Marcha dos Prefeitos é um evento de extrema importância para a luta municipalista. É lá que os municípios brasileiros mostram

sua força, e seu poder de mobilização. Estamos otimistas com a presença de boa parte dos prefeitos catarinenses em Brasília. Temos uma pauta extensa a ser debatida em nível federal, como a reforma tributária, os repasses do FPM, entre outras decisões que afetam diretamente na gestão municipal. A união de todos os prefeitos é crucial nesse momento em que precisamos estabelecer o diálogo com o novo chefe do executivo e com os parlamentares que assumiram seus mandatos este ano. Eu estarei lá!

Quais as maiores demandas dos prefeitos catarinenses, em termos federais?

A administração pública é dividida em três partes, cada uma com suas próprias responsabilidades (Governo, estado, município). No

Lideranças empresariais debatem questões tributárias

entanto, o Pacto Federativo, que deveria ter sido aprovado há muito tempo, ainda não foi implementado e estamos buscando uma distribuição mais justa de recursos. Infelizmente, os municípios, que são a ponta onde o cidadão exerce seus direitos, são os que recebem a menor parte dos recursos arrecadados. Portanto, vamos lutar para garantir que cada esfera governamental cumpra suas obrigações no âmbito do Pacto Federativo. Atualmente, os municípios estão assumindo responsabilidades que deveriam ser do Estado ou da União, o que causa um desequilíbrio econômico com graves consequências para a população.

A importância da reforma tributária, o respeito à coisa julgada e necessidade de investimentos na infraestrutura de transportes de Santa Catarina foram temas debatidos pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), na segunda-feira, dia 13, em Florianópolis.

INTEGRANTES

O Conselho é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.

Em relação à questão tributária, o setor produtivo defende a participação da região sul no grupo de trabalho criado para analisar a Proposta

de Emenda à Constituição, que tramita na Câmara dos Deputados.

STF

Outro tema abordado foi a preocupação com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Contribuição Social sobre Lucro Líquido.

A Corte decidiu que um contribuinte que obteve uma decisão judicial favorável com trânsito em julgado, permitindo o não pagamento de um tributo, perde automaticamente o seu direito diante de um novo entendimento do STF que considera a cobrança constitucional.

O COFEM também destacou o desfecho positivo das negociações do piso regional, lideradas em âmbito empresarial pela FIESC, ressaltando o respeito nas conversas entre empregadores e trabalhadores.

cumpre ao CREA-SC informar a todos os profissionais, empresas e a sociedade em geral que O ENGENHEIRO QUÍMICO REGISTRADO NO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA DE SANTA CATARINA IGUALMENTE GARANTE AUTORIDADE TÉCNICA, ORIENTA AS MELHORES SOLUÇÕES AMBIENTAIS E CARREGA O COMPROMISSO COM A SEGURANÇA DO EMPREENDIMENTO E COM A SEGURANÇA DA VIDA DAS PESSOAS.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 8 ESTADO
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas SC
www.adjorisc.com.br
| rcnonline.com.br
Presidente da Fecam defende gestão transparente e união dos prefeitos
RCN 722
Presidente da Fecam quer prefeitos unidos e mobilizados em defesa dos municípios catarinenses DIORGENES PANDINI/FECAM
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224

Top Sports comemora 1º ano das novas instalações com ações promocionais

Empresário Luiz Bernardi fala da atuação de mais de 30 anos no segmento esportivo.

Este mês de março está sendo de comemorações na Top Sports. A loja completa o seu primeiro ano nas novas instalações, as quais trouxeram um novo conceito de ambiente e atendimento para a cidade de Campos Novos. A programação para o mês contempla muitos brindes e ofertas especiais em todos os setores da loja.

Nas palavras do empresário Luiz Bernardi, proprietário da loja, esta história começou pequenininha no ano de 1989, vendendo outros produtos até chegar nos patamares atuais. Luiz lembra que nesta trajetória, sustenta a confiança de mais de 30 anos dos seus clientes, e por este motivo, a realização de uma festa.

“Colecionamos muitas histórias ao longo destes 34 anos, entre elas, contam-se capítulos e muitos episódios de felicidade e realizações, afinal, as pessoas que procuram a nossa loja buscam o esporte, a pesca, camping e náutica. Estas pessoas encontram aqui uma peça esportiva, a fim de praticar algum tipo de esporte, ir para a academia, enfim, participar de algum evento esportivo e saem daqui motivadas”, relembrou.

Poucas empresas conseguem atingir o feito de longevidade que a Top Sports alcançou ao longo dos anos. Luiz, atribui as mais de três décadas de atuação a três principais pilares: qualidade do produto, bom atendimento e preço justo.

“Graças a Deus a Top Sports neste tempo todo investiu na qualidade, no produto que vende, investiu no bom atendimento, isso é fundamental para as pessoas que saem de suas casas e vem até aqui. Também aplicamos o preço jus-

to, pois o mercado é muito competitivo e globalizado, e nós da Top Sports praticamos um preço acessível e fazemos frente à qualquer empresa de grande porte do nosso segmento”, garantiu Bernardi.

Outro fator decisivo para o sucesso da empresa é a proximidade aos clientes e a relação de amizade que se consolida ano após ano.

“Aqui na loja, além das promoções que temos todos os dias, aos finais de semana, a gente vê muitas famílias, muitas pessoas que vêm de fora, de todos os municípios da AMPLASC, e isso para nós é gratificante. Nestes 38 anos que trabalho no comércio, posso dizer que conheço muita gente, aprendi a respeitar a todos,

e hoje trazemos o que há de melhor para satisfazer a necessidade de cada um”, afirmou.

Em relação aos produtos mais procurados na loja e que se tornaram ao longo dos anos os campeões de vendas, o empresário destaca o grande giro em calçados e no sucesso absoluto de produtos destinos às atividades junto à natureza.

“O tênis é um item que temos muito forte na nossa loja, acompanhamos a evolução deste item na medida que a tecnologia foi avançando. As grandes marcas tomam conta do mercado, elas buscam nos grandes centros do esporte o material que vai satisfazer ao atleta de ponta, e isso tudo nós temos aqui na nossa empresa. Outra área que somos as grandes referências na região está relacionada

aos materiais de pesca, camping e náutica, que também evoluíram muito ao longo do tempo. Até mesmo quando montamos a nossa nova entrutura, investimos em departamentos dando grande espaço para pesca, camping e náutica, devido à grande demanda por estes segmentos”, comentou. Por fim, Luiz lembra a importância do esporte, não só no aspecto social, bem como para a saúde das pessoas. A atividade física é capaz de mudar vidas e livrar os praticantes de quadros de obesidade, depressão, além de outras comorbidades.

“Experimenta ficar doente e escuta o que o médico recomenda fazer: atividade física. Vai erguer peso, vai para academia, vai caminhar, encontrar algum esporte para se movimentar. O nosso corpo precisa de movimento e para você praticar esporte nada melhor que ter uma camiseta adequada, um shorts, uma meia confortável, um tênis que colabore com o teu desempenho, tudo isso é pensado aqui para o cliente. Portanto, você que pretende começar ou já está em atividade, venha até a Top Sports que temos o produto ideal para a sua atividade física”, ressaltou.

A Top Sports está localizada na Rua Coronel Lucidoro, 716, Centro de Campos Novos. O telefone para contato é o (49) 3541-0118. Atendimento de segunda-feira a sexta-feira até às 18h30 e aos sábados até ao meio dia.

Quinta-feira, 16 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 EMPRESARIAL
Luiz Bernardi *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Parque Estadual Rio Canoas promove Curso de Ecossistemas Tropicais

O Parque Estadual Rio Canoas em Campos Novos, está sendo palco de muita pesquisa, estudos e trocas de ideias. Tudo isso, ocorre durante a realização do primeiro “Curso de Campo em Ecossistemas Tropicais’. O curso foi disponibilizado no âmbito do Mestrado Internacional em Ecologia Aplicada, oferecido em conjunto pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pela Universidade de Kiel (Alemanha).

Durante dez dias alunos pesquisadores estarão conhecendo a fauna e flora do parque. des práticas.

Segundo informações colhidas pelo Jornal O Celeiro, os alunos deste mestrado chegaram ontem da Europa e os professores da UFSC Curitibanos estão se revezando nas aulas teóricas e práticas que serão ministradas em 10 dias no parque.

A equipe que faz o gerenciamento do parque oferece aos alunos suporte para o alojamento, alimentação e ativida-

Participam da atividades também um professor de Portugal, outro da França e brasileiros da UFSC Curitibanos. Os alunos são brasileiros, franceses, gregos e alemães.

Segundo a revista Nature, os

ecossistemas tropicais abrigam mais de três quartos de todas as espécies de animais e plantas do planeta, mesmo assim alguns desses locais têm passado por uma série de estresses no âmbito local – desmatamento, extrativismo predatório – e global, como as mudanças climáticas. A soma

desses problemas globais trouxe ameaças e risco de extinção de diversas espécies de animais.

Em Campos Novos o Parque Rio Canoas abriga um exemplo desse ecossistema ligado às florestas. O Parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que possui área total de 1.133 hectares e foi criado em Maio de 2004, visando a proteção e preservação de uma amostra de Floresta Ombrófila Mista, ecossistema florestal ameaçado de extinção em função das atividades antrópicas, o que torna sua preservação indispensável.

Além de três trilhas ecológicas, o Parque possui infraestrutura composta por centro de visitantes, com sala de ambientação e auditório, espaço para piqueniques, almoço e lanches, proporcionando lazer e conforto a todos os visitantes, além de muito aprendizado, diversão e contato com a natureza.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 10 GERAL
*Foto: Divulgação/Parque Rio Canoas
Quinta-feira, 16 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11
PUBLICIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos)

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002/2023

A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA, inscrita no CNPJ sob o nº 11.408.672/0001-57, com sede na Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC, CEP: 89.620-000 leva ao conhecimento dos interessados que se encontra aberto edital de seleção para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO BLOCO CLÍNICO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTA DE CAMPOS NOVOS – AMA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO BÁSICO.

O edital será regido pela Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002.

Forma de Julgamento: Menor preço Global

Data de Entrega dos Envelopes: Até às 14 horas do dia 17 de abril de 2023, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA.

Data de Abertura dos Envelopes: 14h15min do dia 17 de abril de 2023, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA.

Telefone para informações: (49) 3541- 0322- (49) 99987-5205

E-mail para pedidos de esclarecimentos: ama.camposnovos@hotmail.com

Área Responsável: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA

Área Requisitante: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA.

1. DO OBJETO

O presente edital como objetivo a seleção para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO BLOCO CLÍNICO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTA DE CAMPOS NOVOS – AMA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO BÁSICO.

2. DO VALOR GLOBAL MÁXIMO E DA FORMA DE JULGAMENTO: 2.1. O valor global máximo para a licitação é de R$ 1.028.309,11 (um milhão, vinte e oito mil trezentos e nove reais e onze centavos).

2.2. O julgamento, para estabelecer a proposta mais vantajosa para a AMA, se dará através do menor preço global.

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO: 3.1. Poderão participar da seleção pessoas jurídicas que se enquadrem no ramo de atividade do objeto do edital a ser contratado e que atendam aos requisitos de qualificação exigidos no edital.

4. DA ENTREGA DOS ENVELOPES DE DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA DE PREÇOS: 4.1. Os licitantes deverão apresentar 02 (dois) envelopes fechados de forma a não permitir sua violação, até a data e hora estipuladas para a abertura. O primeiro deverá conter os documentos de habilitação e o segundo a proposta de preços. Os envelopes da empresa participante deverão ser devidamente identificados, conforme segue:

ENVELOPE Nº. 01- HABILITAÇÃO

Razão Social e CNPJ da Empresa - Telefone e Endereço Edital de Seleção nº 002/2023 - AMA

ENVELOPE Nº. 02- PROPOSTA

Razão Social e CNPJ da Empresa - Telefone e Endereço Edital de Seleção nº 002/2023 - AMA

4.2. Os envelopes deverão ser entregues lacrados, na sede da AMA localizada na Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC, CEP: 89.620-000 até as 14 horas do dia 17 de abril de 2023 e serão abertos às 14h15min do mesmo dia.

5. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (ENVELOPE Nº 01): 5.1. Para a habilitação, os licitantes deverão apresentar os seguintes documentos: 5.1.1. Documentação de Habilitação Jurídica a. Registro civil (no caso de sociedade simples, acompanhada de prova da eleição da atual Diretoria), ato constitutivo, estatuto ou contrato social, em vigor (devidamente registrados no Registro Público de Empresas Mercantis, no caso de empresa individual e sociedades empresariais e, em se tratando de sociedades por ações, acompanhadas de documentos que comprovem a eleição de seus administradores);

5.1.2. Documentação de Regularidade Fiscal e Trabalhista. a. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ/MF; b. Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União; c. Certidão Negativa de Débitos Estadual - do domicílio ou sede da Proponente; d. Certidão Negativa de Débitos Municipal - do domicílio ou sede da Proponente; e. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); f. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. 5.1.3. Documentação de qualificação econômico financeira 5.1.3.1. Considerando a implantação do sistema E-PROC no Poder Judiciário de Santa Catarina, a partir de 1º/4/2019, as certidões dos modelos "Cível" e "Falência, Concordata e Recuperação Judicial" deverão ser emitidas pelos dois sistemas disponíveis – tanto pelo sistema E-SAJ, quanto pelo sistema E-PROC, caso contrário não terão validade. 5.1.3.2. Logo, os licitantes deverão apresentar: a) Certidão Negativa de Pedido de Falência ou Concordata, expedida pelo distribuidor da sede da Proponente, emitida pelo sistema "E-SAJ", com data não superior a 60 (sessenta) dias da data limite para entrega das propostas da presente licitação; b) Certidão Negativa de Pedido de Falência ou Concordata, expedida pelo distribuidor da sede da Proponente, emitida pelo sistema "E-PROC", com data não superior a 60 (sessenta) dias da data limite para entrega das propostas da presente licitação;

Obs.: Caso na certidão conste qualquer ação judicial distribuída, deverão ser apresentados os comprovantes de quitação. 5.1.3.3. Apresentar contrato social com capital social de no mínimo 10% do valor orçado para a obra. 5.1.3.4. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma de lei, com Termo de Abertura e Encerramento e devidamente autenticado na Junta Comercial da sede da empresa, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios. 5.1.3.5. A licitante deverá apresentar planilha com o CÁLCULO demonstrativo da boa situação financeira da licitante, assinado pelo contador da empresa através da apuração das demonstrações contábeis do último exercício, através das seguintes fórmulas:

5.1.4. Documentação de Qualificação Técnica. 5.1.4.1. Certidão de registro de pessoa jurídica no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) em nome da licitante, com validade na data de recebimento dos documentos de habilitação e proposta de preço, com habilitação para execução de obras civis, emitida pelo respectivo conselho da jurisdição da sede da empresa licitante; 5.1.4.2. Certidão de Registro de Pessoa Física -Engenheiro Civil ou Arquiteto - no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em nome do responsável técnico que responderá pela execução da Obra; 5.1.4.3. Comprovante de vínculo do responsável técnico indicado no subitem “5.1.4.2” com a empresa licitante, por meio da apresentação de um dos seguintes documentos: a) Cópia autenticada da carteira de trabalho; b) Contrato de prestação de serviços; c) "ficha ou livro de registro de empregado"; d) Contrato social, nos casos em que o profissional seja sócio da empresa. 5.1.4.4. Atestado de capacidade técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente registrado na Entidade Profissional competente (CREA ou CAU), acompanhado da respectiva Certidão de Acervo Técnico (CAT), com registro, comprovando que a empresa licitante executou serviços compatíveis/semelhantes aos que estão sendo licitados, compreendendo a execução de no mínimo o quantitativo abaixo, referente aos itens:

Item Quantidade

Execução de Edificação em Alvenaria 287,45m²

Instalações Elétricas 287,45m²

Obs.: Será admitida a somatória de atestados.

5.1.5. Documentação Complementar: a. Declaração de que a empresa não emprega menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre nem menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, conforme disposto no inciso XXXIII, do art. 7º da Constituição Federal, emitida pela Delegacia Regional do Trabalho ou pela própria empresa participante b. Declaração de Visita, atestando que a empresa vistoriou e conheceu o local da obra, em especial, para identificar o acesso ao local, às instalações já existentes e as condições do local não se admitindo, posteriormente, a alegação de desconhecimento de particularidades locais. c. Declaração de Concordância com os Termos do Edital e seus Anexos; (Modelo do Anexo IV). 5.2. Para os documentos de regularidade fiscal que não apresentarem prazo de validade, considerar-se-á 90 (noventa) dias a partir da data de emissão. 5.3. A documentação de habilitação deverá ser apresentada, preferencialmente, de forma sequencial com páginas numeradas. Serão aceitos documentos com a mesma razão social, porém CNPJ e endereço diverso quando os mesmos tiverem validade para todas as filiais e matriz.

6. DA PROPOSTA DE PREÇOS (ENVELOPE Nº 02): 6.1. A proposta deverá ser entregue impressa em uma via, sem entrelinhas, emendas, rasuras ou borrões que afetem a idoneidade da proposta em si, assinada, rubricada em todas as folhas pelo representante legal, contendo as seguintes informações: a) Razão social e CNPJ da empresa, nome do responsável pela proposta, telefone e e-mail para contato; b) Planilha de custos com os quantitativos e valores unitários e totais em reais (R$), com duas casas decimais após a vírgula, incluindo toda e qualquer despesa que incida sobre o objeto; c) Planilha contendo o cronograma físico - financeiro; d) O prazo de início da execução da obra de até 05 (cinco) dias úteis após assinatura da Ordem de Serviço e para a conclusão da obra que não poderá ser superior a 12 (doze) meses a partir da autorização para início da Obra; e) Informar na proposta o número da Agência Bancária e Conta Corrente da empresa; 6.1.1. Na omissão dos prazos de execução total, de início de execução e de validade da proposta, serão considerados os constantes do edital; 6.2. As empresas deverão apresentar anexada a proposta, a planilha de BDI - benefícios e Despesas Indiretas – com valores discriminados e encargos sociais, conforme modelo em anexo. 6.3. Não serão consideradas as propostas apresentadas após a data e horário aprazados; 6.4. As propostas serão irretratáveis e irrenunciáveis, na forma da lei; 6.5. Cada empresa poderá apresentar apenas uma proposta de preços e deverá respeitar o PREÇO MÁXIMO estabelecido para cada item conforme planilha orçamentária;

7. DA SESSÃO DE ABERTURA DOS ENVELOPES:

7.1. A Sessão de abertura dos envelopes contendo “Documentação” (envelope nº 01) dar-se-á no horário definido no preâmbulo deste edital, na sede da AMA localizada à Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC. 7.2. Estando presentes os prepostos de todas as empresas na abertura do envelope Documentação (envelope nº 01) e concordando com o resultado de seu julgamento, a abertura dos envelopes das Propostas de Preços (envelope nº 02) será realizada no mesmo dia. 7.2.1. Não ocorrendo a hipótese prevista neste subitem, a abertura dos envelopes das propostas de preços será efetuada em dia e horário a serem definidos pela Comissão de Seleção, com notificação aos interessados. 7.3. Das sessões de abertura dos envelopes será lavrada ata contendo a síntese do ocorrido, que será assinada pela Comissão de Seleção e pelos prepostos dos licitantes.

8. DO JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO E DAS PROPOSTAS DE PREÇOS: 8.1. O julgamento da habilitação e das propostas de preços, bem como a classificação final, caberá à Comissão de Seleção designada para este fim. 8.2. Os licitantes cuja documentação não atender às exigências deste Edital serão inabilitados bem como serão desclassificadas as propostas de preços que não mantiverem conformidade com os requisitos do Edital, que apresentarem preço excessivo ou manifestamente inexequível; 8.2.1. Para fins de julgamento das propostas de preços, serão desclassificadas as propostas: 8.2.1.1. Com preço global excessivo, assim consideradas aquelas com valor global acima do valor máximo definido no subitem 2.1.; 8.2.1.2. Com preço inexequível, assim consideradas aquelas com valor inferior a 70% do valor do subitem 2.1.; 8.3. Havendo empate no preço global entre duas ou mais propostas, a classificação será decidida por sorteio, em ato público; 8.4. Será declarada vencedora a empresa que, satisfeitas as condições de habilitação, apresentar o menor preço global, sendo desconsiderados eventuais equívocos de cálculo das planilhas, prevalecendo o valor global; 8.5. No caso da empresa vencedora decair do direito de executar o objeto, a AMA poderá convocar os demais participantes, na ordem de classificação, para contratar, em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo ex-vencedor.

9. DO CONTRATO: 9.1. A empresa vencedora será convocada para assinar o contrato, conforme minuta do Anexo I; 9.2. O contratado será obrigado a substituir/refazer, às suas expensas, no todo ou em parte, os serviços ou materiais que não estiverem em conformidade com as especificações constantes do contrato ou ainda, que estiverem com defeitos ou imperfeições; 9.2.1. Na hipótese do contratado não efetivar a substituição dos serviços, materiais e equipamentos, o contrato poderá ser rescindido e a empresa responderá pelos danos causados; 9.3. Os preços dos serviços a executar não serão reajustados; 9.4. O pagamento pela execução dos serviços será efetuado pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos com recursos provenientes do contrato de repasse entre ambas as partes (AMA e Empresa constratada). 9.5. O início dos serviços deverá ocorrer após autorização expressa da AMA por meio da assinatura da Ordem de Serviços e mediante emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica em nome do responsável técnico; 9.6. O descumprimento ou inadimplemento do contrato ensejará na responsabilização civil da empresa, aplicando-se o disposto no Código Civil.

10. DO PAGAMENTO: 10.1. O pagamento será efetuado conforme a execução dos serviços, de acordo com o Cronograma e no valor correspondente ao somatório das etapas dos itens efetivamente executados e concluídos, segundo as aferições efetuadas pelo engenheiro fiscal da obra por meio de Laudo de Medição; 10.2. Após a emissão de Laudo de Medição, a empresa executora deverá encaminhar a nota fiscal no valor correspondente; 10.3. Os pagamentos serão efetuados por meio de depósito bancário em favor da empresa executora; 10.4. Não haverá pagamento antecipado.

e.1) Será inabilitada a empresa proponente que não obtiver os seguintes desempenhos:

1º. O índice de Liquidez Corrente (LC) deverá ser igual ou maior que 1,00.

2º. O índice de Liquidez Geral (LG) deverá ser igual ou maior que 1,00.

3º. O Grau de Endividamento (GE) deverá ser menor ou igual a 1,00.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 11.1. Caberá recurso em relação às decisões proferidas pela Comissão de Seleção, no prazo de 05 (cinco) dias úteis após divulgação da decisão. 11.2. Os recursos interpostos serão respondidos pela Comissão de Seleção. 11.3. Após e emissão da Ordem de Serviço, a empresa vencedora deverá afixar no local da obra Placa da Obra conforme orientações constantes no Projeto Básico. 11.4. O edital e seus anexos serão disponibilizados no endereço eletrônico facebook.com/amacamposnovossc; instagranamacamposnovos (instagran, face na sede da AMA , jornal O Celeiro, paginas da AMPLASC, etc) 11.5. Informações e/ou esclarecimentos acerca do edital poderão ser solicitadas até 03 (três) dias antes da entrega dos envelopes. 11.6. Constitui anexo do presente edital, dele fazendo parte integrante. a. Anexo 01 – Minuta de Contrato; b. Anexo 02 – Declaração de Menor; c. Anexo 03- Projeto Básico; d. Anexo 04 – Declaração de Concordância ao Edital e Anexos.

ATENÇÃO: OS ANEXOS DESTE EDITAL PODEM SER VISUALIZADOS NO INSTA E FACE: amacamposnovos. Campos Novos, 16 de março de 2023. - Sirley Aparecida da Silva Debastiani - Presidente AMA

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 12 PUBLICAÇÕES

VARGEM

Jovens do Serviço de Convivência participam de oficina de Grafite

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência e Centro de Referência de Assistência Social- CRAS realizaram no dia 06/03 a oficina de grafite destinada para os pré-adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV.

A iniciativa buscou oferecer uma atividade lúdica e educativa para essa faixa etária. O grafite busca incentivar a liberdade de expressão, criatividade e também a interação coletiva dos adolescentes, despertando o interesse pelo universo das artes visuais, como forma de manifestação artística e cultural. Nesse sentido, a oficina de grafite foi uma atividade que contribuiu para a formação cultural e artística dos pré-adolescentes, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

O SCFV é um serviço público que tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de prevenir situações de risco social por meio de atividades socioeducativas. A oficina foi ministrada por um artista local especializado em grafite, que compartilhou

Administração entrega ônibus escolar para Educação

seus conhecimentos sobre técnicas, estilos e história do grafite, bem como os valores culturais e sociais que a arte representa. Durante a oficina, os pré-adolescentes puderam experimentar diferentes materiais e técnicas de pintura, além de receberem orientações sobre como elaborar um projeto de arte urbana.

Samae garante água para comunidades

A Secretaria Municipal de Educação de Vargem recebeu um novo ônibus para o transporte escolar de seus alunos. A aquisição desse veículo é uma excelente notícia para a comunidade escolar, pois ele trará mais segurança e conforto para os estudantes que utilizam o transporte público diariamente. Com muita alegria, a prefeita Milena Lopes repassou as chaves do veículo para a equipe de educação Com essa nova aquisição, a Secretaria Municipal de Educação de Vargem demonstra seu compromisso com a segurança dos estudantes e com a qualida-

de do transporte escolar. “Muitos alunos dependem desse serviço para chegar à escola e voltar para casa, e queremos garantir que eles possam fazê-lo com segurança e conforto”, afirmou Milena.

A partir de agora, os alunos de Vargem poderão contar com mais um transporte escolar moderno e seguro, proporcionando mais tranquilidade em seu trajeto. Essa iniciativa é um exemplo a ser seguido por outras cidades e municípios, mostrando que é possível oferecer um serviço público de qualidade e com a máxima segurança para a população.

Mulheres são homenageadas em evento especial

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - Samae, atuou de forma exemplar nas comunidades Gramados, Laranjeira e Santa Lúcia, garantindo o acesso à água para diversas famílias. O Samae identificou as necessidades de cada comunidade e implementou soluções customizadas para atender a cada uma delas. A atuação nessas comunidades foi essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantindo o acesso a um recurso tão básico e fundamental como a água.

É importante destacar que a atuação do Samae não se limita apenas a levar água potável até às pessoas, mas também envolve a implementação de medidas para garantir a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade do sistema de abastecimento.

Este trabalho realizado nas comunidades Gramados, Laranjeira e Santa Lúcia foi um exemplo de compromisso e eficiência na prestação de serviços públicos essenciais.

No último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, preparou um evento especial para homenagear as mulheres. O evento contou com uma série de atividades que visavam promover a autoestima, a diversão e a informação. Uma das atrações foi o show de mágicas, que encantou o público e trouxe momentos de descontração.

Para as mulheres que desejavam

cuidar da beleza, o evento ofereceu serviços de maquiagem, que foram realizados por profissionais da área, desta forma as mulheres puderam se sentir ainda mais bonitas e confiantes. A Secretaria de Saúde promoveu sessões de autocuidado, que incluíram orientações sobre alimentação saudável, práticas de exercícios físicos e cuidados com a saúde mental. A ação é uma forma de agradecimento e reconhecimento por sua importância na sociedade.

Quinta-feira, 16 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 13
REGIÃO
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Copermap realiza assembleia e aprova investimentos

Evento teve o objetivo de apresentar resultados e decidir os próximos caminhos.

A Copermap (Cooperativa Múltipla de Agricultura e Pecuária) de Brunópolis, realizou na última sexta-feira (10), mais uma Assembleia Geral, a sua 12ª. O evento reuniu associados produtores e colaboradores da cooperativa.

De acordo com o Presidente da

Copermap, Jaison Passos, a assembleia é o momento de interação e decisão. "É uma alegria reunir associados, produtores, colaboradores e compartilhar boas notícias. Neste ano de 2022 tivemos um recorde na questão de faturamento. Um valor de mais de cem milhões de reais e um resultado aproximado de quase dois milhões de reais que foi destinado a Reserva Legal e Facs conforme a Lei Estatutária, além disso usamos esse valor pois ele também faz

parte das sobras e essas, foram destinadas à Cota Capital dos associados"

Jaison informou que 20% dos resultados foram devolvidos em valores.

"Essa devolução demonstra, que a cooperativa de fato é de todos, e buscamos constante fortalecimento entre cooperativa e associado. Outro ponto importante é que neste momento tivemos participação de 73% dos associados na assembleia. Isso demonstra que a cooperativa tem pessoas que são participativas nas ações realizadas".

O Presidente destacou que a Copermap seguirá investindo em diversidade de projetos e atividades.

"Temos uma segurança de resultados graças a muitos investimentos em diversas áreas. Estamos crescendo na produção agrícola, insumos, Posto de Com-

bustpivel, Lojas Agropecuárias, e tudo isso contribuí para o crescimento e fortalecimento".

Durante a Assembleia da Copermap foi decidido sobre futuros investimentos na região e também aplicação de recursos. O presidente destacou que os associados saíram motivados com as propostas e a discussão das mesmas no próximo ciclo, contemplando dentro dessas propostas comodidades, qualidade e eficiência dos processos.

"Sempre trabalhamos com transparência e essa é uma das nossas essências. Estar com os associados interagindo, participando e confiando no nosso trabalho, é fundamental. Toda essa plataforma é importante para ter o nosso associado como foco e ações claras", finalizou Jaison.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 14 AGRONEGÓCIO
*Fotos: Colaboração: MidiaLed

Sicredi realiza Assembleia em Campos Novos

Evento reuniu associados para apresentar ações, prestar contas do exercício 2022 e realizar votações sobre pontos específicos da gestão.

Com o slogan, “Tá na mão decidir e transformar”, é que o Sicredi Altos da Serra RS/SC, realizou na noite desta terça-feira (14), a Assembleia 2023 em Campos Novos-SC. O evento recepcionou associados no Clube Anos Dourados e contou com a presença do Presidente da Cooperativa Sicredi Altos da Serra RS/SC, Mario Maurina, do Vice-Presidente, Sadi Comiran e do Diretor de Operações, Douglas Zanandrea. Também estiveram recepcionando os associados, o Gerente da agência Sicredi em Campos Novos, Roges Paulo Perineto e toda equipe da agência.

“É uma alegria estarmos novamente aqui após dois anos sem nos encontrarmos e sem assembleias presenciais. Estamos novamente juntos para votar, ver nosso crescimento e decidir nosso futuro”, comentou o presidente Mario Maurina.

Durante a assembleia foram apresentados números da cooperativa com dados comparativos de 2021 e 2022.

“Hoje temos mais de 300 soluções financeiras e não financeiras, entregamos aos associados um Sicredi cada vez mais inovador e empenhado em proporcionar a melhor experiência de relacionamento e negócios. Nós acreditamos que podemos desenvolver nossa sociedade juntos. Contamos com mais de 98 mil associados e a solidez destes fez com que atingíssemos 4,7 milhões em recursos administrativos, o que representa um crescimento de 27,21% ao ano”, completou o presidente. A cooperativa atua em 44 municípios levando desenvolvimento às comunidades. Em 2022 impactou mais de 7 mil pessoas com programas de educação cooperativa e educação financeira. As pautas foram aprovadas por aclamação, dentre

elas, a destinação de R$ 345 mil para um Fundo de Fomento de Novas Associações e R$ 2 milhões para o Fundo de Desenvolvimento, além da destinação de R$ 16 milhões para a Cota Capital dos associados. Parte dos novos investimentos irão para o Fundo de Expansão com o ob-

jetivo de liberar recursos para novas agências e manutenção das mesmas até sua sustentabilidade. Também foi aprovado a autorização ao Conselho de Administração para ajuste de recursos dentro do Fundo de Fomento às novas associações.

O gerente de Campos Novos, Roges Paulo Perineto destacou a atuação: "Viemos de um momento difícil que foi a pandemia, mas refletimos e lembramos que a cooperativa é os nossos associados que nos movem e nos motivam. Após isso, investimos em nos proteger e proteger a todos com cuidado, atendendo, tirando dúvidas e não fechando às portas, atuando ao lado de todos. Quero agradecer a toda nossa equipe de Campos Novos e dizer que estamos aqui por vocês, fazendo o nosso melhor".

A eleição do Conselho de Administração também foi realizada. O atual

presidente Mário Maurina e o vice-presidente, Sadi Comiran foram reeleitos para uma nova gestão 2023/2027. Ainda em pauta de votação, foi estabelecida a Política de Sucessão de Administradores para as agências Sicredi e aprovada a prestação de contas do exercício 2022.

Neste ano, assim como em todos os demais locais de atuação da cooperativa, a Assembleia em Campos Novos aconteceu em dois formatos: presencial e virtual. O evento virtual foi realizado dia 15/03, e ficou disponível durante 24h, oportunizando o associado a ficar por dentro das ações da sua cooperativa e participar igualmente das votações.

uNÚMEROS

Associados

u2020: 70 mil;

u2021: 80 mil;

u2022: 98 mil;

Recursos Administrativos

u2020: 2,9 Bilhões;

u2021: 3,8 Bilhões;

u2022: 4,8 Bilhões

*(Evolução de 27,2% em relação a 2021)

Números Financeiros

uAtivos Totais: R$ 263,5 bilhões;

uDepósitos Totais: R$ 179,7 bilhões;

uPatrimônio Líquido:

R$ 30,7 bilhões;

uSobras: R$ 4,8 bilhões; Destinação de Resultados

Total: 97,9 Milhões de Reais

uJuros ao Capital: 6,3 Milhões;

uFundo de Reserva: 37,8 Milhões;

uFATES: 2,9 Milhões;

uFundo Social: 714 Milhões;

uFundo de Expansão: 1,7 Milhões;

Alguns Números do Brasil

u6,5milhões de associados;

uMais de 100 cooperativas; uMais de 300 soluções financeiras; uMais de 2,5 mil agências; uMais de 35 mil colaboradores; uPresença em mais de 200 municípios;

Quinta-feira, 16 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 15 AGRONEGÓCIO
Presidente do Sicredi, Mario Maurina Gerente da Agência Campos Novos, Roges Paulo e a equipe do Sicredi *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Março de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.