1762

Page 1

COLUNISTAS

Ética, Moral, Direitos e Deveres: Quem é Quem nesse mundo em que Vivemos?

ESPORTE SAÚDE

Ginecologista tira dúvidas sobre Prematuridade e Parto Humanizado.

Atleta Camponovense começa a ganhar destaque no Fisiculturismo.

Pág.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1762 Quinta-feira 19 de Janeiro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 u
u
uPág. 11 u
Pág. 02
Pág. 04
09
Vargem inicia o ano com intenso andamento de
obras no município REGIÃO uPág. 05

A situação financeira do brasileiro não é das melhores, o nosso dinheiro parece valer cada vez menos e sobram incertezas para um futuro próximo: afinal, nós, do baixo clero, também teremos que pagar Imposto de Renda? Não vai haver aumento no salário mínimo que prometeram? É verdade que o Auxílio Reclusão passou a ser mais de R$ 1.750,00? Bem, vamos deixar essas questões de lado.

Fato é, que esta nuvem de pontos de interrogação que paira sobre as nossas cabeças deve persistir até que consigamos visualizar o rumo econômico do nosso Brasil. Não é possível saber quando teremos estas respostas, estamos vivendo tempos de transição e me sensibilizo com todos os brasileiros, sei que está difícil colocar fé num país onde o seu próprio Ministro da Economia diz saber pouco ou quase nada sobre Economia.

Enquanto vivemos estas indefinições na esfera federal, noto vários setores preocupados e receosos em realizar investimentos. O setor Agro, por exemplo, tão relevante para a nossa região e para o país como um todo, é um dos mais comedidos quando o assunto é investir. Nesta edição do jornal, aliás, trazemos uma reportagem com um dos principais representantes dos produtores rurais da região, o qual, se posiciona de forma cautelosa quanto ao futuro político e econômico do Brasil.

Esta insegurança também já reflete em outros setores, como indústria, comércio e serviços, onde alguns empresários já avaliam a manutenção ou não dos seus quadros de funcionários. Inclusive, recentemente, até mesmo a Rede de Lojas Havan foi envolvida num grande

boato, de que estaria encerrando as atividades e demitindo seus empregados.

O proprietário da rede, Luciano Hang, veio a público desmentir a informação e afirmar que não passava de notícia falsa. Bom para nós consumidores e melhor ainda para os mais de 20 mil funcionários.

E acompanhando as redes sociais, me impressionei com o número de ofertas no Marketplace, sobretudo, no ramo imobiliário. As opções estão fartas neste início de ano para quem deseja investir em lotes, casas ou apartamentos, só resta saber como está o apetite dos investidores.

E, no seu caso, está querendo investir? Tem algo para vender ou está apenas aguardando uma oportunidade? Afinal, tempos difíceis para uns pode resultar em bons negócios para outros.

Se você faz parte da legião de brasileiros que não se sentem seguros para realizar investimentos agora, vou lhe dar uma dica infalível: aproveite para investir em você mesmo (a), cuide mais de você, invista na sua saúde e principalmente em conhecimento.

-Ah, mas não tenho dinheiro para pagar academia e nem para começar um novo curso!

Mas quem disse que precisa gastar dinheiro!?

Otimize o seu tempo, deixe um pouco a tela do celular de lado, leia mais, resgate aquele livro esquecido na gaveta, tire um tempo para uma corridinha ou caminhada, respire um ar puro e esteja investindo no seu bem-estar e na construção de um ser humano mais intelectual, saudável e mais feliz! Afinal de contas, não devemos esperar pelos outros, a maior mudança, começa por nós!

Caso 1:

Se você contratasse um pedreiro para fazer uma casa e ao final da obra o pedreiro dissesse: “a casa é minha, porque fui eu quem fez”, como você se sentiria?

Caso 2:

O pai pergunta: “Meu filho, de onde você trouxe esse lápis?”. O filho responde: “Eu peguei na escola!”. O pai, tentando ensinar ética ao filho diz: “Não pode pegar coisas na escola, deixa que o pai traz da empresa!”. Roubar um lápis da empresa pode?

Iniciamos um novo ano e rapidamente vamos fazer um balanço: vivemos uma pandemia que se repete a cada cem anos aproximadamente, eleições e copa do mundo que acontecem a cada 4 anos e, num piscar de olhos, chegou 2023; junto com ele o momento de retomar a vida “normal” (não vamos aqui entrar no conceito do normal, anormal ou novo normal).

Após todos esses eventos, concluímos que estamos com o pé em uma nova era e é chegado o momento de analisar o que perdemos, o que ganhamos e como estamos entrando nesse novo paradigma e faremos isso pelo tema da ÉTICA. É um terreno perigoso, lamacento, com areia movediça que perpassa por outros conceitos como direitos, deveres e moral. Comecemos pelos conceitos de cada um:

DIREITOS: os temos como seres humanos que somos;

DEVERES: precisamos cumprir dentro de um acordo feito com outrem;

ÉTICA: conjunto de regras a serem seguidas de acordo com a Lei e as normas;

MORAL: conceito formado no interior de cada ser de acordo suas vivências e suas crenças.

Normalmente somos muito criteriosos ao analisar a ética dos outros, como por exemplo: um funcionário público que recebe sem trabalhar, um gari que repousa sobre a vassoura, um político que rouba e esconde dinheiro nas cuecas... Todos são alvo de comentários e julgamentos por parte da comunidade.

No entanto, a questão ética muitas vezes não é vivida na sua integridade pelo que julga a conduta ética dos outros. Colar numa prova, roubar uma ideia e distribuir como se fosse sua, não citar o autor de determinada ideia, projeto, texto ou criação, fazer trabalhos particulares na empresa, são práticas antiéticas que se assiste como se fosse normal. É muito comum acontecer isso, mas não é normal. Está longe de ser normal.

Se não é ético roubar um lápis da escola, também não é na empresa.

Parece banal, mas é no mínimo moral, retomar esses conceitos éticos para entrarmos com o pé direito nessa nova jornada.

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 2 COTIDIANO Pessoas & Empresas EDITORIAL COLUNISTAS Ética, Moral, Direitos e Deveres: Quem é Quem nesse mundo em que Vivemos? O ano bom para investir em você! Por: Magna Regina Coach Empresarial, Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza Contato: (54) 9977-2062 Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 01/2023 Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana
www.jornalceleiro.com.br

Horóscopo Semanal

Áries

Áries, a semana começa com chuva de bênçãos! Mais sociável e gentil, você tende a levar em conta as necessidades dos outros e se dar melhor com as pessoas, sobretudo amigos. Só cautela com o impulso de falar o que pensa na lata pra não azedar o clima. É bem possível que suas ideias inspiradoras tenham o reconhecimento merecido e você consiga alcançar suas ambições profissionais.

Touro

21/04 a 20/05

Se depender dos astros, os dias de luta devem dar lugar a dias de glória já que as finanças prometem ser beneficiadas nesta semana. Há grandes chances de ver os seus esforços na profissão se transformarem em notas de lobo-guará no seu bolso. Fortuna, não devem faltar energia e foco para ir atrás dos recursos e bens materiais que deseja.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Os astros avisam que você tem tudo pra abrir os seus horizontes e se entender numa boa com todos, afinal tende a se jogar em experiências diferentes e novos contatos. Com a energia lá em cima, tudo indica que não vai ficar parada(o) e irá se envolver em várias atividades ao mesmo tempo. chances reais oficiais de transformar sua conta do vermelho para o verde.

Câncer

21/06 a 21/07

Há sinal de transformações ma-ra-vi-lho-sas, principalmente na área financeira. Oxalá! Além de contar com ótimos instintos e talentos criativos, os astros te estimulam a buscar a sua realização profissional. E há chance de ganhar mais dindim, sobretudo se trabalhar sozinha(o), longe de barulho ou nos bastidores. Sua reputação tem tudo pra crescer e fechar uma parceria vantajosa.

21/07 a 22/08

Com o seu jeito sociável e animado marcando presença, você tende a estourar o nível de popularidade. Sinal de ótimos contatos e parcerias. Ttudo indica que o seu lado ousado, corajoso e ativo estará no modo turbo. O resultado? Deve se jogar em novos caminhos e ter boas chances de concretizar seus desejos. Além de mostrar criatividade, seu talento em comandar será recompensado.

Virgem

23/07 a 22/09

Tô vendo aqui que a carreira estará em destaque nesta semana e promete ser uma arraso! É pra glorificar de pé! Os astros deixam o seu bom gosto e olhar exigente no modo on, o que deve beneficiar as suas tarefas e te ajudar a alcançar suas metas. Tudo indica que irá exercer a sua profissão com muuuita energia e praticidade. Mas talvez precise controlar o impulso de criticar.

Libra

23/09 a 22/10

Tudo indica que a semana vai começar com uma maré de sorte chegando e abrindo seus caminhos. Você tende a fazer suas coisas e a defender suas ideias com mais alegria, entusiasmo e energia, sobretudo em reuniões de trabalho. Aproveite pra fazer uma fezinha, já que as chances de ganhar um dinheiro extra são bem boas.

Escorpião

23/10 a 21/11

Previsão maravigold? Temos! E já vou avisando que a semana promete transformações top, inclusive com grana. Você tem tudo pra engordar a carteira com a sua criatividade, desinibição e energia em alta, sobretudo se trabalha de casa ou num negócio familiar. Pique, atitude e versatilidade não devem faltar. E vamos que vamos.

Sagitário

22/11 a 21/12

sua semana e você pode sair cantando aquela música do Jota Quest: “Fácil, extremamente fácil”. Seu poder de comunicação e desinibição estão em alta e você tem tudo pra arrasar em suas relações pessoais e profissionais. Pode mudar e fazer alianças no serviço em dois palitos. Só cautela com o sincericídio, hein! E dá pra melhorar?

Capricórnio

Tudo indica que a semana estará do jeitinho que o seu signo gosta: com profissão e finanças em foco. E vejo aqui que deve começar bem, muito bem. Seu trabalho duro deve render uma graninha a mais, sobretudo se atua na área da estética, beleza, moda ou artes. alerta real oficial: não descuide da saúde e evite passar nervoso, principalmente no emprego, tá?

Aquário

21/01 a 18/02

sua semana promete muuuita coisa legal. Sociável, você tende a criar um ambiente gostosinho e se divertir em suas atividades, tarefas e trabalhos. E como conta com uma vontade incrível pra realizar o que deseja, as chances de sucesso são enooormes. tudo indica que não vão faltar estímulos, versatilidade e ousadia pra colocar suas ideias em ação. Vai que é sua hora de brilhar.

Os assuntos familiares prometem entrar em foco nos próximos dias, bebê. Mas fica sussa pois tudo deve correr bem, muito bem. Logo no início da semana, a energia é positiva e o clima no lar tem tudo pra ser ótimo. Trabalhar em reclusão, longe dos outros ou em casa tende a estimular o seu lado criativo e imaginativo.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES
Leão
22/12 a 20/01 Peixes 19/02 a 19/03
20/03 a 20/04

Ginecologista e Obstetra tira dúvidas sobre Prematuridade e Parto Humanizado

Doutora indica cuidados especiais que as gestantes devem tomar desde a concepção até o período do puerpério.

A gestação é um momento único na vida da mulher e caracteriza-se por ser o período em que uma vida está sendo gerada no ventre da mãe. Apesar da natureza se encarregar deste processo mágico e especial, a fim de assegurar o conforto e o bem-estar do bebê, a gestante necessita de um acompanhamento médico especializado, neste caso, por um obstetra.

Dentre os fatores essenciais que podem garantir uma gestação bem sucedida, está na boa conduta do Pré-Natal. Conforme a Dra. Raphaela Amaranto (CRM-SC 30962 / RQE 20712), Médica Ginecologista e Obstetra, este procedimento é muito importante para o acompanhamento da saúde da mãe e do bebê. O Pré-Natal é feito por fases, de acordo com as semanas de gravidez são realizados alguns exames com o objetivo de chegar com essa gestação saudável e a termo, ou seja, um bebê acima de 37 semanas.

Apesar de ser o sonho de toda a gestante dar à luz após a conclusão das 37 semanas, contudo, existem casos em que as gestações não conseguem chegar neste período ideal, vindo a ter um parto prematuro. Mas, quais são as consequências que podem existir? Como evitar que isso aconteça?

Para responder as questões a respeito da prematuridade, além de outras dúvidas recorrentes envolvendo parto humanizado e parto normal, a Dra. Raphaela Amaranto concedeu entrevista ao Jornal O Celeiro, e tirou as principais dúvidas sobre estes temas, como você confere na entrevista a seguir:

uO que é prematuridade e o que fazer para evitar?

Prematuridade é um parto que vai acontecer antes de 37 semanas de gestação, o ideal é que a partir de 37 semanas o parto possa ocorrer. Hoje, devido a algumas situações, a prematuridade tem aumentado muito, isso a nível Brasil e na região. Uma das principais causas da prematuridade é o pré-natal, que muitas vezes não é bem feito. É importante a gestante manter esse contato próximo com o obste-

tra para ir gerenciando os fatores de risco. Neste sentido, podem ser apontadas várias causas para a prematuridade, como: negligencia por parte da paciente, podendo ser por falta do acompanhamento médico; as infecções, também estão entre as principais causas dos partos prematuros, as quais podem ser diagnosticadas e tratadas; além de outras, como competência istmocervical, questão de trauma e doenças pré-existentes. O parto prematuro também ocorre quando necessita interromper a gestação por uma síndrome hipertensiva, uma preeclampsia grave, ou um diabetes descompensado.

uComo fazer um parto prematuro com segurança?

O médico vai identificando sinais com risco de parto prematuro, como por exemplo, a medida do colo de útero. Uma paciente que já tem um histórico de colo curto, o médico já consegue ir fazendo este monitoramento através do exame de ultrassom. Pacientes que já tiveram infecções de repetição, nos deixa em alerta e vamos acompanhando através de exames, ou seja, de acordo com cada situação o profissional vai tomando atitudes e condutas para que evite chegar no parto prematuro.

uQuais são os procedimentos tomados com o nascimento de um bebê prematuro?

Se você já sabe que o nascimento vai acontecer antes das 37 semanas, o ideal é que a paciente seja assistida numa maternidade de alta complexidade. Uma prematuridade próxima a 37 semanas, o bebê pode nascer bem, mas não temos uma garantia que ele não vá precisar de

uma atenção de alta complexidade.

Prematuridade, é uma questão de conscientização e uma parceria entre a gestante e o obstetra, pois a partir do momento que a gente identifica risco, você pode atuar para que o parto aconteça o mais próximo possível das 37 semanas, quanto mais tempo o bebê estiver intraútero, menor serão os riscos.

Se eu tenho uma paciente com colo curto e está evoluindo para o parto prematuro, eu tenho uma fase que vou promover a maturação pulmonar, neste processo, o médico entra com medicações e se esta paciente não estiver fazendo o acompanhamento médico, não tem como ser feita nenhuma intervenção. uO que significa ter um parto humanizado?

O parto humanizado na verdade se trata de uma assistência humanizada, desde o acolhimento pré-concepcional até o puerpério, que é a fase de transição que a mulher volta ao estágio normal depois do parto. O que consiste num atendimento humanizado, é um atendimento acolhedor, que o médico juntamente com a sua equipe, vai proporcionar segurança a esta paciente. Aí entra o apoio psicológico, a base em literatura, para que possa ofertar este atendimento especial, e o parto, faz parte deste atendimento humanizado.

Às vezes as pessoas têm uma ideia errada de que o parto humanizado é aquele que você vai ganhar o bebê dentro da banheira, e não, você pode ganhar o bebê numa mesa ginecológica e mesmo assim a sua assistência foi humanizada.

No parto humanizado oferecemos um ambiente onde ela vai se sentir segura, confortável, iremos discutir sobre os desejos da mulher, como ela quer que este parto possa acontecer, lembrando que, embora exista um plano de parto, nem sempre aquele planejamento vai ser realizado. O plano de parto deve ser elaborado dentro da realidade, e a gestante sempre tem que ter em mente que as vezes serão necessárias algumas intervenções que não estão presentes naquele plano, ou seja, nem sempre o desejo da paciente pode ser cumprido à risca.

Parto normal e humanizado não podem ser confundidos, pois você pode ter uma cesariana humanizada, a via de nascimento não vai determinar se é humanizado ou não.

uQuais dificuldades do parto normal?

Existe um acompanhamento do trabalho de parto, a mulher pode ter o desejo, e eu respeito muito a vontade da mulher, porém se você acompanha o trabalho de parto e viu que não evoluiu e a partir do momento que começa a gerar risco para a mãe e para o feto, aí temos que entrar com a indicação da cesariana, pois ela também salva vidas. Nós usamos o partograma, que é uma ferramenta para acompanhar o trabalho de parto, a partir do momento que você atravessou a zona vermelha, que é a linha de ação, eu tenho, no meu papel de médica, que tomar uma atitude para poder entregar um bebê vigoroso para a mãe. Não insistimos até o último instante, eu vou até onde a literatura me permite.

uOutra questão importante para finalizar, quando rompe a bolsa, quanto tempo a gestante tem até fazer o parto?

Quando se trata de um bebê prematuro, a gente tenta manter essa gestação pelo menos até 36 semanas. Se é um bebê acima de 37 semanas, a paciente geralmente entra em trabalho de parto em até 8 horas após o rompimento da bolsa, não quer dizer que ao romper a bolsa necessite fazer cesariana, podemos entrar com outros tipos de conduta para nascer de parto normal.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 4 SAÚDE
Dra. Raphaela Amaranto
*Foto: Acervo/O Celeiro

Coocam completa 30 anos de fundação

A Coocam completa três décadas neste dia 21 de janeiro e seu planejamento prevê faturamento recorde em 2023, com previsão de mais de R$ 1 bilhão.

Criar possibilidades, resiliência, desenvolvimento econômico e social... Valores consolidados! Assim a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), vem construindo sua história há 30 anos. Uma trajetória de sucesso, a qual jamais perdeu a essência e os propósitos iniciais – isso tudo está relacionado ao comprometimento da família Coocam, desde a diretoria, sócios, colaboradores e parceiros, além das comunidades nas regiões de atuação. Com a união das pessoas e o trabalho de muitas mãos, a cooperativa atua em prol do coletivo e contribui com o desenvolvimento socioeconômico.

Desde o início o mais importante não foi ser grande, e sim, agregar valor à produção, criando um ambiente de cooperação e segurança econômica para o produtor rural. “Um caminho trilhado com muitas conquistas e desafios, os quais nos orgulha muito. Perceber essa evolução e o crescimento das pessoas que compartilham dos mesmos ideais da Coocam, faz com que nosso orgulho seja ainda maior e nos deixa emocionado porque no dia a dia, construímos uma história muito bonita e sólida.”, comenta João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam.

A Coocam, surgiu a partir do desejo de 48 produtores, que uniram forças para dar início ao projeto, sua fundação ocorreu em 21 de janeiro de 1993. Ao

longo dos anos, ampliou sua área de ação e, com isso, também todo seu sistema de armazenagem, fornecimento de insumos, assistência técnica, produção de sementes e iniciou a industrialização com a Fábrica de Ração. Investiu em transportes e expandiu ainda mais, indo além da região e acompanhando os sócios, a cooperativa chegou no Mato Grosso.

A Coocam funcionou em sede provisória durante um ano, onde estavam instalados apenas os escritórios e não tinha qualquer unidade armazenadora própria, no entanto, sempre contou com a participação de seus sócios para as tomadas de decisões. Os investimentos visam, principalmente, agregar valores aos negócios dos sócios e dar condições de sucesso em suas atividades.

A expansão da Coocam para além da sua cidade de berço – Campos Novos (SC) – ocorreu no ano de 2002, quando inaugurou a primeira filial em Lebon Régis (SC). Em seguida, com a abertura de filiais em Barracão (RS) e Curiti-

banos (SC). No ano de 2014, migrou para o Centro Oeste do Brasil. A Coocam tem idealizações para os próximos anos. “No Mato Grosso, por exemplo, vamos aumentar nossa performance, pois, já estamos consolidados naquela região. A Coocam estuda projetos e investimentos em áreas comerciais/industriais, sempre com os pés no chão e refletindo sobre o desenvolvimento dos sócios e do agronegócio”, compartilha.

Uma marca histórica nos resultados da cooperativa está projetada para este ano de 2023. Vai ser um ano recorde, com projeção de mais de R$ 1 bilhão de faturamento, acréscimo de aproximadamente 40% em relação ao ano de 2022, onde faturou em torno de R$ 650 milhões. “As esco-

lhas, o trabalho, a confiança, a superação, o aprendizado, a dedicação, a cooperação, as parcerias... tudo o que a gente cultiva é determinante para a colheita. Portanto, aqui na Coocam, o crescimento e a evolução são resultados positivos dos esforços coletivos. Plantar e colher essa é a nossa missão”, reforça o presidente.

uNova Marca com Selo Comemorativo

Durante o ano comemorativo das três décadas, a Coocam lança selo de 30 anos. “Selar esse momento é celebrar cada conquista e o crescimento da cooperativa”. O selo de 30 anos vai acompanhar a nova marca, durante todo o ano comemorativo. “Sentimos a necessidade de reformular a logo e, neste momento em que celebramos 30 anos fizemos os ajustes, mantendo a essência e as cores já conhecidas. Ajustamos fontes e renderizando nossa marca, a qual

nossa equipe irá utilizar a partir de agora”, enfatiza Di Domenico.

A marca apresenta conceitos formais, com traços leves e simples, representando de maneira transparente, os valores da Coocam e do cooperativismo. O Selo Comemorativo foi pensado de maneira a representar o elo entre o homem do campo e o agronegócio, mostrando a união e a cooperação das pessoas nestes 30 anos de fundação da Coocam.

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 CAPA
*Fotos e Informações: Colaboração/Coocam A Coocam foi fundada em 21 de janeiro de 1993
“As escolhas, o trabalho, a confiança, a superação, o aprendizado, a dedicação, a cooperação, as parcerias... tudo o que a gente cultiva é determinante para a colheita”.
uJoão Carlos Di Domenico Presidente da Coocam

27º Show Tecnológico terá palestras sobre qualidade do solo, mercado de grãos e para jovens agricultores

A realização de palestras e debates sobre temas relevantes para agricultores e também para famílias é tradição no evento.

O 27 Show Tecnológico Copercampos já está sendo preparado. No evento deste ano, que acontece de 14 a 16 de fevereiro, em Campos Novos/SC, o público visitante terá a oportunidade de trocar experiências e obter conhecimentos sobre temas variados.

No primeiro dia, às 14h, a Copercampos realizará palestra sobre Cenários Econômicos e Mercadológicos – com Leonardo Martini Lima, consultor em Gerenciamento de riscos da Stonex Brasil.

No dia 15 de fevereiro, a programação de palestras é extensa, com foco no manejo do solo para altas produtividades. A primeira palestra acontece às 10h da manhã, sobre “Qualidade do Solo – Manejo do Carbono no solo”, visando sistemas de produção resilientes, produtivos e rentáveis em SPD”, com o Dr. em solos João Carlos de Moares Sá. Às 14h, acontecerá a palestra sobre “Incremento da biodiversidade e práticas de Agricultura regenerativa – Plantas de cobertura, rotação e ativos biológicos no SPD com qualidade”, com o Dr. Ademir Calegari. Após

esta palestra acontece ainda uma conversa e troca de ideias sobre Agricultura Regenerativa – com Diego Aléssio, Mestre em Agronomia pela UPF e produtor rural na Fazenda Banhado Verde, pioneira em SPD em Santa Catarina.

No terceiro dia do evento, acontece às 10h, palestra com Láercio Dalla Vecchia, agricultor e influencer digital sobre “Os sete princípios para uma agricultura sustentável”. Além da palestra, acon-

tece debate sobre “Situações e desafios no manejo da fertilidade do solo”, com Fabiano Paganella, Engenheiro Agrônomo, diretor da Plantec AP, produtor rural e presidente da Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço em Agricultura de Precisão - ABPSAP.

Já às 14h, será realizada palestra com Andréia Junkes Cunha para jovens participantes do Programa Jovens Empreendedores Copercampos – JEC, com o

tema “Os jovens no contexto tecnológico”.

Todas as palestras acontecem no Auditório ao lado da Praça de Negócios.  O evento de 2023 conta com patrocínio das empresas: Stoller, Sicredi, Yara, Agromobility, Syngenta, Bayer, AgroDivel New Holland, Mosaic Fertilizantes, Sicoob, Basf, Unoesc e ICL Group, BRDE e Banco do Brasil; e apoio de: Epagri, Sescoop/SC, Senar, Cidasc e Prefeitura de Campos Novos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 6 AGRONEGÓCIO
*Foto e Informações: ASCOM/Copercampos

É tempo de colheita.

Neste dia 21 de janeiro, a Coocam completa 30 anos de história. Durante todos esses anos, semeamos confiança e, agora, é tempo de colher os resultados dessa trajetória de muito trabalho, cooperação e crescimento. Porque, para nós, essa conquista é de todos: associados, produtores parceiros, fornecedores, colaboradores e comunidade.

E certos de que a nossa cooperativa é terra fértil, estamos felizes em celebrar esse marco apresentando a atualização da nossa marca, redesenhada para fortalecer a comunicação dos nossos valores e a relação com você.

É tempo de colheita - e o início de um novo ciclo de prosperidade.

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 PUBLICIDADE
Conheça a nossa história

ARTIGO

Revisão da Vida Toda aprovada pelo STF

O Supremo Tribunal Federal encerrou o julgamento da revisão da vida toda das aposentadorias junto ao INSS. Diante do que foi decidido, esta revisão pode ser requerida por pessoas que foram aposentadas, tendo iniciado o recebimento de seus benefícios entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 (data anterior à recente Reforma da Previdência).

Acontece que para ter direito a esta revisão é necessário requerê-la em até dez anos, contados a partir do mês seguinte ao pagamento da aposentadoria.

A celeuma se dá em decorrência do fato de em 1999 ter havido uma Reforma da Previdência com mudança em cálculos dos benefícios previdenciários, aonde ficou definido que as contribuições ao INSS anteriores ao Plano Real seriam desconsideradas no cálculo. No ano de 1994 a moeda vigente no País era o cruzeiro real.

Certamente quem irá se beneficiar são àqueles que possuem poucos recolhimentos depois de 1994, àqueles que rececebiam altas remunerações anteriormente à 1994 e aqueles com

baixos salários/contribuições após o ano de 1994.

Para obter esta revisão se deve propor o pedido de forma individualizada. A ação judicial poderá assegurar que a pessoa ganhadora obtenha tanto a revisão na sua aposentadoria, como receba os últimos cinco anos de atrasados, com as devidas atualizações.

Todavia, importante tomar as cautelas necessárias para não cair em golpes, pois o INSS não telefona, manda e-mail, mensagens via WhatsApp sobre este assunto da revisão da vida toda.

Estas são as precauções do Instituto Nacional do Seguro Social: uNão passe seus dados pessoais, como CPF, telefone, endereço ou número do benefício; uNão envie foto de documentos ou fotos pessoais; uNunca compartilhe sua senha de acesso ao gov.br; uNão realize depósitos, pagamentos ou transferências. Os serviços prestados pelo INSS são todos gratuitos; uCaso suspeite de golpe, bloqueie o contato e faça um boletim de ocorrência.

Finalmente, recomenda-se que as pessoas que tenham tal direito procurem o quanto antes as vias necessárias para efetivação da revisão, posto que, conforme descrito antes, passados o prazo de dez anos inviabilizará a concretização deste direito.

Por: Escrito por: Pâmela Berlanda Assessora Jurídica Previdenciária e Dra. Liana Ramos, Advogada Previdenciarista (OAB 31.546)

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 8 PUBLICAÇÕES
*Com informações: https://www.gov.br e https://economia.uol.com.br

Estudo e Disciplina: Atleta Camponovense começa a ganhar destaque no Fisiculturismo

De uma infância humilde e uma adolescência trabalhando como servente de pedreiro, até subir num dos palcos mais importantes do fisiculturismo do Brasil. Em suma, esta foi a saga do jovem atleta José Eduardo Roque Teixeira, que hoje, aos 22 anos, se dedica ao esporte, prega disciplina e tem como missão servir de inspiração às pessoas que têm um sonho e que desejam realizá-lo.

Alguns gatilhos levaram José Eduardo a aderir ao esporte. Segundo ele, por ser um moleque franzino, admirava o porte atlético de algumas pessoas do seu convívio social, aliado a isso, quando começou a trabalhar na construção civil, o serviço pedia mais vigor e disposição, foi aí que aos 15 anos, decidiu começar a academia.

Para a sua rotina de treinos, José conta que sempre foi autodidata, estudava sozinho e aplicava no seu dia a dia. Quando entrou para a musculação, pesava 55 quilos e com seis meses de treinamento foi para 87 Kg. Dos 17 para 18 anos já estava com 97 quilos, o processo de ganho de massa estava sendo feito de forma errada, e ao invés de conseguir um corpo definido, ganhou um problema com o sobrepeso.

“Chegava em casa e ia pesquisar, virava a madrugada, assistia vídeos no YouTube sobre alimentação e treino, pegava o conteúdo de um atleta, de outro e aplicava em mim. E sem me dar conta comecei a engordar, até que um dia na academia um colega de treino me alertou, e me disse que eu estava no caminho para ficar obeso”, contou.

Após esse choque de realidade, o

jovem começou a focar mais em pesquisas de profissionais da área, livros e estudos aprofundados que explicavam o processo correto de treino e alimentação. “A academia me fez ter disciplina, organizar bem o meu dia, ter horário para acordar, se alimentar na hora certa, treinar, tomar a quantidade de água necessária durante o dia, fazendo tudo isso certinho, você leva a disciplina para outras áreas da tua vida”, ressaltou.

A avó e a sua mãe foram as grandes incentivadoras no início do processo. Depois conheceu Rodrigo, que lhe auxiliou nos treinamentos e Cesar Vezaro, que lhe instruiu na parte de alimentação. Com estas parcerias José esteve por três vezes prestes a competir no Campeonato Júnior da IFBB Brasil (Federação de Fisiculturismo do Brasil), porém, nas três ocasiões, acabou ficando doente às vésperas das competições e consequentemente fora das disputas.

No ano passado, contudo, no

mês de outubro, foi pego de surpresa com um convite para participar de uma grande competição em dezembro. Eram poucos dias para a preparação, mas mesmo assim, encarando como um grande teste, José aceitou o desafio. Com o auxílio de seus companheiros na rotina de treinos e com o apoio de patrocinadores, José Eduardo foi até Balneário Camboriú estrear em competições oficiais. A premiação não veio, mas serviu de aprendizado e combustível para o próximo objetivo a ser alcançado.

José tem como meta agora competir no Campeonato Júnior da IFBB até 23 anos, que acontecerá no dia 19 de maio, também em Balneário Camboriú. Como faz aniversário no dia 27 do mesmo mês, essa é a última oportunidade que tem para estar na competição e quem sabe garantir um lugar no pódio.

“Apesar de estar focado em meus treinos e na próxima competição, meu objetivo maior é servir de inspiração para

as outras pessoas. Você precisa encontrar uma válvula de escape, algo que faça bem para você. Hoje vejo muito jovem mergulhado em depressão, se afundado no mundo das drogas, e a musculação é algo capaz de fazer as pessoas se sentirem melhor, todos os problemas, todas as raivas que você passa, você vem aqui e desconta na musculação. Se a pessoa se envolve em alguma coisa saudável, deixa de fazer muita coisa errada. Se eu não tivesse achado isso, não estaria no caminho certo. O Esporte mudou a minha vida”, afirmou.

Além da rotina diária de uma hora de treino, José Eduardo acorda às 5 horas da manhã e vai trabalhar como instrutor na academia. Ele cursa Educação Física e pretende seguir conciliando as atividades no fisiculturismo com o ramo de Personal Trainer, afinal, segundo ele, existe muitas pessoas nesta área de atuação, e para ser um destaque é necessário fazer algo que ninguém faça.

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 ESPORTE
José Eduardo, 22 anos, se prepara para competir no Campeonato Júnior da IFBB Brasil. *Fotos: DivulgaçãoArquivo Pessoal

AMA - Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - SC EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2023

A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA, inscrita no CNPJ sob o nº 11.408.672/0001-57, com sede na Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC, CEP: 89.620-000 leva ao conhecimento dos interessados que se encontra aberto edital de seleção para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO BLOCO CLÍNICO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTA DE CAMPOS NOVOS – AMA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO BÁSICO

O edital será regido pela Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Forma de Julgamento: Menor preço Global. Data de Entrega dos Envelopes: Até às 14 horas do dia 28 de feveiro de 2023, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA.

Data de Abertura dos Envelopes: 14h15min do dia 28 de fevereiro de 2023, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA. Telefone para informações: (49) 3541- 0322 . E-mail para pedidos de esclarecimentos: ama.camposnovos@hotmail.com

Área Responsável: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA

Área Requisitante: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA.

1. DO OBJETO: O presente edital como objetivo a seleção para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO BLOCO CLÍNICO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTA DE CAMPOS NOVOS – AMA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO BÁSICO.

2. DO VALOR GLOBAL MÁXIMO E DA FORMA DE JULGAMENTO: 2.1. O valor global máximo para a licitação é de R$ 1.028.309,11 (um milhão, vinte e oito mil trezentos e nove reais e onze centavos). 2.2. O julgamento, para estabelecer a proposta mais vantajosa para a AMA, se dará através do menor preço global.

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO: 3.1. Poderão participar da seleção pessoas jurídicas que se enquadrem no ramo de atividade do objeto do edital a ser contratado e que atendam aos requisitos de qualificação exigidos no edital.

4. DA ENTREGA DOS ENVELOPES DE DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA DE PREÇOS: 4.1. Os licitantes deverão apresentar 02 (dois) envelopes fechados de forma a não permitir sua violação, até a data e hora estipuladas para a abertura. O primeiro deverá conter os documentos de habilitação e o segundo a proposta de preços. Os envelopes da empresa participante deverão ser devidamente identificados, conforme segue: ENVELOPE Nº. 01- HABILITAÇÃO

Razão Social e CNPJ da Empresa Telefone e Endereço Edital de Seleção nº 01/2023 - AMA

ENVELOPE Nº. 02- PROPOSTA

Razão Social e CNPJ da Empresa Telefone e Endereço Edital de Seleção nº 01/2023 - AMA

4.2.Os envelopes deverão ser entregues lacrados, na sede da AMA localizada na Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC, CEP: 89.620-000 até as 14 horas do dia 28 de fevereiro de 2023 e serão abertos às 14h15min do mesmo dia.

5. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (ENVELOPE Nº 01): 5.1. Para a habilitação, os licitantes deverão apresentar os seguintes documentos: 5.1.1. Documentação de Habilitação Jurídica: a. Registro civil (no caso de sociedade simples, acompanhada de prova da eleição da atual Diretoria), ato constitutivo, estatuto ou contrato social, em vigor (devidamente registrados no Registro Público de Empresas Mercantis, no caso de empresa individual e sociedades empresariais e, em se tratando de sociedades por ações, acompanhadas de documentos que comprovem a eleição de seus administradores); 5.1.2. Documentação de Regularidade Fiscal e Trabalhista: a. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ/ MF; b.Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União; c. Certidão Negativa de Débitos Estadual - do domicílio ou sede da Proponente; d. Certidão Negativa de Débitos Municipal - do domicílio ou sede da Proponente; e. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); f. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. 5.1.3. Documentação de qualificação econômico financeira: 5.1.3.1. Considerando a implantação do sistema E-PROC no Poder Judiciário de Santa Catarina, a partir de 1º/4/2019, as certidões dos modelos "Cível" e "Falência, Concordata e Recuperação Judicial" deverão ser emitidas pelos dois sistemas disponíveis – tanto pelo sistema E-SAJ, quanto pelo sistema E-PROC, caso contrário não terão validade. 5.1.3.2. Logo, os licitantes deverão apresentar: a) Certidão Negativa de Pedido de Falência ou Concordata, expedida pelo distribuidor da sede da Proponente, emitida pelo sistema "E-SAJ", com data não superior a 60 (sessenta) dias da data limite para entrega das propostas da presente licitação; b) Certidão Negativa de Pedido de Falência ou Concordata, expedida pelo distribuidor da sede da Proponente, emitida pelo sistema "E-PROC", com data não superior a 60 (sessenta) dias da data limite para entrega das propostas da presente licitação; Obs.: Caso na certidão conste qualquer ação judicial distribuída, deverão ser apresentados os comprovantes de quitação. 5.1.3.3. Apresentar contrato social com capital social de no mínimo 10% do valor orçado para a obra. 5.1.3.4. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma de lei, com Termo de Abertura e Encerramento e devidamente autenticado na Junta Comercial da sede da empresa, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios. 5.1.3.5. A licitante deverá apresentar planilha com o CÁLCULO demonstrativo da boa situação financeira da licitante, assinado pelo contador da empresa através da apuração das demonstrações contábeis do último exercício, através das seguintes fórmulas:

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em nome do responsável técnico que responderá pela execução da Obra; 5.1.4.3. Comprovante de vínculo do responsável técnico indicado no subitem “5.1.4.2” com a empresa licitante, por meio da apresentação de um dos seguintes documentos: a) Cópia autenticada da carteira de trabalho; b) Contrato de prestação de serviços; c) "ficha ou livro de registro de empregado"; d) Contrato social, nos casos em que o profissional seja sócio da empresa. 5.1.4.4. Atestado de capacidade técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente registrado na Entidade Profissional competente (CREA ou CAU), acompanhado da respectiva Certidão de Acervo Técnico (CAT), com registro, comprovando que a empresa licitante executou serviços compatíveis/semelhantes aos que estão sendo licitados, compreendendo a execução de no mínimo o quantitativo abaixo, referente aos itens:

ITEM DESCRIÇÃO

Quantitativo

01 Execução de estruturas de concreto armado 4,72 m³

02 Drenagem Pluvial 93 m

5.1.5. Documentação Complementar: a. Declaração de que a empresa não emprega menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre nem menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, conforme disposto no inciso XXXIII, do art. 7º da Constituição Federal, emitida pela Delegacia Regional do Trabalho ou pela própria empresa participante b. Declaração de Visita, atestando que a empresa vistoriou e conheceu o local da obra, em especial, para identificar o acesso ao local, às instalações já existentes e as condições do local não se admitindo, posteriormente, a alegação de desconhecimento de particularidades locais. c. Declaração de Concordância com os Termos do Edital e seus Anexos; (Modelo do Anexo IV). 5.2. Para os documentos de regularidade fiscal que não apresentarem prazo de validade, considerar-se-á 90 (noventa) dias a partir da data de emissão. 5.3. A documentação de habilitação deverá ser apresentada, preferencialmente, de forma sequencial com páginas numeradas. Serão aceitos documentos com a mesma razão social, porém CNPJ e endereço diverso quando os mesmos tiverem validade para todas as filiais e matriz.

6. DA PROPOSTA DE PREÇOS (ENVELOPE Nº 02): 6.1. A proposta deverá ser entregue impressa em uma via, sem entrelinhas, emendas, rasuras ou borrões que afetem a idoneidade da proposta em si, assinada, rubricada em todas as folhas pelo representante legal, contendo as seguintes informações: a. Razão social e CNPJ da empresa, nome do responsável pela proposta, telefone e e-mail para contato; b. Planilha de custos com os quantitativos e valores unitários e totais em reais (R$), com duas casas decimais após a vírgula, incluindo toda e qualquer despesa que incida sobre o objeto; c. Planilha contendo o cronograma físico - financeiro; d. O prazo de início da execução da obra de até 05 (cinco) dias úteis após assinatura da Ordem de Serviço e para a conclusão da obra que não poderá ser superior a 12 (doze) meses a partir da autorização para início da Obra; e. Informar na proposta o número da Agência Bancária e Conta Corrente da empresa; 6.1.1. Na omissão dos prazos de execução total, de início de execução e de validade da proposta, serão considerados os constantes do edital; 6.2. As empresas deverão apresentar anexada a proposta, a planilha de BDI - benefícios e Despesas Indiretas – com valores discriminados e encargos sociais, conforme modelo em anexo. 6.3. Não serão consideradas as propostas apresentadas após a data e horário aprazados; 6.4. As propostas serão irretratáveis e irrenunciáveis, na forma da lei; 6.5. Cada empresa poderá apresentar apenas uma proposta de preços e deverá respeitar o PREÇO MÁXIMO estabelecido para cada item conforme planilha orçamentária; 7. DA SESSÃO DE ABERTURA DOS ENVELOPES: 7.1. A Sessão de abertura dos envelopes contendo “Documentação” (envelope nº 01) dar-se-á no horário definido no preâmbulo deste edital, na sede da AMA localizada à Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC. 7.2. Estando presentes os prepostos de todas as empresas na abertura do envelope Documentação (envelope nº 01) e concordando com o resultado de seu julgamento, a abertura dos envelopes das Propostas de Preços (envelope nº 02) será realizada no mesmo dia. 7.2.1. Não ocorrendo a hipótese prevista neste subitem, a abertura dos envelopes das propostas de preços será efetuada em dia e horário a serem definidos pela Comissão de Seleção, com notificação aos interessados. 7.3. Das sessões de abertura dos envelopes será lavrada ata contendo a síntese do ocorrido, que será assinada pela Comissão de Seleção e pelos prepostos dos licitantes.

8. DO JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO E DAS PROPOSTAS DE PREÇOS: 8.1. O julgamento da habilitação e das propostas de preços, bem como a classificação final, caberá à Comissão de Seleção designada para este fim. 8.2. Os licitantes cuja documentação não atender às exigências deste Edital serão inabilitados bem como serão desclassificadas as propostas de preços que não mantiverem conformidade com os requisitos do Edital, que apresentarem preço excessivo ou manifestamente inexequível; 8.2.1. Para fins de julgamento das propostas de preços, serão desclassificadas as propostas: 8.2.1.1. Com preço global excessivo, assim consideradas aquelas com valor global acima do valor máximo definido no subitem 2.1.; 8.2.1.2. Com preço inexequível, assim consideradas aquelas com valor inferior a 70% do valor do subitem 2.1.; 8.3. Havendo empate no preço global entre duas ou mais propostas, a classificação será decidida por sorteio, em ato público; 8.4. Será declarada vencedora a empresa que, satisfeitas as condições de habilitação, apresentar o menor preço global, sendo desconsiderados eventuais equívocos de cálculo das planilhas, prevalecendo o valor global; 8.5. No caso da empresa vencedora decair do direito de executar o objeto, a AMA poderá convocar os demais participantes, na ordem de classificação, para contratar, em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo ex-vencedor.

9. DO CONTRATO: 9.1. A empresa vencedora será convocada para assinar o contrato, conforme minuta do Anexo I; 9.2. O contratado será obrigado a substituir/refazer, às suas expensas, no todo ou em parte, os serviços ou materiais que não estiverem em conformidade com as especificações constantes do contrato ou ainda, que estiverem com defeitos ou imperfeições; 9.2.1. Na hipótese do contratado não efetivar a substituição dos serviços, materiais e equipamentos, o contrato poderá ser rescindido e a empresa responderá pelos danos causados; 9.3. Os preços dos serviços a executar não serão reajustados; 9.4. O pagamento pela execução dos serviços será efetuado pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos com recursos provenientes do contrato de repasse entre ambas as partes (AMA e Empresa constratada). 9.5. O início dos serviços deverá ocorrer após autorização expressa da AMA por meio da assinatura da Ordem de Serviços e mediante emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica em nome do responsável técnico; 9.6. O descumprimento ou inadimplemento do contrato ensejará na responsabilização civil da empresa, aplicando-se o disposto no Código Civil.

10. DO PAGAMENTO: 10.1. O pagamento será efetuado conforme a execução dos serviços, de acordo com o Cronograma e no valor correspondente ao somatório das etapas dos itens efetivamente executados e concluídos, segundo as aferições efetuadas pelo engenheiro fiscal da obra por meio de Laudo de Medição; 10.2. Após a emissão de Laudo de Medição, a empresa executora deverá encaminhar a nota fiscal no valor correspondente; 10.3. Os pagamentos serão efetuados por meio de depósito bancário em favor da empresa executora; 10.4. Não haverá pagamento antecipado.

e.1) Será inabilitada a empresa proponente que não obtiver os seguintes desempenhos:

5.1.4. Documentação de Qualificação Técnica: 5.1.4.1. Certidão de registro de pessoa jurídica no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) em nome da licitante, com validade na data de recebimento dos documentos de habilitação e proposta de preço, com habilitação para execução de obras civis, emitida pelo respectivo conselho da jurisdição da sede da empresa licitante; 5.1.4.2.Certidão de Registro de Pessoa Física -Engenheiro Civil ou Arquiteto - no

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 11.1. Caberá recurso em relação às decisões proferidas pela Comissão de Seleção, no prazo de 05 (cinco) dias úteis após divulgação da decisão. 11.2. Os recursos interpostos serão respondidos pela Comissão de Seleção. 11.3. Após e emissão da Ordem de Serviço, a empresa vencedora deverá afixar no local da obra Placa da Obra conforme orientações constantes no Projeto Básico. 11.4. O edital e seus anexos serão disponibilizados no endereço eletrônico facebook.com/amacamposnovossc; instagranamacamposnovos (instagran, face na sede da AMA , jornal O Celeiro, paginas da AMPLASC, etc). 11.5. Informações e/ou esclarecimentos acerca do edital poderão ser solicitadas até 03 (três) dias antes da entrega dos envelopes. 11.6. Constitui anexo do presente edital, dele fazendo parte integrante: a.Anexo 01 – Minuta de Contrato; b. Anexo 02 – Declaração de Menor; c. Anexo 03- Projeto Básico d. Anexo 04 – Declaração de Concordância ao Edital e Anexos.

OS ANEXOS PODEM SER ACESSADOS: NO FACEBOOK: AMAcamposnovossc e no INSTAGRAM: amacamposnovos Campos Novos, 19 de janeiro de 2023.

Sirley Aparecida da Silva Debastiani Presidente AMA

19 de Janeiro de 2023 10 PUBLICAÇÕES
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira,

Prefeita Milena inicia o ano acompanhando as obras no município

Desde os primeiros dias de janeiro, o trabalho está sendo realizado nas estradas vicinais.

O ano acabou de começar e as obras já estão acontecendo em Vargem. Para conferir tudo de perto, a prefeita Milena Lopes percorreu diversos quilômetros nas comunidades Marudin e Toldo, onde constatou a excelência do trabalho de melhorias nas estradas vicinais. Milena ainda conversou com diversos moradores da região e produtores rurais que confirmaram que as obras trarão muitos benefícios para quem transita pela localidade. O serviço dará mais mobilidade e acessibilidade às comunidades.

A manutenção e melhoramento são frutos de investimentos próprios da Administração Municipal e de recursos

oriundos de emendas parlamentares. As obras da comunidade Marudin foram feitas por uma empresa terceirizada através de emenda da Deputada Carmen Zanoto, e as do Toldo foram executadas pela Secretaria Municipal de Obras. A prefeita está muito satisfeita com tudo que tem re-

alizado para melhorar a vida das pessoas. Para o ano de 2023, o planejamento inclui mais obras, serviços e o melhoramento constante da infraestrutura da cidade e do interior de Vargem. Milena se comprometeu mais uma vez em fazer desse ano, um período de muitas realiza-

Assinada ordem de serviço do novo ginásio

A prefeita de Vargem, Milena Lopes, anunciou no início deste mês de janeiro, a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo Ginásio de Esportes do município. O investimento para a implantação no novo espaço esportivo será no montante de R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais),

por meio de transferência especial do Governo do Estado com contrapartida do município.

O prazo para a execução dos serviços será de 150 (cento e cinquenta) dias, contados a partir da data da emissão da ordem de serviço. A empresa vencedora da licitação foi PI Engenharia e Constru-

ções Ltda, da cidade de Dona Emma-SC. O ginásio de esportes será construído na Rua Paulo Sérgio Maziero, no centro de Vargem. "É uma alegria assinar mais esta obra, tivemos uma luta grande em encontrar maneiras de melhorar ainda mais a estrutura do nosso esporte. Quero lembrar que o ginásio atual foi danificado

ções e de muito trabalho. “É maravilhoso vir até as comunidades e perceber que o trabalho está dando resultados. Estar ao lado da comunidade e ouvir as pessoas é gratificante, principalmente quando sabemos que nossas ações vêm ao encontro do desejo deles”.

consideravelmente pelas chuvas e tinha uma estrutura já comprometida, hoje assinamos essa ordem para dar mais qualidade de vida e oferecer mais formas de incentivar a prática esportiva aos munícipes. Hoje além das escolinhas e da capoeira, desenvolvemos vários projetos e estamos empenhados em melhorar ainda mais".

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 REGIÃO
VARGEM
*Fotos e Informações:ASCOM/PMV
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023 12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.