1757

Page 1

1 Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 04 Pág. 05 Pág. 11 Págs. 06 e 07 Câmara de Vereadores entrega "Comenda do Esporte Camponovense". EMPRESARIAL Marcos Giovani da Silva é reeleito Presidente da CDL. Agentes de Endemias alertam para o risco de Dengue no município. MICHUIM da Coocam reúne mais de 1000 pessoas. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1756s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Págs. 08 e 09 SAÚDE COMUNIDADE AGRONEGÓCIO

EDItORIal

Habemus Copa!

Há 32 anos uma voz assumiu o protagonismo nos jogos da Seleção Brasileira na Copa, narrou o apoteótico Tetra em 1994 e o irrefutável Penta em 2022. Galvão Bueno, de longe, é, e será por anos, o principal nome da narração esportiva desta geração, um revolucionário, um vendedor de emoções e uma verdadeira usina de bordões. O seu posto no Olimpo, figurando entre os maio res da profissão, está reservado, ninguém tira dele, todavia as coisas mudam e o tempo passa para todo mundo.

Em 2022, na sua décima Copa do Mundo (já havia transmitido um jogo da seleção em 1986), a Globo, detentora dos direitos de transmissão do Mundial, abriu mão da exclusividade, e Galvão Bueno ganhou uma concor rência de peso (sem trocadilhos, não à gordofobia), o YouTube concedeu ao streamer Casimiro Miguel a condição de transmitir os jogos da nossa seleção. Provavelmente a geração de 80 para trás nem ao menos o conheça, mas Casimiro reúne uma legião de fãs na Internet, impera em várias platafor mas digitais e é o nome da vez no Streaming. De bandeja, a Globo permitiu que um fenômeno da Internet se agigantasse ainda mais e quebrasse barreiras na história da comunicação brasileira.

Parafraseando o técnico Renê Simões, a Globo indiretamente “criou um monstro”.

A Rede Globo até obteve os maiores índices de audiência do ano com as transmissões dos primeiros dois jogos da seleção na Copa, apesar disso, os números da Cazé TV na plataforma do Google, mostram que o torcedor brasileiro estava sedento por uma segunda opção, não à toa foram registrados 4,85 milhões de espectadores simultâneos no Youtube na partida entre Brasil e Suíça.

Mas qual seria o motivo para uma demandada do público da TV para a Internet? Assistir os jogos da seleção é sinônimo de reunir a família e amigos em frente à TV! Ou não é mais?! Galvão está se aventurando na Internet, fir mou contrato milionário com o TikTok, tem seu podcast no Youtube, e que tal trazer o Casimiro para a televisão?

Casimiro é espontâneo, autêntico e engraçado, não força a barra, não é adepto da lacração, não mistura futebol com política, e este perfil não se vê e nem se adequaria às diretrizes da emissora carioca. TV aberta ou a sua inde pendência? Esse é o dilema para Casimiro resolver!

Enquanto isso, Galvão vai se aproximando do fim do seu reinado na Globo, já sem o mesmo prestígio da opinião pública, um reflexo natural do desgaste de mais de 30 anos como a voz da seleção. Luiz Roberto deve ser o substituto imediato, dificilmente veremos um Casimiro em seu lugar, mas isso é um ótimo presságio, afinal teremos uma segunda opinião e uma nova fórmula de transmitir os jogos do Brasil, como está ocorrendo agora no Catar, mesmo

cOlunistas

Empresarial

A implementação do BPO Financeiro é voltada especialmente para quem atua como gestor multita refa, bastante comum nas pequenas e médias empresas, no qual o próprio empreendedor é responsável por di versas áreas da operação. Ele é a pes soa que cuida tanto do produto ou serviços prestados, quanto das ven das, gestão, seleção e contratação de equipe, além do relacionamento com os clientes e fornecedores, tudo isso, ainda cuidando do financeiro.

Neste contexto, o BPO fi nanceiro tem sido uma importante ferramenta para empresas que não possuem volume de transações que justifiquem a contratação de um co laborador exclusivo para desempe nhar essas tarefas, por exemplo. As soluções têm como objetivo trabalhar com o presente e o futuro das movi mentações de caixa, trazendo para o gestor uma visão completa do seu ne gócio, emponderando-o de mais se gurança na tomada de decisões, com informações rápidas e precisas.

Além disso, outra utilização

na qual o serviço tem grande procu ra no mercado é para sanar uma das principais dores de muitas empresas: falta de tempo para executar o regis tro e o controle das movimentações financeiras. Toda burocracia acaba exigindo muito do empresário, já que erros no fluxo de caixa podem trazer prejuízos, inseguranças e preocupa ções.

A verdade é que existem muitas dúvidas a serem ainda escla recidas sobre essa atividade. Em con trapartida, os profissionais que atuam nesse ramo, têm contribuído muito para mudar este cenário, mostrando a importância da adoção de tal prática à operação. Não é simples empreender, mas o gestor não precisa fazer tudo sozinho, é imprescindível delegar ta refas, principalmente as operacionais e focar suas energias na estratégia da sua empresa. Com as informações gerenciais fidedignas as chances de sucesso são ampliadas. O BPO finan ceiro alia tecnologia atual e serviço qualificado, o trabalho é realizado com automação e processos estrutu rados voltado para atender a deman da individual de cada empresa.

Estamos na reta final do ano de 2022 e iniciando o ano de 2023, com isso, tratar da parte financeira e deixar ela organizada, facilita para uma boa gestão e um crescimento consciente do seu negócio.

Por: Por: Douglas Rayzer Contador RB Contabilidade Contato: (49) 99907.8738

Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. 2 COTIDIANO
www.jornalceleiro.com.br
Era do BPO Financeiro e sua importância para as empresas
Evoluir
Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 12/2022 OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal
Redação: redacaooceleiro@gmail.com
Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana
sem a Globo, Habemus Copa!
Contatos:
Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com
3 Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

Marcos Giovani da Silva é reeleito Presidente da CDL

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), de Campos Novos, realizou na última semana, a sua Assembleia Geral Ordinária para a eleição da nova Diretoria da Entidade, Gestão (2023/2024).

O evento foi realizado na Asso ciação Atlética da Copercampos e contou com a presença de autoridades e associa dos da entidade, na oportunidade tam bém foi realizada a confraternização de final de ano.

Durante o evento foram apresen tadas as ações do último ano, como os Sá bados ‘D’, programas e projetos especiais como ‘Liquida CDL’ e o Show ‘ABBA Co ver’. Devido ao sucesso deste último, a en tidade já anunciou um novo show para dia

Para eleição foi escrita somente uma chapa, onde, Marcos Giovani da Sil va foi reeleito presidente da CDL. Após a eleição foi servido um jantar de confrater nização para associados, diretores e convi dados.

“Gostaria de agradecer toda a nossa diretoria, principalmente os que me acompanharam nestes últimos dois anos. Dizer aos sócios que agradecemos a con fiança por nos dar mais esta oportunidade de ficarmos por mais dois anos à frente da entidade. Hoje apresentamos uma nova responsabilidade e desafios para de rein ventar. Estamos em um momento con turbado no país, momento de transição, mas sabemos que temos uma diretoria empenhada. Temos um comércio muito

forte, daremos continuidade aos projetos de sucesso como os 'Jogos de Integração Lojista', Sábados 'D', e anunciamos hoje o show do próximo ano. É um prazer ofere cer essas oportunidades, isso nos fortale ce", comentou.

O Presidente ressaltou ainda que as compras do Natal devem aumentar, mas os números não devem mudar muito relativo ao ano anterior. Perguntado sobre demandas principais, Marcos comentou que hoje o principal problema e reinvin dicação é o Estacionamento Rotativo, e isso é algo que necessita ser discutido e amadurecido. "Recebemos uma cobrança dos lojistas nesse sentido, mas um projeto como esse precisa de gestão, fiscalização e nesse último quesito precisaria de uma Guarda Municipal, pois a Polícia não teria suporte de atender. Temos ciência de tudo

o que é necessário e precisamos de algo que venha em encontro. A qualificação no comércio também é uma necessidade, no vos produtos, pessoas e serviços".

Diretoria CDL

• Presidente: Marcos Giova ni da Silva; Vice Presidente: Sidreana da Silva; Diretor financeiro: Altair José Granzotto; Diretora Secretária: Ro sângela Susin Simon; Diretor de SPC: Reginaldo Del Castanhel; Diretora Co mercial: Marta Becki Biolchi; Diretor de Comunicação: Jakson Roberto Jaco mel; Diretor de Esportes: Luiz Antonio Bernardi; Diretor de Aperfeiçoamento: Prof.: Jorge Ney Baldissera; Diretor de Agronegócios: Ronaldo Vanz Duarte; Conselho Fiscal: Adriano Kemer, Julia no Visoná e José Valdomiro Pinheiro.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. 4 EMPRESARIAL
Evento aconteceu na última semana com a presença de autoridades e associados. 15 de abril de 2023 com a Banda Beatles Cover e Cover Elvis Presley.
Celeiro
*Foto: Wilhiam Peretti/O

Agentes de Endemias alertam para o risco de Dengue no município

Profissionais da saúde intensificam os trabalhos de fiscalização e cons cientização neste período do ano.

A chegada do calor liga o aler ta para a aparição de um grande vilão da comunidade: o mosquito Aedes aegypti. Conhecido como mosquito da dengue, o inseto também é transmissor de outras doenças, como a da febre amarela urbana, Zika e a Chikungunya, por isso, nesta épo ca do ano, todo cuidado é pouco com este tipo de pernilongo.

Com a finalidade de combater os focos do mosquito, a Secretaria de Saúde de Campos Novos, por meio das Agen tes de Endemias, está promovendo uma grande mobilização no município, com o intuito de orientar, fiscalizar e incentivar a população a contribuir com atitudes que previnam novos focos do mosquito e os impeçam de fazer novos criadouros.

De acordo com a Agente de En demia, Denise Frigeri, em Campos Novos o trabalho a campo ocorre ao longo de todo o ano, sendo que até o momento, já foram identificados 87 focos. São 113 ar madilhas espalhadas no município todo, que a cada sete dias são monitoradas, e mais 56 pontos estratégicos que são distri buídos em locais específicos, como borra charias, cemitérios e floriculturas.

“Atualmente contamos com uma equipe de cinco agentes, que monitoram um município com mais de 30 mil habi tantes, por isso é importante o apoio da população. Pedimos que olhem diaria mente no entorno das suas residências, eliminem todos os potenciais criadouros, procurem se desfazer de coisas inúteis, fa zendo isso, você estará colaborando para eliminar focos e criadouros do mosquito”, afirmou Denise.

Em novembro, a exemplo do mês de março, acontece o LIRAa (Levan tamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), uma força tarefa de inspeções e monitoramentos realizados nos quartei rões da cidade. E em alusão ao Dia Na cional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, comemorado no último dia 19 deste mês, foram realizados trabalhos de divulgação e conscientização nas ruas da cidade, a fim de reforçar os cuidados com

o risco da dengue com a chegada do ve rão.

Conforme a Agente de Endemia, Nádia Mariano, foi detectado nos últimos anos um aumento nos focos do mosqui to, este ano, porém, foi identificada uma queda até o momento, muito em circuns tância do trabalho de conscientização e fiscalização.

“Acredito que as pessoas estão começando a se monitorar, tomando consciência. Estamos sempre vistoriando comércios, como borracharia e floricultu ra. Antigamente o mosquito preferia água limpa, hoje em dia não tem mais isso, ele gosta de água parada, até em óleo diesel já encontramos focos. Como o município está infestado, cada um pode fazer a sua parte, inclusive denunciando casos de ne gligência por meio do Agiliza, a identida de do denunciante é preservada”, orientou Nádia.

Ainda segundo as agentes, no início deste ano o município teve quatro moradores suspeitos de dengue, três deles descartados, e um foi confirmado, porém se tratava de um caso importado, ou seja, contraído em outro município.

“Os sintomas são bem pare cidos com a da gripe, com dor de cabeça, dor na região dos olhos, dor nas articulações, febre aguda, o que pode confundir um pouco com os sintomas de gripe ou do próprio Covid. As pessoas que sentirem estes sintomas devem procurar um Posto de Saúde e, caso o médico avalie que seja ne

cessário, é realizada a coleta para análise por meio de exames”, explicou Denise.

A coordenação regional da saú de também teme que os casos fujam do controle, pois diversos municípios da re gião já tiveram casos positivos, e o nível de infestação na região pode aumentar exponencialmente.

“Como as pessoas transitam nes tas cidades, o temor fica maior porque o mosquito pega carona, podendo vir um mosquito infectado para cá, como uma pessoa daqui pode viajar, ser picado, re tornar e um mosquito daqui o picar e se tornar infectado. A partir disso, toda a pessoa que este mosquito picar, vai in fectar, além dos ovos que a fêmea colocar também vão nascer infectados, uma fê mea vive em média 60 dias e tem a capa cidade de dar origem a 400 ovos”, afirmou Denise.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do Aedes Aegypti, cuidando do entorno da sua re sidência, eliminando os depósitos de água

parada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, la gões de água, lonas, pneus, garrafas plásti cas, piscinas sem uso e sem manutenção, ou recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

5 Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br SAÚDE
Equipe em fiscalização no Cemitério Dom Daniel Hostin
*Fotos: Divulgação
Denise Frigeri e Nadia Mariano

HOMENAGEM E RECONHECIMENTO

Entrega

da “Comenda do Esporte Camponovense” propicia momento histórico para o esporte de Campos Novos.

A noite de terça-feira, 22 de no vembro, vai ficar marcada na história do Poder Legislativo e também do esporte de Campos Novos. Ao todo, 41 homenagens foram prestadas através da “Comenda do Esporte Camponovense”, em Sessão Sole ne realizada no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC (campus de Campos Novos).

A “Comenda do Esporte Cam ponovense”, foi uma iniciativa através de proposição de Projeto de Lei de autoria do vereador João Nilso de Oliveira do PSD, aprovada por todos os vereadores e san cionada posteriormente em 08 de mar ço de 2022 pela Lei Municipal nº 4.776, a qual institui a “Comenda do Esporte Camponovense.

Conforme preconiza a lei, a “Co menda” será atribuída anualmente pela Câmara de Vereadores, em Sessão Solene, às entidades, equipes e pessoas que se des tacaram em competições ou ainda no tra balho pelo desenvolvimento do esporte, seja profissional ou amador, no município de Campos Novos.

A honraria foi concedida a ho menageados nas seguintes categorias: Melhor Atleta do Ano (por mordalidade); Atleta Revelação do Ano; Melhor Equipe do Ano; Destaque Imprensa Desportista;

Prêmio Incentivo ao Esporte Campono vense; “Gran Mérito Esportista” e Melhor paratleta do ano.

A Sessão Solene teve a presença de grande público, que prestigiou os ho menageados, assim como de autoridades nas pessoas dos senhores vereadores, Pre feito Municipal Gilmar Marco Pereira, Se cretário do Esporte e Lazer, Rafael Quei roz de Carvalho e Diretor da UNOESC, Diego Gadler, entre outras. Participaram também de alunos e professores do Pro jeto Escola e Música da Secretaria Mu nicipal de Educação com a execução dos hinos do Brasil e de Campos Novos.

Os Homenageados

Categoria Melhor Atleta do Ano:

uAtletismo: Daniel da Silva e Eduarda Merigo Vieira.

uBasquetebol: Luiz Felipe dos Santos Alves e Isabelli Camila dos Santos Zanchett.

uHandebol: José Pedro Da nielevicz e Patrick Recalcatti.

uVoleibol: Marcelo Augusto de Lima e Diego Sarmento.

uBocha: Jane Laucsen da Rosa e Waldir Antunes.

uCiclismo: Tiago da Silva e Gilmar Recalcatti.

uJiu Jitsu: Paulo Michel Ro drigues e Breno Oliveira Particheli.

uJudô: Eloi Sur e Eloysa Gadler Biolchi.

uTênis de Mesa: Guilherme Ribeiro de Deus Kunen e Mateus Henri que de Oliveira.

uFutebol de Campo: Mateus da Silva Rinaldi e Mateus Vitório Miche lotto.

uKaratê: Fábio Júnior Titon e Anthony Rafael Cadillac.

uMuaythai: Régis Grahl Oglia ri e Jhonatan Gonçalves Walter.

uEnduro: Rui Fachin e Milton César Fornara.

uTiro ao Prato: Valmir Scapi ni.

uFutsal: Fabiane Kominkiewicz e Élison Kunen.

uTênis de Campo: Luiz Arce

Tames e Luiz Paulo Ramos.

uFisiculturismo: Maria Mafal da França de Souza e Márcio Camassola. uCapoeira: Pedro Henrique de O. Almeida Rayzel e Sérgio Souza da Cruz.

Categoria Atleta Revelação do Ano: uMarília Mergarefo Farias Categoria Melhor Equipe do Ano: uAtletismo CN

Destaque Imprensa Desportista: uNilton Silva – Simpatia FM Prêmio Incentivo ao Esporte Camponovense (Patrocinador) uTransporte e Turismo Manfredi. “Gran Mérito Esportista”: A quem se destacou no esporte ao longo da história na cidade de Campos Novos: uJoão Francisco Nunes Melhor paratleta do ano uEzequias Miguel de Oliveira.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. 6 COMUNIDADE
Jiu
Jitsu:
Breno Oliveira Particheli Tênis de Mesa: Guilherme Ribeiro de Deus Kunen Tênis de Mesa: Mateus Henrique de Oliveira Tênis de Campo: Luiz Paulo Ramos Patrick Recalcatti representou: José Pedro Danielevicz (Handebol:) Voleibol: Diego Sarmento Basquetebol: Isabelle Camila dos Santos Zanchett (Representada pela Mãe) Judô: Eloi Sur Judô: Eloysa Gadler Biolchi Atletismo: Eduarda Merigo Vieira Atletismo: Daniel da Silva Handebol: Patrick Recalcatti Basquetebol: Luiz Felipe dos Santos Alves Voleibol: Marcelo Augusto de Lima Categoria Melhor Equipe do Ano: Atletismo CN Jiu Jitsu: Paulo Michel Rodrigues
7 Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br COMUNIDADE
Tênis de Campo: Luis Arze Tames
da Rosa
paratleta do ano: Ezequias Miguel de Oliveira
Imprensa Desportista: Nilton Silva – Simpatia FM “Gran Mérito Esportista”: João Francisco Nunes
Sérgio Souza da Cruz Capoeira: Pedro Henrique de O. Almeida Rayzel Enduro: Rui Fachin Enduro: César
Atleta Revelação do Ano: Marília Mergarefo Farias Futebol de Campo: Mateus Vitório Michelotto Karatê: Fábio Júnior Titon Karatê: Rafael Cadillac Fisiculturismo: Márcio Camassola Fisiculturismo: Maria Mafalda França de Souza Muaythai: Régis Grahl Ogliari Muaythai: Jhonatan Gonçalves Walter Futsal:
Kominkiewicz Futsal: Élison Kunen. Futebol de Campo: Mateus da Silva Rinaldi Ciclismo: Tiago da Silva Jean representando Gilmar Recalcatti (Ciclismo:) Tiro ao Prato: Valmir Scapini Prêmio Incentivo ao Esporte Camponovense (Patrocinador): Transporte e Turismo Manfredi. Informação: As entregas das comendas foram realizadas pelos vereadores: Celina Maria Manfroi Cassiano Barros, Rui Jorge Tomazoni, Darcy Rodrigo Pedroso, João Nilso de Oliveira, Florindo Rogerio Cordeiro dos Santos, Irineu A. Osório Júnior, José Tadeu Guzatti e Marciano Dalmolin. Participaram também, o Diretor da Unoesc, Diego Gadler, o Prefeito Gilmar Marco Pereira e o Secretário de Esporte Esporte e Lazer, Rafael Queiroz de Carvalho.
Bocha:
Jane Laucsen
Bocha: Waldir Antunes Melhor
Destaque
Capoeira:
Fornara.
Fabiane

Vereadores de Campos Novos avaliam 2022 e projetam os desafios do próximo ano

Parlamentares prometem manter o grande volume de ações para o próximo ano.

O ano de 2022 marca para o Le gislativo Camponovense um período de retomadas das atividades envolvendo di retamente a comunidade. Com o restabe lecimento da normalidade após o pico da Pandemia Covid-19, as ações por parte dos parlamentares movimentaram não apenas as dependências da Câmara de Vereadores, bem como outros espaços públicos munici pais, além do interior do município com as Sessões Itinerantes.

Ao todo, foram cerca de 400 indi cações enviadas ao Poder Executivo até aqui no ano de 2022, representando as principais demandas da comunidade, tanto da cidade quanto do interior do município. Além dis so, foram realizadas dezenas de Pedidos de Informação, Requerimentos e Projetos de Lei.

Diante deste cenário, a Reporta gem do Jornal O Celeiro esteve em contato com os vereadores do município de Cam pos Novos, os quais se colocaram à disposi

ção para avaliar as ações do legislativo e suas próprias atuações no corrente ano perante à comunidade.

Para o Vereador Marciano Dal molin, que antecedeu a Vereadora Celina na Presidência da Casa Legislativa, o ano de 2022 foi um ano de muito trabalho na Câ mara de Vereadores, tendo em vista o ele vado número de demandas repassadas pela comunidade Camponovense. Suas ações no ano, segundo Dalmolin, estiveram focadas principalmente na fiscalização das ações do poder executivo.

“Meu gabinete apresentou o maior número de indicações da Câmara de Verea

dores, totalizando 147 proposições enviadas à Prefeitura Municipal, como manutenção de estradas, reparos na iluminação pública, limpeza de terrenos baldios, dentre outros temas. Também fui autor de três projetos de lei: Projeto de Lei nº 5/2022 - Institui a rea lização de teste de acuidade visual, auditiva e aplicação de questionário para rastreio do autismo em crianças das unidades escola res de município; Projeto de Lei nº 7/2022 - Institui o Março Preto, voltado para o desenvolvimento de ações de conscienti zação contra os maus tratos dos animais; e Projeto de Lei nº 8/2022 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação da escala dos médicos e as respectivas especialidades nas

unidades de saúde do município”, relatou.

Para o próximo ano o parlamentar afirma que dará continuidade nas fiscali zações das atividades do poder executivo, sempre focado nos interesses e necessidades da comunidade.

Já na avaliação do Vereador Dar cy Rodrigo Pedroso, o ano de 2022 foi de muitas ações dentro da Câmara de Vereado res, sempre tendo como objetivo aproximar a população do Poder Legislativo e através desta proximidade, desenvolver um vínculo maior e apresentar o trabalho e as atribui ções enquanto parlamentares.

“Somente neste ano fiz 103 Indica ções, 09 Pedidos de Informação e 20 Reque

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. 8 CAPA
*Imagem: Divulgação

rimentos, sempre buscando fazer o papel do vereador, trazendo as demandas da cidade e interior, e exercendo a nossa função que é fiscalizar e através desta atribuição, pude identificar várias situações no Executivo, como pagamento irregular a algumas pes soas, bem como fomos atrás de informações e retiramos projetos que entendemos estar em irregularidade. Para o próximo ano eu mantenho a minha expectativa de melhora, que possamos atender ainda melhor a nossa população, aprender e buscar evoluir, essa é nossa obrigação enquanto vereadores. Que este ano que está por vir, seja um no de mui to trabalho e acima de tudo, um ano de me lhores resultados para a nossa população”, ressaltou Pedroso.

Para o Vereador José Tadeu Guzatti, a união dos vereadores teve um as pecto positivo neste ano, porém em relação aos pedidos de informação e requerimentos das demandas dos vereadores, segundo o parlamentar, ficaram a desejar por parte do Executivo. Tadeu ainda ressaltou que muitas coisas podem melhorar para o próximo ano. “Acredito ter correspondido quanto a minha função de vereador, fui bastante cobrado dos projetos que vieram para aprovarmos. Vejo que tem que melhorar em tudo que se vem para esta casa, com mais esclarecimen tos nos projetos que aqui chegarem. Para o próximo ano, da minha parte, vou estar mais presente nas obras, nas creches e na saúde, pois vejo reclamações constante nes tes três itens”, completou Tadeu.

Para o Vice-Presidente do Legisla tivo, Vereador Rui Tomazzoni, a Câmara

de Vereadores manteve uma regularidade neste ano, seu foco continuou sendo as rei vindicações nas melhorias na saúde e nas estradas do município, principalmente no interior e, que estas demandas serão as suas principais bandeiras para o próximo ano.

O Vereador Irineu Armando Osório Júnior, o Piratuba Júnior, classifi cou o exercício 2022 da Câmara Municipal como um bom ano, afinal, segunde ele, as suas indicações que tinham como finalidade ajudar o povo camponovense, foram enca minhadas e já se encontram no planejamen to do Executivo para 2023. Ele ainda afir ma que vários projetos deste ano foram de suma importância para o desenvolvimento do município, buscando sempre melhorar a qualidade de vida da população.

O Vereador João Nilso de Oli veira, avaliou o ano de 2022 como muito produtivo, com bastante trabalho, muitas conversas e debates sobre vários proje tos oriundos do Executivo. O parlamentar destacou ainda as diversas ações realizadas neste ano na Câmara Municipal, como o Vereador Mirim, a parceria com o Hemosc para a Doação de Sangue, Mostras de Artes, Câmara Itinerante, além da Comenda do Esporte, um projeto muito importante na avaliação de João Nilso.

“Uma das principais ações do meu trabalho foi estar visitando os moradores da cidade e do interior, anotando as demandas e a passando diretamente por meio de In dicações ao Executivo Municipal. Também estive em Brasília e Florianópolis, conver sando com deputados e senadores, e hoje

colhemos os frutos, como por exemplo, a nossa tão sonhada pista sintética na ordem de 5 milhões”, comentou.

João também lembrou do Veículo Van que conseguiu para o esporte campo novense, e uma Emenda Parlamentar de R$ 100 mil para a construção de três quadras de basquete 3x3. Para o próximo ano, João incentiva que continuem estes projetos que visam aproximar a comunidade do Poder Legislativo e sugere que todos façam uma avaliação daquilo que precisa melhorar, para que o ano de 2023 seja de muitos resul tados positivos.

O Vereador João Batista Ra mos de Almeida (Tita), enalteceu os óti mos projetos executados neste ano em prol do município. “Evoluímos muito, com a desburocratização, o vereador mirim que trouxe uma perspectiva incrível para nós, envolver as crianças, ensinar um pouquinho do legislativo e aprender a conviver em gru po, esses foram apenas alguns projetos que aconteceram esse ano de extrema alegria e importância para o nosso município”, afir mou Tita.

Em relação as suas principais ações, o parlamentar destaca o projeto da Saúde do Trabalhador Rural, Projeto da Ovinocultura, e o asfaltamento rural. Além destes, Tita cita algumas emendas impositi vas que ajudam as comunidades do Interior, como a Colônia Savóia e o São José, algu mas que estão contribuindo com a educa ção na escola do Pinhal Preto, por exemplo, e muitas que dão um importante suporte à saúde.

Para o próximo ano, Tita afirma que alguns projetos devem continuar, como o Vereador Mirim. Outro fator visando 2023, é a aproximação e a melhora de rela cionamento com o executivo, onde ambos os poderes trabalhem juntos em prol da comunidade, discutindo, trazendo novas ideias, tudo para ajudar a vida dos campo novenses. Por fim, o Vereador afirma que as lideranças devem se unir cada vez mais para o benefício dos camponovenses, me lhorando em infraestrutura, em empregos e em renda para que o município continue sempre evoluindo.

Já o Vereador Rogério Cordeiro, neste ano, a exemplo dos anteriores, pautou suas ações na área social, tentando ameni zar o sofrimento do povo através de auxílios pontuais, buscando no interior as deman das das comunidades e ajudando os mais necessitados. O vereador do PL ainda clas sifica o ano como muito produtivo, onde ele procurou ajudar a todos que bateram a sua porta e a exemplo do ano passado, confor me o parlamentar, não deixou de trabalhar um dia sequer em benefício do seu povo. “Mesmo sem muito recurso, penso que estou desempenhando um bom trabalho. Sempre falo que vou continuar fazendo este trabalho social porque foi desta forma que eu fui eleito, sempre atendendo as deman das e reforçando cada vez mais a parceria com a Administração Municipal e com os demais vereadores. Vamos ter um recesso aqui na câmara, mas a população pode con fiar que continuarei trabalhando a favor de todos neste período”, concluiu Rogério.

9 Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2022

A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA, inscrita no CNPJ sob o nº 11.408.672/0001-57, com sede na Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC, CEP: 89.620-000 leva ao conhecimento dos interessados que se encontra aberto edital de seleção para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE CONS TRUÇÃO DO BLOCO CLÍNICO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTA DE CAMPOS NOVOS – AMA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO BÁSICO. O edital será regido pela Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002.

Forma de Julgamento: Menor preço Global

Data de Entrega dos Envelopes: Até às 14 horas do dia 05 de janeiro de 2023, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA.

Data de Abertura dos Envelopes: 14h15min do dia 05 de janeiro de 2023, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA.

Telefone para informações: (49) 3541- 0322

E-mail para pedidos de esclarecimentos: ama.camposnovos@hotmail.com

Área Responsável: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA

Área Requisitante: Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos – AMA.

1. DO OBJETO

O presente edital como objetivo a seleção para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO DO BLOCO CLÍNICO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTA DE CAMPOS NOVOS – AMA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO BÁSICO.

2. DO VALOR GLOBAL MÁXIMO E DA FORMA DE JULGAMENTO 2.1. O valor global máximo para a licitação é de R$ 1.028.309,11 (um milhão, vinte e oito mil trezentos e nove reais e onze centavos). 2.2. O julgamento, para estabelecer a proposta mais vantajosa para a AMA, se dará através do menor preço global.

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO: 3.1. Poderão participar da seleção pessoas jurídicas que se enquadrem no ramo de atividade do objeto do edital a ser contratado e que atendam aos requisitos de qualificação exigidos no edital.

4. DA ENTREGA DOS ENVELOPES DE DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA DE PREÇOS: 4.1. Os licitantes deverão apresentar 02 (dois) envelopes fechados de forma a não permitir sua violação, até a data e hora estipuladas para a abertura. O primeiro deverá conter os documentos de habilitação e o segundo a pro posta de preços. Os envelopes da empresa participante deverão ser devidamente identificados, conforme segue:

ENVELOPE Nº. 01- HABILITAÇÃO

Razão Social e CNPJ da Empresa Telefone e Endereço Edital de Seleção nº 01/2022 - AMA

ENVELOPE Nº. 02- PROPOSTA

Razão Social e CNPJ da Empresa Telefone e Endereço Edital de Seleção nº 01/2022 - AMA

4.2. Os envelopes deverão ser entregues lacrados, na sede da AMA localizada na Rua Vergílio An tunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC, CEP: 89.620-000 até as 14 horas do dia 05 de janeiro de 2023 e serão abertos às 14h15min do mesmo dia.

5. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (ENVELOPE Nº 01): 5.1. Para a habilitação, os lici tantes deverão apresentar os seguintes documentos: 5.1.1. Documentação de Habilitação Jurídica. a. Registro civil (no caso de sociedade simples, acompanhada de prova da eleição da atual Diretoria), ato constitutivo, esta tuto ou contrato social, em vigor (devidamente registrados no Registro Público de Empresas Mercantis, no caso de empresa individual e sociedades empresariais e, em se tratando de sociedades por ações, acompanhadas de documentos que comprovem a eleição de seus administradores); 5.1.2. Documentação de Regularidade Fiscal e Trabalhista. a. Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ/MF; b. Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União; c. Certidão Negativa de Débitos Estadual - do domicílio ou sede da Proponente; d. Certidão Negativa de Débitos Municipal - do domicílio ou sede da Proponente; e. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); f. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. 5.1.3. Documentação de qualificação econômico financeira. 5.1.3.1. Considerando a implantação do sistema E-PROC no Poder Judiciário de Santa Catarina, a partir de 1º/4/2019, as certidões dos modelos "Cível" e "Falência, Concordata e Recuperação Judicial" deverão ser emitidas pelos dois sistemas disponíveis – tanto pelo sistema E-SAJ, quanto pelo sistema E-PROC, caso contrário não terão validade. 5.1.3.2. Logo, os licitantes deverão apresentar: a) Certidão Negativa de Pedido de Falência ou Concor data, expedida pelo distribuidor da sede da Proponente, emitida pelo sistema "E-SAJ", com data não superior a 60 (sessenta) dias da data limite para entrega das propostas da presente licitação; b) Certidão Negativa de Pedido de Falência ou Concordata, expedida pelo distribuidor da sede da Proponente, emitida pelo sistema "E-PROC", com data não superior a 60 (sessenta) dias da data limite para entrega das propostas da presente licitação; Obs.: Caso na certidão conste qualquer ação judicial distribuída, deverão ser apresentados os com provantes de quitação. 5.1.3.3. Apresentar contrato social com capital social de no mínimo 10% do valor orçado para a obra. 5.1.3.4. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma de lei, com Termo de Abertura e Encerramento e devidamente autenticado na Junta Comercial da sede da empresa, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substitui ção por balancetes ou balanços provisórios. 5.1.3.5. A licitante deverá apresentar planilha com o CÁLCULO demonstrativo da boa situação financeira da licitante, assinado pelo contador da empresa através da apuração das demonstrações contábeis do último exercício, através das seguintes fórmulas:

em nome do responsável técnico que responderá pela execução da Obra; 5.1.4.3. Comprovante de vínculo do responsável técnico indicado no subitem “5.1.4.2” com a empresa licitante, por meio da apresentação de um dos seguintes documentos: a) Cópia autenticada da carteira de trabalho; b) Contrato de prestação de serviços; c) "ficha ou livro de registro de empregado"; d) Contrato social, nos casos em que o profissional seja sócio da empresa. 5.1.4.4. Atestado de capacidade técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente registrado na Entidade Profissional competente (CREA ou CAU), acompanhado da respectiva Certidão de Acervo Técnico (CAT), com registro, comprovando que a empresa licitante executou serviços compatíveis/semelhantes aos que estão sendo licitados, compreendendo a execução de no mínimo o quantitativo abaixo, referente aos itens:

Item Quantidade

Execução de Edificação em Alvenaria 287,45m²

Concreto Estrutural 60,44m³ Instalações Elétricas 287,45m²

5.1.5. Documentação Complementar: a. Declaração de que a empresa não emprega menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre nem menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, conforme disposto no inciso XXXIII, do art. 7º da Constituição Federal, emitida pela Delegacia Regional do Trabalho ou pela própria empresa participante b. Declaração de Visita, atestando que a empresa vistoriou e conheceu o local da obra, em especial, para identificar o acesso ao local, às instala ções já existentes e as condições do local não se admitindo, posteriormente, a alegação de desconhecimento de particularidades locais. c. Declaração de Concordância com os Termos do Edital e seus Anexos; (Mode lo do Anexo IV). 5.2. Para os documentos de regularidade fiscal que não apresentarem prazo de validade, considerar-se-á 90 (noventa) dias a partir da data de emissão. 5.3. A documentação de habilitação deverá ser apresentada, preferencialmente, de forma sequencial com páginas numeradas. Serão aceitos documentos com a mesma razão social, porém CNPJ e endereço diverso quando os mesmos tiverem validade para todas as filiais e matriz.

6. DA PROPOSTA DE PREÇOS (ENVELOPE Nº 02) 6.1. A proposta deverá ser entregue im pressa em uma via, sem entrelinhas, emendas, rasuras ou borrões que afetem a idoneidade da proposta em si, assinada, rubricada em todas as folhas pelo representante legal, contendo as seguintes informações: a. Razão social e CNPJ da empresa, nome do responsável pela proposta, telefone e e-mail para contato; b. Planilha de custos com os quantitativos e valores unitários e totais em reais (R$), com duas casas decimais após a vírgula, incluindo toda e qualquer despesa que incida sobre o objeto; c. Planilha contendo o cronograma físico - fi nanceiro; d. O prazo de início da execução da obra de até 05 (cinco) dias úteis após assinatura da Ordem de Serviço e para a conclusão da obra que não poderá ser superior a 12 (doze) meses a partir da autorização para início da Obra; e. Informar na proposta o número da Agência Bancária e Conta Corrente da empresa; 6.1.1. Na omissão dos prazos de execução total, de início de execução e de validade da proposta, serão considerados os constantes do edital; 6.2. As empresas deverão apresentar anexada a proposta, a planilha de BDI - benefí cios e Despesas Indiretas – com valores discriminados e encargos sociais, conforme modelo em anexo. 6.3. Não serão consideradas as propostas apresentadas após a data e horário aprazados; 6.4. As propostas serão irretratáveis e irrenunciáveis, na forma da lei; 6.5. Cada empresa poderá apresentar apenas uma proposta de preços e deverá respeitar o PREÇO MÁXIMO estabelecido para cada item conforme planilha orçamentária; 7. DA SESSÃO DE ABERTURA DOS ENVELOPES 7.1. A Sessão de abertura dos envelopes contendo “Documentação” (envelope nº 01) dar-se-á no horário definido no preâmbulo deste edital, na sede da AMA localizada à Rua Vergílio Antunes de Souza, s/nº, Bairro: Jardim Bela Vista, na cidade de Campos Novos – SC. 7.2. Estando presentes os prepostos de todas as empresas na abertura do envelope Documenta ção (envelope nº 01) e concordando com o resultado de seu julgamento, a abertura dos envelopes das Propos tas de Preços (envelope nº 02) será realizada no mesmo dia. 7.2.1. Não ocorrendo a hipótese prevista neste subitem, a abertura dos envelopes das propostas de preços será efetuada em dia e horário a serem definidos pela Comissão de Seleção, com notificação aos interessados. 7.3. Das sessões de abertura dos envelopes será lavrada ata contendo a síntese do ocorrido, que será assinada pela Comissão de Seleção e pelos prepostos dos licitantes.

8. DO JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO E DAS PROPOSTAS DE PREÇOS: 8.1. O julgamen to da habilitação e das propostas de preços, bem como a classificação final, caberá à Comissão de Seleção designada para este fim. 8.2. Os licitantes cuja documentação não atender às exigências deste Edital serão inabilitados bem como serão desclassificadas as propostas de preços que não mantiverem conformidade com os requisitos do Edital, que apresentarem preço excessivo ou manifestamente inexequível; 8.2.1. Para fins de julgamento das propostas de preços, serão desclassificadas as propostas: 8.2.1.1. Com preço global excessi vo, assim consideradas aquelas com valor global acima do valor máximo definido no subitem 2.1.; 8.2.1.2. Com preço inexequível, assim consideradas aquelas com valor inferior a 70% do valor do subitem 2.1.; 8.3. Havendo empate no preço global entre duas ou mais propostas, a classificação será decidida por sorteio, em ato público; 8.4. Será declarada vencedora a empresa que, satisfeitas as condições de habilitação, apresentar o menor preço global, sendo desconsiderados eventuais equívocos de cálculo das planilhas, prevalecendo o va lor global; 8.5. No caso da empresa vencedora decair do direito de executar o objeto, a AMA poderá convocar os demais participantes, na ordem de classificação, para contratar, em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo ex-vencedor.

9. DO CONTRATO: 9.1. A empresa vencedora será convocada para assinar o contrato, conforme minuta do Anexo I; 9.2. O contratado será obrigado a substituir/refazer, às suas expensas, no todo ou em parte, os serviços ou materiais que não estiverem em conformidade com as especificações constantes do con trato ou ainda, que estiverem com defeitos ou imperfeições; 9.2.1. Na hipótese do contratado não efetivar a substituição dos serviços, materiais e equipamentos, o contrato poderá ser rescindido e a empresa responderá pelos danos causados; 9.3. Os preços dos serviços a executar não serão reajustados; 9.4. O pagamento pela execução dos serviços será efetuado pela Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos com recursos provenientes do contrato de repasse entre ambas as partes (AMA e Empresa constratada) . 9.5. O início dos serviços deverá ocorrer após autorização expressa da AMA por meio da assinatura da Ordem de Serviços e mediante emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica em nome do responsável técnico; 9.6. O descumprimento ou inadimplemento do contrato ensejará na responsabilização civil da empresa, aplican do-se o disposto no Código Civil.

10. DO PAGAMENTO: 10.1. O pagamento será efetuado conforme a execução dos serviços, de acordo com o Cronograma e no valor correspondente ao somatório das etapas dos itens efetivamente exe cutados e concluídos, segundo as aferições efetuadas pelo engenheiro fiscal da obra por meio de Laudo de Medição; 10.2. Após a emissão de Laudo de Medição, a empresa executora deverá encaminhar a nota fiscal no valor correspondente; 10.3. Os pagamentos serão efetuados por meio de depósito bancário em favor da empresa executora; 10.4. Não haverá pagamento antecipado.

e.1) Será inabilitada a empresa proponente que não obtiver os seguintes desempenhos:

1º. O índice de Liquidez Corrente (LC) deverá ser igual ou maior que 1,00.

2º. O índice de Liquidez Geral (LG) deverá ser igual ou maior que 1,00. 3º. O Grau de Endividamento (GE) deverá ser menor ou igual a 1,00.

5.1.4. Documentação de Qualificação Técnica. 5.1.4.1. Certidão de registro de pessoa jurídica no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urba nismo (CAU) em nome da licitante, com validade na data de recebimento dos documentos de habilitação e proposta de preço, com habilitação para execução de obras civis, emitida pelo respectivo conselho da jurisdição da sede da empresa licitante; 5.1.4.2. Certidão de Registro de Pessoa Física -Engenheiro Civil ou Arquiteto - no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU),

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 11.1. Caberá recurso em relação às decisões proferidas pela Comissão de Seleção, no prazo de 05 (cinco) dias úteis após divulgação da decisão. 11.2. Os recursos inter postos serão respondidos pela Comissão de Seleção. 11.3. Após e emissão da Ordem de Serviço, a empresa vencedora deverá afixar no local da obra Placa da Obra conforme orientações constantes no Projeto Básico. 11.4. O edital e seus anexos serão disponibilizados no endereço eletrônico facebook.com/amacamposno vossc; instagranamacamposnovos (instagran, face na sede da AMA , jornal O Celeiro, paginas da AMPLSC, etc); 11.5. Informações e/ou esclarecimentos acerca do edital poderão ser solicitadas até 03 (três) dias antes da entrega dos envelopes. 11.6. Constitui anexo do presente edital, dele fazendo parte integrante: a. Anexo 01 – Minuta de Contrato; b. Anexo 02 – Declaração de Menor; c. Anexo 03- Projeto Básico d. Anexo 04 –Declaração de Concordância ao Edital e Anexos.

OS ANEXOS PODEM SER ACESSADOS: NO FACEBOOK: AMAcamposnovossc e no INSTAGRAM: amacamposnovos Campos Novos, 01 de dezembro de 2022.

Sirley Aparecida da Silva Debastiani - Presidente AMA

de 2022. 10 PUBLICAÇÕES
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Dezembro

MICHUIM da Coocam reúne mais de 1000 pessoas

Evento contou com a presença de autoridades e produtores de várias regiões do Brasil.

O último sábado, 26/11, contou com a colaboração de um dia ensolarado para brindar a realização de mais um MI CHUIM da Coocam (Cooperativa Agro pecuária Camponovense). O evento tradi cionalmente realizado no último sábado de novembro, chegou à sua 28º edição reunindo amigos, associados, produtores rurais e autoridades. O evento festivo só para homens que acontece desde a funda ção da cooperativa, em 1993, é realizado na Fazenda São João – da família Di Do menico, localizada na BR 282, em Campos Novos (SC).

Todos os presentes foram recep cionados pelo Presidente da Cooperativa, João Carlos Di Domênico (Paco), pelo vi ce-presidente, Riscala Miguel Fadel Junior e pelo Secretário, Carlos Emilio Almeida, além de colaboradores e voluntários.

Dentre as autoridades presentes estiveram: O Presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso, o Presidente da Auro ra, Neivor Canton, o Secretário da Agri cultura de Santa Catarina, Ricardo Miotto (representando o governador Moisés), o Presidente da Cidasc, Junior Kunz, Dari Orestes Scarabotto, Secretário de Admi nistração e Finanças de Campos Novos, (Representando o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira), o Deputa do Estadual, Altair Silva, o Presidente da Aprosoja SC, e Vice-Presidente da Apro soja Brasi, Alexandre Alvadi Di Domênico

e o ex-Deputado Federal Valdir Colatto.

O Presidente da Coocam, falou em relação à receita do sucesso do evento, o qual está relacionado à boa organização e simplicidade.

“Michuim é um evento prazero

CONCESSÃO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

CIMECOM PRÉ MOLDADOS LTDA, CNPJ: 81.364.713/0001-36, localizado na Rua nº 1, Lote 06, Quadra 119, Distrito Industrial, município de Campos Novos, torna público que recebeu da Fun dação Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA) a Renovação da Licença Ambiental de Operação (LAO n° 7985/2022) para a atividade de Fabricação de peças, ornatos e estruturas de cimento e gesso.

Rua Expedicionário

João Batista de Almeida, nº 323 Centro, CEP: 89620-000.

Campos Novos– SC.

Telefone: (49) 3541 6200.

so, pois encontramos as pessoas e vemos que os participantes estão ansiosos para este momento de conversa, bate-papo, en contros. É um local simples e a simplicida de é a nossa essência, por isso temos um ambiente de sucesso, onde tudo é simples, fácil e as pessoas se reúnem, conversam, dão risadas e esquecem da parte dos pro blemas”, comentou.

João Carlos, o ‘Paco’, falou ainda da representatividade da iniciativa no ce nário do agronegócio.

“Reunimos aqui hoje mais de mil pessoas. Temos aqui pessoas de muitos lugares, eu agradeço a presença de todos, as pessoas de Campos Novos e Região, os amigos do Mato Grosso, Goiás, Produto res da Coocam e parceiros. Uma pena que Campos Novos não tenha um aeroporto, uma reivindicação que fazemos já há al guns anos, pois a maioria que veio de fora,

deixou suas aeronaves em Videira. Esse assunto estamos levantando novamente, cobrando das autoridades, para que te nhamos aqui, pelo menos uma pista de pouso e que esta funcione”.

Em relação ao cenário político, o presidente da cooperativa lamentou a ausência do Governador eleito, Jorginho Mello, que marcou presença no evento do último ano, Paco também comentou os desafios que vislumbra para 2023.

“Vivemos em um momento de incertezas e novos desafios. Hoje vivemos uma ideologia que quer dividir o agrone gócio e nós não queremos isso, queremos somar, estar junto com o pequeno, médio e grande produtor para que possamos fa zer, com que um ajude o outro a alcançar os mercados internacionais que precisam de volume e desenvolvimento”, concluiu.

11 Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br AGRONEGÓCIO
*Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022. 12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.