1749

Page 1

COMUNIDADE

Campos

20 anos

1Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 04 Pág. 05 Pág. 09Pág. 08 CDL prepara especial Dia das Crianças, Curso de Vitrines e Natal.
Caps
Novos completa
de atividades. 45ª Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida já começou. YBR Cursos/YESBRAS muda de marca e agora é JUMP-UP Cursos. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1749 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Págs. 06 e 07 EMPRESARIAL

Tem um ditado no futebol que diz o seguin te: se concentração ganhasse jogo, o time da peniten ciária seria campeão invicto. Evidente que estamos falando de uma analogia, uma brincadeira, sem ne nhuma eficácia comprovada e tampouco, há um es tudo científico por trás desta afirmação. Porém, existe algo muito mais fidedigno, capaz de definir o ganha dor de um jogo, neste caso, mais precisamente, de uma corrida eleitoral, que são as pesquisas de inten ção de voto. E se no futebol, ninguém quer entrar para perder, nas eleições isso não é diferente. Jogadores e torcedores, políticos e eleitores, todos querem sair vi toriosos, e salvo algumas exceções, escolhem o mais forte para torcer / votar.

Fato é, que os eleitores que decidiram “virar a casa ca” com medo de perder o voto, após a divulgação das pesquisas eleitorais, se frustraram frontalmente.

Como veremos na matéria especial das eleições, as pesquisas de intenção de voto extrapolaram as mar gens de erros e divergiram consideravelmente com o resultado das urnas, seja para o senado, governo ou presidência.

Mas, deixamos de lado por ora este assunto e vamos voltar à analogia entre o esporte e política, porque se tem algo em comum entre os dois perso nagens que protagonizaram a eleição mais polarizada da história deste país, é o amor pelo futebol. E ambos, vira e mexe, fazem questão de usar uma metáfora fu tebolística para ilustrar alguma importante situação. Como agora, por exemplo, logo após o encerramento do primeiro turno, o Corintiano Lula disse: “Eu quero dizer para vocês que nós vamos ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação”. Enquanto isso, o candidato Bolsonaro, torcedor fanático do Pal meiras, usa com frequência o termo “segundo tempo”, ao se referir a sua campanha política durante o segun do turno das eleições.

E é neste clima de “Derby”, entre Lula x Bol sonaro, que o país viverá até o dia 30 deste mês. Ape sar do Petista ter saído na frente, no segundo tempo ou na prorrogação, tudo pode acontecer. Outro fator a favor de Lula é o histórico dos confrontos na disputa presidencial, nunca um candidato que chegou atrás no primeiro turno conseguiu virar a eleição no perío do do segundo turno, por outro lado, Bolsonaro não cansa de repetir que nunca perdeu uma eleição. Pois bem. O jogo continua aberto, sem favo ritismo para nenhum dos lados, contudo, a tendência é que essa disputa acabe nas cobranças de pênaltis, voto a voto, decidida nos detalhes. Eu, prefiro não apostar em ninguém, pois só podemos cravar o ven cedor após o apito final.

Contatos:

Chega este período do ano e as empresas mais organizadas já estão preparadas para 2023 as demais precisam correr, principalmen te no campo tributário. Um dos principais pontos que as empresas se atentam é em relação aos tributos, com a realização de um planejamen to tributário.

Planejamento Empresarial é uma disciplina bem ampla e com inúmeras vertentes e especializações. De forma bem resumida, tudo começa com o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional e depois convertemos todo este planejamento em números, consolidando-o em um Orçamento Empresarial. Dentro deste processo, temos uma etapa bem específica, mas que pode gerar ganhos enormes para sua empresa se bem utilizado, o tão falado Planejamento Tributário.

O Planejamento Tributário, muitas vezes é negligenciado ou até mesmo desconhecido por muitas empresas. A verdade é que pode ser uma fonte imensa de oportunidades para sua empresa reduzir cus tos e melhorar seus resultados.

E o motivo desse benefício do Planejamento Tributário é simples: em um país tão sobrecarregado de impostos e tributos como o Brasil, por meio de estudos e análises comparativas de tributação cumulativa ou não cumulativa, custos versus despesas, operações fis cais e variação da carga tributária máxima ou mínima, é possível en tender o recolhimento de todos os impostos e, associado a isto, identi ficar oportunidades de redução de custos tributários para sua empresa. Em um cenário como o nosso, o Planejamento Tributário na prática deve estar presente no aproveitamento de incentivos fiscais, no paga mento de juros sobre o capital, na distribuição de lucros e nas diversas formas de tributação das pessoas jurídicas e de seus acionistas e co tistas. Além de ser um direito de toda empresa brasileira, saber como fazer o Planejamento Tributário é uma obrigação para um bom admi nistrador.

De forma simplificada, num planejamento tributário se faz a análise e aplicação de um conjunto de ações, referentes aos negócios, atos jurídicos ou situações materiais que representam numa carga tri butária menor e, portanto, resultado econômico maior, normalmente aplicada por pessoa jurídica, visando reduzir a carga tributária.

Alguns cuidados são fundamentais para que não se confunda elisão fiscal (Planejamento Tributário) com evasão ilícita (sonegação), pois neste último caso o resultado da redução da carga tributária ad vém da prática de ato ilícito punível na forma da lei.

Alguns riscos tem que tomar cuidado, um sendo na ânsia de realizar um planejamento tributário, muitas vezes o empresário se esquece de preocupações básicas para se manter dentro da lei. Para evitar a evasão ilícita, existe lei que possibilita que a autoridade admi nistrativa desconsidere os atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo, para que não haja.

Outro cuidado do empresário é ter em mente que o planeja mento tributário é meio preventivo, pois deve ser realizado antes da ocorrência do fato gerador do tributo. “Um exemplo deste tipo de ação é a mudança da empresa de um município ou estado para outro que conceda benefícios fiscais”, complementa.

Fazer a gestão tributária é essencial para que a empresa te nha bons resultados. Quando bem desenvolvido, ele permite traçar os rumos do negócio, identificar pontos de melhoria e acelerar o crescimento da empresa. Conhecer os benefícios e o melhor regime tributário para sua empresa pode trazer benefícios para o resultado final.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022.2 COTIDIANO cOlunistas Está marcado o principal “Derby” dos últimos tempos Por: Orli Ricardo, Jornalista Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 10/2022OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal
Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana EDItORIal Planejamento Tributário – a hora é agora! Por: Por: Douglas Rayzer Contador RB Contabilidade Contato: (49) 99907.8738
3Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

CAPS completa 20 anos

Centro tem objetivo de atender as pessoas com transtorno mental se vero e persistente e seus familiares.

Em Campos Novos, o Centro de Atenção Psicossocial Vida e Saúde –CAPS, oferece diferentes intervenções e estratégias de acolhimento por meio de uma equipe multiprofissional, como psi coterapia, acompanhamento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabili tação neuropsicológica, oficinas terapêu ticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares.

No CAPS, os profissionais bus cam dar suporte com métodos de preven ção, auxiliam e dão caminhos de apoio para aqueles que estão em sofrimento. Na maioria dos casos, prestam atendimento aos portadores de transtornos mentais graves, dependentes químicos e de alcoo lismo.

No último dia 06 de setembro, inclusive, CAPS Campos Novos comple tou 20 anos de fundação, um dos mais an tigos da nossa região. O coordenador da unidade, o enfermeiro Flávio Bittencourt, lembra que o CAPS Campos Novos foi um dos pioneiros da região e faz questão de enaltecer as pessoas que tiveram a ini ciativa. “Quem o trouxe para Campos No vos foi o Ex-prefeito Oscar Bruno Schaly

(in memoriam), por meio do seu Secre tário de Saúde da época, Leandro Varela, uma pessoa que sempre esteve à frente do seu tempo. Fomos um dos primeiros da região e após iniciarmos os trabalhos, outras unidades foram criadas, como o CAPS Caçador, que inclusive trabalhei lá, foi inaugurado seis meses depois” conta Flávio.

Apesar dos 20 anos de trabalho prestado no município de Campos Novos, o CAPS Vida e Saúde, já tem grandes con quistas alcançadas, sobretudo, no que diz respeito à reabilitação de pacientes. Pesso

as que apresentavam quadros de depen dência química e transtornos mentais, os quais, não se encontravam soluções para controlar as mazelas, hoje convivem or deiramente em sociedade.

“Eu considero o CAPS como se fosse uma pessoa, jovem, porém, mui to madura e consolidada no mercado. O CAPS é feito de pessoas capacitadas, que se prepararam para estar aqui. Somos co nhecidos pelo atendimento zeloso e aten cioso que oferecemos. Tivemos períodos difíceis e períodos muito felizes, passamos por este período pandêmico, que foi difícil

para todos, mas nós saímos bem, resilien tes e mais fortes desta tempestade”, afir mou Flávio.

Por fim, o Coordenador abre as portas do CAPS para atender a comuni dade que necessitar de um apoio especia lizado. “Dizemos à população de Campos Novos, sempre quando precisarem, esta remos aqui para ajudá-los e parabenizar principalmente os funcionários que estão aqui e passaram por aqui, estes ajudaram a formar o que é hoje o nosso centro que oferece atendimento de excelência no mercado”, finalizou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022.4 COMUNIDADE
*Foto: Jornal O Celeiro

Romaria em Honra à Nossa Senhora Aparecida promete voltar a reunir uma multidão de Fiéis em Campos Novos

Cerca de 500 pessoas estão direta mente envolvidas na organização do evento deste ano.

O próximo dia 12 de outubro marcará a peregrinação de milhares de fi éis num dos maiores encontros religiosos do Sul do Brasil. Em sua 45ª Edição e com o tema “Se os obstáculos nos fazem parar, Maria nos chama a caminhar”, a Romaria em Honra à Nossa Senhora Aparecida de Campos Novos voltará a reunir uma mul tidão de romeiros, os quais, nos dois últi mos anos, devido à pandemia, estiveram impossibilitados de participar do evento. São devotos que vêm de todas as partes do País, em sua maioria oriundos da cidade, interior e cidades vizinhas. Muitos destes romeiros marcam presença com o objeti vo de agradecer, outros para pedir graças à Santa Padroeira do Brasil.

Neste ano, a preparação espiritu al que antecede a festa, vem acontecendo sem grandes restrições. Com a diminuição considerável de casos para o Covid-19 e o melhor controle da disseminação do vírus, em setembro, iniciaram as visitas e cele brações com a imagem de Nossa Senhora Aparecida nas comunidades do interior.

Já nesta última segunda-feira, 03/10, iniciou a programação de missas nos bairros da cidade, começando na ca pela Nossa Sra. Consoladora dos Aflitos, na Cohab Integração, com a Bênção da Água; na terça-feira, 04/10, foi a vez da comunidade de Nossa Sra. De Fátima, no Bairro Jardim Bela Vista, com a Bênção das Velas; e ontem, quarta-feira, 05/10, a imagem chegou à capela São José Operá rio, no Bairro Aparecida, com a Bênção das chaves. Ao todo, a novena vai percor rer nove diferentes comunidades, até che gar à Matriz.

Para a edição deste ano da Roma

ria, conforme o Padre Dirceu De Rocco, Pároco da Paróquia São João Batista de Campos Novos, há o envolvimento de aproximadamente 500 pessoas, em sua maioria, voluntários da comunidade.

“Estamos com uma comissão ampliada neste ano em todos os sentidos, contatos com autoridades, empresas, na ordem administrativa, festiva, econômica e espiritual. Nos dividimos em diversas equipes de leigos da nossa comunidade. Temos ainda as equipes de serviços, que acolhem os romeiros, equipes do poder público, prefeitura, saúde, organização, assistência, limpeza, bombeiros e poli ciais”, ressaltou o Pároco.

Ainda de acordo com o sacer dote, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pede que façam da romaria um evento espiritual e não co mercial. Neste sentido, entendendo a fase

econômica que passa o país, até mesmo a alimentação comercializada aos romeiros terá preços mais acessíveis. Quanto à or ganização das famosas barraquinhas de “camelô”, já tradicionais em dias de roma ria, está sob responsabilidade do Poder Público, o qual, já definiu a organização dos comércios num lugar reservado, para não comprometer o trajeto dos peregri nos.

“Estamos na expectativa de aco lher muita gente, pessoas que gostariam de ter vindo participar nos últimos dois anos e não puderam, certamente virão

neste ano prestigiar a nossa romaria. Por isso, fizemos uma programação espiritual para o dia 12, que inicia às 5h da manhã e se estende ao longo do dia, com celebra ções na Matriz e no Santuário Estadual”, afirmou o Padre.

O ponto de partida da romaria será da Igreja Matriz São João Batista, às 9h da manhã, percorrendo o trajeto de 3 quilômetros até o Santuário Estadual de Aparecida, no Bairro Aparecida. A pro cissão será transmitida pela Rádio Cultu ra e pelas redes sociais da Paróquia, bem como, de outros veículos de comunicação.

CONFIRA O QUE JÁ ESTÁ PROGRAMADO

MISSA NOS BAIRROS EM PREPARAÇÃO A 45ª ROMARIA

Visita Data Dia Semana Bairro/Comunidade Bênção

4º DIA 06/10/22 Quinta-feira São Sebastião (Bairro São Sebastião) Bênção do Sal

5º DIA 07/10/22 Sexta-feira Nossa Sra. Das Graças (Boa Vista) Bênção do Rosário

6º DIA 08/10/22 Sábado Nossa Sra. de Lourdes (Bairro Nossa Sra. de Lourdes) Bênção das Crianças

7º DIA 09/10/22 Domingo Senhor Bom Jesus (Bairro Bom Jesus) Bênção da Saúde

8º DIA 10/10/22 Segunda-feira Santo Antônio (Bairro Sto Antônio) Bênção dos Pães

9º DIA 11/10/22 Terça-feira Igreja Matriz (Centro) Bênção das Famílias

MISSAS NA VESPERA DA ROMARIA

09/out 15h Domingo Missa da calvaga, para os CTGs e piquetes (Campal em frente ao Santuário) 11/out 21h Terça-feira Missa para os peregrinos (que vierem) - (Santuário Estadual)

MISSAS DIA 12 DE OUTUBRO/2022

DIA HORÁRIO LOCAL Celebração

12 5h Santuário Missa Santuário para os peregrinos

12 6h30min Santuário Missa Santuário com bênçao aos doentes

12 8h Matriz Missa na matriz (Após término da missa - saida da procissão às 9h)

12 10h Santuário Missa solene, campal, em frente ao Santuário

12 13h Santuário Missa das crianças (com bênção das crianças)

12 15h Santuário Missa da Saúde (com bênção da saúde)

12 17h Santuário Missa do envio, com bênção do Santíssimo e confissão comunitária

12 19h Santuário Missa de encerramento no Santuário (Ação de graças pela 45ª Romaria)

12 19h Matriz Missa na matriz

*INFORMAÇÕES: Colaboração - Rádio Cultura e Parória São João Batista

5Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br COMUNIDADE
*Foto: Arquivo/O Celeiro

Resultado das eleições surpreendem pesquisas e colocam Décio Lima e Bolsonaro vivos no Segundo Turno

cretário da Pesca do Governo Bolsonaro, Jorge Seif, foi eleito com 39,79% dos votos válidos, ficando à frente do Ex-Governa dor, Raimundo Colombo, segundo mais votado.

Mais de 120 milhões de brasi leiros foram às urnas no último domin go, 02/10, para eleger seus representantes nas eleições 2022. A festa da democracia no primeiro turno definiu os candidatos eleitos para os cargos de Deputado Fede ral, Deputado Estadual e Senador. Quem também já pode comemorar vitória foram os governadores de 14 estados e do Dis trito Federal, que atingiram a maioria de votos válidos (50% dos votos válidos mais um) e foram eleitos sem a necessidade de um segundo turno. Não foi o caso de Santa Catarina, onde o primeiro colocado, Jorginho Mello (PL), conquistou 38,61% dos votos válidos e enfrentará no próximo dia 30 de outubro o candidato Décio Lima (PT), segundo mais votado do estado com 17,42%. O resultado, entretanto, contra riou as projeções dos principais institutos de pesquisa do País, que apontavam em pate técnico entre Jorginho Mello e o Go vernador Carlos Moisés (Republicanos).

O atual governador do estado, porém, terminou como o terceiro mais votado com 16,99% dos votos, uma dife rença superior a vinte pontos percentuais do primeiro colocado, Jorginho Mello. O quarto mais votado para o governo cata rinense foi o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), com 13,64% dos votos. Já o senador e ex-governador de Santa Catarina, Esperidião Amin (PP), fez 9,75% dos votos. Eleitores que votaram em branco ou anularam o voto somaram 8,72%. Para o Senado Federal, o Ex-se

No cenário federal, a mesma discrepância vista nas pesquisas para o Governo de Santa Catarina se repetiu na disputa para a presidência do Brasil. De acordo com o levantamento divulgado pelo IPEC, no último dia 30 de setembro, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva estava com 51% das intenções de votos válidos, com a possibilidade de vitória em 1º Tur no, enquanto o seu maior oponente, Jair Bolsonaro, aparecia com 37% dos votos válidos. A liderança do ex-presidente Lula se confirmou nas urnas, atingindo a marca de 48,43% das votações, no entanto, com uma diferença bem menor para o segun do colocado, o presidente Bolsonaro, que alcançou 43,20% dos votos válidos. Sem atingir a maioria dos votos, os eleitores também terão a responsabilidade de voltar às urnas no próximo dia 30 para escolher o próximo presidente do Brasil. Para tan to, nos próximos dias fica a expectativa do aceno político dos candidatos derrotados em primeiro turno. Outro fator que pode rá decidir as eleições no segundo turno é a ida às urnas dos eleitores que se absti veram de votar no último domingo, que juntos somaram 32 milhões de brasileiros, o que corresponde a 20% dos eleitores.

putado Estadual, contudo, nenhum deles conseguiu ser eleito neste pleito. O candi dato a chegar mais próximo do objetivo foi o ex-prefeito Silvio Alexandre Zanca naro, que somou o total de 19.643 votos, ficando como terceiro suplente do PSD no estado. Em entrevista, Zancanaro admitiu que projetava uma melhor votação em Campos Novos, já que o mesmo atingiu o número de 8.587 votos no município.

César Valduga (PC do B), nasci do no Distrito de Barra do Leão, totalizou 14.665 votos, sendo 115 no município. Já a candidata Elvira Manfroi, que concorria a uma cadeira na ALESC pelo PT, fez o total de 2.202 votos, boa parte deles conquista dos em Campos Novos, correspondente a 1.326 votos. E por fim, pelo MDB, concor reu o candidato Chico Bento, que atingiu o total de 1.056 votos, 357 deles feitos em Campos Novos.

Cenário na 7ª Zona Eleitoral de SC

PRESIDENTE

1. Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 57.257.473 votos;

2. Jair Messias Bolsonaro (PL): 51.071.106 votos;

3. Simone Tebet (MDB): 4.915.288 votos votos (NE)

4. Ciro Gomes (PDT) 3.599.196 votos (NE)

Resultados em Santa Catarina

uPRESIDENTE EM SC

1. Jair Messias Bolsonaro (PL): 2.694.406 votos;

2. Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 1.279.216 votos;

3. Simone Tebet (MDB): 191.310 votos votos (NE)

4. Ciro Gomes (PDT) 88.672 votos (NE)

uSENADOR

Campos Novos possuía quatro representantes, nascidos ou moradores do município, concorrendo ao cargo de De

A reportagem do Jornal O Celei ro esteve no último domingo, 02/10, des de o início das votações, acompanhando as movimentações dos eleitores nas se ções correspondentes à sede da 7ª Zona Eleitoral, em Campos Novos. Desde às 8h da manhã, a movimentação foi inten sa, porém, sem grandes aglomerações nas imediações dos colégios de votação. Em conversa com o Juiz da 7ª Zona Eleitoral de Campos Novos, Rui César Lopes Pei ter, foi informado que na véspera do plei to, uma urna eletrônica da Escola Santa Júlia Billiart foi sorteada para ser auditada na ALESC e que a mesma foi substituída por outra urna de contingência. Também segundo o Juiz, na mesma escola houve o registro de derramamento de “santinhos”, situação solucionada de imediato. Além disso, duas urnas apresentaram defeito, nas Escolas Paulo Blasi e Gasparino Zor zi, e foram substituídas. Na avaliação do Juiz, as eleições na 7ª Zona Eleitoral de SC transcorreram dentro da normalidade sem grandes incidentes registrados.

Por parte de eleitores que esti veram presentes nos colégios de votação, houve várias reclamações, sobretudo, em virtude da demora na fila para exercer o direito de voto. Um dos cidadãos ouvi dos pela Reportagem do Jornal O Celeiro, questionou os seguintes pontos: seções com muitos eleitores para votar; demora nas filas; falta de funcionários do cartório eleitoral para orientar; falta de conscien tização das pessoas que tem acesso prefe rencial; e por fim, uma sugestão, reorgani zar e reestruturar a distribuição das seções em mais colégios eleitorais para os próxi mos pleitos.

1. Jorge Seif (PL): 1.484.110 votos; (E)

2. Raimundo Colombo (PSD) 608.213 votos;

3. Dário (PSB): 605.258 votos;

4. Kennedy Nunes (PTB): 443.425 votos

uGOVERNADOR *ST

1. Jorginho Mello (PL): 1.575.912 votos;

2. Décio Lima (PT): 710.859 votos;

3. Moisés (REP): 693.426 votos;

4. Gean Loureiro (PSD): 555.615 votos;

•Carol de Toni (PL): 227.632 votos (RE)

•Pedro Uczai (PT): 173.531 votos (RE)

•Jorge Goetten (PL): 159.339 votos

•Ana Paula Lima (PT): 148.781 votos

•Carmen Zanotto (Cida): 130.138 votos (RE)

•Julia Zanatta (PL): 111.588 votos

•Ismael (PSD): 110.531 votos

•Daniel Freitas (PL): 108.001 votos (RE)

•Cobalchini (MDB): 98.124 votos

•Gilson Marques (Novo): 87.894 votos

•Daniela Reinehr (PL): 84.631 votos

•Carlos Chiodini (MDB): 80.089 votos (RE)

•Ricardo Guidi (PSD): 74.066 votos (RE)

•Zé Trovão (PL): 71.140 votos

•Rafael Pezenti (MDB): 68.208 votos

•Fabio Schiochet (Uni Bra): 51.824 votos

uDEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS uDEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS

•Ana Campagnolo: 196.571 votos (RE)

•Luciane Carminatti: 92.478 votos (RE)

•Antídio Lunelli: 74.500 votos

•Sargento Lima: 71.185 votos (RE)

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022.6 ELEIÇÕES 2022 Resultado Nacional u
*ST *ST - Segundo Turno *E - Eleito *RE - Reeleito *NE - Candidato Não Eleito
*ST
Campos Novos não elege representante para a ALESC

•Mauro de Nadal: 67.065 votos (RE)

•Mauricio Eskudlark: 65.638 votos (RE)

•Jerry Comper: 64.145 votos

•Paulinha: 58.694 votos (RE)

•Zé Milton: 56.585 votos

•Mario Motta: 56.363 votos

•Jessé Lopes: 55.013 votos (RE)

•Fernando Krelling: 54.320 votos (RE)

•Julio Garcia: 49.958 votos (RE)

•Marcos Vieira: 48.466 votos (RE)

•Carlos Humberto: 46.445 votos

•Altair Silva: 46.086 votos (RE)

•Volnei Weber: 45.995 votos (RE)

•Ivan Naatz: 45.304 votos (RE)

•Camilo Martins: 44.925 votos

•Sergio Motta: 44.666 votos (RE)

•Berlanda: 41.488 votos

•Marquito M. José Abreu: 40.329 votos

•Dr. Vicente: 39.797 votos (RE)

•Marcius Machado: 39.749 votos

•Neodi Saretta: 38.729 votos (RE)

•Napoleão Bernardes: 36.923 votos

•Fabiano da Luz: 34.972 votos (RE)

•Delegado Egídio Ferrari: 34.912 votos

•Tiago Zilli: 33.733 votos

•Jair Miotto: 33.682 votos (RE)

•Massocco: 31.659 votos

•Pepê Collaço: 28.809 votos

•Rodrigo Minotto: 28.685 votos (RE)

•Repórter Sérgio Guimarães: 27.977 votos

•Oscart Gutz: 26.812 votos

•Padre Pedro: 26.803 votos (RE)

•Marcos da Rosa: 25.845 votos

•Soratto: 25.622 votos

•Lucas Neves: 23.053 votos

•Matheus Cadorin: 12.390 votos

3. Ricado Guidi (PSD): 168 votos (RE)

4. Darci de Matos (PSD): 97 votos (NE)

uDEPUTADOS ESTADUAIS

1. Silvio Zancanaro (PSD): 502 votos; (NE)

2. Jerry Comper (MDB): 241 votos (E)

3. Juarez Matos (MDB): 131 (NE)

4. Lucas Neves (PODE): 126 votos (E)

1. Silvio Zancanaro (PSD):

8.587 votos; (NE)

2. Elvira Manfroi (PT): 1.326 votos (NE)

3. Rafael Laske (PL): 808 votos (NE)

4. Jerry Comper (MDB): 518 votos (E)

uPRESIDENTE - ST

3. Paulinha (PODE): 384 (E)

4. Fabiano da Luz (PT): 310 votos; (E)

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.127 votos;

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 725 votos; Simone Tebet (MDB): 182 votos (NE) uSENADOR

1. Celso Maldaner (MDB): 533 votos;

2. Raimundo Colombo (PSD): 470 votos;

3. Jorge Seif (PL): 440 votos; (E)

4. Dário (PSB): 260 votos; uGOVERNADOR - ST

1. Moisés (REP): 991 votos;

2. Jorginho Mello (PL): 392 votos;

3. Décio Lima (PT): 300 votos;

4. Gean Loureiro (PSD): 234 votos; uDEPUTADOS FEDERAIS

1. Carmen Zanotto (CIDA): 452 votos (E)

2. Cobalchini (MDB): 334 votos (NE)

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.092 votos;

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 1.010 votos;

Simone Tebet (MDB): 98 votos (NE)

uSENADOR

1. Celso Maldaner (MDB): 558 votos; (NE)

2. Jorge Seif (PL): 503 votos; (E)

3. Raimundo Colombo (PSD): 451 votos;

2. Dário (PSB): 393 votos; uGOVERNADOR - ST

1. Jorginho Mello (PL): 772 votos;

2. Moisés (REP): 498 votos;

3. Décio Lima (PT): 496 votos;

4. Gean Loureiro (PSD): 292 votos; uDEPUTADOS FEDERAIS

1. Dora Kemer: 603 votos (NE)

2.Cobalchini (MDB): 459 votos (E)

3. Pedro Uzcai (PT): 316 votos (E)

4. Darci de Matos (PSD): 146 (NE) uDEPUTADOS ESTADUAIS

1. Jerry Comper (MDB): 416 votos (E)

2. Silvio Zancanaro (PSD): 300 votos; (NE)

3. Rosi Maldaner (MDB): 253 (NE)

4. Berlanda (PL): 249 (E)

BRUNÓPOLIS uCAMPOS NOVOS

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 11. 886 votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 6.824 votos; Simone Tebet (MDB): 948 votos (NE) uSENADOR

1. Jorge Seif (PL): 6.485 votos; (E)

2. Raimundo Colombo (PSD): 4.517 votos;

3. Dário (PSB): 2.936 votos;

4. Celso Maldaner (MDB): 1.772 votos; uGOVERNADOR - ST

1. Jorginho Mello (PL): 9.285 votos;

2. Décio Lima (PT): 3.569 votos;

1. Moisés (REP): 2.410 votos;

4. Gean Loureiro (PSD): 2.378 votos; uDEPUTADOS FEDERAIS

1. Carol De Toni (PL): 2.233 votos; (E)

2. Pedro Uzcai (PT): 2.190 votos (E)

3. Valdir Colatto (PL): 1.386 votos (NE)

4. Cobalchini (MDB): 1.280 votos (E) uDEPUTADOS ESTADUAIS

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.071 votos;

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 879 votos; Simone Tebet (MDB): 94 votos (NE) uSENADOR

1. Jorge Seif (PL): 463 votos; (E)

2. Dário (PSB): 298 votos;

3. Celso Maldaner (MDB): 221 votos;

4. Raimundo Colombo (PSD): 167 votos; uGOVERNADOR - ST

1. Moisés (REP): 964 votos;

2. Jorginho Mello (PL): 545 votos;

3. Décio Lima (PT): 335 votos;

4. Gean Loureiro (PSD): 121 votos; uDEPUTADOS FEDERAIS

1. Geovania de Sá (PSDB): 396 (NE)

2. Carmen Zanotto (CIDA): 177 votos (E)

3. Pedro Uzcai (PT): 160 votos (E)

4. Jorge Goetten (PL): 157 votos; (E) uDEPUTADOS ESTADUAIS

1. Silvio Zancanaro (PSD):

257 votos; (NE)

2. Marcos Vieira (PSDB): 204 votos (E)

3. Massocco (PL): 160 votos (E)

4. Juliano Campos (PSB): 149 votos (NE)

uMONTE CARLO

uPRESIDENTE - ST

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 2.754 votos; Jair Messias Bolsonaro (PL): 2.297 votos; Simone Tebet (MDB): 225 votos (NE) uSENADOR

1. Jorge Seif (PL): 1.149 votos; (E)

2. Raimundo Colombo (PSD):1.130 votos;

3. Dário (PSB): 1.123 votos

4. Celso Maldaner (MDB): 672 votos; uGOVERNADOR - ST

1. Jorginho Mello (PL): 1.790 votos;

2. Décio Lima (PT): 1.494 votos;

2. Moisés (REP): 783 votos

4. Gean Loureiro (PSD): 549 votos; uDEPUTADOS FEDERAIS

1. Pedro Uzcai (PT): 700 votos (E)

2. Claudete Gheller Mathias (PODE): 480 votos; (NE)

3. Cobalchini (MDB): 446 votos; (E)

4. Geovania de Sá (PSDB): 357 (NE) uDEPUTADOS ESTADUAIS

1. Silvio Zancanaro (PSD): 906 votos; (NE)

2. Marcos Vieira (PSDB): 575 votos; (E)

uPRESIDENTE - ST

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 975 votos;

Jair Messias Bolsonaro (PL): 847 votos;

Simone Tebet (MDB): 143 votos (NE) uSENADOR

1. Jorge Seif (PL): 666 votos; (E)

2. Celso Maldaner (MDB): 499 votos;

3. Raimundo Colombo (PSD): 289 votos;

4. Dário (PSB): 284 votos; uGOVERNADOR - ST

1. Jorginho Mello (PL): 849 votos;

2. Moisés (REP): 469 votos;

3. Décio Lima (PT): 369 votos;

4. Gean Loureiro (PSD): 147 votos; uDEPUTADOS FEDERAIS

1. Carmen Zanotto (CIDA): 551 votos (E)

2. Carol De Toni (PL): 240 votos; (E)

3. Ed Pereira (UNIÃO): 199 votos; (NE)

4. Pedro Uczai (PT): 162 votos (E); uDEPUTADOS ESTADUAIS

1. Silvio Zancanaro (PSD): 335 votos; (NE)

2. Dr. Vicente (PSDB): 294 votos; (E)

3. Massocco (PL): 202 (E)

4. Sargento Lima (PL): 114 votos; (E)

uVARGEM uZORTÉA

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.255 votos;

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 968 votos;

Simone Tebet (MDB): 144 votos (NE) uSENADOR

1. Jorge Seif (PL): 749 votos; (E)

2. Dário (PSB): 517 votos;

3. Celso Maldaner (MDB): 329 votos;

4. Nennedy Nunes (PTB): 221 votos; uGOVERNADOR - ST

1. Jorginho Mello (PL): 1.036 votos;

2. Décio Lima (PT): 559 votos;

3. Moisés (REP): 459 votos;

4. Amin (PP): 143 votos; uDEPUTADOS FEDERAIS

1. Pedro Uzcai (PT): 472 votos (E)

2. Carol De Toni (PL): 319 votos; (E)

3. Jorge Goetten (PL): 168 votos; (E)

4. Jeferson da Richa (PROS): 153 votos (NE); uDEPUTADOS ESTADUAIS

1. Berlanda (PL): 387 votos (E)

2. Neodi Saretta (PT): 323 votos; (E)

3. Paulinha (PODE): 192 votos; (E)

4. Valduga (PCdoB): 151 votos; (NE)

*INFORMAÇÕES: UOL ELEIÇÕES

7Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br ELEIÇÕES 2022 Resultados na AMPLASC uABDON BATISTA u
uCELSO RAMOS

CDL Campos Novos divulga ações alusivas ao Dia das Crianças, Curso de Vitrines e Natal

Entidade planeja ações e comemora momento de cresimento.

O Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campos Novos atendeu a imprensa esta semana para re passar o planejamento da entidade no que se refere às programações do comércio.

De acordo com Marcos Giovani da Silva, a CDL já tem data para o Sábado D Especial Dia da Criança, que será reali zado no dia 08 de outubro. A programa ção será realizada com vários parceiros e terá início às 09h da manhã e seguirá até às 16h, seguindo horário especial.

No sábado haverá distribuição de pipoca, algodão doce, doces e balões; con tação de histórias; atividades recreativas; e brinquedos infláveis. A Rede Feminina de Combate ao Câncer também participa rá da ação com a venda de camisetas do “Outubro Rosa”. Paralelamente, a entidade realizará uma ação junto ao projeto “Re cicla CDL”, com o recolhimento de Lixo eletrônico e óleo de cozinha.

A ação tem patrocínio das em presas: Digimax, Super Lucas, Sicoob, Só Luz, Unicred e Trekos Encadernações.

Conta também com apoio: Rede Femini na, Dipar, Prefeitura Municipal, Sephora soluções ambientais e Amplasc.

“Prevemos uma boa mobilização alusiva ao Dia das Crianças, acreditamos que a porcentagem de vendas será maior, já que o comércio vem retomando núme ros da pandemia”, afirmou Marcos.

Outras ações

O presidente da CDL também falou à imprensa sobre a expectativa da Promoção “Natal Celeiro da Paz” e confir mou que serão R$ 33 mil em vale compras, sendo R$ 30 mil reais para os consumido

res e R$ 3 mil reais para os vendedores. A Campanha inicia no dia 05 de novembro, os sorteios serão realizados nos dias 03 e 30 de dezembro.

No dia 27 de outubro, haverá a entrega dos materiais aos associados par ticipantes da promoção e também será realizada uma palestra Motivacional com Giovani Zanetta: Vista a Camisa e acelere resultados. (Ingressos R$ 15,00 na CDL).

Giovani confirmou que já está acertado a decoração nos trevos da Coo cam e Copercampos, bem como, na praça Lauro Muller. O projeto de iluminação da praça também já está pronto e abordará novas decorações e reutilização de outras. Além da parceria com as instrutoras dos Clubes de Mães que fazem toda a parte ar tesanal.

Os recursos para o Natal Celeiro da Paz serão captados através da Prefeitu ra Municipal, patrocinadores, apoiadores

e há ainda a expectativa de cadastro da ação via Lei Rouanet.

O horário de Natal do comércio ainda não foi definido, a entidade está ta bulando a pesquisa que fez com os comer ciantes e ainda irá definir ações. Sobre os vale-compras, a entidade manterá o me canismo manual, onde o cliente recebe o cupom, preenche e deposita na urna para sorteio.

uCurso

Em apoio às festas de fim de ano, a CDL também realizará um Curso de Vi trine e embalagens que será aplicado nos dias 07 a 10 de novembro. O curso tra balhará com os comerciantes ‘Noções de Exposição, Disposição e Decoração para Vitrines” & “Embalagem Para PresenteComércio” e será ministrado por Eliana Grazziotin.

O curso tem como público-al vo os Lojistas, vitrinistas, vendedores, expositores, repositores, empacotadores de presentes para lojas comerciais, res ponsáveis por divulgação de produtos em mídias sociais, profissionais da área de exposição e decoração de ambientes in ternos e externos de todos os segmentos comerciais.

Além de profissionalizar os lo jistas o curso trabalhará abordagem e disciplinas como: Forma de apresentação de produtos; Planejamento de Vitrines Temáticas e Expositivas; Datas Comemo rativas; Custo Zero e Reciclagem / Reu tilização de materiais descartáveis para exposição de produtos; Oficinas Práticas com aula em duas lojas participantes; re alização de Vitrine externa e realização de Exposição Interna; Cores e suas funções; Agrupamento, estudo e escolha de pro dutos para expor na Vitrine; Distribuição

e organização das mercadorias, de forma cromática, na estrutura já existente da loja e Aula pratica de Embalagens para uso co mercial.

uVitrines

Marcos comentou que o comér cio deve variar as vitrines neste mês de outubro. “É comum parte do comércio re alizar a vitrine alusiva à Romaria de Nos sa Senhora Aparecida em Campos Novos por ser um evento tradicional, também há alguns comércios que preparam vitrines alusivas ao mês Rosa. Nós da CDL apoia mos essas ações e com relação ao “Outu bro Rosa” pedimos que as equipes de lojis tas vistam rosa e usem botons produzidos pela entidade durante o mês”.

Crescimento do comércio

O Presidente da CDL avaliou o crescimento do comércio de Campos No vos durante a coletiva.

“Observamos que desde que ini ciamos o nosso trabalho junto à CDL, te mos o comércio crescendo, trabalhamos muito a frase ‘Comércio forte, cidade de senvolvida’. Ao longo dos últimos dez anos vimos que Campos Novos tem um comér cio muito forte e passou a ser uma cidade que buscava constantemente cidades vizi nhas para aquisições e compras e isso se inverteu se tornando uma cidade vitrine. Vemos que hoje somos referência na re gião, recebemos pessoas de fora que com pram aqui, seja nos mais diversos setores, e isso fortalece nosso comércio. Vimos que nossos comerciantes estão investindo cada vez mais em suas empresas, fachadas, acabamentos, vitrines e isso mostra que todos estamos empenhados a se tornar um centro de comércio na região”, finali zou Marcos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022.8 EMMPRESARIAL
Marcos Giovani da Silva Predidente da CDL
*Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

YBR Cursos/YESBRAS muda de marca e agora é JUMP-UP Cursos

Escola já atua há oito anos em Campos Novos, sempre trazendo inovação e novos conhecimentos.

Formada por profissionais e em presários criativos, determinados e sem pre de olho no futuro é que a YBR Cursos/ YESBRAS, se tornou conhecida e uma das principais escolas de formação edu cacional da região. Neste ano, após mui tos estudos, a marca divulgou no início de outubro uma nova identidade visual e identificação: JUMP-UP CURSOS, que se baseia no conceito de que transformação é o movimento de saída da escola de um grupo de franquias para, agora, iniciar marca própria.

O novo nome foi inspirado no movimento de SALTO, que é o grande ob jetivo da direção da escola para com seus alunos. “Vamos dar um SALTO em nossa qualidade, e vamos ajudar nossos alunos a darem um SALTO em suas vidas pessoais e profissionais. Essa TRANSFORMAÇÃO vem para melhorar o que já era bom. Nós conquistaremos mais liberdade e poder para fazer definitivamente o que nós de cidirmos, sempre com o mesmo objetivo: FAZER A DIFERENÇA”, comentou Letí cia Dalposso Sernajoto, teacher diretora e sócia da empresa.

Felipe Dalposso, irmão de Letí cia, sócio e diretor financeiro, ressalta que a essência vai continuar a mesma. “Vamos manter nossos principais pilares, sempre acreditando que a qualificação é a única forma de transformação para melhor, fa zendo a diferença na e para a vida das pes soas”, comentou.

Metodologia de Ensino

Com mais liberdade, a JUMP-UP contará com metodologia própria, que carregará seu DNA, formado por métodos de ensino que trazem diversos conceitos,

uAPRENDIZAGEM ATIVA: Método com bases no conceito criado por William Glasser, um psiquiatra estadu

nidense, trazendo PRÁTICA, potenciali zando em até 80% a mais do que outras metodologias

uPROGRAMAÇÃO NEURO

LINGUÍSTICA - PNL: Metodologia que foca no alcance da excelência, ou seja, auxilia uma pessoa a atingir os melhores resultados e o DNA da JUMP-UP carrega técnicas aplicadas de PNL que melhoram o aprendizado do aluno.

uGAMEFICAÇÃO: Uma estra tégia que colabora com o desenvolvimen to e participação do aluno, além de ofe recer estímulos externos que ajudam no processo de aquisição de conhecimento e no reforço escolar. A prática consiste em aplicar elementos de jogos no processo de aprendizagem.

uANDRAGOGIA: Uma arte ou ciência que serve para orientar adultos a

aprender, segundo a definição cunhada na década de 1970 por Malcolm Knowles. Trata do ensino para adultos, buscando a aplicação dos métodos mais adequados para os seus aprendizados, considerando que essa faixa etária apresenta comporta mentos e motivações diversas dos jovens e crianças, além de estarem em busca de conhecimentos que possam ser aplicados em suas rotinas.

uTOTAL PHYSICAL RES

PONSE: Voltada aos cursos Kids e Little Kids de inglês, trata-se um método de en sino de idiomas desenvolvido por James Asher, professor emérito de psicologia da San José State University da California e é baseado na coordenação da linguagem e do movimento físico junto com estimula ção de áreas específicas do cérebro apro fundando e dando maior velocidade ao aprendizado do idioma.

uCOMMUNICATIVE APPRO

ACH: Focada nos cursos de idiomas, é uma abordagem no ensino de línguas que prima pelo foco no sentido, ou seja, no significado, na interação entre os falantes, sua intenção e funções linguísticas.

como das características culturais e sociais da região.

Certificados Anti Fraude

A redução no prazo de entrega do certificado é outro ponto de vantagem com essa transformação. Antes, o prazo era de até 60 dias. Com a marca própria JUMP-UP Cursos, o prazo será reduzido para até 30 dias.

A validade do nosso certificado é abrangente a todo o território nacional e será expedido em conformidade com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educa ção Nacional (Lei 9394/96) e com o De creto-Lei 2208/97 e com a SED – Secreta ria do Estado da Educação Portaria 008/ SC de 2002.

Além disso, o certificado contará com ao menos 5 pontos exclusivos de se gurança garantindo que não seja frauda do:

PAPEL ESPECIAL TELADO, IMPRESSÃO EM HOT STAMPING EM DOURADO que dificulta a pirataria do nosso certificado, CHANCELA DE SE GURANÇA DE AUTENTICIDADE EM RELEVO, CHAVE DE CONSULTA DE AUTENTICIDADE e INSCRIÇÕES DE REGISTRO interno em nossos livros e re gistros.

Inovação

Inovar corre nas veias da escola.

Fazer diferente, para fazer a diferença, é o maior lema interno e esse é um ponto chave para essa TRANSFORMAÇÃO, a liberdade em INOVAR quando e como a empresa desejar.

Um dos motivos para o movi mento de transformação, é a liberdade em adaptar os atuais cursos à realidade da nossa região, além de proporcionar poder para criação de novos cursos, com o DNA JUMP-UP, que venham ao encontro das necessidades do mercado de trabalho bem

E esse processo teve start no iní cio deste ano, quando foi disponibilizado o PROJETO JUMP, precursor deste SAL TO na vida da escola. No aplicativo, os alunos encontram mais de 30 horas extras de conteúdos diversos disponibilizados, fortalecendo as suas SoftSkills, que o que resultará em alunos que sairão da JUMP -UP Cursos TRANSFORMADOS. Ficou interesado? Entre em contato: (49) 35442837.

9Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br EMPRESARIAL
como:
Cursos adaptados a realidade local
Letícia Dalposso Sernajoto e Felipe Dalposso
*Fotos e Colaboração de Informações: Jump Cursos

Secretaria de Saúde investe em melhorias e garante atendimento humanizado aos pacientes

Durante a última semana, a Admi nistração Municipal inaugurou cinco salas da unidade que receberam novos equipamentos.

A prefeita Milena Lopes inaugu rou com muita alegria as cinco salas da Unidade de Saúde que foram repaginadas e equipadas com móveis novos. Ao lado dos servidores da saúde, a gestora se emo cionou ao observar o novo ambiente. A equipe da Unidade também ficou em festa pelas melhorias que serão significativas tanto para os profissionais quanto para a população. A beleza, cuidado e capricho foram vistos em cada detalhe. A iniciativa da Administração Municipal é promover a humanização e garantir o bom acolhi mento aos pacientes. “Meu desejo sempre

foi cuidar bem da nossa população. Para fazer isso é preciso esforço e investimen to. As salas estão lindas, tenho certeza que nossa população vai se sentir bem quando for recebida neste espaço”, afirmou a pre feita.

A humanização na saúde requer mais do que bons profissionais, envolve também uma estrutura física adequada e aconchegante. A melhoria constante na

Unidade de Saúde é a consequência do olhar sensível e diferenciado da Adminis tração Municipal, através da Secretaria de Saúde.

A população vargense também veio conferir de pertinho as novas salas. As salas acolhimento e enfermagem, sala de procedimento, consultório médico, consultório ginecológico, consultório pe diatria e a sala de vacina foram os espaços

equipados. Todos ficaram muito gratos pelo cuidado e carinho da Administração com a saúde dos munícipes.

A Unidade de Saúde de Vargem deu um salto desde o início da gestão. A evolução é nítida tanto no espaço físico quanto nos serviços oferecidos. Hoje a população conta não apenas com aten dimento com clínico geral, mas também tem acesso à pediatria, ginecologia, além de atendimento odontológico, seja no mu nicípio ou através de convênios com hos pitais de outras cidades. Crianças, idosos, trabalhadores e toda a população contam com serviços que contribuem para o bem -estar e qualidade de vida. A Administra ção Municipal valoriza a saúde do povo vargense.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022.10 REGIÃO VaRGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Uma eleição em dois turnos

Tanto

No dia 30 de outubro, os eleitores de todo o país vol tam aos colégios eleitorais para definir quem presidirá o Brasil nos próximos qua tro anos. Da mesma forma, os catarinenses vão escolher o novo governador após essa nova etapa eleitoral.

Lula x Bolsonaro

Contrariando a maioria das pesquisas de intenção de voto que davam grande probabili dade de a eleição presidencial ser definida em primeiro tur no, com a vitória do ex-pre sidente Luiz Inácio Lula da Silva, o resultado das urnas apontou por uma nova dispu ta entre os dois rivais. Ao final da votação, o ex-presidente Lula obteve 48,4 % do total de votos válidos (57,2 milhões de sufrágios) e saiu na frente na corrida pela chefia do Exe cutivo federal. O presidente Jair Bolsonaro obteve 43,2%

dos votos válidos, ou seja, 51 milhões de votos.

Em Santa Catarina, Bol sonaro alcançou 62,21% dos votos válidos (2,6 milhões de votos) e o ex-presidente Lula 29,54% dos votos válidos (1,2 milhão de sufrágios).

Imediatamente após a to talização dos votos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cada candidato começou o movimento em direção às alianças com vistas ao se gundo turno. Os apoios de Simone Tebet (4,16% dos vo tos válidos) e de Ciro Gomes (3,04%) estão sendo dispu tados. Bolsonaro mira, tam bém, o Partido Novo, por conta da vitória expressiva do governador Zema em Minas Gerais.

Jorginho Mello X Décio Lima

Os catarinenses optaram por barrar, nas urnas, a ree leição de Carlos Moisés, do Republicanos. O atual gover nador ficou em terceiro lugar na disputa, obtendo 693,4 mil votos (16,99% do total). Apoiado por Bolsonaro, o se nador do PL, Jorginho Mello, ficou em primeiro lugar re cebendo mais de 1,5 milhão dos votos, o que corresponde a 38,6 % dos votos válidos.

Vai disputar o segundo turno tendo como oponente o pe tista Décio Lima, que obteve 710,8 mil votos (17,42% dos v. v.). O ex-prefeito de Florianó polis, Gean Loureiro (União), terminou o pleito em quarto lugar, com 555,6 mil votos (13,61% dos v.v.). Esperidião Amin (PP) contabilizou 398 mil votos (9,75% dos votos válidos).

Para Jorginho Mello, as alianças com os partidos de Gean Loureiro e de Esperi dião Amin são mais prová veis, uma vez que ambas as legendas integram a base de Bolsonaro (PL).

Jorge Seif Jr. (PL) é eleito senador

Com o decisivo apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), o candidato Jorge Seif Jr. (PL) em sua estreia na disputa eleitoral conseguiu conquistar a cadeira para o Senado por Santa Catarina. Ex-secretário da Pesca do governo federal, Jorge Seif Jr. obteve mais de 1,4 milhão de votos, correspondente a 39,8 % dos votos válidos. O candi dato do PL derrotou, na reta final, o favorito Raimundo Colombo (PSD), que obteve 608 mil votos (16,3% do total de votos válidos).

Alesc: renovada e multipartidária

Com a chegada do PSOL à Casa, treze partidos conquistaram vaga para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina no mandato dos próximos quatro anos. Um recorde na história do Parlamento estadual, que também passou por uma importante renovação. Dos 40 deputados eleitos no domingo (2/10), 16 deles vão exercer o cargo pela primeira vez.

As bancadas

Confira a representação de cada legenda partidária e seus respectivos parlamentares

PL (de 7 para 11): Ana Campagnolo, Sargento Lima, Mauricio Eskudlark, Jessé Lopes, Ivan Naatz, Nilso Berlanda, Marcius Machado - todos reeleitos. Em 1º mandato: Carlos Humberto, Edilson Massocco, Oscar Gutz e Estener Soratto Jr.

MDB (de 9 para 6): Mauro de Nadal, Jerry Comper, Fernando Krelling, Volnei Weber conquistaram mais um mandato. Antídio Lunelli e Tiago

Zilli estreiam na Casa.

PT (manteve 4) Luciane Carminatti, Neodi Saretta, Fabiano da Luz, Padre Pedro Baldissera - todos reeleitos.

Podemos (de 2 para 3): Paulinha, reeleita; Camilo Martins e Lucas Neves em 1º mandato.

PP (manteve 3): José Milton Scheffer e Altair Silva reeleitos. Pepê Collaço - 1º mandato.

PSD (manteve 3): Julio Garcia reeleito; Mario Motta e Napoleão Bernardes estreiam na Casa.

União Brasil (de 4 para 3): Jair Miotto reeleito; Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães - 1º mandato.

PSDB (manteve 2): Marcos Vieira e Vicente Caropreso, reeleitos. Novo (manteve 1): Matheus Cadorin estreia na Alesc.

PDT (manteve 1): Rodrigo Minotto, reeleito.

PTB (manteve 1): Delegado Egídio Ferrari, primeiro cargo eletivo. Republicanos (manteve 1): Sérgio Motta, reeleito

PSOL (estreia com 1): Marcos José Abreu, o Marquito.

O GÁS QUE AVANÇA

Em Santa Catarina, Gás Natural tem panorama positivo para próximos anos

11Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br ESTADO ASSINE JORNAL O CELEIRO E RECEBA TODA QUINTA-FEIRA SEU EXEMPLAR. ENTRE EM CONTATO CONOSCO: (49) 9 8828.2224
RCN 699 | rcnonline.com.br SC A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
na disputa ao Executivo estadual como para a presidência da República o vencedor será conhecido após novo escrutínio
Jorginho Mello (PL) fez 38,61% dos votos válidos Décio Lima (PT) fez 17,42% dos votos válidos
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022.12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.