20230523

Page 1

BAGÉ, terça-feira, 23 e quarta-feira, 24 de maio de 2023 - ANO XXVIII Nº 6 986 | R$ 3,00

Anunciada nova detonação no canteiro da barragem

Desmonte de rochas, agendado para quinta, permite avanço na escavação

MOBILIDADE

Progressistas elegem Geraldo Gomes presidente

Secretário-geral de Governo da Prefeitura comandará sigla no município

Nicolini e Peruzzo estão entre as maiores redes do RS

Ranking Agas premiará 20 empresas durante evento na próxima semana

Pág. 2 Pág.

Bagé totaliza 34 casamentos homoafetivos

Na cidade, maioria dos matrimônios registrados é entre casais femininos

DNIT ANALISA TERCEIRAS FAIXAS PARA A BR-153

Durante audiência, em Bagé, para tratar da duplicação da BR-290, outra possível obra acabou chamando a atenção. Superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva disse que é estudada a viabilidade de inserções de terceiras faixas na BR-153.

Pág. 3

Hulha Negra deve ter construção de escola retomada

Instituição Infantil é única da região inserida em pacto nacional por obras

Após empates, foco da dupla é no Ba-Gua

Pedra Moura receberá primeiro clássico entre equipes na Série A2

Pág. 15

ENSINO
POLÍTICA
ARVOREZINHA SUPERMERCADOS EM 10 ANOS
FUTEBOL
7 Pág. 15 Pág. 11
Pág. 5
PREVISÃO DO TEMPO TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA Bom Encoberto 17ºC 17ºC 28ºC 29ºC Fechamento da edição: 19h V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 F O C O F O C O N O N O F U T U R O F U T U R O I N S C R E V A - S E I N S C R E V A - S E s o u . u r c a m p . e d u . b r / v e s t i b u l a r s o u u r c a m e d u b r / v e s t i b u l a r B A G É B A G É A L E G R E T E A L E G T E S Ã O G A B R I E L S Ã O G A R I E L S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O jornalminuano.com.br

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023

Laboratório de Jornalismo

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br

www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan Reportagem - Viviane Becker - Melissa LouçanJaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição

Procedimento acontecerá na quinta-feira, às 17h

Prefeitura divulga nova detonação em área da barragem da Arvorezinha

A Prefeitura de Bagé informou que, na próxima quinta-feira, dia 25, às 17h, ocorrerá uma nova detonação na área em que está sendo construída a Barragem da Arvorezinha. A partir desse processo, será feito um novo desmonte de rochas, no canal de descarga do reservatório. De acordo com o engenheiro Endrigo Silveira, membro do comitê gestor da barragem, a detonação de rochas possibilita avançar na escavação do canal de descarga do reservatório.

“As máquinas que executam a

remoção de material não conseguem avançar em decorrência da existência de rochas. Com a detonação, será possível atingir a profundidade fi nal do canal”, explicou. Como já informado, a atividade de detonação é sempre precedida por um Plano de Segurança do Desmonte de Rochas, mapeamento e monitoramento de possíveis patologias geológicas decorrentes do processo de detonação. Ao longo da obra, outras detonações serão realizadas, ainda sem data defi-

nida. “À medida que se avança na escavação, irão surgindo veios rochosos. Conforme necessidade, serão feitas novas detonações”, afirmou o engenheiro.

Interrupção

O Governo Municipal informa que, no dia de detonação, por ocasião do referido desmonte de rochas por meio de detonações no canal de descarga do reservatório, as vias de acesso próximas ao canteiro de obras terão, previamente, o fl uxo interrompido.

02
Cidade www.jornalminuano.com.br
- Marcos Goulart Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira
ARQUIVO/ A.I. PREFEITURA/ESPECIAL JM

Sinalizada reformulação do trevo de São Domingos e criação de terceiras faixas na

BR-153

sentada por Éverton Kaupe do gabinete do Prefeito, também assegurou a instalação de iluminação no trevo, tornando-o mais seguro durante a noite.

“Essa é uma vitória significativa para a comunidade de Bagé e, especialmente, para os moradores de São Domingos, que dependem diariamente desse trevo para atravessar a rodovia. Com a reformulação, espera-se uma melhoria no fluxo de tráfego e na redução de acidentes”, destacou DaJúlia.

Santa Tecla

Radioterapia deve finalizar processo junto à Comissão de Energia Nuclear, diz Ministério de Saúde

A audiência pública realizada na noite de sexta-feira, dia 19, em Bagé, para discutir a duplicação da BR-290, acabou resultando no anúncio de outras obras que atingem, de forma mais direta, a Rainha da Fronteira. Convidado para o debate, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, comentou sobre duas empreitadas: a reformulação total do trevo de acesso ao bairro São Domingos, pela BR-293, e a possibilidade de serem inseridas terceiras faixas na BR-153, que serve de ligação até a BR-290.

Em entrevista à reportagem do Jornal Minuano, Silva destacou que a questão das terceiras faixas pode ser incluída nos con-

troles de manutenção da rodovia. “São situações diferentes da pauta da duplicação. Estamos fazendo um levantamento para ver os pontos possíveis de inclusão de terceiras faixas. A equipe está estudando possibilidades de onde poderia a inclusão de terceiras faixas”, destaca.

O presidente da Comissão de Infraestrutura da Câmara de Vereadores de Bagé, vereador Flávius DaJúlia, comemorou as possibilidades. Conforme ele, a obra em São Domingos trará maior segurança aos motoristas que transitam entre Bagé, a BR473 em direção à Lavras do Sul, e a BR-293, que leva a Dom Pedrito para quem sai do trevo à esquerda, e à Hulha Negra para quem sai à direita. Além da remodelação, a Prefeitura, repre-

Outra pauta em debate foi o do projeto Santa Tecla, já anunciado anteriormente pelo ministro dos Transportes. A avenida que é uma das portas de entrada de Bagé, e, segundo o superintendente do DNIT, deve receber uma reabilitação do pavimento. “Tudo seria mantido, somente seria realizada a reabilitação da pavimentação”, pontua.

Hiratan observa que ‘o pavimento está bem prejudicado, em razão da mudança de tráfego de veículos, drenagem’. “Tiveram modificações desde o projeto original até agora, então vem para recuperar o pavimento, pois tem deformações e até buracos”, ressalta. O edital para a licitação do projeto será publicado até agosto deste ano e a obra deverá iniciar até o início de 2024. “Serão R$ 26,8 milhões em investimentos”, estima.

Assunto recorrente nas últimas semanas, a abertura do serviço de radioterapia ainda não teve um desfecho. Enquanto os trâmites envolvendo a instituição de saúde, município e estado continuam, o Ministério da Saúde confirma que aguarda a documentação para dar andamento ao processo de autorização de funcionamento.

Através de nota encaminhada ao Jornal Minuano, o Ministério da Saúde informou que a Santa Casa não está apta para receber os pacientes de radioterapia até a finalização do processo junto a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear. De acordo com o órgão federal, somente após a liberação e a comprovação da documentação ‘ain-

da não apresentada corretamente’, será possível finalizar o processo de alteração de habilitação da Santa Casa.

Segundo o Ministério, a unidade precisa atender plenamente as pendências de documentos elencados informados na proposta inserida e avaliada pela equipe técnica - documentos estes que não são detalhados pela nota. “Assim que essa etapa for concluída, será aberto processo para elaboração e publicação de portaria que prevê os valores a serem aportados ao Fundo Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Os repasses financeiros só serão realizados após a publicação da portaria de habilitação pelo Ministério da Saúde”, informa o órgão, através de nota

03
VALDUGA
FELIPE
Cidade www.jornalminuano.com.br
BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023
Órgão federal emitiu comunicado oficial do caso ao JM FERNANDO RISCH/ESPECIAL JM “A equipe está estudando possibilidades de onde poderia a inclusão”, disse Hiratan da Silva

Campo & Negócios

Alunos do IFSul programam I Painel de Conhecimentos Agropecuários

DIVULGAÇÃO

Como forma de atualizar os produtores de Bagé e região sobre os processos que auxiliam o controle de culturas agrícolas e pecuárias, acontecerá o I Painel de Conhecimentos Agropecuários. Com o tema “Agropecuária moderna e boas práticas de manejo”, o evento é idealizado pelos alunos do 4º Ano do Técnico de Agropecuária do IFSul e acontecerá dos dias 13 a 15 de junho, com palestrantes ainda a serem confirmados.

De acordo com a participante da comissão organizadora do evento, Eduarda Crespo, o primeiro painel idealizado pelos alunos será relacionado a área agrícola e pecuária. “É uma forma de difundir conhecimentos sobre manejo e boas práticas agrícolas em uma agropecuária moderna, atualizada e evoluída”, descreve a estudante.

Bagé sedia classificatória ao Freio de Ouro

O evento será realizado junto ao auditório do IFSul Campus Bagé, localizado na Avenida Leonel de Moura Brizola, nº 2.501. A grade de palestras será atualizada ao longo da próxima semana, juntamente com as temáticas e convidados da equipe. Aos participantes, será fornecido um certificado para quem comparecer à 75% do Painel.

Horários

13 de junho

Manhã: 7h45 às 12h30

Tarde: 14h às 18h15

14 de junho

Manhã: 8h às 11h30

Tarde: 13h30 às 17h15

15 de junho

Evento fechado apenas para os estudantes do IFSul.

Na segunda-feira, dia 22, começou a etapa 2023 da Classificatória Gaúcha Sul para a final do Freio de Ouro. A prova é realizada em Bagé e definirá, no domingo, dia 28, mais 16 exemplares, entre machos e fêmeas, para a disputa que ocorrerá em agosto, em Esteio. Pela programação da prova, os exemplares passarão pela etapa morfológica na quinta-feira e depois a funcional. O evento acontece no parque Visconde de

Ribeiro Magalhães. O diretor de Provas Esportivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Fernando Gonzales, destaca o retorno da prova ao interior do Estado, por solicitação da comunidade. “Foi feita uma pesquisa entre os associados e foi salientado o interesse que as Classificatórias retornassem, pós-pandemia, para as cidades do interior como forma de fomento e de ex-

pansão”, explica o dirigente. Segundo Gonzales, é grande a expectativa, principalmente porque Bagé é uma cidade muito importante, com raízes da raça crioula. Os jurados da prova para a categoria Fêmeas serão César Augusto Zolinger, Lauro Varela Martins e Telmo Raimundi Ferreira. Já os responsáveis pelas avaliações dos Machos serão Fábio Muricy Camargo, Fernando Guilherme Horst e Luciano Corrêa Passos. Thiago Schilling de Ávila será o jurado reserva.

Destaques em Jaguarão

Bagé foi destaque na Exposição de Morfologia Passaporte realizada na cidade de Jaguarão. Na categoria Machos, a Estância São Francisco, do criador e expositor Manuel Rossell Sarmento, obteve a premiação de Reservado Grande Campeão com Juncado Chico. Já na quarta colocação de Melhor Macho, ficou o exemplar Campana Impulso, do criador e expositor Mário Moglia Suñe, da Cabanha Campana.

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
04
Seletiva definirá 16 exemplares para final em Esteio FELIPE ULBRICH/ABCCC Evento acontecerá dos dias 13 a 15 de junho

Geraldo Gomes vai presidir diretório do Progressistas pelo próximo triênio

sidimar_frostan@hotmail.com

Vereadoras propõem estatuto para prevenir violência política contra mulheres

Em convenção realizada no domingo, 21, o diretório bajeense do Progressistas elegeu o servidor público e atual Secretário-Geral de Governo, Geraldo Gomes, para a presidência da legenda, pelo próximo triênio.

A coordenadora do Gabinete Institucional de Governo, Sonia Leite, que presidiu o partido nos últimos quatro anos, não disputou reeleição. O pleito registrou oito pré-candidaturas. Gomes, porém, conquistou o apoio da maioria.

Sonia avalia que, durante seu mandato, o Progressistas resgatou o protagonismo. “Trouxemos de volta lideranças da velha guarda, que estavam afastados, como o ex-prefeito Carlos Azambuja, e os ex-vereadores Pedro Celso e Anacleto Carvalho”, exemplifica.

A presidente que deixa o cargo também afirma que trabalhou para estimular novas lideranças dentro do partido’. “Realizamos diversos eventos com a presença de deputados e lideranças progressistas, como o presidente Celso Bernardi. Aumentamos o número de filiados”, enfatiza.

O Progressistas integra a base do governo municipal. Gomes, inclusive, responde pela Secretária-Geral do Governo de Divaldo Lara. João Pedro Finger é titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Antenor Teixeira, que respondeu pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, atua na chefia de gabinete do prefeito.

Gomes é filiado eu Progressistas desde 1993. Representando o partido, atuou na Secretaria de Agricultura de Lavras do Sul, retornando para Bagé em 2007. Foi assessor do deputado federal Afonso Hamm por mais de 20 anos. Na atual gestão bajeense, atuou como secretário da Saúde, e também como coordenador da Vigilância Sanitária.

O novo presidente, que vai comandar a sigla até 2026, adianta a intenção de dar sequência ao trabalho de Sonia. “O Progressistas é um partido forte, que vai ter protagonismo nas próximas eleições. Vamos seguir fazendo o trabalho em conjunto, para chegar no próximo ano ainda mais forte”, garante.

Composição da Executiva

Presidente: Geraldo Leal Gomes

Primeiro vice-presidente: João Pedro Finger

Segundo vice-presidente: Francisco Araújo

Secretário-Geral: Cássio Gomes

Secretário-Adjunto: Renato Fagundes

Tesoureira: Sheyanne Werner

Tesoureira-Adjunta: Magda Maraschin

Por iniciativa das vereadoras Beatriz Souza, do PSB, e Cáren Castencio, do PT, Bagé pode instituir o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo Público. A proposta dispõe sobre mecanismos de prevenção, conscientização e responsabilização da violência política contra mulheres. A Câmara não tem prazo para votação em caráter conclusivo. Pelo Estatuto, considera-se violência política contra a mulher toda ação, conduta ou omissão praticada com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os seus direitos políticos. Constituem igualmente atos de violência política contra a mulher qualquer distinção, exclusão ou restrição no reconhecimento, gozo ou exercício de seus direitos e de suas liberdades políticas fundamentais, em virtude do sexo.

Entre os objetivos do Estatuto, proposto pelas vereadoras, está eliminar atos, comportamentos e manifestações de violência política,

Atos de violência

Na prática, o Estatuto considera atos de violência política contra mulheres candidatas, eleitas ou ocupantes de cargo público no âmbito do Município de Bagé, aqueles que imponham por estereótipos a realização de atividades e tarefas não relacionadas com as funções e competências do cargo que ocupam ou pretendem ocupar.

Também são considerados atos de violência aqueles que atribuam responsabilidades que tenham como resultado a limitação do exercício da função pública ou parlamentar da mulher; e aqueles que impeçam, por qualquer meio, que as mulheres eleitas, titulares ou suplentes, durante sessões plenárias ordinárias ou extraordinárias, ou qualquer outra atividade que envol-

perseguição ou qualquer prática de assédio que, direta ou indiretamente, afetam mulheres no exercício de atividade parlamentar e de funções públicas. Assegurar integralmente o exercício dos direitos políticos das mulheres filiadas a partidos políticos, candidatas, eleitas ou nomeadas a cargos públicos também é um objetivo.

O Estatuto visa, ainda, orientar o desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias públicas, fundando-as na intersetorialidade, para a erradicação de todas as formas de assédio e violência política contra as mulheres; promovendo o aumento da representatividade feminina em espaços políticos e cargos públicos, estimulando uma maior participação de mulheres nas esferas de poder e de decisão no âmbito do Município, através da formulação contínua de políticas públicas e ações afirmativas. Outro objetivo da proposição é estabelecer mecanismos que am-

va a tomada de decisões, exerçam o direito de falar e votar em igualdade de condições com homens.

Restringir indevidamente o uso da palavra em sessões ou reuniões de comissões, solenidades e outras instâncias inerentes ao exercício de cargo público; bem como depreciar a condição de mulher ou estimulem sua discriminação em razão do sexo feminino, ou em relação à sua cor, raça, etnia, religião ou condição física também constituem atos de violência.

Atos que discriminem a mulher mãe, gestante, puérpera ou lactante, impedindo ou negando o exercício de suas funções públicas e o gozo dos direitos políticos; a exemplo de atos que divulguem ou revelem informações pessoais e pri-

“É necessário que as instituições funcionem”

pliem a gestão de informação e produção de dados e conhecimento sobre participação política da mulher. Se for aprovado sem alterações, o Estatuto será regidos pela princípio da garantia, às mulheres, do pleno exercício dos direitos políticos, de modo a proporcionar condições, oportunidades e recursos que contribuam para a sua plena participação como agentes políticos no âmbito do município. A valorização da representatividade feminina e busca constante pela paridade entre homens e mulheres em todos os órgãos e instituições públicas municipais também estão entre os objetivos.

O Estatuto estabelece repúdio e prevenção a qualquer forma de discriminação, entendida como distinção, exclusão, desvalorização, recusa ou restrição que tenha a finalidade ou resultado de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo e exercício dos direitos políticos de mulheres.

vadas de mulheres, com o objetivo de ofender a dignidade; bem como pressionem ou induzam as mulheres eleitas, designadas ou nomeadas a renunciarem ao cargo exercido também integram a lista.

As parlamentares observam que ‘a concepção de igualdade de gênero, identificada na letra abstrata e formal do direito constitucionalizado e nos tratados com força de emenda constitucional, foi reproduzida em diversas normas infraconstitucionais’. “A garantia de acesso e permanência nos cargos eletivos são garantias da própria essência do sufrágio. Dos vários índices que qualificam a democracia, não resta dúvida de que o nível de emancipação das mulheres é um dos mais importantes”, pontuam.

Para a vereadora Cáren, ‘historicamente, o espaço da política era dedicado aos homens, e ainda hoje tem pouca representatividade feminina, que dirá negros, indígenas, PCDs e LGBTs’. ‘Infelizmente viemos de uma sociedade patriarcal, que acaba por fomentar a violência de gênero, até porque a sociedade tem a convicção de que as mulheres são inferiores ou propriedades, então a maioria entende que a mulher é o lado mais fraco”, enfatiza.

Ainda de acordo com a vereadora, a maior parte das violências que sofre não são agressões físicas, ‘mas vem por meio de intimidação, humilhação, ameaças e ofensas’. “Não basta que exista a lei, é necessário que as instituições funcionem e os casos sejam investigados e punidos. Os espaços de liderança precisam ser cada vez mais plurais para que mais pessoas se sintam representadas”, salienta.

Beatriz destaca que as proponentes devem abrir ‘discussão com parlamentares do Rio Grande do Sul para que este projeto também seja protocolado na Assembleia Legislativa, garantindo o espaço de fala e impedindo ações de parlamentares contra o mandatos femininos’. “Não podemos ser necessárias para preencher cotas políticas. Acredito que esse projeto sirva de referência para outras mulheres parlamentares do Estado. Chega até nossos gabinetes todos os dias relatos de parlamentares, pois sabem que eu e a vereadora Cáren enfrentamos atos machistas dentro da Câmara de Bagé, e que através destas situações, culminou em uma caminhada de mulheres em apoio aos nossos mandatos”, destaca.

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Fogo Cruzado 05
Sidimar Rostan
DIVULGAÇÃO
Araújo, Sônia, Gomes e Finger

Líder Premium destaca opções para presentear no Dia dos Namorados

A data mais romântica do ano se aproxima e os casais já começam a pensar nas possibilidades de presente para demonstrar todo carinho e cuidado para com o outro. Na Líder Premium, é possível se apaixonar por uma coleção repleta de elegância e estilo.

Os looks da loja carregam um toque de sofisticação e versatilidade, ideais para presentear com qualidade e entregando exclusividade para quem você ama. Vale lembrar que a loja trabalha com marcas renomadas de moda masculina, tais quais D’lanfiori, Convicto, Fatiota e Individual.

Alguns dos destaques para presentear na data são as camisas em algodão egípcio, que garantem conforto e sofisticação. Pode ser usado compondo vários looks, como suéter com calça jeans ou sarja.

O kaban da Fatiota também se apresenta como uma ótima opção para a data, para dar aquele ar mais sofisticado, com ótimo caimento, para os namoradosalém de ser versátil, já que pode compor um look casual se utilizadas com peças mais esportivas, como camiseta e calça jeans.

Loja celebra o amor com estilo e conforto Os suéteres são os grandes queridinhos da estação, já que se adequam a todas as composições de look, desde as mais voltadas ao dia a dia até as mais formais. A peça pode ser usada com calça jeans, acompanhado tanto de blazer quanto de jaqueta.

Aquela peça coringa que nunca sai de moda, as calças jeans ganham destaque nos modelos da Individual, em algodão com elastano, garantindo uma composição com maior conforto.

Pesquisa da Serasa traça o perfil dos usuários de cartão de crédito

Para desvendar os hábitos de uso do cartão de crédito, a pesquisa Perfil de Crédito do Brasileiro identificou as principais características dos consumidores com a ferramenta. De acordo com o levantamento feito pela Serasa, a maioria dos entrevistados (36%) se descreve como Consumidor Consciente e utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias.

Depois de ouvir 3.097 pessoas da base Serasa entre os dias 2 de abril e 2 de maio, o levantamento identificou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito - e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites. Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras no supermercado, lojas de varejo e combustível. Por sua vez, o uso como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.

Para conferir as novidades, basta seguir a loja nas redes sociais ou, ainda, no site www.lidermodamasculina. com.br. Os atendimentos podem ser realizados online, via Messenger, direct, WhatsApp ou pelo site, através dos telefones (53) 999406119 e 32426500. A Líder Premium funciona na Avenida Sete de Setembro, nº 1.027, de segunda a sábado, das 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

Com o objetivo de investigar a personalidade de uso entre os brasileiros, a Serasa definiu 10 Perfis de Crédito, que descrevem características, hábitos e desejos entre os usuários. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos entrevistados (36%) se identificam como Consumidores Conscientes e entendem, portanto, que o cartão é uma ferramenta para a organização financeira. Ao mesmo tempo, 19% se consideram como Gestores Básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.

Aniversariantes

23 de maio

Alcir Benedito Quadros Brito

Antônio Flávio Techera Buss

Celso Salvador Vieira Silveira

Cristiane de Almeida Herbstrith

Diego Andrade Aléssio

Dimas Wayne Perdomo

Edison Bressan

Gabriel Malaguês da Cruz

Giovana Nunes Pereira

Guilherme Barañano Ribeiro

Heloísa Madeira de Brito

Horacil Dutra

Letícia Machado dos Santos

Márcia Duarte

Miguel Salim Kalil

Natielle Alves Vieira

Neri Silva da Fontoura

Paulo Corrêa Cardoso

Pedro Henrique Lima da Rosa

Rafaela Barbosa Martins

Secundinda Furic

Silmara Cristina Caminha

Tereza de Oliveira

Viviane Silva Godinho

24 de maio

Alessandra Alves Dias

Amélia Abip

Ana Maria de Lima Mansur

Antônio Francisco Figueiredo

Entony Collares Machado

Flávio Omar de Oliveira

Ivani Pinto Ferreira

Jesus Portela

José Otávio Almeida Jacinto

Leila Maria Silva

Márcia Cristiane Peres

Maria Amélia Rossi

Maria Auxiliadora Jardim

Maria Eduarda Madruga Maya

Maria Eunice Costa

Mariza Emília Rodrigues

Mauro Ricardo Machado Berny

Priscila Olave Rodrigues

Saulo Abip

Tatiane Barbosa Micaels

Thaís Cunha Silva

Thiago Velho Nogueira

Vanderlei Dorneles da Silva

Vera Regina Marques de Lima

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Empreendedor
06
FOTOS ESTÚDIO JJUS FOTOGRAFIA

Redes Peruzzo e Nicolini recebem distinção entre as 20 maiores do RS

DIVULGAÇÃO

rencia 10 empresários que fizeram história no setor.

Adiló Didomênico, Carlos Calcagnotto, João Carlos Oliveira, João Marcelino Zaffari, Neri Dalpozzo, Paulo Afonso Feijó, Vicente Barbizan e Wilson Lora são os personagens supermercadistas que serão homenageados com o Troféu Supermercador, uma distinção que

Ranking Agas

Os 20 maiores supermercados do RS

Na próxima segunda-feira, 29, as maiores redes de supermercado da região, Nicolini e Peruzzo, serão premiados na celebração anual realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados, no Ranking Agas. Ambas as redes figuram entre as 20 maiores do Rio Grande do Sul.

A rede Peruzzo, além de manter colocação no ranking das maiores do Estado, também receberá o troféu por desempenho, com o maior crescimento entre

R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão. Nesta edição, a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) entregará 40 premiações na noite do dia 29 de maio, na Casa Perlage Eventos, em Farroupilha, numa estreia fora da capital gaúcha. O Ranking AGAS 2022 será entregue para 26 empresas, num total de 30 premiações – 20 maiores lojas e 10 prêmios, conforme o desempenho em diferentes categorias.

Já o Troféu Supermercado reve-

premia a trajetória de empresários que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do setor. Completando o seleto grupo, estão Arlindo De Césaro e Francisco José Zaffari, ambos in memorian, que serão homenageados pela AGAS com o Troféu Supermercador – 70 Anos dos Supermercados no Brasil.

Andreazza, Asun, Beltrame Supermercados, Carrefour Brasil, Cerealista Oliveira, Cia Zaffari Comércio e Indústria, Comercial Zaffari, Cotripal Agropecuária Cooperativa, IMEC, Master ATS, Nicolini, Peruzzo, Rede Polo, Rede Vivo, Righi, Supermercado Baklizi Ltda., Supermercado Guanabara S.A., Supermercados Formenton, Treichel e Unidasul.

Destaques por categoria

Maior crescimento acima de R$ 2 bilhões – Comercial Zaffari

Maior crescimento entre R$ 1 bilhão e R$ 2 bilhões – IMEC

Maior crescimento entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão – Peruzzo

Maior crescimento entre R$ 200 milhões e R$ 500 milhões – Max Center

Maior crescimento entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões – Mônaco Atacado e Varejo

Maior crescimento entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões – Gauchão

Maior crescimento até R$ 50 milhões – Supermercado Aurora (Ilópolis)

Maior Empregador – Cia Zaffari Comércio e Indústria – 11.799 funcionários Destaque Central de Negócios (Maior Crescimento) – Redefort NH Destaque Central de Negócios (Maior Faturamento) – Rede Super (Santa Maria) – R$ 1.609.006.467,00

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br ANA ROMERO HOME CARE Seleção de cuidadores voltados para o perfil do idoso e da família. Supervisão de enfermeira especialista em saúde da família www.cuidadosespeciais.com.br Telefone: (53) 33112881 Whatsapp: (53) 999226916 Contratações de cuidadores sob nossa responsabilidade 07
Peruzzo foi destaque de crescimento entre receitas de R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão

33ª Conferência Distrital do Rotary Club

Mother’s Day na Casa da Amizade

O tema Árvore é Vida norteou o 33ª Conferência Distrital do Rotary Club - Distrito 4780, que aconteceu no último final de semana, de 18 a 20 de maio, em Restinga Seca, no Hotel Recanto Business Center, no Recanto Maestro.

Na programação, constaram reuniões, palestras, solenidade de abertura do evento com autoridades, plantio da árvore símbolo da conferência, uma Oliveira, inauguração da Placa do Marco Rotário da Conferência, homenagem póstuma, entrega das premiações e destaques do Ano Rotário 2022/23, entre outras atividades.

O evento contou com a presença do Governador do Distrito 4780 no Ano Rotário 2022/2023, Nelson Harm, na ocasião sendo apresentado seu sucessor, Feliciano Saucedo, Governador eleito para o Ano Rotário 2023/24. Representantes de diversos clubes de serviços de Bagé também marcaram presença no evento que serve como oportunidade de muito aprendizado e companheirismo para os rotarianos que tanto se dedicam a tornar o mundo, um lugar melhor para se viver.

Neste mês de maio, as mães serão homenageadas na Casa da Amizade. A turma de voluntárias tem se encontrado na Neisa Confeitaria, já que a quadra onde se encontra sua sede, na Rua Marcílio Dias, está sendo pavimentada. Isso é motivo de muita alegria e satisfação das integrantes, já que era uma demanda antiga, que este ano foi atendida pelo prefeito Divaldo Lara. A promessa é que seja concluída no mês de aniversário do clube de serviço, comemorado em junho. O encontro de maio será sob a organização do grupo das Bromélias e acontece na próxima quinta-feira, dia 25, às 16h, tendo como atração as bolsas e acessórios Luma e a saboaria Flora Marcella. A campanha solidária desta edição será de material de higiene pessoal para as idosas da Vila Vicentina.

Turistando

Vivi

Exposição: A vontade

O bajeense, atualmente, mora no Piauí

Conde domingo, abertura sejo”, ocasião, palco da terior 20 gia, natureza cando fo provocação cenas cia sugerindo sujeitos um com gico, guagem de refl no sileiros teressante cultural atenção explicita queiro, meiro restringe mas troduzem subjetivo desejos da Ana produção cretaria

jornalminuano.com.br
Daniel Jardim e Verinha em Florença, brindando no melhor estilo Lezia Almeida e a filha Maria curtindo Roma, na Itália

jornalminuano.com.br

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

vontade vem de um desejo

A mostra de fotografias do bajeense Marcus Conde promete movimentar a cidade no próximo domingo, 28 de maio, 16h, quando acontece a abertura da exposição “A vontade vem de um desejo”, na Galeria Edmundo Rodrigues. Na mesma ocasião, o bosque do Palacete Pedro Osório será palco de um sunset com o Dj Rodrigo Sarasol.

Nascido em Bagé, o fotógrafo e entusiasta da fotografia de rua, atualmente residente no interior do estado Piauí. Marcus atuou por mais de 20 anos no meio acadêmico, é PHD em Odontologia, pesquisador, professor universitário, por sua natureza nômade, hoje transita pelo Brasil buscando registrar imagens que revelam quem ele é.

Em sua primeira exposição, o jovem fotógrade rua traz de maneira contemporânea uma provocação a refletir sobre a situação em que as cenas se desenvolvem, propiciando uma experiência de confronto e diálogo entre diferentes regiões, sugerindo diversidade de olhares e interpretações, sujeitos de uma vontade que vem do desejo.

Com a fotografia de rua, o artista apresenta um resgate da paisagem humana comprometida com a população local. Um compromisso ideológico, de caráter experimental e que explora a linguagem pictórica atingindo dimensões plásticas de colagem; imagem sobre imagem, reflexo sobre reflexo, formando camadas.

São transeuntes, passantes do espaço urbano que formam uma série de personagens brasileiros anônimos, os quais estabelecem uma interessante galeria que documenta a diversidade cultural brasileira e, em cada uma delas, chama atenção para a visão curiosa do fotógrafo. Assim, explicita seu encantamento pelo banal, pelo corriqueiro, aquilo que não revela sua mágica num primeiro olhar. Ao fotografar regiões do país, não se restringe a documentar apenas a beleza do lugar, mas certos pontos de vista, perspectivas que introduzem na leitura das imagens um componente subjetivo frente às cidades, o espaço gerador de desejos que se confundem com a autopercepção da felicidade.

A curadoria do projeto leva a assinatura de Ana Paula Caneda e Débora Strieder Kreuz, com produção de Pablo Conde, Rodrigo Sarasol e Secretaria Municipal de Turismo.

Amigos do Museu

Associação dos Amigos dos Museus de Bagé acaba de incluir em seu quadro associativo mais um integrante. Guilherme Cassão chega para contribuir, voluntariamente, com essa entidade tão importante para Bagé e para os nossos museus

Plus Padel reunindo os amantes do esporte

O circuito em comemoração aos 30 anos do Padel em Bagé aconteceu, no final de semana, reunindo 28 participantes em uma clínica com o treinador da Seleção de Padel de Portugal, professor Gervasio Del Bono. Ele também foi um dos primeiros professores de padel de Bagé, que faz parte dessa história que completa três décadas.

Entre Amigas e Agulhas

Olhem que bonito exemplo do grupo "Entre Amigas e Agulhas". Pensando em amenizar o frio dos pequenos bajeenses, as voluntárias tricoteiras acabaram de fazer a entrega de 50 blusões de lã para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Doutor Penna. Aplausos à iniciativa e ao carinho de Anna Bento, Suzette Faria, Nara Marin, Magda Maraschin, Celinha Grillo, Ieda Soares, Dulce Fico, Eneide Ferreira e Rose Rosa!

REFLEXÃO

“Quando as asas estão prontas, o casulo não serve mais” @marinarepettovs

2 08/09 BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023

Bagé registra 34 casamentos homoafetivos em 10 anos de permissão

Em 2021, os matrimônios voltaram a crescer, com 344 atos, em 2022 atingiu 436, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Até o mês passado, foram 150 casamentos para 2023. Nesta estatística, Bagé representa 1,09% dentre os matrimônios no RS.

Casais femininos representam 67,6% do total e masculinos, 32,4%

Passados 10 anos desde a autorização nacional para que os Cartórios de Registro Civil rio-grandenses realizem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o número de matrimônios entre casais homossexuais chegou a 34 em Bagé. Destes, 67,6% são entre casais femininos e 32,4% entre casais masculinos.

Segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), o primeiro ano de vigência da autorização, em 2013, ocorreu uma celebração em Bagé. Em 2014, saltou para sete. Em 2015, foram três; 2016 teve dois atos; e 2017 apenas um. Já em 2018 foram contabilizadas

quatro celebrações, 2019 e 2020 tiveram três em cada ano. Em 2021, os matrimônios voltaram a crescer, com cinco atos; já em 2022, foram realizados quatro. Até o mês passado, foi efetivado um casamento neste ano.

Em comparação ao Estado, até abril de 2023, o Rio Grande do Sul contabilizou 3.096 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2013, foram feitas 150 celebrações, seguidas por 212 em 2014, 211 em 2015, 220 em 2016, 249 em 2017 e 480 em 2018, ano com o maior crescimento - aumento de 93%. Em 2019, foram 391 celebrações, enquanto 2020, primeiro ano da pandemia, totalizou 253.

Os matrimônios entre casais femininos representam 56,4% do total de casamentos homoafetivos no RS, tendo sido realizadas 1.745 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado foram 271 cerimônias, aumento de 28% em relação ao ano anterior. Já o maior aumento das oficializações entre as mulheres se deu em 2018, com crescimento percentual de 110%. Já entre casais masculinos representam 43% do total de casamentos homoafetivos no RS, tendo sido realizadas 1.351 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado foram 165 cerimônias, aumento de 25% em relação ao ano anterior. Já o maior aumento das oficializações entre os homens se deu em 2018, com crescimento percentual de 74%

Os números da CRC levam como base dados nacional de

nascimentos, casamentos e óbitos administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que reúne os 7.757 Cartórios de Registro Civil do país e são contabilizados desde quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Resolução nº 175 e padronizou a atuação das unidades registrais no país.

Até a publicação da norma, os Cartórios eram obrigados a solicitar autorização judicial para celebrar estes atos, que muitas vezes eram negados pelos magistrados pela ausência de lei, até hoje não editada Congresso Nacional, mas superada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em 2011, equiparou as uniões estáveis homoafetivas às heteroafetivas, em julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

4277 e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132.

“Com a Resolução 175, publicada em 14 de maio de 2013, a norma passou a garantir aos casais homoafetivos o direito de se casarem nos cartórios de registro

civil. Além disso, ao casarem, os casais homoafetivos adquirem todos os direitos do casamento convencional, o que resultou em um grande avanço na garantia da igualdade de direitos nos casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo”, destaca o presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann.

Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao Cartório de Registro Civil da região de residências de um dos nubentes para dar entrada na habilitação do casamento. Devem estar de posse da certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito cônjuge (para os viúvos), além de documento de identidade e comprovante de residência. O valor do casamento é tabelado em cada Estado da Federação, podendo variar de acordo com a escolha do local de celebração pelos noivos - em diligência ou na sede do cartório.

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cuidar
@unicredcentralgeracao unicred.com.br Cidade 10
de você é cuidar da sua família.
ARQUIVO JM
CRC Nacional

Escola Infantil para Hulha Negra é incluída em Pacto Nacional pela retomada de obras da Educação Básica

A Medida Provisória a nº

1.174, de 12 de maio de 2023, do Ministério da Educação, permite que pelo menos 102 obras da Educação Básica sejam retomadas. Hulha Negra integra a lista entre 70 municípios do Rio Grande do Sul com construções e reformas paralisadas ou inacabadas em estabelecimentos de ensino.

As ações devem ser desenvolvidas através do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. Ao todo, no RS, podem ser realizadas em 60 unidades de Educação Infantil; 20 escolas de Ensino Fundamental; além de outras três reformas de ampliação e 19 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras. Para isso, R$ 3,9 bilhões deverão ser investidos, entre 2023 e 2026. Segundo o Ministério da Educação, foram identificadas mais de quatro mil obras paralisadas e inacabadas na Educação em

Licitação prevê construção de cobertura na Escola Monteiro Lobato

todo o país.

A construção de uma Escola de Ensino Infantil em Hulha Negra está parada há quase 10 anos. Em 2018, a Prefeitura de Hulha Negra chegou a ser autorizada, pela União, a realizar um novo processo licitatório para dar continuidade e concluir as obras de creches do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). A empresa MVC Plásticos e Cia, vencedora da licitação do Ministério da Educação (MEC), desistiu da obra quando a mesma estava com apenas 8% do projeto executado. A nova estrutura previa o atendimento de 188 alunos em turno integral.

O Jornal Minuano contatou a Prefeitura de Hulha Negra e a informação é de que o Executivo estaria estudando a possibilidade de retomada, visto que a contrapartida é

considerada muito alta. Segundo o Governo Federal, para a realização de serviços de infraestrutura escolar de Educação Básica, há um compartilhamento de responsabilidades entre o governo federal e os entes. Sendo assim, cabe ao FNDE, pactuar a obra com o município ou estado transferindo os valores correspondentes.

Apenas a parcela inicial (15%) do valor pactuado, é transferida aos entes no início da execução da obra. Assim, o FNDE não repassará valores sem a constatação de evolução da reforma. E cabe ao gestor (municipal/estadual) realizar a licitação localmente, firmar o contrato e gerir a obra, além de informar mensalmente o Fundo. Após a repactuação, as obras atendidas pelo Pacto Nacional terão novo prazo de 24 meses para a conclusão, que pode ser prorrogado, por igual período, uma única vez.

A Prefeitura de Hulha Negra realizará processo licitatório para contratação de uma empresa para a execução da obra de cobertura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato. A abertura dos envelopes acontece dia 26 de maio, às 9h, no Setor de Licitações. A obra deve ser realizada em regime de empreitada global, com fornecimento de material e mão de obra, na modalidade de menor preço. O início da execução dos serviços deverá ocorrer em até 10 dias corridos, contados da data de recebimento da ordem de início do serviço emitida por responsável técnico do município. O valor disponibilizado no edital é de R$ 203.922,74.

De acordo com a secretária de Educação de Hulha Negra, Adriana Delabary, a obra será realizada com recursos próprios. Ela ressalta que a escola é a maior do município e conta com cerca de 500 alunos nos turnos da manhã e tarde. “A instituição é composta por cinco blocos e a cobertura irá auxiliar para que os estudantes tenham como transitar de um para outro”, disse. Adriana salienta que o complexo conta com salas de aula, refeitório, parte administrativa, cozinha e banheiros, e são distantes um do outro. “No início do ano foram ampliadas as passarelas entre os prédios e agora irão receber cobertura. Vai melhorar muito o acesso”, comenta.

EDITAL DE CIENCIA DE LEILAO

Pelo presente edital vimos Cientificar o(s) mutuário(s) abaixo, devido decurso prazo para purgação de débito, a realização da hasta pública do IMÓVEL A RUA ARY SILVEIRA AZAMBUJA, Nº 550, APTO Nº 203, BLOCO B3, CONJUNTO RESIDENCIAL JOAO TEIXEIRA, SÃO BERNADO (GETULIO VARGAS), EM BAGE, RS CEP: 96412-835 1º leilão 01/06/2023 as 11:00 horas 2º leilão 22/06/2023 as 11:00 horas Local AGÊNCIA CAIXA - AVENIDA SETE DE SETEMBRO, Nº809, CENTRO, BAGÉ, RS Credor Hipotecário EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA Mutuários: RITA DE CASSIA MOREM CÓSSIO RODRIGUEZ, CPF 302.080.920-72, JULIO CESAR LEITES RODRIGUEZ, CPF 205.940.700-15. 2º Leilão ocorrerá se não houver licitante que ofereça lance mínimo para venda no 1º Leilão Informações tel. (55)98403-1927, ou RUA BARÃO DO TRIUNFO nº 1880,

11 BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 Região
www.jornalminuano.com.br
Instituição atende cerca de 500 alunos
arqu vo jm DIvulgação
Empreitada está há cerca de 10 anos parada
NOSSA SRA. DE FÁTIMA, SANTA MARIA - RS CEP: 97010-070 JOSE LAZARO RIBEIRO MENEZES JUNIOR Leiloeiro Oficial SED:B52989

Novelas

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Lucília registra toda a conversa com Anselmo. Luís não consegue contar para Cândida sobre seu namoro, e Tânia vai embora decepcionada. Ivan tenta chamar a atenção de Lucília. Marê revela sua preocupação com Lucília para Orlando. Marcelino repreende Luís por não enfrentar Cândida. Neiva consola Tânia. Wanda desafia Silvio. Lucília observa Anselmo e Cândida, enquanto sai com Ivan. Érico conversa com Verônica sobre Anselmo. Júlio teme que a proximidade de Lucília com Gilda prejudique Marê. Lucília garante a Orlando que provará a inocência de José. Cândida humilha Tânia. Lucília se insinua para Anselmo.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Theo é levado para hospital. Lumiar entrega os documentos de Geremias para Heitor. Ben se preocupa com a ex-mulher. Clara avisa a Rafa que Theo está no hospital e implora que Jenifer vá com eles. Ben exige que Heitor cumpra o acordo que fez com Lumiar. Theo se emociona ao ver Jenifer. Ben se surpreende ao saber que Jenifer visitou Theo. Neide fala mal de Jenifer ao vê-la com Hugo. Theo não deixa Clara passar a noite com ele no hospital. Kate descobre o que Theo fez com Sol. Jenifer defende Theo para Hugo.

Ben e Theo discutem no hospital. Sol se preocupa ao saber que Lui não foi avisado sobre o reality. Lumiar e Theo ficam juntos. Kate conta para Jenifer o que Theo fez com Sol.

Terra e Paixão - GLOBO - 21h

Irene disfarça quando Luana entra no quarto. Daniel pergunta a Aline se ela está namorando Jonatas. Kelvin sugere que ninguém deixe Cândida sozinha com Irene. Ademir garante a Caio que Antônio quer prejudicar o filho. Anely aconselha Luigi a fugir, depois de contar ao italiano que Daniel está com os números do cartão dele. Menah percebe que Jonatas gosta de Aline. Antônio propõe a Luigi que o italiano ajude Petra a se curar, em troca de uma boa colocação de emprego. Graça reclama com os pais da falta de atenção de Daniel. Daniel não gosta da decisão de Antônio sobre Luigi e avisa ao italiano que ficará de olho nele. Daniel confessa a Caio que não quer se casar com Graça. Tadeu pede a Enzo que descubra quem é a mulher com quem ele fala no hot site. Caio aconselha Daniel a se declarar para a mulher por quem ele está apaixonado.

Horóscopo

Você também pode ter uma ideia bem criativa de algo para fazer em casa e melhorar de vida. O Sol no seu paraíso astral joga ainda mais luz no seu charme e garante sucesso absoluto nas paqueras. Romance com amigo(a) recebe bons estímulos.

Aceite que nem tudo pode ser como você gostaria e seja flexível para contornar os obstáculos sem bater de frente com os outros. A família pode dar um bom suporte para seus projetos: conte com os parentes. Valorize os pensamentos e planos em comum.

Mas tenha cautela com os gastos, porque os boletos não perdoam. No amor, vai querer segurança e conversará muito com o crush para descobrir se vocês realmente combinam. Na união, os astros favorecem o diálogo e a compreensão mútua.

Pode, inclusive, ser com a pessoa amada. Não perca a chance de resolver uma pendência, mas sem treta, ok? A Lua realça seu lado sensuellen e vai ser fácil atrair quem deseja, seja na paquera ou na vida a dois.

O céu pede atenção à saúde: respeite seus limites e não leve trabalho ou preocupações para casa. No amor, há boas chances de se envolver secretamente com um crush conhecido ou colega de trabalho. A Lua promete ainda mais romantismo.

Respeite seus limites e seus horários de descanso para não surtar e prejudicar a sua saúde. O fim da tarde será ótimo trocar ideias com os migxs, seja por telefone, por skype, pelo zoom ou pelo zap mesmo. Romance também pode decolar.

Palavras Cruzadas

Sua alegria fará qualquer desafio ou obstáculo parecer pequeno e fácil de resolver. É pra glorificar de pé, viu?! Os astros também mandam avisar que você deve contar com a sorte, por isso, não deixe de fazer uma fezinha, mas evite apostar alto demais.

Reserve um tempo para cuidar do visual e sentir-se ainda mais poderosa. Nas paqueras, você vai estar beeeem pop: aproveite e tente se soltar e conversar mais para conhecer melhor o crush. Bom momento para revisar os planos

Procure ter uma grana guardada para emergências. Papos descontraídos vão estimular as paqueras e podem ajudá-la a encontrar um crush bem parecido com você. Na união, invista na seducência e use palavras picantes para incendiar a intimidade.

A paquera pode surpreender, ainda mais se você abrir mão das exigências e apenas deixar rolar. Seus desejos estão à flor da pele e a temperatura promete subir muito entre quatro paredes! Para esquentar ainda mais o clima, capriche na seducência!

A saúde pode exigir mais atenção no fim do dia: evite levar serviço para casa e descanse para repor as energias. Bom momento para iniciar um romance. Se for com colega, talvez deva manter a relação em segredo por enquanto.

Pode pintar um clima de romance com alguém da turma ou do trabalho: converse para saber se os dois estão mesmo em sintonia. Na vida a dois, esclareça as dúvidas para fortalecer a confiança e o companheirismo.

Loterias

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO
AQUÁRIO PEIXES
07 26 32 35 49 55 03 18 42 48 71 Sorteio: 6154 Sorteio: 2470 Sorteio: 2594 Sorteio: 2817 Sorteio: 2517 03 04 05 07 08 12 13 17 18 19 20 21 22 24 25 LOTOFÁCIL 00 04 06 14 23 25 33 37 42 49 53 56 60 61 62 69 84 91 96 97 LOTOMANIA 05 06 07 08 13 48 1º05 15 16 23 36 50 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05766 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 012955 097894 085445 054667 098909

Projetos sociais esportivos encaminham jovens para clubes profissionais

Acadêmica de Jornalismo da Urcamp Como forma de incentivar e democratizar o acesso às práticas esportivas e ao lazer para jovens de todas as classes, os projetos sociais também auxiliam no desenvolvimento educacional, no trabalho em equipe, ter resiliência e na integração dos atletas na sociedade. Baseados nesses fundamentos, as associações sem fins lucrativos Bagé Basquete Clube (BBC) e Romanos 8, de Aceguá, também visam ao alto desempenho de jovens que sonham ingressar em um clube de elite, e viabilizam a participação em testes de equipes profissionais.

O Romanos 8, criado em 2018, trabalha várias modalidades como corrida de rua, futsal, e futebol 11, 7 e society. O idealizador e coordenador técnico do projeto, Anderson Barcelos Correa, conhecido como Foguinho, destaca a participação em competições, sendo elas municipais, regionais, estaduais e até internacionais, através de corridas de rua no Uruguai. As categorias de base e o elenco principal, feminino e masculino, participam de, aproximadamente, 30 competições por ano.

De acordo com Foguinho, 21 assistidos – número referente a todas as categorias, participaram de avaliações técnicas no Grêmio Atlético Farroupilha, Grêmio Esportivo Bagé, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Guarany de Bagé, Juventude, Sport Club Internacional e ao Coritiba, no Paraná. “O projeto busca fazer com que o jovem busque o seu potencial mais alto e acredite em algo maior para

Auxílio da população

Por meio de ações realizadas pela comunidade é possível adquirir os recursos necessários para que os projetos sociais mantenham as suas atividades. Foguinho explica que desde a comissão técnica da Associação é composta por voluntários, entre eles profissionais formados, como é o caso da psicopedagoga, que assiste tanto os jovens, quanto os familiares. “A comunidade está sempre auxiliando o projeto para que se possa cumprir os compromissos, principalmente de levar os atletas nas competições, e ajudar na parte física e mental”, esclarece.

Flores enfatiza a busca do

a vida dele”, enfatiza.

A goleira Clarice Macke, de 17 anos, participou de dois Campeonatos Gaúchos com o Guarany Futebol Clube. Por meio de suporte técnico oferecido pelo Romanos, Clarice pôde realizar avaliações na equipe bageense e no Internacional. “Através dos jogos do Gauchão e de testes, é possível adquirir experiência, assim como os conselhos dados pelas jogadoras mais experientes”, considera.

O Bagé Basquete Clube, originário da Associação FAT-Funba, foi reativado em 2017, com o aspecto socioeducativo. Desde então, atende cerca de 150 jovens divididos em categorias, as quais cinco delas disputam a primeira divisão do Campeonato Estadual. Segundo o presidente do BBC, Paulo Thompson Flores, sete atletas do clube já foram convocados para a Seleção Gaúcha.

O presidente menciona que, desde o retorno do BBC, o clube revelou dois atletas, o pivô Luan Ribeiro Pinto e o ala-armador Guilherme Gomes. “Neste ano, também tivemos quatro atletas que fizeram testes na equipe de Santa Cruz do Sul e no Caxias do Sul. Todos foram aprovados, mas preferiram seguir em Bagé”, relata.

Pinto jogou pelo Ponta Grossa, do Paraná, e pelo Flamengo. Na semana passada, foi transferido para o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, mesma equipe de Gomes. O pivô ressalta sobre a importância que o clube teve nas decisões tomadas. “O BBC me deu todo o suporte, assistência e o caminho certo para que eu possa sempre desempenhar o meu melhor basquete”, pontua. A comunidade é um dos fatores que permitem a prestação de serviços dos projetos sociais.

Acompanhamento psicológico

Outro fator importante para que os jovens tenham foco em seus objetivos é o acompanhamento psicológico. Do mesmo modo em que querem disputar e se destacar em uma competição, o emocional também precisa ser cuidado. Através dessa assistência é possível identificar as dificuldades enfrentadas por eles.

A psicopedagoga do Romanos 8, Maristela Eloisa Lahr, que atende tanto os atletas, quanto os seus familiares, observa que a tecnologia encontrada no mundo atualmente colabora para o afastamento das pessoas do âmbito social, e isso é contornado nos projetos. “Uns estão aí para melhor o seu físico, no entanto, outros precisam melhorar o seu convívio social. Com estes desejos estão as suas famílias que necessitam de auxílio, então são nesses pontos que eu ingresso”, menciona.

Além disso, Maristela comenta que na preparação para uma competição também é tratado sobre os jovens manterem “os pés no chão”, e não se esquecerem da técnica treinada e dos principais fundamentos de convivência, os quais envolvem a família.

clube e a assistência recebida em todos os segmentos: municipal, estadual, federal – através das leis de incentivo, empresas locais, espor-

tistas, pais de atletas, e instituições com caráter socioeducativo que se identificam com o BBC, como a Urcamp e o Sesi.

13 BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade
Treinamento melhora o rendimento físico e tático JOICE COUGO/ESPECIALJM

Óbitos

IÁLA LEITE RODRIGUES, 86 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua Pedro Amaral, bairro São Judas Tadeu. Deixa o filho Daniel.

CARLOS MARIA DA SILVA ARRIEIRA, 76 anos, mestre de obras, casado com Eloina Ritta Malagues. Residia na rua Mário Aguiar de Moura, bairro Ivone. Deixa as filhas Cristiane Ritta e Ana Cláudia.

MARIA LUISA RIBEIRO GARCIA, 71 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Félix Contreiras, bairro Getúlio Vargas.

NEUSA BESSA FERREIRA FREITAS, 81 anos, dona de casa, viúva. Residia na avenida Portugal, bairro Castro Alves. Deixa os filhos Jussara, Nara Elisa, João, Arrumei, Vânia e Cristina.

IZAÍAS VELOSO ECHEVERRIA, 67 anos, vidraceiro autônomo, solteiro. Residia na avenida Espanha, bairro Tarumã.

VALMIR ALARCON GONÇALVES, 84 anos, trabalhador rural aposentado, casado com Lenecir Machado Gonçalves. Residia na Estrada do Passo do Peres, zona rural. Deixa as filhas Marli, Maristela e Fabiana.

Prisão de acusado por homicídio em Pinheiro Machado é indeferida

Rafael Garcia da Silva, de 28 anos, foi morto a tiros por volta das 21h30min do dia 13, na rua Nico de Oliveira, em Pinheiro Machado. O inquérito, coordenado pela delegada Carolina Terres, teve um pedido de prisão, o qual foi indeferido pela Justiça. “Continuamos tentando juntar mais provas. Estamos ainda realizando oitivas e outras diligências”, relatou ao JM.

A delegada destaca que, pelas imagens, não é possível identificar o autor e nem o condutor da motocicleta utilizada

no crime. “Ele está de touca ninja e o outro de capacete, por isso a dificuldade. A motivação seria brigas e rixas antigas”, complementou ao comentar sobre as investigações

Ocorrência

De acordo com o registro de ocorrência da Delegacia de Pinheiro Machado, uma testemunha relatou que uma motocicleta, com dois homens, se aproximou ao local, parou em frente a um mercado e carona desceu e atirou cinco vezes contra a vítima.

Moradores são assaltados e criminosos levam R$ 41 mil em dinheiro

Na noite de domingo, dia 21, um homem e uma mulher, moradores da rua Waldemar Milani, bairro Morgado Rosa, foram roubados em sua residência. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Conforme o boletim de ocorrência, as vítimas contaram

que estavam em casa quando os acusados bateram na porta e mexeram na maçaneta. De acordo com os denunciantes, por pensarem se tratar do filho, o homem foi abrir a porta, momento em que dois homens entraram e gritaram “perdeu, perdeu”. Consta que, na sequência, entrou mais um indivíduo, armado com uma

faca, com um capuz na cabeça, dizendo “entrega o dinheiro, cadê o dinheiro?”.

O morador, sob ameaça, entregou R$ 41 mil, sendo que R$ 37 mil era seu e estava guardando para comprar um carro e R$ 4 mil era de seu filho. Após, os três acusados saíram da casa e fugiram em direção às pedreiras

BM prende acusado de posse ilegal de arma de fogo em Bagé

Na madrugada de sábado, dia 20, uma guarnição da Brigada Militar estava em patrulhamento ostensivo quando visualizou um veículo Logan e, ao tentar abordar, o condutor não obedeceu, empreendendo fuga por diversas ruas da cidade. Após efetuado o cerco policial, o mesmo foi abordado na Rua 24 de Maio.

Os indivíduos foram identificados. Conforme boletim de ocorrência, um dos acusados teria informado que estava na cidade, vindo de Pelotas, a mando de uma facção, e que na residência que estava morando tinha uma arma de fogo. Ao verificar a informação, a guarnição localizou uma pistola calibre 9 milímetros,

com 15 munições de mesmo calibre, cinco aparelhos celulares e R$ 14 em dinheiro. Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimen-

to (DPPA) e o acusado foi preso em flagrante. O condutor do carro não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo foi apreendido, acusado de direção perigosa.

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Ú N I C O C O M S U P O R T E H O S P I T A L A R 2 4 H O R A S 2 ano Propaga S E R V I Ç O D E Q U I M I O T E R A P I A D A S A N T A C A S A D E C A R I D A D E D E B A G É o Rua Carlos Mangabeira 519 (53) 32413004 Bagé/RS 2ANOS 14 Segurança
REPRODUÇÃO JM
REPRODUÇÃO/JM Silva tinha 28 anos Guarnição localizou uma pistola calibre 9 milímetros, com 15 munições

Agora tudo é Ba-Gua

O próximo domingo, dia 28, irá parar a Rainha da Fronteira. O clássico Ba-Gua está marcado para ocorrer às 15h, no estádio Pedra Moura. Será o momento das camisas jalde-negra e alvirrubra evidenciarem um símbolo da paixão dos bajeenses pelo futebol.

Além de toda a história e a tradição dessa rivalidade de mais de 100 anos, o clássico que encerrará o primeiro turno do Gauchão da Série A2, será disputado com muita intensidade pela necessidade de vitória de ambos os clubes.

Isso porque o Guarany vem de um empate em casa contra o Santa Cruz, em 0 a 0, em partida que apresentou um amplo domínio no segundo tempo, mas que não se confirmou no placar. Com o resultado, o Índio foi ultrapassado pelo Lajeadense, que tem os mesmos 11 pontos que o Alvirrubro, porém supera a equipe local pelo saldo de gols. O jogo marcou a estreia de Alessandro Telles no comando do Índio.

Já o Bagé terá a sua terceira partida no campeonato no Pedra Moura e buscará uma melhora na colocação do grupo B. Atualmente, a equipe está em sétimo lugar, com cinco pontos. A boa notícia para o Abelhão é que no embate com o Inter-SM, a equipe treinada por Rodrigo Bandeira lutou até o

Índio empatou em 0x0 com Santa cruz

fim para impedir a derrota, conquistando um ponto no estádio Presidente Vargas. Ou seja, além de toda paixão

envolvida no duelo do próximo domingo, o clássico Ba-Gua terá duas equipes em busca de triunfo no término do turno da Série A2.

Circuito de Beach Tennis tem etapa a partir do dia 26

A partir da próxima sexta-feira, dia 26, o Indoor Beach Sports receberá jogadores Brasileiros e Uruguaios para a 2ª Etapa Minotto Contabilidade do Circuito Reis da Praia de Beach Tennis 2023. Números da Confederação Brasileira de Tênis apontam que mais de um milhão de pessoas praticam o esporte no país, o triplo verificado em 2021. Um crescimento exponencial que também se observa na região do Pampa.

Nesta etapa, as duplas estarão organizadas em doze categorias, contemplando os mais avançados e os iniciantes: Femininas

A, B, C e DI; Masculinas A, B, C e DI; Mistas A, B, C e DI. A competição vai até domingo, dia 28. As

Duda Bagé: mais um destaque da Rainha da Fronteira no futebol feminino do Brasil

O futebol feminino tem crescido, consideravelmente, nos últimos anos em todo o Brasil. Em Bagé, muitas revelações no esporte têm surgido. Entre elas, Maria Eduarda Bulcão Pereira, a Duda Bagé. A jovem de 17 anos é natural da Rainha da Fronteira, atua como goleira e joga, atualmente, no Toledo Esporte Clube do Paraná, equipe que vem disputando o Campeonato Brasileiro da Série A3, na categoria Adulta.

Duda Bagé tem uma trajetória que inicia na escolinha TP de Futsal, de Bagé. Na época, também integrou a escolinha do Flamenguinho, tendo demonstrado potencial que a faria participar do Gauchão Sub-14, pela equipe do João Emílio, de Candiota, com apenas 12 anos.

A carreira no esporte faria com que a jovem saísse ainda muito jovem do convívio em casa com a família. Aos 13 anos, foi morar em Chapecó, em Santa Catarina, onde integrou a base da Chapecoense. Após dois anos defendendo as cores da equipe catarinense, Duda Bagé foi para o Santos, onde foi tornou-se vice-campeã brasileira da Liga de Desenvolvimento, campeonato que é organizado pela CBF e que possibilita vaga para a disputa da Taça Libertadores. Em 2022, retorna para o sul do Brasil, onde defende as cores do Grêmio, ficando até o final do ano. Agora,

Duda Bagé está no Toledo, jogando tanto na base do clube quanto no adulto. O clube tem obtido evidência por investir pesado na categoria feminina. Com esse histórico de passagem por clubes tradicionais do futebol feminino no Brasil, Duda Bagé é mais uma revelação do esporte bajeense que tem divulgado o nome da Rainha da Fronteira pelo país. Atualmente, o Esporte Clube Toledo já eliminou o Operário de Mato Grosso do Sul, e disputa agora com o Juventude, as oitavas de final do campeonatoadversário que conta com outra bajeense em seu plantel, Sara Bagé.

disputas acontecerão na indoor Beach Sports

inscrições, com vagas limitadas, podem ser feitas até o dia 23, pelo link http://linktr.ee/indoor.bage ou

diretamente no Indoor (Avenida Santa Tecla, nº 968, WhatsApp 53 99127-7673).

BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15 Divulgação Renata Medina/ nte R -SM/ eS pecial JM Se R gio g alvani/ eS pecial JM
abelhão ficou no 1x1 com o inter-SM em 2022, duda Bagé defendeu o grêmio Divulgação

Centro de Atenção ao Turista deve ser inaugurado no início de junho

Após dois anos, o Centro de Atenção ao Turista (CAT), erguido na Praça Santos Dumont, deverá ser inaugurado no início de junho. A estrutura, construída com recursos da Consulta Popular, teve a verba liberada em 2021, mas, devido à pandemia, não foi possível realizar a obra.

O local, que já está sendo finalizado, conforme a secretária de Turismo, Aliane Da Croce, deverá servir de apoio aos participantes do 19ª Dança Bagé, que acontece de 7 a 11 de junho. “Teremos um atendente que fale com fluência, Português, Inglês e Espanhol”, relata.

Aliane salienta que a estrutura contará com informações dos patrimônios históricos, museus, vinícolas, olivais, gastronomia, além de exposição de produtos da região. “Será um ponto de referência para o turista”, disse.

O espaço conta com área de recepção, setor de atendimento e copa. Também foi disponibilizada acessibilidade para ingressar no local, assim como sanitários adaptados para deficientes. O valor total do investimento é de R$ 179.885,83.

Contracapa BAGÉ, 23 E 24 DE MAIO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
TIAGO ROLIM DE MOURA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.