20230311

Page 1

SAÚDE

jornalminuano.com.br

SAMUELDAROSA/DAEB

Bagé sedia cirurgia inédita no interior do RS

Primeiro implante de aparelho auditivo foi realizado na Santa Casa

Pág. 7

FÓRUM

Novo momento para o Judiciário local

Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Iris Helena Medeiros Nogueira, e Juiz Diretor do Foro, Humberto Moglia Dutra, formalizaram

criação da 4ª Vara Cível. Reportagem detalha tratativas para o futuro da Comarca de Bagé

Pág. 11

FUTEBOL

Estadual terá dois Ba-Guas consecutivos

FGF divulgou cronograma de confrontos para disputa da Série A2

Pág. 15

SECA

ÁGUA PARA APENAS MAIS 40 DIAS

A escassez de chuvas, o forte calor e o aumento de consumo de água Bagé atingiram um momento de alerta máximo. Ao anunciar que a Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, atingiu déficit superior a 7 metros em seu nível, Daeb estima reserva hídrica de apenas 40 dias, caso não chova mais.

Pág. 3

E
DE MARÇO DE 2023 -
6
3,50
BAGÉ, 11, 12
13
ANO XXVIII Nº
957 | R$
PREVISÃO DO TEMPO SÁBADO DOMINGO 20ºC 21ºC 36ºC 35ºC SEGUNDA-FEIRA Ensolarado Ensolarado Ensolarado 23ºC 36ºC Fechamento da edição: 19h
DIVULGAÇÃO EDUARDO NICHELETJ-RS

Ronald Rolim de Moura

Na coluna anterior, definimos as cidades inteligentes ou smart cities como sendo aquelas que utilizam tecnologia para melhorar a eficiência político-econômica na gestão da sustentabilidade e desenvolvimento. As smart cities proporcionam uma série de benefícios aos seus cidadãos que são: maior conectividade; redes de água inteligentes; gestão responsável de resíduos; infraestrutura robusta; menos desperdício e maior eficiência energética; ampla mobilidade; troca de experiências entre os moradores; atrativa para investidores; e mais qualidade de vida.

A maior conectividade não significa apenas acesso a recursos tecnológicos. Nas cidades inteligentes, existe permanentemente a conexão entre os habitantes, entre habitantes e a cidade e entre habitantes e agentes públicos. Isso torna o espaço público muito seguro, eficiente, democrático e melhor.

As redes de água inteligentes testam a qualidade e monitoram com precisão a quantidade de água transportada, assim protegendo a saúde dos cidadãos e evitando desperdícios. A gestão responsável de resíduos produzidos por residências e por empresas caracteriza uma cidade inteligente, pois a separação e coleta possibilitam que nada seja colocado em local inadequado, ou seja, impedindo o descarte no meio ambiente.

Manter a infraestrutura intacta, monitorada com o emprego da tecnologia, é possível identificar as áreas que necessitam de manutenção antes mesmo de apresentarem falhas. A utilização de sensores que fornecem dados a respeito de alterações nas estruturas possibilitam intervenções públicas que garantem a segurança dos cidadãos e reduz o desperdício de energia, como, por exemplo, a tecnologia LED na iluminação pública,

que ajusta-se ou escurece levando em conta informações em tempo real.

Com foco na mobilidade dos cidadãos, centros inteligentes identificam e organizam a mobilidade de acordo com padrões previamente estabelecidos, como a quantidade de pessoas que usam o transporte público e o número de carros circulando nas vias. Cabe ressaltar que as smart cities são totalmente planejadas para possibilitar a mobilidade de seus habitantes, pois tudo está integrado. Destacando-se a qualidade do transporte público, o cuidado com as calçadas e o uso de em ciclovias, incentivando a bicicleta e a caminhada, com o objetivo de desafogar o trânsito.

A troca de experiências entre os moradores é estimulada com o compartilhamento dos mesmos espaços públicos e serviços, levando a uma convivência pacífica e harmoniosa. Os benefícios proporcionados pelas cidades inteligentes, atraem investidores interessados em explorar novos negócios, pois são espaços que levam à inovação. A instalação de novas empresas oportuniza aos trabalhadores locais a chance de crescimento profissional e também novas oportunidades para jovens que se iniciam no mercado de trabalho.

Uma cidade, ao ser pensada, planejada e construída a partir das necessidades sociais e econômicas de sua população, proporcionará mais qualidade de vida a quem nela habita. E esse é objetivo das smart cities: permitir que seus habitantes tenham melhor qualidade de vida, que usufruam plenamente dos serviços locais, dentro de um espaço sustentável, integrado, participativo e humano.

Professor dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil da Urcamp

José Carlos Teixeira Giorgis Ainda a presença de Pelé

- Há anos atrás, numa das férias de julho, a gurizada que estudava em Porto Alegre, junto aos amigos de Bagé, resolveu fundar uma associação para jogar futebol, a que denominaram Clube Atlético Bajeense, e que se reunia no Clube Comercial ou no Recreativo, também pela sinuca. Era presidente Liader Previtali, vice Rubinho Marques, secretário Rubens Silva, 2º dito o cronista, tesoureiro Robes Machado, adjunto Jacob Sued. Oradores João Doglia e Luiz Carlos “Ferrinho” Azambuja. Diretores: Paulo Brito, Roberto Viña, José Loréfice Paiva, Luiz Felipe Monmany, Luiz Clóvis Pereira, Djalma Maurente e Luiz Felipe Leite. Essa entidade, mais tarde, mudou para Grêmio Atlético Bajeense (hoje G.E. Gente Bem). Pois foi o G.A. Bajeense, junto com a União Bajeense de Estudantes Secundários, que, em julho de 1957, trouxe o festejado Santos FC a Bagé, contando com o suporte financeiro de dois ruralistas: Nair Medeiros e Lauro Garrastazu.

Para a partida entre o Santos e uma Seleção Bajeense, formaram-se as seguintes comissões: Supervisão Geral: Mário Egas, Erly Borba Inghes, JCTG e Miguel Gularte. Bilheterias: Saul Pereira Botti, José Antônio Nunes, Glenio Ogier Loguércio e Edson Caminha. Portões 1, Ernani Borba Inghes, Cap. Ciríaco de Vasconcellos, Nei Cimirro e Carlos Cimirro. 2. João Grecco, Ênio Ferreira Barcellos, Catalino Brasil Machado e João Galvão. Cadeiras: Luiz Felipe Soares Leite (“Narigão”), Edi Carvalho Cordeiro, José Carlos Vieira Giorgis e Blau Fabrício de Souza. Comissão junto ao Santos F.C.: José Carlos Dias Marques e Amaro Cardoso. Comissão Técnica: Dr. Guilherme Rubin, Ten. Carlos Maria e Rubens Silva. Camarotes: Miguel Grecco Gularte e Arlei Grecco Veleda (Correio do Sul, julho de 1957).

- Em novembro de 1958, realizou-se, no Colégio Espírito Santo, um concorrido Curso de Cultura Cinematográfica ministrado por Humberto Didonet, professor do Clube Pro-Deo, de Porto Alegre. Teve fim em solenidade de formatura que lotou o teatro do educandário franciscano. Na mesa, além do ministrante, o Padre João Muraro, as irmãs Estefânia e Dulce, o capitão Altamar Sena, Mário Lopes, professora Eni Vieira Gonçalves e o professor Eduardo Contreiras Rodrigues, diretor do Colégio Estadual, que discursou em nome dos 170 formandos, com elogios ao conteúdo do curso e a difusão da matéria, convidando Didonet a vir novamente, quando da inauguração de um Cine Clube. Apenas anos depois o radialista Ito Carvalho viria a organizar um Clube de Cinema, ocasião em que foram projetados filmes clássicos.

- Uma das minhas melhores lembranças foi a de frequentar um Curso de Verão na Universidade de Concepción, Chile. Eu, que alumbrara em conhecer o mar, nova sensação tive com a vista das Cordilheiras. Era o único brasileiro num grupo que tinha argentinos, uruguaios, equatorianos, bolivianos e porto-riquenhos. Propiciou-me boas amizades e conhecimentos. Embora não tenha sido bolsista ali estava para representar os clubes de Rotary, de Bagé, tanto que, por isso, fui recebido em almoços das entidades chilenas. Em certa viagem de estudos, os passageiros do ônibus decidiram cantar seus hinos pátrios, muitos em coro. Imaginem a emoção de entoar aquele símbolo nacional. E a capela.

02 Opinião BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Dimensões essenciais para uma cidade ser inteligente
Desembargador aposentado

Daeb estima água suficiente para mais 40 dias, se não chover

A falta de perspectiva de chuva, somada ao calor intenso e o elevado consumo de água acendem o alerta vermelho em Bagé. Com as barragens muito abaixo do nível normal e sem prognóstico imediato de precipitação, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) projeta estender o horário de racionamento na cidade, atualmente de 12 horas.

Conforme informações repassadas pela autarquia, através da assessoria de imprensa, os reservatórios do municí-

pio têm água suficiente para atender a população, de forma racionada, por mais 40 dias, se não houver ocorrência de chuvas no período. A expectativa do Departamento é aguentar até o final de abril, quando há prognóstico de chuvas mais intensas.

Inclusive, a autarquia não descarta ativar o uso emergencial das pedreiras. O reservatório já foi utilizado em períodos anteriores de escassez. “É uma das ações planejadas, se não chover”, informa a assessoria de imprensa.

No momento, o principal reservatório do município, barragem Sanga Rasa, está 7,15 metros abaixo do normal. O Piray tem déficit de 3,90m e a Emergencial registra 1 m aquém.

Nos primeiros 10 dias de março, choveram 3,3 milímetros. A média histórica do mês é 113,5 mm. Os primeiros dois meses do ano, janeiro e fevereiro, encerram bem abaixo da média histórica: registraram índices de precipitação de 58,2mm e 94,1mm, respectivamente, enquanto as médias históricos

são de 194mm para janeiro, e 160mm, para fevereiro.

Prognóstico desanimador

De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva será muito deficiente na maior parte do Rio Grande do Sul nas próximas semanas. Os últimos dias de verão serão intensos em consequência de uma bolha de ar quente anormal para o período. Localizado na Argentina, o fenômeno deve inibir chuva mais expressiva na maioria das cidades gaúchas e ainda proporcionará período por demais prolongado de calor.

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 03 SAMUEL DA ROSA/ESPECIAL JM
Reservatório está mais de 7 metros abaixo do nível normal

Campo & Negócios

ABCCC lamenta morte de Renato Rossell Sarmento IBGE e Conab apontam estimativas para safra de grãos

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou nota na sexta-feira, dia 10, em homenagem ao criador Renato Rossell Sarmento que morrera, aos 78 anos, em Bagé.

O bajeense era administrador da Cabanha Nossa Senhora de Lourdes e, como destaca a ABCCC, era conhecido e admirado pelo trabalho desenvolvido em seu plantel. Renato administrava sua criação atuando pelos afixos Belisa e Barro Azul.

“Além do reconhecimento proveniente da genética de seus exemplares, Renato faz parte de uma tradicional família conhecida na comunidade do Cavalo Crioulo, sendo tio de Manuel Luís Benevenga Sarmento, ex-presidente da associação e irmão de Manuel Rossell (Lito)

Bajeense era administrador da Cabanha Nossa Senhora de Lourdes

Sarmento, um dos criadores da prova Bayard-Sarmento (que faz parte de uma das etapas finais do Freio de Ouro), e, ainda, filho de Belisário Sarmento, um dos fundadores da ABCCC”, destacou a entidade em nota.

Renato Rossell Sarmento também foi vice-presidente do Guarany Futebol Clube no ano de 1973.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira, dia 9, levantamento em que estima a safra de verão deste ano. Conforme o instituto, a previsão é que se alcance uma produção de 298 milhões de toneladas. O montante apresenta uma redução de 1,3% no comparativo à estimati-

va divulgada em janeiro, o que representa um decréscimo de 3,9 milhões de toneladas.

A principal justificativa nessa queda se dá pela estiagem causada pelo La Niña, que tem impactado o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, o Rio Grande do Sul. Mesmo com essa queda em dois meses, a safra ain-

Quedas em áreas e colheitas do arroz e trigo

Mesmo com os ajustes na previsão, esperam-se aumentos, em relação a 2022, nas safras de soja (21,3%), milho (10,2%) e algodão herbáceo (1,4%). “A safra [de 298 milhões de toneladas] é recorde na série histórica do Ibge. As pro-

duções de soja e de milho também são recorde na série histórica”, afi rma o pesquisador do instituto, Carlos Barradas.

Por outro lado, são esperadas quedas nas safras de lavouras como o arroz (-6%) e o trigo (-13,8%). Em relação a área co-

Soja pode chegar a 151,4 milhões de toneladas

Quem também divulgou a estimativa de produção de grãos para esta safra foi a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O levantamento da safra de grãos foi divulgado na quinta-feira, dia 9, e aponta que o Brasil poderá chegar a 309,9 milhões de toneladas de grãos. Quase metade desse volume vem das lavouras de soja, representando uma colheita em torno de 151,4 mi-

lhões de toneladas. Conforme a Companhia, esse volume, se confi rmado, representa um aumento de 20,6% acima ao registrado no período anterior, o que indica uma recuperação na produtividade das lavouras, que foram atingidas pelas condições climáticas adversas no período de 2021/22.

“A atual estimativa de produção da oleaginosa cresce se comparada com o ciclo passa-

da representa um aumento de 13,3% acima do que foi obtido em 2021-2022.

O recuo de janeiro para fevereiro deve-se principalmente à redução das previsões nas safras de soja (-1,7% em relação a janeiro), arroz (-2,5%), milho 1ª safra (-2,5%) e milho 2ª safra (-0,4%).

lhida, o Ibge estima crescimentos, em relação ao ano passado, nos cultivos de soja (4,8%), milho (4,1%) e algodão herbáceo (1,2%). São esperadas quedas nas áreas a serem colhidas nas lavouras de arroz (-5,8%) e de trigo (-2,8%).

do, mas representa uma variação negativa de 1% em relação ao último anúncio da Conab devido à intensifi cação, em fevereiro, dos danos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul. No entanto, essas perdas foram compensadas, em parte, pelos ganhos observados em Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro.

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04
ARQUIVO PESSOAL

www.jornalminuano.com.br

Vereadores do PT garantem mais de R$ 1,6 milhão para Bagé

Os vereadores que integram a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), no Legislativo de Bagé, Cáren Castêncio, Flavius Dajulia, Lelinho Lopes e Marlon Monteiro, articularam, durante viagem à Brasília, R$ 1.662.000,00 em emendas para o município. Os recursos serão destinados às áreas da saúde, cultura, educação, entidades assistenciais e pesquisa.

Destinadas a diferentes áreas da cidade, as emendas foram conquistadas com o apoio do Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, do senador Paulo Paim, e dos deputados federais Maria do Rosário, Bohn Gass, do PT, e Fernanda Melchionna, do PSOL, e do secretário de Gestão e Normas do Ministério da Secretaria de Comunicação, Paulinho Parera, e do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi. “Com articulação e conversa, agora voltaremos para Bagé com mais de um milhão e seiscentos mil reais para serem aplicados em diversas esferas que tanto precisam”, expõe Monteiro.

DIVULGAÇÃO

Executivo bajeense conquista recursos para Saúde e Educação durante agenda em Brasília

Comitiva atuou na articulação com parlamentares

Lelinho complementa que esse valor ajudará muito em problemas do município. “Com a aplicação na saúde, por exemplo, as pessoas poderão ser melhores atendidas. Já na área da cultura, que também é uma área importante e que deve receber recursos, projetos poderão ganhar mais um incentivo tão necessitado”, pontua.

Dajulia acrescenta que outros campos além da Saúde e da Cultura serão beneficiados, como

a pesquisa. “Nós destinamos também recursos para a pesquisa e extensão, tão importante para a agricultura e pecuária da nossa região”, afirmou o parlamentar. Além dos âmbitos já supracitados, a educação também deve ser contemplada com emendas conquistada pelos vereadores.

“A educação é levada a sério por nós, por isso também terão investimentos na educação do município, algo que nos pedem muito”, finaliza Cáren.

Representantes do TJ-RS realizam visitas institucionais

A comitiva do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS), que acompanhou a instalação da 4ª Vara Cível da Fazenda Pública em Bagé, na quinta-feira, 9, realizou uma série de visitas institucionais aos poderes municipais.

Segundo a presidente do TJ-RS, Iris Helena, ‘o objetivo é ampliar o relacionamento institucional com todos os segmentos da sociedade, aproximando cada vez mais o nosso Judiciário junto às comunidades, e realizar a entrega do Plano de Metas 2022-2023 da

Corregedoria-Geral da Justiça para a Comarca de Bagé’.

Na Câmara, os magistrados foram recebidos pelo presidente do Legislativo, vereador Rodrigo Ferraz, e pelo diretor-geral da Casa, o advogado Roberto Hecht.

“A visita nos enche de orgulho, pois a integração dos poderes resulta em soluções mais ágeis para a comunidade como um todo”, enfatiza o parlamentar.

Na prefeitura, a comitiva foi recebida pelo prefeito em exercício, Mário Mena Kalil, que falou sobre o período da pandemia, em

que a cidade contou com o Judiciário. “Tivemos um grande apoio das instituições. Queremos também agradecer e dizer que Bagé ganha muito com a implantação da 4ª Vara Cível. Todos os poderes trabalham, na verdade, para um bem comum”, ressaltou. A comitiva ainda cumpriu agenda junto à Subsecção Bagé da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os magistrados foram recebidos pela presidente Márcia Rochinhas. O presidente da OAB/ RS, Leonardo Lamachia, também acompanhou o encontro.

Durante agenda em Brasília, uma comitiva liderada pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara, garantiu para compra de computadores para as escolas e uniformes escolares; captação de valores para a saúde; conquista de verba para a construção de um novo posto de saúde e também R$ 5 milhões para o Centro Especializado em Reabilitação 3 (CER 3).

Uma das principais articulações foi para a Saúde. Durante encontro com o deputado federal Marcelo Moraes, o prefeito e o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Ronaldo Hoesel, garantiram o valor de R$ 1 milhão. “O recurso será utilizado para um novo posto de saúde para a região próxima aos bairros Moriá e Ebenezér, abrangendo também Prado Velho, Balança, Habitar Brasil e Morgado Rosa”, afirma Divaldo.

Com a participação do secretário de Educação e Formação Profissional, Omar Guilhano, e a coordenadora das Escolas Cívico-Militares, Fernanda Furtado,

a comitiva buscou recursos junto aos deputados federais Sanderson e Bibo Nunes. Os valores de R$ 300 mil e R$ 350 mil, respectivamente, serão utilizados para a aquisição de computadores de informática para as escolas da rede municipal e compra de uniformes para os alunos das cívico-militares.

Para Fernanda, são emendas muito importantes. “Nós vamos conseguir adquirir um número expressivo de computadores atualizados para que os alunos da rede municipal possam ter acesso ao laboratório de informática. Também já existe um projeto para oferecer formação para os alunos nesta área da informática”, explicou Fernanda.

O prefeito também esteve reunido com outras lideranças, como o senador Hamilton Mourão; o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni; o deputado federal Giovani Cherini; o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; o deputado federal Luciano Azevedo; e com o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes.

05 BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023
Fogo Cruzado
Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com @sidimarrostan
Divaldo destacou R$ 5 milhões para o Centro Especializado em Reabilitação 3 (CER 3) DIVULGAÇÃO

Casa do Chopp anuncia nova localização e cardápio diversificado

Com três anos no mercado de Bagé e região, a Casa do Chopp tem uma grande novidade para seus clientes: a troca de endereço. O motivo? Atender melhor as demandas dos frequentadores, que agora poderão desfrutar de pratos e petiscos especiais na nova sede, na Praça de Esportes, no antigo quiosque do Bolinho Whats.

O destaque da casa é, sem dúvidas, seu chopp, que se tornou referência na cidade por ser totalmente suave e ter um colarinho cremoso. De acordo com Leandro Borges, proprietário, o chopp atende, também, os comércios locais, mercados e açougues com barris de diversos tamanhos, além de chopp em Pet de litro.

A Casa do Chopp não se limita a oferecer apenas bebidas, já que tem um cardápio diversificado que inclui petiscos e pratos de frutos do mar, além de congelados do tradicional cardápio do Bolinho Whats, com traíra, iscas e bolinho de peixe. E a grande novidade da casa é o Ka Churrasco, que promete agradar a todos os paladares.

Também atende eventos com chopeira e oferece uma chopeira a gelo para pescarias,

Em novo local, estabelecimento funciona de quarta a segunda-feira, das 18h até meia-noite acampamentos e outros tipos de encontros ao ar livre. Além disso, a casa oferece música ao vivo nos fins de semana, criando uma atmosfera agradável e descontraída.

Para quem ainda não conhece o novo espaço da Casa do Chopp, a dica é visitar o quiosque e experimentar o cho -

Aciba trará a Bagé um dos mais influentes empresários do turismo brasileiro

Para marcar a abertura das atividades da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Acibaa), em 2023, a entidade trará à cidade Guilherme Paulus, que ministrará palestra no dia 14 de março, a partir das 19h30, nas dependências da Tterrasul.

O palestrante é formado em Administração de Empresas, começou a trabalhar aos 14 anos de idade e hoje contabiliza mais de cinco décadas de atuação na área do Turismo. Começou como agente de viagem e hoje é considerado o principal empresário da história do turismo do Brasil e comanda outros negócios neste mercado, que estão em plena expansão. Paulus transformou a então pequena e endividada CVC, de Santo André (SP), na maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo.

O palestrante abordará o tema Turismo e Oportunidades: Bagé e região, segmento que vem crescendo muito nos últimos anos. Paulus, que está à frente do hotel/boutique Castelo Saint Andrews em Gramado (RS), e agora tem investido também no enoturismo, área que impulsionou outro projeto do empresário, o Terroir Wine Experience, plataforma que reúne oportunidades de negócios e lazer relacionadas ao vinho no Brasil e no mundo. Após a palestra haverá confraternização com coquetel oferecido pela Associação que também comemora, nesta mesma ocasião, a posse oficial de sua nova diretoria presidida por Eduardo Soares. O evento em Bagé é direcionado exclusivamente aos associados da Aciba. Interessados em participar deste momento de network e confraternização, devem entrar em contato com a entidade para confirmar a presença através do telefone 3242-5022.

Aniversariantes

11 de março

Bruna Teixeira Padilha

Carlai da Silveira Pinto

pp suave e saboroso. Para eventos, os clientes podem solicitar um orçamento, que inclui a possibilidade de trabalhar com condicional, sem a cobrança de instalação de chopeira ou aluguel da mesma na compra de chopp. A Casa do Chopp funciona de quarta a segunda-feira, das 18h às 00h.

Diva Hernandes goulart

Enoledan Machado dos Santos

Fábio da Silva Barcellos

gládis Dávila

Jaqueline Feltrin Quintana

Marco antônio de Deus Pires

Nélson guimarães

Nilton vasconcellos Hernandes

Seloi alves Centena

Tânia Camargo

12 de março

aline vargas Norte

Carlos Cristiano leite

Cláudia Tarouco Barbosa

Martins

Daniela vaz Miller

Elisandra Simões

Fernanda aquere Dias

Fernanda Fernandez Munhós

Filipe alves Teixeira

glauce lisiane Bruxel

Joana Celina dos Santos

João Carlos oliveira

João inácio Souza

Joiceney Ferreira Dias

luciana de ornelas garcia

luís Miguel gomes vidal

Marcos vinicios Cativalet

Marina Barcelos Freitas

Mira Marta oliz Neto

Paulo Roberto Ceolin

Reni Maria antunes Norte

Thomaz Rosa Nogueira

13 de março

adolfo Henrique garcia gonçalves

adriana aparecida Knapp

adriana Machado vieira

ana Paula Peres

Bernardo de leon vieira

Carlos Rodrigo Machado

Eduardo Borba

João arnaldo Fernandes Conde

José Carlos vianna de Souza

lorenzo vaz

Maria angélica Sousa vidal

Marina Netto da Silveira

Marlene Henke

Pâmela gomes lima

Paula vasconcellos da Silva

veiga

Rita Mara Dilélio gonçalves

Rogério Costa

Sandra Pereira

Thiese velho Nogueira

Tomás Ramos

vera Maria Nunes Borges

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 06
Empreendedor
Divulgação

Pioneira no interior do Estado, cirurgia realizada na Santa Casa devolve audição à santanense

Voltar a escutar normalmente deixou de ser uma esperança para se tornar uma realidade para a santanense Keli Joseli Machado Marques. Aos 41 anos, ela luta há pelo menos 10 para restabelecer a audição do ouvido direito, afetado seriamente pelas consequências de um colesteatoma, tumor benigno de ouvido.

Na manhã de sexta-feira, dia 10, o cirurgião otorrinolaringologista, Charles de Ornelas Brum, realizou o primeiro implante de aparelho auditivo no interior do Rio Grande do Sul, assistido pela fonoaudióloga Aline Glicéria - ambos profissionais que acompanham o caso de Keli. O procedimento foi realizado no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Caridade de Bagé.

O dispositivo - sistema BAHA 6 Max, um aparelho auditivo implantável - é inovador. A prótese é implantada no osso, atrás da orelha, e não fica aparente. Contudo, para garantir o funcionamento do dispositivo, é necessário

Para ter certeza de que se adaptaria ao equipamento, a paciente passou por um treinamento, por cerca de 10 dias, utilizando a prótese acondicionada a uma faixa de bandagem na cabeça. Segundo Keli, o treino apenas deu mais certeza do que queria, já que possibilitou o retorno da audição do ouvido direito. “Eu estou ansiosa, porque vai ser uma melhoria na qualidade de vida. Há quase 10 anos venho nessa luta com a doença e processos de infecção. Tentei aparelho interno, mas infeccionou ouvido e não foi possível seguir. Agora estou muito feliz com essa oportunidade”, celebra Keli. Inclusive, é válido destacar que os convênios são obrigados a

o uso de uma unidade externa, que se conecta ao aparelho interno através de um magneto.

Conforme explica o médico, o som tem características físicas que fazem com que se propague melhor por meios sólidos: justamente por isso, o aparelho consiste em um pino ancorado no osso. Daí vem o nome do dispositivo: bone anchored hearing aid, ou aparelho auditivo ancorado no osso. Questões que os dispositivos convencionais apresentam, como problemas da interface do ar com a membrana timpânica, que pode ocasionar a perda de amplificação e interferência no outro ouvido, não são registrados no implante. “Em termos de reabilitação da audição, é um salto”, comenta o médico.

A fonoaudióloga explica que o equipamento é usado, principalmente, nos pacientes que não conseguem se adaptar com próteses convencionais. Através de avaliação médica, é possível observar se é ou não candidato ao benefício da

prótese osteo ancorada.

O caso de Keli preencheu todos os requisitos - a paciente sofreu com uma doença de ouvido que foi tratada e operada. Entretanto, sofreu com alterações da anatomia normal do ouvido. Passou por algumas tentativas naturais de reabilitação do ouvido direito, mas, devido à doença ser crônica e progressiva, sofre com disfunção da tuba auditiva, o que impede que fique com o ouvido totalmente normal, mesmo reconstruído

Além disso, o ouvido passou a apresentar tendência de infeccionar, se ocluído - por isso não pôde utilizar os implantes convencionais. “Ela apresentava todas as indicações para esse tipo de aparelho”, diz. Contudo, para realizar a ativação do aparelho auditivo, é necessário aguardar a cicatrização do procedimento cirúrgico realizado para implantar a unidade interna. A previsão é de que a ativação aconteça em cerca de 45 dias.

custear a cirurgia e o aparelhodiferente dos aparelhos convencionais, que os pacientes adqui-

rem de forma particular. O SUS também disponibiliza o procedimento de forma gratuita.

07 Cidade BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
“Estou muito feliz com essa oportunidade”, diz paciente
Procedimento foi realizado pelo médico Charles de Ornelas Brum Otorrinolaringologista, Charles de Ornelas Brum, foi assistido pela fonoaudióloga Aline Glicéria
Divul GA çã O Feli P e vA l D u GA
Keli Joseli Machado Marques luta há pelo menos 10 para restabelecer a audição do ouvido direito

Sugestivo o título do livro que será lançado neste sábado, dia 11 de março, a partir das 18h, na Sociedade Uruguaia, na Rua Salgado Filho, nº 299. A obra leva a assinatura da bajeense Giana Guterres, que é artista, escritora e editora da Revista Marcela.

“...céu é feito de tanta coisa que não cabe na palavra. se olhar de dentro, o céu cabe na janela. se olhar de fora, o céu não cabe na imensidão. se olhar de cabeça pra baixo, céu é chão. céu bem podia ser feito de alma. seria o céu a alma de tudo o que existe?... - o céu fica meio palmo acima da terra”, fragmentos do poema de Giana, que consta no livro.

Os organizadores do evento informam que a cantina estará aberta e no local terá sarau, cerveja, vinho, além de literatura e boas conversas.

De Nova Zelândia para Bagé Mês da Mulher

A partir das 17h30min, deste sábado, 11 de março, o céu será iluminado pelo amor e a troca de alianças dos noivos Renan Faria e Thaisa Moreira. Ele é filho de Cleusa Faria e ela, de Lauren Silva e Mário Fernando Felice. O casal reside na Nova Zelândia, diferente do que foi publicado nesta coluna, na terça-feira, e escolheram o cenário da Villa Toscana para eternizar esse momento lindo entre familiares e amigos. A festa leva o aparato organizacional de Cema Isquierdo Eventos. No cortejo de padrinhos e madrinhas, que colaboram com as bênções, estão a irmã da noiva Maria Fernanda Moreira, sua tia Luciana Loureiro, a prima Nathana Moreira e ainda as amigas Thayse Mello, Caroline Garcia e Patricia Kaufmann. O irmão do noivo estará entre os padrinhos, assim como seu tio da noiva, Luiz Alberto Loureiro Castilhano, e os amigos Maicon Madruga, Édison Bidone, Tomás Bidone e Lucas Affonso.

Neste mês onde a bravura, a coragem e a taque, mostramos duas guerreiras que, através suas belezas externas e internas de quem já superou combater um câncer.

Através de um sorteio, as contempladas foram sistidas da Liga Feminina de Combate ao Câncer, e uma lição de vida, nesse ensaio incrível clicado

Vivi Talk Show do

Uma entidade constituída pela força do empreendedorismo Mês da Mulher passar em branco. Foi o dia 7, o bame de 2023. O belo espaço da Singular Bagé falando sobre a Saúde da Mulher.

A imagem mostra a proprietária da Singular na Osband, e a segunda vice-presidente, Stella Ibañez, nologista Claudete Zanatta, a nutróloga Karen Obino Foto Jess Fotografia.

jornalminuano.com.br
“Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim”
Paula Cilene Machado Munhoz e Ana Amélia Veloso mostrando o lado colorido de quem aprendeu a valorizar a vida de foram diferente

Elas dialogando com a pluridade

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

determinação da figura feminina ganham desde um editorial fotográfico, tiveram enaltecidas superou fases difíceis e sensíveis da vida, como foram Paula Munhoz e a Ana Amélia Veloso, asCâncer, que esbanjaram beleza, autoestima e simpatia, clicado pelas lentes de Jess Fotografia.

do Cobame

Elas e suas artes em destaque: As artistas expositoras Hilda Saraiva, Marcia Brum, Lúcia Gomes da equipe do Palacete Pedro Osório, responsável pela mostra, Bernadete Nicoloso, Heloisa Beckman (também expositoras), Magda Gehres, e mais duas artistas da mostra Beatriz Santini e Christina Madruga

Na quarta-feira, marcando o Dia Internacional da Mulher, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, inaugurou a exposição “Elas apresentam: Diálogo com a pluralidade”. Muito bem prestigiado, o evento destacou mais de 30 obras de mulheres, artistas bajeenses que mostraram diversas expressões artísticas na Galeria de Arte Edmundo Rodrigues.

Entre as expositoras estiveram Adriana Riet, Aline De Leon, Amélia Teresinha Pinheiro, Beatriz Santini, Bernadete Nicoloso, Christina Madruga, Consue-

lo Cuerda,Deli Germano, Duda Polino, Elizabeth Fagundes, Glória Ferreira, Heloísa Beckman, Hilda Saraiva, Jussara Casarin, Luciane Vaz, Lygia Azambuja. Marcela Meirelles, Marcia Brum, Maria do Carmo Marques, Maria Ignácia Paz Deble, Maria Medianeira, Marilene Alagia, Marilú da Luz, Marta Giribone, Martha Leimiezck, Stela Vasconcellos, Vera Nunez, Vone Garcia e Yasmin Deble. O Jornal Minuano compartilha no site algumas imagens do evento que marcou a abertura das atividades da Galeria de Arte em 2023.

Feira Encontro Cores & Sabores

Neste sábado, dia 11 de março, das 14h até as 20h, na Avenida Marechal Floriano, na quadra da Ortobom, acontece a 4ª edição da Feira Encontro Cores & Sabores. Essa é uma feira da rua que vem atraindo muitos participantes empreendedores de Bagé e região, seja para expor produtos, mas também, o público que prestigia a iniciativa. A nova edição da Feira trará atrações artísticas, oficinas e bate-papo com a Associação São Jerônimo, projeto Incentiva da Rede Empreender, que trarão relatos interessantes e também informações sobre os cursos que oferecem gratuitamente na cidade. Para as crianças, haverá apresentação de teatro infantil e pula-pula.

Feira Rainha da Fronteira

De 13 a 18 de março, das 13h às 18h, no Coreto Municipal, acontece a 6ª edição da Feira de Artesanato Rainha da Fronteira. Destaque para a produção feita aqui no Pampa Gaúcho. O evento alusivo ao Dia do Artesão é uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI).

Parceria

empreendedorismo feminino não poderia deixar o escolhido para a abertura das atividades do Cofoi placo do talk show com convidadas especiais Singular Helena Salles, a presidente do Cobame, SilvaIbañez, junto às palestrantes da noite: a endocriObino e a psicóloga Ana Laura Niederauer.

REFLEXÃO

Você é maravilhosa mulher! O seu padrão é a sua autenticidade, viva a sua liberdade!

@marinarepettooficial

2 08/09 BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023
jornalminuano.com.br
Taciane Mello, Nínive Amanda M. Cabrera e Vanessa M.Moreira, as dentistas da Odontologia e Estética Especializada, comemorando o 8 de março

TRE-RS firma termo com Ministério Público para

preservação

do acervo de Pedras Altas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) aderiu ao Termo de Cooperação Técnica, firmado em 2018, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), com o objetivo de garantir a salvaguarda do acervo documental pertencente a Joaquim Francisco de Assis Brasil, alocado no complexo da Granja de Pedras Altas.

Conforme o documento firmado entre o presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, e o procurador-Geral de Justiça do MPRS, Marcelo Lemos Dornelles, fica assegurada a participação do Tribunal no plano de trabalho e o acesso irrestrito aos documentos, especialmente àqueles que dizem respeito ao sistema eleitoral e à Justiça Eleitoral, cabendo-lhe as mesmas obrigações e direitos das partes cooperantes do termo original. “Ficamos muito honrados com o compromisso do TRE-RS em compartilhar a preservação desse acervo, que traz consigo a história do Rio Grande do Sul, a história da democracia”, disse

Marcelo Dornelles.

O presidente do TRE-RS lembrou que a Justiça Eleitoral foi criada há 91 anos e que, juntamente com nomes como Getúlio Vargas e Maurício Cardoso, Joaquim Francisco de Assis Brasil é parte dessa história, que, segundo ele, precisa ser resgatada.

“O voto feminino nasceu neste código de 1932, com muita antecipação em relação às sociedades muito avançadas e democráticas. Isso reforça a importância do cuidado e preservação desses documentos, para que sirvam de lembrança e informação dessa história bonita da Justiça Eleitoral”, disse Moesch, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na data.

Também estiveram presentes, o curador do “Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki”, desembargador Gerson Fischmann; o secretário judiciário do TRE-RS, Rogério de Vargas, e o chefe de gabinete da PGJ, Luciano de Faria Brasil, à assinatura, ocorrida na sala de reunião do Gabinete do Procura -

dor-Geral de Justiça.

O Termo de Cooperação Técnica 34/2018 foi celebrado entre o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), o Ministério Público Federal (MPF); o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); o Estado do Rio Grande do Sul, com a interveniência da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do RS (SPGG), por meio do Arquivo Público do Estado do RS (APERS); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). O objetivo foi a conjugação de esforços técnicos e operacionais para garantir a salvaguarda do acervo documental pertencente a Joaquim Francisco de Assis Brasil, alocado no complexo da Granja de Pedras Altas.

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Região 10
divulgação TRe-RS
Termo foi firmado em encontro ocorrido na quarta-feira, 8 de março, na sede do MPRS

Bagé passa a viver novo momento no âmbito judicial

A instalação da 4ª Vara Cível da Fazenda Pública, oficializada na quinta-feira, dia 9, por si só, já representa um avanço no que tange as possibilidades de trâmites jurídicos junto à Comarca de Bagé. Mas outras questões, como a já avançada discussão para elevar a entrância local de intermediária para finalque só depende de aprovação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul -, e a projeção de mais duas Varas Especializadas tornam concreto o fato de um novo momento da Rainha da Fronteira no âmbito judicial.

A nova estrutura, já instalada junto ao Fórum, mobilizou representantes do setor nesta semana. O ato inaugural, aliás, foi bastante prestigiado e comemorado por profissionais do Direito. Isso porque, a partir do espaço adicionado à Comarca, cria-se uma expectativa de maior celeridade no andamento de processos, já que surge não apenas mais um espaço para tramitações, mas um setor especializado que passa a tornar algumas análises mais ágeis a partir de agora. “Com a instalação, tivemos que remanejar servidores, tem novo chegando e a expectativa é que cheguem outros. Então a gente ganhará em estrutura humana, criamos um novo espaço, com a parte de informática e uma magistrada nova para esta Vara. Então reforça o trabalho, é um ganho muito grande”, comentou o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Bagé, Humberto Moglia Dutra. Questionado sobre as projeções de celeridade em processos, frisou que há uma previsão positiva. “O fato é que uma unidade desafoga as demais, porque haverá redistribuição de processos. Então digamos que uma Vara que tinha 8, 10 mil processos, passa a ter 4, 3 mil. Então, naturalmente, os processos andam mais rápido. É mais força de traba-

lho e com certeza há sensação de agilização a curto prazo”, completou ao lembrar que, a última Vara instalada em Bagé datava de quase duas décadas atrás - isso em 2005, com a criação da Vara de Família e Sucessões.

Responsável por formalizar a instalação, a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, ponderou que a nova estrutura garantirá melhor atendimento e prestação de serviço jurisdicional para a Rainha da Fronteira. “Dará um equilíbrio nos trâmites processuais e isso fará toda a diferença”, frisa, ao defender que a agilidade garantida à sociedade é uma meta fundamental. “Do contrário, é injustiça”, atentou. De acordo com ela, a implementação atende uma demanda comprovada por meio de uma profunda análise da necessidade local.

Presente no ato, o corregedor-geral de Justiça, Giovanni Conti, que atuou na viabilidade da nova Vara, destacou que “no momento que eu tenho mais um juiz, mais servidores, eu amplio o acesso do cidadão ao Judiciário”. Em seu discurso, aliás, ele aproveitou para projetar, para um próximo momento, a criação de novas estruturas para a Comarca. “Aqui, em razão desse grande volume de processos que iniciaram exata-

mente na matéria de Saúde, nos obrigou a instalar a 4ª Vara e também a pensar em novas Varas, como da Infância e Juventude e da Violência Doméstica”, apontou ao oficializar um passo futuro, sem, contudo, mencionar prazos.

Presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia disse que se trata de um momento histórico para a região de Bagé. “Temos que enfatizar o simbolismo deste evento, com a presença da primeira mulher a presidir o TJ e a recente aprovação do anteprojeto que eleva a entrância da Comarca”, disse ele, destacando ainda a sintonia existente entre a OAB e o Judiciário, principalmente em virtude da aproximação com a Corregedoria-Geral da Justiça.

Celebração

A formalização da 4ª Vara resultou em um momento de celebração bem particular, durante o evento de quinta-feira. Momentos antes do ato, o ex-presidente da Subseção da OAB/Bagé, Marcelo Marinho, que deu início à busca da nova estrutura fez um agradecimento especial ao deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), responsável pela relatoria do Projeto de Lei 365, de 2015, com parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa gaúcha e que resultou na autorização para a implantação.

Mainardi articulou, juntamente com os representantes da OAB de Bagé, com membros do Poder Judiciário para que a 4ª Vara Cível finalmente pudesse ser implementada no município. “Estou muito feliz de estar com o Doutor Marinho, porque foi ele que assumiu a luta, em nome dos advogados de Bagé.

E eu diria assim, senão fosse ele insistir, certamente um dia nós iríamos abrir a 4ª Vara, mas não seria hoje. Demoraria mais tempo. Eu abracei esta causa porque faz parte das minhas responsabilidades, enquanto defensor e representante da sociedade. Mais uma Vara, mais serviços judiciários prestados, melhor para as pessoas, para a sociedade como um todo”, comentou.

O PL, vale lembrar, foi sancionado no dia 18 de maio de 2016, tornando-se a Lei 14.871. Contudo, a implementação demorou até 2023 por depender, via orçamento do Estado, das adequações de estrutura e de pessoal para poder operar.

A visita da comitiva do TJ-RS, aliás, serviu para que outros tópicos fossem abordados, em especial pela presidente Íris Helena. Segundo a desembargadora, um anteprojeto de Lei deve ser encaminhado, em breve, junto à Assembleia Legislativa, para a ampliação da entrância da Comarca, de intermediária para final - fato já divulgado, anteriormente, pelo JM. Ao todo, 11 comarcas devem ser incluídas na proposta - vale lembrar que, atualmente, há apenas cinco deste nível em operação no Rio Grande do Sul. “Bagé sempre está exigindo bastante de nós porque é uma comarca extremamente movimentada em termos de processos”, mencionou ela ao justificar atenção do Tribunal com a região. “A grande transformação é a que estamos saindo da era papel para a digital,

TJ-RS

que terá como consequência um redimensionamento das tarefas dos antigos cartórios judiciais, hoje unidades judiciais, tudo agilizando os atendimentos”, mencionou. No caso específico para a cidade, ela falou da possibilidade de Bagé receber novas estruturas, em específico Varas Especializadas. “O corregedor-geral de Justiça anunciou, hoje, a pretensão futura, com a elevação da entrância para final, de instalação do Juizado Regional de Infância e Juventude. O que significa? Sai lá de uma outra unidade, onde a matéria está sendo apreciada com outras tantas, e vem para uma unidade destacada. Pessoal especializado otimiza, qualifica e agiliza a resposta judicial. E, para o futuro, ainda temos outras propostas que estão sendo gestadas pelo Tribunal”, comentou.

Trio de mulheres pioneiras

A proximidade com o Dia Internacional da Mulher, assinalado quarta-feira, dia 8, data anterior ao ato no Forum, foi destacada em vários discursos. Em um deles, a deputada estadual bajeense Adriana Lara (PL), primeira parlamentar mulher da região da Campanha eleita para a Assembleia gaúcha,

destacou o fato da atual presidente ao TJ-RS, Íris Helena, ser a primeira mulher a assumir o cargo, bem como da Subseção de Bagé da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ter Márcia Rochinhas como sua primeira presidente. As três, juntas, assinalaram o fato durante registro de fotos.

Anúncio de prêmio na Assembleia

Aproveitando a agenda em Bagé, para inauguração da 4ª Vara Cível da Fazenda Pública, a deputada estadual bajeense Adriana

Lara (PL) também oficializou que apresentará, junto à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, proposta para entrega da Medalha

do Mérito Farroupilha para a presidente do TJ-RS. “Eu soube há uma semana. É uma honraria muito grande, e recebo com muita humildade e muita alegria. Distribuo com todos os magistrados e servidores do Judiciário”, agradeceu a desembargadora.

Marinho e Mainardi destacaram trabalho conjunto

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 11
Moglia Dutra e Íris Helena formalizaram criação da 4ª Vara Adriana, Íris e Márcia Rochinhas Corregedor-geral de Justiça projeta novas estruturas para a Comarca “Reforça o trabalho, é um ganho muito grande”, comenta Juiz Diretor do Foro FOTOS: ALANA PORTELAESPECIAL JM
“Bagé é uma comarca extremamente movimentada”, diz presidente do

Novelas Horóscopo

Lazer

Mar do Sertão - GLOBO - 18h30min

Joel leva Candoca e Manduca até o Catende, e José os recebe. Xaviera e Timbó fazem uma proposta para Fubá Mimoso. O Coronel revela a verdade sobre Noé e Deodora para Tertulinho. Firmino vê Lorena com as cartas de amor, percebe o mal entendido e vai atrás dela para tentar se explicar. Mirinho leva o laptop de Vespertino para José. Laura desiste de trabalhar para Deodora. Laura sofre um acidente de carro. José descobre todas as falcatruas de Vespertino. Márcio Castro se preocupa com Laura. Vespertino flagra Mirinho em sua casa. Ismênia vai embora da fazenda Palmeiral. José procura Fubá Mimoso.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Lui deixa Fábio entristecido. Érika se desespera com a possibilidade de ser processada. Vitinho se surpreende com a chegada de Anthony ao refúgio. Cristal é seduzida por Lui. Vitinho recebe o diploma do evento do sagrado masculino e todos se emocionam com o seu discurso. Bruna se preocupa com Kate. Anthony e Vitinho ficam juntos. Eduardo e Jenifer quase se beijam. Theo sugere que Kate faça uma tatuagem. Wilma dá uma lição em Érika. Ben pede para Lumiar revisar o projeto que ele escreveu para o Icaes. Fred se insinua para Bia. Bruna pede conselhos para Marlene sobre Kate. Wilma se recusa a aceitar que Sol pode ajudar Lui. Bruna descobre que Kate está envolvida com um homem casado. Wilma pede para Sol voltar a trabalhar com Lui.

Travessia - GLOBO - 21h

Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra. Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil. Talita é pega de surpresa ao ver que Ari retirou suas coisas da sala que ocupava. Dante diz a Núbia que Ari roubou as ações de Guerra. Guerra avisa a Brisa que o exame de DNA ficará pronto.

Carreira em expansão e chance de receber uma proposta de outro lugar. Ótima sintonia com os colegas e entrosamento no trabalho em equipe. Na paixão, você vai se animar nas paqueras e pode curtir um período cheio de estímulos com o crush.

No trabalho, você estará mais otimista, com pique para realizar suas ambições e contagiar os colegas. Boa sorte em entrevistas de emprego. Na conquista, vai esbanjar poder de sedução. A dois, é hora de se divertir com love e deixar os problemas longe da relação.

Sua habilidade para expor ideias e defender interesses está tinindo e você saberá convencer com facilidade. No trampo, terá foco no que interessa e pode pintar uma boa oportunidade de promoção. O amor será iluminado pelas estrelas.

Há chance de assinar um contrato temporário ou iniciar uma segunda atividade profissional. O astral estará mais divertido com os colegas e a interatividade pode abrir espaço para boas amizades. Terá oportunidades de paquera com gente que conhece.

Pode sobressair no trabalho e chamar a atenção dos chefes graças aos seus múltiplos talentos. Se procura emprego, terá boas sacadas para brilhar em entrevistas. Nos contatos e amizades, seu bom astral será contagiante.

Busque um ambiente bem sossegado e longe de agitação para se concentrar em seus deveres. A fase ainda é indicada para promover mudanças em seus hábitos e investir no que eleva seu bem-estar. Talvez decida manter um lance em segredo.

Palavras Cruzadas

Em paz com o Sol, a Lua também garante um dia alegre nos contatos e muito agito nas redes sociais. Terá papos agradáveis com pessoas queridas e sua lista de amizades tende a aumentar. Vida sentimental cheia de estímulos.

Fique de olho nas oportunidades de progresso e resolva todos os assuntos com a firmeza típica do seu signo. Na paquera, pode rolar um clima especial com uma pessoa experiente, dinâmica e sedutora, mas o coração estará em busca de certezas.

Nos assuntos do coração, seu poder de sedução fica cristalino e pode rolar um lance com alguém que tem sua vibe. Com seu jeito alegre e atraente, vai conquistar o crush. No namoro, pode ficar confiante com os rumos da relação. Período de muito dialogo.

O momento é oportuno para resolver questões pendentes, saldar dívidas e se livrar de uma vez por todas de preocupações que tiram o seu sono. Há chance de pegar um trabalho extra, só guarde a novidade para você por enquanto. Na paixão, seus desejos aumentam.

Você vai conquistar aliados, apoios e seus projetos podem fazer sucesso repentino. Na paixão, notícia de paquera vai deixar você muito mais alegre. Pode receber proposta de namoro de alguém que admira.

É hora de focar em suas metas e confiar na sua capacidade de triunfar. Nos agitos sociais, pode estreitar relações de amizade com pessoas mais vividas, descoladas e experientes. A paquera também deve ser alvo de surpresas.

Loterias

Aquele que luta pela preservação do meio ambiente

Cachaça (gíria) Blusa de gestantes

Alvo

Velho, em inglês Antecede o nove

Animal que puxa carroças

Sinal de envelhecimento

(?) Gaúcho, ex-jogador (fut.) Espaço em garagens Imita a voz do cão

Cobrança simbolizada pelo Leão (BR)

Produção agrícola de um ano

Cuspe Sílaba de "votar"

Pegada; rastro Estou (red.)

Tarsila do (?), pintora

Salsão (Bot.) Consoantes de "pufe"

Direção (abrev.)

País cuja capital é Londres

Onde está? (?) e qual: idêntico

Situação difícil Categoria do boxe

(?) Niño: afeta o clima mundial

Monte pouco elevado

Marcha que faz o automóvel recuar

Óvulo fecundado Guardacostas (bras.)

Símbolo real (pl.)

Conjunção aditiva (Gram.)

Tribunal Regional Eleitoral (sigla)

Germina (a planta) Quadril de animal

Gás de decoração de festas

Separa dos outros Descongelamento Prepara carne na churrasqueira

3/old. 4/cana — late — vaga. 5/brota. 6/amaral.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 38 R V A EC OLO GI ST A C ANA AMA R A L B ATA PF I ELE IT OR V OL DP IS ADA OI TO TI AS NO MO RR O BH CA DE V BR OT AE CO AA PE RT O IN GL AT ER RA CA NN EO N OL EGE DA C IS OL AA SS A S Pedro (?), imperador brasileiro
de campanhas políticas
12
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES
09 18 33 38 41 51 20 35 38 42 71 Sorteio: 6095 Sorteio: 2439 Sorteio: 2571 Sorteio: 2758 Sorteio: 2491 01 02 03 04 07 10 11 12 13 16 18 21 22 23 24 LOTOFÁCIL 04 13 18 35 37 39 41 47 48 53 57 64 65 67 73 80 81 82 86 87 LOTOMANIA 22 29 42 46 48 50 1º02 03 09 11 20 35 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05745 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 062783 064572 030915 025796 063152

Bajeense busca apoio para tratamento de câncer raro no aparelho digestivo

Portadora de um câncer raro no aparelho digestivo, Eloisa Helena Coelho, de 69 anos, busca a comoção da comunidade para atingir as autoridades, em prol de seu tratamento que foi negado pelo Estado. Em conversa com a equipe do JM, a filha dela, Natiele Coelho, explica o que é preciso para conseguir o medicamento da mãe.

Segundo Natiele, o câncer portado pela mãe pode ocorrer em uma a cada um milhão de pessoas, com sintomas raros e sendo a única com o caso em Bagé. “Dentro os muitos problemas causados pelo tumor, o pior é o fígado, o qual tem três metástases e está trabalhando de forma incorreta, fazendo com o que o sangue que retorna para o coração ainda esteja sujo”, explica. O problema acarreta na calcificação da veia Aorta, um entupimento. E, com isso, o coração aumenta de tamanho. Além dos sintomas do tumor, Eloisa também sente cansaço,

falta de ar e inchaço. “Ela fez quatro seções de quimioterapia para regressão das metástases que estavam muito expansivas e não podia operar, porém, o Doutor não fez mais que quatro seções porque ela já esta muito debilitada”, ressalta Natiele. Ela acrescenta que o tumor só vai parar de crescer com a utilização uma injeção mensal, que estabiliza o crescimento. A mesma é cedida pelo SUS, porém somente é entregue para determinados tipos de doenças, o que não engloba o caso de sua mãe.

Foi então que mãe e filha entraram com um processo na Defensoria Pública da União (DPU) para acesso da medicação, que é um direito de todos. O que no ponto de vista legal seria de fácil liberação, pois está incluso no processo o laudo médico onde consta que Eloisa precisa da injeção para sobreviver. Contudo, a família teve o pedido negado. Em conversa com o Servidor Publico lotado na

Um Cartão de Crédito que é a sua cara!

DPU Bagé, Gabriel Thompsen Niemczewski, responsável por atender prestações positivas na área da Saúde, foi possível entender que o medicamento deveria ser oferecido via administrativa, considerando a prescrição pela instituição credenciada para fornecer o tratamento. “O Estado alega que a Santa Casa tem que liberar o medicamento, mas a Santa Casa só libera medicamento que o SUS dispõe, e o SUS só libera perante o código da doença e para esse tipo de câncer não tem. Então estamos lutando pelo direito da vida, a vida da minha mãe. Estamos desde novembro na Justiça, enquanto isso fizemos vaquinha online e diversas rifas. Enquanto a Justiça não libera, vamos nos virando”, reforça a filha, Natiele.

Quem quiser apoiar de alguma maneira o tratamento de Eloisa, pode entrar em contato com sua filha, através do Whatsapp (53) 9960-1558.

13
11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
BAGÉ,
Divulgação
rotina fica ainda mais prática com os cartões Banrisul Mastercard:
Sua
Isenção de anuidade • Juros reduzidos • Cartão de Crédito Virtual • Seguros viagem e salas VIP • Pontos no BanriClube • 50% nos ingressos do GNC Cinemas* Visite uma agência Banrisul e descubra qual dos nossos cartões de crédito é o ideal para seus objetivos! *Desconto válido apenas no Rio Grande do Sul SAC 0800 646 1515 Ouvidoria 0800 644 2200 Banrifone Porto Alegre (51) 3210 0122 Interior e Outros Estados 0800 541 8855 Siga nossas redes sociais: Baixe o app: Visite uma agência Banrisul e descubra qual dos nossos cartões de crédito é o ideal para seus objetivos!
Eloisa Helena Coelho, 69 anos

Presidente da OAB/RS visita PRB e conversa com diretor sobre o parlatório

Na tarde de quinta-feira, dia 9, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, visitou, acompanhado da presidente da OAB/Subsecção Bagé, Márcia Rochinhas, e do vice-presidente, Carlos Alberto Silva, da presidente da Comissão de Segurança Pública e presidente do Consepro, Daniela Provin, o Presídio Regional de Bagé (PRB) para conhecer o local

Óbitos

onde será reformado o parlatório. De acordo com Márcia, além da visita ao local onde será reformado o parlatório, Lamachia conversou com o diretor do PRB, Daniel Jacinto, sobre as condições do local e dos apenados. “Em breve, pretende-se iniciar as obras, aguardando apenas o andamento do processo desta reforma ser aprovado pela Serviços Penitenciários (Susepe), que a engenharia faz a análise e re-

ELIANA MARGOT DO COUTO MEDEIROS, 65 anos, prestadora de serviços aposentada, solteira. Residia na avenida Espanha, bairro Tarumã. Deixa os filhos Mayara Tays e Taylon Werlen.

JEFFERSON ROBERTO LOPES EICOKOFF, 56 anos, pastor, casado com Hanelore Enns Eickoff. Residia na avenida Rio Grande do Sul, bairro Centro, Canoas/RS. Deixa as filhas Kimberly e Chelsy.

NEIMAR AZAMBUJA VARGAS, 63 anos, engenheiro civil, casado com Leandra Maria de Freitas Rita. Residia na avenida Presidente Vargas. Deixa os filhos Bruno e Maurício.

LEDA RUBINA WOLFF MAYERON, 97 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua Maurity. Deixa os filhos Lúcia e Leopoldo.

HÉLIO FARIA DE ORNELAS, 66 anos, prestador de serviços aposentado, casado com Ioneida Ornellas Trindade de Ornelas. Residia na rua Carlos Barbosa, bairro Getúlio Vargas. Deixa os filhos Alessandra, Vânia e Cíntia.

mete para dar início a obra”, explicou ela.

Segundo a presidente da OAB/Bagé, o que se pretende com a reforma é que a advocacia criminal tenha melhores condições de atendimento ao seu cliente, que é o apenado. “Com conforto, com condições dignas de prestar um bom serviço advocatício”, relatou.

O valor dos materiais já foi disponibilizado pela OAB/RS e a mão de obra será prisional. O parlatório consiste em uma sala privativa onde os advogados podem conversar de forma reservada e segura com seus clientes.

Agentes da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam/Bagé), coordenados pela delegada de polícia Waleska Alvarenga, cumpriram, na manhã de quinta-feira, 9, um mandado de busca e apreensão na residência

A investigação da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Bagé), há 4 meses realizava o monitoramento de um grupo criminosos responsável por diversos crimes de abigeato especificamente de ovinos vivos.

Segundo os agentes os criminosos realizavam a captura das ovelhas durante a madrugada e as maneavam quando um comparsa utilizando um veículo os recolhia e os levavam até uma residência onde os animais permaneciam até serem vendidos já carneados a diversos consumidores da nossa cidade. Durante as investigações esta delegacia especializada prendeu em flagrante os três principais membros do grupo criminoso enquanto realizavam o furto de 15 ovelhas as quais já estavam maneadas e alguns dentro de um veícu-

de um agressor que estava ameaçando sua ex-companheira, no bairro Ivone.

Em minuciosa busca no interior da residência, os policiais lograram êxito em localizar a arma de fogo que seria utilizada para

lo Fiat/Pálio Wekend.

Após a prisão em flagrante o poder judiciário colocou os acusados em liberdade com uso de tornozeleiras eletrônicas, contudo, dois deles romperam a tornozeleira ou desobedeceram as medidas impostas, o que motivou pela representação por prisões preventivas uma vez que continuaram atuando no furto abigeato e tráfico de drogas, por sua vez o Poder Judiciário indeferiu as prisões e decretou medidas cautelares diversas das prisões.

O grupo está em liberdade e atuando no furto de ovinos, sendo estes responsáveis por cerca de 12 furtos de ovinos, os quais totalizaram 180 animais subtraídos de produtores na cidade de Bagé, estimando um prejuízo de cerca de cem mil reais.

Ainda, no decorrer das investigações, os investigados passaram

amedrontar a ofendida. O homem de 62 anos foi preso em flagrante e após o registro foi encaminhado ao Presídio Regional de Bagé (PRB). A ação ocorreu no contexto da Operação Átria do Ministério da Justiça.

a se envolver com o tráfico de drogas, permitindo a identificação de pontos de venda de drogas ilícitas, que também foram alvo da presente investigação.

Na manhã de quinta-feira, dia 9, seis pessoas foram presas em flagrante por diversos crimes, como tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de munição, posse de arma. Foram apreendidas diversas drogas, munições, dinheiro um veículo e um revólver calibre 38.

A operação contou com apoio da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco/Bagé), durante as investigações e na prisão em flagrante realizada em dezembro passado. Participaram da ação também as Delegacias de Polícia da 9ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI) e a Brigada Militar.

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Segurança 14
Acusado de ameaçar com uma arma ex-companheira é preso na Operação Átria Operação Carancho prende seis pessoas em Bagé Lamachia
sobre obras Divu L gação/ oa B
conferiu tratativas

FGF confirma dois clássicos Ba-Gua em sequência na disputa pela Série A2

A torcida bajeense viverá dias de euforia e expectativa entre o final de abril e o mês de maio. Isso porque irão ocorrer dois clássicos Ba-Gua na sequência pela Série A2 do campeonato estadual. O primeiro no estádio Pedra Moura, com data específica a ser definida pela Federação Gaúcha de Futebol entre os dias 27 e 28 de maio. E, na semana seguinte, entre 3 e 4 de junho, no estádio Antônio Magalhães Rossell, a abertura do returno,

O presidente do Guarany, Heráclito (Tato) Moreira, destaca que a primeira rodada com jogo em seus domínios é um ponto positivo para o começo da caminhada do Índio na Série A2. “Vamos ter um adversário forte, pois o São Gabriel vem fazendo um trabalho muito bom há algum tempo e, tradicionalmente, já começamos em um clássico. A mesma tabela se repete da de 2017. Vamos ter que

Em contato com o JM, o presidente do Grêmio Esportivo Bagé, Pedro Martins Trindade (Sabella), ressaltou que o jalde-negro não escolhe adversário para o campeonato. “Estamos focados desde o primeiro minuto que saiu a tabela pela Federação, no confronto com o Lajeadense. Sabemos que estamos numa chave muito parelha, com times muito fortes. Mas acreditamos muito no nosso grupo que mantivemos e nas contrações que fi zemos. Por

com mando do Índio.

O campeonato começará no dia 16 de abril e a primeira fase terá confrontos de ida e volta. A dupla Ba-Gua está no Grupo B. O Guarany estreia em casa contra o São Gabriel e o Bagé vai a Lajeado enfrentar o Lajeadense, na Arena Alviazul. Os jogos poderão ser ou no dia 16 ou 17 de abril. A sequência das rodadas foi divulgada na quinta-feira pela Federação Gaúcha de Futebol.

fazer valor o fator local e já convocar o nosso torcedor para que além de comparecer se associe. O sócio é muito importante nesse período. Na próxima semana começaremos uma campanha de sócios para dar acesso a todos os torcedores que tenham interesse em assistir os jogos e poder colaborar com o clube, já a partir do confronto com o São Gabriel”, frisa o mandatário alvirrubro.

isso, o jogo da nossa classifi cação é contra o Lajeadense. Faremos a nossa reapresentação no dia 20. Estamos trabalhando para ter 30 jogadores em nosso plantel. O estádio está com totais condições em infraestrutura, PPCI aprovado, salários em dia, entre outras ações. Então é hora de todos os torcedores, diretores e ex-diretores virem conosco, para darmos jogarmos contra o Lajeadense o nosso jogo da classifi cação”, enfatizou Sabella.

Tabela

1º TURNO

Rodada 2

Bagé x Santa Cruz – Estádio Pedra Moura – (22/04 ou 23/04)

Guarani V.A. x Guarany – Estádio Edmundo Feix –(22/04 ou 23/04)

Rodada 3

Guarany x Inter de Santa Maria – Estádio Estrela D’Alva – (29/04 ou 30/04)

Pelotas x Bagé – Estádio Boca do Lobo – (29/04 ou 30/04)

Rodada 4

Guarany x Pelotas – Estádio Estrela D’Alva – (06/05 ou 07/05)

São Gabriel x Bagé – Estádio Sílvio Corrêa – (06/05 ou 07/05)

Rodada 5

Bagé x Guarani V.A. - Estádio Pedra Moura – (13/05 ou 14/05)

Lajeadense x Guarany – Estádio Arena Alviazul –(13/05 ou 14/05)

Rodada 6

Guarany x Santa Cruz – Estádio Estrela D’Alva (20/05 ou 21/05)

Inter de Santa Maria x Bagé – Estádio Eucaliptos (20/05 ou 21/05)

Rodada 7

Bagé x Guarany – Estádio Pedra Moura – (27/05 ou 28/05)

Rodada 8

Guarany x Bagé – Estádio Estrela D’Alva (03/06 ou 04/06)

2º TURNO

Rodada 9

Bagé x Inter de Santa Maria – Estádio Pedra Moura (10/06 ou 11/06)

Santa Cruz x Guarany – Estádio dos Plátanos (10/06 ou 11/06)

Rodada 10

Guarany x Lajeadense – Estádio Estrela D’Alva (17/06 ou 18/06)

Guarani V.A. x Bagé – Estádio Edmundo Feix (17/06 ou 18/06)

Rodada 11

Bagé x São Gabriel – Estádio Pedra Moura (24/06 ou 25/06)

Pelotas x Guarany – Estádio Boca do Lobo (24/06 ou 25/06)

Rodada 12

Bagé x Pelotas – Estádio Pedra Moura (01/07 ou 02/07)

Inter de Santa Maria x Guarany - Estádio Eucaliptos (01/07 ou 02/07)

Rodada 13

Guarany x Guarani V.A. - Estádio Estrela D’Alva (08/07 ou 09/07)

Santa Cruz x Bagé – Estádio dos Plátanos (08/07 ou 09/07)

Rodada 14

Bagé x Lajeadense – Estádio Pedra Moura (16/07)

São Gabriel x Guarany – Estádio Sílvio Corrêa (16/07)

Rotary Bagé Norte e Sejel organizam

Torneio do Dia do Trabalhador

Conforme divulgação do Rotary Bagé Norte, o clube de serviço e a Secretaria de Juventude e Esporte e Lazer (Seje) estão trabalhando para realiza-

ção do Torneio de 1º de Maio. Está será a 48ª edição do evento alusivo ao Dia do Trabalhador. O objetivo é que, para edição 2023, sejam oferecidas no-

vas modalidades esportivas, aumentando o número de trabalhadoras e trabalhadores que desejem participar dos jogos que serão realizados.

BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
YURI COUGO DIAS
Clássicos ocorrerão entre final de maio e início de junho
“Sempre é bom estrear em casa”
“Não escolhemos adversário”

Governo federal repassa recursos para Aceguá e Hulha Negra

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou o repasse de R$ 3,86 milhões a 14 cidades do Rio Grande do Sul afetadas pela estiagem. A cidade de Hulha Negra vai receber R$ 678,6 mil para aluguel de caminhão-pipa para abastecimento de água e aquisição de combustível, reservatório e cestas básicas. Também receberá recursos a cidade de Aceguá (R$ 182,6 mil).

Em 2023, já foram destinados mais de R$ 17 milhões a municípios do estado que sofrem com a falta de chuvas. As portarias com a liberação dos recursos foram publicadas na edição de sexta-feira, 10, do Diário Oficial da União. Neste ano, já foram investidos pelo MIDR mais de R$ 180,3 milhões em ações de defesa civil em todo o Brasil.

Serão repassados R$ 198,3 mil para Uruguaiana, R$ 180,7 mil para Chiapetta, R$ 273,1 mil para Taquaruçu do Sul, R$ 312,2 mil para Ibirapuitã, R$ 476 mil para Tenente Portela e R$ 701,3 mil para Ronda Alta. As cidades usarão os recursos na compra de cestas básicas.

O município de Jaguarão vai receber R$ 150,3 mil para abastecimento e

armazenamento de água, limpeza e abertura de açudes e compra de cestas básicas para produtores da região, assim como Morro Redondo, que vai contar com R$ 27,4 mil para as mesmas ações de resposta.

Também receberão recursos as ci -

dades de Chapada (R$ 780,6 mil), Palmeira das Missões (R$ 76 mil), Canguçu (R$ 54 mil) e Chuvisca (R$ 54,6 mil. Os repasses serão destinados ao aluguel de caminhão pipa com motorista e compra de óleo diesel, combustível, reservatório de água e cestas bási -

cas. No total, os repasses vão atender mais de 83,4 mil pessoas nas regiões.

Na quarta-feira, 8, o MIDR já havia autorizado o repasse de mais de R$ 2,2 milhões a outras 12 cidades do Rio Grande do Sul também afetadas pela estiagem.

Contracapa BAGÉ, 11, 12 E 13 DE MARÇO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
Felipe Valduga
Hulha Negra vai receber R$ 678,6 mil para aluguel de caminhão pipa
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.