20230119

Page 1

Equipe
Cenário é preocupante porque apresentará uma elevação de preços nas culturas Busca por peças para revitalização de modelos da GM abriu mercado Aficionado aposta em loja especializada no Chevette Campanha de vacinação completa dois anos em Bagé Fusão coloca grupo entre 100 maiores do país Cavalarianos iniciam busca da imagem de São Sebastião Associação aponta prejuízos nas safras de arroz e soja BAGÉ COVID-19 NICOLINI TRADIÇÃO ESTIAGEM Pág. 03 Pág. 06 Pág. 07 Pág. 04 Pág. 10 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 - ANO XXVIII Nº 6 936 | R$ 3,00 jornalminuano.com.br REGIÃO Pág. 13 Modelo será implantado de forma gradual, iniciando nas escolas Luiz Mércio Teixeira, Justino Costa Quintana (foto) e Luiz Maria Ferraz (CIEP), em Bagé; Getúlio Dornelles Vargas (CIEP), Dom Pedrito; Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), Candiota; e Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul SEIS NOVAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL PATRICK CORRÊA/ESPECIAL JM ALANA PORTELLA/ESPECIAL JM PREVISÃO DO TEMPO Fechamento da edição: 19h QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Sol com algumas nuvens Sol com algumas nuvens 18ºC 18ºC 31ºC 33ºC
Imunização salvou muitas vidas e trouxe esperança para o retorno da normalidade Todas as 1,6 mil vagas de trabalho serão mantidas em 16 lojas de oito municípios
conta com 14 pessoas no apoio para o trajeto de cerca de 110 quilômetros

BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023

www.jornalminuano.com.br

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693

Assinaturas 3241-6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br

Jornalista Tagliene Padilha será homenageado com nome de rua

A proposição foi apresentada pelo vereador Caio Ferreira, do PDT. A intenção é homenagear Tagliene Padilha, que atuava como assessor de imprensa da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul).

Há cinco anos, e no auge de sua carreira, aos 33 anos de idade, o jornalista foi covardemente assassinado no apartamento onde vivia, na Avenida João Pessoa, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O caso ocorreu no dia 25 de abril de 2017.

A Câmara de Bagé aprovou, na terça-feira, 17, o projeto de lei que denomina a rua dois, do loteamento Solar São Martin,

em frente ao núcleo de apartamentos, ao lado do Complexo Cesarino, como Rua Jornalista Tagli Padilha.

“Comovido com este caso que nos deixa extremamente chocados, criamos o projeto de lei e a emenda, onde, em sua homenagem, Tagliene terá uma rua com o seu nome”, argumenta. A data da inauguração da via ainda não foi definida.

Sindicato dos Contabilistas firma convênio com Unicard

Foi assinado na tarde de terça-feira, 17, o Convênio Unicard Plano Assistencial com o Sindicato dos Contabilistas de Bagé. Na oportunidade, cerca de 20 assinaturas foram realizadas.

O Unicard Plano Assistencial irá oferecer desconto em consultas médicas, acesso ao pronto atendimento e baixo custo em imagens de laboratório. Um de seus diferenciais é que o cartão não possui carência, podendo ser feito o contrato e desfrutar dos benefícios no mesmo dia. Também serão oferecidos serviços odontológicos, que valem para toda a área de abrangência na região da Campanha.

Conforme a presidente do Sindicato, Angela Irala, o bene-

fício irá agregar aos associados. “E esse plano é muito importante, pois abrange quase todas as áreas da saúde, como consulta no pronto atendimento e especialistas de quase todas as áreas

por um valor bem acessível. Também atendimento em outras áreas da saúde como psicóloga, fisioterapeuta, odontologia e exames de todas as espécies”, descreve.

02 Cidade
P p a g a
-
E-mail:
www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81 Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane Becker - Melissa Louçan - Jaqueline Muza - Rochele Barbosa - Yuri Cougo Dias - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira Laboratório de Jornalismo
- ENDOSCOPIA DIGESTIVA - COLONOSCOPIA Rua Ismael Soares, 64 - sala 03 / (53) 33123372
VIDEOLAPAROSCOPIA DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
de 20 assinaturas já foram realizadas
Intenção é homenagear profissional que atuava como assessor da Federasul
Cerca

Vacinação contra Covid-19 completa dois anos

Nesta quinta-feira, 19, se completam dois anos das aplicações de vacinas contra a Covid-19 na região. A imunização poupou muitas vidas, e trouxe esperança para o retorno da normalidade, que em 2021, ainda era incerta. Profissionais de saúde que atuaram na linha de frente contra a pandemia foram priorizados na divisão das primeiras doses.

Após 10 meses de espera, Bagé recebeu 1,3 mil doses, em janeiro de 2021. O primeiro lote foi constituído por vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. Os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente no combate à pandemia na Santa Casa de Caridade de Bagé foram os primeiros a receberem, em conjunto com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

A expectativa na época era a de que grande parte da população fosse vacinada até a metade do ano de 2021. A previsão de prazo chegou a ser reafirmada pelo prefeito Divaldo Lara, que projetava, ‘até a entrada do inverno, estar com mais de 40 mil pessoas imunizadas em Bagé. Atualmente, a Rainha da Fronteira possui mais de 110 mil com pelo menos uma dose, conforme moni-

toramento da imunização realizado pelo governo do Estado.

Benefícios da vacina

A técnica em radiologia Viviane Chagas Etchevarria, 55 anos, atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há nove anos e foi uma das primeiras pessoas em Bagé a receber a imunização da vacina CoronaVac.

A técnica, que sofre com hipertensão arterial, salienta que ficou surpresa e feliz por representar os profissionais da área; também aliviada por ter conseguido passar os primeiros meses de pandemia trabalhando sem contrair a doença. “Esse período de pande-

mia foi muito difícil, não só para mim, mas para todo mundo. No início era tudo muito difícil e tudo muito novo. Não entendemos direito do que se tratava”, relata

Em maio de 2022, a técnica contraiu Covid-19, com pouquíssimos sintomas. Esta foi a única vez que contraiu a doença, e ainda relata que já conviveu com pessoas positivas e não contraiu.

Viviane ainda acrescenta que como está com a quarta dose em dia, fica difícil de contrair novamente. “Eu sou uma dessas pessoas que contraiu a doença apenas uma vez. Vacinar é de suma importância, para se proteger e proteger o próximo”, salienta.

Região tem baixo índice de imunização entre crianças e adolescentes

Iniciou, na segunda-feira, a distribuição dos primeiros lotes da vacina CoronaVac, para a vacinação de crianças de 3 a 11 anos, contra a Covid-19, aos estados e ao Distrito Federal. De acordo com informações encaminhadas pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, ainda não há previsão de recebimento do lote no município. As doses podem repercutir nas estatísticas da região, que apresenta baixo índice de vacinação entre crianças e adolescentes.

O esquema vacinal recomendado pela pasta inclui ainda a dose de reforço para crianças entre 5 e 11 anos. Neste caso, a orientação é que seja aplicada a vacina da Pfizer, quatro meses depois da segunda dose.

Informações atualizadas no painel de dados da Secretaria de Saúde do Estado sobre os índices de vacinação na região indicam que Candiota é o município com o maior índice de vacinação completa entre crianças de 3 a 11 anos, enquanto Aceguá tem o menor índice de vacinação infan-

til e adolescente, entre os municípios da região.

De acordo com os dados informados na plataforma do Governo do Estado, o município alcançou 23% de imunização completa entre crianças de 3 e 4 anos. Já Aceguá registrou o menor índice vacinal, com 4% das crianças nesta faixa etária imunizadas. Em Bagé, o índice foi de 13%.

Entre crianças de 05 a 11 anos, a Capital do Carvão novamente se destacou entre os outros três municípios da região, tendo completado o esquema vacinal em 57% do público alvo. Nesta faixa etária, Bagé vem logo em seguida, com 55% do público-alvo vacinado. Aceguá teve o menor índice, com 46%. Já Hulha Negra alcançou 53% da população entre 5 e 11 anos.

Na faixa etária entre 12 e 17 anos, Hulha apresentou o maior índice de esquema vacinal completo, com 46% da população imunizada. Candiota teve 29%, enquanto Bagé alcançou 25%. Aceguá, novamente, ficou na retaguarda, com 12% de jovens com vacinação completa.

BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023
www.jornalminuano.com.br 03
Cidade
CLAUDIO FACHEL-ARQUIVO/PALÁCIO PIRATINI DIVULGAÇÃO Profissionais da saúde receberam primeiras doses Aceguá registrou o menor índice vacinal

& Negócios

Arco comemora 81 anos de atuação

Agricampanha aponta prejuízos nas safras de arroz e soja na região

Completou 81 anos de atuação, no dia 18, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Nascida em Santana do Livramento em 1942, durante a 3ª Exposição Nacional, a associação passou a ter caráter nacional em 1977. Com sede em Bagé, a Arco se mantém como referência no Brasil para o Serviço de Registro Genealógico de Ovinos (SRGO).

Em relação à assistência técnica, a associação conta com 107 inspetores técnicos que atuam em todos os estados brasileiros na seleção de 27 raças, sendo: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Karakul, Lacaune, Santa Inês, Morada Nova, Bergamácia Brasileira, Somalis Brasileira, Rabo Largo, Border Leicester, Poll Dorset, Polypay, Cariri, Dorper, Crioula, Samm, White Dorper, East Friesian, Dohne Merino, White Suffolk e Romanov.

Segundo o presidente da

entidade, Edemundo Gressler, ao completar 81 anos, a data leva a uma reflexão que chegar a esta data importante é histórico. “Qualquer empresa que comemora 81 anos tem que ser vista a importância da sua representação e da sua história. A Arco, ao estar completando 81 anos, mostra a importância para o produtor, o criador e o selecionador que tem seus plantéis em toda a genealogia dentro dos arquivos da Arco, que ela é fundamental”, destaca.

A associação também ressalta, pelo dirigente, que além da eficiência no registro, a entidade está também direcionada ao trabalho de organização da cadeia e fomento da produção por meio de convênios e parcerias com instituições de pesquisa e extensão que auxiliam a promover o desenvolvimento genético das raças e o aumento dos rebanhos. Este é um grande desafio para a ovinocultura nacional – aumentar a oferta do produto ovelha.

A estiagem que assola o Rio Grande do Sul já traz prejuízos para a agropecuária gaúcha. Muitas regiões têm sofrido perdas tanto na agricultura quanto na pecuária, o que impacta não só diretamente o setor produtivo, mas toda a economia do estado. Na região da Campanha, municípios como Candiota já estão em situação de emergência, e Bagé, por exemplo, passa por um novo racionamento, tendo seus principais reservatórios com índices muito baixos.

Para quem produz, os impactos já são sentidos. Conforme divulgação da Agricampanha, associação de agricultura com abrangência na região, a safra do arroz está com prejuízos e a soja já apresenta quebra. “Temos lavouras que não foram nem implantadas ainda devido à seca e algumas lavouras já nascidas, que estão florescendo, porém es-

tão sem nada de umidade. O problema está aí. A gente ainda não sabe quando vai chover e o que dará para acomodar ou não. Portanto, temos que nos preparar para lidar com uma suba no arroz e uma expectativa também para uma suba na soja, pois estamos com falta de chuvas em todo o estado e também na Argentina. Ou seja, teremos um sério problema para enfrentar”, destaca Gesiel Porciúncula.

De acordo com o dirigente, o cenário é preocupante porque apresentará uma elevação de preços nas culturas, como a do milho, cuja safra já foi perdida no Rio Grande do Sul.

Conforme a previsão meteorológica da Somar Meteorologia, a previsão para os próximos dias na região de Bagé é de tempo seco e temperaturas elevadas, com máximas chegando aos 33 graus. Há possibilidade de preci-

Presidente destaca cenário preocupante com perdas no arroz e na soja

pitação no final de semana. No entanto, os índices devem ser baixos, com um total de 17 milímetros entre o sábado e o domingo.

Concurso de Culinária Campeira destaca receitas na Agrovino

A Emater/RS-Ascar realizou, durante a 15ª Agrovino, o Concurso de Culinária Campeira. A atividade, feita em parceria com a Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco), foi dividido em duas categorias: Pratos salgados com carne ovina e pratos doces tradicionais. O .concurso reuniu 17 receitas, sendo sete salgadas e 10 de pratos doces.

Como forma de incentivar os participantes, os três primeiros colocados de cada categoria receberam premiações. Os pratos sal-

gados que tiveram destaque foram a costela frita com abóbora, de Leonora Lopes Pires Vernieri; a paella de ovelha, de Ivelene Chies Machry dos Reis; e o feijão com charque de costela ovina, de Vera Mariza Scholant Collares. Já os doces premiados foram o doce mágico de abóbora, de Mara Regina Silva; a rapadura de leite, de Loiraci Alves Paiva, e a ambrosia campeira, de Iraci Lopes.

De acordo com a extensionista rural Ana Rosa Sonaglio, a Emater/RS-Ascar acredita na va-

lorização e no resgate de hábitos de costumes do Pampa por meio do concurso. Para a Emater/RS-Ascar, a ação representa o incentivo ao cultivo na propriedade, resgatando a cultura da produção de pratos com o autêntico sabor gaúcho. “A interação com a biodiversidade do Pampa foi apresentada em receitas típicas, que são passadas de geração em geração. Nas duas categorias foi possível observar a diversidade e riqueza da nossa produção, como condimentos, carnes e iguarias da nossa região”, ressalta Ana. A extensionista ainda acrescenta que as receitas apresentadas estão presentes no dia a dia dos gaúchos e também destacam a variedade cultural do Rio Grande do Sul.

Foram jurados do concurso o gerente da agência Sicredi Agro Bagé, Vilson Fontana; a representante da diretoria da Abaco, Ana Macedo; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Milton Brasil; a jornalista da RBS TV, Nadine Poschi e a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Jocasta Pedroso.

BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04
Campo
Associação trabalha pelo fomento da ovinocultura DIVULGAÇÃO ARCO/DIVULGAÇÃO Pratos que foram avaliados no evento realizado em Bagé DIVULGAÇÃO

Fogo Cruzado Sidimar Rostan

Câmara aprova projeto que aumenta número de assessores parlamentares

O Legislativo bajeense aprovou, em sessões extraordinárias realizadas na terça-feira, 17, uma proposta de lei, apresentada pela mesa diretora da Casa, que altera o plano de classificação de cargos e remuneração dos servidores da Câmara. A proposta, na prática, dobra o número de cargos de confiança que atuam como assessores parlamentares, criando um novo cargo.

Pela proposição, o número de cargos que devem exercer a função de Assessor Técnico Especial passa de nove para 13. O número de Assessores Parlamentares I dobra, passando de 17 para 34. Também dobra o número de Assessores Parlamentares II, que passa de 34 para 68.

Cada vereador poderá optar pela indicação de sua assessoria, mantendo dois cargos de Assessor Parlamentar I ou quatro cargos de Assessor Parlamentar II. A indicação para uma das vagas do cargo de Assessor Parlamentar I exclui a possibilidade de indicação

Melissa

Costa

para uma ou duas vagas do cargo de Assessor Parlamentar II.

A proposta também cria o cargo de assessor Parlamentar do Gabinete do Líder do Governo na Câmara. A função exige Ensino Médio Completo. Entre as funções está assessorar e coordenar as atividades políticas, técnicas e administrativas relativas à

atuação do Líder do Governo. Na justificativa encaminhada junto à proposta, os integrantes da mesa diretora do Legislativo bajeense argumenta que o objetivo é ‘ampliar o corpo de assessores dos vereadores, a fim de elevar a capacidade de trabalho dos gabinetes, como também o retorno às demandas dos bajeenses’.

é a nova secretária da JPT

Com o objetivo de manter a organização da juventude bajeense e promover o intercâmbio entre as juventudes e o governo Lula, Melissa Costa assume a Secretaria Municipal da Juventude do PT em Bagé.

A decisão foi alinhada durante a reunião da executiva da juventude do PT –Bagé, na terça feira, 17, quando foram pautados os próximos desafios para a juventude bajeense, gaúcha e brasileira.

Melissa Costa tem 20 anos, é estudante de Licenciatura em História e Tecnologia em Alimentos. iniciou sua caminhada política no movimento estudantil, foi Presidente da União Bageense dos Estudantes Secundaristas e foi quem coordenou a organização do Comitê Popular de Luta LGBT, durante o período de pré–campanha, no ano passado.

O Secretário de Organização da Juventude do PT do Rio Grande do Sul, e ex–Secretário Geral da Juventude do PT – Bagé, Bruno Acosta, destaca que ‘a juventude

carrega o fardo de ser a principal protagonista das histórias de lutas em defesa dos direitos do povo’.

“Durante o último período, a juventude teve um papel fundamental na luta em defesa da democracia e na eleição do Presidente Lula. Mas a luta não acabou, agora queremos garantir que a juventude se sinta representada! Por isso é importante que tenhamos uma pessoa como a Melissa, combativa e arti-

de Bagé

Vereadores aprovam mudança na Ficha Limpa Municipal

Com votos contrários do PT, do PDT e do PSB, o Legislativo bajeense aprovou uma proposta de lei, apresentada pelo Executivo, que altera a lei criada para instituir a Ficha Limpa Municipal. Pela nova redação, excetua-se da vedação à nomeação prevista pela legislação municipal o cargo de secretário municipal. Na justificativa que apresentou à Câmara, o prefeito Divaldo Lara argumenta que a intenção é ‘aprimorar a legislação vigente, evitando interpretações errôneas acerca da vontade do legislador’. A nova redação agora segue para sanção.

Na mesma justificativa, o chefe do Executivo destaca que

‘o projeto se mostra relevante a fim de sanar eventual contradição que possa haver acerca do entendimento de que haja vedação para a nomeação de cargo de Secretário Municipal, agente político, pessoa inclusa no rol taxativo da legislação vigente, diante da expressa revogação que a lei 6.004/2018, com nova redação dada pela lei 6.210/2020, traz ao legislado na Lei Municipal 5.154/2012, a qual previa, expressamente, a vedação para a nomeação para o cargo de Secretário Municipal e que foi suprimida pela nova legislação, podendo causar confusão na interpretação da norma’.

Schardosim assume liderança do governo

culada, uma pessoa extremamente qualificada para e coordenar essa importante ferramenta de transformação social, que é juventude do PT”, pontua

A executiva da Juventude do Partido dos Trabalhadores de Bagé irá se reunir para decidir a data, horário e local da posse, que acontecerá no mês de fevereiro, e divulgará nos meios de comunicações e em suas redes sociais.

O vereador João Schardosim, do Mais Brasil, assumiu a liderança do governo no Legislativo bajeense. O parlamentar sucede o atual presidente da Câmara, Rodrigo Ferraz, União Brasil, que respondia pela liderança na Casa.

O líder exerce papel estratégico para o Executivo, na Câmara, defendendo os interesses da administração entre os vereadores. O líder tem como função

principal ser o interlocutor da prefeitura junto ao parlamento. Schardosim explica que foi convidado pelo prefeito Divaldo Lara para ser o líder de governo na Câmara. “É um cargo importante, que aceitei com muita honra. Já defendia a administração como aliado. Agora vou ser a voz mais aguda e o elo entre administração e vereadores”, reforça o parlamentar.

05 BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023
sidimar_frostan@hotmail.com
www.jornalminuano.com.br
@sidimarrostan
Cada vereador poderá optar pela indicação de sua assessoria
ARQUIVOJM
Prefeito convidou parlamentar para exercer função Bruno Acosta, Melissa Costa e Lucas Mello, secretário-adjunto da juventude do PT de Bagé DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Empreendedor

Fusão anunciada pelo Nicolini coloca grupo entre 100 maiores redes do país

Anunciada na tarde de terça-feira, 17, a fusão entre os Supermercados Nicolini e Atacadaço, Super Engenho e a empresa Aviário Nicolini Ltda., deve posicionar o Grupo Osmar Nicolini Comércio e Distribuição S.A. entre as 10 maiores redes supermercadistas do Rio Grande do Sul e entre as 100 maiores do país. Através da fusão, o grupo irá abranger oito municípiosBagé, Pelotas, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel, Caçapava do Sul e Quaraí - com 16 lojas.

Diretor de Relacionamentos da rede Nicolini, Selmo Dias destaca que mesmo com a fusão, as bandeiras permanecem todas iguais. Além disso, também não

haverá alteração nos postos de trabalho - ou seja, todas as 1,6 mil vagas de trabalho serão mantidas. “Antes da divulgação pública, foram feitas reuniões e encontros com as equipes das três empresas, de todas as oito cidades, para tranquilizar, que não haveria demissão alguma”, destaca.

Há previsão de novas contratações a partir da ampliação do grupo. Isto porque a rede Nicolini tem um projeto de expansão desenhado até 2029, prevendo a abertura de novas lojas. Contudo, ainda estão sendo estudados os locais onde devem ser implantadas.

Enquanto não há anúncio de abertura de novas lojas, o grupo investe na reestruturação das uni-

dades já existentes, como a reforma do Aviário Nicolini de Santana do Livramento, que terá o espaço ampliado. As obras foram iniciadas a partir da definição da fusão.

A união das três redes garante a soma de forças e experiências das três empresas, que nasceram e se desenvolveram com características muito semelhantes, e que têm como pilares dos seus negócios os Clientes, os Funcionários e os Fornecedores.

Na estruturação do negócio atuam o Grupo Empresarial Affectum Consultoria e a Martinez de Araujo Consultoria de Varejo, ambas com sede em Porto Alegre, e a programação da integração completa de todas as unidades é junho de 2023.

www.jornalminuano.com.br

Sebrae RS empossa nova diretoria executiva

A diretoria executiva que irá comandar o Sebrae RS nos próximos quatro anos foi apresentada oficialmente na manhã de terça-feira, 17, em encontro realizado na sede da organização, em Porto Alegre. Luiz Carlos Bohn, também presidente da Fecomércio-RS, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae RS para a gestão 2023-2026. Ele substitui Gilberto Porcello Petry, presidente da FIERGS, que ocupava o cargo desde 2019. Completam a diretoria executiva ainda os reeleitos André Vanoni de Godoy (diretor-superintendente), Ayrton Pinto Ramos (diretor técnico) e Marco Aurélio Paradeda (diretor de administração e finanças).

De acordo com Bohn, o orçamento destinado para 2023 é de R$ 330 milhões e, do total, dois terços serão destinados ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Estado. “O comércio eu conheço bem, minha missão agora é ampliar a atuação no agronegócio e na indústria para equiparar os projetos dos três setores, a fim de que tenham o mesmo peso e importância na visão estratégica da entidade”, disse.

Luiz Carlos Bohn é natural de São Sebastião do Caí e tem 76 anos. Em julho de 2022, foi conduzido pela terceira vez para a presidência do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac (gestão 2022/2026). É também o 2º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e ocupa o cargo de Coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio. Empresário e bacharel em Ciências Contábeis, desde 1967 atua na LC Bohn Contabilidade LTDA, empresa com sede em São Sebastião do Caí e filiais em Vale Real e Feliz.

O ano de 2023 também marca o início de um novo ciclo da gestão do diretor-superintendente André Vanoni de Godoy. Paralelamente à nova diretoria executiva, o Conselho Fiscal do Sebrae RS é composto pelos Titulares: Fábio Avancini Rodrigues (FARSUL), Gilberto Brocco (Fiergs) e Kalil Sehbe Neto (Badesul). E, suplentes: Daniel Felipe Scherer (Banco do Brasil), Werner Kohler (Banrisul) e Adilson Chistovam (Caixa Econômica Federal).

Aniversariantes

19 de janeiro

Alexia Freitas

Andréia Loviane Silva

Carlos Henrique Heinze

Edy Campos Nogueira

Francine Lima Cunha Gabriel Ferreira

Janice Luehring Giongo

Jorge Luis Padilha Lucas Rodrigues Simão Luís Gustavo Silva

20 de janeiro

Adriano Jardim

Ana Lúcia Silveira Teixeira

Bernardo Anadon

Carina Primo Alves de Oliveira

Daniele Telles Pradie Ernesto Nunes

Felipe Amaro dos Santos

Irene Otte Taschetto

Isabella Maria Kist

Margarete Terezinha Ferreira

Marli Azambuja Pires Pereira

Mauro e Maurício Ferreira Camejo

Oraides Melo Costa

Oscar Danilo Funari Costa

Paula Menezes Fagundes Paula Scholante

Ruy Martins Peres

Shana Bonet de Oliveira Silveira Walter Avila Caminha

Mário Pinto Ramos

Marli Freitas

Martina Motta dos Santos

Mauro Brasil

Milton Resende Machado

Otávio Ortiz Nunes

Sandria Deamici

Thomaz Primo Alves de Oliveira

Veridiana Lopes Oliveira

BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023
06
Mesmo com união, empresas manterão as respectivas bandeiras DIVULGAÇÃO

Clube Cantegril retoma programação de Carnaval após dois anos

Cavalarianos enfrentam mais de 100 quilômetros em busca da imagem de São Sebastião

O trajeto da tradicional cavalgada de São Sebastião iniciou na terça-feira, 17, em busca da imagem do santo padroeiro de Bagé. No final da tarde, 23 cavalarianos partiram rumo à Vila de São Sebastião, na tradição que culmina com a celebração no dia 20 de janeiro.

Conforme explica Micael Pinheiro, um dos organizadores da cavalgada, ao todo, a equipe de busca conta com 37 pessoas - 23 cavalarianos e 14 pessoas no apoio para o trajeto, que será de cerca de

110 quilômetros, entre ida e volta.

O primeiro pernoite ocorreu de terça para quarta-feira, na Estância da Cacimba. Na quarta-feira, o grupo percorreu mais 21 quilômetros até a Fazenda do Retiro, de onde parte hoje, rumo à comunidade de São Sebastião. Na paróquia rural, participam de missa campal e iniciam o caminho inverso.

O grupo de cavalarianos tem chegada prevista em Bagé na sexta, às 19h30, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde realizam o ato de en-

trega da imagem. De lá, os fiéis partem em procissão, junto à efígie, até a Catedral de São Sebastião, onde ocorre a missa ministrada pelo Bispo Diocesano, Dom Cleonir Paulo Dalbosco.

A atividade é promovida pela Mitra Diocesana e Paróquia da Catedral de São Sebastião, com realização da Associação dos Cavaleiros Rainha da Fronteira e conta com apoio das Prefeituras de Bagé e Dom Pedrito, Estâncias da Cacimba, Retiro e comunidade de São Sebastião.

O Departamento Social do Cantegril Clube de Bagé já está com a programação de Carnaval pronta. As atividades iniciam no dia 20 de janeiro, às 18h, quando a entidade recebe o músico Robson Manabu e banda para um ‘esquenta’. O evento, que é um happy hour, visa divulgar o pré-carnaval, agendado para o dia 12 de fevereiro.

Segundo o presidente do clube, Gilberto Alagia, a última atividade nesta temática foi realizada antes de iniciar a pandemia em 2020. Este ano, a entidade retorna com as programações. “Nosso pré-carnaval é um evento voltado para toda família, que busca resgatar o verdadeiro sentido desta festa popular”, disse.

Conforme Alagia, em 2023 será realizada, mais uma

vez, a escolha da corte infantil, concurso de fantasias infantis e de melhor bloco. Ele destaca que o clube investe nos eventos que contemplam o público infantil e desta vez não será diferente. A festa irá contar Dj Hyra. A banda Som da Cor, na ocasião composta por oito integrantes, será a responsável por animar o público.

A festividade inicia à tarde e vai ate à noite. O evento acontece no salão principal do clube que receberá decoração especial de Mirian Akagi, da Floricultura Marta. “Os eventos do Cantegril são voltados aos associados, porém, atendendo a pedidos, nesta ocasião haverá a possibilidade de pessoas indicadas por sócios comprarem convites para participar do baile”, informa.

07 Cidade BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Equipe de busca conta com 23 cavalarianos Última edição foi realizada antes da pandemia DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

jornalminuano.com.br

Fábio

O colunista Sidney Castilhos, de Dom Pedrito, uma festa só para mulheres, em formato happy contará com desfile das Misses, Senhoritas e homenageadas estão Cármen Gonçalves, Márcia Pavani e Ana Carla Oliveira.

Aprovado de Medicina

Destino

Lúcia Gomes passa as férias em Florianópolis. em Balneário Camboriú. No Rio de Janeiro, Ana Sacco, que decorou seu ap com muito bom gosto. e Gel Moraes.

Os Fora da Casinha

Carnaval 2023 chegando e o bloco Fora da Casinha a mil com seus preparativos. Este ano terá dois desfiles na praia do Cassino, duas concentrações, quatro bailes na SAC ( Cassino), pré-carnaval na Speranto (Bagé) e enterro dos Ossos na Speranto (Bagé). Pontos de Venda: Retifica Bageense, na Juvêncio Lemos, nº 736; Roberta Hecht Fotografia, na Ismael Soares, nº 334; HDD Beer, na Sete de Setembro, nº 1206; e HCC/Energia Solar, na Av. Santa Tecla, nº 764.

Os fora da Casinha: Márcio Câncio, Luis Carlos Silva, Beto Hecht e Carlos Câncio

11° Festival Sesc de

Após dois anos de suspensão devido a concerto da América Latina, que reúne estudantes mundo, retorna à Pelotas para fazer a cidade Uma programação cultural muito intensa além de fomentar o intercâmbio artístico/musical dade mais de 60 espetáculos gratuitos, realizados terça-feira foi a abertura da série dos recitais André Carrara, que interpretaram "Lieder de Brahms".

Momento
João Pedro Ensino Médio no vestibular de Nogueira e Lourdes Pedro já está muito estudioso. Adriana Azeredo Pereira, Quélen Kopper e Camila Vaz nas bodas de Nery e Norma Kopper, no Clube Cantegril Enzo Bruni Souza e a namorada Ana Carolina Rochinhas na festa de Nery e Norma Kopper no Cantegril Clube

Fábio Lucas

Interino

fabiosilveiralucas@hotmail.com

Momento feminino

Pedrito, convida para a festa "Momento Feminino". Será happy hour, que acontecerá no dia 29 de abril. A festa e Embaixatrizes de Dom Pedrito. Entre as mulheres Márcia Duro Mello, Quélen Kopper, Norma Kopper, Cintia

Aprovado no vestibular Medicina

Lua de Mel no Caribe

Os recém-casados Thiago Salis e Bianca Segredo Blanco passaram a Lua de Mel no Caribe. O casal circulou pela praia de Punta Cana, República Dominicana, e Panamá.

Pedro

o terceiro ano do em 2022 no Colégio

Florianópolis. Romeu e Luisa Marli Saintz da Silva Mendonça Ana Helena Neto Laorgue. Na praia do Cassino, Regina gosto. Lauro Renato Vidal e Evelise, Roberto Hecht Júnior

Destino férias de Música em Pelotas

pandemia, um dos maiores eventos de música de estudantes e profissionais de diversas regiões do país e do respirar música, arte e cultura. intensa ao longo de 12 dias (de 16 a 27 de janeiro), que, artístico/musical por meio dos cursos, vai proporcionar à comunirealizados em diferentes lugares e pontos da cidade. Na de Música da Câmara, com o Bajeense Flávio Leite e Brahms". Um Espetáculo!

2 08/09 BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023
jornalminuano.com.br
Martins Nogueira concluiu Espiríto Santo e foi aprovado de medicina da UCPEL. Seus pais Guilherme Macedo Lourdes Helena Martins ficaram muito felizes. João matriculado. Ele sempre foi um aluno aplicado e estudioso. Parabéns! A bonita e Querida Inaiara Paiva, esbanjando beleza e simpatia no Balneário de Punta del Este onde passa o verão Roberta Bandeira Parera embarca no fi nal do mês para Brasília com o fi lho Paulo Antônio, onde vai morar nos próximos anos com o marido Paulinho Parera, assessor do Ministro das Comunicações, Paulo Pimenta Carlos Mario Mansur e Márcia Melo no novo Barô na praia do Cassino

Bajeense mantém loja especializa em Chevette

Assim como todo apaixonado por carro, existem pessoas que buscam modelos clássicos. Em Bagé, é possível encontrar a Loja do Chevette, especializada no modelo que foi comercializado dos anos 70 a 90, que teve grande adesão do Brasil e entrou para a lista dos modelos mais queridos pelos antigomobilistas.

A loja é administrada pelo antigomobilista Rodrigo Pons. Sua paixão por carros começou na infância. Ao buscar seu primeiro veículo, optou por carros antigos e maiores. Pons inclusive coleciona miniaturas em várias escalas, além de participar de grupos focados em modelos da GM, como o Chevetteiros Bagé e Garagem 416.

O jovem de 31 anos comprou seu primeiro carro em 2012, com intuito de restaurar. Foi quando notou a dificuldade para encontrar peças específicas, como calotas, aros e frisos, principalmente partes de acabamento originais do modelo. Depois de quatro anos de reforma, conseguiu finalizar seu carro, comprando assim o segundo modelo com o mesmo propósito.

O segundo veículo abriu um novo mercado. Com questões relacionadas à documentação, que dificultariam o processo, Pons decidiu desmembrar o automóvel e vender em peças. “Quando eu

desmontei, vi que a busca por peças era muito grande, não tanto aqui, mas mais em outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.”, descreve, começando assim a comprar mais Chevettes para desmontar e vender as peças.

Pons comenta que seu público é espalhado por todo Brasil, formado por aficionados que buscam peças pequenas, como um simples botão. “Eu facilito nos envios, então o pessoal sempre me procura. Aos poucos fui criando clientela e conquistando a confiança. Hoje temos diversos clientes”, relata.

A loja funciona há seis anos. Pons criou uma conta no Instagram após dois anos de atuação, o que alavancou as vendas. “Não consigo postar tudo que tenho, porque é um leque muito grande de peças, mas serve de base para os compradores”, explica.

No ramo de carros clássicos também se criam novos vínculos e se constrói muitas amizades, acrescenta o jovem. “Existem pessoas que buscam a loja para revitalizar os carros de avós, que ficam guardados há muito tempo e precisam de peças muito específicas, e isso é muito bacana”, destaca. Aos finais de semana, a Loja do Chevette é movimentada pelo pessoal que ajuda na busca de peças.

Quem tiver interesse em comprar peças do modelo clássico da GM pode entrar em contato através do Whatsapp (53) 991381824, ou pelo Instagram @lojadochevette. O antigomobilista também costuma viajar para encontros de carros antigos com suas peças, e estará presente na Praia do Cassino, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, e em abril no encontro de antigos em Bagé.

BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10
Carros decoram a Garagem 416
FOTOS DIVULGAÇÃO
Renan possui a loja há seis anos
BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 11

Mar do Sertão - GLOBO - 18h30min

Candoca vai atrás de Pajeú. Xaviera tranca José e Tertulinho em seu quarto e exige que os dois irmãos se entendam. Tereza desabafa com Dagmar. Pajeú revela a Deodora que recebeu um sinal divino e explica seu plano para os dois. Candoca encontra o Coronel em seu caminho. O Coronel garante que não deixará Candoca seguir viagem sozinha. Pajeú pede que Deodora atire contra ele, quando Candoca e o Coronel c hegam.

Vai na Fé - GLOBO - 19h30

Sol insiste em dançar para não cortarem a luz da casa da família. Carlão, humilhado, sai socando a parede. Jenifer apoia a mãe. Sol e Carlão falam com pastor, que apoia Sol dançar com Lui. Sol e Ivy ensaiam, Lui chega e desconcentra Sol. Lui dá em cima de Sol. Sol paralisa ao subir no palco, mas lembra passado e começa a dançar. Kate grava show de Sol, e vídeo vai parar na casa da família dela. Yuri é parad o pela polícia.

Travessia - GLOBO - 21h30

O comparsa de Pilar comenta com a mulher que Helô é perigosa. Guida se mostra interessada em ajudar Sara a encontrar o fi lho de Moretti. Monteiro confessa a Laís que está fi cando cansado do esforço para se aproximar de Theo. Guida provoca Moretti falando sobre a existência de um herdeiro do marido. Brisa descobre que Núbia fi nge ser outra pessoa para obter informações de sua vida com Rose. Pilar comemora por ter sido chamada para trabalhar na casa de Stenio. Oto decide se entregar e pede a Vandami que cuide de Brisa. Oto diz a Helô que quer falar com ela na presença do adv ogado.

A semana favorecerá mudanças na profissão e nos planos para o futuro. Repense metas, aposte nos planos de expansão e abra novo caminho na carreira. Com Júpiter em seu signo, você estará com força total para se projetar e revelar seus poderes.

Novos relacionamentos profissionais movimentarão a semana, que terá portas abertas para você dar um passo maior na carreira e na vida pessoal. Faça suas escolhas com sabedoria e visão de futuro.

Amplie relações, some forças com a família e concretize novos projetos. A semana pedirá soluções financeiras e mais organização. Encare assuntos delicados e resolva pendências.

Rompa barreiras e tome iniciativas nos relacionamentos. A semana trará bons acordos e entendimento com a família. Espere também por novidades e realinhamentos que poderão mudar seu comportamento e lifestyle. Retome contatos de trabalho.

O trabalho ganhará mais amplitude nesta semana de oportunidades e de conquistas relevantes. Conte com maior poder de decisão e movimente a vida numa direção mais atraente. Respostas existenciais e íntimas darão mais liberdade interior.

Invista no seu futuro e segurança. Novos planos anunciam mudanças no lifestyle e aposta num novo caminho profissional. Aproveite esta semana para explorar seus talentos criativos, planejar viagens e estudos, aprofundar vínculos importantes em sua vida e jogar a autoestima para cima.

Aproveite esta semana para renegociar contratos, mudar a rotina e assumir novos hábitos. Com mais organização, você ganhará tempo para se dedicar aos relacionamentos e à vida pessoal. Este período favorecerá viagens, assuntos jurídicos e inovações na carreira.

Uma conquista na carreira definirá novos rumos. A semana trará mais poder e sucesso nos empreendimentos. Notícias de longe acelerarão decisões de mudança e abrirão sua cabeça a novas possibilidades.

Contratos insatisfatórios poderão ser renegociados nesta semana que trará soluções financeiras e decisões de investimentos. Reformule a rotina e inclua atividades gostosas que promovem maior bem-estar. Saúde mais frágil cobrará momentos de relaxamento e cuidados especiais.

Repense objetivos pessoais e inicie atividades. A semana trará mais velocidade no trabalho e acordos financeiros que darão tranquilidade. Este período será positivo para finalizar um projeto ou investimento e começar outro.

A semana trará sucesso profissional, projeção e popularidade. Lance um novo projeto ou assuma uma posição de maior destaque e invista num futuro brilhante. Decisões sérias e de longo prazo virão acompanhadas de novas responsabilidades e de crescimento financeiro.

Aproveite esta semana para viajar ou para resolver assuntos jurídicos e ganhar mais tranquilidade. Mudanças no ambiente social ou equipe abrirão portas e ampliarão perspectivas de trabalho. Entre num grupo seleto, renove conceitos e confie no futuro.

BAGÉ, 17 E 18 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 40 SL TM EN LA ME AD O RE AD AP TA R R ROR AI MA CO PA CA L TI LA PI S EN C ARAR J NE GA AR RE G O MO TI MA ÇO MA S L H R O CA RB AM BI P TA R O AM OR A EM OC IO NA L LO IO ATA NO SS OS LA S Ferramentas do carpinteiro Evento máximo do futebol mundial Utensílio para escrita É formado para a dança de salão Pronome oblíquo referente a “tu” Gato, em inglês Abrir o (?): contar segredo (bras.) (?) de Queirós, escritor português Revolta em navio Parte do chapéu (pl.) Nocivas; ruins Fêmea roedora Baralho usado por cartomantes Relativo aos sentimentos Que nos pertencem A letra do SuperHomem (HQ) Sílaba de “lasca” Apelido de “Tatiana” Assinalaram Interjeição de admiração D. Ivone (?), cantora A região da seca (abrev.) Lateral do corpo Conclusão de fábulas Jogo de tabuleiro Estado cuja capital é Boa Vista Gotas Olhar de frente Afirma que não Alumínio (símbolo) Que não pensa Pedir (?): render-se Compõe o arquipélago Aparelho para fiar Traje de banho (pl.) Fruto roxo silvestre Libido dos animais Cervídeo da Disney Patrões; senhores Adaptar de novo Elemento químico de símbolo “B” Sujo de lama Liga inoxidável É coberto pelo xale Resumo de reunião 3/cat. 4/roca. 5/motim — palas. 6/arrego. Lazer 12
Cruzadas
Palavras
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES Novelas Horóscopo Loterias 03 20 45 52 53 58 01 07 49 59 61 Sorteio: 6051 Sorteio: 2417 Sorteio: 2555 Sorteio: 2714 Sorteio: 2469 02 03 05 06 08 09 11 13 16 17 18 21 23 24 25 LOTOFÁCIL 02 10 14 15 21 31 39 46 51 52 55 60 61 64 65 80 81 85 86 92 LOTOMANIA 04 14 15 18 40 49 1º08 18 25 34 43 45 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05731 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 087005 084044 013948 054769 081634

Seis escolas da região irão implementar educação em tempo integral

Comissão mobiliza região para evitar fechamento da Fase C de Candiota

Os vereadores Caio Ferreira, Rodrigo Ferraz e Esquerda Carneiro, integrantes da Comissão do Carvão e Energia da Câmara de Vereadores de Bagé, iniciaram as mobilizações na região para evitar o fechamento da UTE Candiota III – Fase C. Segundo informações de Ferreira, os contratos de comercialização de energia vão até dezembro de 2024, e, com isso, muitas pessoas na região podem ficar sem emprego.

acordos de cooperação bilateral, firmados pelo presidente Lula e pelo o governo chinês. O projeto tomou forma e foi conduzido pela então ministra das Minas e Energias, Dilma Roussef. Em novembro de 2010, a usina entrou em operação para os testes, e em janeiro de 2011 entrou em operação comercial.

A partir de 2023, seis escolas de Ensino Médio de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE) serão de Tempo Integral. O projeto será implantado de forma gradual, iniciando nas escolas Luiz Mércio Teixeira, Justino Costa Quintana e Luiz Maria Ferraz (CIEP), em Bagé; Getúlio Dornelles Vargas (CIEP), Dom Pedrito; Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), Candiota, e Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul.

Conforme informações da 13ª CRE, o modelo de ensino, implementado pela Secretaria da Educação, visa uma proposta pedagógica que responda às necessidades básicas dos alunos das escolas públicas estaduais. A mudança na matriz será de forma gradual, primeiramente nos in-

gressos do 1º ano do Ensino Médio, em 2023.

Já em 2024, o plano é seguir sucessivamente com os segundos anos e em 2025 com os terceiros anos, até completar a etapa final da Educação Básica. Isso acarretará uma mudança na carga horária, na qual os estudantes vão passar a frequentar as aulas durante 7h30, ou seja, manhã e tarde. Serão ofertadas aos estudantes três refeições, sendo dois lanches e um almoço.

A coordenadoria explica, ainda, que os alunos que vão ingressar no primeiro ano, que optarem por ir para estas escolas, vão ter práticas experimentais em Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Estudos Orientados, Projeto de

Vida e Protagonismo Juvenil. Todas as mudanças foram aprovadas pela comunidade escolar, pois foram realizadas assembleias nas instituições para apresentação e aprovação.

O Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral possui como centralidade o estudante e seu Projeto de Vida. Isso significa que todo o currículo, todos os processos pedagógicos e todas as ações da escola, devem ser movimentados para garantir que o estudante tenha condições de concretizar seu Projeto de Vida e de se tornar um sujeito autônomo, solidário e competente. A proposta visa a formação integral dos estudantes, a partir de uma proposta pedagógica multidimensional, conectada à realidade dos jovens ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais.

Ainda segundo Ferreira, o grupo participou juntamente com o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, de reuniões com trabalhadores de Santa Catarina, que passaram por uma situação parecida, mas conseguiram postegar o contrato de usinas para 2040. “Estamos mobilizando a região para buscar apoio político do governo do Estado e de deputados estaduais e federais. Queremos uma transição justa e incentivar a ampliação do prazo de contrato, implementando o polo carboquímico na região, evitando o desemprego”, disse.

De acordo com um documento apresentado pela comissão, o projeto da Fase C saiu do papel e foi colocado em operação depois de mais de 30 anos, pela luta e trabalho de muito políticos, interessados no desenvolvimento da região e do estado do Rio Grande do Sul.

Em 2004, ocorreu a viabilização do projeto, através dos

Conforme Ferreira, a usina foi implantada para atender a demanda de energia reprimida na região Sul do estado e do Brasil; não foi por capricho, mas para trazer segurança eletroenergética para a região da Campanha. A sua implantação garantiu a segurança elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN), e permitiu a entrada em operação da conversora de Melo, importante ponto de conexão elétrica, permitindo a interligação do Brasil com o Uruguai.

O vereador salienta que CGT Eletrosul tem mais de 99% de suas ações pertencentes a Eletrobras, sendo que a Eletrobras tem em torno de 42% das suas ações pertencentes ao governo federal, portanto, o governo federal é acionista da CGT Eletrosul, mas detêm apenas 10% do controle acionário.

As ações da UTE estão disponíveis para os interessados na aquisição, retirando-a do parque gerador da CGT Eletrosul, que dão conta de que a empresa está sendo oferecida para venda por um valor em torno de R$ 200 milhões.

13 BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023
www.jornalminuano.com.br
Cidade
Escola Luiz Mércio Teixeira, em Bagé, integra a lista REPRODUÇÃO /JM

Óbitos

Segurança

ÁVILA, 68 anos, dona de casa, divorciada. Residia na rua Vicente Galo Sobrinho, bairro Tarumã. Deixa os filhos Claudinei, Claudinara e Gleidson.

Barbeiro tem carteira furtada de dentro do estabelecimento comercial

Um barbeiro registrou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) que saiu de seu estabelecimento comer-

cial na tarde de terça-feira, dia 17, e, ao retornar, percebeu que havia sido furtado. Segundo o profissional, ele havia deixado

sua carteira, que foi levada, embaixo de uma televisão. A carteira continha documentos, cartões e R$ 1,2 mil em dinheiro.

Morador do centro de Bagé perde mais de R$ 700 em golpe

Um morador do centro de Bagé comunicou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) que foi vítima de um golpe via mensagens pela rede

social whatsapp. De acordo com o relato da vítima, no registro de ocorrência, uma pessoa se passando por usa irmã,pediu para que ele pagasse um boleto no va-

lor de R$ 720. Após efetuar o pagamento, novamente pediram outro valor, então ele ligou e percebeu que era um golpe, pois havia sido bloqueado.

Animais sofrem envenenamento no bairro São Judas

Foi comunicada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) na tarde do domingo, dia 15, um caso de maus tratos a animais, em rua do bairro São Judas Tadeu. Consta no registro, com as informações prestadas pela comunicante, que dois animais, um

gato e um cachorro, de sua avó sofreram envenenamento.

Os animais foram levados à uma clínica veterinária. O gato de seis meses não sobreviveu, já o cachorro apresentou um quadro de diarreia e vômito, estando muito debilitado. Foi constatada

pela médica veterinária que o cachorro apresentava um cheiro de carne de ovelha.

Conforme o registro, a carne não foi dada pela tutora ao animal, além disso segundo as informações, os animais não saíam para o pátio que é todo fechado.

Jovem é vítima de roubo à faca

Um jovem de 23 anos comunicou, no domingo, 15, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que sofreu um roubo enquanto caminhava em via pública, na avenida Espanha, próximo à 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, quando foi abor-

dado por um indivíduo. O suspeito era um homem jovem, com barba e boné, que perguntou as horas à vítima.

Ao informar que não saberia prestar a informação das horas, o suspeito ordenou que a vítima entregasse o telefone celular ou se-

ria esfaqueado. A vítima relata que pediu para ver a faca, ao que o suspeito mostrou uma arma branca que parecia ser faca de cozinha. Ele entregou o telefone celular ao suspeito, que saiu correndo em direção ao bairro Mascarenhas de Moraes.

BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
14
CLAIR RODRIGUES DOS SANTOS, 61 anos, dona de casa, casada com João Antônio Oliveira Campos. Residia na rua Maurity. Deixa os filhos Jean Magdalene, Charlene, Sheron Graziele, Jéssica e Shana Carine. SIRLEI FAGUNDES DE

Atacante revelado pelo Guarany analisa participação na Copa São Paulo

Um dos destaques da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante do Cruzeiro, Denílson Goulart, destacou ao jornal MINUANO uma avaliação da sua participação no prestigiado certame revelador de craques do futebol brasileiro. Goulart foi formado pelo Guarany Futebol Clube como lateral; participou de duas partidas na Divisão de Acesso de 2021 e, pelo seu rendimento em campo, foi transferido para o Caxias. No ano passado, o Cruzeiro entrou em contato com o Índio para que Denílson vestisse a camisa do time mineiro, na categoria Sub-20. Em pouco tempo, o atleta de 19 anos conquistou seu espaço, tendo conquistado, em novembro, o título de campeão mineiro da categoria.

Agora, na Copinha, em seis partidas, o atacante foi destaque com boas atuações e quatro gols

anotados. O Cruzeiro foi até as oitavas de final na competição, tendo sido eliminado pelo time do Sport do Recife. “Foi uma participação muito boa, graças a Deus. Eu pude me dedicar ao máximo e fazendo gols e dando assistências, o que foi incrível”, ressalta o atacante.

Denílson Goulart também afirma que participar de um campeonato que dá projeção a jovens jogadores como a Copa São Paulo é muito importante. “Porque ao ter feito gols e ter dado assistências aos companheiros em um campeonato com muita visibilidade. E isso é muito bom porque tem muita imprensa e clubes olhado, e graças a Deus, eu pude me destacar e ter esse salto”, ressalta o jogador.

Questionado sobre as projeções que têm para o resto do ano, Denílson Goulart, ressalta que são

muito altas pela sua atuação no campeonato. “Consegui aparecer para o país e o mundo em uma competição muito grande, estamos vendo as opções que estão aparecendo e fazer a melhor escolha possível”, declara o jogador revelado pelo Guarany.

Campeão da Divisão de Acesso poderá participar da Copa do Brasil

O Guarany Futebol Clube e o Grêmio Esportivo Bagé disputam, a partir de abril, a Divisão de Acesso, e poderão participar da Copa do Brasil 2024. Isso porque a Federação Gaúcha

de Futebol anunciou que o clube campeão do certame, além de estar na primeira divisão do futebol profissional gaúcho, também poderá participar da Copa do Brasil. A divulgação ocorreu

em reunião realizada na terça-feira, 17, na sede da Federação Gaúcha de Futebol. A reunião ocorreu com representantes dos 16 clubes que participarão do campeonato.

Após participar da 7ª Copa Taquari de Futebol, na semana passada, a Escola Bageense de Formação de Atletas viaja nesta quinta-feira, 19, para a cidade de Teutônia onde participará da 16ª Copa Teutônia – Cooperativa Languiru.

A equipe do projeto, que é capitaneada pelo professor e treinador Totonho Padilha, e que representará a cidade de Bagé, é a categoria Sub-16. Entre as equipes que disputarão o certame participarão jovens da base de cubes como Avenida, Cruzeiro, Novo Hamburgo, Caxias, entre outras.

Padilha está otimista com a participação dos jovens alunos do projeto que têm disputado campeonatos de base pelo Rio Grande do Sul, obtendo bons resultados nessas competições. A 16ª Copa Teutônia – Cooperativa Languiru ocorre de 19 a 24 de janeiro. O time local está no grupo O e en-

frentará as equipes do SC Ivoti, SER Caxias e o Ivo 10 Brasil. “Estreiamos na sexta-feira, 15h30min, no campo do Esperança contra a equipe do Ivo 10. Trata-se de um time de um jogador da cidade de Teutônia que joga na China e fez um grande investimento”, informa Totonho Padilha.

Neto participará do campeonato

Além de levar os jovens locais da Escola Bageense de Formação de Atletas para a disputa de mais um campeonato, representando a cidade de Bagé, Totonho Padilha, informa que o seu neto Inácio Mello Padilha também participará do campeonato.

O jovem disputará a Copa Teutônia pela equipe do Progresso, de Pelotas. O jovem está na categoria Sub-11 e atua como atacante na equipe pelotense.

BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
EBFA disputará 16ª Copa Teutônia Denílson Goulart está no Cruzeiro desde o ano passado Jogadores que eram da categoria Sub-15, agora disputaram pela 16
DIVULGAÇÃO
HD MORAES FOTOS/ESPECIAL JM

Carnaval de Hulha Negra ocorrerá em fevereiro

No clima festivo do Carnaval, Hulha Negra definiu data para o típico arrastão que ocorre no município. Conforme o prefeito em exercício, Marco Igor Canto, o evento retornará para comemorar os 52 anos do bloco Coisinha do Pai, nos dias 24 e 25 de fevereiro, após dois anos parado devido a pandemia.

O Bloco Coisinha do Pai foi fundado em 1971 e completa seu aniversário com o presidente João Djalma Nunes, conhecido como Micuim. A festa terá a participação da Orquestra Rubens Veiga, além de bonecos que agregarão a composição e carros de rainha para o desfile.

Segundo Marco, o Carnaval terá palco localizado em frente à Prefeitura, com expectativa de um público de mil pessoas, que se unem ao arrastão e acompanham o bloco na avenida. o prefeito em exercício também estende o convite do dia 24 de fevereiro para toda região.

Os ensaios de banda serão nas quartas e sábados, em torno da avenida principal, das 20h às 23h.

Contracapa BAGÉ, 19 E 20 DE JANEIRO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
DIVULGAÇÃO Última edição foi realizada em 2020
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.