20230105

Page 1

Evento ocorre no primeiro dia da exposição, no Pavilhão de Remates (Pista A) Famurs orienta municípios sobre decisão do TCU para coeficientes do FPM Processo seletivo prevê contratações de níveis fundamental, técnico e superior Paulinho Parera foi nomeado como Secretário de Gestão e Normas Conrado Nicoloso da Silveira foi convocado para representar FGT Sindicato abre inscrições para Rematão Bagé pode perder receita por redução de habitantes Prefeitura realiza concurso para 101 cargos Bajeense assume cargo em Brasília Tenista do Cantegril vai competir no Uruguai FEOVELHA CENSO PINHEIRO MACHADO GESTÃO ESPORTE Pág. 4 Pág. 7 Pág. 10 Pág. 13 Pág. 15 BAGÉ, quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6 de janeiro de 2023 - ANO XXVIII Nº 6 930 | R$ 3,00 jornalminuano.com.br ABASTECIMENTO Pág. 3 Medida preventiva inicia no dia 14, com cronograma de seis horas diárias, das 23h às 5h DAEB ANUNCIA RACIONAMENTO DE ÁGUA DEIVIDI LEONEL/ARQUIVOJM ARQUIVOJM PREVISÃO DO TEMPO QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Ensolarado Ensolarado 17ºC 17ºC 34ºC 34ºC Fechamento da edição: 19h

Novena e Festa de São Sebastião ocorrem na próxima semana

Dos dias 11 a 20 de janeiro, acontece a Novena e Festa de São Sebastião, que carrega o tema “Com São Sebastião: corações ardentes, pés a caminho”. Neste ano, ocorre o retorno da Cavalgada para o padroeiro, que anteriormente foi realizada com bicicletas.

Dentro da programação, a novena ocorre dos dias 11 a 19 de janeiro, às 20h. Confira as liturgias e cantos de cada data.

· Quarta 11/01 - Com. Cristo

Redentor: Canto Ederson

· Quinta 12/01 - Pastoral

Litúrgica: Canto Nazareth

· Sexta 13/01 - Com. Aparecida: Canto Emaús

· Sábado 14/01 - Pastoral

Litúrgica: Canto Vocal Catedral

· Domingo 15/01 - Com. São Cristóvão: Canto Ana Verusca

No mesmo dia, haverá galeto, somente para levar.

· Segunda 16/01 - Pastoral Litúrgica : Canto Coral São Judas

· Terça 17/01 - Dia da Cavalgada de São Sebastião

Com. Espírito Santo: Canto Grupo Paróquia São Pedro

· Quarta 18/01 - Pastoral Litúrgica: Canto Rodrigo

· Quinta 19/01 - Pastoral Litúrgica: Canto MFC

Na sexta-feira, 20, ocorrerá Missa às 10h e às 20h, com a Igreja aberta durante todo o dia para a visitação e oração. A procissão na mesma data ocorre às 19h30min com início na Paróquia da Conceição. Durante a novena haverá lanches.

02 Opinião BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro ARQUIVO JM

Racionamento preventivo inicia 14 de janeiro em Bagé

A partir do dia 14 de janeiro, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) inicia racionamento de abastecimento de água preventivo de seis horas diárias, das 23h às 5h. Toda cidade terá o abastecimento interrompido durante este horário. A autarquia repete a medida de cautela tomada em janeiro do ano passado, que garante que todos os bairros recebam água durante o dia, mantendo suas atividades rotineiras. Este é o décimo racionamento formalizado no município em 17 anos.

O racionamento preventivo está sendo estabelecido em vista do agravamento da estiagem que está afetando mais uma vez o Es-

tado e região. Diversos municípios gaúchos já decretaram situação de emergência. Em Bagé, não chove acima da média há quase cinco meses. O mês de dezembro encerrou com apenas 44,6 milímetros de precipitação. Em janeiro, até o momento, foram registrados 8,6 milímetros.

Com a escassez de chuvas, as barragens já apresentam níveis preocupantes. A Sanga Rasa está 3,2 m abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 2,15 m negativos. A Emergencial, a menor das três barragens que compõem o abastecimento da cidade, está 0,35 m aquém.

O Daeb ressalta que o racionamento preventivo busca diminuir o consumo e desperdí-

cio de água a fim de que as reservas hídricas não baixem ainda mais, o que pode resultar no aumento de horas de suspensão do fornecimento. A autarquia também já está tomando outras medidas para amenizar a estiagem, como o aluguel de caminhão-pipa e a montagem do sistema que irá bombear água da cava existente na área da nova barragem da Arvorezinha para a Barragem Emergencial.

O Departamento salienta ainda a importância do uso racional da água neste momento, principalmente em relação às piscinas de plástico, que contribuem muito para o desperdício. O ideal é tratar a água para que não haja a necessidade de troca.

Lideranças se reúnem no Sindicato dos Trabalhadores Rurais para tratar sobre estiagem na região

Secretários, vereadores, presidentes de entidades ligadas ao campo e representantes dos municípios de Aceguá, Bagé, Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas estiveram reunidos, na manhã de quarta-feira, 4, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para tratar sobre a situação da estiagem na região. O grupo debateu a importância de levar ao governo do Estado e ao governo federal, pautas regionais para minimizar a situação da estiagem que assola os municípios, trazendo prejuízos para vários setores.

O presidente da Cooperativa Mista Aceguá Ltda, Sighard Ott, salientou a importância da armazenagem da água, como uma das formas de minimizar as perdas. “O volume de chuva é abundante no inverno, mas é necessário o armazenamento”, disse. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, informa que o município tem uma das piores situações da região, salientando que não há um lençol freático, apenas bolsões e um poço com vasão de quatro a seis mil litros para abastecer toda a cidade e campo. Já as lideranças de Pedras Altas afirmaram que a bacia leiteira está sofrendo com a falta de água e salientaram a importância da criação de açudes no município.

Também estiveram presentes os técnicos da Emater municipal e regional que apresentaram o informativo conjuntural da região. De acordo com o gerente adjunto, Carlos Eduardo de Oliveira Suertegaray, a situação é grave. Em Bagé, por

exemplo, choveu apenas 13,6 milímetros no final de dezembro e janeiro. O clima adverso não permitiu o conclusão da semeadura da soja em boa parte dos municípios. Os que conseguiram finalizar estão aguardando as chuvas para assegurar a germinação. “É necessário buscar ações até que a chuva volte a normalidade”, relata.

Conforme o presidente do Sindicato e coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Milton Brasil, a partir desse encontro, ficou definido, entre as lideranças, o pedido de recursos para os governos a fim de abastecer os municípios com água, principalmente para o consumo humano e dos animais. Foram destacados no encontro a limpeza e construção de novos açudes, com apoio da Emater, que deve auxiliar de forma técnica, inclusive sobre a reserva de água e o pedido de linhas de crédito para a silagem do gado.

Brasil salienta que os municípios irão realizar um levantamento com os principais pontos que. O trabalho deve ser finalizado até a próxima terça-feira. Após, será marcada uma audiência com o governo do Estado para encaminhar o documento com as pautas. O presidente salienta que a reunião garantiu a união dos municípios que buscaram formas de amenizar a situação da região. “Iremos nos reunir uma vez por mês para tratar sobre o tema. A diminuição da produção e da bacia leiteira reflete socialmente nas famílias”, destaca.

BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 03
Encontro levantou pautas regionais Departamento repete a medida de cautela tomada em janeiro do ano passado
Tiago Rolim DE mouRa
D E ivi D i lE on E l/ E sp E cial jm

Campo & Negócios

Normas de compra e uso de agrotóxicos hormonais abrangem Pinheiro Machado

Mais 38 municípios devem cumprir as determinações das Instruções Normativas (INs) 12 e 13 da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, que trazem novas diretrizes sobre o trabalho de mitigação de risco de deriva de agrotóxicos hormonais no campo. A lista, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro,

inclui

As mudanças incluem a exigência de aplicadores habilitados e a necessidade de declaração de uso dos herbicidas, bem como exigências adicionais para a execução da aplicação dos produtos. A medida visa também atender a legislação federal, que estabelece exigência do treinamento dos aplicadores até 2026.

Com isso, o Rio Grande do Sul já estaria em conformidade.

A IN 13 estipula o cronograma e a entrada em vigor da obrigatoriedade de capacitação dos aplicadores para todos os municípios gaúchos nos próximos quatro anos. O cronograma foi definido com base no histórico de ocorrências de derivas em todas as regiões do Estado.

Inscrições abertas para Rematão da Feovelha

Estão abertas as inscrições para o Rematão – tradicional evento comercial da Feovelha, de Pinheiro Machado. Conforme o Sindicato Rural de Pinheiro Machado, inscrições e cadastros antecipados já podem ser efetuados. Para isso, os interessados devem entrar em contato com os escritórios de remates Pioneiro Remates e Álvaro Porto Remates. Os telefones de contato são: Pioneiro Remates - (53) 3248

1429 ou com Fábio Simoni (53) 999723369 e Álvaro Porto Remates (53) 999041872, (53) 999292968, com Mário Garcia ou (53) 997085524, com Giulian Pinheiro.

A Feovelha terá programação de 26 a 28 de janeiro. O Rematão ocorrerá no primeiro dia da exposição, no dia 26, a partir das 14h30min, no Pavilhão de Remates (Pista A), do Parque Charrua.

Feira completa 39 edições

A Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) chega à 39ª edição em 2023. O evento é considerado um dos principais palcos de comercialização de ovinos no país. Entre as inúmeras atividades comerciais, exposição de exemplares, seminários e eventos culturais, a Feovelha tem

como diferencial a realização do Rematão.

O leilão se notabiliza pela grande oferta de animais, das mais variadas raças, com oferta de genética de qualidade. Nele, participam criatórios de diversas regiões do Rio Grande do Sul, com compradores de todo o Brasil.

BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04
Grande oferta de exemplares no dia 26
Divul G ação Divul G ação
Mais 38 municípios devem cumprir determinações de instruções normativa Pinheiro Machado.

Mainardi participa de posse de Paulo Pimenta no Ministério da Secretaria de Comunicação

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, do PT, acompanhou a cerimônia de posse do Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, realizada na terça-feira, 3, em Brasília. Também prestigiaram a posse a ex-presidente da República, Dilma Rousseff, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira, do PT.

Para Mainardi, a indicação

de Pimenta faz jus ao seu comprometimento ao longo dos anos. “Indicação muito merecida a um companheiro que, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre acreditou na democracia e não poupou esforços para provar que estávamos do lado certo da história. Vamos trabalhar juntos para reconstruir o Brasil!”, enfatizou o deputado.

Na Secom, também estará com Pimenta, ao lado de Lula, o presidente do PT de Bagé, Paulinho Parera, no qual Mainardi acredita ser uma grande oportuni-

dade para a região. “Bagé agora tem um interlocutor direto com a Presidência da República. Paulinho será o elo de nossa cidade com Brasília”, concluiu Mainardi. Pimenta, por sua vez, discursou em defesa da liberdade de imprensa e condenou as fake news. “Não haverá muros, nem cercadinhos. Os jornalistas terão toda a liberdade para exercer a sua atividade”, garantiu o ministro. Destacou, ainda, que jornalistas serão tratados com respeito e não mais haverá sigilos de informações.

Ferraz anuncia novo diretor da Câmara de Bagé

O presidente da Câmara de Bagé, vereador Rodrigo Ferraz, do União Brasil, anunciou, na quarta-feira, 4, o novo diretor geral da Casa Legislativa. O advogado Roberto Hecht Jr., que assume o cargo, deve ser nomeado nos próximos dias.

Hecht trabalhará na assessoria da presidência, contribuindo com os trabalhos do parlamento municipal durante os próximos dois anos. “O doutor Roberto tem grande experiência jurídica e administrativa em seu currículo, além de ser um homem respeitado, qualificado e ter trânsito em todos os segmentos sociais. Fará um excelente trabalho na Casa do Povo”, observou o presidente.

Ferraz também reforçou a independência e a harmonia entre os poderes e ressaltou que

quer, ainda, marcar sua gestão com um olhar direcionado às necessidades da população.

Cruzado Candidatos ligados à região gastaram mais de R$ 4 milhões em campanhas

Os postulantes ligados a municípios da região, que disputaram o pleito de 2022, gastaram mais de R$ 4 milhões em campanhas. Os três eleitos (Adriana Lara, do PL, Luiz Fernando Mainardi, do PT, e Afonso Hamm, do Progressistas), gastaram, juntos, pouco mais de R$ 1,9 milhão.

Entre os postulantes à Assembleia Legislativa, que representavam a região, o vereador Caio Ferreira, que concorreu pelo PDT, declarou R$ 132.735,09 em despesas pagas. A declaração de campanha do advogado Alfredo Castillos, do PSD, apresenta R$ 15.060,00 em gastos.

O produtor rural bajeense Fernando Resner, do Cidadania, declarou R$ 34.075,50 em despesas pagas. Frei Sérgio, do PT, informou R$ 111.766,21. Giovanni Ferraz, do PSOL, declarou R$ 99.701,00.

A prestação de contas do candidato Inspetor Patrício, do Progressistas, declarou R$195.882,46 em despesas pagas, enquanto Luis Diego Soares, do PSD, informou R$ 6.749,99, e Luiz Fernando Padilha, do Novo, R$ 11.987,09. Lidiane Funari, do PSB, declarou R$ 30.582,00, e Adriane Winkel, do PSDB, R$ 493.191,68.

O empresário bajeense Manoel Machado, PSC, informou R$ 40 mil em despesas pagas, enquanto Marcela Lopes, do PSC, declarou R$ 9.358,00, e Marcia Lima, do Cidadania, registrou R$ 19.964,15.

O servidor público municipal Ricardo Cougo, do PSB, declarou R$ 49.901,95 em despesas pagas. O empresário Silvio Leivas, natural de Lavras do Sul, que disputava pelo PTB, informou R$ 12.185,00.

Rostan

O bajeense Valter Nagelstein, do Republicanos, registrou receitas de R$ 170.126,21.

Entre os postulantes à Câmara dos Deputados, a vereadora Beatriz Souza, do PSB, informou R$ 194.993,00 em despesas pagas. A empresária Catiuscia Santos, natural de Dom Pedrito, candidata pelo Progressistas, declarou R$ 49.997,10.

O administrador Celso Ricardo, natural de Bagé, que concorreu pelo Podemos, informou R$ 10.128,72 em despesas pagas, enquanto o candidato Delegado Branco, também natural de Bagé, que disputava pelo mesmo partido, declarou R$ 171.789,10.

O empresário bajeense Ismael Amilivia, candidato pelo PSC, informou R$ 35 mil em despesas pagas. O vereador Lélio Lopes (Lelinho), do PT, declarou receitas de R$ 107.250,08, enquanto a pedritense Mara Rodrigues, que disputou pelo PDT, informou R$ 40 mil.

O servidor público federal Marcelo Bagé, natural da Rainha da Fronteira, candidato pelo PL, declarou despesas pagas de R$25.056,07. Pastor Otacílio, também natural de Bagé, que concorreu pelo Patriota, informou R$ 2 mil em despesas contratadas.

O empresário Paulo Silva, natural de Bagé, candidato pelo PSD, declarou R$ 8.922,00 em despesas pagas. O Vigilante Reginaldo Morais, também natural de Bagé, que disputou pelo Republicanos, informou R$ 31.511,25 em despesas pagas, enquanto o servidor público municipal Uidson Ricardo Santos dos Santos (Zoinho), que disputava o pleito pelo PSD, declarou R$ 9.992,98.

05 BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023
Fogo
Sidimar
sidimar_frostan@hotmail.com
@sidimarrostan Cerimônia foi realizada na terça-feira, 3, em Brasília Roberto Hecht Jr. foi anunciado pelo presidente do Legislativo
www.jornalminuano.com.br
Soma correspondente aos postulantes que não foram eleitos ultrapassa R$ 2,1 milhões
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO SAMUEL DA ROSA/ESPECIAL JM

Empreendedor

Ana Romero disponibiliza profissionais capacitados para home care de idosos

Com o passar dos anos os idosos vão precisando de uma ajudinha extra para algumas atividades. Às vezes é a memória que falha na hora de tomar o remédio, outros precisam de ajuda no banho. Nesses casos, muitas vezes os próprios familiares conseguem prestar essa ajuda. Contudo, com o avançar da idade, lentamente, vão surgindo outras necessidades e a família vai aos poucos absorvendo essas funções.

www.jornalminuano.com.br

Novo app do Sesc/RS apresenta maior usabilidade

DIVULGAÇÃO

Na segunda-feira, 2, um aplicativo do Sesc/RS vai concentrar em um só lugar todo o universo do serviço. O objetivo da plataforma é proporcionar bem-estar, saúde, diversão, educação, lazer, esportes e outras facilidades de forma prática, trazendo mais comodidade e estabelecendo uma nova experiência de informação e relacionamento. Para baixar o app no celular é muito simples: na loja de aplicativos, basta buscar por Sesc/RS. Depois, é só clicar e baixar. A credencial do usuário será acessada a partir de um login do cliente.

Dentre as muitas novidades a serem exploradas dentro do aplicativo estão a chance de conhecer eventos e campanhas do Sesc/RS, adquirir produtos e serviços, realizar e renovar a credencial. Na capa do app, é possível atualizar-se sobre as últimas notícias da instituição, acessar unidades mais próximas e muitas outras informações. Já o menu lateral dá acesso a todas as unidades e hotéis do Sesc/RS com endereços, contatos e informações sobre serviços ofertados, pacotes turísticos e valores. No Fale Conosco, os usuários têm um canal de comunicação direta com os atendentes. Na aba Credencial, o cliente pode se cadastrar e informar quem são seus dependentes para utilizar os benefícios oferecidos pelo Sesc/RS. Também está disponível a funcionalidade de geolocalização, por meio da qual é possível encontrar a unidade Sesc mais próxima, e a de notificações, onde o usuário pode habilitar o recebimento de avisos do Sesc/RS diretamente no aplicativo.

ANA ROMERO HOME CARE

Conforme explica a enfermeira pós-graduada em Saúde da Família, Ana Romero, na maioria das vezes, as famílias começam a procurar os serviços de home care quando o idoso e o “familiar cuidador” já estão perdendo a qualidade de vida. “Dificilmente um familiar vai ter o mesmo tempo disponível, treinamento e experiência, que um cuidador de idosos profissional. Isso gera uma qualidade de vida ao idoso, pois ele passa a receber toda a atenção necessária”, diz.

Os familiares que cuidam também têm sua qualidade de vida aumentada pelos serviços de home care, pois o idoso passa a ser assistido pelo cuidador de idosos profissional, e o familiar

pode voltar a se dedicar as suas atividades. “A qualidade da relação familiar também pode ser melhorada e restaurada pois a conivência volta a ser como nos velhos tempos, para simplesmente estarem juntos”, diz.

Para quem busca esses cuidados profissionais, a empresa Ana Romero Home Care, disponibiliza cuidadores que proporcionam tranquilidade à família. Inclusive, eventuais substituições em caso de faltas são organizadas pela empresa, sem custo adicional.

A empresa também conta com curso de formação profissional de cuidadores de idosos. A próxima turma inicia em 16 de janeiro, no turno manhã. São dois módulos, cada um com 20 horas-aula. As inscrições podem ser feitas na sede da empresa, na rua General Osório, 2403, sala 1, até dia 13 de janeiro.

Mais informações, tanto sobre a contratação de profissionais quanto sobre os cursos, podem ser obtidas através dos telefones (53) 999226916 ou (53) 33112881.

Tem ainda a loja virtual, em que o cliente pode consultar o catálogo atualizado e adquirir produtos e serviços. Por meio da plataforma de e-commerce, as compras valem pontos com o Programa Fidelidade; e a pontuação pode ser consultada dentro do app, que também permite acesso ao catálogo de brindes e a solicitação de resgate da premiação no endereço desejado. Na aba Minhas Compras, ainda é possível consultar histórico de compras, acessar faturas e realizar o pagamento das parcelas de forma rápida e segura pelo próprio app.

Clube de fidelidade da Viação Ouro e Prata

Faça parte do Programa Ouro e Prata Fidelidade. A cada viagem realizada, os clientes acumulam pontos para trocar por uma nova viagem. O Programa é gratuito e sem taxas e deve ser acessado no site fidelidade.ouroeprata.com.

Aniversariantes

05 de janeiro

Alex Medina

Aline Ferreira Santos

Alzemiro Orquis

Ana Lúcia Simões dos Santos

Andressa Nogueira Barreto

Carim Roberto Saliba

Cintia Corina Pacheco Ferreira

Cláudio Albano

Cledenir Alves Branco

Clélia Maria Dávila Martins

Flávio Gomes Cantão

Ilda Rangel Fialho

Isabela Pereira Ferreira de Quadros

Iuri Medeiros de Lima

Jesus Antônio Padilha

Júlia Tomaz Pereira

Júlio Cezar Fialho

Leda Fontoura Leal

Letícia Soares Alves

Lisandra Reis Pinheiro

Maria Antonieta de Paulo Ledo

Maria Clara Silva

Maria de Lourdes Pereira

Maria Lecir Corrêa da Silva

Marina Silva Louzada Soares

Nara Maria Nunes Ferraz

Pedro Centeno Abip

Rita Martins

Sandra Helena Contreiras Ferrugem

06 de janeiro

Angela Rodrigues Figueirola

Cunha

Breno Padilha Ferraz

Carla Silva Rodrigues

Cintia Gonçalves

Davi Oliveira Barreto

Delvo Rodrigues Oliveira

Geni dos Anjos Nogueira

Helena Petrarca Teixeira

Hidroaldo Azambuja

Iuri dos Reis

Jefferson Reis dos Reis

Maria Odete da Silva Premolin

Patricia Silva Rodrigues

Paulo Itagiba Pereira

Rodrigo Diogo Seixas

Virgilio Flores Ribas

Zuleida Barbosa

BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023
06
Empresa também conta com curso de formação profissional de cuidadores de idosos
Seleção de cuidadores voltados para o perfil do idoso e da família. Supervisão de enfermeira especialista em saúde da família www.cuidadosespeciais.com.br Contratações de cuidadores sob nossa responsabilidade ANA ROMERO HOME CARE Seleção de cuidadores voltados para o perfil do idoso e da família. Supervisão de enfermeira especialista em saúde da família www.cuidadosespeciais.com.br Contratações de cuidadores sob nossa responsabilidade

Bagé pode perder receita por redução no número de habitantes

Com a redução do número de habitantes, conforme prévia do novo Censo Demográfico, 47 municípios gaúchos podem ter redução no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), resultando em perdas nos repasses ainda em janeiro. Bagé teve redução de 121.518 habitantes em 2021 para 113,173 em 2022 fazendo com que o coeficiente caísse de 3,4 para 3,2. Outros 14 municípios subiram de faixa, a exemplo de Candiota, e dois, que estavam congelados, conseguiram se manter.

A contagem populacional ainda não foi concluída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, o Tribunal de Contas da União (TCU) já publicou a Decisão Normativa

Entenda

nº 201, de 28 de dezembro de 2022, com os coeficientes que embasam a distribuição dos recursos em 2023. Desta forma, os municípios poderão ter uma redução na receita já em janeiro.

A maior previsão de queda será em Uruguaiana. De acordo com os dados preliminares do IBGE, a população do município passou de 126.766 para 115.100, fazendo com que o coeficiente caísse de 3,6 para 3,2. Os demais municípios tiveram uma queda de 0,2.

“O Censo não está finalizado e não houve prazo para revisão dos dados, muito menos para contestação municipal ou outras análises exigidas para que a verdadeira fidedignidade entre os dados apresentados e a realidade de cada município”,

alertou o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, 702 municípios, em todo o Brasil, podem apresentar redução no coeficiente. Por outro lado, a estimativa é que 382 municípios ganhem coeficiente do FPM.

Os municípios com queda no coeficiente no Rio Grande do Sul foram Agudo, Bagé, Barra do Ribeiro, Barros Cassal, Cachoeira do Sul, Candelária, Canguçu, Carazinho, Carlos Barbosa, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Crissiumal, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Estância Velha, Esteio, Fontoura Xavier, Giruá, Guaíba, Igrejinha, Itaqui, Ivoti, Panambi, Portão, Porto Xavier, Redentora, Rio Pardo, Ronda Alta, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sarandi, Serafina Corrêa, Sinimbu, Soledade, Tapes, Tupanciretã, Uruguaiana, Vale do Sol, Venâncio Aires, Xangri-lá.

Contestação

Conforme orientações da Área Técnica de Receitas Municipais da Famurs, os municípios que tiveram queda no coeficiente poderão realizar uma contestação. A sugestão é solicitar ao coordenador do IBGE da região o relatório de contagem, até a presente data, de forma setorizada, para serem confrontados os dados populacionais registrados.

Com o documento, o município poderá oficiar o Tribunal de Contas, expressando a sua discordância com os dados populacionais apresentados pelo IBGE, referindo

que tal posição está embasada, entre outras normas, no disposto na Lei Complementar 165/2019, pois o Censo final não foi publicado.

Conforme informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bagé, a Secretaria de Economia Finanças e Recursos Humanos (Sefir) deve se manifestar em breve sobre o tema, após uma reunião com o IBGE, para avaliar o Censo. O encontro ainda deve ser agendado. Porém, os municípios têm o prazo até a próxima sexta-feira, dia 6 de janeiro, para realizarem a contestação.

07 Cidade BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Município teve uma queda no coeficiente A contagem populacional é um dos parâmetros utilizados pelo TCU no cálculo de distribuição do FPM e outros repasses constitucionais, que também consideram indicadores econômicos e sociodemográficos. Em 2019 houve a aprovação da Lei Complementar nº 165, que congelou os coeficientes de repartição do FMP até que um novo Censo Demográfico fosse realizado no Brasil. O anúncio da queda surpreendeu os gestores municipais, pois a expectativa era de que o TCU mantivesse o congelamento das perdas nas receitas até a divulgação do resultado final do novo Censo.
JM
ARQUIVO

Estilo fashion

É normal que, ao sermos convidados para uma festa ou evento social, nossa primeira preocupação seja com o que vestir. Afinal, queremos que o nosso look seja adequado, sem se destacar por ser sofisticado demais ou por não ser sofisticado o suficiente. Definir a roupa ideal é um equilíbrio de estar confortável e bem arrumado. O bom gosto é sempre fundamental na hora de se vestir. Confira nas fotos os looks escolhidos pelo hight nas festas que aconteceram na virada do ano.

Fábio

jornalminuano.com.br
Jorge Kaé e Miriam com os filhos Jorginho e Júlia, Réveillon na praia do Cassino Posse do governador Eduardo Leite no Palácio Piratini com os pais dele José Luiz e Rosa Eliana, e o namorado Thalis Bolzan Greice Mara Martins e Magda Gomes Segredo, minutos antes do casamento da neta dela Bianca e Thiago Salis Iolanda Marzola Silveira com as filhas Flávia e Luciana, no jantar em comemoração ao niver do filho Breno em Punta del Este

REFLEXÃO

2 08/09 BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 jornalminuano.com.br
Bob Machado com a namorada Juliana Luciane, Réveillon em Bagé A linda Marcele Ceolin em Miami Beach Viviane Perboni, Lézia Almeida e Lilian Vasconcellos, Réveillon em Punta del Este
"Tudo que precisamos acreditar é que os dias difíceis passam, que as coisas boas acontecem no tempo certo, que o que é pra ser nosso vem ao nosso encontro, que o mal não prevalece, que somos guardados, protegidos e abençoados por Deus, e que não há nada nessa vida que o impeça de agir por nós”.
Fábio Lucas
fabiosilveiralucas@hotmail.com
Interino Renata Gomes Costa da Fonseca e Silvio Mayer Castro, Réveillon na Praia da Ferrugem-SC Pedro Bordini e Maria Ester Viana em festa no apartamento deles em Punta del Este Bruno Salis e a namorada Giovanna Duarte de Godoy, Réveillon em Punta del Este

Prefeitura de Pinheiro Machado divulga concurso com 101 vagas Hospitais e instituições da região irão receber saldos financeiros anteriores a 2018

Machado, por meio da Secretaria Municipal da Administração, deu início a um novo processo seletivo, para contratação de profissionais de níveis fundamental, técnico e superior. A aplicação da prova está prevista para 22 de janeiro de 2023.

De acordo com o edital, serão preenchidas 101 vagas, além da formação de cadastro reserva distribuídas entre os cargos de Enfermeiro (6); Médico Geral (2); Odontólogo (3); Oficineiro de Atividades Físicas (2); Oficineiro de Teatro (1); Professor –Educação Infantil e Anos Iniciais (34); Professor Anos Finais –Língua Portuguesa/ Língua Inglesa (3); Professor Anos Finais – Língua Portuguesa/ Língua Espanhola (1); Professor Anos Finais – Matemática (3); Professor Anos Finais – História (1); Professor Anos Finais – Geografia (1); Professor Anos Finais – Arte

(1); Professor Anos Finais –Educação Física; Professor Anos Finais – Ciências Biológicas; Professor Anos Finais – Português; Professor Anos Finais –Educação Agrícola (1); Professor Anos Iniciais/Anos Finais –Educação em Informática (1); Psicólogo (3); Técnico em Enfermagem (10); Cozinheiro (10); Higienizador (11); Maestro de Banda Marcial (1); Oficineiro da Beleza (1); Oficineiro de Artesanato (2); Oficineiro de Capoeira (1); Oficineiro de Pães, Bolos, Tortas e Bolachas (1) e Operador de Roçadeira (3).

Os profissionais admitidos irão desempenhar funções em carga horária de 20 a 44 horas semanais e contarão com salários no valor de R$ 1.200,00 a R$ 12.373,27 ao mês. Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida, bem como registro no respectivo conselho de

classe, idade mínima de 18 anos, dentre outros requisitos que constam no edital.

Os interessados devem efetuar as inscrições até 12 de janeiro, às 18h, exclusivamente via internet por meio do site da Legalle Concursos. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 120, de acordo com o nível, e deverá ser pago até o dia 12 de janeiro.

O certame é composto por prova objetiva, prevista para ser realizada no dia 22 de janeiro. O conteúdo programático será composto por questões de língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos específicos. Também haverá análise de títulos de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos no edital completo que consta em nosso site. O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O Ministério da Saúde publicou uma portaria definindo regras para transposição e transferência dos saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores a 2018, constantes nos Fundos Estaduais, Distrital e Municipais de Saúde, provenientes de repasses do Ministério da Saúde. A medida deve viabilizar a transferência de valores para instituições da região. As quantias ainda não foram divulgadas.

Em Bagé, serão contemplados o Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, que é mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT), a Santa Casa de Caridade e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A Fundação Beneficente Maria Anunciação Gomes de Godoy, de Candiota, o Hospital da Colônia Nova, em Aceguá, e o Hospital São Luís, em Dom Pedrito, também serão beneficiados. Os gestores ainda não foram informados do montante para cada instituição. Para o Rio Grande do Sul será distribuído R$ 41,2 milhões.

Para receber os valores, os

gestores de saúde deverão realizar a adesão através do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), e devem cadastrar a proposta, no período de 3 a 10 de janeiro de 2023, acompanhada de declaração do gestor da adesão e de Certidão Negativa de Débitos (CND) ou de Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos com a Seguridade Social.

Os saldos financeiros transpostos ou transferidos na Portaria serão direcionados ao auxílio financeiro de entidades privadas sem fins lucrativos que complementam o Sistema Único de Saúde (SUS), quando houver, até o limite de R$ 2 bilhões.

O auxílio financeiro tem por finalidade contribuir com a sustentabilidade econômico-financeira das instituições na manutenção dos atendimentos, sem solução de continuidade. A prestação de contas sobre a aplicação dos recursos recebidos pelas entidades deverá compor o Relatório Anual de Gestão do respectivo ente federativo gestor dos estabelecimentos beneficiados.

BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023
www.jornalminuano.com.br
Região 10
Santa Casa será uma das beneficiadas Prova será aplicada no dia 22 de janeiro fotos: arquiovo jm A Prefeitura de Pinheiro

www.jornalminuano.com.br

Obra da adutora em Hulha Negra deve ser finalizada em fevereiro

visa fornecer água bruta proveniente da barragem para a ETA

A obra para a construção da rede adutora de água que abastecerá o município de Hulha Negra, iniciada em 2022, entra em fase final. A previsão é de que seja concluída até o final de fevereiro.

A Engie do Brasil Energia, controladora da UTE Pampa Sul , responsável pela obra, informa que está sendo finalizada a construção de uma estrutura de suporte e tubulação que irá atravessar a ponte sobre o Rio Jaguarão II, localizada entre os municípios de Candiota e Hulha Negra, e o comissionamento de todo o sistema.

A obra, totalmente custeada pela ENGIE Brasil Energia, teve um investimento de R$ 11,2 milhões. A benfeitoria tem o objetivo de fornecer água bruta proveniente da barragem construída no

Rio Jaguarão para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Hulha Negra, também construída pela ENGIE/UTE Pampa Sul e doada ao município.

De acordo com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, as obras devem resolver um problema histórico de abastecimento de água no município. Ele explica que a situação pode começar a melhorar a partir de março, após a entrega da rede adutora, que irá levar a água da barragem até a ETA. “A situação urbana, que hoje sofre com a falta de água, deve ser resolvida. Também irá sobrar um pouco mais de água para distribuir ao interior do município”, disse.

Conforme o prefeito, a maior dificuldade é a entrega ru-

ral, não por falta de transporte, e sim de água. Hulha Negra, segundo Machado, não tem lençol freático, são apenas bolsões de água que se esgotam. Hoje há apenas um poço funcionando com uma vasão de quatro a seis mil litros para todo o município. “Atendemos mais de 430 famílias no campo”, relata.

Machado também salienta a necessidade de regularização da situação de três assentamentos que deveriam ser abastecidos pelo poço do Assentamento Roça Nova situado em Candiota. Ainda segundo o chefe do Executivo, há um acordo com o governo do Estado para abastecimento de 200 famílias hulhanegrenses e atualmente chega em torno de 5% da água que seria destinada para Hulha Negra.

Período de confirmação das matrículas nas escolas estaduais segue até 13 de janeiro

O período de confirmação das matrículas da Rede Estadual para o ano letivo de 2023 segue até 13 de janeiro diretamente na escola para onde o candidato foi designado. Para isso, é necessário que pais ou responsáveis apresentem a do-

cumentação necessária para a efetivação da vaga. O procedimento de entrega dos documentos e a confirmação da matrícula de forma presencial nas instituições de ensino são necessários para que o estudante garanta a sua vaga.

Documentos necessários

· Certidão de nascimento ou RG do aluno

· Comprovante de escolaridade do aluno

· Comprovante de residência do responsável

· RG do responsável

· Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

É necessário que pais ou responsáveis apresentem documentação

11
YURI COUGO DIAS BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 Região
Estrutura DIVULGAÇÃO

Sertão - GLOBO - 18h30min

Candoca prepara um piquenique para José e Timbó. O coronel aparece na igreja, e Padre Zezo o acolhe. Deodora manipula Pajeú para que ele atente contra a vida de José. Tertulinho contradiz Candoca e não leva o filho para escola. Zahym vai atrás de Labibe na pousada. Vanclei flagra Latifa no quarto de Xaviera com roupas íntimas. Candoca descobre que Tertulinho pegou Manduca e se preocupa com José. O coronel termina de se confessar. Tertulinho anda com Manduca pela estrada e não percebe a aflição do filho. Candoca e José procuram o filho na fazenda Palmeiral e na casa de Tertulinho. Padre Zezo sofre com a história do coronel e reza por ele.

Cara e Coragem - GLOBO - 19h

Pat e Ítalo ouvem Rômulo falando sobre Jonathan e ficam apreensivos. Regina tenta seduzir Danilo, mas acaba expulsa da SG. Renan invade a sala de Olívia e é impedido por ela e Rico de falar com Lou. Moa invade a mansão de Rômulo. Andréa conversa com Lou sobre o grupo de mulheres. Moa encontra e fotografa um passaporte de Rômulo com outra identidade, e mostra para Ítalo. Pat pensa em contar para Lou por que está se envolvendo com Rômulo. Leonardo vai à SG confrontar Danilo. Ítalo revela a Moa sobre a parceria de Pat na investigação a Rômulo. Pat incentiva Lou a denunciar Renan à polícia e ir à reunião do grupo de mulheres.

Travessia - GLOBO - 21h

Oto não gosta de saber que Brisa procurou Ari e acaba sendo pressionado pelo ex-marido da noiva a confirmar que Moretti foi sócio de Guerra. Cidália informa para Guerra que o administrador do hospital deve favores ao empresário e sugere que ele peça privilégio na consulta aos arquivos. Bia consegue ter acesso aos arquivos do hospital fingindo ser estagiária de Cidália. Oto diz a Brisa que precisa ficar só para pensar na decisão que tomará. Brisa entrega o anel de noivado a Oto. Guida pede ao mecânico para fechar a água da casa de Moretti. Yone diz a Helô que é perigoso a delegada guardar o e-mail que informa a localização do cofre e sugere que ela providencie um segurança. Stenio diz a Laís que precisa proteger Helô. Bia consegue ter acesso ao arquivo de Débora e mostra a Dante que a amiga de Sara morreu, mas a criança que ela teve resistiu.

Carreira em expansão e chance de receber uma proposta de outro lugar. Ótima sintonia com os colegas e entrosamento no trabalho em equipe. Na paixão, você vai se animar nas paqueras e pode curtir um período cheio de estímulos com o crush.

No trabalho, você estará mais otimista, com pique para realizar suas ambições e contagiar os colegas. Boa sorte em entrevistas de emprego. Na conquista, vai esbanjar poder de sedução. A dois, é hora de se divertir com love e deixar os problemas longe da relação.

Sua habilidade para expor ideias e defender interesses está tinindo e você saberá convencer com facilidade. No trampo, terá foco no que interessa e pode pintar uma boa oportunidade de promoção. O amor será iluminado pelas estrelas.

Há chance de assinar um contrato temporário ou iniciar uma segunda atividade profissional. O astral estará mais divertido com os colegas e a interatividade pode abrir espaço para boas amizades. Terá oportunidades de paquera com gente que conhece.

Pode sobressair no trabalho e chamar a atenção dos chefes graças aos seus múltiplos talentos. Se procura emprego, terá boas sacadas para brilhar em entrevistas. Nos contatos e amizades, seu bom astral será contagiante.

Em paz com o Sol, a Lua também garante um dia alegre nos contatos e muito agito nas redes sociais. Terá papos agradáveis com pessoas queridas e sua lista de amizades tende a aumentar. Vida sentimental cheia de estímulos.

Fique de olho nas oportunidades de progresso e resolva todos os assuntos com a firmeza típica do seu signo. Na paquera, pode rolar um clima especial com uma pessoa experiente, dinâmica e sedutora, mas o coração estará em busca de certezas.

Nos assuntos do coração, seu poder de sedução fica cristalino e pode rolar um lance com alguém que tem sua vibe. Com seu jeito alegre e atraente, vai conquistar o crush. No namoro, pode ficar confiante com os rumos da relação. Período de muito dialogo.

O momento é oportuno para resolver questões pendentes, saldar dívidas e se livrar de uma vez por todas de preocupações que tiram o seu sono. Há chance de pegar um trabalho extra, só guarde a novidade para você por enquanto. Na paixão, seus desejos aumentam.

Você vai conquistar aliados, apoios e seus projetos podem fazer sucesso repentino. Na paixão, notícia de paquera vai deixar você muito mais alegre. Pode receber proposta de namoro de alguém que admira.

Palavras Cruzadas

Busque um ambiente bem sossegado e longe de agitação para se concentrar em seus deveres. A fase ainda é indicada para promover mudanças em seus hábitos e investir no que eleva seu bem-estar. Talvez decida manter um lance em segredo.

É hora de focar em suas metas e confiar na sua capacidade de triunfar. Nos agitos sociais, pode estreitar relações de amizade com pessoas mais vividas, descoladas e experientes. A paquera também deve ser alvo de surpresas.

BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES Novelas Horóscopo Loterias 04 05 10 34 58 59 04 07 50 56 66 Sorteio: 6041 Sorteio: 2412 Sorteio: 2550 Sorteio: 2704 Sorteio: 2464 02 05 07 08 09 10 11 12 13 16 18 19 20 21 23 LOTOFÁCIL 00 01 07 08 09 32 35 36 38 47 52 55 56 71 73 74 92 94 98 99 LOTOMANIA 08 11 12 20 27 47 1º02 06 15 31 41 50 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05727 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 078524 038375 005025 027561 050295 Mar do

Paulinho Parera é nomeado na Secretaria de Comunicação do governo federal

Violinista bajeense vai participar do 11º Festival Internacional Sesc de Música

A jovem Maéli Marques Rolhano Nunes, 27 anos, será a única bajeense a participar de um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 11º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas de 16 a 27 de janeiro. Maéli concluiu o curso de bacharel em violino na Universidade Federal de Pelotas, no final de 2022. Sua trajetória iniciou há nove anos. Ela integra a Orquestra Filarmônica Batista (Ofiba).

Divulgação

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bagé, Paulinho Parera, foi nomeado na quarta-feira, 4, na Secretaria de Comunicação do governo federal, que voltou a ter status de Ministério. A pasta será chefiada pelo deputado federal Paulo Pimenta, do PT.

Como Secretário de Gestão e Normas, Parera será responsável pelos contatos publicitários do ministério. Dentro da secretaria, também tem atuação na ouvidoria para demandas da população. Ele explica que a pasta é grande em termos de estrutura, sendo uma das maiores.

“Os desafios são grandes. A gente está assumindo uma estrutura totalmente desmobilizada. Então vamos reestruturar todo processo de trabalho e nossa equipe”, afirma.

Parera chegou à Brasília na terça-feira, 3, ao lado do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, e do Ministro de Comunicação, Paulo Pimenta. Sua atual etapa é de conhecer os contratos e toda estrutura da pasta.

Segundo o secretário, a oportunidade de atuar no governo federal surgiu da relação com o ministro Pimenta, onde coordenou toda campanha da última eleição e também sendo seu as-

sessor, uma relação de trabalho já antiga.

Ao ser perguntado sobre o vínculo que será mantido com Bagé, Parera explica que sua intenção é periodicamente estar no município. “Temos uma grande tarefa política e para o próximo período eleitoral em 2024. Manterei o vínculo com Bagé e estarei reunindo os partidos políticos que querem construir uma nova cidade, além de ouvir a sociedade civil da região da Campanha”, pontua. “Além desta tarefa que assumo no ministério, eu também represento Bagé e região da Campanha no governo do Lula. Tenho a obrigação com demandas do município junto com o nosso deputado estadual, Mainardi. Quero construir relações para o futuro”, declara.

O novo secretário descreve com muita satisfação e orgulho por ter sido chamado pelo ministro Pimenta. “Estar aqui na capital federal representando o meu município, a minha região, me enche de alegria. E eu espero que através do meu trabalho eu possa contribuir com o meu papel dentro do ministério para construir um novo Brasil, com mais oportunidades, mais desenvolvimento e onde possamos acabar com a fome”, celebra.

A violinista conta que este é o terceiro festival que participa e fez sua inscrição o ano passado. Conforme Maéli, que fez aulas no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), e, após, foi para Pelotas concluir o bacharelado, é necessário muita dedicação para aprender o instrumento. “Estudo bastante, pelo menos quatro horas diárias, e pretendo apresentar uma peça para os professores do festival”, disse.

Maéli salienta que participar de um festival como esse traz muito aprendizado, visto que os participantes respiram música todo o dia. “A integração é maravilhosa. Os professores são renomados e há muita troca de aprendizado. Estou muito animada para aprender”, comenta.

A bacharel destaca que atualmente ministra aulas online para cerca de 30 alunos de várias partes do país e os contatos podem ser realizados através do Instagram @nunesmaeli.

O 11º Festival Internacional deve reunir , cerca de 350 estudantes brasileiros, argentinos, bolivianos, chilenos e uruguaios. Do Brasil irão participar jovens bolsistas vindos do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo devem se integrar com os gaúchos.

O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/

Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. O diretor artístico é o maestro Evandro Matté.

O festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio máster da CMPC, do Banco Regional de

Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura de Pelotas.

13 BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023
www.jornalminuano.com.br
Cidade
Solenidade aconteceu no dia 4 de janeiro em Brasília Maéli tem bacharelado em Pelotas Divulgação foto S

Draco recebe equipamentos de tecnologia para combate ao crime organizado

A Polícia Civil recebeu, na manhã de terça-feira, 3, na Receita Federal em Bagé, uma destinação de computadores e equipamentos de informática de última geração oriundos do combate ao crime organizado.

Os equipamentos foram apreendidos em uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em julho de 2022, em conjunto com os policiais da Operação Controle Brasil/Hórus, do Ministério da Justiça. A carga apreendida foi avaliada em mais de R$ 2 milhões e continha computadores, agrotóxicos, equipamentos hospitalares, óculos e outros itens. No decorrer do processo criminal, a Justiça Federal autorizou o perdimento dos equipamentos eletrônicos pela Polícia Civil para o combate ao crime organizado.

O titular da Draco, delegado Cristiano Ritta, destacou que o combate ao crime organizado na fronteira tem sido intensifica-

do pela Polícia Civil e grandes apreensões de produtos ilícitos que entram no Brasil, vindos do Uruguai, foram feitas no último ano – mais de R$ 20 milhões em mercadorias foram apreendidas.

A entrega dos equipamentos, por parte da Justiça e da Receita Federal, marca um impor-

tante incremento tecnológico no combate ao crime organizado e reforça a missão de integração entre os órgãos de controle das fronteiras do país. Os equipamentos serão destinados a todas as delegacias e servirão para qualificar o trabalho de investigação criminal.

A Brigada Militar de Aceguá deteve um idoso de 60 anos, na terça-feira, 3, que trafegava pelo centro da cidade, em alta velocidade.

De acordo com o registro de ocorrência da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento

(DPPA), por volta das 21h30, a Brigada Militar de Aceguá visualizou um veículo na rua 580, andando em alta velocidade. Ao ser abordado, o acusado de 60 anos negou-se a fazer o teste do etilômetro, sendo detido por prova testemunhal.

Ele admitiu ter bebido em casa para os policiais militares.

Na DPPA ele foi liberado. Não foi ouvido por não ter advogado presente no momento e irá responder em liberdade. O veículo foi entregue para terceiros.

Idoso é detido dirigindo em alta velocidade em Aceguá Polícia Civil de Lavras do Sul prende homem acusado de violência doméstica

Um homem de 33 anos foi preso na manhã de quarta-feira, 4, no interior de Caçapava do Sul, suspeito de agredir sua ex-companheira durante as festas de réveillon e de descumprir as medidas proteti-

vas de urgência.

Segundo relato da vítima, ele teria agarrado ela do pescoço para sufocá-la, depois ameaçado com uma faca e de colocar fogo na casa.

Em diligências na locali-

dade Colônia do Santa Bárbara, a Polícia Civil encontrou o indivíduo em uma propriedade rural.

O homem foi conduzido até Lavras do Sul e encaminhado ao presídio da cidade.

EDELMA

BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023
14
www.jornalminuano.com.br Segurança
DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL P o p a g VIDEOLAPAROSCOPIA - ENDOSCOPIA DIGESTIVA - COLONOSCOPIA Rua Ismael Soares, 64 - sala 03 / (53) 33123372
TORALES OLIVEIRA, 76 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Professor Rui Vieira Barbosa, bairro Prado Velho. ANA REGINA SCHEREINER ANTUNES, 60 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Ernesto Médici, bairro Getúlio Vargas. Deixa os filhos Michel, Maiquel Richar, Susan Grazieli e Enio.
Óbitos NEIVA
GOULART LOUZADA, 85 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua Félix da Cunha. Deixa os filhos Liliana, Lia, Leandro, Lena e Leocádio. LUIS ALBERTO BRASIL LIGNON, 81 anos, agropecuarista, casado com Elma Ribeiro Lignon. Residia na rua Luiz Mércio Teixeira. Deixa os filhos Luís Ricardo e Ana Cláudia. Equipamentos foram apreendidos em operação realizada ano passado

Copa do Mundo feminina é o destaque do futebol em 2023

Tendo a disputa da Copa do Mundo de futebol feminino como destaque, o ano de 2023 promete muitas emoções para os amantes da modalidade. A ação já começou segunda-feira, 2, com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o torneio mais tradicional da base do futebol brasileiro.

Se em 2022 as atenções de torcedores de todo o mundo se concentraram no Catar, sede do Mundial masculino, em 2023 os olhos estarão na Austrália e na Nova Zelândia, que, entre 20 de julho e 20 de agosto, receberão a Copa do

Mundo de futebol feminino.

O Brasil estará na competição, na qual buscará o inédito título. A equipe comandada pela sueca Pia Sundhage faz parte do Grupo F, ao lado de França, Jamaica e de um time que será definido na repescagem, e contra o qual a seleção estreará no Mundial no dia 24 de julho.

Porém, antes a equipe canarinho disputa a primeira edição da Finalíssima Feminina, no dia 6 de abril no estádio de Wembley (Londres). O Brasil, atual campeão da América do Sul, mede forças com a Inglaterra, campeã da Europa.

Eliminatórias para a Copa de 2026

Para a seleção masculina o principal compromisso em 2023 serão as primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Ame -

Copinha

Mas a temporada do futebol brasileiro começou na segunda-feira, com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Copinha reunirá 128 equipes dos 26 estados e do Distrito Federal, que atuarão em 32 sedes, distri-

ricanas para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

buídas por 30 cidades paulistas. O torneio vai até o dia 25, aniversário da capital paulista. Tradicionalmente, nos primeiros dias do ano também são disputados os primeiros jogos dos Campeonatos Estaduais.

Mundial, Libertadores e Sul-Americana

Em fevereiro, a partir do dia primeiro, o foco será o Mundial de Clubes, no qual o Flamengo buscará no Marrocos o bicampeonato da competição. No mesmo mês Altlético-MG e Fortaleza estarão envolvidos com a fase prévia da Copa Libertadores.

A fase de grupos da principal competição de clubes da América

Competições nacionais

Entre os homens, as competições nacionais darão o pontapé inicial no dia 22 de fevereiro, com as primeiras rodadas da Copa do Brasil, cuja decisão está marcada para o dia 24 de setembro. Já a Série A do Campeonato Brasileiro será disputada entre os dias 16 de abril e 3

do Sul terá início apenas no dia 5 de abril. A decisão está programada para 11 de novembro, em sede ainda a ser definida. Já a versão feminina do torneio será disputada toda na Colômbia, entre 5 e 21 de outubro.

Já a Copa Sul-Americana começará um pouco mais tarde, no dia 8 de março. A final está prevista para o dia 28 de outubro.

Tenista do Cantegril é convocado para representar FGT em evento no Uruguai

Nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, acontece, em Punta del Este, Uruguai, o “Desafio de Naciones 2023”, evento que é realizado no Club Hotel del Lago e envolve disputas entre atletas brasileiros da Federação Gaúcha de Tênis (FGT) e uruguaios da Associación Uruguaya de Tênis (AUT). Para representar a FGT na competição, na categoria 14 anos, foi convocado o tenista do Cantegril, Conrado Nicoloso da Silveira.

A nota da Federação com os nomes selecionados foi divulgada na terça-feira, 3, e recepcionada com muito entusiasmo pelo atleta bajeense. Conrado, que obteve excelentes resultados em torneios em 2022, ficou bastante grato com o convite que inclui transporte, estadia e alimentação. Entre os principais

resultados do ano, estão o de campeão do CTG Sogipa, vice-campeão do Super Tênis Ca-

xias do Sul, e vice-campeão do Super Tênis Pelotas.

O treinamento do tenista é realizado pelo professor Junior Mota, responsável pela Escolinha do Cantegril. Conforme conta Conrado, a rotina é intensa, focada no desenvolvimento da parte técnica e física. “Os treinos são essenciais para conseguir jogar em um bom nível, e as competições são onde os coloco em prática”, explica. O atleta almeja em um futuro próximo poder representar, também, o Brasil em eventos internacionais.

de dezembro.

No feminino, a competição que abre a temporada nacional é a Supercopa Feminina, entre 5 e 12 de fevereiro. No mesmo mês, mas a partir do dia 26, começa a Série A1 do Brasileiro Feminino, cuja final está programada para 17 de setembro.

BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Atleta é oriundo da escolinha do clube Jovem atuará em Punta del Este Competição será na Austrália e Nova Zelândia Divulg A ção
l u CA s Figu E ir ED oCBF

Escolas Estaduais da região aplicam mais de R$ 4,7 milhões em melhorias

O projeto Agiliza na Educação representou um repasse extraordinário de mais de R$ 4,7 milhões para a autonomia financeira das 56 escolas de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE), de acordo com balanço apresentado ao final do ano. Com o dinheiro em caixa, as equipes diretivas das escolas puderam conduzir pequenos reparos nos prédios, como troca de telhas e manutenção de rede elétrica.

Dez instituições revitalizaram os refeitórios (Luiz Mércio Teixeira, Frei Plácido e Martinho Saraiva, em Bagé; Nossa Senhora do Patrocínio, Cândida Corina Taborda Alves e Heloísa Louzada, em Dom Pedrito; Nossa Senhora da Assunção, Januária Leal e Cônego Ortiz, Caçapava do Sul e Manoel Lucas de Hulha Negra). Os reparos incluíram pintura, troca de piso-parede e forro. Três escolas de Ensino Médio utilizaram o recurso para melhorias no telhado, como as instituições José Gomes Filho, em Bagé; Barão de Aceguá; e Jerônimo Mércio da Silveira,

em Candiota.

As quadras poliesportivas também passaram por reparos. A primeira delas foi com a liberação do Ginásio da Escola Silveira Martins, em Bagé, que estava há nove anos sem utilização. As quadras externas das instituições Alzira Barcellos e Risoleta de Quadros, Dom Pedrito, e Rubens da Rosa Guedes (Eterrg), Caçapava do Sul, também integram a lista.

Após a mudanças das caixas de água, a escola 15 de Junho, Hulha Negra, conseguiu resolver um problema de falta de água, que era recorrente no local. A escola Antônio Lopes Jardim, Caçapava do Sul, revitalizou a rede elétrica para instalação de ar-condicionado. O restante das escolas passou por alguma manutenção, sendo nos banheiros, salas de aula, janelas, portas, pisos, assoalhos, coberturas externas e cercamento no entorno. Além do olhar estar voltado à acessibilidade, com a melhoria das rampas de acesso e também salas de Atendimento Educa -

cional Especializado (AEE).

A Coordenadora da 13ª CRE, Miriele Barbosa Rodrigues, enfatiza que recursos extraordinários, onde o diretor tem

autonomia para resolver os problemas da escola, torna o percurso mais rápido. “Traz muito benefício, pois faz a economia local girar, tendo resultados

mais rápidos na resolução dos problemas. O Agiliza, como o próprio nome sugere, foi um divisor de águas na educação”, ressalta.

Contracapa BAGÉ, 5 E 6 DE JANEIRO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
Liberação do Ginásio da Escola Silveira Martins é um dos destaques DivuLGação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.