20221215

Page 1

Membros de três etnias vieram à cidade para comercializar artesanato Empresário de 50 anos é sócio fundador da .Com Informática Fornecimento passou a ser suspenso entre 13h e 18h Montante a ser repassado à Prefeitura é estimado em R$ 2,6 milhões Ao longo da pandemia, bajeenses chegaram a encaminhar 59 solicitações Acampamento retorna à Rodoviária Eduardo Soares é eleito presidente Hulha Negra adota racionamento de 5 horas Auxílio transporte garantirá verba a Bagé Ano não registra pedidos de informação INDÍGENAS ACIBA ÁGUA RECURSOS COVID-19 Pág. 7 Pág. 3 Pág. 11 Pág. 5 Pág. 10 BAGÉ, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16 de dezembro de 2022 - ANO XXVIII Nº 6 921 | R$ 3,00 jornalminuano.com.br FELIPE VALDUGA DIVULGAÇÃO JM PREVISÃO DO TEMPO QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Encoberto Encoberto 13ºC 12ºC 33ºC 27ºC Fechamento da edição: 19h REITORIA E COORDENADORES Págs. 3, 8 e 9 A noite de terça-feira, dia 13, foi de festa junto ao Complexo do Museu Dom Diogo. Além de celebrar a posse do reitor Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho e do vice-reitor Guilherme Cassão Marques Bragança, foram empossados os coordenadores de cursos da nova gestão da Urcamp. Cerimônia foi marcada por discursos que sinalizam uma renovação ampla e coletiva junto à Instituição de Ensino Superior. CELEBRAÇÃO DE POSSE MARCA NOVO CICLO DA URCAMP

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Tiago Holzmann da Silva

Arquitetura é segurança, saúde, economia, empatia e beleza

Recente pesquisa realizada pelo DataFolha revelou que, entre as pessoas que contrataram serviços de profi ssionais de Arquitetura e Urbanismo, 84% fi caram satisfeitos ou muito satisfeitos. Sem falsa modéstia, essa aprovação não nos surpreende, mas deve ser divulgada para que toda a sociedade conheça esse dado e siga utilizando o trabalho qualifi cado de nossos profi ssionais.

Em 15 de dezembro, celebra-se o Dia do Arquiteto e Urbanista. É também o aniversário de Oscar Niemeyer, patrono da arquitetura brasileira

Somos mais de 18 mil no Rio Grande do Sul, sendo dois terços mulheres arquitetas. Trabalhamos da reforma do lavabo ao Plano Diretor, passando pelas edificações, paisagismo, interiores, patrimônio cultural, tecnologia e outras tantas áreas. O profissional de Arquitetura e Urbanismo é quem tem formação acadêmica e atribuição legal para resolver os problemas relacionados ao uso dos espaços, qualificando-os para seus clientes, usuários e comunidade.

O trabalho do arquiteto e urbanista é pautado pela SEGURANÇA, ao assegurar a estabilidade das estruturas e instalações e especificando corre-

tamente materiais e técnicas; pela SAÚDE dos ambientes, com melhor iluminação e ventilação, habitabilidade e acessibilidade; pela ECONOMIA, buscando o melhor resultado possível com os recursos existentes, evitando o “barato que sai caro”; pela EMPATIA com seu cliente, entendendo suas reais necessidades e oferecendo solução personalizada e mais adequada; e pela BELEZA que proporciona satisfação estética da obra, com harmonia e elegância.

Em 15 de dezembro, celebra-se o Dia do Arquiteto e Urbanista. É também o aniversário de Oscar Niemeyer, patrono da arquitetura brasileira, que faria 115 anos. E, por esse motivo, é a data que escolhemos para iniciar as atividades de nosso Conselho. Desejamos feliz dia a todos os arquitetos e arquitetas, mas também parabenizamos todas as famílias, empresas, administrações e movimentos sociais que contratam profissionais de Arquitetura e Urbanismo para solucionar seus problemas de organização do espaço, e que reconhecem nosso trabalho para melhorar a qualidade de vida.

02 Opinião BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022
Presidente do CAU/RS www.jornalminuano.com.br Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane Becker - Melissa Louçan - Jaqueline Muza - Rochele Barbosa - Yuri Cougo Dias - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira Laboratório de Jornalismo

Antônio Evanhoé assume oficialmente reitoria da Urcamp

A noite de terça-feira foi de festa para a Urcamp. A nova gestão da instituição assumiu, ofi cialmente, em cerimônia de posse na área externa do Museu Dom Diogo de Souza. A celebração foi prestigiada por professores, funcionários e acadêmicos, além de autoridades convidadas. No ato, foram nomeados os novos coordenadores dos cursos do Centro Universitário.

Participaram da cerimônia o reitor da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge; o promotor de Justiça, Dr. Claudio Rafael Morozzin Rodrigues; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Bagé, representando a OAB do Estado do Rio Grande do Sul, Márcia Rochinhas; o vice-prefeito de Bagé, Mário Mena Kalil; o delegado regional da Polícia Civil, Luís Eduardo Benites; Giulia D´avila Vieira, diretora geral do IFSul; Alissandra Hampel, coordenadora de Pesquisa, pós-graduação e Extensão do IFSul; coordenadora Regional de Educação, Miriele Barbosa; além de representantes de outras autoridades do âmbito político e de classe.

Vale lembrar que o reitor, Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho, e o vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança, foram eleitos através de votação, que envolveu corpo docente, discente e funcionários da instituição, em setembro deste ano, para comandar a instituição de ensino até 2026.

Ao Jornal MINUANO, o reitor eleito destacou o que projeta para os próximos quatro anos: “As pessoas podem esperar muita boa vontade, engajamento, parceria, autonomia para as pessoas poderem trabalhar, muita coisa boa, convivência harmônica e salutar. Os projetos já estão sendo planejados e serão divulgados no tempo certo”, destaca.

Ele frisa que as principais características da gestão serão portas abertas e transparência de atos. “Queremos que as pessoas se sintam parte da Urcamp, que sintam que pertençam aquele lugar. As minhas portas estão abertas, de fato”, disse. Além disso, destacou a qualidade de ensino da instituição e como pretende renovar a credibilidade da Urcamp. “Eu sei da qualidade que nós temos dentro da Urcamp, em toda região. As portas estão abertas para que as pessoas conheçam e

reconheçam isto, junto conosco”, finaliza.

Durante a cerimônia, foram empossados os novos coordenadores de curso da instituição. São eles: Veterinária: Paula Costa dos Santos (Bagé) e Adriana Lucke Stigger (Alegrete); Psicologia: Aline dos Santos Silveira (Bagé); Direito: Rafael Moreira (Bagé), Fabiane Segabinazi (Alegrete), Ana Paula Torres (São Gabriel), José Carlos Lobato Bongers (Sant’Ana do Livramento); Fisioterapia: Ana Zilda Colpo; Educação Física: Fábio Bittencourt (Bagé), Adriano Teixeira (São Gabriel), Rodrigo de Azambuja Guterres (Alegrete); Enfermagem: Cristiano Pinto dos Santos; Agronomia: Ana Maria Bicca; Gastronomia: Fernanda Dall’Asta; Jornalismo: Glauber Pereira; Farmácia e Biomedicina: Laércio Rodrigues dos Santos; Ciências Biológicas: Tamyris Ramos dos Santos; Sistemas de Informação: Paula Lemos Silveira; Ciências Contábeis: João Cleber de Souza Lopes (Bagé), Jesus Flores de Oliveira (Alegrete); Nutrição: Gabriela da Silva Schirmann; Administração: Rita Luciana Saraiva Jorge (Bagé), Cristiano Ferreira Cesarino (Sant’Ana do Livramento); José Larri de Freitas Pinto (São Gabriel); Ivens Cristian Silva Vargas (Alegrete); Engenharia Civil: Adalberto Schafer; Pedagogia e História: Viviane K. Gentil; Arquitetura: Fernanda Barasuol. Também foi empossada a Pró-reitora de Ensino, Marília Ardovino Barbosa.

Eduardo Soares é o novo presidente da Aciba

Em eleição ocorrida na terça-feira, na sede da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), o empresário Luis Eduardo Santos Soares, de 50 anos, foi eleito, por aclamação, como o novo presidente da entidade para o biênio 2023/2024. O vice-presidente da gestão é Leonardo Nocchi Macedo.

Soares é técnico em administração de empresas, com formação em Business Intelligence Coaching e Certificação Internacional em Reprogramação Mental, sendo sócio fundador da .Com Informática.

O ato ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária de Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal. O pleito foi conduzido por dois ex-presidentes da entidade, tendo como secretário Lindonor Peruzzo e como presidente da Assembleia, Rene Isoppo. Na mesma ocasião ocorreu a reeleição de Valmor Coradini Jr., que permanece como presidente do Conselho Superior da entidade.

A posse estatutária da Diretoria eleita acontece no dia 2 de janeiro. O presidente que se despede da entidade, Ricardo Souza, realiza a prestação de contas do seu mandato no dia 24 de janeiro. Em março, durante o tradicional jantar de início das atividades do ano da Aciba, será realizada a posse festiva.

O presidente eleito iniciou sua fala reconhecendo toda a representatividade e o respeito que a sociedade tem com a Associação, uma entidade que fará 125 anos durante a sua gestão. “Essa estrutura vem sendo alicerçada ao longo de todos os esses anos e tem crescido cada vez mais pelo empenho dos presidentes que passaram por aqui. Pretendo potencializar o trabalho na parte de representatividade e também na capacitação destinada aos pequenos, médios e grandes empresários de Bagé. Estamos com uma pesquisa de satisfação em andamento para poder entender as demandas dos nossos associados, e, a partir do ano que vem, teremos reuniões-almoços mensais, com palestras com temas relevantes para maior conhecimento e aplicação na prática das empresas”, adianta.

Cidade www.jornalminuano.com.br BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 03
Soares e Macedo comandam entidade no próximo biênio DIVULGAÇÃO FOTOS TIAGO ROLIM DE MOURA
“As pessoas podem esperar muita boa vontade, engajamento, parceria, autonomia”, disse o reitor
Vice-reitor, Guilherme Cassão, durante a cerimônia

Campo & Negócios

Emater começa levantamento para avaliar perdas causadas por estiagem na região

A escassez de chuva que já vem afetando o Estado ainda não atingiu a região da Campanha. A soja e milho recém começam a ser cultivadas e o trigo, que é uma cultura de inverno, sofreu poucas perdas, segundo a Emater Regional.

De acordo com o coordenador regional da Emater, Rodolfo Peske, os cultivos de verão, como soja e milho, são plantados de forma tardia na Campanha e, com isso, ainda não foram registradas quedas na produtividade devido à falta de chuvas. “Essas lavouras estão em fase vegetativa. O norte do Estado, que planta mais cedo, já está sofrendo com a estiagem”, disse.

Peske salienta que, nas lavouras de trigo, que são cultivos de inverno e vêm aumentando as áreas na região, juntamente com a soja, vários motivos estão causando a perda. Ele cita que o excesso de precipitação pluviomé-

trica, no início do plantio, m junho, fez com que os produtores plantassem fora do período ideal e, agora, devido à falta de chuvas, nos últimos meses, houve um aceleramento do ciclo da cultura, diminuindo o número de dias que a planta tem que ficar na lavoura. Além disso, houve incidência de doenças. “Isso traz

Análise

prejuízos para a produção. Não diríamos que vai ser um número expressivo, só não foi 100% ideal”, comenta.

O coordenador adianta que, se continuar desta forma, sem chuva, ou com precipitações abaixo da média, calor e vento, as culturas de verão irão sofrer prejuízos maiores.

Marca coletiva de carne bovina do Pampa é apresentada em evento Origens Brasileiras

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant’Anna, apresentou, durante o evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras, realizado em Curitiba (PR), de 8 a 10 de dezembro, o trabalho desenvolvido pela Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho (Apropampa), Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e governo do Estado do Rio Grande do Sul para alcançar a diferenciação da carne bovina produzida no Pampa, representada pela marca coletiva Apropampa.

Conforme Danilo Sant’Anna, a marca coletiva Apropampa é reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e busca agregar valor aos produtos de carne bovina oriundos do bioma Pampa. “Une prestígio territorial, qualidade e agregação de valor e que, além de preservar o bioma Pampa, ainda protege a tradição histórica da região”, destacou o pesquisador. Segundo ele, o Brasil cada vez mais aposta nos instrumentos de indicações geográficas e marcas coletivas como estratégias para diferenciação de produtos e agregação de valor. “Esses são me-

canismos de reconhecimento internacional, de reconhecimento mútuo entre países sobre a diferenciação que determinados produtos possuem”, disse Sant’Anna.

Atualmente, os produtos relacionados à marca coletiva Apropampa estão sendo comercializados através de parceria com a empresa Santa Fé Alimentos, que realiza a distinção através do selo da marca coletiva Apropampa nos seus produtos para identificação aos consumidores.

O evento foi promovido pelo Sebrae, INPI, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização Mundial da Propriedade Indus-

trial (Ompi) e a Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig), e contou com o apoio do Ministério da Economia, da Prefeitura de Curitiba, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, da Embaixada da França e do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). Participaram representantes de associações, pesquisadores, produtores e consultores, que expuseram suas experiências para obtenção de marca coletiva – mecanismo que visa demonstrar a origem de um produto ou de um serviço provindos de membros de uma associação, sindicato ou cooperativa.

www.jornalminuano.com.br BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 04
DIVULGAÇÃO BIOTRIGO/DIOGO ZANATTA DIVULGAÇÃO Trigo, que é uma cultura de inverno, sofreu poucas perdas Estão sendo comercializados através de parceria com a empresa Santa Fé Alimentos

Fogo Cruzado

Bagé vai receber mais de R$ 2,6 milhões para auxílio ao transporte

O Executivo bajeense busca autorização para abrir crédito adicional especial no valor de R$ 2.632.322,04. Os recursos foram garantidos por uma emenda constitucional, que viabilizou a destinação de R$ 2,5 bilhões para o custeio, de forma emergencial, da gratuidade de idosos no transporte coletivo urbano.

O valor transferido pelo governo federal leva em conta a classificação de cada município. A base de dados utilizada para conhecer o número total de idosos de cada Ente é a disponibilizada no portal DataSUS. A projeção inicial, divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em setembro, indicava a destina-

ção de R$ 2,1 milhões para Bagé Na justificativa que apresenta ao Legislativo, argumentando pela aprovação da proposta, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, salienta que ‘o recurso é

proporcional à população maior de 65 anos residente no município que dispõem de serviços de transporte público coletivo urbano intramunicipal regular em operação’.

Embrapa Pecuária Sul deve receber R$ 200 mil em emendas parlamentares

A Embrapa Pecuária Sul, sediada em Bagé, deve receber R$ 200 mil em emendas parlamentares ao orçamento da União. Metade do valor, correspondente à indicação do deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, deve viabilizar ações de transferência de tecnologias para maior sustentabilidade na pecuária. Outros R$ 100 mil, indicados pelo deputado federal Bohn Gass, do PT, contempla o projeto de desenvolvimento territorial do Alto Camaquã.

Em Bagé, a Embrapa Pecuária Sul trabalha dentro de um conceito que une a produção de alimentos saudáveis em sistemas sustentáveis, e os projetos desenvolvidos no centro de pesquisa buscam a disponibilização de tecnologias que propiciem uma produção de carne e leite com menor impacto ao ambiente e que leve ao consumidor alimentos de qualidade. A emenda parlamentar para o orçamento de 2023, proposta por Hamm, vai disponibilizar recursos para ações de transferência de tecnologia que viabilizem sistemas pecuários sustentáveis no sul do Brasil.

Com aporte na ordem de R$ 100 mil, serão desenvolvidas ações como dias de campo e fóruns de debate técnico, valorizando a função da pecuária para a sustentabilidade, e visando promover ajustes no desenho e funcionamento dos sistemas com incorporação de tecnologias/conhecimentos como soluções no contexto real de produção.

Os eventos terão foco na diversificação da produção local em integração da pecuária com as lavouras e florestas, capaz de promover a conservação dos recursos ambientais, garantir renda aos produtores com sustentabilidade,

redução das emissões de carbono e outras vantagens.

Os recursos da emenda serão utilizados para viabilizar a realização e participação em eventos, possibilitando a manutenção e preparação de vitrines tecnológicas e aquisição de materiais informativos e de comunicação para transferência de tecnologia. Os principais investimentos estarão concentrados em dois grandes eventos: Dia de Campo Institucional da Embrapa Pecuária Sul, que voltará a ter periodicidade anual, e nas feiras agropecuárias mais importantes da região, como a de Bagé e o Universo Pecuária de Lavras do Sul. O objetivo é que essas informações cheguem de forma qualificada para o público-alvo, para que os resultados da interação durante os eventos possam se reproduzir/ampliar no campo, no setor agropecuário e sociedade em geral.

A Embrapa Pecuária Sul desenvolve, há mais de uma década, trabalho para o fortalecimento da agropecuária da região do Alto Camaquã, especialmente na organização da cadeia de produção da ovinocultura e na organização em rede dos produtores. Para 2023, novas ações serão desenvolvidas com recursos provenientes da emenda parlamentar proposta por Bohn Gass.

Os recursos serão empregados com o objetivo promover estratégias de desenvolvimento com perspectiva territorial de uma das regiões que, apesar de ser uma das mais deprimidas economicamente do Rio Grande do Sul, é também uma das mais conservadas em termos de paisagem e biodiversidade.

A Embrapa promove parcerias com organizações do territó-

rio, como a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã e a CooperAlto Camaquã, visando a construção de um modelo alternativo de desenvolvimento suportado pela valorização dos recursos e diferenciação dos produtos. Para isso foi criada uma marca coletiva que tem cinco linhas de produtos: carnes, artesanato, turismo, produtos da agroindústria familiar e produtos primários (mel, lã, etc).

O projeto contemplado pela emenda parlamentar visa prioritariamente fortalecer a linha Carnes e envolve algumas ações: fortalecimento da organização social em rede; construção de conhecimento apropriado ao uso conservacionista dos recursos; qualificação da estrutura das unidades de produção; qualificação do processamento industrial da carne visando agregação de valor e; consolidação das estratégias mercadológicas.

Os recursos desta emenda serão direcionados para as duas primeiras linhas de ações do projeto que visam fortalecer o associativismo e garantir a construção e disseminação de conhecimentos que possam ao mesmo tempo garantir o incremento da eficiência produtiva e a conservação dos recursos naturais, que estão na base da “proposta de valor” da marca coletiva Alto Camaquã.

A estratégia está baseada na organização de Unidades de Aprendizagem Coletiva (UAC) junto as Associações Comunitárias do território, que são espaços para a capacitação continuada dos pecuaristas familiares e técnicos. A capacitação se dará a partir da experimentação participativa e do intercâmbio de experiências entre técnicos e produtores.

Sidimar Rostan

Adriana, Hamm e Mainardi serão diplomados no dia 19

A diplomação do governador do Rio Grande do Sul e dos parlamentares eleitos em 2022, acontece no dia 19, a partir das 17h, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Três representantes bajeenses serão diplomados: Adriana Lara, eleita para a Assembleia Legislativa, pelo PL, Luiz Fernando Mainardi, reeleito pelo PT, e o deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas.

A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta efetivamente quem são os eleitos e seus suplentes, ficando oficialmente habilitados a exercerem os

mandatos que iniciam com a posse em 1º de janeiro de 2023.

Serão diplomados o governador Eduadro Leite, do PSDB, e o vice, Gabriel Souza, do MDB, além do senador Hamilton Mourão, do Republicanos, 55 deputados estaduais e 31 deputados federais. Os suplentes não receberão o diploma neste ato.

A solenidade será conduzida pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch. Caberá a ele e ao governador eleito Eduardo Leite os únicos pronunciamentos previstos para o ato.

Após o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) divulgar uma nota informando que o calor está provocando uma fl oração de algas nos mananciais que abastecem a Estação de Tratamento de Água (ETA), alterando a coloração da água, o vereador Lélio Lopes (Lelinho), do PT, cobrou o cumprimento da lei municipal 5.885 de 2018. A legislação estabelece desconto de 20% no valor do serviço básico de água e esgoto, quando a rede do município estiver apresen-

tando problemas e tornando o seu consumo impróprio.

Na avaliação de Lelinho, a população não pode sair lesada pelo processo alegado pela autarquia. “Entendo que o Daeb esteja buscando solucionar o problema, mas a Prefeitura ainda não buscou sequer garantir o desconto, conforme a lei (5.885)”, afirmou.

O parlamentar argumenta que o Daeb já reconhece os problemas, mas que não há, por parte do governo municipal, uma preocupação com o que está estabelecido na Legislação.

05 BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022
sidimar_frostan@hotmail.com
Vereador cobra cumprimento da lei que estabelece desconto na tarifa de água
@sidimarrostan www.jornalminuano.com.br
Valor viabiliza custeio da gratuidade de idosos Cerimônia será realizada no Auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul ARQUIVOJM
DIVULGAÇÃO/TRE RS
Alto Camaquã

Empreendedor

Avança projeto que amplia limite de faturamento para enquadramento do ICMS

A Comissão de Assuntos

Econômicos do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 127/2021, que retira a proibição para estados e municípios elevarem o limite do Simples Nacional acima de R$ 3,6 milhões. O avanço é acompanhado de perto pela Fecomércio-RS.

“Enviamos uma proposta ao Governo do Rio Grande do Sul sugerindo um regime de transição apenas para empresas com receita bruta anual superior a R$ 4,8 milhões. Com a aprovação do PLP 127/2021 poderemos alterar

essa demanda junto ao Estado e ampliar o limite para enquadramento do ICMS”, explica o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

De autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC), o projeto permite a correção da defasagem na atualização dos limites no ICMS e ISS que, desde 2006, quando foi instituído, não é alterada. Outro benefício da proposta é que, se entrar em vigor, ajudará a diminuir os casos de informalidade e evasão fiscal, além de equalizar a tributação para optantes pelo

Simples Nacional. A Fecomércio-RS segue buscando apoio para a aprovação da matéria.

Representa+

Através da plataforma colaborativa Representa+, da Fecomércio-RS, empresários e interessados podem consultar, opinar a respeito de pautas como a da revisão dos limites do Simples Nacional e atribuir grau de prioridade para atuação da Federação em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

www.jornalminuano.com.br

Podium Moda Homem com horário de Natal

Neste domingo, a loja estará aberta das 15h às 20h30, com muitas opções para presentear neste Natal. A Podium tem uma vasta opção de presentes a partir de R$ 39 à vista. Nas compras acima de R$ 250, os clientes concorrem a brindes exclusivos da marca Hangar 33.

A loja funciona na Avenida Sete de Setembro, nº 707. O contato pode ser feito através do telefone e WhatsApp (53)33123685, ou através das páginas da redes sociais, no Instagram @podiummodahomem, ou na página do Facebook Podium Moda Homem.

Solidariedade para vencer a fome

A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou a entrega de cestas de alimentos não-perecíveis a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social e em risco alimentar em todo o país, por meio da edição 2022 da tradicional campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia. A mobilização social beneficiará famílias atendidas ao longo do ano pela Instituição e também as assistidas por organizações parceiras que são assessoradas pela LBV. A iniciativa, que tem o objetivo de proporcionar às famílias um Natal melhor e sem fome, continua arrecadando doações de alimentos e conta com o apoio de doadores, colaboradores, voluntários e parceiros e a sociedade em geral.

Em Bagé, mais de duas toneladas de alimentos serão entregues no dia 17 de dezembro (sábado), às 11h, na Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (SMASI), na Av. São Judas, nº 796, Complexo do 21 – Ipiranga.

Vale ressaltar que serão entregues mais de 50 mil cestas de alimentos em 250 municípios nas cinco regiões do país. Quem puder ajudar, ainda dá tempo. Entre no site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária via PIX pelo e-mail pix@lbv.org.br. Se preferir ligue para o telefone 0800 055 50 99 para participar dessa iniciativa. Para saber como está ocorrendo a entrega das doações em todo o Brasil, basta acessar o endereço @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Aniversariantes

15 de dezembro

Carla Alvez Lavine

Clarice Martins Montovani

Felipe Gonçalves Amestoy

Francisco de Paulo Branco

Hélio Chaves Pereira

Jaber Wagner Vieira

Jordana da Rocha Bittencourt

Lucas Padilha Pires

Mara Vilma Vasconcelos

Maria Clara de Carli Salim

Maria Eunice Alves Luiz

Mário Francisco Lopes de Couto

Naicielli Lucas

Regina Cougo Morales

Rita Adriana Valério da Silva Martins

Rita de Cássia Rodrigues

Silvia Sciortino Parera

Vera Lúcia Dutra Garcia

Yuri Cougo Dias

16 de dezembro

Adelaide Barcellos Ferreira

Alexandre Campos Rosa

Alexandre de Ornelas Caldeira

Bianca Vargas da Cruz

Brenda Baummardt

Fabiano Fernandes Stobbe

Flávia Alves Luiz

Jaqueline Caldas Almeida

Jaqueline Camargo da Silva

Jaqueline Maciel

Liziane Gonçalves Benites

Luís Mário Cougo Morales

Marcelo Marinho

Maria Luiza Camison

Nelci Mara Souza

Neusa Mara Cougo da Cruz

Renato Centena

Roberta Gaspar Fortes

Saionara dos Santos Clavijo

BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 06
DIVULGAÇÃO/UNSPLASH
Medida permite a correção da defasagem na atualização

Indígenas voltam a montar acampamento em anexo à Estação Rodoviária

Um grupo de cerca de 40 famílias indígenas das etnias Caingangue, Tupy-Guarany e Inhacorá retornou, recentemente, a Bagé, para comercializar artesanatos fabricados com cipó e madeira. E a exemplo que visitações anteriores, eles montaram acampamento junto à Estação Rodoviária.

A reportagem do JM acompanhou a movimentação. Durante a manhã, as mulheres ficam encarregadas de produzir o material que será comercializado e as crianças podem usufruir da praça

de recreação infantil, recém construída no local.

De acordo com o líder da tribo Caingangue, Joel Ribeiro, seu grupo vem da reserva da Guarita, em Tenente Portela, na região Noroeste do Estado. Ele comenta que o grupo utiliza três tipos de cipó para criar o artesanato e também madeira para fabricar vários tipos de animais, inclusive aquáticos.

Ribeiro salienta que, há muitos anos, sua tribo vem para Bagé em dois períodos do ano: Natal e

Páscoa. Ele considera a acolhida dos bajeenses muito boa. “Vendemos bem e as pessoas auxiliam com alimentação e vestuário”, conta.

O indígena ressalta que o artesanato pode ser encontrado na Estação Rodoviária, ou em alguns pontos em frente a supermercados e praças de Bagé. Ele também solicita que se as pessoas puderem auxiliar com alimentos e vestuário podem levar no local do acampamento, que fica na rua Barão do Itaqui. “Toda a doação é bem-vinda”, relata.

07 Cidade BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br
Grupo cria peças com cipó e madeira FOTOS: JAQUELINE MUZA Ribeiro lidera os Caingangues Mulheres são responsáveis pela produção

Vivi

Nova reitoria da posse em noite

No início da noite de 13 de dezembro de 2022, do Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, professores Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho ques Bragança, respectivamente, como reitor e Na solenidade, também foram empossados nadores de cursos. Em seu primeiro discurso como optou por falar com o coração, sem texto pré-editado, dos familiares, em especial da sua equipe, e, principalmente, o conduziram à reitoria na eleição.

O novo gestor frisou que a Urcamp está de não existe mais Chapa 1 e Chapa 2, já que agora disposição para trabalhar e coragem para enfrentar seu pronunciamento, o professor prometeu fazer, gestão que a Urcamp já teve ao longo de sua história.

Já Guilherme, emocionado, lembrou das últimos tempos, falou sobre o momento de renovação uma homenagem especial à professora Mana Risch, 2021, vítima da Covid-19. Admirada por toda instituição de 40 anos de Urcamp, Mana segue sendo um fi mente lembrada por todos que a conheceram.

jornalminuano.com.br

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

da Urcamp toma noite de festa

2022, aconteceu, na área externa Souza, a cerimônia de posse dos Sobrinho e Guilherme Cassão Marvice-reitor da Urcamp. empossados os pró-reitores e coordecomo reitor empossado, Antônio pré-editado, mencionando o apoio principalmente, dos alunos que de portas abertas a todos, e que agora “somos todos Urcamp”. Com enfrentar os desafios, ao encerrar fazer, junto à sua equipe, a melhor história. dificuldades enfrentadas nos renovação e encerrou fazendo Risch, que faleceu em março de instituição acadêmica, com mais figura muito querida e eterna-

Logo após a cerimônia, aconteceu a confraternização dos professores, colaboradores da Urcamp, além dos convidados e autoridades, que marcaram presença na festa. O momento sinalizou o início de uma nova fase, desta tradicional instituição de ensino, que faz parte da vida de inúmeras gerações de profissionais, há mais de 60 anos.

O sentimento que fica, passados os últimos contratempos, é que o sonho idealizado pelo Dr. Attila Taborda precisa estar cada vez mais alicerçado com o ideal de manter um ensino superior de qualidade. A educação, a cultura, a assistência social, os desenvolvimentos econômicos e humano eram objetivos de Dr. Attila, desde a criação da Fundação Attila Taborda, instituída como Fundação Universidade de Bagé, em 13 de janeiro de 1969. A exemplo do Dr. Attila, é importante que o bem comum esteja acima de interesses pessoais, pois a credibilidade da Urcamp precisa ser mantida, restaurando a confiança da comunidade. Que sua atuação visionária, que foi fundamental para a concretização do Ensino Superior na região, continue norteando e inspirando os atuais e os próximos gestores da Urcamp.

Hoje, compartilhamos imagens feitas por essa colunista, da posse festiva. A galeria completa pode ser conferida no portal do Jornal Minuano.

2 08/09 BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 jornalminuano.com.br

Centro Comunitário do bairro Malafaia encerra o ano com festividades

Bagé fecha 2022 sem nenhum pedido de informação relacionado à Covid-19

Através da Lei de Acesso à Informação, que permite aos cidadãos a possibilidade de resposta de órgãos públicos, bajeenses entraram em contato com o Governo Municipal e efetuaram 59 pedidos sobre a Covid-19 ao longo de dois anos de pandemia. Porém, em 2022, não houve solicitações na Rainha da Fronteira sobre a doença mundial que parou o globo por dois anos.

A Comunidade Mãe de Deus, que funciona no bairro Malafaia, realiza, neste sábado, dia 17, a partir das 13h30, a festa de encerramento do Oratório Festivo, evento que acontece todos os meses com missas e brincadeiras para crianças. A atividade será realizada no Centro de Educação Alternativa situado na rua Clélia Gomes de Araújo, nº 587 (via de acesso à Unipampa). O local é atendido por três irmãs Salesianas e a obra social é denominada Laura Vicunha.

De acordo com a responsável pelo Centro Comunitário, irmã Iracema Zoboli, aos sábados à tarde é realizado o Oratório Festivo, no qual são realizadas missa e brincadeiras. Agora, neste sábado, será o encerramento, com a doação de brindes, lanches. Ela conta que algumas colaboradoras doaram brinquedos lúdicos e livros infantis. “Neste dia, o evangelho será sobre o nascimento de Jesus e as crianças irão encenar e, logo após, irão

ganhar lanche e premiações para os que foram frequentes no oratório durante o ano. Cerca de 25 crianças serão atendidas neste dia”, enfatiza.

Conforme religiosa, a principal fonte de renda da comunidade é o bazar, no qual são comercializadas roupas, calçados , louça, brinquedos e todo o tipo de doação da população. Além disso, são fabricados pães, doces, biscoitos para que a renda reverta em benefício da comunidade do bairro e manutenção do Centro. “Não temos outras entradas financeiras”, disse.

A Obra Social Laura Vicunha é realizada no bairro Malafaia há muitos anos. O espaço atende cerca de 90 crianças, que são apadrinhadas por voluntários da Itália. O trabalho social iniciado pela irmã Joana Pereira, conhecida por Juanita, da Comunidade Maria Auxiliadora (salesianas) na década de 90, tem auxiliado centenas de famílias nos bairros Ivo Ferronato e Malafaia.

A jovem Laura Vicunã nasceu no Chile, em 1891. Com 2 anos, foi obrigada a sair do país em guerra e seguiu com a mãe e a irmã para a Argentina. Aos 10 anos, fez a primeira comunhão, quando se propôs a amar Deus com todas as suas forças. Em dezembro de 1901, recebeu a fita de admissão como filha de Maria Auxiliadora e estava a um passo de entrar para a CongregaçãoSalesiana. Porém, com apenas 12 anos, percebeu que a mãe estava em situação de pecado, vivendo em união livre com um homem que a maltratava. Laura já tinha sofrido duas tentativas de abuso por parte do padrasto. Desejando a conversão da mãe, ela ofereceu em troca sua vida a Deus e intensificou as orações. Logo depois, foi tomada por uma grave doença e voltou para os cuidados da mãe. Em uma noite de janeiro de 1904, o padrasto chegou bêbado em casa, agarrou Laura e a espancou. Depois desse dia, ela viu que sua vida terrena estava para terminar e decidiu confessar à mãe a oferta feita a Deus. Uma vez ocorrida sua morte, a Congregação Salesiana começou seu processo de canonização na década de 1950. Sua beatificação foi impulsionada pelo milagre que realizou a religiosa pertencente à Ordem de Maria Imaculada, Ofélia del Carmen Lobos Arellano, que sofria de problemas pulmonares, e foi desenganada pelos médicos. Laura pôs-se a rezar com fé e a religiosa recuperou a saúde e parte dos pulmões.

A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A legislação institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra, e o sigilo somente a exceção. Para garantir o exercício pleno do direito de acesso previsto na Constituição Federal, a Lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos. E igualmente determina que os órgãos e entidades públicas deverão divulgar um rol mínimo de informações proativamente por meio da internet. Os pedidos de acesso à informação podem ser encaminhados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), sendo feita a requisição do total de pedidos por qualquer cidadão.

A reportagem do Jornal Minuano utilizou desta Lei para entrar em contato com órgãos públicos da região, para entender as demandas da população sobre a pandemia que cercou o mundo desde março de 2020. Das quatro cidades solicitadas, Bagé foi a única que retornou às solicitações da redação. Aceguá, Candiota e Hulha Negra não se manifestaram até o fechamento desta edição.

Com a solicitação sendo feita no dia 27 de outubro de 2022, o registro de resposta da Ouvidoria

Geral do Município de Bagé veio em 28 de novembro, um mês e um dia após o cadastro, faltando apenas uma noite para o fim do prazo de atendimento.

Na solicitação feita pela reportagem, o foco foi encontrar registros sobre pedidos de informação sobre a Covid-19, como, por exemplo, o número de pedidos que foram encaminhados à Prefeitura de Bagé mensalmente, nos anos de 2020 a 2022, através desta Lei e quais assuntos foram associados ao canal, como os recursos aplicados pela prefeitura para combater a pandemia, dados sobre testes, entre outros.

De acordo com o Executivo Municipal, o maior número de solicitações foi registrado em 2020, sendo 49 somando de março a dezembro. No primeiro mês de pandemia, foram registradas nove pedidos relativos à Lei de Acesso à Informação, seguido de quatro para o mês de abril, dez em maio, um em junho, oito em julho, dois pedidos em agosto e setembro, um em outubro, quatro em novembro e oito em dezembro.

Em 2021, o número de pedidos dos bajeenses caiu, sendo 10 no somatório anual. Foi solicitado um pedido em janeiro, quatro em março, três em abril e um em maio e junho. Nos demais meses, não foram feitos pedidos através via canal público.

O Município respondeu que as solicitações feitas pelos bajeenses abrangiam reclama-

ções e estabelecimentos abertos, descumprimento de decretos, aglomerações aos finais de semana, vacinas, entre outros, mas nenhum referente à destinação de recursos ou qualquer assunto financeiro/orçamentário.

Para 2022, a Ouvidoria Geral destacou que não houve pedidos de informação feitos na cidade sobre a doença. Isto pode ser reflexo da população que tem alto nível de vacinados e a queda de protocolos de segurança em Bagé, além da pouca procura da comunidade por medidas protetivas que visam combater novas variações do vírus que ainda circulam pela região.

Em busca de respostas concretas a respeito da baixa procura, o médico Ricardo Necchi, secretário adjunto de Saúde, explica que após toda história percorrida e quase três anos de ansiedade, depressão e medo, as pessoas buscam refazer as suas vidas normalmente, sem a presença da Covid-19. “Como nós não temos uma situação alarmante na cidade, com poucos casos e aparentemente tudo sob controle, as pessoas estão voltando às suas vidas”, explica.

Segundo Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde, atualizado no dia 14 de dezembro, 89% da população vacinável residente em Bagé (3+ anos) tomou pelo menos uma dose da vacina ou dose única, enquanto apenas 59,7% possui o esquema vacinal completo.

www.jornalminuano.com.br BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022
10
Cidade
JAQUELINE MUZA
Quem foi Laura Vicuña
RICARDO WOLFFENBUTTEL/GOVERNO DE SC
FOTO:
Bajeenses
e suas dúvidas
Celebração será no sábado Ao longo da pandemia, forma 59 solicitações

Empresa começa movimentação para pavimentar oito vias em Aceguá

Hulha Negra inicia racionamento de água de 5 horas diárias

No período mais quente do ano, o consumo de água potável se torna excessivo e a escassez do recurso hídrico é inevitável. Esses problemas são históricos em Hulha Negra e, com o aumento da população, tanto na sede como no interior, o impasse gera medidas extremas que necessitam ser adotadas pela Administração Municipal.

A Secretaria Municipal de Agropecuária, comunicou que, desde quinta-feira, dia 15, seria necessário adotar um sistema de racionamento de água nos cinco poços artesianos que abastecem a sede do município e no poço artesiano da Trigolândia.

Os reservatórios de água tiveram a distribuição suspensa entre o período das 13h às 18h. “Este período de cinco horas de racionamento é necessário para

que os reservatórios atinjam a capacidade que seja suficiente para garantir o abastecimento de água, uma vez que a distribuição é realizada por gravidade. O consumo de água está sendo maior do que a capacidade de produção dos nossos poços artesianos e para amenizar esta situação, contamos mais uma vez com o apoio da nossa população, no sentido conscientização no uso da água”, ressaltou a aecretária Municipal de Agropecuária, Janice Silveira.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que o esquema é necessário para garantir que o município mantenha o controle do abastecimento, tanto da zona rural quanto na zona urbana. “Dentro de nossa limitação, conseguimos atender toda a demanda da comunidade. Atualmente o município faz o abasteci-

mento de casa em casa no interior, para mais de 250 famílias, só que esse número de famílias sobe para 400 quando estamos no período forte de estiagem”, explica.

O gestor também solicita a colaboração da comunidade para o consumo moderado e sem desperdício de água. Ele solicitou que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas seja moderado para diminuir o consumo.

A sede de Hulha Negra é abastecida exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão-pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta e o assentamento Santo Antônio, por exemplo.

A empresa Luiz Fernando Recus Ltda iniciou, na terça -feira, as obras de pavimentação do Lote 1 na sede no Município de Aceguá. Ao todo, oito vias serão pavimentadas no centro da cidade. O contrato foi assinado em novembro e deve viabilizar o pavimento das ruas 504, 505, 506 e 510. As vias têm 18 metros de largura e uma extensão total de 897,25 metros cada.

O prefeito Marcus Aguiar, acompanhado do secretário Geral de Governo, Maurício Porto, e a engenheira responsável, Murieli Davila, visitaram o local e acompanharam o início dos trabalhos. Segundo o chefe do Executivo, a

empresa foi contratada por regime de empreitada global, compreendendo material e mão de obra, referente ao Programa Pavimenta RS. O valor total da obra é R$ 2.937.106,08. Ele salienta que a intenção é pavimentar, drenar e fazer as calçadas. Para a empreitada, serão utilizados blocos intertravados (Unistein).

A vigência do contrato será de 120 dias, a contar da data do recebimento da ordem de serviço. Na rua 504, frisa o projeto, serão pavimentados os trechos das ruas 510 até a 513; rua 505, das ruas 512 até a 513; da rua 506, o trecho será da rua 510 até a 513; e da rua 512 será da rua 506 até a rua 505.

Hospital da Colônia Nova reajusta contrato com o Estado

A contratualização entre Hospital da Colônia Nova e o Estado do Rio Grande do Sul, com validade até 2026, teve os valores reajustados.

Conforme divulgado, no contrato anterior, firmado em 2021, o valor anual era de R$ 822.313,44 e, agora, com a prorrogação e atualização do contrato, o montante passa para R$1.000.230,00 ao ano, chegando a R$ 83.352,5 por mês.

Conforme o documento, com esse valor o Hospital deve executar serviços hospitalares e ambulatoriais no âmbito do Sistema Único

de Saúde (SUS), especificados, tecnicamente, no Documento Descritivo, previamente aprovado pelas partes, visando a garantia da Atenção Integral à Saúde, a serem prestados aos usuários.

O valor foi reajustado devido à inviabilidade da prestação de serviço com o valor anterior, que chegava a R$ 68.526,12 por mês. O Hospital, vale lembrar, atende cerca de 60 internações por mensais e realiza procedimentos ambulatoriais. A maior parte do valor é destinado para a manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

www.jornalminuano.com.br
16 DE DEZEMBRO DE 2022 11
RegiãoBAGÉ, 15 E
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Estão sendo utilizados caminhões-pipa para distruibuição no interior do município Valor total da obra é R$ 2.937.106,08

Mar do Sertão - GLOBO - 18h30min

José despista Candoca sobre suas descobertas no hospital. Xaviera encontra a certidão de nascimento de Rivaldo Pereira nos pertences de Tertulinho, mas não dá atenção. Márcio destrata Cira. Coronel Tertúlio confronta Pajeú. José comenta com Tertulinho e Deodora sobre Rivaldo Pereira, e percebe a movimentação cúmplice dos dois. Floro Borromeu sugere que o coronel procure Candoca. Firmino garante a José que o ajudará a descobrir mais sobre Rivaldo Pereira, e Xaviera afirma que viu esse nome na casa de Tertulinho. Maruan diz a Labibe que só voltará a dormir com ela após o casamento. Coronel Tertúlio comenta com Candoca que teme uma tragédia entre José e Tertulinho.

Cara e Coragem - GLOBO - 19h

Leonardo presta depoimento para Marcela e Paulo, mas mente para proteger Regina. Rebeca revela a Danilo que descobriu suas falcatruas. Clarice procura Leonardo. Moa consola Rebeca, que implora para ver Chiquinho. Lou e Rico comunicam os pais do casamento e todos se emocionam. Leonardo pede para Regina se entregar à polícia, e ela o abandona. Olívia diz a Enzo que precisa entender a verdade sobre a história da vasectomia de Alfredo. Rebeca pede para Célia e Fernanda continuarem a morar com ela. Regina conta para Danilo que Leonardo foi à polícia. Olívia questiona Pat sobre o histórico médico de Alfredo. Martha procura Leonardo. Olívia confronta Alfredo, que confessa que Sossô não é sua filha biológica. Danilo e Regina se beijam.

Travessia - GLOBO - 21h

Guerra e Moretti desviam os olhares um do outro. Helô pergunta a Stenio se Moretti não lhe contou que atropelou uma pessoa pensando que fosse Oto. Talita e Gil observam Guerra flertando com Silene. Oto marca um encontro com Rudá e pede para o garoto não contar nada a ninguém. Dante dá seu depoimento para a psicóloga no processo de guarda de Tonho. Sara conta a Dante que descobriu onde Moretti mora. Laís e Monteiro estão preocupados com Theo e pedem ajuda a Isa. Moretti avisa para um empresário não contratar Oto. Brisa vai até a casa de Ari.

As demandas no trabalho não serão poucas e vão exigir muito pique. O bom é que você terá energia e disciplina para dar conta dos deveres e ainda vai mostrar pra chefia o tamanho da sua competência. À tarde, tome cuidado para não se estressar com fofoquinhas.

A começar pela parte financeira, que pode trazer surpresinha boa em jogo, rifa, loteria, além de oportunidades de ganhar dinheiro com seus dons e talentos. Os contatos com parentes e pessoas queridas também estarão protegidos, mas há sinal de tensões no trabalho.

Se sentir que precisa de mais descanso, não hesite para reorganizar sua rotina e diminuir a carga de trabalho. Mesmo porque, a quadratura entre Sol e Netuno só reforça o alerta de que é preciso pegar mais leve para não se estressar no serviço nem penalizar sua saúde.

Seu lado sociável está bombando e você tende a atrair amizades com facilidade. Vai transitar numa ótima em qualquer grupo, conversar bastante e fazer mil contatos: hoje não faltará companhia. No trabalho, sua disposição para cooperar só irá te favorecer.

Palavras Cruzadas

Período indicado para resolver pendências e colocar tudo em ordem no serviço ou na casa. Quem desempenha uma atividade autônoma, atua em home office ou lida com produtos e serviços voltados para o lar pode ter um bom retorno, inclusive no bolso.

Saberá atender as expectativas das pessoas e pode expandir seus serviços com divulgação nas redes sociais. Os astros também dão sinal verde para atividades ligadas a moda, estética, marketing, parcerias e acordos comerciais.

Não vão faltar senso prático, criatividade e perseverança para chegar aonde quer, mas você precisará se desligar dos assuntos da vida pessoal. É que outros astros se estranham no céu e apontam risco de perrengues com gente próxima ou da família.

De bem com o mundo e com a vida! É assim que você pode ficar ao hoje e quem dá o recado é a Lua, que começa a brilhar no seu signo ao raiar do dia. Pode esperar surpresas deliciosas na conquista, só não marque bobeira no convívio com parentes e o mozão.

No lado amoroso, as coisas ficam mais maneiras e um clima de estabilidade deve reinar no relacionamento. Se está na pista, é bem capaz de pintar interesse por alguém que conhece e encontra sempre, ainda mais colega de profissão.

O dia começa com boas vibes da Lua, que muda de signo e cenário, anunciando novidades e mudanças positivas na sua vida. Se quer começar uma atividade diferente, um curso ou dar start em um projeto que sempre desejou botar em prática, a hora é essa.

Você vai conquistar aliados, apoios e seus projetos podem fazer sucesso repentino. Na paixão, notícia de paquera vai deixar você muito mais alegre. Pode receber proposta de namoro de alguém que admira.

Hoje a Lua traz mudanças e realça a sua habilidade para fazer acordos, alianças e parcerias. Mas nem tudo virá fácil e você precisará ter mais foco e paciência para vencer bagacinhas, principalmente na carreira. Sol e Netuno apontam situações confusas.

BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM bem LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES Novelas Horóscopo Loterias 10 25 31 37 38 57 02 13 40 43 70 Sorteio: 6023 Sorteio: 2403 Sorteio: 2547 Sorteio: 2687 Sorteio: 2455 03 04 05 06 07 10 11 13 14 15 16 19 20 21 22 LOTOFÁCIL 01 09 19 23 24 25 27 32 39 43 44 53 60 62 68 76 86 88 96 99 LOTOMANIA 13 14 24 28 33 44 1º22 24 31 32 40 44 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05723 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 044700 086753 095216 036671 016640

Autor bajeense busca raízes históricas da relação da equitação na formação cultural do gaúcho em obra literária

Ligado ao meio rural desde tenra idade, Henrique Fagundes da Costa sempre enxergou no campo não apenas o que a vista alcançava, mas também um apreço genuíno pelo imaterial ligado ao meio: a tradição, costumes, valores e toda a história que o clima bucólico dos pampas traz em sua esteira. E foi justamente essa paixão que motivou a escrita do livro “Influências - uma história de como a equitação transformou o curso da humanidade e como essas influências chegaram ao Pampa para forjar o gaúcho”.

A segunda edição do livro, revisada e ampliada, foi lançada no início de novembro, no Teatro São Pedro, e na Feira do Livro em Porto Alegre. Agora, a obra de Fagundes será apresentada aos bajeenses nesta quinta-feira, 15, durante a programação da 4ª edição do FestFronteira Literária, que acontece na Praça Silveira Martins (Praça do Coreto), a partir das 18h.

Fagundes nasceu em Bagé, em uma família de produtores rurais. Cresceu ligado ao campo e aos animais - tanto que, quando chegou a hora de escolher a profissão, optou por Medicina Veterinária. Nas horas vagas, o interesse se dirigia ao pampa e seus costumes. “Campo é muito maior que uma área de terra. Ele envolve muito costume, tradição e conhecimento”, diz.

Leitor ávido, procurava assuntos da área de interesse nas viagens que fazia para Argentina e Uruguai, para tratar sobre negócios da pecuária. “Sempre gostei muito de livros. Quando fazia viagens, via nas livrarias e sebos de Buenos Aires e Montevidéu livros de mesa, lindos, ilustrados, com temáticas do campo”, destaca.

Com o tempo, desenvolveu um interesse específico por ar-

reios e prataria. A partir de 2004, começou uma pesquisa sobre a temática e, para isso, contou com a ajuda especial do poeta, escritor e intelectual, Eron Vaz Mattos. “Ele me abriu a casa dele e me brindou com amizade. Tem uma bela biblioteca sobre o tema, que eu consultei, e me indicou outros caminhos a seguir”, explica.

Ao longo de seus anos de estudo, contudo, a ideia do livro tomou uma nova forma: ao invés de se concentrar na temática de arreios e prataria, pensou em ampliar a pesquisa. “Eu não tinha as ideias muito claras, de como seria o livro, do que iria falar. Porque a ideia era escrever sobre arreios, mas me dei conta que o arreio está sobre o cavalo, então aí já tem um novo elemento. E se tem o cavalo, tem equitação. Se tem equitação, tem o gaúcho. Então adicionei essas novas linhas de pesquisa, que traz possibilidades enormes e se cria uma nova configuração, ampliando a ideia inicial”, disse.

Assim, chegou até o tema final, sobre o surgimento do gaúcho como personagem histórico através da equitação. Para isso, começou procurando raízes históricas em Portugal, antes da conquista, Espanha, atravessou Gibraltar dirigindo as pesquisas ao norte da África, até perceber que as raízes eram ainda mais antigas. “Entendi que a única forma de conseguir contar a história era saber quando o homem montou a cavalo pela primeira vez - há cinco mil anos, nas planícies da atual Rússia - e traçar esse ca-

FestFronteira acontece quinta-feira

Após uma edição online, em meio à pandemia, e um ano sem atividades, a 4ª edição do FestFronteira Literária retorna neste ano, com enfoque no “fazer” literário e a participação dos escritores Gabriela Silva, Rafael Bassi, Emir Rossoni, Laura Ferrazza, Henrique Fagundes da Costa e Chico Botelho.

O evento contará com duas mesas temáticas, contando com convidados especiais. A primeira é sobre Literatura de Não-ficção e traz Laura Ferrazza, José Francisco Botelho e Henrique Fagundes da Costa. Os convidados irão debater os desafios de pesquisa e a construção de um livro histórico ou jornalístico, mas que cative o

minho da história humana com o cavalo, e como as influências foram sendo passadas até o sul do Brasil, onde a história recomeçou, porque não existia na América o cavalo como a gente conhece, os indígenas não montavam”, explica.

Para abranger todo o contexto, a obra foi dividida em três partes - Velho Mundo, Novo Mundo, e o apêndice, que traz, justamente, a ideia inicial: a história dos arreios e prataria. A escrita foi finalizada em 2018, após 14 anos de pesquisa. Contudo, a edição inicial foi lançada em meio à pandemia e com recursos limitados.

Após obter recursos através de uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura, teve a chance de editar uma versão de luxo, em capa dura e ilustrado, com revisão e ampliação do material. Para esta segunda edição, contou com a parceria do fotógrafo Eduardo Rocha, recriando cenas basilares da formação da cultura gaúcha. “Representamos desde cenas com povos originários, representadas por uma figura conhecida do Uruguai, Roberto Rivero, co-

leitor, tornando a leitura memorável.

Já a segunda mesa trata sobre os caminhos da escrita ficcional e traz Gabriela Silva, Rafael Bassi e Emir Rossoni, para o debate. “Esse ano é sobre o fazer literário, convidando as pessoas interessadas a trocar ideias e quem sabe incentivar novos escritores e escritoras da região a tirar seus textos das gavetas”, destaca Tavares. A atividade é gratuita e aberta ao público, e acontece na Praça Silveira Martins a partir das 18h desta quinta, 15.

A 4ª edição deste ano conta com apoio da LEB, da Secretaria de Cultura e Turismo do município, e foi integrado às atividades natalinas de Bagé.

nhecido como Índio Rivero; Edu Macedo representando o gaúcho histórico, além de personificação de changadores, tropeiros, e outras fases importantes da história”, destaca.

Inclusive, o autor já tem nova obra à caminho: ele projeta para o outono de 2023 o lançamento do livro “Passo Real do Candiota: as extraordinárias histórias de um homem que vive há

quase cem anos sobre a terra”, baseado nas histórias do avô, João Eugênio Fagundes. O escritor usou o avô como fonte primária para relatos da vida no campo, narrando conhecimentos baseados em oralidade e causos de campanha. “Ele presenciou e vivenciou modificações profundas, tanto no sistema de produção quanto cultural, da vida no campo em si”, destaca.

13 BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 Cidade www.jornalminuano.com.br
Fagundes em sessão de autógrafo no lançamento do livro DIVULGAÇÃO

Segurança

Óbitos

Idoso morre após ser atropelado na avenida São Judas Tadeu

Na manhã de terça-feira, dia 13, por volta das 8h, Dejanir Paulo Camargo, de 80 anos, morreu após ser atropelado enquanto caminhava na avenida São Judas Tadeu, pŕoximo a uma borracharia, na zona leste de Bagé.

De acordo com o registro de

ocorrência da Delegacia de Polícia de ProntoAtendimento (DPPA), a filha da vítima relatou que ele fazia uma caminhada no momento em que foi atropelado por um veículo.

Consta que Camargo chegou a ser socorrido pela condutora do automóvel e removido do local pelo

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vindo a morrer por volta das 14h30min no Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé.

A investigação do caso ficará a cargo da Primeira Delegacia de Polícia Civil.

Obras da base descentralizada da Guarda Municipal devem iniciar em janeiro

O treinamento dos agentes da futura Guarda Municipal está em pleno desenvolvimento. A ideia, de acordo com o secretário municipal de Segurança e Mobilidade, Rodrigo Fialho, é que, no mais tardar em abril, o grupo esteja formado e pronto para atuar. Antes disso, contudo, deve ocorrer a adaptação de uma base descentralizada projetada para funcionar junto à Praça de Esportes.

Fialho destaca que a estrutura já tem o projeto pronto, feito pela ASM em uma parceria públi-

co/privada. “A Secretaria de Planejamento já avançou, fizeram os estudos, verificando se tem que passar pelo Conselho de Patrimônio (Compreb). Em janeiro já farão a reforma no local onde fica os banheiros. Ali, a Guarda ficará 24 horas em rodízio, fora o monitoramento”, explicou.

De acordo com o secretário, a base foi escolhida após um um levantamento apontar que a Praça de Esportes lidera em número de casos de criminalidade. “No local é muito comum registros de per-

Operação Pampa Segura prende acusado de abigeato em Bagé

Na quarta-feira, dia 14, em continuidade das ações relacionadas à Operação Pampa Segura, policiais realizaram o cumprimento de mandado de prisão preventiva, de um jovem de 19 anos, expedido pela 1ª Vara Criminal de Bagé. O indivíduo, conforme divulgado, é investigado junto com outros suspeitos que foram presos em flagrante, acusados de abigeato, no dia 9, na localidade da Serrilhada, interior de Bagé.

Após a prisão do trio naquele dia, ocasião em que cometiam o

furto de 15 ovelhas vivas, o juiz plantonista determinou que os investigados fossem colocados em liberdade mediante uso de tornozeleiras eletrônicas, devendo se recolherem a seu domicílio nos horários compreendidos entre às 20h e 6h da manhã.

De acordo com a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais (Decrab), ocorre que o indivíduo preso na ação recente havia removido o equipamento eletrônico, ato que motivou a representação do Minis-

turbação de sossego, depredação de patrimônio, danos, venda de drogas lícitas e ilicítas, consumo abertamente”, ressaltou Fialho. Já a base fixa da Guarda Municipal deve ser instalada em outro ponto, também na área central da cidade. “Agora começam as frentes de trabalho para aquisição de equipamentos”, complementou o secretário ao afirmar que será buscado, junto ao Estado, a aquisição do armamento que será utilizado pelos profissionais de segurança.

tério Público pela sua prisão preventiva, o que foi deferido pela 1ª Vara Criminal de Bagé.

Pedestre relata roubo e agressão no interior da Praça da Estação

Por volta das 18h50min de terça-feira, dia 13, um jovem de 22 anos registrou, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que foi vítima de roubo e agressões cometidas por sete pessoas na Praça da Estação, na

área central de Bagé.

De acordo com o registro de ocorrência da DPPA, o pedestre contou que estava na Praça da Estação, quando sete indivíduos se aproximaram, portando facas, a fim de subtrair seu celular. Consta que

ele chegou a ser agredido por três deles, com socos e chutes, atingindo suas costas e a região da cabeça.

O denunciante informou, ainda, que estava com uma mulher que conseguiu fugir do local no momento do crime.

BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br
14 P o
a
p g
VIDEOLAPAROSCOPIA - ENDOSCOPIA DIGESTIVA - COLONOSCOPIA Rua Ismael Soares, 64 - sala 03 / (53) 33123372 JOÃO BENIGNO LUCAS SOARES, 82 anos, industriário aposentado, casado com Ceni Pereira Soares. Residia na rua Salim Kalil, bairro Bonito. Deixa os filhos Ronnie, Rodinei e Rudimar. MANOEL PEDRO DEL PINO, 76 anos, aposentado, solteiro. Residia na rua 213, bairro Santa Carmem. LUIZ AFONSO NUNES CHAVES, 71 anos, pintor aposentado, solteiro. Residia na rua Flores da Cunha. IRANI BATISTA TORMA, 72 anos, aposentado, casado com Leoni Cunha da Silva Torma. Residia na rua Salgado Filho. Deixa os filhos Luciana, André e Roberto. JOSÉ CARLOS REIS, 74 anos, comerciário aposentado, viúvo. Residia na rua Carmem Miranda, bairro Parque Marília. Deixa os filhos Daison, Jeison e Joice Elisiane. ELFRIDES SILVA DE SOUZA, 58 anos, artesã, casada com Luiz Sérgio Pacheco de Souza. Residia na rua Nei Ornelas de Cunha, bairro Jardim Monte Carlo. Deixa os filhos Igor Roger, Paulo Ricardo, Suselen e Adriana. Fialho, em reunião com futuros agentes, destaca que estrutura já tem projeto pronto DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Guarany convoca eleição para Conselho Deliberativo

Atletas da Escolinha TP Futsal passam por avaliação no Grêmio

Lucas Prado e Fabiano Jardim estiveram nas dependências do Tricolor Pleito está marcado para o dia 20

O presidente do Guarany, Tato Moreira, convocou assembleia geral extraordinária para a próxima terça-feira, dia 20, na sede do clube. A pauta do dia é a eleição e posse dos membros do Conselho Deliberativo. Em seguida, definirão o presidente do Conselho. A primeira chamada será às 19h (com presença mínima de 50% dos associados com direito a voto). A segunda, às 19h30min (com, no

mínimo, nove sócios com direito a voto).

Para inscrição de chapas, os interessados têm que realizar o processo até esta quinta-feira, 16, na sede do clube, das 14h às 17h, mediante apresentação de petição assinada por todos os componentes da chapa para o conselho. As chapas concorrentes serão divulgadas, posteriormente, via imprensa. Integram a Junta Eleitoral, os sócios Pe -

dro Moura, Márcio Muza e Sérgio Lo Lacano Galvani.

O escrutínio será realizado logo após o término do pleito (encerramento previsto para as 22h), pelo presidente da Comissão Eleitoral, com indicação da chapa vencedora. Terão direito a voto os sócios em dia e, no mínimo, um ano de vínculo. Eventuais acertos de pendências poderão ser feitos no local da eleição.

Dois atletas da Escolinha

TP Futsal passaram, na semana passada, por avaliação na capital.

Lucas Prado e Fabiano Jardim estiveram nas dependências do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. A

ação foi viabilizada mediante parceria entre Escolinha TP Futsal e o Cacique Sports, de Pelotas. O jovem Fabiano Jardim foi aprovado e já retorna, em março, ao clube tricolor.

BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Cougo Dias
Divu L gação Yuri

Abrem inscrições para a Descida do Camaquã

As inscrições para a 28ª Descida do Camaquã, que ocorrerá entre os dias 21 e 22, estão abertas desde quarta-feira, dia 14. Neste ano, as participações serão limitadas a 100 pessoas, somente veteranos e indicados. A ficha de inscrição e o regulamento podem ser obtidos junto à equipe de organização e encaminhada até 10 de janeiro.

Para esta edição, o acampamento será na Restinga, em Pinheiro Machado, na propriedade de Irene Barbosa. O percurso do primeiro dia será de 22 quilômetros, a partir do acampamento até a balsa, na divisa com Sant’Ana da Boa Vista. No segundo dia, a largada acontece na propriedade de Carlos Aires, até o acampamento, com percurso de 13 km. “Durante a navegação, passaremos por pontos de destaque, como a Cachoeira do Fervor, Poço do Dourado, Cachoeira do Teté, Poço da Anta e Cachoeira do Diogo, além de paisagens deslumbrantes”, explica José Crespo, coordenador da Descida.

Para sua realização, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Pinheiro Machado e participação do prefeito, Ronaldo Costa Madruga, e o vice, Rogério Moura, assim como remadores. Também participará da Descida a equipe de remadores Sentinela, de Dom Pedrito, e a equipe Caiaqueiros, de Piratini. Além disso, contará, também, com alunos do 9º Ano das E.M.E.F.s Avelino Assis Brasil, Dois de Maio e Emanuel Lucas

Prisco, na 1ª Gincana Ecológica do Camaquã. “Aguardamos a confirmação do Corpo de Bombeiros, que irá disponibilizar guarda-vidas durante a navegação”, pontua Crespo. Vale destacar que

cada remador será responsável por sua alimentação no acampamento e nos percursos por água. Para adultos, a contribuição para custeio das despesas será de R$ 60 para custos com vistorias, ali -

mentação dos guarda-vidas, confecção de pulseiras, entre outros. Crianças até 10 anos incompletos não pagam inscrição, porém, devem ser inscritos com preenchimento da ficha.

Contracapa BAGÉ, 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2022 jornalminuano.com.br 16
Cachoeira do Diogo será um dos pontos do trajeto Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.