20180721

Page 13

Cidade

www.jornalminuano.com.br

BAGÉ, 21 E 22 DE JULHO DE 2018 Tiago Rolim de Moura

13

Novas suspeitas de gripe são descartadas após exame

Tiago Rolim de Moura

Medida da Anvisa permite que estabelecimentos de saúde realizem aplicação em locais adaptados

Serviços de vacinação ainda não são realizados nas farmácias de Bagé

No final de 2017, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação de vacinas em farmácias de todo o País. Desde então, algumas empresas já estão realizando a adequação de espaço e o cadastramento para atender à demanda de vacinação da população. Em Bagé, entretanto, nenhuma empresa oferece o serviço, por enquanto. Nesta semana, a reportagem do Jornal MINUANO esteve em filiais das maiores redes de farmácia que atendem na cidade e nenhuma delas oferece vacinação. No caso da Farmácia Alves, por exemplo, a farmacêutica Denise Cardomo Pimenta explica que a empresa conta

com ambulatório adequado para aplicação de medicamentos. Contudo, não há oferta de vacinas no local. “Temos um grande movimento para injeção de medicamentos, que fazemos somente sob prescrição médica”, explica. Em uma das unidades da rede de farmácias São João, a reportagem foi informada que, na cidade de Bagé, nenhuma unidade possui local específico. O auxiliar administrativo Marcelo Barreto Meirelles ressalta que a liberação da oferta desses serviços está atrelado à adaptação de espaço, com disponibilidade de um ambulatório específico para a aplicação das vacinas, que a farmácia não dispõe.

Outra grande rede, a Panvel, que foi uma das primeiras a se adaptar em alguns municípios do Estado, ainda não oferece vacinação em Bagé, também por falta de espaço adaptado ao serviço. A rede Agafarma, apesar de possuir ambulatório e profissional capacitado para o serviço, realiza apenas aplicação de medicamentos, verificação de pressão e glicose e colocação de brincos. O texto do regulamento nacional atualizado permite a disponibilidade de vacinação em estabelecimentos de saúde, como farmácias, contra a gripe, pneumonia, tríplice (sarampo, rubéola e caxumba), hepatite, meningite, entre outras.

Doses da tríplice ainda estão disponíveis nos postos A 7ª Coordenadoria Regio- nove casos suspeitos nos municínal da Saúde (7ª CRS) recebeu o pios de Bagé, Aceguá, Dom Pedriresultado dos exames de duas pes- to e Hulha Negra e apenas um foi soas com suspeita de gripe que es- positivo. tavam sob investigação. As mosA 7ª CRS atende Aceguá, tras haviam sido encaminhadas Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hupara o laboratório em Porto Ale- lha Negra e Lavras do Sul e a vigigre, na última semana. Os dois ca- lância está em constante monitorasos foram descartados. mento dos casos suspeitos. Os boleNo início da semana, a coor- tins são divulgados semanalmente. As pessoas que ainda não fodenadoria havia confirmado o primeiro caso de gripe pelo vírus ram imunizadas contra os vírus H1N1 na região. A paciente, uma H1N1, H3N2 e Influenza B Inmulher de 59 anos, é natural de fluenza ainda podem procurar as Aceguá. Conforme a responsável doses nos postos de saúde do mupela vigilância epidemiológica da nicípio. Toda a população, inde7ª CRS, Cândida Britto, até agora pendente de integrar os grupos de a coordenadoria havia monitorado risco, pode receber a dosagem.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.