Verbo 2019 - Pesquisa e Desenvolvimento

Page 47

Verbo. Novembro de 2019. O pimental está no topo do ranking de alimentos com resíduos de agrotóxicos acima do permitido.

agrícola está voltada basicamente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) coordena o

para a produção de grãos destinados

Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos

à alimentação animal. Além disso,

(PARA). O último levantamento feito pelo Programa foi em 2015.

questiona a redução de uma vasta região

Foram analisadas quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos.

do território brasileiro ao cultivo de

No topo do ranking, está o pimentão, com 91,8% acima do resíduo

cana-de-açúcar, soja e eucalipto. Se

de agrotóxico permitido, seguido do morango, com 63,4%. Dos

somadas, essas áreas equivalem a quatro

alimentos analisados, a batata foi a única que não apresentou

vezes o tamanho de Portugal.

qualquer indício de irregularidade.

É sabor de glifosato?

O estudo abre ainda outras questões. Afinal, consumimos diversos

O glifosato é um dos exemplos que Larissa cita em suas pesquisas. É princípio ativo de diversos herbicidas e também o agrotóxico mais vendido do mundo. Só no Brasil, a substância está presente em 110 produtos comercializados. Com sua popularidade em alta, em 2015, a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc), parte da Organização Mundial de Saúde, fez um levantamento sobre os efeitos desse produto em seres humanos e concluiu que o glifosato poderia ser cancerígeno. “Se uma criança de 20 quilos consumir 100 gramas de soja por dia, dentro dos limites estabelecidos por lei, ela já terá extrapolado em 20% o que o seu peso corporal seria capaz de tolerar de glifosato”, diz a pesquisadora.

desses alimentos no mesmo dia. Porém, o levantamento não cruza a quantidade de agrotóxicos encontrados em uma dieta de 2 mil calorias diárias, média indicada para adultos saudáveis.

Opções de cardápio Em 2019, o Paraná se destacou pelo número de notificações de intoxicação por pesticidas. Por esse motivo, como alternativa para o problema, em alguns municípios, tornou-se lei a implantação de “cortinas verdes”. Duas fileiras de árvores, uma arbustiva e uma árborea, formam essa cortina. As árvores devem ser plantadas a 50 metros da divisa entre o núcleo urbano e a propriedade rural. Outros projetos para reduzir a utilização de agrotóxicos nas plantações estão em andamento. A agroecologia é um deles, ela promete reduzir os problemas causados pelo modelo de agricultura tradicional, dispensando agrotóxicos na produção de alimentos. Quando for ao mercado e vir bonitos morangos na bandeja, vai se lembrar do que ele pode causar à sua saúde? Por que continuamos consumindo esses alimentos se todos esses dados estão à nossa disposição? A resposta pode ser o ponto de partida para mudanças nos hábitos em busca de qualidade de vida. Da nossa e da natureza.

47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.