6 minute read

Fiocruz e Grupo Oncoclínicas assinam acordo para pesquisa e inovação em oncologia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Oncoclínicas anunciam a criação do Centro Integrado de Pesquisa em Oncologia Translacional (CIPOT), através de uma parceria público-privada na área de estudos sobre o câncer. A instituição reunirá esforços e investimentos em pesquisa, inovação, ensino e empreendedorismo na oncologia.

Trata-se de uma iniciativa que se soma às demais estratégias da Fiocruz no campo, no sentido de ampliar as cooperações para pesquisas, com a troca de experiências, mão de obra e conhecimentos, fortalecendo também o sistema público”, declara o vicepresidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger.

Advertisement

O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo. Só no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 704 mil novos diagnósticos a cada ano do triênio de 2023 a 2025. O número representa um desafio constante para a saúde pública: melhorar a equidade no acesso aos exames preventivos e diagnósticos para descobertas em estágios iniciais e rápido começo do tratamento são alguns dos gargalos enfrentados pelo país ainda.

“A expectativa é que a criação do centro traga impacto no rastreamento da doença e diagnóstico precoce, além de te- rapias inovadoras que proporcionem mais eficiência nos custos na jornada do tratamento oncológico, evitando os altos gastos com cirurgias, melhorando a expectativa e qualidade de vida dos pacientes oncológi- cos”, explica Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas.

A assinatura do acordo aconteceu no Centro de Documentação em História da Saúde, em Manguinhos. A mesa de abertura contou com a presença do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, do assessor especial da Fiocruz, Rodrigo Correa de Oliveira, e do diretor médico do grupo e presidente do Instituto Oncoclínicas, Carlos Gil Ferreira. Participaram ainda do evento as vices–presidentes de Pesquisa e Coleções Biológicas, Maria de Lourdes, de Ensino, Informação e Comunicação, Cristiane Machado, além do diretor do CDTS, Carlos Morel, da diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Tânia Araújo-Jorge, e representantes do Grupo Oncoclínicas, e da Fiocruz.

A Jornada Paulista de Radiologia (JPR) é sem dúvidas o maior evento do segmento de Diagnóstico por Imagem da América Latina e está entre os 4 maiores eventos a nível mundial.

Especialmente em 2023 pudemos constatar a importância, a relevância e o prestígio deste evento para todos que atuam neste fundamental segmento do setor de HealthCare.

A Carestream do Brasil foi um dos destaques nesta 53ª Edição realizada na semana de 27 a 30 de abril de 2023, com um estande moderno e bastante atrativo, apresentando seus principais produtos e lançamentos, que trazem inovações para aprimorar o cuidado aos pacientes, confiabilidade e eficiência para os fluxos de trabalho.

As soluções da Carestream apresentadas neste evento, incorporam recursos de Inteligência Artificial que possibilitam robusto processamento de imagem, eficiência dos fluxos de trabalho, excelente qualidade de imagens e eficiência de dose, permitindo diagnósticos mais precisos e aprimorando o cuidado aos pacientes.

Considerando que nesta edição da JPR o tema foi: “Disseminando conhecimentos em Radiologia Pediátrica”, a Carestream apresentou uma solução de Detectores (DRXLC) que atende com especial atenção a este público infantil.

O Detector DRX-LC é uma solução para capturar imagens de Raios-X de coluna total e de ossos longos, especialmente para pacientes pediátricos ou com mobilidade limitada, que apresentam dificuldades para permanecer imóveis durante um longo período.

Ainda no portifólio de Detectores, apresentamos também o Detector Lux 35, com um design inovador que substitui o vidro em sua composição por um material mais leve e durável, portanto mais ergonômico, com maior facilidade para ser carregado e posicionado, ajudando a minimizar a tensão muscular e fadiga dos tecnólogos.

• Utilização de Inteligência Artificial através do Software ImageView com algoritmos que tornam as imagens cristalinas e controle otimizado de dose.

• Controles de “touch screen” tanto na tela principal como no visor da cabeça do tubo que permitem que os técnicos tenham controle total do sistema sem se afastar do paciente.

A realidade do setor de saúde no Brasil, requer que as empresas que atuam neste segmento possam oferecer soluções que atendam a um vasto espectro de instituições com os mais diversos níveis de recursos financeiros e especializações. Para atender esta demanda, que é especialmente importante em um país como o Brasil, onde os recursos para investimentos são muitas vezes limitados, a Carestream apresentou neste evento o Horizon X-Ray System

A leveza e as bordas arredondadas são especialmente úteis ao realizar imagens nos leitos, proporcionando conforto e agilidade tanto aos técnicos como aos pacientes.

Além da ergonomia e redução de defeitos e danos devido ao detector não ter vidro em sua composição, este detector proporciona também uma menor dose de exposição e melhor qualidade de imagem devido à utilização do cintilador a base de iodeto de césio.

O cuidado aos pacientes, em especial àqueles com mobilidade reduzida ou que estejam em salas de terapia intensiva, requer que os equipamentos de diagnóstico médico possam ser deslocados para onde estes pacientes se encontram, minimizando desta forma os efeitos colaterais e os riscos na movimentação destes pacientes.

Levando em consideração estes fatores e com os inputs apresentados pelos nossos clientes, a Carestream desenvolveu e apresentou neste evento, o sistema móvel de Raios-X DRX-Rise Mobile System

Com todos os recursos de uma sala de Raios-X a um preço econômico, o Horizon X-Ray System tem a configuração certa para atender as necessidades imediatas, com a possibilidade de atualização para o futuro, podendo ser convertida em uma sala Digital (DR) com a adição de detectores ou ainda para radiologia computadorizada (CR) através de cassetes.

O Detector DRX-LC possibilita a captura de imagens de ossos longos com apenas uma exposição, permitindo:

• Redução da dose de Raios-X ao paciente

• Economizando tempo para realização do exame e acelerando o fluxo de trabalho

• Diminuição da repetição de exposição devido a movimento indesejado do paciente

• Maior conforto para o paciente

O Processamento Pediátrico Carestream, fornece técnicas de aquisição padrão e parâmetros de processamento de imagem otimizados especificamente para o tamanho do corpo de cada paciente pediátrico — desde o menor paciente neonatal até o maior adolescente. O processamento de multifrequência de sete bandas oferece supressão de ruído e aprimora os detalhes para exames pediátricos mais produtivos.

Este sistema traz mobilidade, versatilidade e economia, sendo projetado e desenvolvido com informações fornecidas por radiologistas de diversos países e instituições de saúde de referência mundial.

Trata-se de uma solução completa e robusta com recursos que oferecem combinação perfeita de produtividade, potência e conveniência.

O DRX-Rise Mobile System é ideal para clínicas, instalações de atendimento de urgência, hospitais e centros de diagnóstico por imagem; dentre os recursos disponíveis nesta solução, podemos salientar:

• Bateria de lítio que permite produtividade ininterrupta para movimentação (50 Km) e disparos de Raios X com uma única carga.

• Geração de imagem à beira do leito do paciente (bed side image), eliminado a movimentação e proporcionando uma melhor atenção ao paciente.

Projetado para centros de atendimento de urgência, hospitais e centros de diagnósticos por imagem, o Horizon X-Ray System oferece qualidade de imagem excepcional, excelente produtividade e flexibilidade para os principais exames de Raios-X; trata-se de uma solução amigável que atende à necessidade da radiografia analógica, podendo ser facilmente convertido em uma sala DR. Possui mesa de tampo flutuante que permite posicionamento do paciente de forma rápida e confortável.

A Carestream é uma das principais fornecedoras mundiais de sistemas de radiografia digital (digital radiography, DR) e de radiografia computadorizada (computed radiography, CR) com um histórico comprovado de inovação. Esse histórico inclui além dos lançamentos que mencionamos neste artigo, um extenso portfólio de produtos tais como, o sistema móvel DRX-Revolution, que introduziu a primeira coluna telescópica do setor, nossa sala de Raios-X DRX-Compass e nossas plataformas de software ImageView empoderadas por Inteligência Artificial (AI).

Gostaria de acrescentar que a Carestream continua com o compromisso de fornecer ao mercado, soluções inovadoras e que transformam e ajudam a salvar vidas com o excelente serviço e suporte que sempre oferecemos aos nossos clientes.

Estamos a disposição e temos o prazer de estarmos em contato com vocês para apresentar o que a Carestream pode fazer por vocês e por suas unidades de imagem para diagnóstico. Fiquem à vontade para visitar nosso Hospital Virtual e conhecer todas essas soluções e muito mais. www. carestream.com/virtual-hospital

Expediente

Interação Diagnóstica é uma publicação de circulação nacional destinada a médicos e demais profissionais que atuam na área do diagnóstico por imagem, especialistas correlacionados, nas áreas de ortopedia, urologia, mastologia, gineco-obstetrícia.

Conselho Editorial

Sidney de Souza Almeida (In Memorian), Alice Brandão, André Scatigno Neto, Augusto Antunes, Bruno Aragão Rocha, Carlos A. Buchpiguel, Carlos Eduardo Rochitte, Carolina Rimkus, Dolores Bustelo, Felipe Kitamura, Hilton Augusto Koch, Lara Alexandre Brandão, Marcio Taveira Garcia, Maria Cristina Chammas, Nelson Fortes Ferreira, Nelson M. G. Caserta, Regis França Bezerra, Rubens Schwartz, Omar Gemha Taha, Selma de Pace Bauab e Wilson Mathias Jr.

Consultores informais para assuntos médicos. Sem responsabilidade editorial, trabalhista ou comercial.

Fundado em Abril de 2001

Jornalista responsável: Luiz Carlos de Almeida – Mtb 9313

Redação: Lizandra M. Almeida, Claudia Casanova, Fanni Zygband, Hellen S. dos Santos Suzuki, Valeria Souza e Sandra Regina da Silva

Tradução: Fernando Effori de Mello

Arte: Marca D’Água

Fotos: Cleber de Paula e Evelyn Pereira e Igor Souza.

Imagens da capa: Getty Images

Administração: Ivonete Braga

Impressão: Formato Editorial

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 12 mil exemplares impressos e 35 mil via e-mail

Edição: ID Editorial Ltda.

Administração: Rua dr. Palinuro, 255

Centro de Tietê, SP – 18350-000

Contatos: (11) 99901-0195

Registrado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O Jornal ID – Interação Diagnóstica –não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens publicitárias e os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

E-mail: id@interacaodiagnostica.com.br www.interacaodiagnostica.com.br