5 minute read

Unicamp tem um novo docente em Radiologia

Em concurso realizado na Universidade Estadual de Campinas, o dr. Daniel Lahan Martins foi aprovado, obtendo o titulo de Professor Doutor da Faculdade de Ciências Médicas.

Com dois dias de duração, abrangendo toda a especialidade de Radiologia e Diagnóstico por imagem, o concurso veio coroar os esforços do prof. Daniel Lahan Martins, iniciados na Residência em Radiologia na própria Unicamp, com especialização em Ressonância Magnética de Abdome e Pelve pelo Instituto de Radiologia do HC-FMUSP.

Advertisement

Nas mídias sociais o prof. Daniel Lahan destacou a conquista, onde enfatiza “que estive num concurso que considero uma das mais importantes etapas da carreira. Refletir sobre a trajetória percorrida e perceber o quanto tudo foi prazeroso é muito gratificante. Ensinamentos de Professores e Mestres, estudos intensos, equipe qualificada disponível, poder contribuir para o diagnóstico dos pacientes com casos desafiadores, aulas, congressos, alunos. Além de tomar consciência de tudo o que foi feito, em poucas horas que estou vivendo esta nova fase, passei a enxergar o tanto que ainda há para se fazer e tantos outros novos desafios se aproximando.”

A banca examinadora, na foto com o novo docente da Unicamp, foi constituída pelos professores: Dr. Celso Dario Ramos (FCM-UNICAMP); dr. Antonio Rocha (FCMSCSP); dr. Valdair Muglia (FMRP-USP); dr. Fabiano Reis (FCM-UNICAMP) e dr. Sergio Dertkigil (FCM-UNICAMP).

Bahia – Ultrassonografia brasileira, em destaque no mundo – A reconhecida competência da ultrassonografia brasileira, com expressivas lideranças nos diversos pontos do País e grande presença internacional, mais uma vez é motivo de destaque. Acaba de ser eleito para o “board” da World Federation of Ultrasound in Medicine and Biology (WFUMB) o dr. Antonio Carlos Matteoni de Athayde, ex-presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, mais conhecido como dr. Matteoni para os que atuam na área. Eleito para o cargo de vice-presidente2, destacou em depoimento ao ID, a “sua eleição como uma consequência do excelente trabalho realizado pelos ex-presidentes da Federação Latino-Americana de Ultrassonografia em Medicina e Biologia (FLAUS) que fizeram parte deste board, sendo que dois deles chegaram à presidência da WFUMB, os Drs. Giovanni Guido Cerri e Cristina Chammas, ambos brasileiros, e o outro ex-presidente que tam- bém chegou ao board, foi o Dr. Leandro Fernandez, da Venezuela, grande parceiro dos brasileiros”.

São Paulo – Mulheres médicas ganham espaço na Academia Nacional de Medicina – Primeira mulher a assumir a diretoria a Faculdade de Medicina da USP, depois de ocupar a diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP, a Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, é a nova imortal da Academia Nacional de Medicina (ANM), ao lado de radiologistas, como os profs Giovanni Guido Cerri, que a saudou e Hilton Augusto Koch, ambos ex-presidentes do CBR. A sessão solene de posse foi realizada na sede da instituição no Rio de Janeiro. Contou com a presença de Eleuses Vieira de Paiva, atual secretário de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, radiologista, de Francisco José Barcellos Sampaio, presidente da ANM, acadêmicos, médicos, familiares e amigos da professora.

A apresentação foi feita por Giovanni Guido Cerri, titular da casa e também professor da FMUSP, que também saudou a nova acadêmica. "Emocionada, recebo esta indicação com profunda alegria e satisfação. Tornar-me parte da mais antiga instituição científica e cultural da América Latina, com quase dois séculos de existência e em atividade ininterrupta, desperta em mim um sentimento de gratidão e orgulho imensuráveis”, proclamou a Profa. Eloisa Bonfá durante o seu discurso.

Esclarece que “após deixar a presidência da FLAUS, assumiu o cargo de Conselheiro Administrativo da WFUMB, participando também dos comitês de congresso e de segurança em US. Seguramente o trabalho que desempenhei durante estes dois anos me credenciaram a postular o cargo e ter a confiança dos meus pares para ser eleito".

Enfatizou, também, o papel do “Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), que endossou seu nome para a presidência da FLAUS, o que possibilitou sua chegada ao board da WFUMB”. E, finalizando, em seu depoimento, destacou que o “atual board da WFUMB terá uma trabalho árduo e difícil pela frente, pois herdamos uma excelente gestão da Dra. Maria Cristina Chammas,como presidente da entidade, portanto, precisamos honrar, manter e buscar ampliar este legado, para nossa felicidade, ela como past-president faz parte do atual board e sempre teremos sua presença”.

São Paulo II – Nova geração de radiologistas em cargos de liderança – O dr. Marcio Sawamura, coordenador do Grupo de Radiologia Torácica do Instituto de Radiologia HCFMUSP, acaba de ser nomeado diretor do corpo clínico do InRad. Com graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e complementação especializada (fellow) em Radiologia Torácica pelo InRad é Doutor em ciências pela USP, com MBA em gestão da saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele chega ao novo posto devidamente credenciado para os desafios.

A intensa atuação na rotina da instituição e o trabalho com residentes e especializandos, também fazem parte da rotina desse especialista em radiologia do tórax, que ainda encontra espaço para colaborar com o ID Interação Diagnóstica, na produção de conteúdo.

Personalidade do ano na Saúde, um justo reconhecimento

Por sua atuação na pandemia do covid-19, disseminando informações confiáveis, lutando contra a desinformação e notícias falsas, a pesquisadora da Fiocruz, a pneumologista Margareth Dalcomo foi agraciada com o Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano.

Oato, na cerimônia no encerramento do evento, que mobilizou mais de 50 mil pessoas, durante 5 dias, é muito mais que um reconhecimento ao trabalho dessa especialista, e reforça o trabalho honesto a pesquisadora.

Pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Dra. Margareth Dalcolmo recebeu o merecido reconhecimento por seu papel crucial durante a pandemia de covid-19 ao fornecer informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação.

No início da cerimônia em homenagem à premiada, a Dra Waleska Santos, presidente e fundadora da Hospitalar Feira e Fórum, exaltou a importância do compromisso da médica em fornecer orientações precisas e esclarecedoras combatendo as informações falsas, que circularam nos meios de comunicação.

“Como uma forma de luz, trazendo clareza e orientação em meio à escuridão, Margareth emergiu como uma líder visionária no combate à pandemia, trouxe esperança e confiança, inspirando outros a seguir seu exemplo e acreditar na superação da crise. É com profundo respeito e gratidão que celebramos essa premiação”, felicitou Dra Waleska Santos.

Reverbera O Negativa

A dra. Margareth Dalcolmo, por sua vez, ressalta que a motivação para combater a desinformação vem justamente pela reverberação negativa que as notícias falsas traziam naquele momento.

“Em primeiro lugar, me sinto muito honrada e emocionada em receber esse prêmio tão importante e significativo do setor de saúde. Ao mesmo tempo em que sofria com críticas e ataques, recebia gestos de gratidão na rua que me mostravam a importância de continuar na luta por todos aqueles que perderam familiares e entes queridos”, ressaltou Dalcolmo.

Além de suas realizações no campo da medicina, Dra. Margareth também é autora de um livro premiado. Em 2022, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria ciências pelo seu trabalho intitulado “Um Tempo para Não Esquecer - a visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”.

Seu trabalho científico também foi reconhecido internacionalmente, com mais de 120 artigos publicados no Brasil e no exterior. Além disso, Margareth também faz parte do Grupo de Peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para aprovação de medicamentos essenciais e é membro do Comitê Consultivo Regional do Banco Mundial para projetos de saúde relacionados à tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.

Pr Mio Personalidade Do Ano

O Prêmio Personalidade do Ano foi criado em 2005 com o objetivo de reconhecer e homenagear as personalidades mais influentes e representativas do setor de saúde. Ao longo dos anos, essa premiação tem destacado profissionais renomados que têm contribuído de maneira significativa para o avanço da medicina e o bem-estar da sociedade.

De lá para cá já foram premiados diversas personalidades do meio médico-científico, como a Dra. Mayana Zatz, Dra. Zilda Arns, e o dr. Dr. Adib Jatene, entre muitos outros.