OUT / NOV 2014 nº 82
twitter.com/intdiagnostica
1
www.facebook.com/JornalID
outubro / novembro 2014 - Ano 13 - nº 82
outubro rosa
Os desafios do diagnóstico tardio no tratamento do câncer de mama
C
om números que parecem não baixar, o “Outubro Rosa” abre suas portas e coloca, mais uma vez, as discussões sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama nas manchetes dos jornais. As evidências do autoexame, embora sua grande utilidade seja reconhecida, não são suficientes. É preciso muito mais.
Os números assustam e o que se percebe, principalmente no Brasil, é que os esforços não têm sido suficientes para debelar esta verdadeira epidemia. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que 57.120 novos casos sejam identificados em todo o ano de 2014 e, desse total, haveria 13.345 óbitos, sendo 120 homens e 13.225 mulheres. O grande nó é o diagnóstico tardio, fruto do desconhecimento, em sua maioria, mas também agravado pelo precário atendimento oferecido à população de baixa renda. Os nossos índices ainda são muito elevados. No mundo, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. A área do Diagnóstico por Imagem tem papel muito importante, e, em um trabalho associado com mastologistas e ginecologistas, com o enfoque na saúde da mulher, o Colégio Brasileiro de Radiologia vem dando a sua contribuição através de um Programa de Qualificação dos Serviços de Mamografia. O ID – Interação Diagnóstica, coloca o assunto em suas páginas, e nesta edição reúne artigo assinado pelas Dras. Selma de Pace Bauab e Vera Lucia Nunes Aguillar (pag. 7), que retrata a evolução da imaginologia mamária, e a Dra. Andrea Cadadaval Gonçalves, do Rio Grande do Sul, fala sobre as alterações no sistema BI-RADS. No Application, dois trabalhos de autoria do Dr. Helio Camargo, de Campinas, e da equipe do Hospital Sírio-Libanês trazem um conteúdo atual sobre Mama. A ciência e a tecnologia caminham a passos largos pelo fim do diagnóstico tardio. Falta ainda a população se conscientizar mais profundamente de seus direitos e buscar os procedimentos de identificação e tratamento da patologia. É imperioso, ainda, manter a cobrança sobre as autoridades da Saúde para que agilizem o sistema de atendimento no SUS, para diagnósticos mais precoce, que aumentam as chances de cura.
eleições CBR
Matteoni, da Bahia, será o novo presidente
A
A imagem e o especialista em benefício da Oncologia
A
partir de 1º de janeiro de 2015, o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) terá um novo presidente, que sucederá ao Dr. Henrique Carrete Jr. O anúncio oficial será no Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 14), no Rio de Janeiro, na Assembléia Geral da entidade, durante o evento, que se inicia em 9 de outubro. O presidente eleito do CBR, para o período de 2015-2017, é o Dr. Antonio Carlos Matteoni de Athayde, eleito com expressiva votação, que se transforma em um reconhecimento do trabalho realizado pela atual diretoria, com ações importantes visando a união da classe, a valorização do ensino, da atualização, das entidades regionais e do diá- Drs. Luiz Carlos Ferrer, Henrique Carrete Jr., Antonio C. Matteoni, Norma logo. Presente à sessão de abertura da Jornada Maranhão e Paulo Borba. Pernambucana de Radiologia, onde esteve acompanhado do presidente eleito, Dr. Henrique Carrete teve provas desse reconhecimento ede algumas de suas ações, como o Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (Padi), em consulta pública até 12 de outubro. Páginas 6 e 18.
Oncologia como um todo ganha um espaço cada vez maior na área da imagem. O tema vem povoando eventos em todo o País e, em Porto Alegre, a Jornada Gaúcha de Radiologia abriu espaço para o Simpósio Internacional da ICIS, realizado em conjunto com o A. C. Camargo Cancer Center. A Consultora de Radiologia e diretora de Pesquisa e Educação do Departamento de Imagem do Barts Health de Londres, Inglaterra, Dra. Anju Sahdev, abordou temas de interesse, com visão mutidisciplinar. Para o ID, ela falou sobre como o incidentaloma pode propiciar prognóstico Silvio Cavazzola e a Dra. Anju Sahdev, estendido: “Descartar incidentalomas é Dr. de Londres, no evento em Porto Alegre. um grande erro porque temos muitos exemplos em que isso pode ser benéfico”, frisou. Pag. 10. Veja também entrevista do Dr. Marcos Menezes, diretor do Serviço de Tomografia do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo sobre “essa necessidade de maior interação entre a imagem e o especialista”. Pag. 22.
Gestão e boas práticas na rotina do médico
Ações e inovações no mercado da imagem
M
édico não pode e Liderança em Imagem no I mais se preocuCongresso Internacional de par apenas em ser Diagnóstico por Imagem do médico. O granHospital Israelita Albert Einsde desafio hoje tein (HIAE), em São Paulo. O é aliar aos seus conhecimentos diretor do Departamento de médicos às boas práticas de Imagem mostrou a importância gestão e liderança e se interessar que o gerenciamento tem para o por pelo menos uma atividade profissional médico nos dias de administrativa, o que pode hoje. Veja entrevista na pág. 18. Prof. Gustav Von Schutless, ladeado pelos Drs. Marcelo ampliar seu rol de atividades. O conteúdo científico do O tema é obrigatório nas Funari e Jairo Wagner. evento também mereceu aplaudiscussões em eventos: a JPR abriu um importante sos dos que lá estiveram, onde o Prof. Gustav Von espaço para o assunto e, em agosto, o Dr. Marcelo BuarSchutless fez uma importante análise sobre os rumos da que de Gusmão Funari deu uma aula intitulada Gestão imagem molecular. Pág. 9.
I
ntensa mobilização na área empresarial pode ser constatada no Caderno de Serviços, colocando à prova a inércia econômica do País. Confira, a partir da pag. 13, o que a Agfa tem a falar sobre o RFID para a saúde e as previsões de executivos da Carestream para a imagem dinâmica dos raios x. A área de ultrassom traz novidades da Samsung, que coloca no mercado os primeiros equipamentos com tecnologia própria, e da Figlabs, que anuncia a comercialização de sua linha de ultrassom, fabricada em Ribeirão Preto. O novo mamógrafo digital da Fuji, com tomossíntese em duas versões, e os investimentos da Siemens em parceria com o Hospital Sírio Libanês completam a nossa pauta. Na área de contrastes, a grande novidade será apresentada pela Bracco no Congresso do CBR. Confira.