





dado branco ou amarelado que não dói ou causa desconforto.
O cisto de Naboth é um pequeno cisto que pode ser formado na superfície do colo do útero devido ao aumento da produção de muco pelas glândulas de Naboth. Assim, quando há alguma inflamação, infecção ou aumento da produção de muco, é possível que o muco produzido não consiga ser eliminado corretamente, favorecendo a obstrução dessa glândula e a formação do cisto. Os cistos de Naboth são bastante comuns em mulheres em idade reprodutiva e são considerados benignos, não sendo necessária a realização de tratamentos específicos. No entanto, quando é verificada a presença de vários cistos ou quando o cisto aumenta de tamanho ao longo do tempo, é importante que a mulher consulte o ginecologista para que seja avaliada a necessidade de remoção.
A formação dos cistos de Naboth não causam sintomas, sendo apenas identificado durante a realização de exames ginecológicos de rotina, em que o ginecologista pode observar a presença de um pequeno cisto arredon-
Em alguns casos, pode ser notada a presença de mais de um cisto no local, o que também não leva ao aparecimento dos sintomas, na maioria dos casos. No entanto caso seja notado sangramento fora do período menstrual, dor pélvica ou corrimento é importante que sejam realizados outros exames, pois pode ser indicativo de infecção, por exemplo, sendo necessário realizar tratamento.
O cisto de Naboth não necessita de tratamento, uma vez que corresponde a uma situação benigna, não causa sintomas, não representa risco para a mulher e desaparece sozinho. No entanto, caso seja verificado que o cisto de Naboth está relacionado com infecção genital, o médico pode indicar o uso de medicamentos para combater o agente infeccioso, prevenindo complicações. Em alguns casos pode ser observado durante o exame ginecológico a presença de vários cistos ou o aumento do tamanho do cisto ao longo do tempo de forma a alterar o formato do útero. Assim, nessas situações pode ser necessária a remoção do cisto através de eletro cauterização ou com um bisturi.
Diariamente eu chego a simples conclusão de que a vida é tão maravilhosa porque também é feita de colos, de feridas que cicatrizam, de amigos que celebram ou choram junto, de café coado com coador de pano, de gente que pega ônibus ou faz caminhada pela manhã, de quem planta o que se pode comer, de vizinhos que alimentam seus gatos com comida de gente. Que a vida é feita de algumas pessoas que direcionam todo o seu potencial criativo para melhorar a qualidade de vida de gente que eles nem conhecem. Que é feita de e-mails que chegam recheados de saudade e de cartas extraviadas solitárias numa gave-
ta de um correio qualquer. De muros e pontes e cais. De aviões que suprimem distâncias e de barcos que chegam. De bicicletas que atravessam cidades. De redes que balançam gente. De rostos que recebem beijos. De mãos que se dão. Que existem pessoas altamente gostáveis, altamente rabugentas, altamente generosas, pessoas distraídas que perdem as coisas, mal-educadas que buzinam sem necessidade, pessoas conectadas que se preocupam com o lixo, pessoas sedutoras e seduzíveis, possíveis e impossíveis, pessoas que se entregam, pessoas que se privam, pessoas que machucam, pessoas que chegam pra curar desencadeadores de poemas, de sorrisos, de lições de vida que ficarão guardadas para sempre … A vida é tão maravilhosa porque ela nos compensa com ela mesma. Até a próxima semana...
Ovidio Guzmán foi preso nesta quinta-feira (5) após uma operação dramática na cidade de Culiacán, no estado mexicano de Sinaloa Autoridades mexicanas prenderam Ovidio Guzmán, filho do notório traficante Joaquin “El Chapo” Guzmán, de acordo com uma fonte do governo federal do México, em uma operação dramática no estado de Sinaloa, no norte, nesta quinta-feira (5), que levou a confrontos na cidade de Culiacán. Guzmán é descrito como “um membro de alto escalão do Cartel de Sinaloa” em um comunicado à imprensa divulgado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em 16 de dezembro, antes de sua prisão. Ele já havia sido preso pelas autoridades federais em outubro de 2019, mas foi liberado por ordem do presidente Andrés Manuel López Obrador para evitar mais derramamento de sangue.
A prisão de Guzmán nesta quinta-feira levou a confrontos em várias partes de Culiacán, segundo autoridades locais que disseram aos cidadãos para se abrigarem em casa. Vídeos nas redes sociais parecem mostrar caminhões em chamas e um intenso tiroteio perto do aeroporto, que ficou fechado a maior parte do dia devido à violência. Em um discurso matinal na quinta-feira, o presidente López Obrador disse que a operação em Culiacán estava em andamento desde o amanhecer. À medida que a prisão se desenrolava, o secretário de Segurança Pública de Sinaloa, Cristóbal Castañeda, disse que veículos estavam sendo saqueados e bloqueios estavam “ocorrendo em diferentes partes da cidade” e pediu ao público que não saísse da cidade.
O secretário de educação do estado também anunciou que as atividades escolares e administrativas foram suspensas em Culiacán e pediu que aqueles que estivessem em uma área de risco se refugiassem em um local seguro.
O estado de Sinaloa abriga o Cartel de Sinaloa, uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do mundo. “El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.
O Departamento de Estado dos EUA, que oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à prisão de Guzmán, escreveu que as investigações da polícia indicavam que Guzmán e seu irmão, Joaquín Guzmán-López, “herdaram grande parte dos lucros do narcotráfico” após a morte de outro irmão, Edgar Guzmán-López. Eles “começaram a investir grandes quantias de dinheiro na compra de maconha no México e cocaína na Colômbia. Eles também começaram a comprar grandes quantidades de efedrina da Argentina e organizaram o contrabando do produto para o México quando começaram a experimentar a produção de metanfetamina”, disse o Departamento de Estado.
Os irmãos também são acusados de supervisionar cerca de 11 “laboratórios de metanfetamina no estado de Sinaloa”, diz o Departamento de Estado.
O pai deles, “El Chapo” Guzmán, foi condenado nos EUA em 2019 por 10 acusações, incluindo envolvimento em uma empresa criminosa contínua, tráfico de drogas e de armas de fogo. Ele foi condenado à prisão perpétua mais 30 anos e condenado a pagar US$ 12,6 bilhões em confisco.
A prefeita de Carlinda, cidade no extremo norte do Mato Grosso, Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil), mais conhecida como Carmen Martines, renunciou, nesta terça-feira, o seu cargo no Executivo municipal por motivações políticas: a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista, ela afirmou que, durante o pleito, tinha feito a promessa de que, caso o petista fosse eleito, deixaria a prefeitura da cidade em que cumpria o seu segundo mandato. Ela afirmou ainda que não disputará nenhuma eleição até 2026. — Eu não sabia quem iria vencer, mas sabia que se fosse ele (Lula), não iria compactuar. Enquanto Lula for presidente, não disputarei nenhum cargo, não pretendo colocar meu nome à disposição. Vou ajudar meu esposo nas tarefas de nossa propriedade — afirmou Carmens Martines que é casada há 27 anos com o pecuarista Pedro Carlos Martines Coelho. Sobre o desafeto com o presidente, ela afirmou “não ser partidária”
e que prefere “confiar em pessoas”. Neste caso, Lula não teria conquistado o seu respeito. Em 2020, Carmen foi reeleita com mais de 90% dos votos válidos para o cargo que permanecerá até 31 de janeiro. Em seguida, o vice-prefeito Fernando de Oliveira Ribeiro (PSC) assume o posto a partir de 1º de fevereiro. Na carta de renúncia entregue à Câmara Municipal de Carlinda ela aponta a mudança no Palácio do Planalto como o único motivo para deixar o Executivo municipal. “Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da Administração que se inicia no dia 01/01/2023 pelo novo Presidente da República, e, por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim a frente do Poder Executivo Municipal”, diz carta de renúncia que foi entregue à Câmara. Minhas lutas incansáveis, duradouras e vitoriosas poderão se tornar doloridas e dotados de consequências prejudiciais a toda população, justamente pelo desalinhamento que nutro com o novo presidente”, afirma a futura ex-prefeita.
‘Enquanto
O ex-ministro da Casa Civil Ciro Nogueira respondeu a ex-colega militar que criticou Jair Bolsonaro e sua postura durante seu governo Ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) reagiu a uma declaração dada pelo general Santos Cruz, na qual o militar diz que o presiden-
te “prejudicou muito a direita”. Sem citar nomes, Ciro afirmou em suas redes sociais que Santos Cruz, que chegou a ocupar a Secretaria de Governo na gestão Bolsonaro, “nunca teve um voto” e que é um “general de pijama”. Na entrevista, Santos Cruz chamou Bolsonaro de um “populista” que “prejudicou muito a direita”.
Moradores da cidade do Rio de Janeiro e turistas que passarem em frente ao Estádio do Maracanã, a partir de agora estarão transitando pela Avenida Rei Pelé. As placas indicativas foram instaladas nesta quarta-feira (04), após a mudança de nome em parte da Avenida Radial Oeste decidida pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes. Além de ter sido palco da partida em que Pelé marcou o seu milésimo gol, em 1969, contra o Vasco,
o Maracanã também sediou as duas partidas em que o Santos ganhou o bicampeonato mundial interclubes, em 1962, contra o Benfica, e em 1963, contra o Milan.
O trecho que passou a se chamar Avenida Rei Pelé era oficialmente batizado como Avenida Castelo Branco, em alusão ao primeiro presidente da ditadura militar instaurada no Brasil em 1964.
O aplicativo Google Maps inclusive já atualizou o novo nome da avenida.
Ministro da Fazenda que instituiu o teto de gastos e fomentou a discussão de uma reforma da Previdência durante o governo de Michel Temer, Henrique Meirelles está preocupado com as recentes falas de ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em relação à regra fiscal e as alterações previdenciárias. Em entrevista, Meirelles afirmou que as tendências expressas pela nova gestão repetem o governo de Dilma Rousseff. “As mesmas pessoas que participaram ou têm linha de pensamento similar predominando. A tendência é seguir o aumento dos gastos, o uso de estatais, o controle de preços. O resultado do governo Dilma nós conhecemos, provocando a maior recessão da história do Brasil. É uma ilusão acreditar que pode se repetir os erros e ter resultado diferente”, afirma ele. Meirelles diz que o governo age mal ao
criticar as reações negativas do mercado. “Há um entendimento equivocado sobre o que é o mercado. O mercado são os agentes econômicos. O padeiro do interior da Bahia também é mercado, que compra mais trigo se acredita que vai vender mais pão. Se ele acha que vai cair, contém despesas e demite funcionário”, afirma. “Não adianta dizer que há nervosismo do mercado e tentar ignorar as reações dos agentes produtivos às medidas anunciadas”, critica. Sobre a fala recente do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, sobre rever a reforma da Previdência, Meirelles afirma que, se a reforma não tivesse sido aprovada em 2019, 80% do Orçamento da União seria utilizado, hoje, para pagar aposentadorias. “O Brasil, como a maioria dos países, teve aumento de expectativa de vida — o que faz aumentar o tempo que as pesso-
as ficam aposentadas. Em 2017, quando apresentamos a primeira proposta da reforma da Previdência, havia um aumento
insustentável. Se a reforma não tivesse sido aprovada, 80% do Orçamento seria usado para pagar aposentadorias”, diz.
Na Indonésia, uma mulher é suspeita de forjar a própria morte para não ter que pagar um empréstimo no valor de 22 mil rúpias, aproximadamente R$ 1.400. De acordo com o portal de notícias Hindustan Times, a credora da dívida de Liza Dewi Pramita ficou sabendo do “óbito” após uma publicação nas redes sociais da filha. Segundo a cre-
dora, Liza fez um empréstimo de 22 mil rúpias, e que pagaria o valor até 20 de novembro. Depois de obter informações suspeitas sobre o velório, a credora desconfiou da morte. A filha de Liza confessou que a mãe forjou a própria morte para não pagar a dívida. Até o final do ano passado, a polícia considerava o status dela como desaparecida.
O terceiro-sargento bombeiro Márcio Pagniez (à direita na foto), preso em 2019, tem dois parentes nomeados a cargos na prefeitura de Belfort Roxo, na Baixada Fluminense, na gestão de Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (União Brasil; à esquerda), marido da ministra. Trata-se de uma irmã e do pai. Eles foram nomeados em 2021 e 2022, respectivamente, ou seja, depois da prisão do bombeiro. Pagniez, que era vereador de Belfort Roxo, foi denunciado pelo Ministério Público sob acusação de homicídio e de liderar uma milícia.
Uma foto de Daniela ao lado de seu marido e de Pagniez datada de 2019 foi publicada nas redes sociais do miliciano (foto). Na terça-feira (3), a imprensa publicou que o grupo político da ministra mantém vínculos com a família do ex-PM Juracy Alves Prudêncio, o Jura, condenado e preso por homicídio e sob acusação de chefiar outra milícia em Belfort Roxo. Tanto nas eleições em 2018 quanto em 2022, Daniela teve apoio da esposa de Jura, a agora ex-vereadora Giane Prudêncio. O próprio miliciano ajudou na campanha em 2018.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que reformula a estrutura da Casa Civil e extingue o programa piloto do Pátria Voluntária, criado e comandado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Sob coordenação da Casa Civil, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado foi encerrado com a assinatura do decreto 11.329 de 1º de janeiro de 2023. O programa tinha como objetivo a promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável. O Pátria Voluntária era conduzido por um conselho presidido por Michelle Bolsonaro e composto por mais 24 integrantes
do governo e da sociedade civil. Criado em 2019, o site oficial apresenta que o programa auxiliou a viabilização de doações para 1,2 milhão de pessoas de forma direta e 3,1 milhões beneficiários indiretos. Uma das últimas ações realizadas pelo Pátria Voluntária aconteceu no Palácio da Alvorada em comemoração ao Natal. A atividade foi compartilhada pela ex-primeira-dama nas redes sociais. Com o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro declarou no último domingo (1º/1) que não faz mais parte do programa Pátria Voluntária. Em nota, declarou que agradeceu aos voluntários do projeto.
Esse é o terceiro PDL protocolado com o mesmo objetivo. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) já haviam tomado a mesma inciativa nesta semana. “O decreto de Lula possui uma série de inconsistências legais e fere vários artigos da Constituição. A decisão também restringe o acesso ao esporte e ignora o Estatuto do Desarmamento ao atribuir competência que são do Exército à Polícia Federal “, declarou o senador gaúcho Heinze. O parlamentar gaúcho cobrou ainda uma fiscalização mais efi-
caz para evitar o contrabando de armas. Segundo ele, verdadeiros arsenais estão nas mãos de quadrilhas que não respeitam normas. “Com o decreto inconstitucional, Lula retira as armas, mas não oferece uma única solução para proteger o cidadão. Enquanto isso, o crime organizado, que não se submete a nenhuma norma, continua atuando livremente em nossas fronteiras com armamento pesado. Essa sim, deveria ser a prioridade, não desarmar o cidadão de bem, órfão de qualquer segurança “, argumentou o senador.
O almirante de esquadra Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marina indicado por Jair Bolsonaro, faltou à solenidade de troca de comando realizada agora há pouco no clube naval, em Brasília. Em postura oposta ao seu antecessor, o agora comandante da Marinha, o almirante de esquadra, Marcos Sampaio Olsen expressou “notória gratidão” a Lula. Ele foi o único dirigente das três For-
ças Armadas a fazer referência ao presidente da República petista. Ao longo dos últimos dias, Santos havia sinalizado que não bateria continência ao petista, nem participaria da troca de comando. Ele era considerado um dos comandantes mais próximos do agora ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa foi a primeira vez que um ex-comandante não compareceu a esse tipo de solenidade desde a redemocratização.
Tema bastante interessante, que tem gerado grande número de processos nos últimos anos, devido ao grande volume de imóveis negociados e ao atual sistema econômico, que colocou milhares de famílias em dificuldade financeira, a temática se apresenta como solução prática em combate a eventual perda do imóvel financiado (decorrente da inadimplência). Tem imóvel financiado e, com o atraso das parcelas, acabou por “perder a possibilidade de negociar o contrato?”, existe uma solução: Quando o agente fiduciário consolida a propriedade em nome próprio, geralmente não autoriza a revalidação do contrato, mediante a purgação da mora. Diante disto, o Poder Judiciário tem assegurado a revalidação e a manutenção da posse ao devedor (fiduciante). O artigo 22 da Lei nº 9.514, que dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário e instituiu a alienação fiduciária de coisa imóvel, assim define o termo: “Art. 22. A alienação fiduciária regulada por esta Lei é o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel.” À luz da dinâmica estabelecida pela lei, o devedor (fiduciante), sendo proprietário de um imóvel, alienado ao credor (fiduciário) a título de garantia, constituindo a propriedade resolúvel, condicionada ao pagamento da dívida. Ocorrendo o pagamento da referida dívida, opera-se a automática revogação da fidúcia e a consequente con-
solidação da propriedade plena em nome do fiduciante. Ao contrário, se ocorrer o inadimplemento contratual do devedor, consolida-se a propriedade plena no patrimônio do fiduciário. Assim, tendo em vista que o devedor transfere a propriedade do imóvel ao credor até o pagamento da dívida, conclui-se que essa transferência caracteriza-se pela temporariedade e pela transitoriedade , pois o credor adquire o imóvel não com o propósito de mantê-lo como sua propriedade, em definitivo, mas, sim, com a finalidade de garantia da obrigação principal, mantendo-o sob seu domínio até que o devedor fiduciante pague a dívida. No caso de inadimplemento da obrigação, ou seja, quando a condição resolutiva não mais puder ser alcançada, a propriedade do bem se consolida em nome do fiduciário, que pode, a partir daí, buscar a posse direta do bem e deve, em prazo determinado, aliená-lo, nos termos dos arts. 26 e 27 da Lei nº 9.514. A análise dos dispositivos acima destacados revela que a alienação fiduciária em garantia de bem imóvel é composta por duas etapas: 1) consolidação da propriedade e 2) alienação do bem a terceiros, mediante leilão . Com efeito, não purgada a mora no prazo de 15 (quinze) dias, a propriedade do imóvel é consolidada em favor do agente fiduciário. No entanto, apesar de consolidada a propriedade, não se extingue de pleno direito o contrato de mútuo, pois o credor fiduciário deve providenciar a venda do bem, mediante leilão, ou seja, a partir da consolidação da propriedade do bem em favor do agente fiduciário, inaugura-se uma nova fase do procedimento de execução contratual. Portanto, no âmbito da alienação fiduciária de imóveis em garantia, o contrato que serve de base para a existência da garantia não se extingue por força da consolidação da propriedade, mas, sim, pela alienação em leilão público do bem objeto da alienação fiduciária, a partir da lavratura do auto de arrematação. Nestes termos, é plenamente viável revalidar o contrato de financiamento e retomar a propriedade/posse do bem, ainda que o agente fiduciário tenha consolidado a propriedade e agendado o leilão, mediante a purgação da mora em juízo.
Meu amigo Júlio espero que tenha um dia abençoado! Desejo a você muitos anos de vida e um Feliz Aniversário. Eduardo.
Daniel tenha um feliz aniversário cheio de sorrisos e gargalhadas, repleto de paz, amor e muita alegria. Parabéns por mais um ano de vida! Jornal Folha de Santa Isabel.
Selsinho Parabéns e muitas felicidades! Este é seu dia especial e por isso deve festejar com alegria. Espero que receba muito carinho homenagens e surpresas boas. Jornal Folha de Santa Isabel.
Policarpo Feliz aniversário! Espero que você tenha um ótimo dia e que o ano que se segue seja repleto de muitas bênçãos. Parabéns. Jornal Folha de Santa Isabel.
Luis sempre sorria para a vida, alegre-se com ela, pois assim ela irá lhe retribuir com muitas coisas boas. Feliz aniversário.
Jornal Folha de Santa Isabel.
Mário... hoje é um dia de muita alegria e festa. Que a felicidade, a saúde, a paz e o sucesso façam sempre parte dos seus dias. Parabéns. Seu amigo Eduardo
Meu amigo Carlos (tuca)... Hoje é o seu dia, e não se importe com o que os outros dizem, este dia é só para você! Feliz aniversário.
Jornal Folha de Santa Isabel.
Betty...¡Feliz cumpleaños, prima! Te deseo un día especial y que la alegría, el amor y la salud estén siempre presentes en tu vida. mis saludos cordiales desde Brasil... tu primo Eduardo.
Ivoneide neste aniversário, desejo-lhe muita felicidade e amor. Que todos os seus sonhos se tornem realidade. Parabéns.
Siqueira grande amigo... A você desejo felicidade, saúde e amor todos os dias, e que este seja um aniversário inesquecível. Parabéns! Eduardo.