Jornal Folha de Santa Isabel Edição 132

Page 1

Sexta-Feira 07 de Outubro de 2022 - 132° Edição O jornal que faz a diferença! Líder do governo vai pedir para ouvir institutos de pesquisa em comissão no Senado Pag 04 Acaba a concessão da Globo assinada por Lula; agora está nas mãos de Bolsonaro a renovação Pag 03 Bolsonaro reforça apoios e recebe governadores e deputados reeleitos Pag 06

Placenta prévia

A placenta prévia, também conhe cida como placenta baixa, ocor re quando a placenta está inserida parcial ou totalmente na região in ferior do útero, podendo recobrir a abertura interna do colo uterino. Geralmente, ela é detectada no se gundo trimestre da gestação, mas isto não é um sério problema, pois con forme o útero cresce, se move para a parte de cima permitindo que a abertura do colo do útero esteja livre para o parto. No entanto, em alguns casos, ela pode persistir, sendo con firmada por ultrassom no terceiro trimestre, por volta das 32 semanas.

O tratamento é indicado pelo obs tetra, e em caso de placenta prévia com pouco sangramento basta ficar de repouso e evitar relação sexual. No entanto, quando a placenta pré via apresenta sangramento intenso, pode ser necessário ficar interna da para avaliação fetal e materna.

Os sintomas de placenta prévia são mais frequentes a partir do 3º tri mestre de gravidez e incluem san gramento vaginal, normalmen te indolor, de cor vermelho vivo.

Na presença destes sintomas, a grá vida deve ir imediatamente ao hospi tal para ser examinada pelo obstetra e este solicitar uma ultrassonografia para verificar a localização da pla centa, pois estes sintomas podem ser confundidos com o descolamento. O diagnóstico da placenta prévia é feito através de um exame de ultras som. Quando alguma irregularidade

desse tipo na placenta é encontra da no início da gravidez, chama-se placenta baixa, e é provável que a placenta se posicione corretamen te após as 30 semanas. Em gestan tes que não apresentam sintomas, a placenta prévia só é descoberta pelo ultrassom do 3º trimestre, que faz parte dos exames do pré-natal. De acordo com a sua localização no útero, a placenta prévia pode ser classificada em diferentes tipos:

• Placenta prévia total: a placenta cobre totalmente a aber tura interna do colo do útero;

• Placenta prévia parcial: a placenta cobre parcialmente a abertura interna do colo do útero;

• Placenta prévia marginal ou lateral: a placenta atinge abertura in terna do colo do útero, mas não a cobre;

• Placenta prévia de im plantação baixa: a placenta fica localizada na parte inferior do útero, mas não alcança a aber tura interna do colo do útero.

Apesar de nem sempre causar sin tomas, a placenta prévia pode pro vocar sangramento vaginal, risco de parto prematuro ou complicações durante o parto. Esse problema é mais frequente em mulheres que es tão grávidas de gêmeos, multíparas, que têm cicatrizes uterinas anterio res, que têm mais de 35 anos ou que já tiveram placenta prévia anterior.

O tratamento da placenta pré via deve ser orientado pelo obs tetra e pode ser feito no hospital ou em casa, de acordo com a ida de gestacional e o sangramento vaginal que a grávida apresenta.

Todo o resto

Certo e errado são convenções que se confirmam com meia dúzia de atitudes. Certo é ser gentil, respei tar os mais velhos, seguir uma dieta balanceada, dormir oito horas por dia, lembrar dos aniversários, trabalhar, estudar, casar e ter filhos, certo é mor rer bem velho e com o dever cumpri do. Errado é dar calote, repetir o ano, beber demais, fumar, se drogar, não programar um futuro decente, dar sal tos sem rede. Todo mundo de acordo? Todo mundo teoricamente de acor do, porém a vida não é feita de teorias. E o resto? E tudo aquilo que a gente mal consegue verbalizar, de tão inten so? Desejos, impulsos, fantasias, emo ções. Ora, meia dúzia de normas pre estabelecidas não dão conta do recado. Impossível enquadrar o que lateja, o que arde, o que grita dentro de nós. Somos maduros e ao mesmo tempo in fantis, por trás do nosso autocontrole há um desespero infernal. Possuímos uma criatividade insuspeita: inventamos músicas, amores e problemas, e somos curiosos, queremos espiar pelo buraco da fechadura do mundo para descobrir o que não nos contaram. Todo o resto.

O amor é certo, o ódio é errado e o resto é uma montanha de outros senti mentos, uma solidão gigantesca, mui ta confusão, desassossego, saudades cortantes, necessidade de afeto e ur gências sexuais que não se adaptam as regras do bom comportamento. Há bilhetes guardados no fundo das ga vetas que contariam outra versão da nossa história, caso viessem a público. Todo o resto é o que nos assombra: as escolhas não feitas, os beijos não dados, as decisões não tomadas, os mandamentos que não obedecemos, ou que obedecemos bem demais – a troco de que fomos tão bonzinhos?

Há o certo, o errado e aquilo que nos dá medo, que nos atrai, que nos sufo ca, que nos entorpece. O certo é ser magro, bonito, rico e educado, o erra do é ser gordo, feio, pobre e analfabeto, e o resto nada tem a ver com estes re ducionismos: é nossa fome por ideias novas, é nosso rosto que se transforma com o tempo, são nossas cicatrizes de estimação, nossos erros e desilusões.

Todo o resto é muito vasto. É nossa au sência de certezas, nossos silêncios in quisidores, a pureza e a inocência que se mantêm vivas dentro de nós, mas que ninguém percebe, só porque crescemos.

A maturidade é um álibi frágil. Segui mos com uma alma de criança que fin ge saber direitinho tudo o que deve ser feito, mas que no fundo entende muito pouco sobre as engrenagens do mundo.

Todo o resto é tudo que ninguém aplau de e ninguém vaia, porque ninguém vê. Até a próxima semana...

02 SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022 EDITORIAL

Acaba a concessão da Globo assinada por Lula; agora está nas mãos de Bolsonaro a renovação

Chegou o ‘Dia D’ para a Rede Globo. Nesta quarta-feira, 5 de outubro, expi ram as 5 concessões pertencentes à fa mília Marinho. São os canais próprios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Nas demais regiões, o sinal da Globo é transmiti do por emissoras afiliadas pertencen tes a outros grupos de comunicação. No meio de setembro, a direção da TV protocolou o pedido de renovação no Ministério das Comunicações. O pro cesso está sob análise. São avaliados al guns critérios, como a situação finan ceira e fiscal da empresa. Um parecer será enviado a Jair Bolsonaro. O presi dente da República tem a prorrogativa de assinar o decreto sobre concessões de rádio e televisão. Durante a espera, a Globo continua no ar normalmente graças a uma lei de março de 2017 san cionada por Michel Temer. “As emis soras de rádio e TV poderão funcio nar em ‘caráter precário’ caso o prazo da concessão tenha vencido antes da decisão sobre o pedido de renovação”, informa a Agência Senado. Bolsonaro enviou vários ‘avisos’ à inimiga Globo, sugerindo rigor máximo na apreciação do pedido. “Vai ter critério 100% téc

nico, não vai ter critério político”, ga rantiu o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Se tiver tudo ok e quiser renovação, será renovada. Se não tiver tudo ok, não será renovada.” Indepen dentemente da decisão de Bolsonaro de conceder ou negar a solicitação, a pa lavra final será do Congresso. No mo mento, o presidente e os parlamentares estão focados em negociações do 2º turno das eleições. A Câmara e o Sena do entram em recesso no dia 22 de de zembro. Há chance de a resolução ficar para a próxima Legislatura, que assu me em 1º de fevereiro e terá perfil mais conservador. Quando a concessão an terior terminou, em 2007, o presidente Lula demorou 6 meses para assinar o novo decreto. Ainda que existam po derosos políticos antiGlobo, a probabi lidade de o próximo Congresso retirar a outorga da emissora é praticamente nula. Tudo indica que a rede de TV lí der em audiência conseguirá a autori zação federal para transmitir por mais 15 anos. A Globo foi fundada em abril de 1965 pelo empresário e jornalista Roberto Marinho. Faz parte do maior grupo de mídia do País, com fatura mento anual perto de R$ 15 bilhões.

Homem é encontrado morto e polícia suspeita de ataque canino em massa

Um homem foi encontrado mor to e com perfurações pelo corpo em Curitiba. A perícia constatou, inicialmente, que ele poderia ter sido vítima de homicídio por arma branca. Porém, uma testemunha tem feito a Polícia Civil acreditar que a vítima foi atacada por cães. O autônomo identificado como Jacir Czajka, 44, foi achado já sem vida na calçada no bairro Cidade Industrial, na manhã de sábado (1). De acor do com a Polícia Civil, cachorros de grande porte estariam em cima do homem comendo partes do corpo. A Polícia Militar foi acionada e es pantou os cachorros. Testemunhas afirmaram que viram a vítima em um bar bebendo na última sexta -feira. Ele estaria voltando para casa quando passou pela região. Jacir não chegou em casa e o fato preocupou a família até a manhã de sábado, quando encontraram o autônomo. A perícia da Polícia Civil foi acionada

e encontrou perfurações no pescoço e no braço esquerdo da vítima. Si nais possíveis de ferimento por obje to contundente. A DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa) abriu um inquérito para apurar os possí veis suspeitos do então assassinato.

“Nós começamos a investigar esse caso como homicídio pela primeira análise da perícia. Parecia ser ferimen to de faca, mas é preciso uma análise mais detalhada. Viram uma pessoa em overdose na região, não podemos atestar se é a mesma pessoa. Vamos investigar o caso”, explicou o delegado responsável pelo caso Thiago Nóbrega. Na manhã desta quinta-feira (06), po rém, uma nova informação chegou à delegacia que pode mudar o rumo da investigação. Isso porque testemunhas relataram que na área onde Jacir foi en contrado estaria ocorrendo ataques de cães “ferozes”. Inclusive, pessoas che garam a ser mordidas pelos cachorros que circulam diariamente na região.

03SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

Homem invade creche e mata 22 crianças

Um homem invadiu uma cre che na Tailândia e matou 34 pessoas, incluindo 22 crianças — entre as vítimas está o pró prio filho e a sua esposa. O ata que ocorreu nesta quinta-feira, 6. Segundo a polícia, o assassino che gou por volta da hora do almoço à creche, na cidade de Uthai Sawan, dentro da Província de Nong Bua Lamphu. Agitado, ele atropelou algumas pessoas. Depois, parou

o carro e buscou pelo filho. Ao não encontrá-lo, disparou então contra outras crianças e funcioná rios da escola. Logo depois, voltou para casa e matou a mulher e o fi lho, em seguida cometeu suicídio.

“Ele já estava estressado e quan do não conseguiu encontrar seu filho, ficou mais estressado e começou a atirar”, disse o por ta-voz da polícia, Paisan Lue somboon, à emissora ThaiPBS.

Líder do governo vai pedir para ouvir institutos de pesquisa em comissão no Senado

O líder do governo no Se nado, Carlos Portinho (PL -RJ), vai pedir que os institutos de pesquisa sejam ouvidos em audiência pública na comis são de transparência do Senado. Se aprovado o pedido, os ins titutos poderão ser chamados a prestar esclarecimento sobre a metodologia das pesquisas, e seus resultados, antes da cria

ção de uma CPI das Pesquisas. A avaliação dos governistas é de que este caminho é mais rápi do do que esperar por uma CPI. O movimento ocorre paralela mente ao pedido de criação de uma CPI das Pesquisas, que al cançou o número exigido de assinaturas, mas ainda depen de da leitura de requerimento em plenário para ser instalada.

04 SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

A safra nacional de milho deve fi car próxima de 110 milhões de to neladas, impulsionando a colheita recorde de grãos no Brasil em 2022. Somando cereais, leguminosas e oleaginosas, a produção será de pra ticamente 270 milhões de toneladas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com Carlos Alfredo Guedes, pesquisador do IBGE, a produção de milho “está se re cuperando de problemas climá ticos registrado em 2021, “como a falta de chuvas”. Em 2021, a co lheita dessa cultura bateu pouco menos de 90 milhões de tonela das. Ou seja: de um ano para o

Milho impulsiona safra recorde no Brasil

outro, o crescimento atingiu 25%.

O carro-chefe é a soja, com a sa fra estimada em 120 milhões de toneladas em 2022. Outra cultura que se destaca é a trigo, que deve atingir a colheita recorde de 9,7 milhões de toneladas neste ano.

A maior parte da safra de milho e de soja do país deve ser colhida no centro-oeste do Brasil. A re gião responde por 54% de toda a produção nacional.

O destaque fica para o Mato Grosso. Sozinho, esse Estado será responsável por cerca de 34% de toda a colheita brasileira dessas culturas em 2022. Já no caso do trigo, o Rio Gran de do Sul exerce liderança. De

acordo com a previsão do IBGE, os produtores gaúchos vão co

lher quase a metade de toda a sa fra desse grão no país em 2022.

05SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

Brasil tem a maior queda do desemprego em um ano entre 40 países

O Brasil registrou a maior que da da taxa de desemprego em um ano entre 40 países, de acordo com levantamento da agência de classificação de ris co Austin Rating. O indicador recuou de 13,1%, em agosto de 2021, para 8,9%, no mesmo período deste ano, uma redu ção de 4,2 pontos percentuais.

A trajetória de queda do de semprego no país começou na última metade do ano pas sado e atingiu 8,9% no tri mestre encerrado em agosto. O percentual é o me nor apurado desde julho de 2015, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Bolsonaro reforça apoios e recebe governadores e deputados reeleitos

Na manhã desta quinta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deputados federais e governadores reeleitos. Na reu nião, o chefe do executivo, disse defender a aprovação de um pro jeto que regulamenta atividades econômicas, como agricultura e mineração, em terras indígenas. “Temos uma guerra marca da, dia 30 [de outubro]. Te

mos que conversar com o pes soal de chão de fábrica, as pessoas mais humildes”, afirmou. O mandatário disse também que conversou com Arthur Lira sobre a possibilidade de a Câmara vo tar uma proposta de taxação de dividendos – repasse de parte dos lucros das empresas a acionistas – para financiar manutenção, no próximo ano, do Auxílio Bra sil no valor de R$ 600 mensais.

06 SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

TSE impede governo de veicular campanha de vacinação contra poliomielite

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) im pediu o Ministério da Saúde de trans mitir na cadeia e na TV uma campanha para incentivar a vacinação de crian ças contra a poliomielite. O pronun ciamento do ministro Marcelo Quei roga seria veiculado na sexta-feira 7, para alertar os pais sobre a doença. A Secretaria de Comunica ção Social solicitou a autorização para transmitir a peça em 30 de se tembro. Contudo, o presidente do Tri bunal Superior Eleitoral (TSE), Ale xandre de Moraes, negou o pedido. Na decisão, o ministro disse que, em bora o pronunciamento seja educati vo sobre a importância da vacinação, não há gravidade e urgência para jus tificar a aparição de Queiroga em ca deia nacional durante as eleições. Pela lei, a autorização prévia do TSE é ne

cessária durante o período eleitoral.

“De fato, mesmo que a divulgação de dados e alertas assuma inegável impor tância para a adequada conscientização e, consequentemente, aumento da co bertura vacinal, mostra-se plenamente viável que a população tenha acesso a tais informações por outros meios, ra zão pela qual, no caso, não se revela im prescindível que, para atingir a mesma finalidade pretendida, o titular da pasta se pronuncie na rede nacional de rádio e TV, sob pena de violação ao princí pio da impessoalidade, tendo em vista a indevida personificação, no período eleitoral, de ações relacionadas à admi nistração pública”, argumentou Moraes. Queiroga comentou a decisão de pois de participar de um seminário sobre o futuro da indústria farma cêutica no Brasil, na quarta-feira 5.

Bolsonaro diz que Caixa terá programa de perdão de até 90% das dívidas das famílias

O presidente e candidato à reelei ção, Jair Bolsonaro (PL), disse nesta quinta-feira que a Caixa Econômi ca Federal vai anunciar um programa de perdão de até 90% das dívidas para 4 milhões de pessoas, em fala no Pa lácio da Alvorada com parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputa dos, Arthur Lira (PP-AL), e o governa dor de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), transmitida pelas redes sociais. Os detalhes, segundo ele, deverão ser apresentados até esta sexta-feira pela presidente do banco, Daniella Marques.

“Ela (a presidente da Caixa) vai anunciar um programa, ‘Vá para o Azul’… ela au torizou (eu falar), vai mexer com a vida de 4 milhões de pessoas que têm dívi das na Caixa Econômica e 400 mil em presas que têm dívidas na Caixa”, disse. “O programa dela é o seguinte: quem tem dívida, vai para a negociação, pode

ser perdoado em até 90%”, emendou. No encontro, o presidente disse ter conversado com Lira e ficou acerta do que haverá uma proposta legisla tiva para prever a taxação de lucros e dividendos para quem ganha mais de 400 mil reais como forma de manter o Auxílio Brasil de 600 reais em 2023.

O incremento do valor do programa, apro vado pelo Congresso na chamada PEC dos Benefícios, está previsto para vigorar até o final do ano e, se não houver uma mu dança, voltaria a ser de 400 reais em 2023.

O candidato à reeleição, voltou a dizer que, apesar de críticas que chegou a receber e pressão por mudanças, ter mantido o mi nistro da Economia, Paulo Guedes, deu certo e destacou o que avalia como uma melhora no cenário econômico do país.

O presidente afirmou que o seu ministé rio vai continuar, se reeleito, mas talvez criará mais uma ou duas novas pastas.

07SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

5G já está disponível em todas as capitais brasileiras

A partir desta quinta-feira, operado ras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz do 5G em Belém (PA), Macapá (AP), Ma naus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Bran co (AC) já podem ativar as estações. Com essa liberação nos estados do nor te do país, a Agência Nacional de Tele comunicações (Anatel) informou en tão que o 5G SA (Standalone) já está operante em todas as capitais do Brasil. De acordo com informações do por tal Tecmundo, “a decisão de liberar o si nal na região havia sido tomada na úl tima terça-feira (04) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferên cia na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi)”. Segundo previsões do Gaispi, Claro, Tim e Vivo deverão somar, até o dia 28 de no vembro, 57 estações de 5G ativadas em Belém, 18 em Macapá, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 em Rio Branco.

O que é o 5G?

Em uma definição simples, tra ta-se de uma evolução da atual tecnologia de rede, 4G, que permiti rá velocidades de download entre 10 e 100 vezes mais rápidas que as atuais. No 5G, os dados são enviados entre dis positivos ou redes para os consumidores através da rede de rádio, cabos e antenas. No entanto, nesta fase inicial de expansão, o aumento da capacidade e das velocidades de dados dependerá do aumento de implan tação de antenas. Como os sinais têm ondas mais curtas, a cobertura de uma área exigirá um número muito maior de estações base. As novas antenas e o hardware RAN cobrem significativamente menos espaço em com paração com as macrocélulas 4G existentes.

Para a difusão do sinal, as antenas necessá rias são menores do que as usadas para ou tras redes e têm a dimensão média de uma caixa de sapato, de acordo com a Conexis, associação que representa as operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo.

08 SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022
Para maiores informações: Rua 7 de Setembro, 682 – Sala 1 / Santa Isabel – SP Telefone: (11) 4680-0995 WhatsApp: (11) 93585-0958

Alexia Luiz Bauer

Trabalhador rural e seus direitos

Em 1988, a Constituição da República equiparou os direitos trabalhistas e pre videnciários de trabalhadores rurais aos dos urbanos, entre eles a extensão do Fundo de Garantia do Tempo de Servi ço (FGTS). O prazo prescricional só foi equiparado mais tarde, com a Emenda Constitucional 28/2000. Afora as igual dades trazidas pela Constituição, apli cam-se ao trabalhador rural as normas da Lei 5.889/1973 e do Decreto 73.626/1974, que regulamentam as relações individu ais e coletivas de trabalho rural, nos as pectos que dizem respeito às peculiarida des da atividade. Aviso-prévio: Como nos demais ramos, o período do aviso-prévio do trabalhador rural é proporcional ao número de anos de serviço prestado, de no mínimo 30 e no máximo 90 dias, nos termos da Lei 12.506/2011. A diferença é que o trabalhador rural, durante o cum primento do aviso-prévio, tem assegura do um dia de folga por semana para que possa buscar novo emprego, enquanto o trabalhador urbano pode optar pela re dução de duas horas da jornada ou de sete dias no decorrer de 30 dias. Horário noturno: O adicional noturno é de 25%. Na atividade pecuária, considera-se no turno o trabalho realizado das 20h às 4h e, na agricultura, das 21h às 5h. Para os trabalhadores urbanos, o adicional é de 20%, e o horário noturno é das 22h às 5h. Contrato por safra: Nessa modalidade de contratação, a duração está relacionada ao período de plantio ou de colheita, e a relação de emprego se encerra com o fim da safra. O pacto é improrrogável, mas

pode haver contratações sucessivas. Ao final da safra, o empregador deve pagar ao empregado o saldo de salários, o 13º salário e as férias proporcionais, o abono de férias e o FGTS. Em caso de rescisão antecipada, o trabalhador rural tem os mesmos direitos dos demais, entre eles o saque do FGTS e a multa de 40%. Caso a iniciativa seja do empregado, ele receberá apenas o saldo de salário e o 13º salário proporcional. Trabalho por pequeno pra zo: Instituída pela Lei 11.718/2008, essa modalidade tem duração máxima de dois meses no decorrer de um ano. A celebra ção do contrato exige o cumprimento de algumas formalidades, como expressa autorização em convenção coletiva, iden tificação do trabalhador, do produtor ru ral e do imóvel onde o trabalho será rea lizado, anotação em carteira de trabalho e contrato escrito. Caso supere o limite estipulado na lei, o contrato se conver te em contrato por prazo determinado. Essa modalidade assegura os mesmos direitos dos demais trabalhadores ru rais. Trabalho do menor: É proibido até 16 anos. Jovens de 16 a 18 anos podem ser contratados, desde que não realizem trabalho noturno, insalubre, perigoso ou penoso. Informalidade: A informalidade é um dos desafios enfrentados pelo traba lhador rural. Segundo estudo publicado em 2014 pelo Departamento Intersindi cal de Estatística e Estudos Socioeconô micos (Dieese), dos quatro milhões de assalariados, 2,4 milhões (59,4%) não tinham carteira de trabalho assinada e, portanto, não contavam com a proteção garantida pelo vínculo formal. O índice era maior nas Regiões Norte e Nordes te, onde a informalidade é de 77,1%. No Acre e em Sergipe, ela ultrapassava os 90%. Ainda conforme o estudo, a taxa geral de ilegalidade ou informalidade no país é de cerca de 50%. Embora venha diminuindo gradualmente, na proporção de 1,56% ao ano entre 2004 e 2013, a in formalidade no campo ainda está entre as mais altas do mercado de trabalho como um todo. “Reduzindo-se nesse ritmo, se riam necessários aproximadamente 50 anos para se chegar ao nível da informa lidade/ilegalidade urbana do ano de 2013 (em torno de 27%)”, afirma o Dieese.

09SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

Meu querido amigo Rogério espero que hoje você celebre seu dia especial junto dos que mais ama, e que o seu coração se aqueça com todo amor que receber. Feliz aniversário! Eduardo.

Fatos & Fotos

Lúcio Desejo a você muita paz e prosperidade há sempre motivo para comemorar, não importa a idade! Feliz aniversário! Jornal Folha de Santa Isabel.

Mi querido y recordado amigo Mario baracatt. Para ti que está tan lejos, hoy te envío un abrazo apretado de felicitaciones y cargado de nostalgia. ¡Feliz cumpleaños! Un fuerte abrazo desde Brasil tu amigo y camarada Eduardo Denecken....

Fernando.... La familia está conectada no sólo por la sangre, sino por el corazón, ni la distancia y el tiempo romperán nuestro vínculo. Te quiero primo y siempre lo haré, no importa lo que pasemos. Que tengas un maravilloso cumpleaños.un fuerte abrazo desde Brasil. tu primo Tatito.. Eduardo.

Muy feliz cumpleaños hija Gloria Andrea... Cada día que pasa se llena más de orgullo mi corazón y a Dios le agradezco por haberme bendecido con una hija como tú. Para tu vida deseo felicidad, amor, salud y que conquistes todos tus sueños. ¡Te amo mucho, hijita mía! Un día tú fuiste la niña que me robó el corazón, y hoy eres la mujer que lo llena de orgullo. TQM tus padres........

Eduardo aproveite sempre a vida ao máximo e lute por tudo que deseja alcançar. Seja feliz com as conquistas e aprenda com os fracassos. Feliz Aniversário! Mateus, Stefany, Manu e Eduardo.

Dri Rodrigues Feliz Aniversário! Que seja um dia inesquecível e o início de um novo ano na sua vida cheio de felicidade e muitas realizações. Jornal Folha de Santa Isabel.

Cintia Parabéns! Hoje é um dia muito especial, pois você completa mais um ano de vida. Curta muito o seu aniversário ao lado das pessoas que mais ama. Jornal Folha de Santa Isabel.

10 SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

Novo recorde: Conab prevê 312,4 milhões de ton em grãos na safra 2022/23

Estimativa supera em 41,5 milhões de ton o volume obtido na temporada passada. A produção de grãos pode atingir 312,4 milhões de toneladas na safra 2022/23.

O que superaria em 41,5 milhões de toneladas o recorde obtido na tempo rada concluída recentemente. É o que aponta o 1º levantamento da Compa nhia Nacional de Abastecimento (Co nab), divulgado nesta 5ª feira (06.out).

A área destinada ao plantio é de 76,6 mi lhões de hectares, com um crescimento de 2,9% em relação ao ciclo 2021/22. O presidente da Conab, Guilherme Ribei ro, ressalta que, além da vasta extensão, no Brasil “há o cultivo de três safras em períodos distintos. Assim, para todas as culturas são utilizados, aproxima damente, 52,6 milhões de hectares”.

Soja

No caso da soja, os agricultores devem destinar uma área 3,4% maior, de 42,89 milhões de hectares. Com o aumento da área, a estimativa da Conab para a olea ginosa é de 152,4 milhões de toneladas.

Milho

Para o milho 1ª safra, é esperada uma re dução de 1,5% na área, devido aos custos, bem como uma preferência para cultivos mais rentáveis. Mesmo com a menor área, é esperado que o cereal renda na primei ra safra 28,69 milhões de toneladas, um aumento de 14,6%. O bom resultado se deve a expectativa de recuperação da produtividade no atual ciclo. Somando as três safras do cereal em toda a tem porada 2022/23, a Conab estima uma produção de 126,9 milhões de toneladas.

Arroz e feijão

Importantes produtos para o merca do interno, arroz e feijão também ten dem a apresentar queda na área planta da. Ainda assim, a estimativa é de uma produção de arroz em 10,8 milhões de toneladas, enquanto a da leguminosa deve atingir 2,96 milhões de toneladas, o que garante o abastecimento no país.

Algodão

Para o algodão, a expectativa é que se jam destinados 1,63 milhão de hectares para o cultivo da fibra, crescimento de 1,9% da área semeada na safra 2022/23 quando comparada com a safra ante rior, resultando em uma produção da pluma de 2,92 milhões de toneladas.

Trigo Para as culturas de inverno, as lavou ras se encontram em fase de colheita ou estágio avançado de desenvolvimento.

Principal produto semeado, o trigo já está colhido em 22,4% da área plantada no país. Com expectativa de um novo recorde, a Conab projeta a produção do cereal em 9,4 milhões de toneladas, vo lume 22% maior que na safra anterior.

Mercado

As primeiras projeções da Conab para a safra 2022/23 apontam incremento nos estoques finais de milho (20%), algodão (17%), feijão (31%) e soja (45%) compa rado à safra 2021/22. No que se refere ao consumo interno, o levantamento aponta estabilidade no consumo de arroz e feijão, leve incremento na demanda por algodão (2%) e um aumento no consumo de milho

11SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022
12 SEXTA-FEIRA, 07 DE OUTUBRO DE 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Folha de Santa Isabel Edição 132 by Jornal Folha de Santa Isabel - Issuu