Jornal Folha de Santa Isabel Edição 126

Page 1

Sexta-Feira 26 de Agosto de 2022 - 126° Edição O jornal que faz a diferença! 1ºAssassinatoscaem5%nosemestrenoBrasil Pag 03 Bolsonaro quer anistia a policiais que matarem em legítima defesa Pag 04 Moro fracassa até na disputa ao Senado Pag 04

02 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022 EDITORIAL

Na verdade, viver é uma arte que merece ser trabalhada des de logo. Não desista! Continue!

• Inchaço da barriga;

O segredo é acreditar, deixar que a fé guie seus passos dia após dia e não desistir após as primeiras contrariedades. Não duvide, você vai conseguir al cançar seus maiores objetivos. Por vezes parece que não temos motivos para sorrir, mas na ver dade somos nós que não esta mos procurando a felicidade no devido lugar. Ainda há tempo para você mudar o que está mal na sua vida, ainda há margem para recuperar a alegria de viver. Você vai conseguir encon trar uma saída, um caminho diferente que lhe dará uma nova esperança. Não desis ta, pois quando menos espe rar verá uma luz reconfortan te brilhando no seu horizonte. Até a próxima semana...

Adenomiose

• Cólicas muito fortes durante a •menstruação;Dordurante a relação íntima;

A vida deve ser encarada com esperança e muita positividade.

A adenomiose, também chamada de adenomiose uterina, é uma do ença onde ocorre um espessamento dentro das paredes do próprio útero provocando sintomas como dor, san gramento ou cólicas fortes, especial mente durante a menstruação. Esta doença tem cura através da cirurgia para retirada do útero, porém, este tipo de tratamento só é feito quando os sintomas não conseguem ser con trolados com remédios anti-inflama tórios ou hormônios, por exemplo. Os primeiros sintomas de adeno miose podem surgir 2 a 3 anos após o parto, mesmo nos casos em que a mulher já tem adenomiose desde a infância, e geralmente deixam de surgir após a menopausa, quando o ciclo menstrual deixa de acontecer.

A adenomiose nem sempre provo ca sintomas, porém, geralmente os sintomas aparecem após a gravidez e desaparecem após a menopausa.

Não desista de você A vida coloca diante de nós muitos obstáculos, muitos des vios, cria, algumas vezes, la birintos que não parecem ter saída. Em algum momento da sua vida você pode se sentir completamente só e perdido. Mas não desista. Por mais que nada pareça motivar você e que a própria vida pareça não fazer sentido, não desista de você. Quando tudo à sua volta pa recer desmoronar, pense que a sua fortaleza está dentro do seu coração. Não deixe o fogo da vida se apagar. Não mate a sua vida aos poucos, não perca o ânimo, não perca a alegria de viver e de enfrentar os desafios. É justamente nos momentos mais difíceis que você desco bre ser mais forte do que algu ma vez foi capaz de imaginar. Nos momentos em que se sen tir vazio ou perdido, ajoelhe-se e ore. Você pode até não acre ditar em Deus, mas certamente acredita em uma força que ul trapassa as suas capacidades, ore com todo o seu coração e não deixe o fogo da vida se apagar em você. Não desista. Enquan to há vida, há uma luz que o levará para fora desse labirin to. Acredite em você. Acredite!

As causas da adenomiose ainda não estão muito bem esclarecidas, po rém essa condição pode ser resul tado de traumas no útero devido a cirurgias ginecológicas, mais de uma gravidez ao longo da vida ou devi do ao parto cesária, por exemplo. Além disso, a adenomiose pode ser uma das causas de outros pro blemas como dismenorreia ou he morragia uterina anormal, sendo muitas vezes difícil de diagnosticar. O tratamento para a adenomio se varia de acordo com os sinto mas sentidos e devem ser orien tado por um ginecologista, e pode ser feito com remédios ou através da realização de cirurgia.

• Aumento da quantidade e duração do fluxo menstrual;

A adenomiose pode provocar com plicações graves na gravidez, como gravidez ectópica ou aborto, por exemplo, sendo recomendado o acompanhamento regular do obs tetra, para que sejam evitadas es sas complicações. Além disso, em alguns casos a adenomiose, pode dificultar a fixação do embrião no útero, dificultando assim a gravidez. Os sintomas de adenomiose apa recem geralmente após a gravi dez, devido ao estiramento do útero que acontece, e por isso, a maioria das mulheres conse gue engravidar e ter filhos an tes do aparecimento da doença.

Eduardo DeneckenDr. Vicente Restanho

• Prisão de ventre e dor ao evacuar.

O diagnóstico da adenomiose deve ser realizado pelo ginecologista, e é geralmente feito através da realiza ção de uma ressonância magnética e através da observação de sintomas como dor, sangramentos intensos ou queixas de dificuldade para engra vidar. Além disso, o diagnóstico da doença também pode ser feito usan do outros exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal ou his terossonografia, por exemplo, que avaliam o espessamento do útero.

Talvez o medo já tenha feito você perder algumas oportu nidades, mas não tem que ser para sempre assim. É verdade que certas coisas que perde mos já não podem voltar atrás, mas durante a vida certamen te que mais portas se abrirão.

Os principais sintomas da adeno miose são:

Mantenha-se firme no seu cami nho mesmo que as dificuldades surjam sem aviso. Não tema os obstáculos e permaneça otimis ta perante qualquer problema.

Além disso, a adenomiose pode ser uma das causas da dismenorreia e de hemorragia uterina anormal, sendo muitas vezes difícil de diagnosticar.

Assassinatos caem 5% no 1º semestre no Brasil O número de assassinatos no país continua em queda em 2022, se gundo o índice nacional de homi cídios, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram 20,1 mil assassinatos nos pri meiros seis meses deste ano, o que re presenta uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo sabendo que os números no Brasil ainda são elevados, não po demos deixar de registrar quedas ano após ano no governo Bolsonaro. Estão contabilizadas no núme ro as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos (in cluindo os feminicídios) latrocínios (roubos seguidos de morte) lesões corporais seguidas de morte Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, como apontou um levantamento exclusi vo do Monitor da Violência. Foram 41,1 mil mortes violentas intencio nais no país no ano passado, o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pú blica, que coleta os dados desde 2007. Os dados do primeiro tri mestre de 2022 apontam que: houve aproximadamente 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis me ses deste ano, 1,1 mil mortes a me nos que no mesmo período de 2021; na contramão do país, oito esta dos registraram alta nas mortes: Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Pa raíba, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia Roraima teve a maior queda: 34% Rondônia teve o maior au mento nos crimes: 24% O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Mo nitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Veja os estados com a maiores quedas: Roraima: -34% Distrito Federal: -21% Rio Grande do Norte: -18% Ama pá: -17% Maranhão: -17% Espírito Santo: – 16,5% Rio de Janeiro: -16% Acre: -15% Goiás: -14% Bahia: -10% Já no Nordeste, a queda foi de quase 5% — mas quatro estados da região ti veram alta, na contramão da queda na cional. São eles: Paraíba (8%), Alagoas (6%), Pernambuco (10%) e Piauí (7%).

“Em relação ao momento, ao pleito eleito ral, e não obstante a polarização ou a com plexidade que muito se veicula na mídia, nós temos total isenção, imparcialidade e tranquilidade para dizer a todos e à socie dade que nós estamos em condição de pro porcionar toda a segurança e tranquilidade que a população precisa para que ela possa exercer livremente o sufrágio, direito ao voto, exercer o seu livre arbítrio de esco lher o candidato que ela entende que é o melhor para o seu estado, para a nossa na ção”, afirmou o comandante James Padilha.

Na reunião, cada um dos 27 comandan tes pode expressar sua própria leitura sobre as condições locais de segurança das Eleições 2022 em sua unidade da fe deração e qual o planejamento que está sendo feito para os dias de votação, em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (segundo turno, caso haja).

O encontro, na visão dos comandan tes, foi recebido também como uma demonstração de reconhecimen to ao trabalho das Polícias Militares. Participaram também da reunião o vi ce-presidente do TSE, ministro Ri cardo Lewandowski e também os mi nistros Beneditos Gonçalves e Mauro Campbell, que integram a Corte Elei toral. O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também compareceu.

Moraes se reúne com os 27 comandantes das Polícias Militares

03SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

O presidente do Tribunal Superior Elei toral (TSE), ministro Alexandre de Mo raes, reuniu-se nesta quarta-feira (24), em Brasília, com todos os 27 coman dantes das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal (DF). O objetivo do encontro foi discutir preocupações de segurança relativas às Eleições 2022. A reunião da cúpula do TSE com os co mandantes das PMs é incomum, não tendo ocorrido em gestões anteriores. Moraes assumiu a presidência do TSE na semana passada, e a reunião des ta quarta-feira (24) está entre as pri meiras audiências marcadas por ele. De acordo com alguns participantes da reunião, o encontro foi marcado de última hora, tendo entrado na agenda de Moraes apenas nesta terça-feira. O comandante da PM de Rondônia, coronel James Padilha, disse na saída do encontro ter sido avisado sobre ele somente ao meio-dia de terça (23).

O encontro, na visão dos próprios coman dantes, ilustra uma maior preocupação da cúpula da Justiça Eleitoral com possí veis episódios de violência antes, durante ou depois das eleições. Existem também receios sobre eventuais desvios no com portamento das tropas, que nos últimos anos vêm apresentando um envolvimen to cada vez maior com questões políticas.

Este ano, por exemplo, há uma quantidade recorde de policiais militares candidatos.

Moro fracassa até na disputa ao Senado

O senador Alvaro Dias (Podemos) é o líder da disputa pelo Senado no Paraná, com 35% das intenções de voto, de acordo com dados da pes quisa do IPEC, realizada presencial mente e divulgada nesta terça-feira (23). O candidato à reeleição tem 11 pontos de vantagem sobre o segun do colocado, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União Brasil), que pontuou 24%, na modalidade estimulada da pesquisa.

04 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

Os demais nomes da lista de can didaturas apresentada aos eleitores paranaenses consultados pelo IPEC, pontuaram da seguinte forma: Paulo Martins (PL), com 4%; e Aline Sleu tjes (Pros), Orlando Pessuti (MDB) e Rosane Ferreira (PV), todos com 2%; enquanto Desiree Salgado (PDT), Carlos Saboia (PMN) e Roberto Fran ça (PCO) registraram 1% cada. La erson Matias (PSOL) não pontuou. Foram 11% os eleitores paranaenses entrevistados que disseram que não votam em ninguém, em branco ou nulo. Enquanto 17% escolheram a al ternativa não sabe/Não responderam.

Bolsonaro quer anistia a policiais que matarem em legítima defesa

Em seu primeiro comício como can didato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu a aprova ção do excludente de ilicitude. Em seu discurso, que durou cerca de 15 minutos, o mandatário da República afirmou esperar que a pauta receba o aval do Congresso Nacional em 2023. “Dizer a vocês, policiais milita res que tem aqui, hoje nós temos um governo que acredita e valoriza vocês. Um governo, se Deus qui ser, com um novo parlamento vai conseguir o excludente de ilicitude para que vocês bem possam traba lhar”, afirmou durante ato político em Belo Horizonte, Minas Gerais. O projeto de excludente de ilicitude estava no chamado “pacote anticri me” do governo, enviado ao Con gresso em 2019 pelo então ministro da Justiça, Sergio Moro. O texto, no entanto, foi retirado de pauta por um grupo de trabalho da Câmara.

Pelo que ficou decidido pelos minis tros, quem levar o aparelho na hora de votar deverá deixar o equipa mento na mesa receptora, de modo que não entre na cabine de votação com o celular. Os mesários pode rão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral em caso de descum manuseio na cabine de votação”.

TSE decide proibir que eleitor leve celular para a cabine de votação primento da determinação, e a po lícia militar poderá ser acionada. Os ministros responderam a uma consulta realizada pelo partido União Brasil (União) que pergun tava se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos de telefonia celular e afins, em cumprimento da expres sa proibição legislativa de portar tais aparelhos na cabine de votação.

A medida foi adotada para evi tar coações, fraudes e a vio lação do sigilo do voto. A pessoa que desrespeitar a regra estará cometendo “ilícito eleitoral”.

05SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

O questionamento feito pela legen da tinha como base a última resolu ção do TSE sobre o tema, que afir mava que “para que a eleitora ou o eleitor possa se dirigir à cabina de votação, os aparelhos menciona dos no caput deste artigo deverão ser desligados ou guardados, sem O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira que o elei tor não pode levar o celular para a cabine de votação e deverá dei xar o aparelho com o mesário da seção eleitoral na hora do voto.

Com o resultado unânime dos minis tros a favor da restrição do uso dos aparelhos na cabine, o ministro Ale xandre de Moraes determinou que na próxima terça-feira o plenário exami nará um novo texto para a resolução que estará em vigor durante as eleições.

O SINTEGO (Sindicado dos Trabalha dores em Educação de Goiás) também se manifestou sobre o crime. “Neste mo mento de dor, o SINTEGO expressa suas condolências e os mais sinceros pêsa mes aos familiares, amigos e colegas.”

06 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022 Marco Aurélio diz motivo por não votar em Lula: ‘Condenando 4 vezes pela Justiça por crimes diversos”

Professora é morta por ex-aluno que queria se vingar dela

A fala do ex-ministro ocorreu ao criticar a operação deflagra da pela Polícia Federal contra empresários suspeitos de de fenderem um golpe de Estado. De acordo com o magistrado, trata-se de censura à liberda de de manifestação, garantida pela Constituição. A ação foi autorizada pelo ministro Ale xandre de Moraes, do Supremo. “Eu, por exemplo, já votei no ex-presidente Lula, mas não vo taria agora como ex-juiz, em al guém que foi condenado quatro vezes pela Justiça Federal, por crimes diversos contra a admi nistração pública (…) Que, no passado, foi presidente do país por oito anos, e que deu as car tas no governo Dilma por mais seis anos. Será que não temos outros candidatos”, disse ex-mi nistro do STF, em entrevista.

O ministro aposentado do Su premo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello nesta quinta-fei ra (25), disse que não votaria “em alguém que foi condenado quatro vezes pela Justiça Fede ral, por crimes diversos con tra a administração pública”.

O CEPI Horácio Antônio de Paula fez uma homenagem para a professora pe las redes sociais. “Hoje o dia amanhe ceu tão triste, pois recebemos a notícia de que você já não está mais entre nós. Foi um grande prazer dividir esse tempo da vida com você. Descanse nos braços de Deus, sentiremos saudades. A família CEPI Horácio presta os sinceros sentimen tos e pedimos a Deus que conforte a to dos os familiares! Vá em paz Cleide! Ago ra você brilha no céu!”, diz publicação.

Uma professora da rede estadual de ensino de Goiás foi morta a facadas na madrugada desta quarta-feira (24) por um ex-aluno de 24 anos. Cleide Aparecida dos Santos, 60, atuava na rede estadual desde 1985 e atu almente trabalhava como profissional de apoio no CEPI (Centro de Ensino em Perí odo Integral) Horácio Antônio de Paula em Inhumas, Região Metropolitana de Goiânia. Segundo o Major Israel Rodrigues, subco mandante do 40º Batalhão da Polícia Mili tar, o ex-aluno confessou o crime e foi preso ainda pela manhã. “Ele guardava uma raiva muito grande da professora pois era sempre chamado atenção por parte dela, porque ele fazia muita bagunça e vendia drogas nas imediações do colégio”, disse o agente. O autor teve aulas com a professora no ano passado, de acordo com o Major. “Ela sem pre chamava a atenção dele e ele era levado para a coordenação do colégio”, explicou. Em nota, a Seduc-GO (Secretaria de Estado da Educação de Goiás) lamen tou a morte da professora e afirmou que ela teve “um grande papel na forma ção dos alunos da Educação Especial”.

“Manifestamos nossos sentimentos aos fi lhos, parentes e amigos de Cleide Aparecida e rogamos para que Deus ampare a todos neste momento de dor e tristeza”, diz comunicado.

Laudo sobre Adélio Bispo é finalizado e informa que ele “ainda é perigoso”

07SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

Está pronto o laudo elaborado pelos psi quiatras designados pela Justiça Federal para avaliar a condição da saúde mental de Adelio Bispo de Oliveira, o homem que deu uma facada no presidente Jair Bol sonaro (PL) durante campanha eleitoral em 2018. O parecer dos médicos-peritos conclui que “não houve cessação de pe riculosidade” e que Adélio continua com sinais de transtorno delirante paranoide. O documento dará subsídio para o juiz do caso decidir se Adelio continu ará cumprindo a medida de seguran ça ou se retornará ao convívio social. Se o magistrado seguir o parecer técni co dos psiquiatras – com dez perguntas sobre Adélio respondidas – a hipótese é que o homem que atentou contra a vida de Bolsonaro permanece recluso e em tratamento na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A legislação penal prevê que após o cum primento do tempo mínimo de internação, no caso específico estabelecido em três anos, a pessoa passe por nova perícia para embasar decisões sobre a manutenção ou não da medida. É o que foi feito agora. Pela regra, o laudo dos peritos psi quiatras tem validade de um ano. Isso significa que, caso a sentença seja no sentido de manter a medida de segu rança, Adelio Bispo ficaria mais 12 me ses sob cuidados do Estado. Após esse período, passaria por nova avaliação. Fontes ouvidas disseram que, tanto acu sação quanto defesa, teriam classificado como “coerente” o documento apre sentado pelos peritos. Nesse contexto, ambos os lados teriam defendido que a manutenção da medida de segurança se ria a opção mais plausível, inclusive para garantir a integridade física de Adelio.

A Defensoria Pública da União, respon sável pela defesa, se limitou a informar que teve acesso ao resultado da perícia.

E que, pela legislação, não poderia divul gar informações sobre a saúde de Adelio.

Justiça proíbe empresa de vender seguidores e curtidas no Instagram

A Justiça proibiu a Igoo Networks de vender seguidores e curtidas aos perfis do Instagram, depois que a rede social e sua controladora, Meta, abriram um processo contra a em presa alegando que ela promovia o chamado ‘engajamento falso’. A de cisão, tomada nesta terça-feira (23), é da 1ª Vara Empresarial e Confli tos de Arbitragem de São Paulo. Segundo o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, as atividades da ré violam a Lei de Direitos Autorais, a Lei de Software e a Lei da Propriedade In dustrial. A Igoo Networks deve, por tanto, suspender o “desenvolvimento, distribuição, promoção, operação, venda ou oferta à venda de qualquer serviço, produto ou aplicativo que re alize ou facilite o Engajamento Falso, a coleta e uso de dados dos usuários do Instagram de forma automatizada e/ou que permitam que os usuários do Instagram realizem atividades de forma automatizada na plataforma”.

A Procuradoria da República no Mato Grosso do Sul confirmou que o Ministé rio Público apresentou manifestação nos autos após a conclusão do exame. Mas não divulgou o teor das considerações.

Caso não cumpra a determinação, a empresa terá que pagar multa de R$ 10 mil por dia. Entretanto, ain da cabe recurso à decisão, que pode anular ou manter o entendimen to do juiz responsável pelo caso. Na época em que entrou na Justiça contra a Igoo Networks, a Meta re velou que também estava processan do a MGM Marketing Digital LTDA. Além disso, estava desativando contas e enviando notificações extrajudiciais a mais de 40 companhias, localizadas no Brasil, “que ofereciam serviços se melhantes de engajamento falso para Facebook e Instagram”, disse Jessica Romero, Diretora Jurídica da Meta.

Os representantes técnicos da Polícia Federal (PF) que inspecionam o siste ma de votação realizaram testes de in tegridade do software no modelo atu al das urnas eletrônicas. Os trabalhos vêm sendo realizados desde a última segunda-feira, 22, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Na última quarta-feira 24, os peritos da PF submeteram o software das ur nas a uma série de testes, trabalhando no modelo UE2020, a versão mais atu al do equipamento utilizado pelo TSE. O foco da investigação é o funciona mento dos códigos-fonte da máquina.

Peritos da PF fazem teste de integridade nas urnas eletrônicas no TSE

A abertura dos códigos deve ser obri gatoriamente realizada antes de cada pleito, sendo uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral e pre vista na resolução do TSE. O código é um conjunto de comandos e instruções, escritos em uma linguagem para com putadores, assim, o dispositivo integra um programa que aciona o funciona mento de equipamentos eletrônicos.

A equipe técnica da Polícia Fede ral vai seguir trabalhando na inspe ção até nesta sexta-feira, 26, em uma sala reservada pelo TSE para os testes. Os visitantes vêm sendo acompanha dos por membros da secretaria de tecnologia da informação da Corte. A Polícia Federal é uma das entidades ha bilitadas a acompanhar o desenvolvimen to e a fiscalizar todos os sistemas utilizados nas eleições do país. Uma equipe técnica das Forças Armadas já realizou traba lho semelhante durante o mês de agosto.

08 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

Para maiores informações: Rua 7 de Setembro, 682 – Sala 1 / Santa Isabel – SP Telefone: (11) 4680-0995 WhatsApp: (11) 93585-0958

Ouvi elogios ao respeito com que eram tratados, a possibilidade de desenvolver suas habilidades com a arte (carrinhos de metal e palito, música, desenho, pintura, tricô...), a possibilidade de estudar, de can tar e compor e, até mesmo, de fazer cursos profissionalizantes. Vi onde alguns estudam. Vi seus jardins e suas hortas. Vi suas ofi cinas. Vi o pátio onde jogam fu tebol, coberto de roupas e varais.

Siga o doutor Franklin nas redes sociais Instagram: WhatsApp:@FranklinDiccini(11)99650-0731

09SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

Nas próximas semanas trarei para vocês os relatos do Ministro do STJ, Sebastião Reis, veremos as suas impressões após visita ao sistema carcerário, mais precisamente o CDP de Pinheiros em São Paulo. Pelas palavras do ministro é pos sível conhecer um pouco da reali dade de um presídio de São Paulo. Unindo o amor pela fotogra fia ao trabalho que desempenha na Justiça, o ministro mostrou a realidade dos detentos que, muitas vezes, têm de dormir no chão em celas superlotadas. Em texto enviado ao Portal Mi galhas, o ministro conta e mos tra o que viu, e fala com huma nidade da situação daqueles que cumprem pena. Sebastião Reis Jr. também faz críticas ao Estado e o descaso em propiciar a ressocia lização de seus presos. Vamos lá: Era a segunda vez que eu ia ao CDP II - Pinheiros. A primeira havia sido há uns quatro, cinco anos e a visita tinha se limitado a algumas salas da administra ção e a um encontro com algu mas presas transexuais no pátio. Desta vez, foi-me facultado aces so a uma das alas e a algumas das celas. Estive com presos, ho mens cis e mulheres trans, em suas celas, onde passam a maior parte do dia (e da vida presente).

Celas essas superlotadas, com qua se o dobro de sua ocupação, com presos tendo que dormir no chão. Conversamos, trocamos ideias. Vi fotos de suas vidas; vi os livros que liam e vi os jogos que jogavam (fei tos por eles mesmos). Vi carrinhos, brinquedos, crochês que fizeram. Vi o esmero com o qual cuida vam de suas celas. Cortinas, re positórios de água, porta-sapatos. Vi a preocupação com que cui davam dos seus companhei ros de cela menos afortunados (pessoas com deficiência) e feri dos, como se fossem seus filhos ou parentes. Eram, como eles mesmo disseram, os mascotes.

Ouvi parte da vida de alguns, ouvi suas preocupações com o futuro, ouvi seus desejos, seus medos, suas frustrações.

Um juiz no presídio – parte 1.

DR. Franklin Willians Diccini OAB/SP 392.917

10 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

Fatos& Fotos

Bene Pedroso Parabéns, que seu aniversario seja iluminado pela luz do amor e da felicidade! Jornal Folha de Santa Isabel. Meu camarada e amigo Eduardo Leal o mais importante é viver esta data com intensidade. Você é uma pessoa muito especial e merece tudo que existe de bom na vida. Feliz Aniversário! Eduardo.

Camila que você tenha sempre muita saúde e coragem para alcançar novas conquistas. Parabéns. Tenha um excelente dia! Jornal Folha de Santa Isabel... Luciana felicidades, saúde e amor todos os dias e que este seja um aniversário inesquecível. Parabéns. Jornal Folha de Santa Isabel Grande Sr. Manoel que neste dia todos os seus amigos estejam presentes lhe trazendo muitas risadas, lhe proporcionando imensa alegria. Eduardo. Meu amigo Luís Carlos que você siga sempre o caminho do pai, para que nada venha faltar na sua estrada. Muitos anos de vida e saúde. Eduardo. Minha querida amiga Márcia que o próximo ano seja o melhor que já viveu. Que todos os seus sonhos se realizem e a felicidade nunca abandone o seu caminho. Feliz aniversário. Eduardo.

Fabio pires Feliz Aniversário! Que seja um dia inesquecível e o início de um novo ano na sua vida cheio de felicidade e muitas realizações. Jornal Folha de Santa Isabel.

Sofri um acidente de trabalho

11SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

O que fazer após o acidente? O primeiro passo a ser dado é pro curar um médico ou hospital e avi sar o empregador. Se a empresa tiver médico próprio, o ideal é avisá-lo do acidente. Qualquer pessoa pode co municar o acidente à empresa, caso o trabalhador não tenha condições.

tes de trabalho (CAT). A CAT pode ser feita online, através do site do Ministério do Trabalho e Previ dência Social ou de forma física (formulário preenchido e entre gue a uma das agências do INSS).

O empregado tem direito ao reembolso de todas as despesas médicas? Em regra, sim, se o acidente de trabalho ocorreu devido à culpa do empregador (subjetiva ou obje tiva), deverá ser ressarcido. A em presa só não tem o dever de pagar as despesas de tratamento médi co quando o acidente de trabalho for por culpa exclusiva da vítima. Quais atitudes a empresa deve tomar para evitar acidentes? As empresas estão obrigadas por lei a adotar algumas posturas para evitar acidentes de trabalho. Dentre as inúmeras medidas, uma delas é fornecer EPI (equipamento de pro teção individual), como óculos de proteção, protetores auriculares, luvas, capacetes, botas, etc. Além do fornecimento, as empresas estão obrigadas a fiscalizar o uso por par te dos empregados. Outra medida é a criação de uma CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes).

O que a empresa deve fazer após ser avisada? A empresa tem que comunicar a Previdência Social (INSS) no pri meiro dia útil seguinte após o aci dente, por meio de um documento chamado Comunicação de aciden

Alexia Luiz Bauer

Quais são os meus direitos? Apesar de o nome “acidente de trabalho” deixar transparecer que se refere somente aos episódios ocorridos no ambiente interno da empresa, a verdade é que o aci dente de trabalho pode ocorrer dentro ou fora da empresa e até mesmo ser uma doença adquiri da pelo trabalhador ao longo do tempo de serviço. Portanto, aci dente de trabalho é aquele que ocorre devido ao exercício da ati vidade de trabalho, podendo acar retar morte ou lesão (perda total ou parcial, temporária ou perma nente da capacidade de trabalho).

E se a empresa não emitir a CAT? Caso a empresa não faça a emissão e o registro da CAT, o próprio tra balhador, um de seus dependentes, o sindicato, o médico que o assistiu ou as autoridades públicas, pode rão fazê-lo a qualquer tempo. Se o empregador não emitir a CAT po derá ser condenado a pagar multa administrativa às autoridades fisca lizadoras (ou seja, o valor da multa não será devido ao trabalhador).

12 SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.